Anda di halaman 1dari 20

RESOLUO CFC N. 1.

285/10

Inclui o Apndice Glossrio de Termos NBC T 19.41 Contabilidade para Pequenas e Mdias Empresas.

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exerccio de suas atribuies legais e regimentais, e com fundamento no disposto na alnea f do art. 6 do Decreto-Lei n. 9.295/46, alterado pela Lei n. 12.249/10, RESOLVE: Art. 1 Incluir, na NBC T 19.41 Contabilidade para Pequenas e Mdias Empresas, aprovada pela Resoluo CFC n. 1.255/09, o Apndice Glossrio de Termos. Art. 2 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao.

Braslia, 18 de junho de 2010.

Contador Juarez Domingues Carneiro Presidente

Ata CFC n. 938

APNDICE GLOSSRIO DE TERMOS DA NBC T 19.41 CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MDIAS EMPRESAS
(Este Apndice parte integrante da NBC T 19.41)

Aes (ou quotas) em tesouraria: Instrumentos patrimoniais (de capital), como aes ou quotas, da prpria entidade, possudos pela entidade ou outros membros do grupo consolidado. Adoo inicial da Contabilidade para PMEs: Situao em que a entidade apresenta, pela primeira vez, suas demonstraes contbeis anuais de acordo com a NBC T 19.41 Contabilidade para Pequenas e Mdias Empresas, independentemente de ter sido o seu arcabouo contbil anterior o IFRS completo ou outra prtica contbil. gio por expectativa de rentabilidade futura (fundo de comrcio ou goodwill): Benefcios econmicos futuros decorrentes de ativos que no so passveis de serem individualmente identificados nem separadamente reconhecidos. Altamente provvel: Significativamente mais do que provvel. Amortizao: Alocao sistemtica do valor amortizvel de ativo ao longo de sua vida til. Aplicao prospectiva (aplicao de mudana em poltica contbil): Aplicao de nova poltica contbil para transaes, outros eventos e condies que ocorram aps a data em que a poltica foi alterada. Aplicao retrospectiva (aplicao de mudana em poltica contbil): Aplicao de nova poltica contbil para transaes, outros eventos e condies como se essa poltica tivesse sempre sido aplicada. Apresentao adequada: Representao confivel dos efeitos das transaes, de outros eventos e condies de acordo com as definies e critrios de reconhecimento para ativos, passivos, receitas e despesas. Arrendamento mercantil: Acordo por meio do qual o arrendador transfere ao arrendatrio, em troca de pagamento, ou srie de pagamentos, o direito de uso de ativo por um perodo de tempo acordado entre as partes. Tambm conhecido como leasing. Arrendamento mercantil financeiro: Arrendamento que transfere substancialmente todos os riscos e benefcios vinculados posse do ativo. O ttulo de propriedade pode ou no ser futuramente transferido. O arrendamento que no arrendamento financeiro arrendamento operacional. Arrendamento mercantil operacional: Arrendamento que no transfere substancialmente todos os riscos e benefcios inerentes posse do ativo. Arrendamento que no arrendamento operacional arrendamento financeiro.

Atividade agrcola: Gerenciamento da transformao biolgica e da colheita de ativos biolgicos para venda, ou para converso em produtos agrcolas ou em ativos biolgicos adicionais da entidade. Atividade de financiamento: Atividade que resulta em alteraes no tamanho e na composio do patrimnio integralizado e dos emprstimos da entidade. Atividade de investimento: Aquisio e alienao de ativos de longo prazo e de outros investimentos no includos em equivalentes de caixa. Atividade operacional: As principais atividades geradoras de receita da entidade e de outras atividades que no sejam atividades de investimento ou de financiamento. Ativo: Recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados do qual se esperam benefcios econmicos futuros para a entidade. Ativo biolgico: Animal ou planta vivos. Ativo contingente: Ativo possvel, que resulta de acontecimentos passados e cuja realizao ser confirmada apenas pela ocorrncia, ou no, de um ou mais acontecimentos futuros incertos, no totalmente sob controle da entidade. Ativo de plano (de benefcio a empregado): ()ativos possudos por fundo de benefcio a empregado de longo prazo; e ()aplices de seguro qualificadas. Ativo financeiro: Qualquer ativo que seja: (a) dinheiro; (b) instrumento patrimonial de outra entidade; (c) direito contratual: (i) de receber dinheiro ou outro ativo financeiro de outra entidade; ou (ii) de trocar ativos ou passivos financeiros com outra entidade sob condies que so potencialmente favorveis entidade; ou

