Anda di halaman 1dari 22

O que voc precisa saber ANTES de abrir um negcio O consultor empresarial, do Sebrae/SP, Gustavo Carrer, ao longo de mais de 10 anos

de experincia em orientao empresarial para novos empresrios criou 100 perguntas que precisam ser respondidas com clareza por um futuro empreendedor. 1 Perfil: H quanto tempo voc acumula informaes sobre o negcio que pretende iniciar? Acredita que j sabe o suficiente para no cair nas armadilhas mais comuns? 2 A escolha do negcio Voc possui experincia no segmento do futuro empreendimento? 3 O investimento Qual o montante de recursos financeiros necessrios para o investimento fixo inicial do futuro negcio? Voc sabe como fazer uma estimativa? 4 A legislao Quais so os impostos que minha empresa deve recolher quando estiver operando?

O QUE UM PLANO DE NEGCIOS?

Vejamos vrias definies para que entenda o que um plano de negcios quando visto de vrias perspectivas. um documento escrito que tem como objetivo estruturar pensamentos, idias, vises, estratgias, alocar recursos etc. de modo a verificar a viabilidade da empresa ou negcio a ser criado. O que se procura evitar o desperdcio de recursos e esforos em um negcio invivel e aumenta as chances de sucesso. um timo e necessrio instrumento de apresentao do negcio para conseguir, mais facilmente, financiamentos / emprstimos junto a instituies financeiras. um documento necessrio para conseguir um scio capitalista. um mapa ou roteiro ou bssola para o desenvolvimento do projeto. um documento escrito que ajuda a encontrar o caminho para o sucesso de seu empreendimento.

um documento elaborado com a finalidade de estabelecer as metas de um negcio; as aes que devem ser executadas para o cumprimento destas metas e os recursos necessrios para desenvolver estas aes. um documento que se utiliza para analisar, avaliar e apresentar um projeto de uma nova empresa / negcio. Com ele se analisam as alternativas para implementar um negcio, avaliando a viabilidade tcnica ( possvel fazer?), econmica (dar os resultados esperados?) e financeira (existem os recursos necessrios?). tambm utilizado para guiar as aes de implementao do negcio. uma descrio futura de seu empreendimento apresentando o que voc planeja fazer, quais suas estratgias e qual o rumo a seguir. um estudo minucioso do negcio. Em resumo a sua bssola.

-------------------------------------------------------------------------------ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DE UM EMPREENDIMENTO

1-A Idia do negcio. Faa uma anlise inicial sobre a viabilidade da idia no mercado (necessidades, desejos e demanda do mercado, existncia do segmento de mercado indicado, recursos necessrios). Verifique o que est faltando e introduza as melhorias necessrias. 2-Elaborao do Plano de Negcios. A idia de um negcio normalmente surge espontaneamente. Entretanto, importante que, antes de iniciar o desenvolvimento do empreendimento, seja feita uma anlise metdica e lgica do negcio, avaliando seus riscos, sua viabilidade e possveis resultados etc. 3-Implantao do empreendimento.

-------------------------------------------------------------------------------TIPOS DE PLANOS DE NEGCIOS

Existem basicamente trs tipos de PN (plano de negcios) que dependem de sua finalidade. Criar um novo negcio (implantao).

Expandir ou modernizar um negcio j existente. O PN deve definir o futuro, as estratgias e os objetivos voltados para o crescimento da organizao. Este tipo de PN tambm usado para conseguir investimentos e para conseguir emprstimos de capital de giro. Modificar a localizao de sua empresa (re-localizao).

-------------------------------------------------------------------------------IMPORTNCIA DO PLANO DE NEGCIOS

Para que uma viagem acontea, necessrio escolher o local a ser visitado, decidir o tempo da viagem, quanto dinheiro levar, comprar passagens, reservar hotel, arrumar as malas etc. Se, para uma simples viagem, precisamos fazer tudo isso, imagine quando queremos abrir um negcio. Lembre-se que iniciar um novo empreendimento, muitas vezes, uma viagem para um lugar desconhecido. O planejamento de extrema importncia ao abrir um novo negcio / empresa e poder fazer a diferena entre o sucesso ou fracasso de sua empresa. Planeje cuidadosamente antes de investir seu tempo e dinheiro. Uma excelente idia que no tenha um PN pode no encontrar apoio e ficar esquecida no tempo. uma ferramenta fundamental para conhecer melhor a empresa que ir abrir, encontrar possveis scios ou conseguir financiamentos. seguramente mais barato colocar e refletir sobre idias escritas do que perder dinheiro testando a idia no mercado. No se lance cegamente no desenvolvimento de um novo empreendimento sem uma anlise ordenada e lgica do negcio, sem uma anlise dos riscos envolvidos, sua viabilidade, possveis resultados etc. Empreender sempre um risco, mas empreender sem planejamento um risco que pode ser evitado. O PN, apesar de no ser a garantia de sucesso, ir ajud-lo a diminuir consideravelmente o nvel de risco. O mrito maior de criar um Plano de Negcios no est em ter um documento escrito no final do trabalho. O que mais importante o processo de pesquisa e reflexo sistemtico sobre o negcio. O ato de planejar ajuda a pensar, a estudar e a pesquisar fatos. Tambm ajuda a olhar as idias de uma maneira crtica. O tempo gasto na elaborao do plano ser mais que recompensado evitando erros que custariam muito dinheiro.

