Anda di halaman 1dari 38

A trajetria da filosofia

Unidade

Objetivos de aprendizagem
Ao final desta unidade voc dever: identificar os perodos da histria da Filosofia; compreender as correlaes existentes entre tais perodos.

Plano de estudo da unidade


Nesta unidade voc vai estudar as seguintes questes: Seo 1 O mundo grego. Seo 2 Entre f e razo. Seo 3 Tempos modernos. Seo 4 A contemporaneidade.

Filosofia e tica

Para incio de conversa


A Filosofia parte de nossa histria, e possui uma histria prpria. Esta histria, contudo, no se restringe a um espao cronologicamente organizado que demarca o trajeto da Filosofia. mais que isso: , tambm, um modo de identificar, compreender e analisar questes filosficas que foram e so investigadas nos diversos perodos, consagrados pela tradio, e as possveis correlaes existentes entre eles. Neste sentido, no estudo desta unidade, voc dever se afastar de juzos de valor, ou seja, no pense qual dos perodos o mais importante, nem qual filsofo mais se destaca, nem procure avaliar o sucesso ou fracasso de determinada concepo filosfica. O estudo desta unidade dever lev-lo origem e aos desdobramentos de algumas questes filosficas, que tambm so nossas.
E ento, pronto para viajar?

Antes de viajar pelos perodos da histria da Filosofia, acompanhe, no quadro abaixo, a disposio deles.
PERODOS (FILOSOFIA) FILOSOFIA ANTIGA(do sculo VI a.C. ao sculo VI d.C.) ALGUNS FILSOFOS DO PERODO Tales, Anaximandro, Herclito, Pitgoras, Parmnides, Demcrito, Protgoras, Scrates, Plato, Aristteles, Epicuro, Pirro, Sneca, Plotino. Orgenes, Clemente, Santo Agostinho.

FILOSOFIA PATRSTICA(do sculo I ao sculo VII) FILOSOFIA MEDIEVAL(do sculo VIII ao Avicena, Scotus Ergena, Abelardo, Averris, Santo Toms de Aquino, Duns Scotus, Guilherme sculo XIV) de Ockhan, Dante Alighieri. FILOSOFIA DA RENASCENA(do sculo Erasmo, Giordano Bruno, Maquiavel. XIV ao sculo XVI) FILOSOFIA MODERNA (do sculo XVII Francis Bacon, Descartes, Hobbes, Locke, Spinoza, Leibniz, Hume. a meados do sculo XVIII) FILSOFIA DO ILUMINISMO (meados do Kant, Montesquieu, Rousseau, Voltaire. sculo XVIII ao comeo do sculo XIX) FILOSOFIA CONTEMPORNEA(meados Fichte, Hegel, Comte, Stuart Mill, Marx, Engels, Kierkegaard, Nietzsche, Heidegger, Adorno, do sculo XIX at nossos dias) Merleau-Ponty, Habermas, Popper, Carnap.

Tradicionalmente, so quatro os perodos da histria da Filosofia: antigo, medieval, moderno e contemporneo. No quadro ao lado, eles esto ampliados, mas preservam o mesmo princpio e tm como base a diviso sugerida por Chau (1994, p.4448).

45

Unidade 2 A trajetria da filosofia

SECO 1

O mundo grego
A filosofia fala grego Chtelet

Pode uma atividade humana se identificar plenamente com determinada poca, lugar, povo? Se voc pensar em Filosofia muito provvel que a resposta seja SIM e a afirmao de Chtelet torna-se irretocvel. Mas por qu?

Reflita sobre essa questo e anote nas linhas abaixo suas reflexes. Quando concluir o estudo da Unidade 2, volte e releia o que voc escreveu. Verifique o que foi aprendido de novo a partir do estudo desta unidade.

