Anda di halaman 1dari 18

CRISTALOTERAPIA - Margot Valle Ferreira. O Poder dos Cristais na Sade Integral do Ser Humano.

A Cristaloterapia uma terapia complementar que utiliza os cristais como agentes catalisadores que auxiliam na obteno e manuteno da sade dos corpos fsico, mental, energtico e espiritual. Os cristais so fragmentos de rochas encontrados em todas as partes do planeta, oriundos do magma resfriado e/ou de alteraes nas rochas magmticas ao longo do tempo. Sua composio qumica contm minerais essenciais ao corpo humano, tais como: mangans, clcio, magnsio, ltio, silcio, ferro, flor, enxofre, potssio,sdio, entre outros. Por isso, tambm somos Cristais!!!

Drusa de Ametista. Uso dos cristais nas civilizaes antigas. A cristaloterapia no uma terapia recente, surgida nos ltimos sculos. O uso dos cristais e seus benefcios j eram conhecidos e aplicados h mais de 5.000 anos. Registros histricos nos mostram que no Antigo Egito os faras usavam os cristais no apenas como adornos em suas vestimentas e jias, mas para obterem sabedoria, clareza para governarem, proteo e sorte. Os egpcios acreditavam que os cristais tinham o poder de iluminar os caminhos dos mortos, por isso eram colocados dentro de sarcfagos dos nobres, como ocorreu com a mmia do rei Tutankamon, que foi rodeada por enormes quantidades e qualidades de gemas e pedras preciosas. Outros povos antigos tambm detinham o conhecimento dos poderes dos cristais e os usavam para atrair boa sorte ou afastarem perigos, como faziam os gregos e os romanos. Na ndia, os cristais eram usados para aconselhamento e na medicina, inclusive com a prtica de ingesto de cristais modos, como o rubi, a esmeralda e o diamante.

Dentre os numerosos registros histricos do uso e poder dos cristais pelos povos antigos, um dos mais fascinante o que se refere Atlntida e seu desaparecimento. Diz a lenda que Atlntida foi povoada por seres interdimensionais muitos evoludos que viram na Terra condies ideais de aqui habitarem e auxiliarem na evoluo dos seres que por aqui habitavam. Estes seres teriam preparado grandes cristais com seus conhecimentos a fim de terem o auxlio necessrio para a misso a qual se dispuseram. Ao encarnar na Terra, tal civilizao utilizou os cristais com fins cientficos, como na cura, iluminao pessoal e meditao e tambm em comunicaes telepticas com o seu passado e em contatos com outras energias interdimensionais e interespaciais, alcanadas somente por esta forma de comunicao. Porm, alguns sacerdotes de Atlntida descobriram que podiam controlar as pessoas atravs da hipnose induzida pelos cristais e se transformaram nos Magos Negros. A aplicao errnea dos poderes dos cristais provocou a derrubada desta lendria civilizao.

Cristais brutos e pirmide de Fluorita. Como os cristais funcionam? Os cristais possuem em sua composio qumica o quartzo, um mineral abundante em nosso planeta e encontrado na grande maioria dos cristais. O quartzo produz um efeito capaz de fazer as molculas e tomos dos cristais vibrarem, pois o quartzo absorve uma energia recebida luz, por exemplo e a transforma em vibrao, devolvendo-a para o meio. o chamado efeitoPiezzo-eltrico, onde Piezzo significa presso. Como podemos utilizar os cristais? Os cristais podem ser usados de forma direta ou indiretamente por qualquer pessoa. Na forma direta, os cristais podem ser aplicados sobre o corpo em sesso de cura, colocados sobre os Chakras ou pontos especficos quando desejarmos tratar uma

regio diretamente. Podem, ainda, ser usados na forma de elixires ou solues noalcolicas; em banhos de imerso ou, ainda, como gemas incrustadas em jias conferindo-nos proteo, energia, sorte, etc. Na forma indireta podemos utilizar os cristais em ambientes para harmonizao, limpeza e proteo do espao e das pessoas que freqentam o local. Na meditao e visualizao os cristais nos conduzem a encontro com o Eu Superior e nos auxiliam na superao de obstculos, como traumas e medos.

Cristal bruto de Rodocrosita. fale conosco, tire suas dvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e d sua sugesto de contedo.

