Anda di halaman 1dari 9

AULA 2. TEORIA GERAL DOS RECURSOS 1.

Objetivos da aula: Nesta aula, sero analisados alguns princpios recursais, os requisitos de admissibilidade dos recursos, tanto intrnsecos quanto extrnsecos, e o juzo exercido a respeito dos mesmos, alm de uma introduo sobre os efeitos dos recursos e o mrito recursal. A partir destes conceitos, os alunos sero instigados a aferir as suas evidentes conseqncias prticas1, e como estrategicamente eles se inter-relacionam e so manuseados no sistema jurdico. O objetivo deste encontro tambm que o aluno seja apto a distinguir a admissibilidade do mrito recursal, e como os efeitos dos recursos incidem em ambos. 2. Princpios: 2.1.Princpio do duplo grau de jurisdio: para grande parte da doutrina, no constitui garantia constitucional, pois, alm de inexistir previso expressa (h referncia do texto constitucional apenas competncia dos tribunais para julgamento de recursos), a prpria CF/88 admite hipteses de instncia nica (competncia originria dos Tribunais Superiores, por exemplo). Entretanto, importante ressaltar que este princpio
est nsito ao sistema e no pode ser suprimido, representando um dos pilares do regime democrtico de direito controle da atividade estatal por meio dos recursos e relacionando-se inclusive ao devido processo legal2

2.2. Princpio da Taxatividade recursos esto expressamente previstos em lei (CPC, lei dos Juizados Especiais Cveis, dentre outras); 2.3. Princpio da unirrecorribilidade ou unicidade do recurso: para cada deciso h apenas um recurso adequado. Deve-se considerar, neste contexto, a possibilidade de decomposio da deciso em diferentes captulos (CPC, art. 498).
1

BARBOSA MOREIRA. Jos Carlos. Que significa no conhecer de um recurso. Revista Forense. Vol. 333, pp. 83-95. 2 DINAMARCO, Cndido Rangel. Instituies de direito processual civil. v. 1. So Paulo: Malheiros editores, 2001, p. 240.

2.4. Princpio da fungibilidade recursal: se d diante da existncia de zona cinzenta sobre o recurso cabvel, tendo como requisitos a dvida objetiva, ausncia de erro grosseiro, e respeito ao prazo. 3. Questes gerais sobre os recursos O recurso, cabvel na mesma relao processual em que houver sido proferida a deciso impugnada, um ato de inconformismo mediante o qual a parte pede nova deciso, diferente daquela que lhe desagrada. A interposio de um recurso instaura no processo um novo procedimento, ainda na fase de conhecimento, um procedimento recursal destinado produo de novo julgamento sobre a matria impugnada, evitandose o advento da precluso temporal3. So atos sujeitos a recursos as sentenas, decises interlocutrias, despacho e acrdos, sendo excludos deste rol os despachos de mero expediente, sem contedo decisrio recorrvel. S quem interpe recurso a parte vencida (nus processual), que teve prejuzo ocasionado pela deciso (sucumbncia), o que origina o seu interesse em obter julgamento mais vantajoso em grau de recurso, anulando ou revertendo a deciso anterior. Nesta seara, importante que o aluno tenha em mente a teoria dos captulos de sentena, a seguir exemplificada em um caso concreto por Dinamarco: Se peo reintegrao de posse em cmulo com indenizao, o dispositivo da sentena que julgar o mrito dever conter um preceito referente a cada um desses pedidos, ou seja, dois captulos de sentena um julgando a possessria e outro, a indenizatria. Se peo 100 e a sentena me concede 80, isso significa que o juiz acolheu a minha pretenso a obter 80 e julgou improcedente a pretenso a obter os outros 20 (decomps, portanto, um pedido que formalmente era uno). No primeiro caso j a demanda vinha colocada em captulos (cmulo de pedidos) e no segundo, no. Mesmo assim, uma singela operao mental de abstrao conduz clarssima percepo de que nos dois casos o julgado continha captulos4.

DINAMARCO, Cndido Rangel. A nova era do processo civil. 2 ed. So Paulo: Malheiros, 2007, pp. 115-116. 4 DINAMARCO, Cndido Rangel. Captulos de sentena. So Paulo: Malheiros, 2006, p. 10.