A origem da Filosofia: um milagre? A afirmao de Chatlet nos leva a uma questo importante para alguns historiadores da Filosofia: sua originalidade grega. A palavra filosofia de origem grega e a tradio considera que a filosofia nasceu na Grcia por volta do sculo VI a.C.. Contudo, houve uma discusso, principalmente no sculo passado, sobre tal originalidade. Mas por qu? Para alguns, embora a filosofia seja grega, sofreu influncia de outros povos, como persas e egpcios, ou seja, aquilo que se entende por filosofia ocidental teria origem no pensamento oriental. Logo, no haveria originalidade grega. Entretanto, a maioria dos historiadores, como apontou Pessanha (1983, p. x), admite que somente com os gregos comea a audcia e a aventura expressas numa teoria. Neste sentido, a filosofia poderia ser considerada originalmente grega. Mas como surgiu? Foi um milagre?

46

Filosofia e tica

Voc pode estar perguntando: milagre, aqui, significa o qu? Trata-se de a filosofia ter recebido uma mozinha dos deuses? Ou de ter tido filiao sobrenatural? Ou, ainda, porque seu nascimento um mistrio? O que voc pensa sobre essas questes?

A filosofia tem origem num complexo conjunto de variveis que, articuladas, provocaram uma grande revoluo na Grcia do sculo VI a.C.. Estas variveis podem ser organizadas do seguinte modo, como aponta Reale (1990, p.1420): a arte, a religio e as condies sociopolticas. A arte: os poemas (epopias) de Homero, Hesodo, Pndaro e Tegonis constituram grande parte do iderio grego, forjando um ambiente propcio para a livre expresso (intuio e imaginao), j que eram de tradio oral e transmitidos de gerao em gerao. A religio: de caracterstica politesta (vrios deuses), a religio grega no possua uma Dogmtica:conjunto de verdades de revelao divina; nem livros sagrados e, por isso, nem uma casta sacerdotal guardi da verdade, implicando liberdade na expresso religiosa. Todo esse contexto foi importante para que a filosofia no encontrasse obstculos. As condies sociopolticas: considera Reale (1990) que, nos sculos VII e VI a.C., a Grcia passou por grandes transformaes. O florescimento das cidades em funo do crescimento da indstria artesanal e do comrcio, o que resultou em grandes centros comerciais, o aumento da populao e a desconcentrao do poder poltico, anteriormente concentrado na nobreza fundiria. Isso proporcionou um ambiente de liberdade, resultando num dos grandes pilares da cultura grega: a democracia. Dentro deste contexto, possvel considerar que a filosofia filha da liberdade e que sem ela talvez a filosofia ficasse apenas em gestao. neste sentido que a origem da filosofia na Grcia um milagre: nenhum outro povo forjou um ambiente to adequado para o seu nascimento. Contudo, ateno, esta concepo no consensual. Por isso, preciso continuar investigando.
47

Perodo Pr-socrtico: apenas antes de Scrates? Os primeiros filsofos foram chamados, pela tradio, de pr-socrticos (sculos VI e V a.C.); aqueles que precederam Scrates. Uma das bases da filosofia deste perodo a busca pelo princpio (arque) de todas as coisas. Este deveria sustentar a explicao do mundo, da vida... Um princpio sob o qual todas as coisas se assentariam. Mas, na tradio mtica, como vimos, tambm h um princpio para o universo, para a vida, para as coisas.

: origem, fundamento (Pereira, 1990, p. 84). Segundo Petters: A busca da substncia bsica de que so feitas todas as coisas a mais antiga da filosofia grega e acompanhada pelo problema com ela relacionado de qual o processo que por sua vez faz surgir das coisas primrias as coisas secundrias. (1983, p. 36).

Ento, o que h de distinto entre a tradio mtica e os primeiros filsofos?

So pensadores deste incio: Tales, Anaximandro, Anaxmenes (todos de Mileto), Herclito de feso, Pitgoras de Samos, entre outros. Pela tradio, Tales considerado o primeiro filsofo.