A Classificao dos Cristais sob a luz da Cristaloterapia Parte II: Cristais Tabulares, Biterminados e Arquivistas.
Dando continuidade ao artigo anterior, neste voc conhecer as principais caractersticas morfolgicas dos Cristais Tabulares, Biterminados e Arquivistas, bem como eles podem ser utilizados na Cristaloterapia. CRISTAIS TABULARES Os Tabulares so cristais mais difceis de encontrar do que os geradores e as drusas, que apresentamos no artigo anterior. Eles podem ser singulares ou serem uma variao dos agregados. Duas caractersticas os identificam: possuem dupla terminao e no pice, tem dois maiores dentre os seis lados que o formam. Seu poder de transmitir energia est na dupla terminao. Na Cristaloterapia, os cristais Tabulares so indicados para equilibrar a energia entre duas partes, ou seja, duas pessoas; entre chacras. Estes cristais no quebram padres pessoais antigos, como ocorre com alguns outros cristais. Os Tabulares

estabelecem uma ponte entre o Eu Superior e o Eu Inferior; entre o exterior e o interior.

Cristal Tabular.

CRISTAIS BITERMINADOS Os cristais Biterminados possuem dupla terminao, como seu prprio nome sugere. Neles, a energia flui atravs de ambas a s terminaes. A fora desse cristal reside no seu corpo e flui pelos pices. So poderosos instrumentos de manipulao energtica, pois podem absorver energias negativas por um dos pices e dispers-la pelo outro. No tratamento teraputico, os Biterminados so timos quando usados entre chacras fazendo com que a energia acumulada em um possa fluir para o outro. Podemos encontrar cristais Biterminados de vrios tipos, como os de quartzo lmpido, de turmalinas, de citrinos; de quartzo enfumaado, entre outros.

Cristais Biterminados de Quartzo Lmpido.

CRISTAIS ARQUIVISTAS Acredita-se, os cristais Arquivistas possuem este nome porque armazenam muita sabedoria e que quando sintonizados atravs de meditaes avanadas, podem revelar os conhecimentos milenares do universo. Dentro dessa crena, estes cristais teriam um sistema de segurana prprio e somente os puros de corao seriam capazes de sintonizar-se com eles. Talvez, por essa razo, no seja nada fcil encontrar um cristal arquivista nas casas do ramo.

Estes cristais no nos trazem a cura, mas a sabedoria, que possibilita ao individuo que com ele sintonizar a intensificao de sua prpria luz e, por essa razo, indicado para uso atravs da meditao, quando se deseja encontrar sabedoria e evoluo pessoal. Sua marca registrada a presena de um tringulo eqiltero gravado em uma de suas faces e no muito visvel. Um cristal Arquivista pode ser encontrado tambm numa drusa, como as de ametista, ou citrinos ou quartzos enfumaados.

Cristal Arquivista.

A Classificao dos Cristais sob a luz da Cristaloterapia Parte III: Arco-ris, Projetores Programados, Fantasmas e Bola de Cristal.
Dando continuidade ao artigo anterior, neste, voc conhecer as principais caractersticas dos Cristais Arco-ris, Projetores Programados, Fantasmas e Bola de Cristal, alm de saber como eles podem ser utilizados na Cristaloterapia. CRISTAIS ARCO-RIS Como o prprio nome sugere, nos Cristais Arco-ris possvel ver um arco-ris dentro do cristal, visto quando a luz incide sobre uma das faces. Geralmente, esses cristais so de quartzo lmpido, podendo ser independentes ou encontrados no meio de uma drusa.

Na Cristaloterapia eles so usados para nos ensinar a ser multifacetados em nossa prpria luz; em nossa atitude pessoal, e diante da vida com seus altos e baixos. So ideais para almas deprimidas, magoadas ou tristes, pois devolvem o colorido da vida, o otimismo e a vontade de viver. Tambm so indicados para meditao onde a mente deve utilizar-se do arco-ris para percorrer todo o caminho de volta fonte de luz pura, o grande sol central.

Cristais Arco-ris - Fonte: Arquivo pessoal CRISTAIS PROJETORES PROGRAMADOS Formam-se de tipos variados de quartzo, podendo ser geradores singulares, com uma base achatada. Ou, ainda, podem formar drusas ou cristais biterminados, mas que compartilham uma base comum e achatada. As principais caractersticas, no entanto, ter uma base achatada e lmpida diferentemente do cristal gerador que a tem nebulosa , e ter as terminaes voltada para a mesma direo. A direo nica das terminaes permite uma melhor irradiao da programao feita. Tais projees podem ser energias curativas para algum, afirmaes positivas, metas desejadas ou preces ao planeta. A projeo deve ser feita uma de cada vez e cancelada antes de preparar o cristal para uma nova projeo, pois estas ficam no cristal ate que sejam limpas. O mtodo mais indicado o de gua-sol podem absorver energias negativas por um dos pices e dispers-la pelo outro.

