Anda di halaman 1dari 9

1.

1 O COMPORTAMENTO HUMANO
Sempre nos perguntamos porque agimos deste ou daquele modo, ou ainda, porque somos diferentes entre ns, quanto forma de sentir, pensar e agir. Certamente, muitas dessas indagaes esto ligadas ao fato de que o Homem possui trs instncias que atuam de forma interligadas e que so responsveis pela condio humana: NVEL BIOLGICO envolve nossa estrutura fsica, gentica, rgos dos sentidos e todos os sistemas do corpo humano; NVEL PSICOLGICO engloba nossos traos de personalidade, as caractersticas individuais e histria pessoal, bem como nosso modo de lidar com o mundo e com as pessoas; NVEL SOCIAL relaciona-se nossa interao com os diversos grupos sociais dos quais fazemos parte: famlia, escola, trabalho, amigos. Diz respeito ainda, influncia que esses contextos sociais exercem sobre a vida do indivduo, direcionando hbitos, valores e comportamentos.

Esses nveis caracterizam o funcionamento de todos os seres humanos e ainda, so responsveis pela singularidade de cada pessoa, j que cada grupo social e cada indivduo tem um modo bem particular de ser e agir. Desse modo, podemos dizer que este funcionamento do Homem no mbito biolgico, psicolgico e grupal formam o comportamento humano.

1.2 Os fatores influenciadores do comportamento humano


Como j discutimos, ns somos o resultado de trs contextos - o biolgico, o psicolgico e o social. Assim, o comportamento humano o resultado desta interao, ou seja, so esses os fatores que influenciam no comportamento das pessoas e dos grupos.

1.3 FATORES BIOLGICOS


Segundo Braghirolli et al. (1990) o homem tambm um organismo biolgico, e por isso, imprescindvel estudar sua base orgnica, para entender o comportamento, j que o nvel biolgico o alicerce que permite sua existncia. Esse grupo de fatores envolve o fato de todos ns sermos da mesma espcie animal Homo sapiens, e de que todos recebemos de nossos antepassados um conjunto de genes que influenciam diretamente em nossas caractersticas. Alm dos traos da espcie, carregamos tambm a herana gentica de nossa famlia, o que se expressa em nosso corpo: cor, estatura, traos, cabelos etc. Outro ponto importante, o fato de que muitos aspectos de nosso comportamento influenciado diretamente pela estrutura biolgica e fisiolgica, ou seja, pela nossa base orgnica e pelo funcionamento de nossos rgos e sistemas. Inclusive, existe um ramo da Psicologia que estuda essa ligao, que a Psicologia Fisiolgic

1.3 FATORES BIOLGICOS (CONTINUAO) 1


Mecanismos Fisiolgicos do comportamento humano

Possumos 03 (trs) tipos de estruturas que integram nosso funcionamento fisiolgico: 1) Receptores: so responsveis pela captao dos estmulos do meio interno (corpo) e do meio externo (fora do corpo) e so constitudos pelos rgos dos sentidos (tato, viso, audio, paladar, olfato, etc) e pelas demais receptoras que esto espalhadas pelo corpo humano. Estas clulas tm funes especficas,

sendo responsveis por estmulos diferentes, tais como: os receptores trmicos que encontram-se na pele; os receptores qumicos responsveis pelo olfato e paladar, dentre outros. Seria impossvel pensar em nossa vida sem a existncia destas estruturas, pois elas funcionam como sinalizadores dos estmulos, nos auxiliando na identificao das diversas situaes que encontramos no cotidiano. (Obs.: Incluir figuras com os rgos dos sentidos olho, ouvido etc)

2) Efetores: depois que os estmulos so capturados pelos receptores, eles so conduzidos e interpretados pelo sistema nervoso (crebro e demais estruturas) e as respostas voltam para serem executadas pelo corpo. Isto caracteriza as funes dos efetores receber e executar as respostas enviadas. As glndulas e os msculos so as estruturas que realizam as aes do nosso corpo. Os msculos so responsveis por grande parte de nossas aes (correr, andar, jogar) e assim, so fundamentais para o comportamento e para a adaptao do homem ao meio. (Obs.: Incluir figuras que mostrem os msculos pessoas correndo, saltando etc) No caso das glndulas, elas tambm constituem-se como mecanismos de resposta e podem ser classificadas como: endcrinas (lanam produtos na corrente sangunea); excrinas (lanam produtos na superfcie ou em alguma cavidade) e mistas (se lanam produtos na corrente sangunea e fora dela). (Obs.: Incluir figuras que mostrem pessoas suando e/ou chorando) O primeiro tipo de glndulas so as mais importantes para o estudo do comportamento, pois os hormnios produzidos agem diretamente sobre as emoes e sobre o comportamento de forma geral.