Sendo vencidos autor e ru, ao recurso interposto por qualquer deles poder aderir a outra parte (recurso adesivo, previsto no art. 500 do CPC). O recurso adesivo fica subordinado ao recurso principal, e no ser conhecido se houver desistncia ou se o recurso principal for declarado inadmissvel ou deserto. Ademais, o recurso adesivo ser interposto perante a autoridade competente para admitir o recurso principal, no prazo de que a parte dispe para responder, sendo admissvel apenas na apelao, nos embargos infringentes, no recurso extraordinrio e no recurso especial. O julgamento dos recursos pode se dar coletivamente, por rgo colegiado, ou por juzo monocrtico, sendo interessante neste quesito atentar para a gradual expanso dos poderes do relator explicitada nos arts. 557 e 558 do CPC. Quanto s distines entre a admissibilidade e o mrito recursal, importante ressaltar que a primeira pressuposto lgico para o segundo; ou seja, o recurso precisa ser admitido e conhecido para ser provido ou ter negado seu provimento. Caso no seja conhecido, no poder analisar-se o mrito. Na maioria das vezes o juzo a quo (juzo de origem) que realiza o processamento do recurso, com triagem a partir dos requisitos de admissibilidade recursal exercida previamente remessa ao Tribunal, embora haja casos em que o recurso interposto diretamente perante o juzo ad quem (2 instncia), como o caso do agravo de instrumento. Em segunda instncia, ainda quanto admissibilidade, o relator do recurso exerce seu controle monocrtico (seguimento) e a turma julgadora o seu controle colegiado (conhecimento). Quando no Tribunal no se conhece o recurso, prevalece a deciso de 1 instncia, que tendo julgado o mrito da causa produz coisa julgada material. Por outro lado, o acrdo que no mrito julga o recurso pode substitu-lo por nova deciso (reforma) ou anul-lo, neste ltimo caso remetendo o processo primeira instncia para o advento de nova deciso do juiz.

Para interpor um recurso, a parte deve preencher alguns requisitos, intrnsecos e extrnsecos. 4. Requisitos de admissibilidade dos recursos (preliminares do recurso): Os requisitos de admissibilidade dos recursos podem classificar-se em dois grupos: intrnsecos (concernentes prpria existncia do poder de recorrer) e extrnsecos (relativos ao modo de exerc-lo). So requisitos genricos, embora a lei possa dispenslos em algumas hipteses, como ocorre com a desnecessidade de preparo no agravo retido, embargos de declarao, e recursos interpostos pelo Ministrio Pblico, Unio, Estados, Municpios e respectivas autarquias, que gozam de iseno legal5. 4.1. Requisitos intrnsecos: Cabimento e adequao Interesse recursal: sucumbncia Legitimidade recursal Inexistncia de fato impeditivo (CPC, art. 881, caput) ou extintivo (CPC, arts.

502 e 503) 4.2. Requisitos extrnsecos: Tempestividade Preparo Regularidade formal

5. Efeitos dos recursos Suspensivo: suspende os efeitos da deciso impedindo a sua consumao at o julgamento do recurso. Sendo a sentena condenatria, o efeito suspensivo obsta a execuo provisria da deciso.

BARBOSA MOREIRA, Jos Carlos. Comentrios ao Cdigo de Processo Civil. V.5, 12 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2005, p. 263 e ss.

Devolutivo: comum a todos os recursos, este efeito adia a formao da coisa julgada e propicia o exame do mrito do recurso6, sendo considerado sob duas perspectivas, a de sua extenso (plano horizontal) e profundidade (plano vertical). o Extenso: pedido (tantum devolutum quantum apelatum) art. 515, caput e 3. o Profundidade: fundamentos (causa de pedir) - 1 e 2 do art. 515. A extenso da apelao determinada pelo pedido do recorrente, que decide qual