No complexo entender: a busca empreendida ao princpio das coisas pelos pr-socrticos deslocada do sobrenatural para o natural, ou seja, a explicao, acerca do universo, parte da observao da natureza, composta geralmente pelos seus elementos primordiais: gua, terra, ar e fogo. Estes passam margem do divino, embora ainda motivados por ele.

No perodo pr-socrtico as foras naturais so a referncia para a explicao das coisas e no mais os deuses.

Mas, ateno, tal deslocamento se d de modo lento e gradual. um processo de dessacralizao. O destino dos seres humanos, antes fortemente guiado pelas mos dos deuses, d, aos poucos, lugar s observaes e decises humanas. Assim, como bem aponta Pessanha (1983), a filosofia:
fruto da progressiva valorizao da medida humana e da laicizao da cultura efetuada pelos gregos, despontou, nas colnias da sia Menor, uma nova mentalidade, que coordenou racionalmente os dados da experincia sensvel, buscando integr-los numa viso compreensvel e globalizadora.

48

Perodo Clssico: bem-vindo Filosofia? O perodo clssico da filosofia grega compreende partes dos sculos V e IV a.C.. Nele, situa-se o que se pode chamar de trinca de ases da filosofia antiga: Scrates, Plato e Aristteles. o contexto em que as questes filosficas deslocam-se do problema do princpio das coisas para o problema ser humano: a poltica, a tica, o conhecimento, etc.. O ser humano reconhecido como parte de uma engrenagem que movimenta o mundo e possui participao importante no desenvolvimento e preservao daquele. Ele, o ser humano, , de um modo, a medida para que a sociedade, cidadeestado (polis), esteja organizada e conduza seus cidados e seu povo ao bem comum. O pano de fundo desta organizao a relao entre cidade/cidado. Uma das imagens mais recorrentes para se compreender o que representa esta relao, neste contexto, a imagem da embarcao: assim como o timoneiro consegue guiar sua embarcao por rota segura, mesmo em guas turbulentas, observando a posio dos astros, que fixa, os seres humanos tambm podem guiar a vida da cidade e sua prpria vida. Ora, se h ordem no cu, deve haver ordem na cidade, deve haver leis universais que organizem a vida da sociedade e promovam o bem comum. As filosofias de Scrates, Plato e Aristteles passam necessariamente por esta perspectiva.
Deste modo, voc convidado a acompanhar agora algumas questes discutidas por esta trinca de ases. Vamos l?

Voc estudar esta relao entre cidade e cidado na Unidade 3.

Por utilizar o mar em diversas atividades, as imagens envolvendo tal contexto eram comuns entre os gregos.

Scrates e os Sofistas O pensamento de Scrates (470/469-399 a.C.) est ordenado a partir de quatro fontes principais: Plato, Xenofonte, Aristfanes e Aristteles. Isto porque no temos escritos deste importante ateniense e no h nada de estranho nisso, j que neste contexto, o dilogo o motor das reflexes filosficas. no discurso que se encontra a fora do pensamento socrtico. Mas no qualquer discurso. Este precisa estar fundado no exerccio laborioso de investigao, no exame, como voc viu na Unidade 1. O discurso, segundo

dia
atravs de

logos
discurso, palavra.

49

Confira Defesa de Scrates, de Plato. Este material pode ser encontrado na biblioteca da Unisul ou na Internet.

o pensamento socrtico, no se constitui verdadeiro por si mesmo, mas na sua correspondncia aos fatos e ao uso preciso das palavras, pois nele no pode haver ambigidade. da que surgiu um dos mais instigantes embates filosficos da Grcia clssica: Scrates X Sofistas. Os Sofistas eram filsofos itinerantes, professores da aristocracia grega. Andavam de cidade em cidade ensinando aos jovens a arte retrica ou a arte da persuaso para atuarem nas assemblias da polis, em que se discutiam os destinos da cidade. Scrates critica os sofistas por terem relativizado a verdade, considerando o homem como medida de todas as coisas. O homem como medida (metron) deslocaria a busca da verdade para verdades que fossem circunstancialmente interessantes, em que no h ordem, no h leis universalmente vlidas, em que no h um rumo seguro para guiar a embarcao.

