Anda di halaman 1dari 15

G UARDA N ACIONAL REPUBLICANA

A DMISSO AO C URSO DE FORMAO DE G UARDAS 2012/13

PROVA DE CONHECIMENTOS

ATENO
LEIA, ATENTAMENTE, OS SEGUINTES PONTOS:
1. Esta prova tem 15 pginas. Verifique se o exemplar est completo e se termina com a palavra FIM. Se detetar alguma anomalia dirija-se ao fiscalizador, a fim de resolver o problema. 2. Preencha o cabealho da prova integralmente e de forma legvel, no devendo rubricar qualquer das folhas da prova. 3. O tempo de prova de 2 horas (120 minutos) sem intervalo. 4. A prova constituda por 98 questes: 30 do tipo de resposta Verdadeiro/Falso e 68 do tipo de resposta de Escolha Mltipla, tem a cotao de 20,00 valores, distribudos da seguinte forma:
Grupos I Portugus II Cultura Geral sobre Temas da Atualidade III Lei Orgnica da GNR IV Estatuto do Militar da GNR Total Perguntas 30 30 19 19 98 Perg Resposta de V ou F 5 x 0,10 = 0,50 5 x 0,10 = 0,50 10 x 0,10 = 1,00 10 x 0,10 = 1,00 30 x 0,10 = 3,00 Cotaes Perg Resposta Escolha Mltipla 25 x 0,25 = 6,25 25 x 0,25 = 6,25 9 x 0,25 = 2,25 9 x 0,25 = 2,25 68 x 0,25 = 17,00

Grupo 6,75 Val. 6,75 Val. 3,25 Val 3,25 Val 20,00 Val

5. Foi-lhe fornecido um caderno com as diversas perguntas e uma folha para as respostas. 6. No se esquea de escrever na folha de respostas o seu nome, (letra tipo imprensa), respetiva rubrica, N de processo com os dgitos bem legveis (exemplo: 13926).

7. Leia atentamente cada questo e selecione a hiptese/alnea que considere correta, sendo essa que dever assinalar na folha para as respostas, preenchendo o crculo respetivo. Cada questo contm vrias possibilidades de resposta, do tipo verdadeiro/falso ou escolha mltipla, estando certa apenas uma delas.

Pgina 1 de 15 Pginas

G UARDA N ACIONAL REPUBLICANA

A DMISSO AO C URSO DE FORMAO DE G UARDAS 2012/13

8. Preencha o crculo relativo ao sexo, habilitaes literrias e servio militar.

9. A correo da prova incide apenas na folha para as respostas e vai ser efetuada atravs de um sistema de leitura tica. Por esse facto, deve inicialmente assinalar as suas opes no caderno das perguntas e proceder ao preenchimento da folha para as respostas apenas quando tiver selecionado as alneas/hipteses que considere serem as corretas.

10. Assinale, para cada pergunta, apenas uma e s uma hiptese/alnea na folha para as respostas. No caso de se enganar, e s em ltimo recurso, dever rubricar do lado direito do crculo correspondente a essa hiptese/alnea, devendo assinalar de forma clara e sem deixar margem para dvidas a nova hiptese/alnea que considerar ser a resposta correta.

11. Exemplo:
Hiptese/Alnea anulada Nova Hiptese/Alnea assinalada

12. Use esferogrfica/caneta preta ou azul, assinalando de forma bem legvel o crculo correspondente sua escolha de resposta, tendo o cuidado de no extravasar para fora dos limites do mesmo.

13. absolutamente interdito, sob pena de excluso, o uso ou simples deteno de mquinas ou outros aparelhos de clculo, de meios de comunicao, nomeadamente de telefones/telemveis ou bips, bem como de quaisquer elementos de consulta.

14. Qualquer fraude ou tentativa de fraude no decurso da prova implica a anulao da mesma e a excluso do concurso do(s) candidatos(s) implicado(s).