ser a abrangncia da matria a ser impugnada e o mbito de devolutividade do recurso interposto ao Tribunal (mxima tantum devolutum quantum apellatum). Pode a apelao ser integral ou parcial (art. 505), incidindo sobre alguns ou todos os captulos da sentena, sempre dependendo da disposio de vontade do apelante, que dever definir a extenso de seu recurso (nus de pedir). o que dispe o caput do art. 515 do CPC: a apelao devolver ao tribunal o conhecimento da matria impugnada. Alm do pedido de recurso (pretenso recursal), deve o recorrente apresentar as suas razes, ou seja, os fundamentos de sua irresignao, relacionados profundidade cognitiva dos recursos. Dentro dos limites da extenso do recurso (da a relao de interdependncia entre extenso e profundidade), o Tribunal analisar a sua fundamentao, sendo a profundidade dessa anlise admitida de forma ampla pela legislao processual civil brasileira. Se o autor deduzir vrios fundamentos para o pedido (declarao de nulidade de certido da dvida ativa - porque constituda irregularmente e por inconstitucionalidade do tributo, por exemplo), e o juiz acolher em sentena a pretenso por apenas um dos fundamentos, a apelao do ru permite ao Tribunal o exame do outro, pois devolver toda a matria discutida e suscitada em primeiro grau (ampla atividade cognitiva sobre questes j debatidas). Os 1 e 2 do art. 515 do CPC determinam que sero objeto de apreciao e julgamento pelo tribunal todas as questes suscitadas e discutidas no processo, ainda
6

Alm dos efeitos devolutivo e suspensivo dos recursos, Nelson Nery defende a existncia dos efeitos translativo, expansivo e substitutivo. (JUNIOR, Nelson Nery. Princpios Fundamentais Teoria Geral dos Recursos. 3 ed. So Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 1996, p. 375-414).

que a sentena no as tenha julgado por inteiro, e, quando o pedido ou a defesa tiver mais de um fundamento e o juiz acolher apenas um deles, a apelao devolver ao tribunal o conhecimento dos demais7. A profundidade do efeito devolutivo, assim, independe da fundamentao expressamente aduzida em sede de apelao, podendo levar em considerao outras questes j discutidas e suscitadas no processo. Ressalta Bedaque, todavia, que a amplitude deste efeito est limitada pela causa de pedir deduzida na Inicial (limite objetivo da demanda), sendo inadmissvel qualquer inovao que represente surpresa para a parte contrria, que no teve oportunidade de exercer o contraditrio a respeito da matria (julgamento extra petita, considerado nulo por violao regra de congruncia da sentena ao pedido). Bedaque traa um paralelo entre a extenso do efeito devolutivo e o pedido do recurso, e entre a profundidade deste efeito e os fundamentos aduzidos pela parte recorrente8.

6. Anlise de caso Carlos Alcntera, recm-formado em medicina, resolve se casar com Lourdes e usar suas economias para a aquisio do primeiro imvel: um apartamento na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, em Copacabana. O apartamento adquirido precisava de alguns reparos, e Carlos resolveu contratar os servios do engenheiro e arquiteto Marcos Pereira para a reforma do imvel. Ocorre que vrias clusulas do contrato de prestao de servios ajustado entre as partes foram descumpridas. Carlos acusa o arquiteto Marcos de ter atrasado a entrega das obras, desrespeitado o projeto original, alm de ter causado danos ao vizinho do andar abaixo ao quebrar a tubulao de gua durante a reforma da cozinha.
7

Nelson Nery considera que estes dois pargrafos do art. 515 consagram o carter bilateral do efeito devolutivo, em benefcio comum das partes. (In - Princpios Fundamentais Teoria Geral dos Recursos. 3 ed. So Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 1996, p. 363). 8 BEDAQUE, Jos Roberto dos Santos. Apelao: questes sobre admissibilidade e efeitos. IN Aspectos polmicos e atuais dos recursos cveis (Coord. Nelson Nery Junior e Teresa Arruda Alvim Wambier), v. 7, So Paulo: RT, 2003, pp. 460.