(d) contrato que ser ou que poder vir a ser liquidado pelos instrumentos patrimoniais (como aes) da prpria entidade e que: (i) pelo qual a entidade ou pode ser obrigada a receber um nmero varivel de instrumentos patrimoniais da prpria entidade; ou (ii) ser ou poder vir a ser liquidado exceto pela troca de uma quantia fixa de dinheiro ou outro ativo financeiro por um nmero fixo de instrumentos patrimoniais da prpria entidade. Para esse fim, os instrumentos patrimoniais da prpria entidade no incluem instrumentos que sejam eles mesmos contratos para recebimento futuro ou transmisso futura dos instrumentos patrimoniais da prpria entidade. Ativo fiscal diferido: Tributo recupervel em perodos futuros, referente a: ()diferenas temporrias; ()compensao de prejuzos fiscais no utilizados; e ()compensao de crditos fiscais no utilizados. Ativo imobilizado: Ativos tangveis que: ()so disponibilizados para uso na produo ou fornecimento de bens ou servios, ou para locao por outros, para investimento, ou para fins administrativos; e ()espera-se que sejam usados por mais de um perodo contbil. Ativo intangvel: Ativo identificvel no monetrio sem substncia fsica. Tal ativo identificvel quando: () separvel, isto , capaz de ser separado ou dividido da entidade e vendido, transferido, licenciado, alugado ou trocado, tanto individualmente ou junto com contrato, ativo ou passivo relacionados; ou ()origina direitos contratuais ou outros direitos legais, independentemente de esses direitos serem transferidos ou separveis da entidade ou de outros direitos e obrigaes. Balano patrimonial: Demonstrao que apresenta a relao de ativos, passivos e patrimnio lquido de uma entidade em data especfica. Base fiscal: A mensurao, conforme lei fiscal aplicvel, de ativo, passivo ou instrumento patrimonial. Benefcio a empregado: Todas as formas de retribuio dada pela entidade em troca dos servios prestados pelo empregado. Benefcio adquirido (direito a benefcio adquirido): Benefcio cujo direito, sob as condies de plano de benefcio de aposentadoria, no condicional relao de emprego continuada. Benefcio por desligamento: Benefcio a ttulo de indenizao por encerramento do contrato com empregados em virtude de: ()deciso de a entidade terminar o vnculo empregatcio do empregado antes da data normal de aposentadoria; ou ()deciso do empregado de aderir a demisso voluntria em troca desse benefcio. Benefcio ps-emprego: Benefcio a empregado (exceto benefcio por desligamento) que ser pago aps o perodo de emprego.

Caixa: Dinheiro em caixa e depsitos vista. Classe de ativos: Grupo de ativos de natureza e uso similares nas operaes da entidade. Coligada: Entidade, incluindo aquela no constituda na forma de sociedade, sobre a qual o investidor tem influncia significativa e que no nem controlada nem participao em empreendimento controlado em conjunto (joint venture). Combinao de negcios: Unio de entidades ou negcios separados produzindo demonstraes contbeis de uma nica entidade que reporta. Operao ou outro evento por meio do qual um adquirente obtm o controle de um ou mais negcios, independentemente da forma jurdica da operao. Componente de entidade: Operaes e fluxos de caixa que podem ser claramente distinguidos, operacionalmente e para fins de demonstraes contbeis, das demais operaes da entidade. Compreensibilidade: A qualidade da informao de modo a torn-la compreensvel por usurios que tm conhecimento razovel de negcios e atividades econmicas, bem como de contabilidade, e a disposio de estudar a informao com razovel diligncia. Compromisso firme: Contrato fechado de compra ou venda para a troca de uma quantidade determinada de recursos a um preo determinado em uma ou mais datas futuras determinadas. Confiabilidade: Qualidade da informao que a torna livre de erro material e vis e representa adequadamente aquilo que tem a pretenso de representar ou seria razovel que representasse. Continuidade: A entidade est em continuidade operacional a menos que a administrao pretenda liquid-la ou interromper suas atividades, ou no tenha alternativa realista a no ser encerr-las. Contrato de concesso de servio: Contrato por meio do qual o governo ou outro rgo do setor pblico contrata com operadora privada para desenvolver (ou aprimorar), operar e manter os ativos de infraestrutura do concedente, tais como ruas, pontes, tneis, aeroportos, empresas de gerao, transmisso ou distribuio de energia, prises, hospitais, etc. Contrato de construo: Contrato especificamente negociado para a construo de ativo ou de combinao de ativos que estejam intimamente interrelacionados ou interdependentes em termos da sua concepo, tecnologia e funo ou do seu propsito ou utilizao.

Contrato de seguro: Contrato pelo qual uma parte (segurador) aceita um risco de seguro significativo de outra parte (segurado), aceitando indenizar o segurado no caso de evento especfico, futuro e incerto (evento segurado) afetar adversamente o segurado. Contrato oneroso: Contrato em que os custos inevitveis de atender s obrigaes do contrato excedem os benefcios econmicos que se espera receber com ele. Controlada: Entidade, incluindo aquela sem personalidade jurdica, tal como uma associao, controlada por outra entidade (conhecida como controladora). Controladora: Entidade que possui uma ou mais controladas. Controle conjunto (joint venture): Controle compartilhado ajustado em contrato sobre uma atividade econmica. Ele existe apenas quando as decises financeiras e operacionais estratgicas relacionadas atividade exigem o consentimento unnime das partes que partilham do controle (empreendedores). Controle (de entidade): Poder de governar as polticas operacionais e financeiras da entidade de modo a obter benefcios de suas atividades. Custo amortizado de ativo financeiro ou passivo financeiro: Montante pelo qual o ativo financeiro ou o passivo financeiro mensurado pelo valor de seu reconhecimento inicial, mais os juros acumulados com base no mtodo da taxa efetiva de juros, menos as amortizaes de principal, menos qualquer reduo (direta ou por meio de conta de retificao) por ajuste ao valor recupervel ou impossibilidade de recebimento. Custo atribudo (deemed cost): O valor justo remensurado de ativo na data da transio para a NBC T 19.41 Contabilidade para Pequenas ou Mdias Empresas. Custos de emprstimo: Juros e outros custos incorridos pela entidade com emprstimo de recursos. Data de concesso: A data em que a entidade e outra parte (incluindo um empregado) entram em acordo quanto a um acerto de pagamento baseado em aes, sendo a data em que as partes chegam a uma compreenso mtua dos termos e condies do contrato. data de concesso, a entidade confere contraparte o direito ao dinheiro, a outros ativos ou a instrumentos patrimoniais, desde que as condies de concesso especificadas (se houver) sejam atendidas. Se o acordo estiver sujeito a um processo de aprovao (por exemplo, dos acionistas) a data de concesso aquela em que a aprovao obtida. Data de transio para esta Norma: Comeo do primeiro perodo contbil para o qual a entidade apresenta informaes comparativas completas de acordo com esta Norma para PMEs em suas primeiras demonstraes contbeis que observem esta Norma. Demonstraes contbeis: Representao estruturada da posio patrimonial e financeira, do desempenho financeiro e dos fluxos de caixa da entidade. Demonstraes contbeis combinadas: Demonstraes contbeis de duas ou mais entidades controladas por um nico investidor.

