Anda di halaman 1dari 13

Ministrio d

Decreto

n.

DL 268/2012 2012.05.30 A Lei n. 85/2009, de 27 de agosto, veio estabelecer o alargamento da idade de cumprimento da escolaridade obrigatria at aos 18 anos e consagrar a universalidade da educao pr-escolar para as crianas a partir dos cinco anos de idade. Importa adaptar gradualmente o regime legal existente ao alargamento da escolaridade obrigatria, definindo as medidas necessrias para o seu cumprimento efetivo. O cumprimento da escolaridade de 12 anos ter de ser relevante para o progresso social, econmico e cultural de todos os portugueses. Este processo deve ser seguro, contnuo e coerente, garantindo a promoo da qualidade e da exigncia no ensino e o desenvolvimento de todos os alunos. premente no momento atual assegurar que todos os cidados at aos 18 anos possam receber uma educao e uma formao de qualidade. Este alargamento exige que os objetivos a serem alcanados sejam no s sustentados pela administrao educativa e pelos elementos da comunidade escolar, mas tambm por toda a sociedade. O alargamento da escolaridade obrigatria constitui, neste momento, um dever do Estado que tem de ser harmonizado com o dever da frequncia da escolaridade que recai sobre os alunos. Resulta, assim, num conjunto de deveres recprocos do Estado, da escola, do aluno e da respetiva famlia. A responsabilizao dos alunos e das famlias, atravs dos pais e encarregados de educao, constitui igualmente um aspecto fundamental neste novo regime que se estabelece.

Ministrio d

Decreto

n.

A estrutura de todo o ensino tem que se adaptar aos novos pblicos. Tendo em vista o impacto que tero no futuro para a sociedade e para o desenvolvimento do Pas, h necessidade de criar novas ofertas educativas e de adaptar currculos com contedos considerados relevantes que respondam ao que fundamental para os alunos e assegurem a incluso de todos no percurso escolar. Ao mesmo tempo, deve-se garantir uma igualdade efetiva de oportunidades, consagrando vias adequadas e apoios necessrios aos alunos que deles necessitem, com o objetivo de melhorar os seus nveis de desempenho, conciliando a qualidade da educao com a equidade na sua prestao. Esta combinao exige um esforo partilhado, de modo a que todos os elementos da comunidade educativa colaborem para o mesmo fim. Cada um destes elementos tem a sua contribuio especfica: as famlias devem trabalhar em estreita colaborao e devem comprometer-se com o trabalho quotidiano dos seus educandos nas escolas; as escolas e os professores devem esforar-se para construir um ensino exigente adaptado s circunstncias escolares e a Administrao deve adotar medidas que promovam e facilitem comunidade escolar o cumprimento de todas as suas funes. Por outro lado, tm de ser reforadas as condies para a concretizao destes objetivos e garantir progressivamente a universalidade, a gratuitidade e a obrigatoriedade de os menores de 18 anos frequentarem o sistema de educao de nvel secundrio, como patamar mnimo de qualificao. Constitui, ainda, dever do Estado a prestao de servios de ao social, de sade e de psicologia e orientao escolar e profissional, para apoiar e tornar efetivo o cumprimento do dever de frequncia dos alunos. Refora-se, progressivamente, uma oferta de alternativas mais acautelada com os interesses vocacionais e profissionais dos alunos e, em simultneo, uma orientao vocacional, profissional que permita um aconselhamento aos jovens.
2

Ministrio d

Decreto

n.

Assim: No desenvolvimento do regime jurdico estabelecido pela Lei n. 46/86, de 14 de outubro, alterada pelas Leis n.s 115/97, de 19 de setembro, 49/2005, de 30 de agosto, e 85/2009, de 27 de agosto, e nos termos da alnea c) do n. 1 do artigo 198. da Constituio, o Governo decreta o seguinte: Captulo I Disposies gerais Artigo 1. Objeto 1 - O presente diploma regula o regime de matrcula e de frequncia no mbito da escolaridade obrigatria das crianas e dos jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos e estabelece medidas que devem ser adotadas no mbito dos percursos escolares dos alunos para prevenir o insucesso e o abandono escolares. 2 - O presente diploma procede ainda alterao ao Decreto-Lei n. 299/84, de 5 de setembro, alterado pela Lei n. 13/2006, de 17 de abril, e pelos Decretos-Leis n.s 7/2003, de 15 de janeiro, 186/2008, de 19 de setembro, 29-A/2011, de 1 de maro, que regula a transferncia para os municpios das novas competncias em matria de organizao, financiamento e controle de funcionamento dos transportes escolares. Artigo 2. mbito O presente decreto-lei aplica-se a crianas e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos.