15. No final da prova deixe obrigatoriamente sobre a mesa a folha de respostas. Se pretender, pode levar consigo o caderno de perguntas, mas s quando estiver esgotado o tempo de prova.

16. Faa uma adequada gesto do tempo disponvel.

NO VOLTE A PGINA SEM QUE LHO INDIQUEMOS

B OA S ORTE !

Pgina 2 de 15 Pginas

G UARDA N ACIONAL REPUBLICANA

A DMISSO AO C URSO DE FORMAO DE G UARDAS 2012/13

I PORTUGUS (6,75 VALORES)


TEXTO
O senhor Mirales era to avisado no conduzir um automvel como no segurar as calas. Guiava todo acorcundado no assento, com o nariz quase a roar o volante como se, no banco de trs, um bandido lhe encostasse a ponta de uma navalha ao pescoo. E olhava com tal fixidez, to assarapantadamente, que perguntei a mim prprio se ele esperaria ver a qualquer momento um claro
5

deslumbrante no horizonte e, logo a seguir, um extraterrestre a meio da estrada, de tentculo levantado, na atitude de mandar parar. Conjuntura tola, claro. Para vencerem as inimaginveis vastides estelares, os extraterrestres devem ser bons mecnicos, porque viajar no Infinito tem muito que se lhe diga, no brincadeira nenhuma. E, francamente, primos, custa a imaginar um deles na estrada Lisboa Porto, com uma avaria no vni, a mandar parar o calhambeque para que o senhor

10

Mirales sacasse da ferramenta e desse uma ajuda. Mas l que a fixidez do cara de gro-de-bico com culos era anormal, isso toscava-se: aquele ar fixo e assarapantado era mesmo de quem lobriga extraterrestres e receia atropel-los. Depois, primos, que ronceirice! Eu prprio, que aprecio os vagares, sentia-me deveras entediado. Concedo que amos de passeio, que no havia pressas, mas afigurou-seme que o senhor Mirales guiava com lentido exagerada. Ainda bem que aquilo era uma viagem a ver o

15

que dava. Mal iriam as coisas se precisssemos de ir a algum stio As estradas portuguesas so ms, vizinho, e as bermas esto cheias de carros espatifados disse o senhor Mirales, atento conduo somos os melhores do mundo em desastres. Olhei-o com desprezo. Aquele paleio visava justificar o nosso andamento de lesma. Sem perceber que o toscara, o senhor Mirales reforou veementemente:

20

Os melhores do mundo! Nem calcula, vizinho, quantos carros espatifados j tenho visto na berma da estrada. E os homenzarres na fora da vida deitados de barriga e ensopados em sangue, a chamar pela me?... Sem falar naqueles, coitados, que j tm um lenol em cima do corpo. E tudo isto porqu, vizinho? Por causa das pressas. Ora a est! Mas eu sou cauteloso. Quem viaja comigo vai to seguro como se estivesse num jardim infantil. Nesse momento, primos, fomos ultrapassados por dois

25

carros. Vinham compita, em plena noite. Est a v-los, vizinho? protestou nervosamente o senhor Mirales, reduzindo ainda mais o andamento e encostando tanto berma que era de recear um afocinhamento nos campos. V aqueles bbados, aqueles irresponsveis? Sentiu a deslocao do ar quando eles passaram? Parecia um safano! Criminosos! ()

30

O senhor Mirales calou-se. De mos enclavinhadas no volante, vigiava a estrada que o cone de luz ia desvendando, com o seu ar bisonho e assarapantado de ver extraterrestres.
Altino do Tojal, Viagem a Ver o que D, Planeta DeAgustini, pp. 29 a 31

Depois da leitura atenta do texto, preencha na sua folha de respostas o crculo respetivo da alnea que em seu entender considera ser a mais correta: (cada questo vale 0,25 val)

