Anda di halaman 1dari 1

DESAFIOS

Registre as respostas em seu caderno

75 (Fuvest-SP) Um astronauta foi capturado por habitantes de um planeta hostil e aprisionado numa cela, sem seu capacete espacial. Logo comeou a sentir falta de ar. Ao mesmo tempo, notou um painel como o da figura em que cada quadrado era uma tecla.
@ $ # % & *

62 (PUC-RJ) Considere as afirmaes sobre elementos do grupo IA da Tabela Peridica: I. So chamados metais alcalinos. II. Seus raios atmicos crescem com o nmero atmico. III. Seu potencial de ionizao aumenta com o nmero atmico. IV. Seu carter metlico aumenta com o nmero atmico. Dentre as afirmaes, so verdadeiras: a) I e II b) III e IV c) I, II e IV d) II, III e IV e) I, II, III e IV 73 (Cesgranrio-RJ) O tomo Q tem 36 nutrons e isbaro do tomo R. Considerando que R2 isoeletrnico do tomo Q, qual o nmero de nutrons do tomo R? a) 40 b) 38 c) 36 d) 34 e) 32 74 (UFC-CE) O on positivo estvel (M ) de um determinado elemento (M) possui a seguinte configurao eletrnica no estado fundamental: 1s2 2s2 2p6. Com base nesta informao, correto afirmar que o elemento (M) pertence ao: a) terceiro perodo e ao grupo IA da Tabela Peridica. b) primeiro perodo e ao grupo IIIA da Tabela Peridica. c) primeiro perodo da Tabela Peridica e possui nmero atmico 11. d) grupo IIIA da Tabela Peridica e possui nmero atmico 10. e) primeiro perodo e grupo IA da Tabela Peridica.

63 (UFMG) Comparando o cloro e o sdio, os dois elementos qumicos formadores do sal de cozinha, pode-se afirmar que o cloro: a) mais denso. b) menos voltil. c) tem maior carter metlico. d) tem menor energia de ionizao. e) tem menor raio atmico.

Elemento Configurao eletrnica A 1s2 2s2 2p6 3s1 B 1s2 2s2 2p4 C 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 D 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 E 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 a) O elemento C um gs nobre e o elemento B um halognio. b) Os elementos A e C situam-se, respectivamente, no terceiro e quarto perodos da Tabela Peridica. c) O elemento E um calcognio e situa-se no quinto perodo da Tabela Peridica. d) O elemento B um halognio do segundo perodo, enquanto o elemento D situa-se no sexto perodo da Tabela Peridica. e) O elemento A um metal alcalino-terroso.

72 (U. F. Santa Maria-RS ) Comparando os elementos Ca (Z 20) e Br (Z 35) pode-se afirmar que: a) o raio atmico do Br maior, pois ele tem maior nmero de camadas eletrnicas. b) a energia de ionizao do Ca maior, pois mais difcil retirar um eltron desse elemento do que do Br. c) o Br tem maior afinidade eletrnica pois, com a adio de um eltron, ocorre uma maior liberao de energia. d) o Br mais eletropositivo, pois, no perodo, a eletropositividade aumenta com o aumento do nmero atmico. e) ambos os elementos tm propriedades qumicas semelhantes, pois esto no mesmo perodo.

Apertou duas delas, voltando a respirar bem. As teclas apertadas foram a) @ e # c) $ e % e) & e * b) # e $ d) % e & 76 (UFC-CE) O efeito fotoeltrico consiste na emisso de eltrons provenientes de superfcies metlicas, atravs da incidncia de luz de freqncia apropriada. Tal fenmeno diretamente influenciado pelo potencial de ionizao dos metais, os quais tm sido largamente utilizados na confeco de dispositivos fotoeletrnicos, tais como: fotoclulas de iluminao pblica, cmeras fotogrficas etc. Com base na variao dos potenciais de ionizao dos elementos da Tabela Peridica, qual a alternativa que contm o metal mais suscetvel a exibir o efeito fotoeltrico? a) Fe c) Cs e) Ca b) Hg d) Mg

