Anda di halaman 1dari 9

EDUCAO E SUSTENTABILIDADE: OFICINA DE COSMTICOS BASE DE PALMA FORRAGEIRA UMA ALTERNATIVA VIVEL NO PROEJA AUTORA: JACQUELINE MORAIS DA COSTA

A CO-AUTORES: LEONARDO ARCANJO DE ANDRADE; MARIA DE FATIMA NASCIMENTO SOUSA JACQUELINE_MORAIS@HOTMAIL.COM

Resumo: O presente artigo trata-se de uma experincia metodolgica, baseada na perspectiva do desenvolvimento sustentvel, a partir de uma Oficina de Cosmticos (fabricao de xampu, sabonete slido e lquido) base de palma forrageira, realizada com estudantes de turmas do PROEJA da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio Marechal Almeida Barreto, localizada na cidade de Juazeirinho no serto da Paraba. Essa iniciativa surgiu, partindo da premissa de sustentabilidade e criao de uma proposta inovadora de 1 ensino que adote uma perspectiva sustentvel. A palma forrageira (Opuntia fcus indica mill), cactcea do semirido do Nordeste, utilizada principalmente na alimentao animal em poca de seca. Na possibilidade de uma prtica sustentvel, a palma forrageira beneficiada e utilizada como matria prima na fabricao de cosmticos e outros derivados, devido as suas propriedades, rica em vitaminas e minerais. A utilizao da palma como ativo na produo de cosmticos est sendo muito disseminada pela UEPB, Universidade Estadual da Paraba, atravs de projetos de capacitao. De incio os estudantes foram submetidos a um questionrio 'pr' comprovando que 72%, desconhecem que a palma pode ser utilizada na fabricao de cosmticos. Aps a execuo da oficina um questionrio 'ps' foi aplicado onde 80% acreditam que a fabricao artesanal destes cosmticos poderia contribuir para a melhoria da renda familiar. Portando, no paradigma da gesto de polticas ambientais, proposta a utilizao da palma forrageira na formao de cosmtico como uma maneira vivel de atividade sustentvel.

Introduo A palma uma planta comum na regio Nordeste, muito resistente seca, armazena grande quantidade de gua, e uma fonte de fibras e vitamina A e C. Seu uso varia desde a alimentao ao gado e humana, paisagstico e cerca-viva, como para a produo de corante natural, extrado de inseto parasita (TEXEIRA, 1999). A palma uma planta que desafia a adversidade de clima rido, solos arenosos, pedregosos, muito quentes e de escassa fertilidade, dotando-se de notveis qualidades de resistncia e rusticidade que lhe permitem vegetar sob essa desfavorvel condio a qual sempre associada. A palma, apesar da sua disseminao e utilizao amplamente utilizada para diversos fins comerciais. Segundo Galvo (2007), pesquisadores da Centene (Centro de Tecnologias Estratgicas do Nordeste) desenvolve pesquisa quanto adequao da palma na indstria. Motta (2009) diz, que a palma forrageira pode ser utilizada como matria-prima na fabricao de adubo, fertilizantes, medicamento e tambm na produo de biogs, etanol e metanol. A fabricao de cosmticos a partir do broto da palma agrega valor ao produto o que pode trazer melhoria na renda familiar para os pequenos produtores, j que o produto rustico e possui facilidade de manejo. Os cosmticos fabricados a partir da Palma Forrageira torna-se uma excelente opo para a higiene da famlia, bem como gerao de emprego e renda na fabricao artesanal e industrial, contribuindo para o aumento da renda familiar e consequentemente a melhoria da qualidade de vida das famlias de baixa renda, oriundas do semirido do nordestino, embora sua utilizao adequa-se a qualquer regio. No cenrio de desenvolvimento de novas alternativas sustentveis de subsistncia, a interao da palma forrageira no agronegcio defendida cordialmente pelos consumidores que exigem cada vez mais produtos autnticos, principalmente regionais. De acordo com Brito (2006), a tendncia da utilizao da palma na indstria seguir em crescimento, at satisfazer as demandas globais, a fim de estabelecer uma prtica sustentvel na sociedade.

Partindo dessa premissa, oficinas de fabricao de cosmticos a base de palma forrageira contribuem para a promoo de atividades sustentveis, baseado na perspectiva do contexto sociocultural que permeia a busca de alternativas equiparantes a realidade de uma sociedade.