Ministrio d

Decreto

n.

Artigo 3. Cumprimento da escolaridade obrigatria 1 - No mbito da escolaridade obrigatria o ensino universal e gratuito. 2 - A gratuitidade da escolaridade obrigatria traduz-se na oferta de ensino pblico com inexistncia de propinas e na iseno total de taxas e emolumentos relacionados com a matrcula, inscrio, frequncia escolar e certificao, dispondo ainda os alunos de apoios no mbito da ao social escolar, caso sejam cumpridos os prazos determinados. Captulo II Medidas preventivas do insucesso e do abandono escolares Artigo 4. Medidas no ensino bsico 1 - Sempre que forem detetadas dificuldades na aprendizagem do aluno, so obrigatoriamente tomadas medidas que permitam prevenir o insucesso e o abandono escolares, nomeadamente: a) No 1. ciclo, atravs do reforo das medidas de apoio ao estudo, que garantam um acompanhamento mais eficaz do aluno face s primeiras dificuldades detetadas; b) Nos 1. e 2. ciclos, atravs do prolongamento do calendrio escolar, salvaguardando um nmero de dias de descanso, nomeadamente cinco dias teis nas interrupes do Natal e da Pscoa e 30 dias teis no perodo de frias de vero;

Ministrio d

Decreto

n.

c) Constituio temporria de grupos de homogeneidade relativa em termos de desempenho escolar, em disciplinas estruturantes, tendo em ateno os recursos da escola e a pertinncia das situaes; d) Adoo, em condies excecionais devidamente justificadas pela escola e aprovadas pelos servios competentes da administrao educativa, de percursos diferentes, designadamente, percursos curriculares alternativos e programas integrados de educao e formao, adaptados ao perfil e especificidades dos alunos; e) Encaminhamento para um percurso vocacional de ensino aps redefinio do seu percurso escolar, resultante do parecer das equipas de acompanhamento e orientao e com o comprometimento e a concordncia do seu encarregado de educao; f) Implementao de um sistema modular, como via alternativa ao currculo do ensino bsico geral, para os alunos maiores de 16 anos; g) Incentivo, do aluno e do seu encarregado de educao, frequncia de escola cujo projeto educativo melhor responda ao percurso e s motivaes de aprendizagem do aluno. 2 - Os alunos a frequentar cursos de ensino vocacional podem integrar o ensino bsico geral, no final de cada ciclo de estudos, mediante a realizao das provas ou exames previstos na legislao aplicvel. Artigo 5. Medidas no ensino secundrio 1 - Sempre que forem detetadas dificuldades na aprendizagem do aluno, so obrigatoriamente tomadas medidas que permitam prevenir o insucesso e o abandono escolares, designadamente, atravs de:
5

Ministrio d

Decreto

n.

a) Encaminhamento para uma oferta educativa adaptada ao perfil do aluno, aps redefinio do seu percurso escolar, resultante do parecer das equipas de acompanhamento e orientao; b) Implementao de um sistema modular, como via alternativa ao currculo do ensino regular, para os alunos maiores de 16 anos; c) Incentivo, tanto do aluno como do seu encarregado de educao, frequncia da escola cujo projeto educativo melhor responda ao percurso e s motivaes de aprendizagem do aluno. 2 - permitida a reorientao do percurso formativo do aluno, atravs dos regimes de permeabilidade ou de equivalncias, em termos a regulamentar por portaria do membro do Governo responsvel pela rea da educao. Captulo III Matrcula e frequncia Artigo 6. Obrigatoriedade de matrcula e de frequncia 1 - Todos os alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos devem frequentar o regime de escolaridade obrigatria nos termos previstos no presente decreto-lei. 2 - A escolaridade obrigatria determina: a) Para o encarregado de educao, o dever de proceder matrcula do seu educando em escolas da rede pblica, da rede particular e cooperativa ou em instituies de educao e formao, reconhecidas pelas entidades competentes; b) Para o aluno, o dever de frequncia. 3 - O dever de proceder matrcula aplica-se tambm ao ensino domstico e ao ensino a distncia, sem prejuzo do estabelecido nos respetivos diplomas legais.
6