1. Qual o significado do primeiro perodo do texto? a) O senhor Mirales no usava cinto nas calas. b) O senhor Mirales era irresponsvel a conduzir. c) O senhor Mirales usava cinto de segurana. d) O senhor Mirales era precavido quer na conduo, quer na indumentria.
Pgina 3 de 15 Pginas

G UARDA N ACIONAL REPUBLICANA

ADMISSO AO C URSO DE FORMAO DE G UARDAS 2012/13

2. Pode dizer-se que o senhor Mirales: a) Se sentava comodamente. b) Mantinha o olhar fixo no eixo da via. c) Estava em boas condies psicofisiolgicas. d) Dominava bem o veculo. 3. Ao dizer que os portugueses so os melhores do mundo em desastres, o senhor Mirales: a) Considera que o ndice de sinistralidade elevado. b) Pretende, simplesmente, interessar o seu interlocutor. c) Sobrevaloriza as suas prprias capacidades de conduo. d) Nenhuma das alneas anteriores se aplica. 4. Pode dizer-se que a atitude do narrador, em relao conduo do seu vizinho, de: a) Notvel receio. b) Boa disposio. c) Grande vontade. d) Considervel enfado. 5. A razo da sua atitude deve-se (pergunta anterior): a) necessidade de cumprir horrios. b) velocidade moderada da conduo. c) concentrao do vizinho. d) lentido a que circulava. 6. O senhor Mirales foi ultrapassado porque: a) Os condutores competiam entre si. b) O senhor Mirales no os vira antes. c) Os condutores estavam apressados. d) Havia boa visibilidade para a manobra. 7. Quem viaja comigo vai to seguro como se estivesse num jardim infantil. Que figura de estilo se apresenta na frase? a) Metfora. b) Metonmia. c) Comparao. d) Hiprbole. 8. Escolha o adjetivo que melhor caracteriza o senhor Mirales. a) Exaltado. b) Lacnico. c) Displicente. d) Simptico.

Pgina 4 de 15 Pginas

G UARDA N ACIONAL REPUBLICANA

ADMISSO AO C URSO DE FORMAO DE G UARDAS 2012/13

9. A expresso viagem a ver o que dava sugere que: a) A errncia pode ser o caminho para o conhecimento; b) Se est conformado com o atual estado de coisas; c) Existe um plano de viagem organizado; d) H desinteresse por novos desafios. 10. Tendo em conta o texto, selecione o provrbio que melhor retrata a conduo dos portugueses. a) Devagar se vai ao longe. b) Mais vale prevenir que remediar. c) Cada um v mal ou bem consoante os olhos que tem. d) Quem no arrisca no petisca. 11. Est a v-los, vizinho? (Linha N 26). A frase dada est no Discurso direto. Qual a forma correta no Discurso indireto? a) O senhor Meireles perguntou se estava a v-los. b) O senhor Meireles perguntou ao vizinho se os estava a ver. c) O senhor Meireles pergunta ao vizinho se os via. d) O senhor Meireles perguntou ao vizinho se os estaria a ver. 12. A palavra ronceirice (linha N 12) formada por derivao, assinale a alnea que a caracteriza corretamente: a) Derivada por prefixao. b) Derivada por sufixao. c) Derivao imprpria. d) Derivao regressiva. 13. Que outro fenmeno se pode destacar em lobrigar (lobriga linha N 11) (locubrare>lobrigar)? a) Mettese. b) Dissimilao. c) Contrao. d) Vocalizao. 14. O vocbulo homenzarres (linha N 21), que tem o significado de homens altos e corpulentos, formado no singular pelo sufixo o (homem+z+ arro+ o). Este sufixo pode ter, entre outros, o significado de pequenez. Selecione o vocbulo que contiver este sentido. a) Paredo. b) Puxo. c) Capelo. d) Ponto. 15. A palavra desprezo (linha N 18) hipnimo de. a) Mofa. b) Sentimento. c) Sensao. d) Repulsa.