-------------------------------------------------------------------------------RAZES PARA ELABORAR UM PLANO DE NEGCIOS

Quanto tempo e esforo so necessrios para elaborao de um Plano de negcios? Normalmente demora de alguns dias a vrias semanas para elaborar um bom plano. No uma tarefa fcil e exige persistncia, comprometimento, pesquisa, muito trabalho e criatividade. A maior parte do tempo dedicada a pesquisa e na tarefa de re-pensar suas idias e suposies. procurar respostas a muitas perguntas como: possvel vender esta quantidade a este preo? Com esta estrutura de pessoal possvel atender a esta demanda? Este valor de investimento ser suficiente para o crescimento que estimado no PN? no questionamento crtico que est o grande valor do processo. Reserve um bom tempo para realizar esta atividade. Os empreendedores que desenvolveram um PN nunca se lamentaram do trabalho realizado. Quais so as razes que justificam a elaborao de um Plano de negcios? Encontrar a forma mais eficiente de implementar um projeto. Prever necessidades de recursos e sua alocao no tempo. Valorizar uma empresa com o objetivo de fuso ou venda. Guiar a implementao do negcio e servir como base para avaliar o desempenho do negcio em implantao. Avaliar a viabilidade do projeto do ponto de vista de mercado, tcnico, financeiro, jurdico, operacional e organizacional, antes de sua implementao. Ter um documento que valorize a empresa com o objetivo de fuso, venda ou para atrair investidores em potencial e/ou scios. Facilitar a obteno de emprstimos e financiamento. Necessidade de identificar e evitar potenciais problemas ou obstculos antes que ocorram e, assim, evitar desperdcio de tempo e recursos. Identificar obstculos e encontrar a forma de resolv-los. Servir como base para avaliar o desempenho do negcio em implantao possibilitando comparar o previsto com o realizado; Identificar os Fatores Chaves de Sucesso do projeto. Obter aprovao de um projeto pela gerencia superior da empresa. Conseguir licena de uma franquia.

Abertura de empresa Abertura de Pequena Empresa

BASE LEGAL A abertura e o funcionamento de micro e pequenas empresas no Brasil so objeto dos seguintes textos legais:

Lei 7.256/84; Lei 8.383/91; Lei 8.864/94; Lei 9.317/96 e Lei 9.732/98. CONCEITOS BSICOS I. PROCEDIMENTOS PRELIMINARES Escolha do nome, razo social, nome fantasia e marca No momento da escolha do nome da futura empresa, aconselhvel procurar a Junta Comercial local, para certificar-se de que no existe outra empresa com nome igual ou semelhante no mesmo ramo de negcios. Evitam-se, assim, aborrecimentos futuros. No copie nomes ou marcas j existentes, pois existem legislaes especficas sobre o assunto. Preparao da documentao A documentao vai depender do tipo de empresa (sociedade ou firma individual) e das exigncias dos rgos do Estado ou Municpio. Antes de partir para as etapas seguintes, providencie a documentao inicial, de acordo com as seguintes orientaes: Declarao de empresa individual: no caso de empresa individual, adquira o formulrio em papelarias e preencha os dados solicitados. Contrato social: no caso de sociedade por cotas de responsabilidade limitada, o contrato social deve conter os seguintes itens bsicos: objeto social da empresa (finalidade); o capital e valor das catas de responsabilidade de cada scio; quem vai assinar pela empresa; retiradas e pr-labores dos scios; imprevistos na dissoluo da sociedade; sede da empresa e documentos dos scios. Do contrato social, dever constar a assinatura de um advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de duas testemunhas, que no podem ter qualquer grau de parentesco com os scios. Documentos: cpias autenticadas do CPF e da carteira .de identidade, cpia autenticada do comprovante de residncia, contrato de locao ou escritura de propriedade, cpia do IPTU relativo sede da empresa.

Definio do local da empresa Para se obter a licena prvia de funcionamento e vigilncia sanitria, consulte a Prefeitura, a qual dever verificar se a empresa poder ser aberta no local desejado, de acordo com a lei de zoneamento urbano. Consulte tambm o rgo ambiental de sua cidade sobre a aprovao do local, em termos ambientais. O objetivo avaliar se o ramo de atividade compatvel com o endereo e a situao do imvel. ATENO:No alugue ou adquira o imvel antes de verificar a viabilidade do funcionamento. II. ETAPAS DE REGISTRO DA EMPRESA aconselhvel consultar previamente toda a legislao referente ao seu negcio. A exigncia de documentos varia muito, de acordo com os seguintes aspectos: ramo de atividade; tipo de empresa (sociedade comercial ou firma individual); regio geogrfica; Estado e, s vezes, at mesmo de um Municpio para outro. Os procedimentos bsicos esto relacionados nas etapas a seguir:

1. Etapas para o registro de sociedade Etapa 1 Junta Comercial Providencie o registro de sociedade comercial e o enquadramento como micro-empresa. A Junta Comercial fornecer as informaes sobre os documentos e procedimentos necessrios. Em Braslia, aps a criao do Fcil Central de Atendimento Empresarial, todos os rgos responsveis pela abertura de empresas esto no mesmo local. A sede do Fcil situa-se na Junta Comercial de Braslia. Etapa 2 Secretaria da Receita Federal Secretaria Estadual da Fazenda Nesta etapa, dever ser providenciada a inscrio no Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (CNPJ). Esta inscrio deve ser feita aps o arquivamento do contrato social na Junta Comercial. Etapa 3 Prefeitura Municipal Procure a Prefeitura Municipal, para retirar o alvar de funcionamento. Leve a documentao anterior. Para cumprir esta etapa, preciso ter o registro da Junta Comercial, o CNPJ e a aprovao prvia do local. IMPORTANTE:Verifique junto Prefeitura o valor da Taxa de Recolhimento Anual TLIF (Taxa de Localizao, Instalao e Funcionamento).