Demonstraes contbeis consolidadas: Demonstraes contbeis da controladora e suas controladas apresentadas como se fossem uma nica entidade. Demonstraes contbeis intermedirias: Demonstrao contbil que contm um conjunto completo de demonstraes contbeis ou um conjunto de demonstraes contbeis condensadas para um perodo intermedirio. Demonstraes contbeis para fins gerais: Demonstraes contbeis direcionadas s necessidades gerais de informao financeira de vasta gama de usurios que no esto em posio de exigir demonstraes feitas sob medida para atender suas necessidades particulares de informao. Demonstrao das mutaes do patrimnio lquido: Demonstraes que apresentam lucro ou prejuzo do perodo, itens de receita e despesa reconhecidos diretamente no patrimnio lquido do perodo, os efeitos das alteraes na poltica contbil e correo de erros reconhecidos no perodo, e as quantias das transaes com scios em sua condio de scios durante o perodo. Demonstrao de lucros ou prejuzos acumulados: Demonstrao contbil que apresenta as alteraes em lucros ou prejuzos acumulados para um perodo. Demonstrao do resultado: Demonstrao contbil que apresenta todos os itens de receita e despesa reconhecidos no perodo, excluindo os itens de outros resultados abrangentes. Demonstrao do resultado abrangente: Demonstrao que comea com lucro ou prejuzo do perodo e a seguir mostra os itens de outros resultados abrangentes do perodo. Demonstrao dos fluxos de caixa: Demonstrao que oferece informaes sobre as alteraes em caixa e equivalentes de caixa da entidade por um perodo, mostrando alteraes separadamente durante o perodo em atividades operacionais, de investimento e de financiamento. Demonstraes separadas: Aquelas apresentadas por uma controladora, um investidor em um scio com investimento em entidade controlada em conjunto, nas quais os investimentos so contabilizados com base na participao societria direta ao invs de se basear nos resultados declarados e nos ativos lquidos contbeis das entidades investidas. Depreciao: Alocao sistemtica do valor deprecivel de ativo durante a sua vida til.

Desempenho: Relao das receitas e das despesas da entidade na forma em que esto divulgadas na demonstrao do resultado e do resultado abrangente. Desenvolvimento: Aplicao de resultados de pesquisa ou de outro conhecimento ao planejamento ou ao projeto para a produo de materiais, dispositivos, produtos, processos, sistemas ou servios, novos ou substancialmente melhorados, antes do incio de sua produo comercial ou uso. Despesa: Reduo de benefcios econmicos durante o perodo contbil, na forma de sadas ou reduo de ativos ou incluso de passivos que resultam em redues no patrimnio lquido, com exceo daqueles relativos a distribuies de capital ou lucros a proprietrios. Despesa tributria: Valor total includo na demonstrao do resultado para o perodo contbil referente aos tributos sobre o lucro corrente e diferido. Desreconhecimento: Retirada (baixa na maior parte das vezes) de ativo ou passivo reconhecido anteriormente do balano patrimonial da entidade. Diferenas temporrias: Diferenas entre o valor contbil de ativo, passivo ou outro item nas demonstraes contbeis e sua base de clculo fiscal que a entidade espera que v afetar o lucro tributvel quando o valor contbil do ativo ou passivo for recuperado ou liquidado (ou, no caso de itens que no sejam ativos ou passivos, que afetaro o lucro tributvel no futuro). Direito de aquisio: Na transao de pagamento baseado em aes, o direito da contraparte de receber dinheiro, outros ativos ou instrumentos patrimoniais da entidade quando o direito da contraparte no for mais condicionado satisfao de quaisquer condies de aquisio. Eficcia de um hedge: Grau em que alteraes no valor justo ou nos fluxos de caixa do item protegido que so atribuveis a um risco coberto so compensadas por alteraes no valor justo, ou fluxos de caixa, do instrumento de hedge. Empreendedor: Investidor em uma joint venture que tem controle conjunto sobre essa joint venture. Empreendimento controlado em conjunto (joint venture): Acordo contratual por meio do qual duas ou mais partes empreendem uma atividade econmica que est sujeita ao controle conjunto. Empreendimentos conjuntos podem assumir a forma de operaes controladas conjuntamente, ativos controlados conjuntamente ou entidades controladas conjuntamente. Emprstimo a pagar: Passivos financeiros que no obrigaes comerciais de curto prazo a pagar em condies de crdito normais. Entidade controlada em conjunto: Empreendimento conjunto que envolve o estabelecimento de corporao, sociedade ou outra entidade na qual cada empreendedor tem interesse. A entidade opera da mesma forma que outros tipos de entidade, com a exceo de que um acordo contratual entre os empreendedores (venturers) estabelece o controle conjunto sobre a atividade econmica da entidade. Entidade governamental: Entidade do governo federal, estadual ou municipal, agncias governamentais e rgos semelhantes, sejam locais, nacionais ou internacionais.