Pgina 5 de 15 Pginas

G UARDA N ACIONAL REPUBLICANA

ADMISSO AO C URSO DE FORMAO DE G UARDAS 2012/13

16. Selecione o antnimo de bisonho (linha N 31). a) Feio. b) Hbil. c) Principiante. d) Acanhado. 17. Que tipo de relao encontramos nas palavras: cinto/sinto? a) Homonmia. b) Homografia. c) Paronmia. d) Homofonia. 18. Classifique morfologicamente o vocbulo assarapantadamente (linhas N 3 e 4). a) Advrbio de modo. b) Advrbio de excluso. c) Advrbio de quantidade. d) Advrbio de dvida. 19. Indique o plural de gro-de-bico (linha N 10). a) Gro-de-bicos. b) Gres-de-bicos. c) Gros-de-bico. d) Gros-de-bicos. 20. Classifique, quanto acentuao, a palavra sublinhada: encostando tanto berma da estrada (linha N 27). a) tona. b) Aguda. c) Grave. d) Esdrxula. 21. As estradas portuguesas so ms, vizinho, e as bermas esto cheias de carros espatifados. (linha N 16). Classifique sintaticamente a expresso sublinhada. a) Vocativo. b) Sujeito. c) Nome predicativo do sujeito. d) Aposto. 22. E tudo isto porqu, vizinho? (linhas N 22 e 23). Assinale o tipo de frase do enunciado dado. a) Imperativa. b) Exclamativa. c) Interrogativa. d) Afirmativa.
Pgina 6 de 15 Pginas

sublinhado

na

expresso

adverbial:

to

G UARDA N ACIONAL REPUBLICANA

ADMISSO AO C URSO DE FORMAO DE G UARDAS 2012/13

23. Mal iriam as coisas se precisssemos de ir a algum stio. (linha N 15). Classifique a orao sublinhada. a) Orao subordinada concessiva. b) Orao subordinada temporal. c) Orao subordinada consecutiva. d) Orao subordinada condicional. 24. O travesso emprega-se para: a) Indicar, nos dilogos, a mudana de interlocutor. b) Para isolar, num contexto, palavras ou frases. c) Ligar palavras que indicam a origem e o destino de um percurso. d) Todas as alneas anteriores esto corretas. 25. Indique os erros (ortogrficos, sintticos, de acentuao e/ou pontuao) da frase:

Poiz , vizinhansa, vamos sobre o cu estelado.


a) 3 erros. b) 4 erros. c) 5 erros. d) 6 erros.
Classifique as questes que se seguem, consoante o seu carcter verdadeiro ou falso, preenchendo o crculo respetivo na sua folha de respostas. (cada questo vale 0,10 val)

26. O Auto da ndia e o Auto de Ins Pereira so os grandes representantes do gnero farsa literria. 27. A Estrutura interna de Os Lusadas constituda por Proposio, Dedicatria e Narrao. 28. As palavras OVNI e SCUT so acrnimos. 29. As duas formas de escrita (norma lusoafricana e brasileira) no so aceitveis seno a partir de 2014. 30. Jos Saramago foi o nico portugus galardoado com o Prmio Nobel.

II CULTURA GERAL SOBRE TEMAS DA ATUALIDADE (6,75 VALORES)


Classifique as questes que se seguem, consoante o seu carcter verdadeiro ou falso, preenchendo o crculo respetivo na sua folha de respostas. (cada questo vale 0,10 val.)

31. A atual Presidente da Assembleia Repblica Portuguesa a Dra Assuno Esteves. 32. No dia 3 de Maio de 2011, a GNR comemorou os 100 anos da sua criao. 33. O Papa Bento XVI, alm de ser o Chefe da Igreja Catlica tambm Bispo de Roma. 34. A Organizao das Naes Unidas assenta em Organismos e Instituies Especializadas. O Conselho de Segurana tem um carcter executivo e constitudo por 15 membros, sendo 5 permanentes, com direito a veto, e 10 membros no permanentes, eleitos por um perodo de 2 anos. 35. Uma golden share uma participao acionista detida pelo Estado que, apesar de ser minoritria, lhe confere poderes especiais.