64 (Uece) Atualmente, para aumentar a absorbncia dos raios ultravioleta por filtros solares, se utiliza o TiO2, que aumenta o valor do fator de proteo solar (F.P.S.) sem afetar os atributos cosmticos do produto. Com relao ao titnio e ao oxignio, podemos afirmar que so, respectivamente: a) metal alcalino e halognio b) metal alcalino e calcognio c) metal de transio e halognio d) metal de transio e calcognio

69 (Uece) So dados abaixo os nveis energticos de valncia de alguns tomos neutros em seus estados fundamentais E 3s 2 3p5 G 5s 2 J 5s 2 5p5 Sobre esses elementos, temos as seguintes informaes: I. Os elementos E e J pertencem ao mesmo grupo e E possui maior eletronegatividade que J. II. O elemento G apresenta maior energia de ionizao. III. Os elementos G e J pertencem ao mesmo perodo e J possui maior afinidade eletrnica que G. Das afirmativas acima, (so) verdadeira(s): a) apenas II b) I, II e III c) apenas I e III d) apenas II e III

Reproduo proibida. Art.184 do Cdigo Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

66 (UFC-CE) Um tomo x tem um prton a mais que um tomo y. Com base nessa informao, qual a afirmativa correta? a) Se y for alcalino-terroso, x ser metal alcalino. b) Se y for um gs nobre, x ser um halognio. c) Se y for um metal de transio, x ser um gs nobre. d) Se y for um gs nobre, x ser metal alcalino.

70 (FEI-SP) Seja n o nmero quntico principal nas configuraes eletrnicas: I. (n 1)s2 (n 1)p6 ns2 np4 II. ns2 np6 III. (n 1)s2 (n 1)p6ns1 Elas podem ser adequadamente associadas aos nveis eletrnicos mais externos de tomos neutros, no estado fundamental, respectivamente, de: a) lantandios, gases nobres e actindios b) metais alcalino-terrosos, metais alcalinos e halognios c) calcognios, gs nobre e metais alcalinos d) elementos de transio, lantandios e halognios e) calcognios, elementos de transio e metais alcalinos

71 (Mackenzie-SP) Se o subnvel mais energtico de um tomo x apresenta o conjunto de nmeros qunticos 3; ml 2 e ms 1 , correto afirmar que: 2

4; l

(
1 . 2

Conveno de spin: primeiro eltron de um orbital tem

67 (U. F. Viosa-MG) Um tomo possui 29 prtons, 34 nutrons e 27 eltrons. Qual a afirmativa incorreta? a) Esse tomo um ction. b) Seu nmero atmico 29. c) Seu nmero de massa 63. d) So necessrios mais 2 eltrons para que se torne eletricamente neutro. e) Esse elemento encontra-se na coluna 14 da Tabela Peridica.

spin (ms ) igual a

68 (Unisinos-RS) Entre as alternativas abaixo, escolha aquela que contm afirmaes exclusivamente corretas sobre os elementos cujas configuraes eletrnicas so apresentadas a seguir:

a) b) c) d) e)

x pertence ao subgrupo 4A. esse subnvel completo apresenta dez eltrons. x apresenta camada de valncia 4f 2. x pertence srie dos lantandios. x elemento de transio externa.

Captulo 5 A CLASSIFICAO PERIDICA DOS ELEMENTOS


29/5/05, 19:11

133

134
Capitulo 05-QF1-PNLEM 134 29/5/05, 19:11

Capitulo 05-QF1-PNLEM

133

Reproduo proibida. Art.184 do Cdigo Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

65 (UFF-RJ) O elemento com Z 117 seria um: a) elemento do grupo do oxignio b) metal representativo c) metal de transio d) gs nobre e) halognio

Anda mungkin juga menyukai