1.3 FATORES BIOLGICOS (CONTINUAO) 2


3) Condutores ou Conectores: Essas estruturas, como o prprio nome diz, so responsvel pela ligao entre receptores e efetores. So constitudas pelos neurnios elementos bsicos do sistema nervoso. O sistema nervoso pode ser dividido em 03 (trs) grandes partes: central, perifrico e autnomo. SISTEMA NERVOSO CENTRAL - formado pela medula espinhal e encfalo (que constitudo por 06 (seis) outras estruturas: bulbo raquidiano, protuberncia anular, cerebelo, mesencfalo, , diencfalo e telencfalo). Possuem diversas funes, tais como: controle das funes vitais como atividade cardaca, gastrointestinal e de respirao; coordenao das atividades dos msculos, bem como o gerenciamento das funes cognitivas de memria, inteligncia e raciocnio.

SISTEMA NERVOSO PERIFRICO constitudo pelo conjunto de neurnios, que fazem a ligao entre os receptores at medula espinhal (neurnios aferentes) e por aqueles que partem do sistema nervoso central e vo at os msculos ( neurnios eferentes). SISTEMA NERVOSO AUTNOMO responsvel pelas aes dos msculos e glndulas (efetores) no-voluntrias, ou seja, que no dependem da ao do sujeito, sendo de natureza reflexa. Divide-se em simptico e parassimptico. O sistema nervoso simptico responsvel pelas aes de excitao do organismo, ou seja, sua funo principal preparar o organismo para as situaes de medo, luta ou fuga. Por outro lado, o sistema nervoso parassimptico atua no estado de repouso do organismo. Desse modo, percebemos que ambos os sistemas atuam de forma antagnica, mas completar possibilitando o equilbrio do organismo nos estados de ao e de repouso. Compreendendo os mecanismos fisiolgicos, ou seja, entendendo melhor seu funcionamento e divises, podemos tambm relacionar os fatores biolgico ao comportamento, pois muitos estudos vm verificando o desenvolvimento e alteraes ocorridas no sistema nervoso e suas influncias no comportamento das pessoas. Alguns exemplos so, a comparao entre a maturao do sistema nervoso das crianas e seu amadurecimento emocional e cognitivo, percebido ao longo da idade cronolgica; outro fato, so as sequelas cognitivas e emocionais sofridas por pacientes que sofreram algum tipo de leso a nvel de sistema nervoso.

1.4 FATORES PSICOLGICOS


De acordo com Book et al (2002), o homem um ser multideterminado, ou seja, ele no apenas resultado de sua herana biolgica, mas sim construdo a partir de mltiplas influncias: biolgicas, psicolgicas e sociais. Agora iremos falar justamente dos aspectos psicolgicos e emocionais, que caracterizam-se pela histria pessoal de cada sujeito, suas relaes familiares, sua personalidade, sua subjetividade e identidade, bem como seu funcionamento psicolgico prprio (envolvendo memria, raciocnio, inteligncia, etc.). importante destacar alguns desses pontos.

Subjetividade:

Envolve as caractersticas singulares de cada pessoa seus hbitos, aptides, ou seja, o prprio repertrio emocional, social e cultural de cada sujeito. Contm elementos objetivos, pois as relaes em grupos e a base biolgica geram padres que nos assemelham, j que somos da mesma espcie, do ponto de vista biolgico e cultural. A subjetividade construda ao longo da histria do sujeito, num movimento dialtico, no qual o homem recebe elementos do mundo externo e d contribuies a este mesmo mundo. Isto demonstra que o homem constri construdo. Identidade: O modo de ser de cada pessoa gera a funo da identidade, que vem a ser o auto reconhecimento dele mesmo enquanto pessoa, bem como uma maneira de apresentar-se ao mundo, ou seja, o sujeito possui sua identidade, se reconhece como possuindo estas ou aquelas caractersticas e visto pelas outras pessoas de um determinado modo, concordante ou no com sua auto-imagem. Quando conhecemos uma pessoa, j traamos uma imagem desta, a partir de sua aparncia fsica, vestimentas, acessrios etc, isto demonstra que percebemos um pouco de sua identidade, entretanto, muitas vezes criamos uma viso deturpada sobre esse sujeito, pois a identidade algo mais profundo, que envolve tambm elementos subjetivos da pessoa e que est em constante transformao, j que meus pensamentos, gostos e outros aspectos podem e mudam constantemente ao longo da vida. Outro ponto importante sobre a identidade o fato de que a partir dessa impresses distorcidas que fazemos de algum, podemos gerar estigmas sociais, desvalorizando e rotulando as pessoas. Isto bem perceptvel no caso dos pacientes portadores de necessidades especiais, portadores do vrus HIV, bem como das pessoas homossexuais, dentre outros.

