Anda di halaman 1dari 6

Laboratrio de Ensino da Eletrnica de Potncia - Uma Experincia Construda Para e Pelos Estudantes

Roberto Mathias Susin, Jlio C. M. Lima, Vicente M. Canalli e Fernando Soares dos Reis Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul Faculdade de Engenharia - Departamento de Engenharia Eltrica CEP 90619-900 - Avenida Ipiranga, 6681 Porto Alegre RS Brasil f.dosreis@ieee.org

Resumo O objetivo principal deste trabalho o de relatar e transferir a comunidade os resultados obtidos em uma experincia de sucesso no ensino da Eletrnica de Potncia ocorrida na Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Utilizando-se de componentes de baixo custo, criatividade e disponibilidade foi possvel o desenvolvimento de um laboratrio completo para o ensino da Eletrnica de Potncia bsica a um custo verdadeiramente baixo. Estima-se uma economia de R$ 50.000,00 em relao ao similar importado.

Retificador trifsico de seis pulsos; Estruturas Controladas: Circuito Gradador monofsico; Circuito Gradador trifsico; Retificador monofsico de meia onda; Retificador monofsico de onda completa com derivao central; Retificador monofsico de onda completa em ponte de Graetz; Retificador trifsico de trs pulsos; Retificador trifsico de seis pulsos; Conversores duais; Cicloconversores; Tratam-se de estruturas bem conhecidas, mas que fascinam o estudante quando o mesmo pode observar na prtica o seu funcionamento. Os kits permitem o estudo dos diversos tipos de estruturas, utilizando diferentes tipos de cargas tais como carga resistiva e carga indutiva. gratificante para o estudante poder observar as diversas formas de onda de tenso e corrente estudadas teoricamente, em laboratrio. Com certeza os modernos programas de simulao de circuitos constituem uma ferramenta importantssima para o estudo da Eletrnica de Potncia, contudo estas ferramentas no substituem o contato fsico com o mundo real. Nos kits desenvolvidos ora apresentados, procurou-se manter uma das principais vantagens dos sistemas virtuais, que no nosso entender a segurana do usurio. Deste modo, os kits foram concebidos visando a total segurana dos estudantes, os quais muitas vezes ainda no possuem a intimidade necessria para trabalhar com sistemas energizados e instrumentos de preciso, como por exemplo, osciloscpios digitais. Assim, todas as estruturas foram concebidas para operarem utilizando transformadores isoladores e rebaixadores de tenso reduzindo-se assim os riscos de choque eltrico e curto circuito atravs do terminal de terra do osciloscpio. No decorrer deste artigo

I. INTRODUO Graas ao esforo desinteressado dos principais centros de excelncia em Eletrnica de Potncia, esta rea experimentou um significativo crescimento a nvel nacional. Hoje o ensino desta cincia feito na maioria das instituies por docentes altamente qualificados cujos trabalhos so reconhecidos a nvel nacional e internacional. Porm, na maioria dos casos estes mesmos docentes no dispem de tempo para o desenvolvimento de experimentos didticos. Assim, o objetivo principal deste trabalho a transferncia de tecnologia para a confeco de KITS DIDTICOS voltados para o ensino da Eletrnica de Potncia bsica, busca-se propiciar com estes, uma ampla variedade de experimentos ao estudante de graduao. Os mdulos desenvolvidos na primeira etapa deste projeto contemplam o estudo das seguintes estruturas: Estruturas no controladas: Retificador monofsico de meia onda; Retificador monofsico de onda completa com derivao central; Retificador monofsico de onda completa em ponte de Graetz; Retificador trifsico de trs pulsos;

sero descritos passo a passo os diversos mdulos desenvolvidos. Este trabalho foi desenvolvido com o apoio do CNPq atravs de uma bolsa de iniciao cientfica e com a colaborao de diversos alunos da disciplina de Laboratrio de Eletrnica de Potncia da PUCRS. II. RETIFICADORES NO CONTROLADOS Desde a concepo inicial deste projeto, adotou-se como princpio a construo de experimentos versteis a um baixo custo. A idia inicial foi a de desenvolver um nico mdulo que permitisse ao estudante uma vivncia prtica com todas as estruturas retificadoras no controladas. Um kit que incorpora estas funes para o estudo dos retificadores no controlados est representado na figura 1, o qual topologicamente nada mais que um retificador no controlado de seis pulsos, implementado a partir de diodos do tipo 1N400X.