Pgina 7 de 15 Pginas

G UARDA N ACIONAL REPUBLICANA

ADMISSO AO C URSO DE FORMAO DE G UARDAS 2012/13

Preencha na sua folha de respostas o crculo respetivo da alnea que em seu entender considera ser a mais correta: (cada questo vale 0,25 val)

36. A residncia oficial do Presidente da Repblica Portuguesa : a) No Palcio da Ajuda; b) No palcio de Queluz; c) No Palcio de Belm; d) Na sua casa familiar. 37. O Procurador-Geral da Repblica nomeado e exonerado pelo: a) Primeiro-Ministro; b) Presidente da Repblica; c) Pelo Presidente da Repblica por proposta do Primeiro-Ministro; d) Pelo Presidente da Assembleia da Repblica. 38. Atualmente no dia 10 de Junho comemora-se e festeja-se: a) O dia de Portugal, de Cames e das Comunidades Portuguesas; b) O dia de Portugal e da Raa; c) A independncia de Portugal; d) O dia dos Portugueses. 39. O nmero de deputados da Assembleia da Repblica de: a) 250; b) 235; c) 230; d) 200. 40. A escritora de livros infantis em parceria com Ana Maria Magalhes foi ministra da: a) Cultura; b) Segurana Social; c) Educao; d) Sade. 41. O Dr. Duro Barroso o presidente: a) Do Conselho Europeu; b) Do Conselho da Europa; c) Da Comisso Europeia; d) Do Parlamento Europeu. 42. O Secretrio-Geral do Partido Social-Democrata : a) Duro Barroso; b) Paulo Rangel; c) Passos Coelho; d) Manuela Ferreira Leite.
Pgina 8 de 15 Pginas

G UARDA N ACIONAL REPUBLICANA

ADMISSO AO C URSO DE FORMAO DE G UARDAS 2012/13

43. O Presidente do Governo Regional dos Aores : a) Carlos Csar; b) Alberto Joo Jardim; c) Mota Amaral; d) Vtor Melcias. 44. As relaes entre Portugal e o Estado do Vaticano regulam-se atravs da: a) Constituio da Repblica; b) Concordata; c) Lei da Separao da Igreja do Estado; d) Constituio de 1933. 45. O Papa Bento XVI de naturalidade: a) Italiana; b) Alem; c) Francesa; d) Polaca. 46. As colnias africanas portuguesas tornaram-se independentes: a) Depois do 25 de Abril de 1974; b) Aps o 25 de Novembro de 1975; c) Depois de promulgada a Constituio de 1976; d) Antes da revoluo de 1974. 47. O atual regime poltico portugus caracteriza-se por ser: a) Parlamentarista; b) Semipresidencialista; c) Presidencialista; d) Semi-parlamentarista. 48. Das alneas seguintes assinale a que contm a afirmao mais correta: a) O Primeiro-Ministro de Portugal o Engenheiro Jos Scrates; b) O Presidente da Assembleia da Repblica o Dr. Jaime Gama; c) O Ministro da Administrao Interna o Dr. Rui Pereira; d) As afirmaes das alneas a), b) e c) esto erradas. 49. A Bandeira Europeia constituda por um crculo de estrelas sobre azul, simbolizando a paz a harmonia, a perfeio e a unio dos povos da Europa. O nmero de estr elas que compe o crculo de: a) 27; b) 15; c) 12; d) 16.
Pgina 9 de 15 Pginas