Ministrio d

Decreto 4 - A escolaridade obrigatria cessa:

n.

a) Com a obteno do diploma de curso conferente de nvel secundrio de educao; ou, b) Independentemente da obteno do diploma de qualquer ciclo ou nvel de ensino, no momento do ano escolar em que o aluno perfaa 18 anos de idade. 5 - Tem carcter facultativo a frequncia dos ensinos bsico e secundrio aps a cessao da escolaridade obrigatria, nos termos previstos no artigo 11.. 6 - Os alunos com necessidades educativas especiais que frequentaram o ensino bsico com currculo especfico individual, nos termos da alnea e) do n. 2 do artigo 16. do Decreto-Lei n. 3/2008, de 7 de janeiro, frequentam o ensino secundrio ao abrigo da referida disposio legal. 7 - Ao incumprimento dos deveres de matrcula e de frequncia previstos no presente diploma so aplicveis as disposies legais em vigor. Artigo 7. Matrcula 1 - A frequncia de qualquer das ofertas educativas dos estabelecimentos da rede pblica e do ensino particular e cooperativo implica a prtica de um dos seguintes atos: a) Matrcula; b) Renovao de matrcula. 2 - A matrcula tem lugar para ingresso pela primeira vez: a) No 1. ciclo do ensino bsico; b) No ensino secundrio recorrente;

Ministrio d

Decreto

n.

c) Em qualquer ano de escolaridade dos nveis e modalidades de ensino por parte dos alunos que pretendam alterar o seu percurso formativo, nas situaes e nas condies legalmente permitidas; d) Em qualquer ano de escolaridade dos nveis e modalidades de ensino por parte dos candidatos titulares de habilitaes adquiridas em pases estrangeiros. 3 - Os procedimentos exigveis para a concretizao do dever de proceder matrcula e respetiva renovao so definidos por despacho do membro do Governo responsvel pela rea da educao. Artigo 8. Dever de matrcula 1 - A responsabilidade pela matrcula cabe: a) Ao encarregado de educao, quando o aluno seja menor; b) Ao aluno, quando maior, ou emancipado nos termos da lei. 2 - A primeira matrcula deve ser efetuada at ao dia 15 de junho de cada ano relativamente s crianas que, nesse ano, atinjam a idade legalmente fixada para ingresso na escolaridade obrigatria. 3 - Em situaes excecionais previstas na lei, o membro do Governo responsvel pela rea da educao pode autorizar, a requerimento do encarregado da educao, a antecipao ou o adiamento da matrcula no 1. ciclo do ensino bsico. 4 - O requerimento referido no nmero anterior deve ser apresentado no agrupamento de escolas ou escolas no agrupadas pretendido, acompanhado de um parecer tcnico fundamentado, o qual integra, obrigatoriamente, uma avaliao psicopedaggica da criana.

Ministrio d

Decreto Artigo 9.

n.

Renovao da matrcula 1 - A renovao da matrcula tem lugar nos anos escolares subsequentes ao da matrcula, at concluso dos ensinos bsico e secundrio, em qualquer uma das suas ofertas. 2 - A renovao da matrcula realiza-se automaticamente no agrupamento de escolas ou no estabelecimento frequentado pelo aluno no ano escolar anterior quele em que se pretende inscrever. 3 - Excetuam-se do disposto no nmero anterior as disciplinas de oferta obrigatria pela escola e de frequncia facultativa pelos alunos. Artigo 10. Transferncia 1 - Durante a frequncia de cada ciclo ou nvel de ensino no so permitidas, em regra, transferncias de alunos entre agrupamentos de escolas ou escolas no agrupadas. 2 - Excetuam-se do disposto no nmero anterior as transferncias de alunos com os seguintes fundamentos: a) A mudana de curso ou de disciplina de opo no existentes na escola que o aluno frequenta; b) A aplicao de medida disciplinar sancionatria que determina a transferncia de escola; c) As situaes, devidamente reconhecidas pela escola, em que solicitada a transferncia por vontade expressa do encarregado de educao ou do aluno, quando maior.

Ministrio d

Decreto

n. Artigo 11.