Todos os kits so montados sob uma base de frmica a qual confere ao equipamento a rigidez necessria para a sua utilizao em um laboratrio de ensino. Utilizou-se um processo serigrfico para representar esquematicamente o contedo de cada kit. Sobre as placas de frmica aplicou-se papel contact para a proteo das gravuras.

Figura 2. Circuito retificador monofsico de meia onda.

Como se pode observar nas fotos dos kits, todas as conexes eltricas so realizadas atravs de bornes. Uma vez que a PUCRS dispe de um laboratrio de eletrotcnica (ver figura 3) equipado com uma grande variedade de cargas de potncia dos tipos resistiva, indutiva e capacitiva, optou-se por adequar os kits didticos conforme as dimenses das bancadas montadas neste laboratrio. O objetivo foi de agregar funes ao sistema j existente. Figura 1. Foto do kit retificador no controlado. Uma anlise detalhada da figura 1 revela que a mesma pode ser utilizada para verificao do funcionamento de um retificador monofsico de meia onda conforme representado na figura 2, onde somente um dos diodos utilizado. Da mesma forma, os demais retificadores no controlados podem ser facilmente implementados. Por exemplo, uma ponte de Graetz monofsica pode ser estudada com o auxlio de quatro dos diodos do kit ora apresentado, como D1, D2, D3, D4.

Figura 3. Bancada tipo do laboratrio de eletrotcnica.

III. CIRCUITOS DE PROTEO Para minimizar o risco de acidentes foram desenvolvidos basicamente duas placas de proteo, a saber: Placa de Transformadores; Placa de Fusveis; A placa de transformadores constituda por trs transformadores monofsicos, rebaixadores, isoladores montados sobre uma base de frmica. Assim, possvel a realizao dos vrios experimentos utilizando-se tenses reduzidas e isoladas galvanicamente da rede eltrica. A figura 4 apresenta a foto deste kit.

A segurana uma preocupao constante quando se trata com sistemas energizados, especialmente no meio acadmico. Figura 5. Foto do kit fusveis. Dispondo de trs transformadores em cada placa possvel a realizao de experimentos trifsicos com toda a segurana, permitindo inclusive o estudo da influncia das diferentes formas de conexo dos transformadores em estrela ou em delta. Mantendo a mesma conduta uma placa constituda por trs fusveis foi igualmente desenvolvida visando proteo do usurio. Esta placa est representada na figura 5.

IV. MDULOS DE TIRISTORES Existe uma grande quantidade de estruturas de potncia que podem ser implementadas a partir de tiristores, as quais j foram citadas no item estruturas controladas. Tentando evitar a soluo clssica de elaborar um kit para cada estrutura, foi desenvolvido um nico mdulo bsico para implementar os interruptores, constitudo por dois tiristores (TIC 116X) montados em seus respectivos dissipadores sobre a mesma base de frmica, conforme se pode observar na figura 6.

Figura 4. Foto do kit transformadores.

Figura 6. Foto do kit tiristores. Ao utilizar-se um nico kit bsico para implementar os diversos conversores de potncia obtm-se uma maior participao do estudante, pois o mesmo agora responsvel pela

montagem das vrias estruturas, obrigando este a conhecer as diversas topologias, o que j no ocorre com a soluo clssica onde o estudante trabalha com uma "caixa preta". Agindo-se desta forma viabiliza-se a confeco de vrios kits a um baixo custo, pois cada mdulo bsico pode ser utilizado na implementao de diversas estruturas. Utilizando-se uma nica placa podese, por exemplo, implementar um gradador monofsico e utilizando-se trs placas pode-se obter um retificador trifsico de seis pulsos. Dentro do escopo das disciplinas de graduao um mesmo docente pode desta forma acompanhar ao mesmo tempo vrios grupos de estudantes sem prejudicar a qualidade da sua disciplina.

