Anda di halaman 1dari 33

Instituto de Educao Superior de Braslia Curso de Relaes Pblicas Ps-graduao de Assessoria em Comunicao Pblica

Gerenciamento de Crise - O Caso Cespe

Luana Moreira Peixoto

Orientador: Prof. Joo Jos Forni

Braslia, maro de 2006 Luana Moreira Peixoto

Gerenciamento de Crise- O Caso Cespe

Estudo de Caso entregue como exigncia para a concluso do curso de Ps-Graduao de Assessoria em Comunicao Pblica do Instituto de Educao Superior de Braslia IESB.

Orientador: Joo Jos Forni

Braslia, maro de 2006

Luana Moreira Peixoto

Gerenciamento de Crise- O Caso Cespe

Conceito:_____________________________________ Joo Jos Forni

Coordenadora: _________________________________ Elizabeth Brando

Braslia, maro de 2006

Sumrio Resumo ................................................................................................................................... I 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Introduo........................................................................................................................ 1 Metodologia ..................................................................................................................... 2 Por que o Correio Braziliense? ....................................................................................... 3 O que crise ................................................................................................................... 4 O que o Cespe ?........................................................................................................... 9 A crise e o Cespe .......................................................................................................... 10 O que o Cespe fez para gerenciar a crise? ................................................................... 12 Anlise das entrevistas .................................................................................................. 13 Como a imagem do Cespe foi afetada? ........................................................................ 15

10. Concluso...................................................................................................................... 16 11. Bibliografia ..................................................................................................................... 17

Resumo O estudo de caso em questo visa analisar o CESPE (Centro de Seleo e de Promoo de Eventos) a fim de entender como se deu o gerenciamento da comunicao, no caso de crise ocorrido no Centro aps denncia de suposta fraude em concursos pblicos promovidos pelo CESPE. Para checar de que forma a comunidade do Distrito Federal assimilou a notcia, foi realizada pesquisa por amostragem onde foram aplicados 426 questionrios. O resultado da pesquisa mostrar a percepo do pblico, em relao aos fatos, alm abrir as janelas do efeito da crise para a prpria Universidade de Braslia ( UnB).

1.

Introduo O CESPE da Universidade de Braslia uma Instituio pblica sem fins lucrativos,

cujas atividades esto voltadas criao, realizao, manuteno e ao desenvolvimento das atividades de ensino (transmisso de conhecimentos), de pesquisa (produo de novos conhecimentos) e de extenso (prestao de servios comunidade). O CESPE, criado na dcada de 70, teve sua imagem ameaada, em razo de investigao nos concursos pblicos organizados pela instituio, aps ter sido descoberta quadrilha que fraudava alguns concursos e vestibulares do pas, promovidos pelo Centro. Em 22 de maio de 2005, o Centro promoveu o concurso para agente penitencirio federal. Durante a prova, a Polcia Civil do DF, que j investigava o caso h algum tempo, prendeu 57 pessoas, entre elas 34 candidatos. De acordo com o Cespe, a fraude seria improvvel, pois o Centro teria elaborado e aplicado trs provas diferentes por sala e somente 10 pessoas tiveram contato com o contedo, durante o processo de elaborao do teste.. O impasse da existncia ou no da fraude no Cespe continua sendo amplamente divulgado pela mdia, podendo afetar seriamente a sua imagem. Assim, este estudo de caso objetiva avaliar a posio da sociedade neste contexto, isto , o que a comunidade Brasiliense pensa sobre este assunto e como ela v o cespe aps a crise desencadeada com a denuncia de fraude em concursos, noticiada em 22 de maio de 2005.

2.

Metodologia Foi realizada uma pesquisa por amostragem, de forma quantitativa com questes

estruturadas, entrevistas fechadas em forma de questionrios, com abordagem linear e respostas previstas de forma dar subsdio ao estudo de caso. Usando a metodologia para a populao infinita, na proporo, ( n = Z P Q / e ), com margem de erro ( e ) de 5%, sucesso da hiptese ( P ) de 50%, fracasso da hiptese ( Q ) de 50% e grau de confiana de 95%, que d uma distribuio padronizada ( Z ) de 1,96. A amostra de 385 questionrios vlidos o que levou aplicao de 425 formulrios no perodo de setembro a outubro de 2005 de forma aleatria em todas as regies administrativas do Distrito Federal. Alm da pesquisa foi realizada anlise do Jornal Correio Braziliense de maio a junho de 2005, para se entender de que maneira a mdia noticiou o caso no Distrito Federal e anlise de clipping da Agncia de Notcias da prpria UnB, para avaliar o gerenciamento de veiculao da notcia na mdia. Paralelamente a essa anlise, foi realizada pesquisa bibliogrfica em livros, artigos e cases para melhor embasar o estudo em questo.

3.

Por que o Correio Braziliense? A histria do Correio Braziliense acompanha a histria de Braslia. Inaugurados na

mesma data, 21 de abril de 1960, o jornal sempre esteve frente das notcias polticas e dos assuntos da comunidade. O jornal resgata o nome do mais antigo jornal brasileiro, lanado em 1 de junho de 1808 por Hiplito Jos da Costa, em Londres. Em abril de 2000, no 65 th Anual E&P/ inma Marketing Awards Competition, o mais importante prmio internacional de marketing na industria de jornais, as campanhas do jornal a Renovao e resgate de ex-assinantes e Wellcome Package, conquistaram o 1 lugar na categoria Printed Material: Readership, concorrendo com mais de 1.500 trabalhos de 30 pases. O Correio Braziliense consolidou-se como o mais influente jornal da capital federal e um dos mais importantes do Pas, conquistando inmeros prmios ao longo da histria. Em 2000, ganhou o prmio Esso de Contribuio Imprensa por uma atitude indita e ousada, que marcou o jornalismo: ao descobrir que havia cometido erro numa matria, publicou no dia seguinte, na primeira pgina, a manchete O Correio Errou, desculpando-se com os leitores e com as instituies envolvidas. Como se tratava de uma distino que s podia ser concedida pela Comisso de Seleo, eis o trecho do Comunicado que anunciou a concesso: A Comisso de Seleo decidiu conceder o PREMIO ESSO DE MELHOR CONTRIBUIO IMPRENSA ao jornal CORREIO BRAZILIENSE, pela coragem e ineditismo demonstrados ao editar a manchete O CORREIO ERROU, reconhecendo a incorreo das informaes veiculadas tambm em manchetes no dia anterior.( Quem quem no jornalismo de economia- pg 335 e 336) * O Correio Braziliense hoje o jornal de maior circulao da Capital Federal com 70 mil exemplares dirios . O perfil de seu leitor jovem, 31% est na faixa dos 20 a 29 anos, de classe socioeconmica alta ( 24% de seus leitores pertencentes a classe A e 39% a classe B). Entre os leitores, 45% possui nvel mdio e 27% nvel superior e o pblico composto tanto pelo sexo masculino (52%) como feminino. Isto faz do jornal um veculo de comunicao voltado para as camadas de melhor posio social com enfoque em temas mais elitizados.