Quem saiu ganhando este embate? difcil afirmar. Por um lado, Scrates foi condenado morte, o que aliviaria alguns dos sofistas; por outro, o pensamento de Scrates logrou prestgio no ocidente e os sofistas ficaram com a fama de Fonte: http://www.consciencia.org demagogos e fabricadores de iluses. Pouco importa. O que deve interessar a voc a constituio do pensamento socrtico e o pensamento sofista.

Plato e o conhecimento verdadeiro Plato (428-347 a.C.) foi o mais importante discpulo de Scrates. Seu pensamento influenciou parte da filosofia crist e, juntamente com Scrates e Aristteles, solidificou as bases de todo o pensamento ocidental.
Fonte: http://www.consciencia.org

50

Um dos aspectos mais importantes da filosofia de Plato o problema do conhecimento. Segundo ele, para o ser humano chegar verdade era preciso um exame cuidadoso acerca das coisas, pois a verdade no se encontrava na aparncia delas, mas fora das coisas sensveis. Por isso, o trabalho infindvel do filsofo, que buscava a verdade atravs de uma atividade racional deixando de lado a aparncia dos sentidos e dos discursos floridos. Tal atividade expressa numa imagem conhecida e chamada de Alegoria da Caverna, contida na primeira parte do Livro VII de A Repblica. Um dos trechos exprime bem o processo de educao da alma humana, no qual o filsofo chega verdade, contemplao das idias.
Precisava de se habituar, julgo eu, se quisesse ver o mundo superior. Em primeiro lugar, olharia mais facilmente para as sombras, depois disso, para as imagens dos homens e de outros objectos, reflectidas na gua, e, por ltimo, para os prprios objectos. A partir de ento, seria capaz de contemplar o que h no cu, durante a noite, olhando para a luz das estrelas e da lua, mais facilmente do que se fosse o Sol e seu brilho de dia [...] Finalmente, julgo eu, seria capaz de olhar para o Sol e de o contemplar, no j a sua imagem na gua ou em qualquer stio, mas a ele mesmo, no seu lugar. (Cf. Livro VII, 516 a-b).

Leia a alegoria completa no Saiba Mais (final desta Unidade) ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, assim como mais informaes sobre Plato e sua filosofia.

Aristteles e os sentidos Aristteles (384-322 a.C.) nasceu em Estagira (Macednia) e foi discpulo de Plato. Seu pensamento abarcou quase todas as questes de seu tempo: fsica, potica, lgica, conhecimento, botnica, biologia, tica, poltica, entre outras. Quanto questo do conhecimento, Aristteles, em parte, diferiu de seu mestre, Plato. Segundo o estagirita, os sentidos eram fonte de conhecimento e era atravs deles que o ser humano poderia alcanar o conhecimento seguro. Parte do princpio de que todos os homens desejam conhecer (cf. Metafsica, Livro I) e este desejo inicia pelo
51

Unidade 2 A trajetria da filosofia

prazer que nos fornecem os sentidos. Disso derivam graus de conhecimento: a memria, a experincia, a arte e a cincia. Este o grau mais forte, o conhecimento teortico. Nele, o ser humano alcana a sabedoria, partindo dos sentidos.

nisto que Aristteles difere de Plato. Por qu?

Para Plato, como voc observou, o conhecimento verdadeiro atingido pela superao das aparncias. J Aristteles, considerava que o conhecimento inicia atravs dos dados oferecidos pelos sentidos. Perceba, no est em questo aqui qual das teses certa ou errada. So dois modos de compreender como se dava o conhecimento humano. Alm disso, essas teses compuseram, em parte, o modo como o homem ocidental estruturou sua concepo de mundo, ou seja, queiramos ou no somos um pouco de Plato e Aristteles. Bem-vindo filosofia.