Restries frequncia 1 - Sem prejuzo do disposto no nmero seguinte, no permitida a matrcula ou renovao de matrcula em qualquer dos ciclos do ensino bsico a alunos que data de incio do ano escolar que pretendam frequentar j tenham atingido os 18 anos de idade. 2 - Excetuam-se do disposto no nmero anterior os alunos que, no tendo interrompido estudos no ltimo ano escolar, tenham transitado de ano de escolaridade. 3 - Os alunos a frequentar os 2. e 3. ciclos do ensino bsico com duas retenes no mesmo ciclo ou trs durante o seu percurso so encaminhados para a oferta educativa que melhor se adeque aos seus interesses e capacidades, tendo que, para esse efeito, existir o comprometimento e a concordncia do seu encarregado de educao. 4 - Excetuam-se do nmero anterior os alunos que ficaram retidos por motivos de uma doena comprovada que limitou o sucesso no seu percurso. 5 - Os alunos que tenham completado os 20 anos de idade at data do incio do ano escolar s podem matricular-se em cursos do ensino recorrente ou noutras ofertas de educao e formao destinadas a adultos. 6 - Excetuam-se do disposto no nmero anterior os alunos que tenham transitado de ano e no tenham interrompido estudos no ltimo ano escolar ou cujo limite de idade previsto em legislao prpria seja superior a 20 anos. 7 - Aos alunos do ensino secundrio que, data de incio do ano escolar, j tenham atingido 18 anos de idade no permitida, em caso algum, a frequncia pela terceira vez do mesmo curso no mesmo ano de escolaridade.

10

Ministrio d

Decreto

n.

8 - Aos jovens habilitados com qualquer curso do ensino secundrio s permitida a frequncia de novo curso ou de novas disciplinas do mesmo curso, desde que, feita a distribuio de alunos, exista vaga nas turmas j constitudas. Artigo 12. Controlo da matrcula 1 - O controlo do cumprimento do dever de matrcula compete aos rgos de gesto e administrao dos respetivos estabelecimentos de educao e ensino. 2 - A informao necessria ao controlo do cumprimento do dever de matrcula disponibilizada pelos servios centrais com competncia na rea da estatstica da educao, com base nos seguintes elementos: a) Listas de matrcula disponibilizadas pelos estabelecimentos de educao e ensino; b) Listas de nascimento disponibilizadas pelos servios competentes do Ministrio da Justia. Artigo 13. Falsas declaraes A prestao de falsas declaraes no ato de matrcula ou da sua renovao implica procedimento criminal e disciplinar para os seus autores, nos termos da lei geral, podendo, no caso de alunos no abrangidos pela escolaridade obrigatria, levar anulao da matrcula. Artigo 14. Dever de frequncia 1 - Constitui dever do aluno a frequncia das aulas e das atividades escolares obrigatrias.
11

Ministrio d

Decreto

n.

2 - Cabe ao encarregado de educao assegurar o cumprimento do dever de frequncia da escolaridade obrigatria por parte do seu educando. 3 - Sem prejuzo dos regimes de assiduidade e de avaliao aplicveis cabe ao agrupamento de escolas ou escola no agrupada verificar o cumprimento do dever de frequncia da escolaridade obrigatria. Captulo IV Disposies finais Artigo 15. Alterao ao Decreto-Lei n. 299/84, de 5 de setembro O artigo 3. Decreto-Lei n. 299/84, de 5 de setembro, alterado pela Lei n. 13/2006, de 17 de abril, e pelos Decretos-Leis n.s 7/2003, de 15 de janeiro, 186/2008, de 19 de setembro, 29-A/2011, de 1 de maro, passa a ter a seguinte redao: Artigo 3. [] 4 - O transporte escolar gratuito at ao final do 3. ciclo do ensino bsico, para os estudantes menores que se encontrem nas condies estabelecidas no artigo anterior. 5 - []. 6 - []. 7 - []. 8 - [].

12

Ministrio d

Decreto

n. Artigo 16. Norma revogatria

So revogados os artigos 4., 8., 9., 10. a 12. e 28. a 31. do Decreto-Lei n. 301/93, de 31 de agosto, alterado pelas Leis n. s 30/2002, de 20 de dezembro e, 85/2009, de 27 de agosto. Artigo 17. Entrada em vigor O presente decreto-lei entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao.

Visto e aprovado em Conselho de Ministro de

O Primeiro-Ministro

O Ministro de Estado e das Finanas

O Ministro da Educao e Cincia

13

Anda mungkin juga menyukai