O erro do Correio Braziliense ocorreu no dia 03/08/2000 quando publicou a chamada de 1 pgina para um escndalo envolvendo o Banco do Brasil e ento o assessor da Presidncia da Repblica Eduardo Jorge. A matria era toda equivocada, cheia de erros primrios pelo que desculparam o reprter e os editores. Da a manchete em 04/08/00: O Correio Errou.

4.

O que crise Crise diferente de problema. um acontecimento imprevisvel e que pode provocar

prejuzos significativos a uma empresa e, conseqentemente, aos seus integrantes. Se mal administrada, pode prejudicar a credibilidade e a imagem da instituio.

(www.oquintopoder.com.br). A primeira atitude numa situao de crise agir com rapidez, de modo a identificar a crise, analis-la, verificar sua amplitude e tomar as providncias necessrias para amenizar suas conseqncias. De acordo com Lopes (apud FORNI, 2002, p.363), "qualquer coisa negativa que escape ao controle da empresa e ganhe visibilidade" pode se tornar uma crise. Conforme Wilcox, D.L. e Phillip, H.A, a melhor definio de crise aquela

determinada pela Pacific Telesis, uma empresa do grupo Pacific Bell, em seu manual sobre comunicao de crise. O manual diz que crise um evento ou uma srie de eventos extraordinrios que afetam adversamente a integridade do produto, a reputao ou a estabilidade financeira da organizao; ou a sade ou bem-estar dos funcionrios, da comunidade, ou do pblico em geral. Sob a viso de MAMOU(1992, 74/75) Quando uma crise explode, o amor passa a segundo plano. preciso apagar o fogo. E como toda crise tambm crise de comunicao, todos os atores da crise devem falar, explicar e manter a iniciativa sob pena de sair mais morto que vivo. Mas a tambm, o saber fazer o que conta. O autor diz tambm que as crises se expressam segundo modelos que lhes permitem serem reconhecidos pelos meios de comunicao: elas se transformam em espetculo. um perfeito circulo vicioso. (MAMOU: 1992, 21) Nos casos de crise, cresce de importncia a Comunicao, que dever contribuir para preservar, proteger e, muitas vezes, reconstruir a imagem da Instituio. necessrio que os fatos sejam informados aos rgos de Comunicao assim que ocorram. Para isso necessrio treinar porta-vozes, mobilizar postos de atendimento e responder os questionamentos da imprensa.O gerenciamento de comunicao em tempo de crise passa a ser encarado, hoje, pelas empresas como uma ferramenta decisiva no seu planejamento de comunicao e marketing. Todo o trabalho e os investimentos na imagem da empresa

podem ir gua abaixo quando acontecem episdios negativos, principalmente os inesperados, e necessitam de uma verso rpida e esclarecedora para a mdia.(FORNI: 2002). Para John Birch,(1993, 09) crise um evento imprevisvel, que, potencialmente, provoca prejuzo significativo a uma organizao ou empresa e, logicamente, a seus empregados, produtos, condies financeiras, servios e sua reputao. Otto Lerbinger em seu livro The Crisis Manager( pg 4) define crise como um evento que traz ou tem potencial para trazer organizao uma futura ruptura em sua lucratividade, seu crescimento e, possivelmente, sua prpria existncia. De acordo com o site www.crisisexperts.com( 08 de agosto de 2005) Institute for Crisis Management classifica crise como uma ruptura empresarial significante que estimula grande cobertura da mdia. O resultado do exame minucioso feito pelo pblico afetar as operaes normais da organizao podendo ter um impacto poltico, legal, financeiro ou governamental nos negcios . Dentro das crises, uma que se destaca a crise de imagem. De acordo com o livro O que uma crise de imagem, um dos maiores estudiosos e um dos precursores da administrao de crises no mundo, Ian Mitroff diz que Em contraste com os desastres naturais, sobre os quais freqentemente temos pouco controle, falhas humanas provocam crises em funo de aes ou de inaes imprprias. Em princpio, falhas humanas podem ser previstas e, exatamente por esse motivo, o pblico se sente escandalizado quando elas ocorrem. Teoricamente, podemos nos sentir ultrajados pela me natureza com a ocorrncia de um terremoto ou um tufo, mas no com a mesma intensidade que ns sentimos quando contemplamos uma exploso trgica, por exemplo, como a da aeronave espacial Challenger, que resultou na perda de sete vidas. O que Ian Mitroff ressalta que, em ltima instancia, todas as falhas humanas podem ser evitadas, ao contrrio dos desastres naturais. Por isso, provocam uma reao muito mais adversa. ( ROSA:2001,23) A crise de imagem constitui um conjunto de eventos que pode atingir o patrimnio mais importante de qualquer entidade ou personalidade que mantenha laos estreitos com pblico: a credibilidade, a confiabilidade, a reputao. (ROSA: 2001,23). As crises normalmente tm o potencial de desestruturar operaes, diminuir vendas,

criar problemas com o governo, desmotivar os empregados, obrigar o pagamento de indenizaes, arranhar a imagem da instituio, enfim, prejudicar a empresa de diversos modos. Isto gera reflexo na percepo dos pblicos prioritrios em relao instituio e conseqentemente abala sua reputao e credibilidade. A mdia, nesse sentido, tem um poder incrvel de dar visibilidade a fatos positivos ou negativos, e claro que quando se fala de problemas o destaque maior. Quando noticiada a crise, os arranhes na imagem se tornam maiores e causam um estrago imenso nas empresas, principalmente com o mundo da globalizao e comunicao em que vivemos. De acordo com (Roberto Castro Neves, 2000, p. 20), pouco a pouco a imprensa foi tomando as dores da opinio pblica. Por idealismo e porque, defender as causas populares, vendia jornal. Outro fator, a velocidade com que as crises afetam pessoas ou organizaes. No passado, quando um fato negativo afetava algum, existia uma grande defasagem de tempo at que o pblico tomasse conhecimento e o mercado reagisse. Isso acabou. O ambiente de difuso das notcias est mudando rapidamente. Alm da amplitude de alcance, existe uma enorme diversidade de canais, mdia e interlocutores. (FORNI, 2002, pg. 367). Por isso, deve haver trabalho integrado e forte na tentativa de minimizar os estragos da crise, pois se as crises forem bem administradas, elas normalmente no causam tantos danos empresa. "A maioria das crises de imagem, se bem administrada, pode ser superada [...]" (FORNI, 2002, p.363). Todas as grandes organizaes passaram por muitas crises. Perderam dinheiro, mas sobreviveram. E o que as manteve vivas no foi apenas o trabalho dos advogados nos tribunais. Foi precisamente a fora de sua imagem e o trabalho consistente feito junto a inmeros pblicos. (NEVES, 2000, p. 37).

5.