Na Cristaloterapia, esses cristais podem ser usados, principalmente, para trabalhos de energizao distncia.

Cristais Projetores Programados CRISTAL FANTASMA No interior desses cristais acham-se pequenas incluses em formato de pirmide, que so chamadas de fantasmas. o que os caracteriza. So raros e intrigantes, pois representam as varias fases de desenvolvimento que podemos experimentar na vida. Por essa caracterstica, empregado na meditao para aprendizagem e aprofundamento nos registros da prpria alma. Na Cristaloterapia, os cristais fantasmas possuem o poder de destrancar e abrir as portas sagradas de nossa alma, nos revelando a verdade sobre nossa existncia.

Cristal Fantasma Fonte: arquivo pessoal BOLA DE CRISTAL Bolas de cristal esto ligadas imagem de videntes por suas qualidades adivinhatrias. Apesar de encontrarmos bolas de cristal de vrios tipos, as de quartzo puro so as indicadas para este fim, pois possuem um poder e sempre foram um smbolo da sabedoria misteriosa e da adivinhao. Atravs delas e com treinamento, possvel enxergar o passado e o futuro. A viso mostrada atravs do terceiro olho do consultor e esta capacidade favorece o desenvolvimento deste chacra e de suas atribuies. Neste sentido, a bola de cristal poder ser usada na terapia com cristal, quando o profissional estiver capacitado para tanto e com o intuito de perceber nas impresses possveis desequilbrios na aura do cliente, cuja vibrao projetada na bola de cristal.

Bola de Cristal

CRISTALOTERAPIA - Margot Valle Ferreira. SOMOS TODOS CRISTAIS!!! A relao entre cristais, minerais e o corpo humano.
No ltimo artigo (O Poder dos Cristais na Sade Integral do Ser Humano Dez/06) usei a expresso que nomeia este artigo: SOMOS TODOS CRISTAIS!!! Dita isoladamente, esta frase pode parecer que somos frgeis, como frgeis so os cristais, que a maioria das pessoas conhece nos objetos de adorno, criados pelos arteses da arte de fazer vidros. Porm, esta comparao nada tem a ver com a fragilidade dos belssimos objetos de cristais, que so smbolos de beleza e de certo poder aquisitivo. Ao dizer SOMOS TODOS CRISTAIS!!!, refiro-me diretamente aos elementos minerais dos quais os cristais so compostos e que tambm fazem parte da composio do ser humano. Os cristais, como fragmentos de rochas, possuem uma composio qumica muito diversificada e comumente apresentam elementos qumicos da regio onde se originaram. Neles encontramos minerais como o ferro, zinco, sdio, cromo, mangans, clcio, selnio, ouro, nquel, ltio, entre tantos outros. O corpo humano tem em sua composio qumica muitos dos minerais tambm encontrados na formao dos cristais. Da a razo da afirmao SOMOS TODOS CRISTAIS!!!. Nesta composio em comum encontra-se a base para a utilizao dos cristais como mecanismo de manuteno e recuperao da sade do corpo humano.

Por essa razo, a Cristaloterapia no uma arte esotrica de se colocar pedrinhas sobre o corpo torcendo para que um milagre acontea. A pele humana possui a capacidade de absorver esses elementos atravs do contato com os cristais. Da mesma forma, como ocorre com um medicamento na forma de adesivo. O mesmo pode-se dizer dos elixires e solues de cristais, que falaremos oportunamente. A seguir, relacionamos as propriedades dos principais minerais e algumas pedras onde podem ser encontrados: MINERAL cido Slico ou Slica PROPRIEDADES Fortalece nervos, til nos processos de descarga de materiais nocivos aos organismos. <="" p="" style="border: 0px solid black; margin: 0px; "> Citrino Alumnio Fortalece o organismo debilitado, auxilia na digesto e eliminao do cansao. <="" p="" style="border: 0px solid black; margin: 0px; "> Topzio Imperial Clcio Fortalece e enrijece os ossos. PEDRA

<="" p="" style="border: 0px solid black; margin: 0px; "> Malaquita Cobre Fortalece nervos. Bom para espasmos do corao, intestinos, asma, epilepsia e esclerose mltipla. <="" p="" style="border: 0px solid

black; margin: 0px; "> Quartzo Rutilado Enxofre Purifica e ativa o organismo, bom para crebro e tecidos.