G UARDA N ACIONAL REPUBLICANA

ADMISSO AO C URSO DE FORMAO DE G UARDAS 2012/13

50. O Dr. Antnio Guterres, ex-primeiro ministro portugus ocupa o cargo de: a) Alto-Comissrio para os Refugiados; b) Vice-Presidente da Assembleia da ONU; c) Secretrio-Geral da ONU; d) Ministro dos negcios Estrangeiros da Unio europeia. 51. Dos pases mencionados nas alneas seguintes, assinale qual no faz parte da NATO: a) Portugal; b) Crocia; c) Albnia; d) Sua. 52. Dos pases mencionados nas alneas seguintes, assinale qual no faz parte da OSCE (Organizao para a Segurana e Cooperao Europeia) a) Brasil; b) Federao Russa; c) Portugal; d) Estados Unidos da Amrica. 53. Armando Emlio Guebuza, o Presidente da Repblica: a) De Angola; b) De Moambique; c) Da Guin; d) De Timor. 54. O escritor Jos Saramago, tem como obra de estudo obrigatrio no Ensino Secundrio o romance: a) Jangada de Pedra; b) O Evangelho Segundo Jesus Cristo; c) Memorial do Convento; d) Ensaio Sobre a Cegueira. 55. O Prmio Cames foi institudo pelos governos do Brasil e de Portugal em 1988 e tem como finalidade distinguir, anualmente, um autor de lngua portuguesa. Em 2011, o Prmio Cames foi atribudo ao escritor: a) Jos Rodrigues dos Santos (Portugus); b) Armnio Vieira (Cabo-Verdiano); c) Ferreira Gullar (Brasileiro); d) Manuel Antnio Pina (Portugus). 56. Qual a nacionalidade da pintora Maria Paula Figueiroa Rego, autora do quadro The Lesson, que foi arrematado numa leiloeira em Londres pela quantia de 596.881? a) Brasileira. b) Portuguesa. c) Espanhola. d) Inglesa.
Pgina 10 de 15 Pginas

G UARDA N ACIONAL REPUBLICANA

ADMISSO AO C URSO DE FORMAO DE G UARDAS 2012/13

57. Onde se situa a fbrica Auto Europa, que produz viaturas Volkswagen Sharan: a) Coina; b) Barreiro; c) Palmela; d) Setbal. 58. Qual o nome do atual Ministro da Administrao Interna? a) Rui Pereira. b) Paulo Portas. c) Miguel Macedo. d) Aguiar Branco. 59. H licenciados que impugnaram o exame de acesso respetiva Ordem. Esta notcia referiu-se a que classe profissional? a) Mdicos. b) Advogados. c) Arquitetos. d) Engenheiros. 60. Na atual legislatura esto representados no Parlamento portugus: a) Quatro (4) partidos; b) Cinco (5) partidos; c) Seis (6) partidos; d) Sete (7) partidos.

III LEI ORGANICA DA GNR (3,25 VALORES)


Preencha na sua folha de respostas o crculo respetivo da alnea que em seu entender considera ser a mais correta: (cada questo vale 0,25 val)

61. Considera-se fora pblica nos termos do art 10 da Lei Orgnica, uma fora com efetivo mnimo de: a) Dois militares em misso de servio; b) Trs militares em misso de servio; c) Um militar em misso de servio; d) Todas as respostas anteriores esto erradas. 62. So consideradas autoridades de polcia: a) O Comandante-geral; b) O 2 Comandante-geral; c) O Comandante do Comando Operacional da Guarda: d) Todas as respostas anteriores esto corretas.