2. Etapas para o registro de firma individual Etapa 1 Cartrio de Registro Civil de Pessoa Jurdica Providencie o registro de firma individual nesse rgo, que lhe fornecer as informaes sobre os documentos e procedimentos necessrios. Em Braslia, o registro de firma individual realizado na

Junta Comercial de Braslia, como no caso de registro de sociedade. Etapa 2 Secretaria da Receita Federal A Secretaria da Receita Federal fornecer todas as instrues para o cadastramento. Etapa 3 - Prefeitura Municipal Documentao complementar ser solicitada pela Prefeitura Municipal, para que seja emitido o alvar de funcionamento. Para cumprir esta etapa, preciso ter todos os registros e documentao mencionados anteriormente.

Comear um negcio de sucesso no s encontrar um ramo de atuao, um nicho de mercado e o perfil certeiro de cliente. No processo de abertura da empresa em si, preciso estar atento em todos os passos e detalhes mais tcnicos desse processo, como o contrato social, a tributao e a escolha do imvel. So questes importantes que, se mal resolvidas, podem atrapalhar os planos do empresrio. Confira a seguir oito dicas de especialistas para enfrentar esses passos de maneira mais eficiente e segura. 1. Confeco do contrato social Na abertura do negcio, o empresrio deve atentar na confeco do contrato social, em que so relacionados aspectos prticos do funcionamento do negcio, como definio bsica da empresa (nome, endereo e atividade), o capital social (valor ou bens investidos), a relao entre os scios e a diviso dos lucros. Uma maneira de agilizar o registro do contrato social procurar o sindicato da categoria da empresa e verificar se possui um posto avanado da junta comercial. Assim, o procedimento, que geralmente demora cinco dias para ser concludo, pode ficar pronto em 24 horas. De acordo com o contador Vicente Sevilha Jnior, autor do livro Assim Nasce Uma Empresa (editora Brasport, R$ 59), importante ter certeza dos termos especificados no contrato social, porque mudanas de regras, ou seja, alteraes contratuais, implicam refazer as inscries federal, estadual e municipal e as licenas. As modificaes, no caso das sociedades limitadas, s podem ser feitas se 75% do capital estiver de acordo. Erros formais, como grafias incorretas, so facilmente resolvidas com retificaes no contrato. 2. Escolha do melhor regime de tributao Na hora de abrir a empresa, o empreendedor deve estudar os trs regimes de tributao existentes Simples, lucro presumido e lucro real e decidir qual deles o mais indicado para o negcio. No incio das atividades, a tendncia usar o lucro presumido ou Simples. Como no h histrico, difcil prever qual ser margem de lucro efetiva. Se o negcio indica prejuzos considerveis nos primeiros anos, o lucro real o melhor negcio, afirma Sevilha Jnior. No sistema do Simples, permitido para empresas com faturamento anual de at R$ 2,4 milhes, a cota de pagamento de imposto varia de acordo com a atividade e o porte da empresa e crescente em relao ao faturamento quanto mais a empresa fatura, maior o valor desse tributo. As alquotas variam de 4% a 27,9% do faturamento.

3. Escolha do imvel Ao instalar a estrutura fsica do negcio, o empresrio deve escolher um local que seja adequado para o seu pblico-alvo. Se as classes A e B so o foco do negcio, interessante oferecer espao para estacionamento; e se o perfil est nas classes C e D, o empreendedor deve procurar locais mais populares, com fcil acesso a transportes pblicos, exemplifica Sandra Fiorentini, consultora jurdica do Sebrae-SP. Em relao aos contratos de locao, a consultora observa que muitos empresrios costumam alugar o imvel comercial por um ano apenas. Eles devem pensar se por um ano que querem ter a empresa. Por isso interessante procurar fazer o contrato com o prazo mximo, normalmente de cinco anos. Assim o empreendedor garante o direito de ficar naquele local por pelo menos esse perodo, explica Fiorentini. Com esse contrato, o empresrio tambm tem chances de ser beneficiado com a possibilidade de ao renovatria da locao, que permite mais cinco anos de aluguel, desde que o pedido seja feito at seis meses antes do trmino do contrato. Outros aspectos que necessitam ateno so negociao de carncia para pagamento do aluguel e percentuais de reajuste itens que podem causar conflito entre inquilino e proprietrio. 4. Registros do imvel e licenas Antes de assinar um contrato de aluguel, essencial verificar qual a condio do Habite-se do imvel (autorizao da prefeitura para que ele possa ser habitado) e as regras de ocupao de solo (cada cidade define regras especficas em leis de zoneamento). Em algumas reas, no permitido funcionamento de atividades comerciais. Alm disso, imveis que tm declarao residencial no devem ser usados para fins comerciais. Quando a empresa j est legalmente constituda, com contrato social, CNPJ e inscries, zoneamento e Habite-se regularizados, o empresrio consegue o alvar de funcionamento. A emisso do documento taxada pelas prefeituras, com valor aproximado de R$ 100. Recomendo que a solicitao do alvar seja feita por um engenheiro, que um profissional qualificado para avaliar zoneamento, Habite-se e condies do imvel, afirma Sevilha Jnior. Outras licenas tambm podem ser necessrias e dependem da atividade da empresa. Uma indstria, por exemplo, precisa de uma licena ambiental, que vai analisar a melhor maneira para cuidar dos resduos gerados durante a produo. Em So Paulo, o documento emitido pela Companhia Ambiental do Estado de So Paulo (Cetesb). INTRODUO