1.4 FATORES PSICOLGICOS (CONTINUAO) 1


Famlia: Constitui-se como o primeiro grupo social da pessoa, sendo responsvel pela primeira educao da criana. Atualmente, a famlia vem sofrendo inmeras modificaes, e a famlia monogmica (aquela que envolve o casamento de duas pessoas, com uma srie de direitos e deveres envolvidos) vem deixando de ser a principal forma de famlia, e tantos outros modelos vm surgindo (famlias que s tm o pai; ou somente a me; famlias onde no existem os pais e essas funes so exercidas por outras pessoas; famlias homossexuais, etc). O grupo familiar responsvel pela sobrevivncia fsica e mental, estabelecendo a ligao entre a criana e a sociedade. Nesta ligao, transmitido aos filhos um conjunto de valores e costumes que sero utilizados para a construo da sua subjetividade e identidade. A famlia exerce uma importncia to marcante na vida fsica, emocional e social da criana, que podemos enumerar algumas das suas funes mais relevantes: responsvel pela primeira educao da criana; responsvel pelos cuidados fsicos e psicolgicos da criana; possibilita a socializao da criana, transmitindo-lhe valores e hbitos que serviro como base para a organizao de sua individualidade; permite o desenvolvimento psicolgico, estabelecendo os limites e as regras, bem como a diferenciao da criana como uma pessoa prpria, que futuramente precisar desligar-se dos pais, para poder crescer.

insere a criana no universo da linguagem (falada e no-falada), pois ao nascer o beb no domina os cdigos de nossa lngua, atravs da maturao biolgica e do convvio social/familiar que ele introjeta os signos utilizados para a comunicao.

Alm desses pontos, temos a questo da vida afetiva e da sexualidade do sujeito, que compreende seus afetos, emoes e a vivncia das relaes com as outras pessoas. Certamente, podemos dizer que todas as caractersticas psicolgicas do sujeito se expressam atravs da sua vida afetiva e da sua sexualidade. Atualmente, o mundo ps-moderno vem solicitando das pessoas no s habilidades tericas e tcnicas, mas principalmente as habilidades emocionais diante das situaes de trabalho e da vida. Isto refora a importncia dos fatores emocionais na vida de cada um de ns, pois a afetividade revela muito do que somos e de como estamos em relao ao mundo e a ns mesmos. Quanto sexualidade, fundamental destacar que o termo no limita-se ao sentido de sexo, mas possui um significado abrangente que refere-se ao desenvolvimento dos vnculos afetivos desde criana at a vida adulta; ao modo como ns constitumos enquanto homem ou mulher; nossa opo sexual, bem como lidamos com nosso corpo e com as normas ligadas ao sexo e sexualidade como um todo. Finalmente, conclumos os fatores psicolgicos abordando os processos psicolgicos bsicos, ou seja, a memria, inteligncia, percepo, dentre outros, que se constituem como funes atravs das quais o homem armazena, assimila e capta os estmulos do mundo formando seu repertrio cognitivo e afetivo. Iremos agora comentar um pouco sobre o processo de SENSAO e PERCEPO: SENSAO E PERCEPO: Segundo Braghirolli et al (1995) sensao e percepo formam um processo nico, no qual h a recepo e interpretao das informaes. Desse modo, a sensao compreende a captao dos estmulos ambientais atravs dos rgos dos sentidos o sentir. Enquanto que a percepo um processo mais complexo, onde o sujeito toma conhecimento sobre um determinado objeto, selecionando algumas caractersticas deste. (Ex.: sensao sentir a temperatura baixa ao entrar numa sala; percepo identificar um amigo, atravs de suas caractersticas fsicas cor do cabelo, altura, movimento, apesar da distncia que ele se encontra em relao a ns)

1.5 FATORES SOCIAIS


Existe uma rea que estuda profundamente os grupos - a Sociologia. Segundo esta, um grupo constituise como um sistema de relaes sociais e de interaes entre pessoas. Geralmente, este indivduos compartilham caractersticas, hbitos, valores que os mantm ligados. Isto significa que um grupo mantido por uma identidade comum, ou seja, as pessoas sentem-se fazendo parte desta organizao, atravs desta ligao. Ainda, sob o ponto de vista sociolgico, importante ressaltar que um aglomerado qualquer de pessoas no constitui por si s um grupo, pois necessrio que exista a identificao entre os membros. Os scios de um grupo compartilham interesses, valores, razes tnicas ou lingusticas e parentesco, alm disso, outra diferena importante que um grande grupo no constitui uma sociedade, pois esta deve ter aspectos no-essenciais ao ao grupo, como uma localizao espacial, uma cultura auto-suficiente e um mecanismo de reproduo e renovao dos membros