Pgina 11 de 15 Pginas

G UARDA N ACIONAL REPUBLICANA

ADMISSO AO C URSO DE FORMAO DE G UARDAS 2012/13

63. A Guarda Nacional Republicana uma Fora: a) De Segurana; b) De Natureza Militar; c) Dotada de Autonomia Administrativa; d) Todas as afirmaes anteriores esto corretas. 64. Considera-se Fora Pblica o efetivo mnimo de: a) 1 Militar; b) 3 Militares; c) 5 Militares; d) Todas as respostas anteriores esto erradas. 65. Na Guarda So consideradas Autoridades de Policia: a) O Comandante Geral; b) O Chefe do Estado Maior; c) Os Sargentos Chefe; d) Todas a respostas anteriores esto corretas. 66. Para efeitos do regime jurdico aplicvel s infraes tributrias so consideradas autoridades de Policia tributaria: a) Todos os Guardas; b) Todos os Sargentos; c) Todos os Oficiais: d) Todas as respostas anteriores esto erradas. 67. A estrutura geral da Guarda a seguinte: a) Estrutura de Comando; b) Unidades; c) Estabelecimento de ensino; d) Todas as respostas anteriores esto corretas. 68. O Comandante Geral da Guarda : a) Major General; b) Marechal; c) Coronel; d) Tenente General. 69. Na Guarda existem as seguintes Unidades: a) O Comando Geral; b) Territoriais, os Comandos Territoriais; c) Especializadas; d) Todas as respostas anteriores esto corretas.

Pgina 12 de 15 Pginas

G UARDA N ACIONAL REPUBLICANA

ADMISSO AO C URSO DE FORMAO DE G UARDAS 2012/13

Classifique as questes que se seguem, consoante o seu carcter verdadeiro ou falso, preenchendo o crculo respetivo na sua folha de respostas. (cada questo vale 0,10 val.)

70. As autoridades administrativas no podem requisitar Guarda a atuao de foras para a manuteno da ordem e tranquilidade pblicas. 71. As Subunidades Operacionais dos Comandos Territoriais so os Destacamentos Territoriais, que se articulam, localmente, em Subdestacamentos ou Postos. 72. O nmero, as competncias, a estrutura interna e o posto correspondente chefia dos servios diretamente dependentes do Comandante-Geral e dos servios dos rgos Superiores de Comando e Direo so definidos por Portaria. 73. A gesto financeira da Guarda no se rege pelo regime geral da contabilidade pblica. 74. O Comandante do Comando Operacional pode constituir Comandos eventuais para operaes de mbito nacional ou regional, quando tal se justificar. 75. A Guarda no pode dirimir conflitos de natureza privada, devendo, nesses casos, limitar a sua ao manuteno da ordem pblica. 76. Quando funcionar como Junta de Recurso, a Junta Superior de Sade composta por dois mdicos designados pelo Comandante-Geral, que no tenham intervindo anteriormente no processo, e por um mdico escolhido pelo requerente, o qual, no sendo indicado no prazo que para o efeito for fixado pelo Comandante-Geral, substitudo pelo mdico que este designar. 77. da competncia da Secretaria-Geral da Guarda assegurar o funcionamento da Biblioteca, do Museu e Arquivo Histrico e da Revista da Guarda. 78. So Unidades Especializadas: a Unidade de Controlo Costeiro (UCC); a Unidade de Ao Fiscal (UAF); a Unidade Nacional de Trnsito (UNT) e a Unidade de Interveno (UI). 79. So rgos Superiores de Comando e Direo: o Comando Operacional (CO); o Comando da Administrao dos Recursos Internos (CARI); o Comando da Doutrina e Formao (CDF) e a Secretaria-Geral da Guarda (SGG).

IV ESTATUTO DOS MILITARES DA GNR (3,25 VALORES)


Classifique as questes que se seguem, consoante o seu carcter verdadeiro ou falso, preenchendo o crculo respetivo na sua folha de respostas. (cada questo vale 0,10 val.)