Como gerenciar uma crise Uma caracterstica das crises empresariais serem inesperadas. Est tudo

aparentemente bem e, de repente, o inferno se instala. Inesperadas mas no imprevisveis. Necropsias de vrias crises empresariais tm mostrado que muitas delas deram sinais importantes antes de aparecerem. Problemas reportados pelas auditorias que no foram acompanhados, indcios significativos que no foram levados a srio. Processos sem qualificao, operaes de risco calculado, rotinas fatigadas, recursos humanos

desprezados, reclamaes de clientes desdenhadas, boatos no investigados, no acreditar em bruxas, embriagues do sucesso, etc. enfim, ovos de serpentes chocados debaixo do tapete ( NEVES, 2000, p. 116) Para vrios autores prevenir melhor que remediar. A preveno a melhor forma de administrar uma crise de imagem. A empresa deve sempre estar ciente de seus pontos fracos, que onde as crises geralmente comeam e traar metas para caso o problema inicie. Apesar disso, ainda assim, poucas instituies disponibilizam tempo, recursos humanos e financeiros e, principalmente, esforo para tentar prever e administrar, no campo da comunicao social, crises que eventualmente resultem de suas atividades operacionais. Muitas crises empresariais poderiam ter sido evitadas se as organizaes tivessem processos adequados para detectar indicadores de antecedncia . ( NEVES, 2000, p. 117) muito importante a integrao de todas as reas da empresa nesse processo de detectar os pontos fracos. Durante a crise, importante que exista comunicao interna forte e bem trabalhada para que todas as reas estejam informadas e saibam do posicionamento da diretoria da empresa. Planejar a comunicao necessrio. Os benefcios do planejamento para a organizao so inmeros. E planejar baratssimo. (NEVES, 2000, p. 91) O porta-voz da empresa outro ponto fundamental no momento de crise. O melhor que um nico porta-voz seja eleito para que todas as informaes sobre o problema sejam transmitidas imprensa por uma nica pessoa. Desta maneira, a organizao evita que informaes incorretas ou desencontradas sejam repassadas para a mdia. Falhas na comunicao durante esses processo podem gerar novos questionamentos da empresa e at mesmo novas crises.

O porta-voz deve conhecer profundamente a empresa e o problema. Deve saber expressar-se, passar credibilidade ao falar, manter-se calmo mesmo sob forte presso e ter sido treinado para lidar com a imprensa (FORNI, 2002, p.375). Nas situaes graves de crise, principalmente em temas polmicos e de grande repercusso, quem deve assumir o comando da dinmica das informaes a empresa e no a mdia. Se a mdia toma a iniciativa, ser muito difcil reverter o processo. Ao assumir o comando, adotar uma atitude realista e no tentar minimizar os fatos; comunicar as ms notcias de uma s vez e mostrar com transparncia as providncias para resolver a crise. ( FORNI, 2002, ). Por isso, em caso de crise, a empresa no pode deixar, de forma nenhuma, o jornalista sem resposta sobre algum fato e nem omitir o problema. Deve admiti-lo quando grave e informar sobre as medidas tomadas ou desmenti-lo quando a ao no for verdica. Outro ponto importante que a empresa deve observar a informao interna. Os funcionrios precisam estar bem informados sobre a crise, para que no saiam sendo eles os repercussores do problema.

6.

O que o Cespe ? O Cespe um rgo pblico, um dos maiores realizadores de concursos pblicos no

pas. Nasceu na dcada de 1970, sob o nome de Comisso Permanente de Concurso Vestibular da Universidade de Braslia (Copev). Na poca a misso era organizar apenas o acesso instituio. Em 1987, a Copev se transformou na Diretoria de Acesso ao Ensino Superior, que esporadicamente prestava algum tipo de consultoria aos rgos que precisavam contratar servidores. H 14 anos tornou-se Cespe no s para realizar o vestibular como tambm outros processos seletivos: selees simplificadas para empresas privadas e concursos pblicos em todo o Brasil. Entre janeiro de 1997 e maio de 2004, o Cespe realizou 244 concursos. De acordo com o Instituto, em toda sua histria, o Cespe no teve nenhum processo anulado. O Cespe comeou com trs concursos pblicos anuais e hoje realiza cerca de 80 por ano. O Cespe fica localizado no subsolo da ala norte do Instituto Central de Cincias (ICC) no campos da UnB em Braslia. O Centro tambm organiza o Programa de Avaliao Seriada (PAS), prepara capacitaes e treinamento para funcionrios, avaliao de projetos e consultorias. O Cespe parte integrante da UnB, ele tem autonomia e gera recursos que so aplicados integramente na Universidade.

7.

A crise e o Cespe No dia 22 de maio de 2005, o Cespe, instituio ligada UnB, ganhou repercusso

nacional aps ser relacionada Mfia dos Concursos, que fraudava concursos pblicos e vestibulares de todo o pas. A Polcia Civil do DF deflagrou a operao Galileu para prender o suposto grupo de fraudadores. O jornal Correio Braziliense de 19/10/2005 informa que mais de cem pessoas foram detidas. O Ministrio Pblico Federal denunciou 44 acusados 10 Vara Federal de Braslia. Destes, 28 por formao de quadrilha e estelionato, e 16 por serem beneficirios do esquema. Ex-funcionrio da grfica do Cespe, Fernando Leonardo Oliveira Arajo acusado de repassar para candidatos as respostas da prova para o concurso do Tribunal de Justia do Distrito Federal (TJDF) em 2003. Ele teria agido com a mulher, Carlimi Argenta de Oliveira. Os dois respondem a processo por lavagem de dinheiro, formao de quadrilha e violao de sigilo profissional. De acordo com o Correio Braziliense de 25/07/2005, Carlimi seria o contato com Hlio Ortiz, apontado como o lder do bando. No processo em que ru, Ortiz disse ter ajudado a ingressar no tribunal de 30 a 40 pessoas. At agora, a PCDF chegou aos nomes de 25. O advogado dele, Weber Teixeira, disse que seu cliente no vendeu gabaritos para as pessoas que movem processo contra o TJDF. Ele diz que todos se conheceram em fruns de discusso de concurseiros na Internet. Em entrevista ao jornal Correio Braziliense de 24/05/2005, a Diretora do Cespe, Romilda Macarine, afirmou que uma sindicncia interna j estaria apurando as acusaes. No tem ningum mais interessado em esclarecer esses fatos que o Cespe. Temos uma reputao a zelar. Nossa imagem vai ficar arranhada em um primeiro momento, mas com o desencadear das investigaes tudo ficar claro, disse. De acordo com Andr Augusto Castro, Editor Online da Assessoria de Comunicao da UNB, em matria publicada em 23 de maio quem chega ao Cespe da UnB depara-se logo com a dificuldade de acesso s instalaes. Todas as portas so fechadas e tm interfones. Alm disso, a maior parte das salas s acessvel mediante cadastro da impresso digital e h cmeras por todos os lados. Tudo isso para garantir a lisura nos concursos e a credibilidade que o Cespe ganhou ao longo dos anos. No entanto, de acordo com o Correio Braziliense, a Polcia Civil do Distrito Federal

10

(PCDF) concluiu na manh da quarta-feira de 1 de junho o inqurito policial que investigava a quadrilha que fraudava diversos concursos pblicos em todo o pas. Foram 106 indiciados por estelionato entre eles, supostos integrantes do grupo e candidatos acusados de se beneficiar com a ao dele. Alm disso, 30 pessoas devero responder tambm por crimes de formao de quadrilha. Segundo o diretor de Comunicao Social da PCDF, delegado Miguel Lucena, o inqurito foi concludo durante uma reunio entre delegados do Departamento de Atividades Especiais (Depate). Apesar de pronto, investigaes e depoimentos deveriam continuar. No entanto o Cespe no conseguiu nesse primeiro momento amenizar a crise, a notcia foi amplamente divulgada pela mdia local e nacional e as notcias a cada dia incriminam mais o centro.