Equivalente de caixa: Investimentos de curto prazo, altamente lquidos, que so prontamente conversveis em dinheiro, e que esto sujeitos a risco insignificante de alteraes no seu valor at sua efetiva converso em caixa. Erros: Omisses e inexatides nas demonstraes contbeis da entidade para um ou mais perodos passados, decorrentes de falha em usar ou de mau uso de informaes confiveis que: ()estavam disponveis quando as demonstraes contbeis daqueles exerccios foram autorizadas para emisso; e ()poderiam razoavelmente ter sido obtidas e levadas em considerao na elaborao e apresentao dessas demonstraes contbeis. Estoques: Ativos mantidos: (a) para a venda no curso normal dos negcios; (b) no processo de produo para venda; ou (c) na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos no processo de produo ou na prestao de servios. Financiamento (funding) (de benefcios de aposentadoria): Contribuies feitas por entidade, e algumas vezes por seus empregados, a outra entidade, ou fundo, que legalmente separada da entidade que apresenta as demonstraes contbeis com a finalidade de cobrir o pagamento dos benefcios dos empregados. Fluxos de caixa: Entradas e sadas de caixa e equivalentes de caixa. Ganhos: Aumentos em benefcios econmicos e, como tais, no so diferentes em sua natureza das receitas. Grupo econmico: Controladora e todas as suas controladas. Impraticvel: impraticvel aplicar uma exigncia quando a entidade no pode aplic-la aps empregar todos os esforos razoveis para realiz-la. Instrumento de hedge: Para o propsito da Seo 12, para fins de contabilizao de hedge para PMEs, um instrumento de cobertura (hedging) um instrumento financeiro que atende a todos os termos e condies abaixo: ()ser swap de taxa de juros, swap de moeda estrangeira, contrato de cmbio a termo ou contrato de mercadoria a termo, no qual se espera que seja altamente efetivo em termos de compensao de risco identificado no item 12.17, o qual considerado como sendo

risco coberto; ()envolve uma parte externa entidade apresentando as demonstraes contbeis (por exemplo, externa ao grupo, segmento ou entidade individual que est apresentando as demonstraes contbeis); ()seu valor de referncia igual ao valor designado do principal ou valor referencial do item coberto; ()tem prazo de resgate especfico no posterior: ()ao vencimento do instrumento financeiro sendo coberto; () liquidez esperada do compromisso de compra ou venda da mercadoria; ou () ocorrncia de previso cambial altamente improvvel ou da transao de mercadoria sendo coberta; () no tem caractersticas de pagamento antecipado, resciso antecipada ou de prorrogao. A entidade que escolher aplicar a NBC T 19.32 na contabilizao de instrumentos financeiros deve aplicar a definio de instrumento de hedging daquela norma ao invs de usar esta definio. Instrumento financeiro: Contrato que origina um ativo financeiro de uma entidade e um passivo financeiro ou instrumento patrimonial de outra entidade. Instrumento financeiro composto: Instrumento financeiro que, do ponto de vista do emissor, inclui um componente de dvida e um componente patrimonial. Instrumento financeiro negociado em mercado organizado: Instrumentos negociados, ou em processo de emisso para negociao em mercado de aes (em bolsa de valores nacional ou estrangeira ou em mercado de balco, incluindo mercados locais ou regionais). Investimento bruto no arrendamento mercantil: Total da soma: ()das contraprestaes mnimas recebveis pelo arrendador sob arrendamento financeiro; e ()de qualquer valor residual no garantido pertencente ao arrendador. Investimento lquido no arrendamento mercantil: Investimento bruto em arrendamento descontado taxa de juros implcita no arrendamento. Itens monetrios: Unidades monetrias disponveis e ativos e passivos a serem recebidos ou pagos em valor fixo ou determinvel de unidades monetrias. Licena remunerada acumulvel: Ausncias remuneradas que sero compensadas em perodos futuros, quando no totalmente compensadas no perodo corrente (como frias). Lucro tributvel (prejuzo fiscal): O lucro (prejuzo) para um perodo de declarao sobre o qual tributos sobre o lucro so pagveis ou recuperveis, determinados de acordo com as regras estabelecidas pelas autoridades tributrias. Lucro tributvel igual receita tributvel menos quantias dedutveis da receita tributvel. Materialidade: Omisses ou declaraes inexatas de itens so materiais se elas puderem, individual ou coletivamente, influenciar as decises econmicas de usurios tomadas com base nas demonstraes contbeis. A materialidade depende do tamanho e da natureza da omisso ou impreciso julgada nas circunstncias que a envolvem. O tamanho e natureza do item, ou a combinao de ambos, poderia ser o fator determinante.

