Anda di halaman 1dari 6

Ficha de apoio 12 ano

Felizmente H Luar! Quadro sntese


Acto I Personagens
Manuel

Assunto
Manifesta a sua impotncia e o seu descontentamento perante as diferentes foras do Poder a que o Pas esteve e est sujeito. Um popular, ironicamente, evidencia a misria do grupo. Todos manifestam interesse em ouvir o Antigo Soldado falar do regimento a que pertenceu e, particularmente, de Gomes Freire de Andrade que o chefiava. Manuel deixa em suspenso a sua esperana no General. Vicente aproveita para mostrar que Gomes Freire um general como todos os outros, e, por isso, nunca fez, nem est interessado em fazer, nada por eles. O Antigo Soldado e Manuel tentam rebater mas os seus argumentos so pouco convincentes. excepo de Vicente, todas as personagens anteriores se pem em fuga quando se apercebem da aproximao dos polcias. Estes conhecem bem Vicente que lhes vende, frequentemente, informaes. Desta vez procuram-no por ordem de D. Miguel, Governador do Reino, que quer falar pessoalmente com Vicente. D. Miguel quer informaes sobre seu primo, Gomes Freire de Andrade, e Vicente vai estudando as reaces do Governador s suas palavras e vai mudando, habilmente, de discurso na tentativa de cair no agrado do seu interlocutor. O Principal Sousa, eclesistico, outro dos Governadores do Reino, intervm no dilogo de Vicente com D. Miguel para lembrar a Vicente que o poder do rei de origem divina e, portanto, incontestvel. Ambos os Governadores manifestam a sua preocupao perante as notcias, cada vez mais inquietantes, de que est em curso uma conspirao para os derrubar. D. Miguel incumbe Vicente de vigiar, diariamente, Gomes Freire.

Manuel, Antigo Vicente, populares

Rita, Soldado, vrios

Vicente, polcias

dois

Vicente, Miguel, polcias

D. dois

Vicente, Miguel, Sousa

D. dois

polcias, Principal

Vicente, polcias Principal D. Miguel

dois

Vicente ironiza, visivelmente satisfeito, com a misso que lhe foi confiada.

Sousa,

Os dois Governadores manifestam as suas preocupaes pelas mudanas que a Revoluo Francesa tem vindo a introduzir no esprito de um nmero crescente de

Pgina 1 BE da Escola Secundria de Seia

Ficha de apoio 12 ano


portugueses. O Marechal Beresford, terceiro Governador do Reino, vem preocupado com a conspirao de que tanto se fala em Lisboa, mostra a necessidade de actuar sem demora e com dureza, e anuncia a chegada prxima de um oficial disposto a colaborar com a Regncia como delator. Andrade Corvo, o oficial anunciado por Beresford, convence o companheiro de armas, Morais Sarmento, que as vantagens econmicas que lhes advm desta misso justificam os inconvenientes. Beresford, Miguel, Sousa, Corvo, Sarmento Beresford manifesta o seu desprezo por Portugal e recorda com saudade o seu pas. Questionado pelos outros dois regentes, revela o que o faz manter-se num cargo de chefia em Portugal o dinheiro que lhe pagam para isso e que lhe permitir viver o resto dos seus dias, tranquila e desafogadamente, em Inglaterra. Os outros regentes, embora no gostem do Marechal, sabem que, de momento, precisam muito dos seus servios. Vicente traz os nomes de alguns possveis conjurados. D. Corvo anuncia ter visto uma proclamao contra o Rei e a Regncia, mas, no a tendo conseguido obter, no sabe pormenores, nomeadamente quem chefia a conjura. Os oficiais delatores so incumbidos pelos regentes de trazer a proclamao, com a brevidade possvel.

Principal D. Beresford

Sousa, Miguel,

Andrade

Corvo,

Morais Sarmento

Principal Andrade Morais

Beresford, Miguel, Sousa

D.

Principal

Os Vicente

mesmos,

Beresford, Miguel, Sousa Os Corvo

D.

O Principal Sousa finge recear que se condene um inocente e Beresford ironiza com a pretensa preocupao do eclesistico. Ningum cita nomes, mas evidente que todos tm algum em mente como possvel chefe da conjura. Andrade Corvo anuncia que a conjura se alastra pelo pas.

Principal

mesmos,

Beresford, Miguel, Sousa

D.

D. Miguel, com o apoio mais ou menos disfarado dos outros regentes, pensa nas medidas a tomar para a deteno, julgamento, sentena e execuo dos presumveis conspiradores. Morais Sarmento anuncia que a conspirao se destina a implantar o sistema de cortes em Portugal.