11

8.

O que o Cespe fez para gerenciar a crise? O primeiro erro do Cespe com a crise foi no ter escolhido um porta-voz nico. De

acordo com Rodrigo Caetano, chefe da assessoria de imprensa da UnB, como eles foram pegos de surpresa, e o Cespe no tinha assessoria de comunicao estruturada, no conseguiram nomear o melhor responsvel para falar pela instituio. Para tentar minimizar os efeitos da crise eles tentaram estabelecer um contato direto com os jornalistas, colocando os diretores para falarem em coletivas. No entanto, a partir do momento que as denncias aumentavam e os jornalistas davam o recorte que queriam para o que era dito, os diretores e o prprio reitor comearam a se recusar a dar entrevistas na hora. Assim, a polcia passou a ser a principal fonte para os jornalistas. Nesse sentido, foi colocado um jornalista da assessoria de comunicao da UnB em cada delegacia responsvel pela averiguao do caso. Esse passo foi imprescindvel para que o Cespe pudesse acompanhar em tempo real o que a imprensa estaria divulgando. Depois, os jornalistas foram convidados a conhecer o Cespe. No dia 24 de maio foi mostrado imprensa com transparncia o processo de elaborao e correo das provas dos concursos realizados pelo rgo. Equipes de reprteres, fotgrafos e cinegrafistas da Assessoria de Comunicao da UnB , das TVs Record, Bandeirantes, Globo e Rede TV, e dos jornais impressos Correio Braziliense e Jornal de Braslia puderam entrar em salas somente freqentadas por um nmero restrito de funcionrios do prprio Cespe. A visita foi guiada pelo diretor acadmico do centro, o professor Mauro Rabelo, que afastou qualquer possibilidade de fraude interna em relao ao concurso realizado no domingo, 22 de maio, para o cargo de agente penitencirio federal. A equipe da UnB visitou trs salas: a principal ou de espera, uma menor onde so elaboradas as provas e a grfica. Em todas elas, h isolamento acstico e proibido o uso de celular. Outros locais no puderam ser vistos, pois neles havia materiais sigilosos. Os prximos passos do Cespe para tentar recuperar a imagem da UnB sero grandes. Alm de estabelecer canal direto de comunicao interna e externa, eles pretendem construir novo portal e lanar um jornal.

12

9.

Anlise das entrevistas Por meio de uma pesquisa por amostragem, com amostra de 385 questionrios

vlidos o que levou aplicao de 425 formulrios no perodo de setembro a outubro de 2005 de forma aleatria em todas as regies administrativas do Distrito Federal chegou-se a verificao de que Independente do gnero, a populao pesquisada tem opinio semelhante a respeito da crise no Cespe. A exceo das questes que envolvem sentimento, observa-se que o gnero feminino se mostra mais incrdulo quanto honestidade da instituio. Em relao classe socioeconmica, observa-se que h uma similaridade de comportamento entre as classes quanto ao conhecimento do Cespe. H uma pequena queda no percentual das respostas positivas nos extremos das classes, ou seja, na de menor e de maior poder aquisitivo. Este fato pode ser explicado no caso da classe inferior pelo menor acesso informao e na de maior, pelo desinteresse pelos trabalhos realizados pelo Centro, visto que as classes que menos realizaram concursos promovidos pelo Cespe, so as das classes citadas acima. A resposta referente ao conhecimento da denncia vem corroborar com o fato, j que somente cerca de 4,5% das classes que ganham at R$300,00 e daquelas que ganham mais que R$ 10.000,00 tiveram conhecimento da denuncia de fraude no Cespe. No entanto quando analisada em relao participao nos concursos, 77,8% dos entrevistados com renda acima de R$ 10.000,00 participariam de algum processo de seleo organizado pelo Cespe e 52,4% daqueles com renda at R$ 300,00 no participariam. A maioria dos entrevistados, independente da classe social, ficou sabendo da denncia por meio da televiso, haja vista que hoje ela o meio de comunicao de maior alcance. Nota-se a presena forte da informao por meio do rdio, na classe socioeconmica inferior. O jornal impresso, apesar de ainda ser um meio de comunicao de pouca abrangncia de massa, se destaca na classe com renda acima de R$ 10.000,00, onde 5,6% dos entrevistados disseram ser o meio de informao pelo qual ficaram sabendo da denncia. Quando se trata da anlise envolvendo de raa ou cor dos entrevistados, interessante observar que mesmo trabalhando com sistema de cotas para negros em

13

vestibulares, 52,2% dos entrevistados da raa/ cor preta acreditam que a UnB est envolvida na denncia. No entanto esta parcela ainda bem menor que a dos entrevistados da cor/ raa branca que em 65,3% dos questionrios declararam o sim como resposta. Em relao ocupao, os entrevistados que mostram mais credibilidade nas denncias foram os estudantes(79,6%), enquanto apenas a metade dos funcionrios pblicos acreditaram totalmente. As demais categorias apresentaram comportamento similar.

14

10.

Como a imagem do Cespe foi afetada? A imagem do Cespe, de acordo com o assessor de imprensa do centro foi bastante

afetada. Uma central de concursos vive basicamente de credibilidade. No momento em que a seriedade e confiabilidade do centro comeam a ser questionados, torna-se vulnervel o principal ativo de uma instituio que trabalha com dados sigilosos. A perda de cliente e receita um dos maiores agravantes. Uma empresa como o Cespe no tem estrutura nem histria para resistir a um ataque coordenado pela mdia, principalmente pois sua atuao est limitada a Braslia. A gravidade da situao confirmada na pesquisa de opinio realizada, que revela que 62% dos entrevistados acreditaram no envolvimento da Universidade de Braslia- UnB no processo de fraude, no entanto cerca de 71% participou dos processos de seleo organizados pelo Cespe. A pesquisa mostra que por mais que haja o envolvimento do Cespe nas denncias, os pesquisados ainda assim continuariam participando das selees visto que a procura pelas oportunidades oferecidas nos vestibulares e concursos aumenta a cada dia. Este fato pode ser explicado, entre outros pela referncia da UnB em qualidade de ensino e respeitabilidade.