Ter um negcio prprio o sonho de muitos brasileiros. Entretanto, o sucesso sempre vir acompanhado de sacrifcio e muito trabalho. Voc deve amar muito seu projeto, pois ir dedicar uma boa parte do seu tempo a ele. Entretanto, converter este sonho em realidade, requer um cuidadoso planejamento cujo objetivo

principal evitar erros, alcanar seus objetivos e construir um negcio lucrativo. Um bom planejamento ir ajudar muito quando os primeiros obstculos surgirem. Este curso foi projetado para ajud-lo nesta grande atividade.

-------------------------------------------------------------------------------Quais so as principais vantagens em possuir um negcio prprio?

Para a pessoa certa, as vantagens de ter seu prprio negcio ultrapassam, em grande proporo, os riscos existentes. Vejamos as principais vantagens: Voc ser seu prprio patro. Muito trabalho ir gerar mais lucros para voc. O lucro e o potencial de crescimento so bem maiores. Um novo negcio emocionante devido aos riscos que apresenta. Desafios constantes e oportunidades de aprendizado.

-------------------------------------------------------------------------------Por que as pequenas empresas fracassam?

O sucesso nunca automtico, no tem garantia e no baseado na sorte - embora um pouco de sorte ajude bastante. Depende, principalmente, da capacidade de organizao e de previso do empreendedor. Abrir um novo negcio sempre uma atividade de risco e as chances de sucesso so pequenas. Segundo algumas pesquisas mais de 50% das pequenas empresas fracassam no primeiro ano de vida e 95% fracassam nos primeiros cinco anos.

-------------------------------------------------------------------------------Quais so as principais razes das empresas fracassarem?

As razes abaixo no so para assustar e sim para alertar que esteja preparado para o caminho rduo que ir trilhar. Subestimar a dificuldade em iniciar um negcio uma das grandes barreiras para o sucesso. Entretanto, voc poder alcanar o sucesso se for paciente, estiver preparado para muito trabalho e seguir as etapas necessrias. Vejamos as principais razes de fracasso: Falta de experincia. Falta de capital (dinheiro). Localizao inadequada Gerenciamento de estoque ruim. Investimento demais em ativos fixos. Negociaes de crditos mal feitos. Uso pessoal dos recursos financeiros da empresa. Crescimento no esperado. Concorrncia Vendas baixas.

-------------------------------------------------------------------------------A IDIA INICIAL DO NEGCIO

1-Qual o principal erro cometido por pessoas que iniciam novas empresas?

Todo novo empresrio sonha em lanar um produto que seja uma novidade, ousada, fruto de sua inteligncia e criatividade. Ele conhece e se baseia nas histrias de empresrios que ficaram ricos com uma boa idia. Esquece, entretanto, que a maior parte das empresas morrem em seu primeiro ano de vida e que o nmero de fracassos extremamente maior que o nmero de sucessos. No inicie uma empresa para mostrar sua criatividade. Economize seu dinheiro e evite frustraes.

-------------------------------------------------------------------------------2-Como encontrar a empresa certa para abrir?

Recomendao: Copie o que as empresas bem sucedidas esto fazendo at que conhea o mercado suficientemente bem. Em resumo: No inove num primeiro momento. Nunca oferea novos produtos. Faa propaganda exatamente como seu concorrente mais bem sucedido. Utilize os mesmos veculos de propaganda. Venda produtos de sucesso ou inicie negcio semelhantes a negcios bem sucedidos j existentes. Use os mesmos veculos de propaganda que as empresas bem sucedidas esto usando. Se tentar vender um produto que poucos estejam vendendo, suas chances de sucesso so muito pequenas. Existem muitos casos de sucesso de produtos que foram novidades, porm, para cada caso de sucesso, existem centenas de fracassos. Aqueles sucessos, entretanto, na sua maioria, foram obtidos por grandes empresas aps uma srie muito grande de fracassos. Porque a recomendao acima est certa? Causa 1: Porque idias brilhantes geralmente no funcionam em negcios. Os psiclogos dizem que os melhores administradores no possuem mentes criativas e nem geram novas idias. Eles escolhem entre idias sugeridas por outros. Causa 2: Somente as grandes empresas possuem o dinheiro e o tempo para investir e testar novos produtos / empresas at que um produto / empresa finalmente gere o esperado lucro. Normalmente estes testes so efetuados por profissionais com ampla experincia e qualificao e muito difcil ou improvvel que algum iniciante, sem experincia no ramo, encontre um excelente produto ou um novo mercado. Causa 3: O iniciante no possui informaes suficientes sobre os produtos que j foram lanados, testados e fracassaram, sobre empresas que iniciaram e fecharam suas portas, etc. Normalmente, tambm, no conhecem o mercado. Causa 4: O lder tem o custo do teste inicial, isto , uma srie de fracassos at encontrar o produto ou empresa ideal. Os seguidores no. Cuidado: Ao copiar uma empresa bem sucedida tenha muito cuidado em obter todos os fatos importantes.