Mensurao: Processo de determinao de quantias monetrias com que os elementos das demonstraes contbeis devem ser reconhecidos e apresentados no balano patrimonial, na demonstrao do resultado e na demonstrao do resultado abrangente. Mtodo da taxa efetiva de juros: Mtodo de clculo do custo amortizado de ativo ou passivo financeiro (ou grupo de ativos ou passivos financeiros) e de alocao da receita ou da despesa de juros sobre o perodo pertinente (mtodo do juro composto). Mtodo de crdito unitrio projetado: Mtodo de avaliao atuarial que percebe cada perodo como originando uma unidade adicional de direito ao benefcio e mede cada unidade separadamente para constituir a obrigao final (o que algumas vezes chamado de mtodo de benefcio acumulado proporcional ao tempo de servio ou como mtodo de anos/benefcio de servio). Moeda de apresentao: Moeda em que as demonstraes contbeis so apresentadas. Moeda funcional: Moeda do ambiente econmico principal em que a entidade opera. Mudana em estimativa contbil: Ajuste do valor contbil de ativo ou passivo, ou a quantia da baixa peridica de ativo, que resulte da estimativa da situao de ativos e passivos, bem como de benefcios futuros esperados e obrigaes a eles relacionadas. Mudanas nas estimativas contbeis resultam de novas informaes ou novos desdobramentos e, por isso, no so correo de erros. Negcio: Conjunto integrado de atividades e ativos conduzidos e administrados com o propsito de oferecer: (a) retorno aos investidores; ou (b) custos mais baixos ou outros benefcios econmicos direta e proporcionalmente aos scios ou participantes. Um negcio geralmente consiste de entradas, processos aplicados a essas entradas e sadas resultantes que so, ou sero, utilizadas para gerar receitas. Se no conjunto transferido de atividades e ativos existir fundo de comrcio (goodwill), o conjunto transferido ser considerado como um negcio.

Normas Internacionais de Contabilidade: Normas e Interpretaes adotadas pela Junta Internacional de Normas Contbeis (IASB). Elas englobam: ()Normas Internacionais de Relatrios Financeiros (IFRS); ()Normas Internacionais de Contabilidade (IAS); e ()Interpretaes desenvolvidas pelo Comit de Interpretaes das Normas Internacionais de Relatrios Financeiros (IFRIC) ou pelo antigo Comit Permanente de Interpretaes (SIC). Notas explicativas (para demonstraes contbeis): Notas explicativas contm informaes alm daquelas apresentadas no balano patrimonial, na demonstrao do resultado abrangente, na demonstrao do resultado, nas demonstraes dos lucros ou prejuzos acumulados e do valor adicionado (se apresentadas), na demonstrao das mutaes do patrimnio lquido e na demonstrao dos fluxos de caixa. As notas explicativas oferecem descries narrativas ou composio de valores apresentados nessas demonstraes e informaes sobre itens que no se qualificam para o reconhecimento nessas demonstraes. Objetivo das demonstraes contbeis: Oferecer informao sobre a posio patrimonial e financeira, o desempenho e os fluxos de caixa da entidade, que seja til para a tomada de deciso por vasta gama de usurios que no est em posio de exigir relatrios feitos sob medida para atender suas necessidades particulares de informao. Objeto de hedge: Para o propsito da Seo 12 desta Norma, para fins especficos de contabilizao de hedge de pequenas e mdias empresas, um item protegido : ()o risco de taxa de juros de instrumento de dbito avaliado pelo custo amortizado; ()o risco cambial ou taxa de juros em compromisso firme ou com transao prevista altamente provvel; ()o risco de preo de commodity da qual titular ou em compromisso firme ou transao prevista altamente provvel para comprar ou vender uma commodity; ou ()o risco cambial em investimento lquido em operao no exterior. Obrigao construtiva (obrigao no formalizada): Obrigao que decorre das aes da entidade em que: (a) a entidade tenha indicado a outras partes que aceitar certas responsabilidades, com base em prticas passadas, em polticas contbeis publicadas ou em declarao recente suficientemente especfica; e (b) em consequncia disso, a entidade tenha criado expectativa vlida nas outras partes de que cumprir com essas responsabilidades. Obrigao de benefcio definido (valor presente da): Valor presente, sem deduo de quaisquer ativos do plano, de pagamentos futuros esperados, necessrios para liquidar a obrigao resultante do servio do empregado nos perodos corrente e anteriores. Obrigao pblica de prestao de contas (accountability): Obrigao de prestao de contas aos fornecedores de recursos presentes e potenciais e outros externos entidade que tomam decises econmicas, mas no esto em posio de exigir relatrios feitos sob medida para atender suas necessidades particulares de informao. A entidade tem responsabilidade pblica se: ()seus instrumentos de dvida ou patrimoniais so trocados em mercado de aes ou estiver no processo de emisso de tais instrumentas para troca em mercado de aes (em bolsa