15

11.

Concluso A crise no Centro de Seleo e Promoo de Eventos da Unb - CESPE com a

denncia de fraudes em seus concursos assim como todas as crises, veio de forma inesperada deixando atnita a populao que tinha confiana plena na Instituio. A populao foi amplamente informada pela mdia, de toda a questo nos seus diversos momentos. Nestas circunstncias procurou-se, neste estudo, avaliar o impacto destas denncias nas diversas camadas socioeconmicas da populao do Distrito Federal. A quase totalidade da populao pesquisada, independente da condio

socioeconmica, cor/raa, grau de instruo, j tinha visto falar do CESPE e teve conhecimento da denncia de fraude. O que surpreende que, embora cerca de dois teros dos pesquisados acreditem totalmente na denncia e no envolvimento da Universidade de Braslia, o que comprova que a denncia afetou o centro, ainda assim, 70% participaria de um processo seletivo promovido pelo CESPE. Este fato pode ser explicado, entre outros fatos, pela imagem positiva que a Universidade de Braslia vem apresentando ao longo da sua existncia, citada como

referncia em qualidade de ensino. Assim, o ativo de credibilidade da UnB preservou o Cespe. Outro ponto que, com a alta taxa de desemprego, a populao levada a se inscrever em todos os concursos. Dessa forma a credibilidade do Cespe no foi to abalada.

16

12. Bibliografia CALDINI, Alexandre. Como gerenciar a crise. Exame, n 2, p. 116-118, So Paulo, jan. 2000. DUARTE Jorge e BARROS Antnio. Mtodos e tcnicas de pesquisa em comunicao. So Paulo: Atlas, 2005. FORD, Anbal. Navegaes, comunicao, cultura e crise. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999. FORNI, Joo Jos. Artigo Quando a crise bate a sua porta. FORNI, Joo Jos. Comunicao em tempo de crise. In: DUARTE, Jorge. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mdia - Teoria e tcnica. 2a. ed. So Paulo, Atlas, 2003, p.363-388. MAMOU, Yves. A culpa da imprensa! Ensaio sobre a fabricao da informao. So Paulo: Marco Zero, 1992. WILCOX, D.L, PHILLIP, H.A, AGEE, W.K. & CAMERON, GT. Public Relations - Strategies and Tactics . 6 edio. Nova York, 2000. ROSA Mario. A Sndrome de Aquiles. So Paulo: Gente, 2001. SUSSKIND, Lauwrence & FIELD, Patrick. Em Crise com a Opinio Pblica. So Paulo: Futura, 1997.

17

ANEXOS

ANEXO I FORMULRIO DE PESQUISA

Pesquisa de Opinio Centro de Seleo e de Promoo de Eventos - Cespe

Instituto de Educao Superior de Braslia Iesb Curso Ps-graduao Assessoria de Comunicao Pblica

N DA FICHA

PARTE A - DADOS PESSOAIS 1 - Sexo 2 Faixa Etria 1 - 18 a 24 anos 1 - masculino 2 - 25 a 34 anos 2 - Feminino 3 - 35 a 49 anos 4 - 50 a 60 anos 5 - acima de 60 anos

3 Cor ou Raa 1 - Branca 2 - Preta 3 - Amarela 4 - Parda/mulata 5 - ndigena

4 Grau de instruo 1 - 1 grau incompleto 2 - 1 grau completo 3 - 2 grau incompleto 4 - 2 grau completo 5 - Superior incompleto 6 - Superior completo

5 Estado Civil 1 - solteiro 2 - casado 3 - separado 4 - vivo

PARTE B OCUPAO E RENDIMENTO 1 Ocupao 2 Renda familiar 1 - No trabalha 1 - At R$300,00 2 - De R$301,00 a R$900,00 2 - Empregado 3 - De R$901,00 a R$1.500,00 3 - Profissional liberal 4 - Empresrio 4 - De R$1.501,00 a R$3.000,00 5 - Estudante 5 - De R$3.001,00 a R$5.000,00 6 - Funcionrio pblico 6 - De R$5.000,00 a R$10.000,00 7 - Aposentado 7 - Acima de R$10.000,00

PARTE C - OPINIO 2 J fez algum 1 J ouviu falar do Cespe vestibular/concurso pelo CESPE 1 - Sim 1 - Sim 2 - No 2 - No

3 Se sim o que voc achou do Cespe como promotor de vestibular/concurso 1 - timo 2 - Bom 3 - Regular 4 - Pssimo

4 Voc teve 5 Se sim como voc conhecimento da ficou sabendo da denncia de denncia fraude nos 1 - Televiso concursos 2 - Rdio realizados pelo 3 - Jornal CESPE 4 - Revista 5 - Amigos 1 - Sim 6 - Mais de um 2 - No

6 Qual foi a sua reao quando tomou conhecimento da denncia 1 - acreditou totalmente 2 - acreditou parcialmente 3 - no acreditou

7 Hoje voc participaria de um processo de realizado pelo Cespe 1 - Sim 2 - No

8 Caso voc participasse de um processo de seleo pelo CESPE voc acreditaria na instituio 1 - totalmente 2 - parcialmente 3 - no acreditaria

9 Voc acha que a UnB est envolvida nesta denncia

1 - Sim 2 - No

Data:

/ 2005

ANEXO II RESULTADOS

Quadro 1- Sexo X Opinio- Distrito Federal/2005

Em %

Questes Sim J OUVIU FALAR DO CESPE? No Total Sim J FEZ ALGUM CONCURSO PELO CESPE? No Total O QUE ACHOU DO CESPE COMO PROMOTOR DE CONCURSO? timo Bom Regular Pssimo Total Sim No Total Televiso Rdio Jornal Amigos Mais de um Total Acreditou totalmente Acreditou parcialmente No acreditou Total Sim No Total Totalmente Parcialmente No acreditaria Total Sim No Total

Sexo Masculino Feminino 92,2 7,8 100,0 68,2 31,8 100,0 18,9 46,8 22,5 11,7 100,0 93,3 6,7 100,0 53,8 2,1 7,0 2,1 35,0 100,0 55,6 38,2 6,3 100,0 70,3 29,7 100,0 19,3 59,3 21,4 100,0 51,7 48,3 100,0 96,7 3,3 100,0 74,5 25,5 100,0 17,1 58,8 19,4 4,6 100,0 94,9 5,1 100,0 48,1 2,3 2,3 1,9 45,5 100,0 65,9 31,5 2,6 100,0 72,6 27,4 100,0 13,3 67,0 19,7 100,0 68,8 31,2 100,0

Total 95,1 4,9 100,0 72,3 27,7 100,0 17,7 54,7 20,5 7,0 100,0 94,3 5,7 100,0 50,1 2,2 3,9 2,0 41,8 100,0 62,3 33,8 3,9 100,0 71,8 28,2 100,0 15,4 64,3 20,3 100,0 62,9 37,1 100,0

TEVE CONHECIMENTO DA DENNCIA DE FRAUDE

COMO FICOU SABENDO DA DENUCIA?