--------------------------------------------------------------------------------

3-Qual o conselho que daria para um amigo que deseja abrir uma loja de produtos de varejo?

Suponha que um amigo lhe diga que deseja abrir uma loja e gostaria de seu conselho ou opinio. Penso que sua sugesto seria: procure na sua cidade ou em outras cidades lojas que parecem serem bem sucedidas. Verifique principalmente aquelas que esto crescendo bem rpido. O base do raciocnio o seguinte: se uma loja est dando certo provavelmente a de seu amigo tambm dar certo. Se seu amigo, entretanto, estiver com idias para abrir um negcio estranho penso que diria que as chances de sucesso so muito pequenas.

-------------------------------------------------------------------------------4-Como encontrar o produto certo?

Siga seus hobbies para criar sua empresa. Use seus conhecimentos ou interesses pessoais para ganhar dinheiro. Muitos empresrios iniciaram empresas para fabricar ou vender produtos que eram seus hobbies em fins de semana artigos esportivos, artigos para pescarias, natao, carros, pinturas, antigidades, plantas etc.

-------------------------------------------------------------------------------5-Como iniciar uma empresa se tenho pouco capital para investir?

-Inicie trabalhando em tempo parcial e continuando com seu emprego atual que lhe d apoio financeiro. Isto lhe dar tempo para avaliar sua nova empresa. Lembre-se que o mundo das empresas um mundo difcil e no se aprende da noite para o dia. -Trabalhe em sua prpria casa. -Lembre-se que seu maior investimento ser seu tempo e suas idias para iniciar pequeno e gradualmente aprender e consertar os erros que ir cometer.

--------------------------------------------------------------------------------

OS DEZ MAIORES MITOS NA ABERTURA DE UM NEGCIO

1. O primeiro objetivo ao iniciar uma empresa faz-la lucrativa. Comentrio: o primeiro objetivo de qualquer negcio deve ser fazer a empresa funcionar. 2. Bons produtos vendem por si mesmo. Comentrio: Nenhum produto vender por si mesmo. Um bom marketing pode vender qualquer produto. 3. Qualquer um pode criar um negcio se o produto aquilo que faz melhor ou adora fazer. Comentrio: As habilidades manuais no tem nada a ver com as habilidades em gerir negcios. 4. mais arriscado ter seu prprio negcio do que trabalhar em uma empresa j estabelecida. Comentrio: Trabalhar para uma empresa colocar seus ovos em uma nica cesta. Ao abrir seu prprio negcio voc ter uma ampla base de clientes que ir gera sua receita e reduzir riscos. 5. Voc deve procurar uma idia inteligente da qual ningum at hoje pensou. Comentrio: Qualidade do produto mais importante que o carter nico de um produto. 6. Voc deve ter muito dinheiro para iniciar. Comentrio: O custo inicial e os anos de trabalho requeridos para abrir um negcio podem ser muito reduzidos usando imaginao e conhecimento especializado. 7. A fim de fazer uma carreira em alguma rea voc deve ter se especializado em uma faculdade. Comentrio: Embora uma graduao ou cursos sejam recomendveis, 80 % das pessoas que fizeram faculdade no esto trabalhando no campo que estudaram. 8. Nunca se deve criar um negcio quando a economia no est bem. Comentrio: Existem muitos exemplos de empresas que iniciaram suas atividades em perodo de depresso econmica. Esperar a hora certa para iniciar um negcio , com certeza, uma forma de nunca iniciar. 9. Voc no deve abrir um negcio onde existe muita concorrncia. Comentrio: O empreendedor que se dedica sria e honestamente ao negcio que ama no deve temer a concorrncia. 10. Voc deve aprender uma outra profisso para servir de plano B caso o negcio no tenha sucesso. Comentrio: Aprender uma nova profisso ir fazer com que se desvie do objetivo do negcio.

-------------------------------------------------------------------------------O EMPREENDEDOR AUTO-ANLISE

O que um empreendedor?

algum que executa aes com empenho, deciso, pacincia e sacrifcios com o objetivo de criar um novo conceito no mercado, uma nova atividade que fornea um benefcio para a sociedade. Distingue-se de outras pessoas por sua capacidade criativa e inovadora, sua grande vontade de realizar e de vencer todos os obstculos que se apresentem.

-------------------------------------------------------------------------------O que necessrio para desenvolver o esprito empreendedor?

Todos somos criativos e o que nos faz falta valor, determinao e viso. Necessita-se tambm ter mais coragem para enfrentar os riscos, mais paixo pelo sonho e mais autoconfiana. Todos temos algo de empreendedor, porm a maioria em estado passivo.