Principal

Os

mesmos,

Morais Sarmento

Pgina 2 BE da Escola Secundria de Seia

Ficha de apoio 12 ano


Beresford, Miguel, Sousa Os Vicente mesmos, Vicente revela que muitos dos conspiradores so oficiais mas contam com o apoio de civis. Os delatores revelam o clima geral de rebelio. O Principal Sousa manifesta medo e Beresford exige que descubram imediatamente quem so os chefes da conjura. D. Miguel expressa o seu receio de que o Portugal com que sonhou humilde, submisso, com classes sociais perfeitamente definidas esteja prestes a desmoronar-se. Refere-se a algum, que no nomeia, como capaz de liderar a revolta do povo. Os delatores indicam o nome que por todo o lado referido como sendo o chefe da conjura o do General Gomes Freire de Andrade. A revelao agrada aos regentes que, por motivos diferentes, nutrem um dio comum pelo General. D. Miguel, indiferente ao facto de no haver provas que incriminem Gomes Freire, d ordens para que se prepare, de imediato, um clima emocional propcio priso e condenao dos conjurados, antes que o pas se movimente para os defender sinos a tocar, paradas nos quartis, frades aos gritos no plpito, tambores em fanfarra, bandeiras D. Os regentes mostram-se cada vez mais ansiosos por arranjar um chefe para a conjura, com ou sem provas do seu envolvimento. Principal

Os

mesmos,

Vicente, Corvo

Beresford, Miguel, Sousa

D.

Principal

Os Vicente,

mesmos, Corvo,

Morais Sarmento

Acto II Personagens
Manuel

Assunto
Manifesta a sua impotncia e o seu desnimo face s diferentes foras do Poder, s esperanas que se desmoronam, misria a que a vida o condenou. Medita sobre a priso de Gomes Freire e procura inteirar-se, junto de outros populares, de mais detalhes.

Manuel, Antigo

Rita, Soldado,

Diferentes Populares contam que foram feitas vrias detenes durante a noite, h zonas da cidade cheias de soldados e os quartis esto todos de preveno.

vrios Populares Os polcias mandam os Populares dispersarem e estes obedecem com visvel desalento. Enquanto se afastam, Rita vai contando a Manuel, entre apavorada e revoltada, como ocorreu a priso do General, a que assistiu quando passava prximo da sua casa.

Os mesmos, dois soldados

Pgina 3 BE da Escola Secundria de Seia

Ficha de apoio 12 ano


Matilde Matilde, sozinha, questiona-se sobre a incoerncia de se transmitir aos filhos valores desfasados da sociedade em que esto inseridos. Recorda o filho morto e expe, com rancor, os princpios em que o teria educado para que pudesse viver bem e morrer tranquilo. Entretanto coloca o uniforme de Gomes Freire sobre uma cadeira e imagina momentos felizes que poderiam continuar a partilhar, se ele fosse igual a tantos outros que se acomodam. Entre a revolta e o desespero, decide que vai lutar pela vida do seu homem. Sousa Falco lamenta o que aconteceu com o amigo, mas recorda que sempre os alertara que no deveriam regressar a Portugal. Era previsvel que tudo isto viesse a acontecer. Mesmo que Gomes Freire no tivesse qualquer interveno poltica, s o que ele representava j constitua um perigo para o Poder e o regime que vigorava no pas. Matilde, recusando-se a perder a esperana, expe-lhe os seus planos de luta. Sousa Falco prope-se ir a S. Julio da Barra para tentar saber o que se est a passar.

Matilde, Falco

Sousa

Matilde

Matilde reconhece que, mais do que nunca, se sente s e, como em tantos outros momentos de dor, no sabe por onde comear a agir. Vencendo o desalento procura Beresford.

Matilde, Beresford

Perante Beresford, Matilde, sumariamente, apresenta o seu percurso de vida antes de se identificar como a mulher de Gomes Freire. Indo contra a sua prpria conscincia, mas assumindo-se como uma simples mulher que nada mais deseja que ter consigo o seu homem, Matilde pede clemncia para o prisioneiro. Esta atitude diverte o Marechal que lhe diz que Gomes Freire, seja ou no inocente no crime da conjura, culpado pelo simples facto de existir e defender uma ideologia contrria aos interesses do Poder.

Matilde, Beresford, Padre, Populares um alguns

Um padre l uma ordem do Patriarcado de Lisboa em que, implicitamente, se condena os conjurados e se apela orao de graas a Deus por ter permitido que fossem descobertos. Matilde revolta-se contra esta condenao da Igreja, antecipando-se ao julgamento. Os Populares, que se foram juntando conversam agora entre si, ignorando Rita, ostensivamente as interpelaes de Matilde. Um deles d a notcia de que Vicente foi promovido a chefe da polcia. Perante a atitude dos Populares, Matilde faz meno de partir mas Manuel chama-a. Em resposta insinuao que Matilde fizera de que eles, pelas esperanas que depositavam em Gomes Freire, eram co-responsveis pela sua priso e, portanto, no podiam alhear-se do que pudesse vir a acontecer-lhe, Manuel f-la observar com ateno a desgraa, a misria extrema dos Populares. Acusa-a de se ter dirigido a eles apenas porque estava desesperada. Antes, dava-lhes esmolas, agora