QUAL FOI SUA REAO?

VC PARTICIPARIA DE PROCESSO DE SELEO? VC ACREDITARIA NA INSTITUIO? ACHA QUE A UNB EST ENVOLVIDA?

Fonte: Pesquisa de Opinio Centro de Seleo e de Promoo de Eventos - Cespe

Quadro 2- Estado Civil X Opinio - Distrito Federal/2005


Questes J OUVIU FALAR DO CESPE? J FEZ ALGUM CONCURSO PELO CESPE? O QUE ACHOU DO CESPE COMO PROMOTOR DE CONCURSO? TEVE CONHECIMENTO DA DENUNCIA DE FRAUDE? COMO FICOU SABENDO DA DENUCIA? Sim No Total Sim No Total timo Bom Regular Pssimo Total Sim No Total Televiso Rdio Jornal Amigos mais de um Total Acreditou totalmente Acreditou parcialmente No acreditou Total Sim No Total Totalmente Parcialment e No acreditaria Total Sim No Total Solteiro 97,3 2,7 100,0 79,1 20,9 100,0 18,4 53,7 21,1 6,8 100,0 94,2 5,8 100,0 49,8 2,8 5,1 2,3 40,1 100,0 65,3 32,4 2,3 100,0 76,8 23,2 100,0 10,5 71,2 18,3 100,0 68,9 31,1 100,0 Estado Civil Casado Separado 92,1 92,6 7,9 7,4 100,0 100,0 66,5 48,0 33,5 52,0 100,0 100,0 15,4 26,7 55,6 53,3 20,5 20,0 8,5 ,0 100,0 100,0 94,4 92,0 5,6 8,0 100,0 51,9 ,6 2,5 1,3 43,7 100,0 62,3 32,7 5,0 100,0 65,8 34,2 100,0 19,6 55,7 24,7 100,0 57,3 42,7 100,0 100,0 50,0 8,3 4,2 4,2 33,3 100,0 44,0 48,0 8,0 100,0 72,0 28,0 100,0 25,0 62,5 12,5 100,0 48,0 52,0 100,0 Vivo 100,0 ,0 100,0 75,0 25,0 100,0 20,0 80,0 ,0 ,0 100,0 100,0 ,0 100,0 25,0 ,0 ,0 ,0 75,0 100,0 37,5 50,0 12,5 100,0 50,0 50,0 100,0 37,5 50,0 12,5 100,0 50,0 50,0 100,0

Em %
Total 95,1 4,9 100,0 72,3 27,7 100,0 17,7 54,7 20,5 7,0 100,0 94,3 5,7 100,0 50,1 2,2 3,9 2,0 41,8 100,0 62,3 33,8 3,9 100,0 71,8 28,2 100,0 15,4 64,3 20,3 100,0 62,9 37,1 100,0

QUAL FOI SUA REAO?

VC PARTICIPARIA DE PROCESSO DE SELEO?

VC ACREDITARIA NA INSTITUIO?

ACHA QUE A UNB EST ENVOLVIDA?

Fonte: Pesquisa de Opinio Centro de Seleo e de Promoo de Eventos - Cespe

Quadro 3- Faixa Etria X Opinio - Distrito Federal/2005


Quetes J OUVIU FALAR DO CESPE? J FEZ ALGUM CONCURSO PELO CESPE? O QUE ACHOU DO CESPE COMO PROMOTOR DE CONCURSO? TEVE CONHECIMEN TO DA DENUNCIA DE FRAUDE? Sim No Total Sim No Total timo Bom Regular Pssimo Total Sim No Total Televiso Rdio Jornal Amigos mais de um Total Acreditou totalmente Acreditou parcialmen te No acreditou Total Sim No Total Totalment e Parcialme nte No acreditaria Total Sim No Total 18 a 24 anos 94,3 5,7 100,0 81,0 19,0 100,0 19,8 52,8 21,7 5,7 100,0 93,4 6,6 100,0 54,2 4,2 2,5 4,2 34,7 100,0 69,5 27,1 3,4 100,0 76,0 24,0 100,0 9,4 75,2 15,4 100,0 66,7 33,3 100,0 25 a 34 anos 98,0 2,0 100,0 80,3 19,7 100,0 17,8 51,9 20,9 9,3 100,0 93,2 6,8 100,0 51,4 2,1 7,1 ,7 38,6 100,0 67,4 31,3 1,4 100,0 72,9 27,1 100,0 11,1 65,3 23,6 100,0 67,8 32,2 100,0 Faixa Etria 35 a 49 anos 92,4 7,6 100,0 64,1 35,9 100,0 17,9 60,3 16,7 5,1 100,0 94,9 5,1 100,0 46,0 ,9 1,8 1,8 49,6 100,0 52,2 41,6 6,2 100,0 68,4 31,6 100,0 22,5 56,8 20,7 100,0 56,6 43,4 100,0 50 a 60 anos 96,9 3,1 100,0 34,4 65,6 100,0 ,0 66,7 25,0 8,3 100,0 100,0 ,0 100,0 48,4 ,0 3,2 ,0 48,4 100,0 48,4 45,2 6,5 100,0 64,5 35,5 100,0 31,3 50,0 18,8 100,0 48,4 51,6 100,0 + de 60 anos 75,0 25,0 100,0 33,3 66,7 100,0 ,0 ,0 ,0 ,0 ,0 100,0 ,0 100,0 33,3 ,0 ,0 ,0 66,7 100,0 66,7 ,0 33,3 100,0 66,7 33,3 100,0 33,3 33,3 33,3 100,0 33,3 66,7 100,0

Em %
Total 95,0 5,0 100,0 72,1 27,9 100,0 17,8 54,8 20,3 7,1 100,0 94,3 5,7 100,0 50,4 2,2 4,0 2,0 41,5 100,0 62,3 33,7 3,9 100,0 71,9 28,1 100,0 15,5 64,4 20,1 100,0 62,7 37,3 100,0

COMO FICOU SABENDO DA DENUCIA?

QUAL FOI SUA REAO?

VC PARTICIPARIA DE PROCESSO DE SELEO? VC ACREDITARIA NA INSTITUIO? ACHA QUE A UNB EST ENVOLVIDA?