grandezas envolvidas. Para permitir a utilizao desta placa, no controle das estruturas retificadoras e no controle das diversas estruturas gradadoras monofsicas e trifsicas, optou-se pelo utilizao de transformadores de pulso. Para que o sinal de baixa freqncia (60 Hz) gerado pelo TCA 785 pudesse ser transmitido atravs dos transformadores de pulso um circuito oscilador de alta freqncia baseado no circuito integrado 555 foi desenvolvido. Afigura 7 apresenta o diagrama eltrico do controlador desenvolvido. Uma anlise em sua estrutura revela que se trata de uma topologia bastante simples e convencional, fruto de uma opo que viabiliza ao estudante um contato com os circuitos de controle convencionais. Pode-se observar na foto do kit apresentado na figura 8, que o mesmo apresenta dez bornes, sendo que os oito situados na extremidade direita, so os responsveis pelo disparo dos tiristores os quais esto isolados galvanicamente atravs dos transformadores de pulso j mencionados. Os dois bornes situados no lado esquerdo so responsveis pela alimentao da placa. Neste kit, o estudante pode simular situaes onde, por exemplo, sinais defasados so aplicados aos tiristores e deste modo verificar o que ocorre nestes casos, sem correr risco algum.
PT5
60Hz

V. PLACA DE CONTROLE Para implementar esta estrutura adotouse a soluo clssica, na qual a placa de controle constituda no seu mago pelo circuito integrado TCA 785. Uma completa descrio deste dispositivo pode ser encontrada em [1]. A placa de controle possui fonte isolada para garantir a segurana dos estudantes e evitar um curto circuito atravs do aterramento do osciloscpio no momento da visualizao das
R8 15K T1 220 : 12 + 12 AC D7 1N4001 AC D8 1N4001 + C6 1000u C4 0,47u PT16 VCC D9 1N4001

D10 1N4001

TP2 TPULSO 1:2

D1 G4 1N4001 R9 2K2 K4

Q1 BC548 VCC U2 1 2 3 4
60Hz

G3 D2 1N4001 R10 2K2 K3

PT15 16 15 14 13 11 + 12 10 9 C7 2,2u C2 100n C1 100n D6 1N4001 VCC R14 1K2

R6 220 D5 1N4001 R7 220

R5 1K TP1 TPULSO 1:2

GND Q2 QU Q1 VSYNC I QZ VREF TCA785

VS Q2 Q1 L V11 C12 C10 R9

PT14

G2 D3 1N4001 R12 2K2 K2 Q2 BC548 R4 1K VCC R1 390 U1 R3 1K POT Ajuste de Rampa 100K 4 8 RST VCC DSCHG 7 R2 330 THR TRG 6 2 C5 150n G1 D4 1N4001 R11 2K2 K1

5 6 7 8

PT11

R16 10K PT6 PT8

Ajuste do POT ngulo de 10k disparo

R13 3K9

D11 1N4001

PT9

PT10

R17 22K

C8 47n

PT1

3 1

OUT GND 555

Figura 7. Diagrama esquemtico do kit placa de controle.

Figura 8. Foto do kit placa de controle.

VI. RESULTADOS EXPERIMENTAIS Para validar o funcionamento dos kits didticos, foram implementados experimentalmente, um retificador trifsico de seis pulsos no controlado e um circuito gradador monofsico, dos quais foram coletadas as formas de onda da tenso e da corrente na carga, bem como as formas de onda da tenso nos interruptores. Estes sinais esto representados nas figuras 9 a 11.

aproximao entre os resultados tericos e prticos ocorreu graas ao superdimensionamento dos dispositivos semicondutores. Este superdimensionamento trouxe tambm como benefcio, o aumento da vida til dos kits descritos neste trabalho.
T T

T T

2> 1>

1) Ref A: 2) Ref B:

20 Volt 2 ms 20 Volt 2 ms

Figura 10. Tenso na carga e sobre o diodo.