80. Os Guardas Provisrios oriundos das Foras Armadas ingressados na Guarda no prestam o compromisso de honra. 81. Podem concorrer ao Curso de Formao de Guardas os cidados que tenham nacionalidade portuguesa ou europeia. 82. O recrutamento para Guardas da GNR feito entre os cidados que satisfao as condies gerais de admisso mediante requerimento dirigido ao Inspector-Geral da Guarda. 83. Ao militar da Guarda nunca se aplica o Regulamento de Disciplina Militar (RDM). 84. O militar da Guarda pode comunicar e manter atualizado o seu domiclio habitual. 85. O militar da Guarda pode por motivos disciplinares ser transferido para um Quadro diferente daquele a que pertence.
Pgina 13 de 15 Pginas

G UARDA N ACIONAL REPUBLICANA

ADMISSO AO C URSO DE FORMAO DE G UARDAS 2012/13

86. O militar da Guarda que no tenha prestado juramento de bandeira no momento da sua admisso, presta-o em cerimnia pblica, perante o Estandarte da Unidade. 87. A nomeao para o cargo a que corresponda posto superior ao seu tem carcter excecional e provisrio. 88. O militar graduado sempre considerado mais moderno do que o militar promovido ao mesmo posto, com exceo dos casos previstos na lei. 89. As carreiras profissionais da Guarda designam-se: Oficiais, Sargentos e Praas.
Preencha na sua folha de respostas o crculo respetivo da alnea que em seu entender considera ser a mais correta: (cada questo vale 0,25 val)

90. O guarda provisrio que adquira a qualidade de arguido em processo-crime, antes ou durante o curso de formao de guardas, dispensado do mesmo, salvo deciso em contrrio: a) Do comandante-geral, sob proposta do comandante do estabelecimento de ensino; b) Do comandante do estabelecimento de ensino; c) Do Inspetor-geral da Guarda, sob proposta do comandante do estabelecimento de ensino; d) Todas as respostas anteriores esto corretas. 91. O recrutamento para guardas da Guarda feito entre os cidados que satisfaam as condies gerais de admisso mediante requerimento dirigido: a) Ao Diretor dos recursos Humanos da Guarda; b) Ao Comandante-geral; c) Ao Comandante da Escola da Guarda; d) Todas as respostas anteriores esto corretas. 92. Ao militar da Guarda so aplicveis a entre outros diplomas: a) Cdigo de Justia Militar (CJM) b) Regulamento de disciplina da GNR c) Regulamento de Continncias e Honras Militares (RCHM); d) Todas as respostas anteriores esto corretas. 93. O militar da Guarda no se deve ausentar da rea onde presta servio, excepto: a) Quando devidamente autorizado; b) Quando, no exerccio das suas funes, deva efetuar de imediato diligncias que possam conduzir ao esclarecimento de qualquer acto de natureza criminal ou contra-ordenacional; c) As alneas a) e b) esto corretas; d) As alneas a) e b) esto erradas. 94. O militar da Guarda recorre ao uso da fora, nos casos expressamente previstos na lei: a) Quando este se revele legtimo, necessrio, adequado e proporcional ao objetivo visado; b) Quando entender; c) As alneas a) e b) esto corretas; d) As alneas a) e b) esto erradas.

Pgina 14 de 15 Pginas

G UARDA N ACIONAL REPUBLICANA

ADMISSO AO C URSO DE FORMAO DE G UARDAS 2012/13

95. O cumprimento de medidas e penas de priso por militar da Guarda assegurado em: a) Instalaes prprias da PSP; b) No estabelecimento prisional de Lisboa; c) Instalaes prprias ou das Foras Armadas; d) Todas as respostas anteriores esto corretas. 96. O candidato a militar da Guarda, enquanto na frequncia do curso de formao de guardas, designado por: a) Guarda; b) Guarda provisrio; c) Guarda interino; d) Soldado provisrio. 97. O militar da Guarda pode ser transferido para quadro diferente daquele a que pertence, mediante: a) Requerimento; b) Por Imposio; c) Por motivos disciplinares; d) Todas as respostas anteriores esto erradas. 98. Consideram-se funes profissionais a) Funo de direo ou chefia; b) Funo de estado -maior; c) Funo de execuo; d) Todas as respostas anteriores esto corretas.

FIM!

Pgina 15 de 15 Pginas

Anda mungkin juga menyukai