-------------------------------------------------------------------------------Recomendaes para desenvolver o esprito empreendedor

Fazer o que tem que ser feito e no buscar desculpas para no faz-las. Saber levantar-se com mais energia cada vez que tropea. No ficar explicando porque caiu. Ser digno, consciente e mais responsvel por seus atos. Investir todo o tempo que seja necessrio para alcanar seus sonhos.

-------------------------------------------------------------------------------Quais so as caractersticas e hbitos dos empreendedores bem sucedidos?

Alguns profissionais dizem que um empreendedor j nasce feito. Isto no verdade, pois qualquer um pode aprender a ser um empreendedor. Vejamos as caractersticas principais dos empreendedores em sucedidos: Criatividade Inovativo. Muita curiosidade Iniciativa pessoal. Liderana. Tem viso do futuro e sabe planejar. Um forte desejo de realizao. Disposio e energia para suportar uma grande carga de trabalho Est preparado para trabalhar entre 12 a 16 horas por dia, durante seis dias na semana e, algumas vezes, tambm nos domingos e feriados. Controle emocional, isto , sabe controlar adequadamente suas frustraes, assume as responsabilidades de seus atos, consciente de suas possibilidades e limitaes e sabe controlar suas emoes. Persistncia. Tem fora de vontade e auto-disciplina. Alto nvel de energia. Atitudes orientadas a objetivos.

Comprometimento Conhece suas possibilidades e limitaes. Sabe refletir e analisar as causas e conseqncias de suas aes. Desejo de um retorno imediato. Responsvel Muita integridade. Altamente confivel. Independente Exigente Autoconfiana Sabe aceitar riscos Muita habilidade gerencial, de organizao e sabe resolver problemas. Competitivo Tolerncia a erros Sorte. Ajuda o desenvolvimento dos seus funcionrios e pares. Gosta de tomar suas prprias decises

muito solicitado para ajudar outras pessoas a tomar decises. Gosta e sabe relacionar-se bem com pessoas Suporta a presso de prazos. Est consciente que ter que diminuir temporariamente seu padro de vida at que a empresa estabilize.

-------------------------------------------------------------------------------Como saber se serei um empreendedor bem sucedido?

No mundo de negcios no existem garantias, pois no h como eliminar os riscos associados abertura de um novo negcio. Entretanto, possvel melhorar as chances de sucesso com um bom planejamento, preparao e estudo. Avalie inicialmente seus pontos fortes e suas fraquezas. Considere, reflita e avalie as seguintes seis perguntas: 1-Voc tem auto-motivao? Lembre-se que estar sozinho para desenvolver projetos, organizar a equipe e acompanhar os detalhes do projeto. Tocar um negcio exige um alto nvel de responsabilidade. Uma boa dose de automotivao o ajudar a sobreviver aos perodos ruins. 2-Como voc se relaciona com diferentes tipos de pessoas? Donos de empresas necessitam se relacionar profissionalmente com muitas pessoas como: clientes, fornecedores, funcionrios de banco, advogados, contadores, consultores etc. Voc saber lidar com um cliente exigente, com um fornecedor no confivel ou com uma recepcionista mal humorada? 3-Voc sabe tomar decises? Donos de pequenas empresas so constantemente solicitados a tomar decises rpidas e sob presso. 4-Voc tem a energia fsica e emocional para gerenciar um negcio? Ter uma empresa muito bom, porm requer muito trabalho. Voc conseguir trabalhar seis ou sete dias na semana, 12 horas por dia durante vrias semanas? 5-Voc sabe planejar e organizar? As pesquisas indicam que a falta ou um planejamento ruim a causa do fechamento da maior parte

das empresas. Uma boa organizao de finanas, estoques, programaes e produo poder ajudar a evitar muitos erros. 6-Como a empresa ir afetar sua vida familiar?

Os primeiros anos de uma empresa podem ser anos difceis para sua vida familiar. importante que sua famlia entenda as dificuldades iniciais e que voc confie que eles lhe ajudaro durante este tempo difcil. Poder haver dificuldades financeiras at que a empresa torne-se lucrativa. Isto poder demorar meses ou anos. Nestes casos, sua famlia ter que se ajustar a um padro de vida mais baixo. Concluso A deciso de virar empreendedor enfrenta o primeiro desafio na hora de formalizar a empresa. O que preciso fazer primeiro, quanto tempo vai demorar para a empresa ter existncia legal e quanto custar ao investidor so perguntas para as quais ele ter respostas apenas depois que iniciar o processo. Isso porque no existe uma resposta padro. Ela varia do tipo de empresa que se vai abrir, do segmento de atuao e do tempo de tramitao de cada municpio. Se a ideia abrir um restaurante, por exemplo, precisar do aval da Vigilncia Sanitria para funcionar - exigncia que no requerida para outros perfis de empresas que tambm so prestadoras de servios mas no vendem alimentos. Apesar das particularidades, alguns pontos so comuns a todos os novos empreendimentos, como explica Paulo Melchor, consultor do Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). " preciso fazer registros na Junta Comercial, na Receita Federal, na Secretaria da Fazenda, na Previdncia Social e no sindicato de cada categoria econmica", diz. Melchor avalia que a fama de pas burocrtico do Brasil se deve ao fato de que todos esses processos ainda no foram unificados. "O empreendedor precisa levar os mesmos documentos vrias vezes e a diferentes lugares. Seria mais simples se tudo estivesse concentrado em um nico lugar." A boa notcia, segundo o consultor, que a tendncia que essas etapas sero finalmente unificadas. A m que ainda vai levar mais tempo do que seria desejvel. "Acredito que em dois anos esses rgos j estaro unificados e que os trmites podero ser resolvidos pela internet na maioria dos municpios", afirma. Como exemplo do processo de desburocratizao na abertura de empresas ele cita a possibilidade, em So Paulo, de o empresrio unificar o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica) e a inscrio estadual por meio do Sistema Integrado de Licenciamento (Sil). O tempo que isso tudo demora varia, novamente, entre os ramos de atuao. Melchor esclarece que o setor da indstria costuma ser o mais demorado, porque os empreendimentos precisam de registro em outros rgos alm dos j citados e tambm de vistoria prvia. Pode levar de 50 a 70 dias, enquanto que para abrir uma loja de roupas o empreendedor gastar de 30 a 40 dias. J os custos so relativamente baixos. Entre os registros padres, apenas as junta comerciais cobra taxas que, somadas, variam de R$ 75 a R$ 149, dependendo de a empresa ter um nico dono ou ser uma sociedade. O que encarece o procedimento o gasto com o escritrio de contabilidade. "Depois de aberta, a empresa precisar obrigatoriamente de um contador. Como o processo de abertura