<="" p="" style="border: 0px solid black; margin: 0px; "> Lpis Lazli Ferro Combate inflamaes, anemias, hemorragias e processos febris. <="" p="" style="border: 0px solid black; margin: 0px; "> Pirita Flor Aumenta a resistncia contra enfermidade, fortalece tendes, consolida fraturas. <="" p="" style="border: 0px solid black; margin: 0px; "> Apatita Fsforo Nutre o crebro e os nervos, aumenta capacidade de pensar, estimula crescimento de cabelos e ossos.

<="" p="" style="border: 0px solid black; margin: 0px; "> Hematita

Magnsio

Relaxante, bom para nervos e corao. <="" p="" style="border: 0px solid

black; margin: 0px; "> gua Marinha Mangans Auxiliar no tratamento de esclerose, bom para garganta e cordas vocais. <="" p="" style="border: 0px solid black; margin: 0px; "> Rodocrosita Potssio Bom para o fgado, aumenta a elasticidade de tecidos e msculos. <="" p="" style="border: 0px solid black; margin: 0px; "> Amazonita Sdio Ajuda na digesto neutralizando acidez, evita fermentao, purifica o sangue. <="" p="" style="border: 0px solid black; margin: 0px; "> Turmalina Bicolor Zinco Auxilia na digesto, coadjuvante do metabolismo das enzimas. <="" p="" style="border: 0px solid black; margin: 0px; "> Sodalita Fontes: Rosa BIANCARDINI (1995), Mellie UYLDERT (1981), STARK Y MEIER (2002

A Classificao dos Cristais sob a luz da Cristaloterapia: Cristais Geradores e Drusas.

Certamente voc j se deparou com diversos tipos de cristais, de diferentes formas, tamanhos e cores. Mas, talvez, voc no saiba que a classificao destes minerais sob a luz da Cristaloterapia seja bem diferente daquela fornecida pela cincia que estuda as rochas Petrologia. A Petrologia leva em considerao no apenas a origem das rochas onde os cristais se formam, mas tambm diversos fatores, tais como: temperatura da rocha, a composio qumica e a estrutura geomtrica e molecular dos tomos que os compe. A classificao oferecida pela Cristaloterapia bem diferente da classificao Petrologia, porm elas no se anulam, mas complementam-se. A classificao da Cristaloterapia leva em considerao, sobretudo a morfologia externa do cristal, sua capacidade de emisso energtica, os tamanhos, as associaes inter-cristais e relaciona tudo isso as variadas possibilidades de seus usos individual ou coletivo. Sob essa tica, os cristais podem ser classificados em: Geradores, Agregados ou Drusas, Tabulares, Biterminados, Arquivistas, Arco-ris, Projetores Programados, Fantasmas, Bola, Professores e Mestres. Neste artigo iniciamos a apresentao dessa classificao detalhando os Cristais Geradores e as Drusas, para que voc possa identific-lo mais facilmente quando os adquirir. Nos artigos subseqentes daremos seqncia nesta apresentao. CRISTAIS GERADORES So cristais isolados e lmpidos. Possuem seis faces unidas num pice e podem apresentar base nebulosa e pice lmpido. So teis na canalizao de energia curativa e so timos acumuladores de luz, que projetada pela ponta. Os Cristais Geradores promovem a concentrao, intensificam e dirigem a energia entre chacras, bastando-se apontar seu pice para os mesmos, promovendo dessa forma, sua purificao ou renovao energtica. Tambm so timos para movimentao energtica em ambientes. Podemos encontrar, ainda, Cristais Geradores de Ametista, Citrino e Quartzo Enfumaado.

Cristal Gerador de Quartzo Lmpido. CRISTAIS AGREGADOS OU DRUSAS As Drusas so cristais muito conhecidos e admirados por sua beleza. Trata-se de um agrupamento de vrios cristais isolados sobre uma nica base. Representam a comunidade evoluda, vivendo harmoniosamente sobre uma verdade em comum: a base. Em Cristaloterapia usamos as Drusas, principalmente na limpeza de ambientes em geral. So excelentes purificadores de outros cristais e jias, que devem ser colocados sobre elas por, no mnimo, trs horas. Como representam vrios indivduos vivendo em plena harmonia, as Drusas so indicadas para harmonizar pessoas isoladamente ou em grupos, como famlias e colegas de trabalho. Bastando para isso, colocar uma foto da pessoa ou do grupo sobre o cristal at que a harmonia se restabelea. Colocado diretamente sobre os chacras, as Drusas dissolvem energia negativas ou indesejveis; facilitando, dessa forma, a atuao de outros cristais. As Drusas mais comumente encontradas no Brasil so as de Ametistas, mas tambm existem outras, como as de Citrino, Quartzo Fum, Fluorita ou Wulfenita.

Drusas ou Agregados de Ametista. Um forte abrao e at o prximo nmero!!!