Fonte: Pesquisa de Opinio Centro de Seleo e de Promoo de Eventos Cespe

Quadro 4- Grau de instruo X Opinio - Distrito Federal/2005


Questes J OUVIU FALAR DO CESPE? J FEZ ALGUM CONCURSO PELO CESPE? O QUE ACHOU DO CESPE COMO PROMOTOR DE CONCURSO? TEVE CONHECIME NTO DA DENUNCIA DE FRAUDE? COMO FICOU SABENDO DA DENUCIA? Sim No Total Sim No Total timo Bom Regular Pssimo Total Sim No Total 1 incompleto 90,0 10,0 100,0 45,0 55,0 100,0 42,9 21,4 21,4 14,3 100,0 70,0 30,0 100,0 66,7 11,1 ,0 ,0 22,2 100,0 44,4 50,0 5,6 100,0 58,8 41,2 100,0 15,8 52,6 31,6 100,0 55,6 44,4 100,0 1 completo 92,3 7,7 100,0 30,8 69,2 100,0 20,0 60,0 20,0 ,0 100,0 100,0 ,0 100,0 53,8 15,4 ,0 ,0 30,8 100,0 61,5 23,1 15,4 100,0 53,8 46,2 100,0 50,0 25,0 25,0 100,0 36,4 63,6 100,0 Grau De Instruo 2 2 incompleto completo 83,3 92,2 16,7 7,8 100,0 100,0 39,1 59,8 60,9 40,2 100,0 7,7 53,8 30,8 7,7 100,0 95,7 4,3 100,0 58,3 4,2 4,2 4,2 29,2 100,0 60,9 21,7 17,4 100,0 75,0 25,0 100,0 21,7 65,2 13,0 100,0 47,8 52,2 100,0 100,0 14,1 54,9 25,4 5,6 100,0 91,2 8,8 100,0 53,7 1,1 3,2 4,2 37,9 100,0 70,4 27,6 2,0 100,0 74,3 25,7 100,0 19,0 58,0 23,0 100,0 64,4 35,6 100,0 Superior Incompleto 99,2 ,8 100,0 86,4 13,6 100,0 16,5 58,3 19,4 5,8 100,0 95,8 4,2 100,0 53,9 1,7 3,5 2,6 38,3 100,0 59,8 37,6 2,6 100,0 77,1 22,9 100,0 8,6 75,0 16,4 100,0 68,6 31,4 100,0

Em %
Superior completo 96,6 3,4 100,0 82,2 17,8 100,0 19,0 55,4 17,4 8,3 100,0 97,9 2,1 100,0 40,8 ,7 5,6 ,0 52,8 100,0 61,3 35,9 2,8 100,0 68,3 31,7 100,0 14,4 64,7 20,9 100,0 62,4 37,6 100,0 Total 95,1 4,9 100,0 72,3 27,7 100,0 17,7 54,7 20,5 7,0 100,0 94,3 5,7 100,0 50,1 2,2 3,9 2,0 41,8 100,0 62,3 33,8 3,9 100,0 71,8 28,2 100,0 15,4 64,3 20,3 100,0 62,9 37,1 100,0

Televiso Rdio Jornal Amigos mais de um Total Acreditou totalmente QUAL FOI Acreditou SUA parcialmente REAO? No acreditou Total VC Sim PARTICIPARI No A DE PROCESSO Total DE SELEO? VC Totalmente ACREDITARI Parcialmente A NA No INSTITUIO acreditaria ? Total ACHA QUE A Sim UNB EST No ENVOLVIDA? Total

Fonte: Pesquisa de Opinio Centro de Seleo e de Promoo de Eventos Cespe

Quadro 5- Ocupao X Opinio - Distrito Federal/2005


Ocupao Prof. Liberal / Empres Estudante Autnom rio o 100,0 75,0 98,0 ,0 25,0 2,0 100,0 100,0 100,0 59,1 40,0 86,0 40,9 60,0 14,0 100,0 100,0 100,0 7,1 50,0 17,8 78,6 50,0 53,3 14,3 ,0 20,0 ,0 ,0 8,9 100,0 100,0 100,0 90,9 100,0 96,0 9,1 ,0 4,0 100,0 40,0 ,0 5,0 5,0 50,0 100,0 66,7 100,0 71,4 ,0 ,0 ,0 28,6 100,0 60,0 100,0 46,9 2,0 4,1 6,1 40,8 100,0 79,6

Em %
Total Aposentado 85,7 14,3 100,0 ,0 100,0 100,0 ,0 ,0 ,0 ,0 ,0 100,0 ,0 100,0 66,7 ,0 ,0 ,0 33,3 100,0 66,7 95,0 5,0 100,0 72,4 27,6 100,0 17,7 55,3 20,2 6,8 100,0 94,2 5,8 100,0 49,6 2,2 4,0 2,0 42,1 100,0 62,5

Questes

No trabalha Sim No Total Sim No Total timo Bom Regular Pssimo Total Sim No Total Televiso Rdio Jornal Amigos mais de um Total Acreditou totalment e Acreditou parcialme nte No acreditou Total Sim No Total Totalmen te Parcialm ente No acreditari a Total Sim No Total 96,0 4,0 100,0 60,0 40,0 100,0 13,3 53,3 26,7 6,7 100,0 88,0 12,0 100,0 70,8 8,3 4,2 ,0 16,7 100,0 58,3

Emprega do 93,8 6,2 100,0 73,8 26,2 100,0 16,4 53,2 20,5 9,9 100,0 93,3 6,7 100,0 49,3 2,5 5,4 2,0 40,9 100,0 63,4

Func. Pblico 98,9 1,1 100,0 78,4 21,6 100,0 20,3 58,0 21,7 ,0 100,0 96,6 3,4 100,0 43,5 1,2 1,2 ,0 54,1 100,0 50,6

J OUVIU FALAR DO CESPE? J FEZ ALGUM CONCURSO PELO CESPE? O QUE ACHOU DO CESPE COMO PROMOTOR DE CONCURSO? TEVE CONHECIMENT O DA DENUNCIA DE FRAUDE?

COMO FICOU SABENDO DA DENUCIA?

QUAL FOI SUA REAO?

25,0 16,7 100,0 72,0 28,0 100,0 25,0 50,0 25,0 100,0 58,3 41,7 100,0

34,6 2,0 100,0 70,2 29,8 100,0 14,6 63,4 22,0 100,0 61,1 38,9 100,0

28,6 4,8 100,0 72,7 27,3 100,0 9,5 71,4 19,0 100,0 59,1 40,9 100,0

33,3 6,7 100,0 53,3 46,7 100,0 33,3 53,3 13,3 100,0 60,0 40,0 100,0

20,4 ,0 100,0 78,0 22,0 100,0 4,2 79,2 16,7 100,0 88,0 12,0 100,0

43,5 5,9 100,0 77,0 23,0 100,0 21,6 63,6 14,8 100,0 54,7 45,3 100,0

33,3 ,0 100,0 60,0 40,0 100,0 ,0 66,7 33,3 100,0 66,7 33,3 100,0

33,8 3,7 100,0 72,1 27,9 100,0 15,6 64,8 19,6 100,0 62,8 37,2 100,0

VC PARTICIPARIA DE PROCESSO DE SELEO?

VC ACREDITARIA NA INSTITUIO?

ACHA QUE A UNB EST ENVOLVIDA?