de valores nacional ou estrangeira ou em mercado de balco, incluindo mercados locais ou regionais); ou (b) possuir ativos em condio fiduciria perante grupo amplo de terceiros como um de seus principais negcios. Esse o caso tpico de bancos, cooperativas de crdito, companhias de seguro, corretoras de seguro, fundos mtuos, bancos de investimento, etc. Operao descontinuada: Componente da entidade que foi alienado ou detido para venda, e (a) representa um ramo separado de negcios importante, ou rea geogrfica de operaes; (b) parte de um plano coordenado nico para liquidar um ramo separado de negcios importante, ou rea geogrfica de operaes; ou (c) uma controlada adquirida exclusivamente com vistas revenda. Outros resultados abrangentes: Itens de receita e despesa (incluindo ajustes de reclassificao de receita) que no so reconhecidos como resultado, conforme exigido ou permitido por esta Norma. Parte relacionada: Pessoa ou entidade que est relacionada com a entidade que est elaborando suas demonstraes contbeis (entidade divulgadora), sendo que: (a) pessoa ou membro prximo da famlia dessa pessoa relacionado com a entidade divulgadora se essa pessoa: (i) membro do pessoal chave de gesto da entidade ou entidade divulgadora ou de controladora da entidade divulgadora; (ii) tem controle sobre a entidade divulgadora; ou (iii) tem controle conjunto ou influncia significativa sobre a entidade divulgadora ou que tenha poder de voto significativo na mesma; (b) a entidade est relacionada com a entidade divulgadora se alguma das seguintes condies se aplicar: (i) a entidade e a entidade divulgadora so membros do mesmo grupo econmico (o que significa que cada controladora, controlada e entidade sob controle comum parte relacionada com as outras); (ii) qualquer uma das entidades uma coligada ou empreendimento controlado em conjunto de outra entidade (ou de membro de grupo econmico do qual a outra

entidade membro); (iii) ambas as entidades so empreendimentos controlados em conjunto de uma terceira entidade; (iv) qualquer das entidades um empreendimento controlado em conjunto de uma terceira entidade e a outra entidade uma coligada da terceira entidade; (v) a entidade tem plano de benefcio ps-emprego para benefcio dos empregados de qualquer entidade, seja a entidade divulgadora ou a entidade relacionada com a entidade divulgadora. Se a entidade em si um plano desses, os empregadores patrocinadores tambm so relacionados com o plano; (vi) a entidade controlada ou controlada conjuntamente por pessoa identificada em (a); (vii) uma pessoa identificada em (a)(i) tem poder de voto significativo na (viii) entidade ou poder de voto significativo na mesma; (ix) uma pessoa, ou um membro prximo da famlia da pessoa, tem influncia significativa sobre a entidade ou poder de voto significativo nela e controle conjunto sobre a entidade divulgadora; e (x) um membro do pessoal chave de gesto da entidade ou da controladora da entidade, ou membro prximo da famlia desse membro, tem o controle ou controle conjunto sobre a entidade divulgadora ou tem poder de voto significativo na mesma. Participao de no controladores: Parte do patrimnio lquido da controlada no atribuvel, direta ou indiretamente, controladora (comumente conhecida como participao de minoritrios). Passivo: Obrigao presente da entidade, derivada de eventos j ocorridos,, cuja liquidao se espera resulte em sada de recursos capazes de gerar benefcios econmicos. Passivo contingente: (a) obrigao possvel que resulta de acontecimentos passados e cuja existncia ser confirmada apenas pela ocorrncia ou no de um ou mais acontecimentos futuros incertos no totalmente sob controle da entidade; ou (b) obrigao presente que resulta de acontecimentos passados, mas que no reconhecida porque: (i) no provvel que desembolso de recurso que incorpora benefcios econmicos seja exigido para liquidar a obrigao; ou (ii) o valor da obrigao no pode ser mensurado de maneira suficientemente confivel. Passivo de benefcio definido (valor presente): Valor presente da obrigao de benefcio definido no final do perodo contbil, deduzido do valor justo nesse mesmo perodo de quaisquer ativos do plano (se houver), dos quais as obrigaes devem ser liquidadas diretamente. entidade;

uma pessoa identificada em (a)(ii) tem influncia significativa sobre a

Passivo financeiro: Qualquer passivo que seja: (a) obrigao contratual: (i) de entregar dinheiro ou outro ativo financeiro para outra entidade; ou (ii) de trocar ativos ou passivos financeiros com outra entidade sob condies que so potencialmente desfavorveis entidade; ou (b) contrato que ser ou poder vir a ser liquidado por meio de instrumentos patrimoniais da prpria entidade e: (i) pelo qual a entidade ou pode ser obrigada a receber um nmero varivel de instrumentos patrimoniais da prpria entidade; ou (ii) ser ou poder vir a ser liquidado exceto pela troca de quantia fixa de dinheiro ou outro ativo financeiro por um nmero fixo de instrumentos patrimoniais da prpria entidade. Para esse fim, os instrumentos patrimoniais da prpria entidade no incluem instrumentos que sejam eles mesmos contratos para recebimento futuro ou transmisso futura dos instrumentos patrimoniais da prpria entidade. Passivo fiscal diferido: Tributo a pagar ou a compensar em perodos contbeis futuros, referente a diferenas temporrias. Pequenas e mdias empresas: Entidades que: ()no tm responsabilidade de prestao pblica de contas; mas ()elaboram demonstraes contbeis para fins gerais para usurios externos (credores, processos licitatrios, agncias de avaliao de rating, etc.). A entidade tem responsabilidade pblica se: ()submeter, ou estiver no processo de submeter, suas demonstraes contbeis para comisso de valores mobilirios ou outro rgo regulador com o propsito de emitir qualquer classe de instrumento em mercado de aes; ou ()possuir ativos em condio fiduciria perante um grupo amplo de terceiros como um de seus principais negcios. Esse o caso tpico de bancos, cooperativas de crdito, companhias de seguro, corretoras de seguro, fundos mtuos, bancos de investimento, etc.