RISTALOCROMOTERAPIA - Margot Valle Ferreira. A associao teraputica entre cristais e cores.


Nos ltimos artigos, venho abordando as aplicabilidades teraputicas da Cristaloterapia e da Cromoterapia separadamente. Sabemos que ambas as terapias so capazes de estabelecer um perfeito contato com a natureza mais intrnseca do ser humano e que contribuem para sade integral do ser. Entretanto, ambas possuem caractersticas comuns que poderamos considerar como pontos de interseo entre elas em benefcio do ser humano. Neste artigo, especificamente, abordarei as formas de associaes entre essas prticas teraputicas. muito comum a associao entre terapias holsticas distintas, com o objetivo de promover um tratamento mais integral ao cliente, o que pode, inclusive, diminuir o tempo deste tratamento. Tanto a Cristaloterapia quanto a Cromoterapia j possuem parcerias de sucesso para terapeutas e clientes com algumas tcnicas igualmente holsticas. Como exemplo, posso citar a parceria da Cromoterapia com a acupuntura, originando a Cromopuntura; ou com a zonoterapia, formando a Cromozonoterapia; e, ainda, com a geometria, nascendo a Geocromoterapia. A Cristaloterapia tambm se associou a acupuntura, originando a Cristalopuntura ainda pouco aplicada no

Brasil; e pode ainda ser associada aos sistemas florais atravs dos elixires feitos de flores e cristais. Em geral, numa sesso teraputica, a interao entre cristais e cores j praticada por muitos profissionais, mas no uma unanimidade. Entretanto, esta prtica deve ser incentivada, uma vez que juntas podero agilizar o tratamento, pois possuem vrios pontos em comum, como voc poder constatar a seguir: As cores e a Relao com os Chakras. As cores dos cristais podem ser relacionadas s cores dos chakras direta e independente do tipo de cristal. Um cristal laranja, por exemplo, poder ser utilizado diretamente sobre o chakra Umbilical - que est associado a esta cor - quando a finalidade for tonificar a energia deste e, ao mesmo tempo, a cor-luz laranja poder ser aplicada com a mesma finalidade. Vale a pena lembrar que o cristal funciona tambm como um catalisador e que, em contato com a energia de uma fonte luminosa, emite vibrao. O Uso no Ambiente. As cores aplicadas nos ambientes possuem efeito psicolgico, uma vez que refletem a cor-pigmento de uma determinada radiao. Os cristais quando expostos, tambm emitem sua vibrao para o ambiente, impregnando-o. Por exemplo, para o quarto de uma pessoa que sofre de insnia pode-se combinar paredes em tons de azulclaro, que acalmam e relaxam e, como objeto de decorao, pode-se usar drusas de ametistas, que so indicadas para insnia. O Uso Direto Sobre o Corpo. O uso de cristais sobre o corpo no se limita a uma sesso teraputica. Eles podem ser usados na forma de jias variadas, de amuletos e talisms. J o uso das cores sobre o corpo fora de uma sesso teraputica estar diretamente ligado ao vesturio. Neste caso, deve-se atentar para o fato de que, no caso, estaremos falando de cor-pigmento. E, portanto, deve-se levar em conta que, se uma pessoa necessita de cor vermelha, ao usar uma roupa nesta cor, esta radiao ser refletida para o ambiente em funo do pigmento preparado para refletir e no absorver determinada onda. Tomando esse cuidado bsico, tambm possvel associar o uso de cristais s cores das roupas para um mesmo objetivo. O Uso Atravs de Solues.

A indicao de gua solarizada poder ser associada a cristais que tenham aplicaes semelhantes. Por exemplo, ao indicar o uso de gua solarizada com a radiao amarela para um problema no sistema digestrio, pode-se perfeitamente, associar a Calcita Laranja. Este cristal tem a mesma cor e indicado para problemas no mesmo sistema. Essa associao, possivelmente, corrigir o problema em menor tempo de uso. O Uso na Alimentao. Embora no seja uma prtica comum no Brasil, a ingesto de cristais praticada na ndia, onde eles so transformados em p e consumidos em pequenas doses. Entretanto, essa forma de uso, quando praticada, pode ser associada a ingesto de cores atravs de alimentos especficos, sejam pela tonalidade natural do mesmo ou pela correlao dos nutrientes e vitaminas que apresentem. Como vimos, a associao teraputica entre cristais e cores simples e perfeitamente possvel e sua prtica, sempre que possvel, deve ser utilizada, bastando para isso que o terapeuta conhea ambas as tcnicas integralmente.

Anda mungkin juga menyukai