1> 2>

1) Ref A: 2) Ref B:

20 Volt 1 ms 200 mA 1 ms

Figura 9. Tenso e corrente na carga. Como se pode observar, os resultados obtidos experimentalmente aproximam-se em muito, dos resultados tericos descritos na bibliografia, como por exemplo, os encontrados em Barbi [2] e em Kassakian [3]. Esta

1>

T T

2>

1) Ref A: 2) Ref B:

200 Volt 5 ms 500 mA 5 ms

Na PUCRS o ensino de eletrnica de potncia abordado atualmente em duas disciplinas. A primeira de cunho terico chamada Eletrnica de Potncia tem durao de 60 horas. Nesta disciplina adota-se como texto bsico o conhecido livro do prof. Ivo Barbi [2]. A segunda disciplina oferecida denomina-se Laboratrio de Eletrnica de Potncia cuja finalidade desenvolver experimentalmente os contedos tericos j abordados na disciplina de Eletrnica de Potncia, tendo uma carga horria de 30 horas. A partir do segundo semestre de 1999 pretende-se potencializar a utilizao destes kits na disciplina de Eletrnica de Potncia possibilitando desta forma ao estudante a simultaneidade entre teoria e prtica. Em funo desta mudana de paradigma, a disciplina de Laboratrio de Eletrnica de Potncia ser remodelada de forma a proporcionar uma abordagem terico-prtica de importantes contedos como so as fontes chaveadas e os inversores autnomos. Gostaramos de salientar a importncia da divulgao deste tipo de trabalho, que aborda aspectos pedaggicos e que est preocupado com a formao de uma nova metodologia de ensino dos cursos de eletrnica de potncia. Cabe ressaltar que o trabalho aqui apresentado se enquadra em uma primeira etapa de um projeto mais ambicioso no qual se buscar desenvolver kits que atendam ao ensino da Eletrnica de Potncia na forma mais ampla possvel. Finalmente encoraja-se os colegas a trilhar caminhos como este na busca da excelncia acadmica. Devido aos bons resultados obtidos nesta experincia pensa-se em dar continuidade a este tipo de desenvolvimento em cursos mais avanados de Eletrnica de Potncia. IX. REFERNCIAS [1] http://www.infineon.com/index/listtypt.htm [2] Barbi, Ivo - Eletrnica de Potncia, Edio do Autor - Florianpolis - 1997. patricia@inep.ufsc.br [3] Kassakian, J. G., Schlecht M. F. e Verghese G. C. - Principles of Power Electronics - AdisonWesley Publishing Company - Cambridge, MA 1991

Figura 11. Tenso e corrente na carga. VII AGRADECIMENTOS Os autores agradecem o apoio do CNPq dado este trabalho sob a forma de uma bolsa de IC do programa PIBIC e a Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul PUCRS pelo aporte econmico que viabilizou esta iniciativa. VIII. CONCLUSO Neste artigo um conjunto de kits didticos voltados para o ensino da eletrnica de potncia bsica foram descritos. Este trabalho esta inserido no contexto de uma slida proposta pedaggica para o ensino da Eletrnica de Potncia calcada no binmio terico-prtico, notadamente no campo dos retificadores controlados e no controlados e dos gradadores. Alm de permitir aos estudantes a implementao de diversos experimentos com total segurana, os kits didticos possibilitam tambm ao estudante uma maior familiarizao com as topologias clssicas de conversores CA-CC e CA-CA existentes. Como vantagens adicionais pode-se citar a grande economia obtida em relao aos kits disponveis no mercado, a educacionais versatilidade, a facilidade de utilizao e a possibilidade de empregar todos os tipos de carga, como por exemplo, cargas puramente resistivas, cargas RL e mesmo mquinas eltricas do tipo CC ou CA. Aps a implantao destes kits, observou-se expressiva melhoria do processo de ensino-aprendizado, obtendo-se elevados ndices de aprovao, o que no ocorria quando a disciplina era apresentada da forma tradicional e dispunha apenas de ferramentas de simulao.

Anda mungkin juga menyukai