1.5 FATORES SOCIAIS 1.5.2 CLASSIFICAO DOS GRUPOS

Alm do conceito que temos explanado at aqui sobre grupos, imprescindvel explicar que existem basicamente dois (02) tipos de grupos: a) grupos primrios: so aqueles grupos pequenos que mantm relaes ntimas, como as famlias, por exemplo. So marcados por vnculos que se mantm durante anos.

b) grupos secundrios: caracterizam-se por ser grupos maiores, cujas relaes so apenas formais e institucionais, ou seja, seus membros mantm ligados por algum interesse especfico, tais como trabalho, estudo, projetos em comum, etc. Podem manter-se por muito ou pouco tempo, dependendo do tempo necessrio para a concretizao dos objetivos que tm em comum.

O SISTEMA NERVOSO PERIFRICO responsvel pelas aes dos msculos e glndulas (efetores) no-voluntrias, ou seja, que no dependem da ao do sujeito, sendo de natureza reflexa. Divide-se em simptico e parassimptico.

A sua resposta : FALSO A ALTERNATIVA FALSA. VOC ACERTOU A QUESTO. O SISTEMA NERVOSO PERIFRICO constitudo pelo conjunto de neurnios, que fazem a ligao entre os receptores at medula espinhal (neurnios aferentes) e por aqueles que partem do sistema nervoso central e vo at os msculos (neurnios eferentes).
Associe corretamente:

A sua resposta :

Aspectos Psicolgicos e Emocionais = caracterizam-se pela histria pessoal de cada sujeito, suas relaes familiares, sua personalidade, sua subjetividade e identidade, bem como seu funcionamento psicolgico prprio (envolvendo memria, raciocnio, inteligncia, etc.). Fatores Sociais = refere-se s influncias que o indivduo recebe de todos os grupos familiares por onde passa, inicialmente a famlia, depois a escola, o grupo de amigos, o trabalho e todos os demais. Fatores Biolgicos = esse grupo de fatores envolve o fato de todos ns sermos da mesma espcie animal Homo sapiens, e de que todos recebemos de nossos antepassados um conjunto de genes que influenciam diretamente em nossas caractersticas. 2 exerccio CORRETO!!! Hoje a Psicologia definida como a cincia: A sua resposta : do comportamento e dos processos mentais. RESPOSTA CORRETA!!! Sobre as trs escolas clssicas que compe os primrdios da psicologia temos: A sua resposta : o estruturalismo de Titchner cujo Foco de Estudo est na conscincia humana, a partir dos estados elementares da conscincia, como as estruturas do sistema nervoso central. Estudos em laboratrio. CORRETO!!!

Sobre a os acontecimentos mais importantes no Renascimento e na Idade Moderna pode-se afirmar que: A sua resposta : a produo artstica, antes dominada pela Igreja, pode expressar-se livremente, atravs de obras importantes como A divina comdia, (escrito por Dante); o quadro Anunciao (de Da Vinci); a escultura de Davi feita por Michelangelo; O Prncipe escrito por Maquiavel, dentre outras. RESPOSTA CORRETA!!! Na escola behaviorista ocorreram descobertas sobre o funcionamento dos rgos motores; estudo sobre os pensamentos; etc. A sua resposta :

FALSO CORRETO!!! MUITO BOM!!! Para osGestaltistaso estudo do processo de percepo era o pilar da escola, pois a Gestalt compreendia que apesar dos aspectos fisiolgicos comuns, o homem possui suas particularidades individuais sendo muitas delas absorvidas diretamente do ambiente atravs dos rgos dos sentidos. A sua resposta : VERDADEIRO CORRETO!!! Freud enfatizou a importncia da sexualidade para o desenvolvimento humano. A sua resposta : VERDADEIRO CORRETO!!! uma idia subjetiva: A sua resposta : Uma crtica CORRETO!!! O compartilhamento de ideais remete o indivduo a Subjetividade. A sua resposta : FALSO CORRETO!!! INTERSUBJETIVIDADE. O relacionamento social uma atitude intersubjetiva. A sua resposta : VERDADEIRO Correto!!!
Cidadania definida como: Capacidade de exercer direitos e deveres apenas em alguns aspectos da vida civil.

A sua resposta :

FALSO RESPOSTA CORRETA


Na liderana e no comportamento humano so tipos de poder: Coercitivo, de recompensa, de referncia, legtimo e de especializao.

A sua resposta : VERDADEIRO CORRETO!!! Papel Social pode ser definido: A sua resposta : Conjunto de normas, direitos e deveres que condicionam os indivduos ao grupo. CORRETO!!!

Anda mungkin juga menyukai