Referencial Terico

O PROEJA busca resgatar e reinserir, no sistema escolar regular brasileiro, jovens e adultos que se encontram afastados do mesmo, devido aos problemas internos e externos escola, atravs do acesso educao geral e, mais especificamente, ao ensino profissional na perspectiva de uma formao integrada. (BRASIL, PROEJA, 2010). A Educao de Jovens e Adultos, baseada na teoria de Paulo Freire, se refere a uma educao que leva o educando a refletir e tornar-se um ser autnomo e crtico, que ao final do processo educativo, seja capaz de 3 transformar sua realidade (SANTOS 2010). Nesse contexto o programa de alfabetizao de jovens e adultos em sua dinmica de ensino busca trazer a incluso social, resgatando os valores humanos que vem a ser uma ao de promoo social utilizando os aspectos da educao no formal, valorizando os saberes endgenos dos atores sociais (FREIRE, 1987). Para isso devemos inserir metodologias de ensino que estejam inseridos na vida cotidiana do indivduo e que estas atividades tenham sentido real no fazer pedaggico por parte dos professores, os conduzindo a refletir sobre o futuro. Cabe aos professores comprometidos com o ensino na sua essncia, buscar mtodos cotidianizveis, que possam favorecer a compreenso de contedos, como tambm a apreenso dos caminhos necessrios e viveis rumo sustentabilidade. Sabemos que a escola o lugar ideal para mudanas de atitudes, valores, e de aes pedaggicas dialeticamente visando a totalidade do educando, para transform-lo e transformar o meio em que vive.

O desenvolvimento sustentvel aquele que atende s necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das geraes futuras atenderem as suas prprias necessidades (BRITO, 2006). De acordo com Neto (2006) a educao a principal ferramenta no desenvolvimento sustentvel pois, na elaborao de polticas governamentais tornam-se necessrios uma reflexo terica e emprica da relao homem natureza. O contexto social que cada indivduo compe deve ser entendido de maneira socioeducativo bem como suas obrigaes e responsabilidades. No paradigma da educao atual percebe-se a urgente mudana da maneira de pensar e ensinar em sala de aula, onde o estudante possa correlacionar sua vida cotidiana com o futuro mais consciente educando para o futuro. Mesmo sabendo que unir a educao aos conceitos sustentveis um desafio, devemos buscar referenciais tericos para isso. Inmeras pesquisa a cerca da implementao de metodologias que garantam a promoo e desenvolvimento do homem so postas a tese. A adoo efetiva de prticas como estas na produo 4 de palma, bem como sua utilizao na fabricao de cosmticos uma alternativa vivel no que se refere a criao de uma atividade sustentvel, que garante no s a sobrevivncia de quem produz, mais como o resgate a uma cultura estritamente regional uma disseminao nacional.

Metodologia:

Este trabalho foi desenvolvido na perspectiva da pesquisa-ao, segundo Gil (2002), essa metodologia se caracteriza por ser realizada em estreita associao com uma ao ou resoluo de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situao ou do problema esto envolvidos de modo cooperativo ou participativo. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino fundamental e Mdio Marechal Almeida Barreto

localizada na cidade Juazeirinho no serto da Paraba. Para isso foram disponibilizadas 20 (vinte) vagas, para as oficinas, sendo divididas em duas turmas de 10 (dez) estudantes, destinadas a turmas do 1,2 e 3 ano do PROEJA. A metodologia baseia-se na execuo da oficina e na elaborao e aplicao de um questionrio 'pr' e 'ps' mediante anlise qualitativa dos resultados. Os materiais necessrios para a execuo desta atividade foram fornecidos pelo SENAR-Servio Nacional de Aprendizagem Rural em parceria com a FAEPA- Federao da Agricultura e Pecuria da Paraba e a UEPB- Universidade Estadual da Paraba. A oficina foi ministrada por uma professora pertencente ao corpo docente do Departamento de Qumica da UEPB com o auxlio de estudantes voluntrios do curso de licenciatura plena em qumica. Para iniciar a oficina aplicou-se um questionrio (pr), contendo cinco questes de mltipla escolha, voltado para o interesse dos estudantes na participao da oficina, e conhecimentos pr-existentes a respeito da utilizao da palma forrageira. Feita a avaliao foram iniciadas as oficinas, sendo ministradas simultaneamente, nas quais foram seguidos roteiros para a execuo do processo com participao dos estudantes na parte prtica. Ao finalizar as oficinas, amostras dos produtos foram entregues aos estudantes participantes. Por fim, foi aplicado um questionrio (ps),contendo cinco questes de mltipla escolha, voltado para a anlise desta atividade como um meio sustentvel para a comunidade e a possvel importncia da atividade extraclasse na Escola.

