Anda di halaman 1dari 7

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAO

CINCIAS PROVA 1 BIMESTRE 5 ANO

2010

PROVA DE CINCIAS 5 ANO Questo 1 Em torno do Sol os planetas percorrem uma trajetria que recebe o nome de rbita. A Terra e os outros planetas que giram em torno do Sol formam (A) conjunto dos cometas. (B) a Via Lctea. (C) O Sistema Solar. (D) os astros iluminados.

Questo 2 Observe a figura abaixo e responda em que parte da Terra vivem animais e plantas e esto localizados, os mares, os rios e os lagos:

(A) no manto. (B) na crosta. (C) no ncleo. (D) entre o manto e o ncleo.

Questo 3 O planeta Terra se destaca dos demais planetas do Sistema Solar, por apresentar vida. O solo, a temperatura e at a atmosfera so modificados pelas atividades dos seres vivos. Solo, ar e gua contribuem em conjunto para a manuteno da vida no planeta. A partir dessa informao, podemos dizer que (A) a atmosfera, o solo e a temperatura seriam diferentes, se no houvesse vida na Terra. (B) o solo no sofre alteraes pelos seres vivos. (C) a temperatura a mesma em todos os planetas do Sistema Solar. (D) solo, ar e gua so elementos sem importncia para o planeta Terra.

Questo 4 No ciclo da gua, ocorrem transformaes que so resultado da energia que vem (A) do Sol. (B) do vento. (C) da eletricidade. (D) do som.

Questo 5

O pio entrou na roda, o pio Roda pio bamboleia pio... Cantiga de roda Quando jogo meu pio no cho e ele roda em torno dele mesmo, faz lembrar o movimento que a Terra faz em volta dela mesma. Este movimento permite a ocorrncia dos dias e das noites. Conhecemos este movimento como (A) eclipse. (B) acomodao. (C) rotao. (D) rbita.

Questo 6 Quando chega o final do ano, em 31 de dezembro, comemoramos o incio de um novo ano. Esperamos 365 dias para uma nova comemorao. Este o tempo que a Terra demora para completar uma volta em torno do Sol. A volta completa da Terra em ao redor do Sol chama-se (A) rotao. (B) translao. (C) movimento. (D) ciclo do Sol.

Questo 7 J pensou num mundo sem rvores, num cho s de pedras, sem seres vivos? Pois a Terra j foi assim. Para que a vida surgisse, foi necessrio que o planeta se resfriasse e se formassem os oceanos. Para isso muito tempo se passou. Vamos conhecer uma breve histria da vida em nosso planeta?

1 H bilhes de anos...

?
3

(adaptado de Vieira et al., 1973. Iniciao Cincia.Cadernos MEC)

A partir das imagens, marque a opo correta: (A) As primeiras formas de vida foram os seres humanos. (B) As primeiras formas de vida surgiram no solo. (C) As primeiras formas de vida surgiram no ar. (D) As primeiras formas de vida surgiram na gua. Questo 8 4

Depois da noite vem o dia. Depois do dia vem a noite. Por mais simples que possa parecer, essa uma regularidade que podemos observar na natureza. Outra regularidade a existncia de perodos mais quentes e perodos mais frios, durante o ano. Por meio de observaes dessas regularidades, os cientistas concluram que, no movimento em torno do Sol, o planeta Terra encontra-se inclinado, como podemos observar no esquema abaixo.

http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema

A partir do esquema, marque a opo correta: (A) O eixo de inclinao do planeta faz com que ele seja iluminado pelo Sol, de forma diferente, em todas as pocas do ano. (B) O eixo de inclinao da Terra no altera a forma como ela iluminada pelo Sol. (C) A Terra no se movimenta em torno do Sol. (D) O eixo de inclinao do planeta faz com que ele seja iluminado pelo Sol, da mesma forma, em todas as pocas do ano. Questo 9 5

O pai de Pedro trabalha no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro e gosta de ficar observando as pessoas que chegam de outros pases. Certo dia, ele ouviu uma conversa de uma brasileira que havia chegado do Canad, no hemisfrio Norte. Aqui era vero e a moa gritava, sorrindo, para sua famlia: Ufa, ainda bem que cheguei ao meu pas, quase congelei de frio! Podemos concluir, ento que, quando aqui no hemisfrio Sul vero, l no Canad (A) primavera. (B) outono. (C) inverno. (D) vero.

Questo 10 Atualmente, o mundo est atento s mudanas climticas do planeta. Esta preocupao se justifica porque (A) essas mudanas s so sentidas no Hemisfrio Sul. (B) essas mudanas afetam os seres vivos. (C) essas mudanas afetam somente as grandes florestas. (D) essas mudanas s atingem os seres humanos.

Anda mungkin juga menyukai