Anda di halaman 1dari 4

Direito Civil Internacional Personalidade: - Em relao a estrangeiro: o reconhecimento da personalidade jurdica um princpio de ordem pblica no direito brasileiro (Art.

. 1 do Cdigo Civil). Portanto, inconcebvel o no-reconhecimento de personalidade a algum. Neste caso, no se aplica a LICC, mas sim a legislao brasileira, ou seja, o Cdigo Civil. A questo da personalidade representa uma exceo ao DIPri, visto que no se recorre LICC para que ento se determine a lei que deve ser aplicada para solucionar o conflito, mas se aplica diretamente a lei brasileira. Isto ocorre porque a ordem pblica um dos limites de aplicao do direito estrangeiro (ainda que este seja competente, no aplicado porque fere valores da sociedade). - O incio e o fim da personalidade variam conforme o ordenamento jurdico, cada pas tem um marco especfico que determina o incio da personalidade. - Incio e fim da personalidade: caput do Art. 7 da LICC (domiclio = elemento de conexo). - Comorincia: Art. 8 do Cdigo Civil (lex causae = elemento de conexo). Aplica-se a lei da causa principal. Ex: lei referente a sucesses, guarda (lei mais favorvel ao menos). - Ausncia: tem como elemento de conexo a lex causae. Aplica-se a lei da matria que se discute quando se declara a ausncia. Ex: bens, guarda de menores, casamento. - Certificao do estado civil: tem como elemento de conexo a territorialidade, ou seja, o local onde se deu o fato determinante do estado civil. Deve-se respeitar a nacionalidade na questo do nascimento (Art. 12 da Constituio). - Direitos da personalidade: pela LICC, rege aplica-se a lei do domiclio. Muitas vezes, porm, a lei do domiclio insuficiente, devendo-se recorrer a outro elemento de conexo (ex: lex fori). Busca-se a lei cuja aplicao tenha como resultado a preservao da personalidade. - Capacidade de fato: capacidade de exerccio de atos da vida civil. Aplica-se a lex domicili (LICC). - Emancipao: pela LICC, aplica-se a lei do domiclio. Porm, pode ser relativizado, buscando-se leis mais favorveis ao menor. Toda a proteo dos incapazes ser regida pela lei que lhes for mais favorvel. Atos jurdicos internacionais: - Atos que repercutem na esfera jurdica, criando, extinguindo ou modificando relaes jurdicas. - Capacidade do agente: aplica-se a lei do domiclio ao tempo do ato. - Substncia e efeitos: depende do ato jurdico. Aplica-se a lex causae, ou seja, a lei da causa principal e no a lex fori. - Vontade: pressupe-se a manifestao de vontade na realizao do ato (consentimento). Elemento intrnseco: vcios. Aplica-se a lex fori. Elemento extrnseco: forma do ato. Locus regit formam actum. O ato jurdico, em relao sua forma, regido pela lei do local de sua celebrao (LICC -> Art. 13; 7, 2; 18). Excees: direitos reais (o ato jurdico sobre bens regido pela lex rei sitae, ou seja, pela lei do local onde a coisa se encontra); obrigaes (quando a obrigao tiver que ser

executada no Brasil e aqui depender de uma forma especial, deve ser regida pela lei brasileira, ainda que tenha sido pactuada no exterior). - Prova: Art. 13 da LICC. - Os atos jurdicos, para produzirem efeitos no Brasil, devem estar regidos em Portugus. Deve ser legalizado, oficializado no exterior e traduzido no Brasil (traduo juramentada). - Prescrio: depende do ato jurdico. Em sendo uma questo processual civil (norma imperativa), aplica-se a lei brasileira (lex fori). Alguns autores consideram como lex causae, mas na prtica aplica-se a lex fori. Direito de Famlia: Casamento celebrado no Brasil: Art. 7 da LICC - Quanto habilitao para o casamento, aplica-se a lei brasileira, conforme o 1 do Art. 7 da LICC. Cdigo Civil: Art. 1521 e 1523. - Habilitao do nubente divorciado no estrangeiro: a sentena estrangeira deve ser homologada pelo STF (Art. 102 da Constituio e Art. 483 do Cdigo de Processo Civil). - Casamento consular no Brasil: dois estrangeiros de mesma nacionalidade casam perante sua autoridade e segundo suas prprias leis. necessrio realizar a traduo juramentada e o registro no cartrio de ttulos e documentos (no h necessidade de homologao). Caso ocorra o divrcio no consulado, requer-se a homologao pelo STF. Casamento celebrado no exterior: * Em relao a brasileiros: - repartio consular (Art. 18 da LICC) - autoridade estrangeira (h necessidade de registro no Brasil). Art. 1544 do Cdigo Civil. Prazo de 180 dias para o registro, tanto para o casamento celebrado em repartio consular, quanto por autoridade estrangeira. * Em relao a estrangeiros: registro (Art. 129, 6 da Lei de Registros Pblicos). - Casamento celebrado no exterior que no reconhecido no Brasil: ocorre a limitao do ato jurdico pela ordem pblica. Efeitos pessoais: - Domiclio conjugal: definido pelas partes. O 7 do Art. 7 da LICC caiu em desuso pelo fato de mencionar o termo chefe de famlia. Aplicam-se as disposies do Cdigo Civil. - Outorga uxria: os dois cnjuges devem autorizar qualquer modificao patrimonial, exceto nos casos de regime de separao total de bens. A outorga uxria sempre necessria para bens imveis, mas alguns atos (fiana, doao) tambm exigem para os mveis. - Possibilidade de modificao do nome: no Cdigo Civil de 2002, ao homem tambm autorizado acrescentar o sobrenome da mulher. Locus regit actum: depende da lei do local de celebrao -> no pode se modificar no pas do registro o que fora estabelecido no local de celebrao (lex loci celebrationes). - vedada a expulso de estrangeiro casado com brasileiro h mais de cinco anos (se tiver filho, tambm no ocorre a expulso). Efeitos patrimoniais:

- Regime de bens: aplica-se a lex domicili (Art. 7, 4 da LICC). Na lei brasileira, h a possibilidade de se alterar o regime de bens. O estabelecimento do regime tambm pode se dar atravs de um pacto pr-nupcial (contrato entre os futuros nubentes: rege-se pela lei do local de celebrao). Caso os cnjuges no tenham o mesmo domiclio, podem escolher qual lei determinar o regime de bens, ou se aplica a lei do primeiro domiclio conjugal (LICC). - Limitaes quanto aquisio de bens imveis por estrangeiros (Art. 190 da Constituio): terras para agricultura, principalmente. - Qualidade de herdeiro do cnjuge sobrevivente: herdeiro necessrio, conforme o Cdigo Civil. Dissoluo do casamento: - Anulao (erro quanto habilitao do nubente, fraude): rege-se pela lei do domiclio, conforme o Art. 7, 3 da LICC. - Divrcio: a Justia Brasileira tem competncia concorrente em relao Justia estrangeira no que concerne aos casos de divrcio. Assim, estrangeiros casados em outro pas podem entrar com ao de divrcio no Brasil (Art. 88 do Cdigo de Processo Civil). - Por morte: sucesso (Art. 89 do Cdigo de Processo Civil). Nos casos de sucesso, s a Justia Brasileira competente para dispor sobre bens situados no Brasil. Em regra, o juiz brasileiro no competente para dispor sobre bens situados no exterior, exceto nos casos de divrcio. Assim, quando celebrado o divrcio no Brasil, o juiz brasileiro autorizado a dispor sobre a partilha de bens situados no exterior, sendo necessria a homologao da sentena brasileira no estrangeiro para que a mesma tenha validade. Relaes jurdicas entre pais e filhos: Institutos antigos tm sofrido alteraes devido a novos valores. Os elementos de conexo so afastados pelo princpio do maior interesse do menor. - Filiao: Art. 227, 6 da Constituio -> proibio de discriminao em relao filiao. Valor de norma imperativa. Embora a LICC indique que a filiao seja determinada pela lei do domiclio, a lei brasileira que incide de imediato, por ser norma imperativa. Art. 1566 do Cdigo Civil. - Prova: d-se pelo registro do nascimento (certido). Art. 1603/1605 do Cdigo Civil. - Reconhecimento: Art. 1607 do Cdigo Civil. Aplica-se a lex domicili, mas pode ser aplicada a legislao de outro pas caso mais favorvel. - Ptrio poder: Art. 1630 do Cdigo Civil. Incide a lei que garanta o melhor interesse do menor. - Tutela: Art. 17828 do Cdigo Civil. Faculdade concedida a algum para representar o menor sobre o qual no incida o ptrio poder. Art. 7, 7 da LICC: lei do domiclio do tutor. Tambm ser aplicada a lei que melhor resguardar os interesses do menor. - Curatela: obrigao outorgada a algum a fim de que haja a proteo de incapazes, seus bens e direitos. A LICC tambm prev como elemento de conexo o domiclio do curador, porm prevalece a lei de maior interesse do incapaz. Adoo Internacional: - ECA + Lei 12.010/09 - Art. 227, 5 da Constituio, Art. 1618 do Cdigo Civil

- Conveno da Haia de 1993 - Comisso Estadual Judicial sobre Adoo (CEJA), ligada ao Tribunal de Justia. - O Brasil permite a adoo de brasileiro por estrangeiro de pas que no ratificou a Conveno da Haia. Alimentos internacionais: - Conveno da Haia de 1973. Dispe sobre a execuo da sentena e sobre a lei aplicvel quando o credor e o devedor esto em pases distintos. - Podem ser relaes entre pais e filhos e tambm entre cnjuges. - A partir das leis do domiclio do credor e do devedor, escolhe-se a lei mais favorvel ao primeiro. - Competncia jurisdicional: entra-se com a ao no domiclio do credor; fica a critrio deste escolher a justia (pode ser tambm um terceiro Estado no qual o credor possua vnculos pessoais, ou em qualquer outro em que no haja objeo do devedor).

Anda mungkin juga menyukai