Perodo helenstico: adeus Filosofia? Todo grande imprio um dia sucumbe. Essa mxima tem sentido, ao menos no que se refere ao imprio grego. No final do sculo IV a.C., a Grcia, enfraquecida principalmente pela Guerra do Peloponeso, viu todos os seus ideais - a democracia, as cidades-estado, a liberdade, a medida, etc. - desmoronarem lentamente. O auge da decadncia grega teve como emblema a incapacidade de resistir a investida macednica contra seu territrio. Dominada por seus vizinhos, os ideais da polis, aos poucos, do lugar s necessidades individuais. A felicidade no era mais algo a ser alcanado pela sociedade, mas estava nas mos dos indivduos. A filosofia tambm foi atingida por este contexto. A base das reflexes no se fixava mais na busca por definio do papel do cidado na polis, do papel das leis, mas naquilo que cada indivduo podia fazer para ser feliz. Eram os problemas do dia-a-dia que estavam em questo.

52

Filosofia e tica

Voc Sabia?
Guerra do Peloponeso A rivalidade poltico-econmica entre Atenas e Esparta provoca o confronto que se estende de 431 a.C. a 404 a.C. Atenas, democrtica, mercantil e imperialista, baseia sua fora em um imenso poderio naval e agrupa seus aliados na Confederao de Delos. Esparta, conservadora, agrria e autonomista, dispe do mais combativo exrcito da Grcia e lidera a Liga do Peloponeso. A vitria de Esparta marca o fim da hegemonia ateniense. Uma das principais causas da guerra o imperialismo de Atenas, que controla dezenas de cidades, explorando-as pelo pagamento de tributos. Alm disso, Atenas procura implantar regimes democrticos nas cidades, provocando o temor de que pudesse unificar a Grcia em torno de si. O estopim um conflito comercial e martimo entre Atenas e Corinto, aliada espartana. Durante a guerra, os camponeses atenienses refugiam-se na cidade. A falta de higiene, somada m alimentao, traz a peste, que mata um tero da populao, inclusive Pricles, o maior dirigente da democracia ateniense. Em 421 a.C., atenienses e espartanos assinam a Paz de Ncias. Mas em 413 a.C. voltam a se enfrentar, at o triunfo de Esparta na batalha naval de Egosptamos (404 a.C.). Atenas invadida e passa condio de satlite de Esparta. A Confederao de Delos dissolvida. A Grcia sai dessa guerra devastada e mergulha em um perodo de decadncia. Fonte: http://www.nossahistoria.com.br/mundo6/12.htm Acesso em 25 de junho de 2004.

Trs concepes se destacam neste perodo. Ceticismo: escola filosfica que afirmava a impossibilidade humana de alcanar a verdade. A alternativa restante era a suspenso do juzo (epoche) diante de teses opostas. Epicurismo: escola fundada por Epicuro de Samos no ano 306 a.C. em Atenas. Tinha como base a ataraxia (a paz da alma) e as sensaes como critrio da verdade e do bem. Alm disso, considerava o prazer como incio e fim da vida feliz. Estoicismo: escola fundada por Zeno de Ccio, prximo ao ano 300 a.C. Tinha como base o primado da questo moral sobre as teorias e o conceito de filosofia como vida contemplativa e seu ideal era a busca pela ataraxia.

53

Unidade 2 A trajetria da filosofia

SEO 2

Entre F e Razo
preciso compreender para crer e crer para compreender Santo Agostinho

O que os conceitos de f e razo tm em comum? So inconciliveis? O que tais questes tm a ver com o Conhecimento?

Perguntas como estas foram postas, de modo especfico, no final da filosofia helenstica e dominaram grande parte da filosofia medieval. Mas por qu? So essas e outras questes que voc vai estudar nesta seo.