burocrtico, a maioria prefere contar com a ajuda desse profissional ainda na fase de abertura", esclarece o consultor do Sebrae. Ateno ao planejamento Burocracia parte, outro ponto que requer ateno na fase de abertura do negcio o planejamento. Antes mesmo de abrir a empresa, o empreendedor deve calcular o porte do investimento a fazer, projetar os gastos que ter e estimar o lucro necessrio para, ao final de um ano, o negcio gerar rentabilidade. "Fluxo de caixa fundamental", enfatiza a professora do Proced - Programa de Capacitao da Empresa em Desenvolvimento da Fundao Instituto de Administrao (FIA), Dariane Castanheiros. "Esses clculos vm junto com o estudo de mercado, que incluem o mapeamento do setor em questo, do pblico alvo e dos concorrentes", diz Dariane. Caso o empreendedor no tenha conhecimentos para fazer sozinho tanto o mapeamento quanto a avaliao financeira, a professora recomenda a ele recorrer a modelos prontos, pedir a ajuda de consultorias e do prprio Sebrae. Abertura de empresa Informaes importantes para se abrir uma empresa Em pesquisa realizada pelo Banco Mundial o Brasil um pas que pode levar cerca de 5 meses para se legalizar uma empresa, mas o desemprego, a vontade de ter um negcio prprio, est levando cada vez mais os brasileiros a embarcar nessa aventura que ser empresrio no pas. Por isso planejar a palavra chave. A seguir passaremos dicas que poder auxiliar quem, por ventura, esteja com idia de alar vo prprio. 1 - Definio A definio da rea exata que vai atuar o primeiro passo para vai abrir uma empresa. Se voc no sabe exatamente o que vai fazer, com certeza no ir longe. Afinal, uma empresa costuma ser e ter a personalidade de seu dono, ento faa uma auto reflexo sobre suas caractersticas pessoais e os tipos de atividade em que voc se destaca. Uma auto-anlise pode ser feita da seguinte forma: fazendo uma lista de suas habilidades e talentos, perguntando a amigos ou pessoas prximas em que tipo de negcio voc se daria bem ou no, procure lembrar as atividades que voc gostava de fazer quando era criana, pergunte-se como utilizar seu tempo em dia perfeito, ateno as necessidades das pessoas tambm poder ser inspirao de um novo produto e tente enxergar as coisas com olhos de empreendedor. 1a - Setores de Atividade Seu futuro negcio vai ter que se fixar basicamente em uma desta trs reas: indstria, comrcio ou servio. Indstria: metalrgica, grfica, confeco, etc. Comrcio: livraria, posto de combustvel, lojas de roupas, etc. Servios: escola de idiomas, clinica de esttica, transporte escolar, consultorias, etc.

Voc poder solicitar ajuda para definio de seu futuro negcio em alguns desses endereos: Sebrae - A entidade oferece todo tipo de informao para quem est abrindo uma empresa, alm de cursos gratuitos e ensina como ter acesso a crdito. Site: www.sebrae.com.br Endeavor - Oferece programas educacionais e material educativo a quem quer abrir um negcio. Site: www.endeavor.com.br Anprotec - uma associao de incubadoras de empresas. Tambm oferece informao e treinamento. Site: www.anprotec.org.br 2 - Sociedade: um bom ou mal negcio? Todos ns j ouvimos falar de sociedades problemticas, mas muita gente se assusta em montar um negcio prprio pelo fato de estar sozinha. Veja bem, um scio muitas vezes poder auxili-lo em decises polmicas, sanar dvidas, ou mesmo no levantamento de recursos para investimentos no negcio. Algumas dicas para evitar problemas com scios: a - Elabore contrato societrio com atribuies para ambas as partes no caso de dissoluo da sociedade. b - Defina a diviso de atividades. c - Defina desde o incio a participao dos lucros de cada scio. d - Impea a interferncia de familiares no andamento da empresa. e - Nunca haja pela emoo seja frio nas questes que diz respeito aos benefcios de seu negcio. Seu scio pode ser seu parente ou amigo, mas nem sempre essas pessoas so as mais indicadas para determinado negcio. Em casos em que a sociedade composta por cnjuges, apenas os cnjuges casados sob o regime de comunho parcial de bens ou de separao total de bens podero ser scios (de acordo com o novo Cdigo Civil). A de se destacar que 80% de todas as sociedades de todo o Brasil so formadas por marido e mulher. 3 - O capital Alm de definir o ramo de atividade, abrir um novo negcio no barato, por isso planeje bem quanto ir gastar para conseguir atravessar os obstculos que vem pela frente. 3a - Quanto custa abrir uma empresa? Sem contar com investimentos em equipamentos aluguel ou compra de imvel, enfim, apenas gastos de legalizao de uma empresa, sendo todo o tramite feito por voc. Segundo estimativa feita por contadores os gastos poder chegar a 900 reais. Porm, como voc est cansado de saber, o Brasil um pais muito burocrtico no que diz respeito a abertura de empresa, ento sempre valer a pena a contratao de um profissional da rea (contador) e no s apenas para a abertura e sim para toda a a seqncia de seu negcio, o contador