Matilde, Populares, Manuel

Pgina 4 BE da Escola Secundria de Seia

Ficha de apoio 12 ano


pede-lhes, em troca, que eles dem a vida. Diz a Rita que d uma moeda a Matilde e a mande embora, mas logo a seguir arrepende-se e pede-lhe desculpa. Reconhece que foi injusto para com a mulher do General, tal como a sociedade tem sido injusta para com ele e os outros Populares. Matilde compreendeu a mensagem e pede a moeda.

Acto III Personagens


Matilde, Falco Sousa

Assunto
Sousa Falco relata a forma desumana como tm tratado Gomes Freire em S. Julio. Matilde evoca o passado e, com tristeza, recorda, por contraste, as pequenas atenes com que o mimava, apesar da escassez de dinheiro. Recorda que o General chegou a vender duas medalhas para se poderem sustentar e, num gesto de carinho e gratido, comprou-lhe uma saia verde para ela vestir quando regressassem a Portugal. Matilde diz que a vestir quando ele sair da priso, mas logo a seguir, como que recuperando a lucidez, agradece a Sousa Falco tudo o que tem feito por eles, nomeadamente no lhe tirando a esperana, embora ambos saibam que Gomes Freire no sair vivo da priso. Com a energia possvel, Matilde decide progredir a sua luta em defesa do marido e vai procurar D. Miguel, apesar de Sousa Falco a tentar dissuadir. Matilde diz ao criado que ela e Sousa Falco pedem uma audincia a D. Miguel. O criado traz como resposta que sua Ex. no recebe amantes nem amigos de traidores da ptria. Sousa Falco revolta-se, Matilde chora, mas logo se recupera para interpelar o Principal Sousa.

Matilde,

Sousa

Falco, um criado de D. Miguel

Matilde, Principal Sousa

Matilde faz acusaes graves ao Principal Sousa que se sente pouco vontade, sobretudo pela segurana e autoridade com que Matilde lhas dirige. Frei Diogo vem do forte onde acaba de ouvir o General em confisso. Manifesta uma enorme admirao por Gomes Freire, d a Matilde o recado que o marido pedira que lhe transmitisse, procura confort-la e pede-lhe que no se revolte contra Deus por causa da injustia dos homens. O Principal Sousa tenta intervir, sem xito, e a sua fria contra Frei Diogo crescente. Matilde acusa o Principal Sousa de ser um traidor de Cristo e, com arrogncia, roga-lhe a praga de nunca conseguir aliviar a sua conscincia do crime em que est a participar.

Matilde, Principal Sousa, Feri Diogo

Matilde, Principal Sousa

Sousa Sousa

Falco,

Quando Sousa Falco lhe anuncia que os presos vo a caminho dos locais de execuo, Matilde implora, ajoelhada, pela vida de Gomes Freire.

Matilde, Principal

Pgina 5 BE da Escola Secundria de Seia

Ficha de apoio 12 ano


Os mesmos, D. Miguel Matilde Matilde, diante da cruz, pede ajuda a Deus para si e para o seu homem. D. Miguel congratula-se por haver luar, j que as execues se prolongaro pela noite.

Matilde, Populares, Sousa Falco, D. Miguel, Principal Sousa

Matilde interpela Deus acerca da justia da condenao do marido e cai desmaiada, tal a intensidade dramtica do momento que vive. O Principal Sousa aconselha-a a resignar-se e Sousa Falco ajuda-a a recompor-se. Antes de se retirar com o amigo, Matilde atira ao cardeal a moeda que Rita lhe dera.

Populares, Manuel, Matilde, Sousa Falco

Os Populares comentam a crueldade da forma de execuo dos condenados. Matilde veste agora a saia verde e censura Sousa Falco por vir vestido de luto. Sousa Falco diz sentir-se de luto por si prprio, por nunca ter tido coragem de lutar pelas suas convices. Matilde refere que vestiu a saia verde para se despedir de Gomes Freire e a partir de dado momento comporta-se como se o estivesse a ver vir ao seu encontro. Esse ltimo encontro imaginrio desenrola-se numa serra donde possvel ver-se, ao longe, o claro da fogueira que se vai extinguindo. o fim de Gomes Freire, mas Matilde apercebe-se que este fim o princpio de uma poca nova que necessariamente ir surgir e, por isso, dirigindo-se aos Populares pede-lhes que no esqueam este exemplo, que o vejam bem at ao fim at porque felizmente h luar.

Pgina 6 BE da Escola Secundria de Seia

Anda mungkin juga menyukai