F x Razo: quem d mais? A ascenso e expanso do Imprio Romano trouxeram para a sua regio central, Roma, por volta do sculo I d.C., alm do poder econmico, poltico, militar e artstico, uma substancial parte do iderio grego: a cultura, a organizao poltica, a filosofia, a arte, compondo o que depois se chamou de tradio greco-romana. Some-se a isto, no final do sculo IV d.C., uma doutrina religiosa que se tornou, apesar de todas as perseguies sofridas, religio oficial do Imprio Romano: o cristianismo. dentro deste ambiente em que o embate entre f e razo se desenvolve e que marcar decisivamente toda a filosofia medieval. De um lado, a doutrina crist precisa de sustentao racional para expandir-se; de outro, um pensamento arraigado no logos, na ratio, pouco simptico a verdades reveladas. Esta batalha travada, principalmente, em dois campos: o da teologia e o da filosofia. No campo da teologia, quem coordenava as aes era, em ltimo grau, a f. Sobre o problema do Tempo, Agostinho (1980, p. 221) afirma que este modo misterioso est demasiado acima de minha inteligncia. Supera as minhas foras. Por mim no poderei atingi-lo. Porm pod-lo-ei por Vs, quando mo concederdes, doce Luz dos ocultos olhos da minha alma.

54

Filosofia e tica

Deus, criador do tempo e de todas as coisas era aquele que revelava a verdade insondvel pela inteligncia humana. F e razo, neste sentido, eram conciliveis desde que, sob qualquer tenso entre elas, a f expressasse a verdade absoluta. No campo da filosofia, havia, ao menos, duas perspectivas: numa a razo poderia contribuir para que a f fosse racionalizada, dando sustentao s verdades reveladas e por isso conciliveis; noutra, razo e f possuam fundamentos to antagnicos que se tornavam inconciliveis: o que era do mbito do divino, questo para a teologia; o que era do mbito humano, questo para a filosofia.

A tendncia com maior fora, no contexto da filosofia medieval, foi a filosofia como serva da teologia.

No se sinta constrangido em no visualizar uma soluo para estas questes. Quer um consolo? O embate entre f e razo to problemtico que at os nossos dias motivo de ferrenhas discusses, embora algumas filosofias considerem tal embate um problema no-filosfico.

55

Unidade 2 A trajetria da filosofia

Seo 3

Tempos Modernos
Ousa saber! Kant

Renascimento: de quem? Segundo Abbagnano (1998, p. 852),


a palavra e conceito de Renascimento tm origem religiosa [...] o segundo nascimento do homem novo e espiritual de que falam o Evangelho de So Joo e So Paulo. [...] A partir do sculo XV, porm, essa palavra passa a ser empregada para designar a renovao moral, intelectual e poltica decorrente do retorno aos valores da civilizao em que supostamente o homem teria obtido suas melhores realizaes: a greco-romana.

Nesse contexto, que inicia no final do sculo XIV e vai at o fim do sculo XVI, comum admitir que a freqente recorrncia Antigidade exprime uma certa dose de nostalgia de uma, talvez, humanidade essencialmente Primeira. o que poderamos chamar de arque humana. No no sentido de um princpio criador, mas de um ideal original forjado dentro de um contexto limitado pelas categorias de espao e tempo, ou seja, dentro de um contexto histrico. Assim, o modelo de humanidade cunhado na Grcia e Roma perfaz um trajeto singular: na medida em que forjou a construo de uma humanidade universal, percebeu-a transitando com liberdade. deste ideal de humanidade que o Renascimento reclama. mesmo um segundo nascimento, o renascimento de um esprito perdido no perodo medieval; um esprito que tornou inseparveis logos e fisis, razo e natureza, e que proporcionou ao homem grego reivindicar a autonomia de ser racional, como voc est vendo nesta unidade. O Renascimento, assim, ergue-se como uma oposio ao modelo medieval: teocntrico e feudal. diante do limite deste modelo que, aos poucos, surge uma nova perspectiva de compreender o mundo, no mais atrelada a um passado prximo, mas a uma identidade perdida. como se o renascimento

56

Filosofia e tica

no se reconhecesse como filho da Idade Mdia, mas filho da Antigidade. Contudo, ressalta Abbagnano (1984, p.8),
no possvel considerar o Renascimento meramente como a afirmao da imanncia em contraste com a transcendncia medieval, ou da irreligiosidade, do paganismo, do individualismo, do sensualismo, do ceticismo, em contraposio religiosidade, ao universalismo, ao espiritualismo e ao dogmatismo da Idade Mdia.