Fonte: Pesquisa de Opinio Centro de Seleo e de Promoo de Eventos Cespe

Quadro 6- Cor ou Raa X Opinio - Distrito Federal/2005

Em %

Cor ou Raa Questes J OUVIU FALAR DO CESPE? J FEZ ALGUM CONCURSO PELO CESPE? O QUE ACHOU DO CESPE COMO PROMOTOR DE CONCURSO? TEVE CONHECIMENTO DA DENUNCIA DE FRAUDE? COMO FICOU SABENDO DA DENUCIA? Sim No Total Sim No Total timo Bom Regular Pssimo Total Sim No Total Televiso Rdio Jornal Amigos mais de um Total Acreditou totalmente Acreditou parcialmente No acreditou Total Sim No Total Branca 94,2 5,8 100,0 69,7 30,3 100,0 14,6 58,4 19,1 7,9 100,0 96,2 3,8 100,0 49,4 3,4 5,5 1,3 40,4 100,0 68,9 28,1 3,0 100,0 67,6 32,4 100,0 Preta 96,2 3,8 100,0 69,2 30,8 100,0 22,2 50,0 22,2 5,6 100,0 80,8 19,2 100,0 43,5 4,3 13,0 ,0 39,1 100,0 50,0 41,7 8,3 100,0 60,9 39,1 100,0 Amarela 95,7 4,3 100,0 78,3 21,7 100,0 26,3 52,6 15,8 5,3 100,0 91,3 8,7 100,0 61,9 ,0 ,0 4,8 33,3 100,0 54,5 40,9 4,5 100,0 86,4 13,6 100,0 Parda / Mulata 96,0 4,0 100,0 75,8 24,2 100,0 21,0 49,5 22,9 6,7 100,0 93,6 6,4 100,0 51,7 ,0 ,0 3,3 45,0 100,0 52,5 42,6 4,9 100,0 79,0 21,0 100,0 Indgena 100,0 ,0 100,0 100,0 ,0 100,0 100,0 ,0 ,0 ,0 100,0 100,0 ,0 100,0 100,0 ,0 ,0 ,0 ,0 100,0 ,0 100,0 ,0 100,0 ,0 100,0 100,0 100,0 ,0 ,0 100,0 100,0 ,0 100,0 Total 95,0 5,0 100,0 72,0 28,0 100,0 18,1 54,5 20,2 7,2 100,0 94,2 5,8 100,0 50,5 2,3 4,0 2,0 41,3 100,0 61,9 34,2 4,0 100,0 71,5 28,5 100,0 15,7 63,9 20,4 100,0 62,5 37,5 100,0

QUAL FOI SUA REAO?

VC PARTICIPARIA DE PROCESSO DE SELEO? VC ACREDITARIA NA INSTITUIO?

Totalmente 13,0 20,8 27,3 16,9 Parcialmente 62,8 54,2 68,2 67,7 No 24,2 25,0 4,5 15,3 acreditaria Total 100,0 100,0 100,0 100,0 ACHA QUE A Sim 65,3 52,2 76,2 56,5 UNB EST No 34,7 47,8 23,8 43,5 ENVOLVIDA? Total 100,0 100,0 100,0 100,0 Fonte: Pesquisa de Opinio Centro de Seleo e de Promoo de Eventos Cespe

Quadro 7- Renda Familiar X Opinio - Distrito Federal/2005

Em %

Questes J OUVIU FALAR DO CESPE? J FEZ ALGUM CONCURSO PELO CESPE? O QUE ACHOU DO CESPE COMO PROMOTOR DE CONCURSO? TEVE CONHECIME NTO DA DENUNCIA DE FRAUDE? COMO FICOU SABENDO DA DENUCIA? Sim No Total Sim No Total timo Bom Regular Pssimo Total Sim No Total Televiso Rdio Jornal Amigos mais de um Total Acreditou totalmente Acreditou parcialmente No acreditou Total Sim No Total Totalmente Parcialmente No acreditaria Total Sim No Total

Renda Familiar R$ 301,00 R$ 901,00 R$ 1.501,00 R$ 3.001,00 at a a a a R$ 300,00 R$ 900,00 R$ 1.500,00 R$ 3.000,00 R$ 5.000,00 85,7 92,8 95,0 98,0 96,2 14,3 7,2 5,0 2,0 3,8 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 40,0 63,2 75,0 74,3 75,9 60,0 36,8 25,0 25,7 24,1 100,0 47,1 29,4 11,8 11,8 100,0 95,0 5,0 100,0 57,1 19,0 ,0 ,0 23,8 100,0 50,0 40,0 10,0 100,0 47,6 52,4 100,0 35,0 40,0 25,0 100,0 65,0 35,0 100,0 100,0 22,4 46,9 22,4 8,2 100,0 89,6 10,4 100,0 55,6 4,8 3,2 3,2 33,3 100,0 63,1 30,8 6,2 100,0 70,8 29,2 100,0 15,2 60,6 24,2 100,0 63,1 36,9 100,0 100,0 8,0 58,0 30,0 4,0 100,0 90,0 10,0 100,0 50,9 1,8 5,3 3,5 38,6 100,0 48,3 46,6 5,2 100,0 71,2 28,8 100,0 16,7 60,0 23,3 100,0 54,2 45,8 100,0 100,0 19,0 51,9 19,0 10,1 100,0 96,1 3,9 100,0 54,0 1,0 3,0 1,0 41,0 100,0 65,0 33,0 2,0 100,0 72,0 28,0 100,0 14,3 66,3 19,4 100,0 67,7 32,3 100,0 100,0 18,3 55,0 21,7 5,0 100,0 96,2 3,8 100,0 46,7 ,0 5,3 2,7 45,3 100,0 63,2 32,9 3,9 100,0 77,2 22,8 100,0 11,8 73,7 14,5 100,0 57,7 42,3 100,0

R$ 5.001,00 a R$ 10.000,00 96,9 3,1 100,0 80,3 19,7 100,0 5,9 72,5 13,7 7,8 100,0 98,5 1,5 100,0 42,2 ,0 3,1 1,6 53,1 100,0 69,2 29,2 1,5 100,0 74,2 25,8 100,0 11,1 65,1 23,8 100,0 67,2 32,8 100,0

> R$ 10.000,00 89,5 10,5 100,0 77,8 22,2 100,0 28,6 50,0 21,4 ,0 100,0 100,0 ,0 100,0 44,4 ,0 5,6 ,0 50,0 100,0 66,7 27,8 5,6 100,0 77,8 22,2 100,0 16,7 72,2 11,1 100,0 66,7 33,3 100,0

Total 95,2 4,8 100,0 72,3 27,7 100,0 17,5 54,7 20,6 7,2 100,0 94,6 5,4 100,0 50,3 2,3 3,8 2,0 41,7 100,0 61,9 34,1 4,0 100,0 72,1 27,9 100,0 15,0 64,6 20,4 100,0 62,8 37,2 100,0

QUAL FOI SUA REAO?

VC PARTICIPARI A DE PROCESSO DE SELEO? VC ACREDITARI A NA INSTITUIO ? ACHA QUE A UNB EST ENVOLVIDA?

Fonte: Pesquisa de Opinio Centro de Seleo e de Promoo de Eventos Cespe

Anda mungkin juga menyukai