Perdas por desvalorizao (impairment): Valor contbil do ativo que excede (a) no caso de estoques, seu preo de venda menos o custo para complet-lo e despesa de vend-lo ou (b) no caso de outros ativos, seu valor justo menos a despesa para a venda. Perodo de divulgao: Perodo coberto pelas demonstraes contbeis ou por demonstrao contbil intermediria. Perodo intermedirio: Perodo de prestao de contas menor que um exerccio social completo. Pesquisa: Investigao original e planejada empreendida com o objetivo de ganhar novo conhecimento e compreenso cientfica ou tcnica. Plano (de benefcio de empregado) de previdncia social: Planos de benefcio de empregado estabelecidos por legislao para cobrir todas as entidades (ou todas as entidades em determinada categoria, por exemplo, determinado setor) e operados pelo governo nacional ou local ou por outro rgo (por exemplo, agncia autnoma criada especificamente para esse fim) que no est sujeita ao controle ou influncia da entidade que divulga. Plano de benefcio ps-emprego: Acordo formal ou informal pelo qual a entidade comprometese a proporcionar benefcios ps-emprego para um ou mais empregados. Plano de contribuio definida: Planos de benefcio ps-emprego pelos quais a entidade paga contribuies fixas para uma entidade separada (fundo), no tendo a obrigao legal ou construtiva de pagar contribuies adicionais, ou de realizar pagamentos de benefcio direto a empregados, se o fundo no possuir ativos suficientes para pagar todos os benefcios do empregado referentes ao servio do empregado nos perodos corrente e passados. Plano multiempregadores: Plano de contribuio definida ou de benefcio definido (exceto plano da previdncia social) que: ()possui ativos formados por contribuies de vrias entidades patrocinadoras que no esto sob o mesmo controle acionrio; e ()utiliza aqueles ativos para fornecer benefcios a empregados a mais de uma entidade patrocinadora, de modo que os nveis de contribuio e benefcio sejam determinados sem identificar a entidade patrocinadora que emprega os empregados em questo. Poltica contbil: Princpios, bases, convenes, regras e prticas especficos aplicados pela entidade na elaborao e apresentao das demonstraes contbeis. Posio financeira: Relao de ativos, passivos e patrimnio da entidade na forma em que esto divulgados no balano patrimonial. Produo agrcola: Produto colhido dos ativos biolgicos da entidade. Propriedade para investimento: Imvel (terreno ou construo, ou parte de construo, ou ambos) mantido pelo proprietrio ou arrendatrio sob arrendamento para receber pagamento de aluguel ou para valorizao de capital, ou ambos, que no seja para: (a) uso na produo ou fornecimento de bens ou servios ou para fins administrativos; ou (b) venda no curso normal dos negcios.

Proprietrios: Possuidores de instrumentos classificados como patrimoniais. Provvel: Possibilidade de ocorrer um evento maior do que a de no ocorrer. Proviso: Acrscimo de exigibilidade cujo valor e/ou prazo de pagamento ainda no est totalmente definido. Prudncia: A incluso de grau de cuidado no exerccio de julgamentos necessrios para realizar estimativas exigidas de acordo com as condies de incerteza, de modo que ativos ou receitas no sejam superavaliados e passivos ou despesas no sejam subavaliados. Receita: Aumento de benefcios econmicos durante o perodo contbil na forma de entradas ou aumentos de ativos ou redues de passivos que resultam em aumento no patrimnio lquido, com exceo daqueles relativos a contribuies de capital feitas por proprietrios. Reconhecimento: O processo de incorporao ao balano patrimonial ou demonstrao do resultado e do resultado abrangente de item que atende definio de elemento e satisfaz aos seguintes critrios: () provvel que benefcio econmico futuro associado com o item flua para ou da entidade; e o item tem custo ou valor que pode ser mensurado com confiana. (b) Regime de competncia: Efeitos das operaes e de outros eventos so reconhecidos quando ocorrem (e no quando so recebidos ou pagos como caixa ou equivalente de caixa) e so registrados na contabilidade e divulgados nas demonstraes contbeis dos perodos aos quais se referem. Relevncia: Importncia da informao que permite influenciar as decises econmicas de usurios, ajudando-os a avaliar acontecimentos passados, presentes e futuros ou confirmando, ou corrigindo, suas avaliaes passadas. Resultado abrangente: Mutao no patrimnio lquido durante um perodo resultante de transaes e outros eventos, exceto mutaes resultantes de transaes de capital com proprietrios e em sua condio de proprietrios (igual soma do lucro ou prejuzo lquido do perodo com os outros resultados abrangentes).