poder assessor-lo e as chances de seu negcio dar certo aumenta sensivelmente, a mensalidade de um contador vai depender do seu ramo de atividade. A escolha do contador: saiba antes de contrat-lo se ele j est informatizado, verifique se ele um profissional que se atualiza constantemente, avalie se ele um profissional de confiana pois estar tratando de informaes confidenciais de sua empresa e famlia, confira se ele costuma fazer um contrato de prestao de servio estabelecendo direitos e deveres de ambas as partes. Alm dessas despesas iniciais estudo realizado pelo Sebrae, confirmam que o investimento inicial de uma micro ou pequena empresa varia de 15.000 a 100.000 mil reais. Exemplos: Casa Lotrica: 30.000 Escola de Informtica: 80.000 Estdio Fotogrfico: 17.000 Toda empresa precisa ter alguns equipamentos bsicos, independente da atividade. Computador, impressora, fax, telefone e conexo a internet. 4 - A escolha do nome Evite nomes difceis de se pronunciar, fuja de grias regionais e no caia na armadilha de nomes engraados, procure usar o bom senso. Existem nomes proibidos de se usar, exemplo: Aougue Banespa e assim por diante. Alm de se criar um nome importante se criar uma logo marca que ser a identificao visual de sua empresa, essa logo marca poder ser criada por voc mesmo ou se preferir poder contratar o talento de um design. O custo se desenvolver uma logo marca no costuma ser alto, vale a pena pagar para ter esse servio. se voc tem a inteno de desenvolver um site para sua empresa o primeiro passo registrar o seu domnio (www.nomedasuaempresa.com.br) o equivalente ao INPI virtual. O custo deste registro 30 reais por ano e maiores informaes podero ser obtidas em www.registro.br . 5 - Prazo para legalizao de minha empresa No Brasil se leva em torno de 152 dias para se legalizar uma empresa, confira uma comparao com outros pases: Estados Unidos: 4 dias Canad: 3 dias Austrlia: 2 dias Todas as informaes no que diz respeito a impostos vale a pena ser passada por um contador pois o mesmo lhe informar a carga tributria e a possibilidade de incluso ou no no SIMPLES. 6 - Contratando funcionrios Mesmo que sua empresa tenha apenas um funcionrio importante seguir todas as determinaes previstas na Legislao Trabalhista, como pagamento de INSS, FGTS, 13 salrio e frias. Tudo isso elevar a despesa de seu funcionrio em cerca de 80% alm do valor pago a cada um. Para se contratar funcionrios temporrios s poder ser feito em duas ocasies: substituindo

funcionrios ausentes por um longo perodo ou ser houver um aumento sazonal de trabalho (nos perodos de festas: natal, pscoa, dia das mes). Terceirizao de mo de obra, esse um recurso que est muito utilizado ultimamente, apenas preste ateno na hora de terceirizar, procure empresas que estejam dentro da lei, formalizadas, que paguem seus impostos, encargos trabalhistas de seus funcionrios e que emitam nota fiscal. 7 - Levantando recursos Existem algumas alternativas para se levantar recursos: PROGER URBANO EMPRESARIAL, PROGER INFORMAL, FRANQUIA. Todas as informaes podero ser obtidas pelo site www.bb.com.br . Ou MICROCRDITO no site www.bndes.gov.br . Outra alternativa o banco do povo www.bancodopovo.sp.gov.br . 8 - Divulgao Todo tipo de divulgao para uma empresa se faz necessrio desde anncio em jornais, revistas, rdio ou televiso, porm em incio de atividade, esse custo poder ser invivel. Procure alternativas possveis como a propaganda boca a boca, um baner de seu produto em um site na internet, sempre procurando direcionar para seu pblico alvo. Assim que for possvel contrate uma agncia de propaganda para lhe direcionar o melhor caminho para a divulgao. 9 - Concluso Mas tudo isso s ter resultado se voc acreditar em seu empreendimento, se voc realmente vestir a camisa, se prepare muito bem para tudo que est por vir. Oferea produtos de qualidade com preos justos, atenda o cliente de forma correta oferecendo brindes, promovendo sorteios, enfim, encantando seu cliente, tudo isso de uma forma contnua.

Anda mungkin juga menyukai