Marcos, por sua vez, alega que Carlos no efetuou o pagamento dos servios, faltando ainda 5 parcelas de R$ 7.500,00. Alm disso, diante das alteraes do projeto que na verso de Marcos teriam sido autorizadas verbalmente pelo proprietrio Carlos, o arquiteto teve custos adicionais na execuo das obras, que no foram tambm adimplidos. Marcos tambm alega que vem sendo difamado por Carlos para vrios clientes. Em outubro de 2007 Marcos ingressou com demanda judicial contra Carlos, deduzindo trs pedidos na inicial: pagamento das parcelas faltantes, ressarcimento de despesas e lucros cessantes, a ttulo de danos materiais, e danos morais. A sentena, aps a fase de instruo probatria, acolheu apenas os pedidos de pagamento das parcelas faltantes e ressarcimento das despesas, sendo improcedente o pedido de lucros cessantes e danos morais. Marcos apelou to somente quanto a um dos dois no atendidos (lucros cessantes), de forma que aquele captulo no impugnado (danos morais) tornou-se imutvel e a pretenso respectiva foi definitivamente rejeitada, sendo inadmissvel o seu exame em sede recursal (coisa julgada material).

Exerccio: Como visto na discrio do caso, houve sucumbncia recproca, e apenas uma das partes (no caso, o autor) apelou, de forma que os captulos da sentena a ele favorveis e no atacados pelo ru no integram a extenso do efeito devolutivo, assim como o captulo que lhe foi contrrio e no recorrido, de forma que ambos no sero analisados pelo Tribunal, pois a apelao interposta no os abrange. Considere, entretanto, que no Tribunal tenha havido o reconhecimento, em matria recursal, de carncia da ao por ilegitimidade recursal ativa, pois a empresa a que pertencia o arquiteto no foi includa no plo ativo da demanda processual. Qual o alcance desta deciso? Restringe-se ao que foi devolvido ou atinge a matria no impugnada, parte favorvel e parte desfavorvel ao recorrente, que se tornara imutvel?

Atividade: A seguir, sero transcritas algumas opinies doutrinrias e cada aluno dever aderir a uma delas e justificar o porque da no adoo das demais. possvel a adoo de critrios mistos, constantes em mais de uma posio doutrinria, desde que coerentes entre si. A) Para Bedaque, o captulo da sentena no abrangido na extenso do efeito devolutivo do
recurso no ser atingido pela profundidade cognitiva do Tribunal (profundidade limitada pela extenso), em face do prprio princpio da demanda, segundo o qual a atividade jurisdicional s atua mediante provocao e nos limites fixados pela parte (CPC, arts. 2 e 262), alm de considerar Bedaque a proibio da reformatio in peius9.

B) Para Barbosa Moreira, nesse caso seria necessrio o ajuizamento de ao rescisria para
atingir o captulo da sentena que no foi objeto da extenso do efeito devolutivo da apelao, e transitou em julgado10.

C) Cndido Rangel Dinamarco, por sua vez, defende que essa contradio lgica entre
captulos vlidos e imutveis, de um lado, e captulos nulos, de outro, referentes a uma mesma sentena, plenamente possvel, pois a coisa julgada visa a solucionar problemas de ordem eminentemente prtica e no lgica11.

D) Nelson Nery entende que havendo questes de ordem pblica (como as condies da ao
e os pressupostos processuais), que devem ser conhecidas de ofcio pelo juiz, em qualquer tempo e grau de jurisdio (CPC, art. 267, 3), o efeito devolutivo substitudo pelo efeito translativo, que transfere ao Tribunal o conhecimento de todas as questes, independentemente do pedido do recorrente, pois nesse caso estaria afastado o princpio dispositivo.12

Bibliografia Obrigatria:

BEDAQUE, Apelao cit, pp. 464. BARBOSA MOREIRA, Jos Carlos. Correlao entre o pedido e a sentena. RePro n 83, ano 21, julho-set/1996 11 DINAMARCO, Cndido Rangel. Captulos de Sentena. So Paulo: Malheiros editores, 2002, p. 113. 12 JUNIOR, Nelson Nery. Princpios Fundamentais Teoria Geral dos Recursos. 3 ed. So Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 1996, p. 409-410.
10

- DINAMARCO, Cndido Rangel. A nova era do processo civil. 2 ed. So Paulo: Malheiros, 2007, pp. 142-159 (17p). - CPC, art. 496-513.

Anda mungkin juga menyukai