Resultado do perodo: Total das receitas menos as despesas, excluindo os itens de outros resultados abrangentes. Substancialmente aprovada: Alquotas devem ser consideradas como substancialmente aprovadas quando eventos futuros necessrios ao processo de entrada em vigor da lei fiscal no alterarem o resultado. Subveno governamental: Assistncia dada pelo governo na forma de transferncias de recursos a uma entidade em troca do cumprimento de certas condies relacionadas s suas atividades operacionais. Taxa de juros implcita no arrendamento mercantil: Taxa de desconto que, no incio do arrendamento, faz com que a soma do valor atual (a) dos pagamentos mnimos do arrendamento e (b) do valor residual no garantido seja igual soma (i) do valor justo do ativo arrendado e (ii) de quaisquer custos iniciais diretos do arrendador. Taxa de juros imputada: a mais claramente determinvel entre: ()a taxa prevalecente para um instrumento similar de emissor com classificao de crdito similar; ou ()a taxa de juros que desconta o valor nominal do instrumento para o preo atual de venda dos produtos ou servios. Taxa de juros incremental de financiamento do arrendatrio: Taxa de juros que o arrendatrio teria de pagar em arrendamento similar ou, se isso no for determinvel, a taxa a que, no incio do arrendamento, o arrendatrio ficaria sujeito a tomar emprestado, por prazo similar e com segurana similar, os recursos necessrios para a compra do ativo. Taxa efetiva de juros: Taxa que desconta os pagamentos ou recebimentos futuros de caixa estimados, durante a vida esperada do instrumento financeiro ou, quando apropriado, por um perodo mais curto, ao valor contbil lquido do ativo ou passivo financeiro. Tempestividade: Oferecer a informao nas demonstraes contbeis dentro do perodo adequado para a deciso. Transao com partes relacionadas: Transferncia de recursos, servios ou obrigaes entre partes relacionadas, independentemente do preo cobrado. Transao de pagamento baseada em aes: Uma transao na qual a entidade recebe bens ou servios (incluindo servios de empregado) como compensao por instrumentos patrimoniais da entidade (incluindo aes ou opes de ao), ou adquire bens ou servios contraindo passivos com o fornecedor desses bens ou servios por valores que so baseados no preo das aes da entidade ou outros instrumentos patrimoniais da entidade. Transao de pagamento baseada em aes liquidada em dinheiro: Transao cujo pagamento baseado em aes pela qual a entidade adquire bens ou servios contraindo um passivo para transferir dinheiro ou outros ativos ao fornecedor desses bens ou servios por valores que so baseados no preo (ou valor) das aes ou outro instrumento patrimonial da entidade. Transao de pagamento baseada em aes liquidada pela entrega de instrumentos patrimoniais: Transao de pagamento baseada em aes na qual a entidade recebe bens ou

servios como contraprestao de instrumentos patrimoniais da entidade (incluindo aes ou opes de ao). Transao prevista: Transao futura no comprometida, mas prevista. Tributo corrente: Tributo a pagar (recupervel) referente ao lucro tributvel (prejuzo fiscal) para o perodo de declarao corrente e perodos passados. Tributo diferido: Tributo a pagar (recupervel), referente ao lucro tributvel (prejuzo fiscal) para perodos de declarao futuros, em decorrncia de transaes ou eventos passados. Tributos sobre o lucro: Todos os impostos nacionais e estrangeiros que tm como base lucros tributveis. Imposto de renda tambm inclui impostos tais como impostos retidos na fonte, que so pagos por controlada, coligada ou empreendimento controlado em conjunto em distribuies de resultado para a entidade. Unidade geradora de caixa: Menor grupo de ativos identificveis que gera entradas de caixa que so, em grande parte, independentes de entradas de caixa de outros ativos ou grupos de ativos. Valor contbil: Valor em que um ativo ou passivo reconhecido no balano patrimonial. Valor deprecivel: custo do ativo, ou outra quantia substituta do custo (nas demonstraes contbeis), menos o seu valor residual. Valor em uso: Valor presente de fluxos de caixa futuros que se espera venha a ser gerado com um ativo ou uma unidade geradora de caixa. Valor intrnseco: A diferena entre o valor justo das aes pelo qual a contraparte tem direito (condicional ou incondicional) de subscrever, ou o direito de receber, e o preo (se existir) que a contraparte tem que pagar por essas aes. Por exemplo, uma opo de ao tem um preo de exerccio de $ 15, e a ao tem um valor justo de $ 20; o valor intrnseco, ento, de $ 5. Valor justo: Valor pela qual um ativo pode ser trocado, um passivo liquidado, ou um instrumento patrimonial concedido, entre partes conhecedoras e dispostas a isso, em uma transao em que no haja relao de privilgio entre elas. Valor justo menos despesa para vender: Valor que pode ser obtido com a venda de ativo ou unidade geradora de caixa, em uma transao entre as partes, isentas de interesse, que devem ser conhecedoras e dispostas a isso, menos as despesas da venda.

Valor nocional: Valor de unidades de moeda, aes, bushels, libras ou outras unidades especificadas em contrato de instrumento financeiro. Valor presente: Estimativa do valor presente descontado de fluxos de caixa lquidos no curso normal dos negcios. Valor recupervel: O maior valor entre o valor justo diminudo das despesas de venda de um ativo e seu valor em uso. Valor residual de ativo: Valor estimado que a entidade obteria no presente com a alienao do ativo, aps deduzir as despesas estimadas da alienao, se o ativo j estivesse com a idade e com a condio esperada no fim de sua vida til. Vida til: Perodo ao longo do qual se espera que um ativo esteja disponvel para uso pela entidade, ou o nmero de unidades de produo ou de unidades similares que se espera obter do ativo pela entidade.

Anda mungkin juga menyukai