Resultados e Discusses

Mediante a metodologia utilizada no projeto, espera-se ainda a obteno e aquisio de novas atitudes, hbitos e um despertar para a conservao dos recursos naturais pautados na melhoria da qualidade de vida da populao local e sem sombra de dvida valorizar a economia local. Atravs da operalizao dos resultados podemos destacar os seguintes resultados: - Para o questionrio Pr: 72% dos estudantes afirmam que desconhecem a utilizao da palma forrageira como ativo na fabricao de cosmticos. 59% destacam que a palma naquela regio utilizada apenas como alimentao para o gado. 83% acreditam que atividades como essa tornam as aulas mais dinmicas e interativas. - Para o questionrio Ps 80% responderam que a fabricao artesanal de cosmticos poderia melhorar a renda das famlias daquela regio. 55% afirmam que usariam os produtos no seu dia a dia.

Diante dos resultados ficou evidente, o desconhecimento da palma com matria prima na fabricao de cosmticos, em uma das maiores regies produtoras de palma do Brasil. O desconhecimento da populao dessa prtica se d pela ausncia de divulgao e homogeneizao da utilizao da palma na fabricao de produtos.

Alm do alto ndice de aceitao destes produtos, a fabricao artesanal de cosmticos garante renda que se beneficia da urgncia na busca de atividades sustentveis de consumo. A palma, como j mencionada, muito resistente e sua produo no necessita de muitos custos, portanto, sua utilizao pode ser facilmente difundida como uma possibilidade vivel de atividade sustentvel, bem como uma ferramenta pedaggica disseminativa. Consideraes finais

Com esse trabalho foi possvel verificar que os estudantes ampliaram sua percepo de que cada cidade tem sua forma de gerar renda e sustento econmico, considerando que as atividades propostas antes da sada de campo abriram espao para que eles percebessem a relevncia da proposta de se trabalhar como a sustentabilidade econmica. Alguns alunos se envolveram de tal forma com as atividades propostas que os conhecimentos construdos passam a fazer parte de seu cotidiano, por exemplo, alguns j tinham prticas de fazer artesanato (bordado, pintura de toalhas, confeco de bijuterias entre outros) e retomaram a fazer para revenda. Alm disso, muitos se tornam multiplicadores desses conhecimentos, mostrando que a educao realmente tem feito sentido para eles. Referencia: BRASIL. MINISTRIO DA EDUCAO. Programa de Integrao da Educao Profissional com a Educao Bsica na Modalidade de Educao de Jovens e Adultos

http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proejafundamental_ok.pdf - PROEJA

BRITO, Tlio Dias. Competitividade e sustentabilidade no agronegcio: o caso do leo de palma. Dissertao de Mestrado em Agronegcios. DF: Braslia, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de janeiro, Paz e Terra. 1987.

GIL, Antnio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. So Paulo: Atlas, 2002.

MOTTA, Daniel. Sustentabilidade: o cultivo da palma como fonte de gerao de emprego e renda no municpio de Juazeirinho-PB. In.: Revista online Normatividade, 2009

NETO,

Nagib

Anderos.

Educao

sustentabilidade.

Disponvel em 06/06/2011

em: s

www.webartigos.com/articles/831/1/educacao-E-Sustentabilidade/pagina1.html, acesso 16h30min.

SANTOS, A. A. M.; BENTO, J. S. A percepo ambiental dos professores e alunos da educao de jovens e adultos. In: VIII congresso Internacional de Tecnologia na Educao, Olinda - PE. Anais.

TEXEIRAS, Jlio Csar; et al. Cintica da Digesto Ruminal da palma forrageira (Nopalea cochenillifera (L.) Lyons-Cactaceae) em Bovinos e Caprinos. In.: Cinc. e Agrotec, 1999, V.23

ANEXOS

Oficina na produo de cosmticos na cidade de Juazeirinho-PB, com estudantes do PROEJA.

Materiais produzidos

Anda mungkin juga menyukai