De um modo, o Renascimento, movimento literrio, filosfico e artstico, o prenncio de uma nova era, uma antiga novidade: a da primazia da razo. Representam este perodo, no campo da filosofia: Maquiavel, Campanella, Giordano Bruno, Nicolau de Cusa, entre outros.

Racionalismo Moderno: qual razo? O sculo XVII amplia a resistncia aos valores medievais e imprime um radical ceticismo a tudo que possa parecer duvidoso. Nem o naturalismo renascentista escapa incerteza. Num sentido, era preciso erguer um novo edifcio sob bases seguras e para tanto era necessrio investigar e determinar novas fundaes, novos materiais; a construo de certezas universais, ou seja, um novo mtodo para as cincias, que desse conta das novas descobertas. Admite-se, sem obstculo, que deste contexto emergem, no campo do pensamento filosfico, duas correntes metodolgicas. O empirismo de Francis Bacon (1561-1626): Francis Bacon preconizava uma cincia que se sustentava pela observao e pela experimentao. O racionalismo moderno de Ren Descartes (1596-1650): buscava, atravs da razo, um mtodo indubitvel para a cincia.
sobre alguns aspectos do pensamento de Descartes que voc convidado a estudar agora. Vamos em frente?

57

Unidade 2 A trajetria da filosofia

O iderio de um novo mtodo para o edifcio do conhecimento fundamental no pensamento de Descartes. Para ele, este edifcio apresentava muitas e severas rachaduras. Era preciso, ento, demoli-lo e construir um novo. Mas, como bem percebeu Descartes, no bastava apenas pr abaixo a construo; necessrio era tambm retirar as velhas fundaes, primeira causa de comprometimento do edifcio visto que a runa dos alicerces carrega necessariamente consigo todo o resto do edifcio. Sua afirmao exprime, sem rodeios, sua pretenso:
H j algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera falsas opinies como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princpios to mal assegurados no podia ser seno mui duvidoso e incerto; de modo que me era necessrio seriamente, uma vez em minha vida desfazer-me de todas as opinies a que at ento dera crdito, e comear tudo novamente desde os fundamentos se quisesse estabelecer algo de firme e de constante nas cincias (1988, p.17).

Ora, a partir disso, restava a Descartes pr em dvida tudo aquilo que at ento havia aprendido. Mas voc pode estar se perguntando se a dvida de Descartes no o levaria, exatamente, quilo que no deseja: a impossibilidade da certeza. Ora, em princpio, parece ser assim, entretanto um exame mais cuidadoso indica que a dvida levada s ltimas conseqncias poderia desvelar uma certeza indubitvel. Este processo chamado de dvida metdica.

58

Descartes, pela dvida, chegar a uma certeza indubitvel: Penso, logo existo.

O que voc entende por essa afirmao? O que voc acha que Descartes pensou ao fazer essa afirmao? Procure responder esta questo antes de prosseguir. Socialize sua reflexo na ferramenta GALERIA do ambiente virtual de aprendizagem.

Ora, como Descartes chegou a esse fundamento? Ao pr todas as coisas em dvida, de uma coisa ele no poderia duvidar: que duvidava. Ora, se duvidava era porque pensava sobre a dvida e se pensava, logo existia. Perfeito, no?! Sustentado pela matemtica e depositando todas as fichas na razo, Descartes construiu um mtodo valioso para as cincias, que considerado relevante at hoje, mesmo com seus desmembramentos e contundentes crticas. A razo subia mais um degrau rumo ao topo do mundo.
Mas, ser que vai ser sempre assim? Continue seus estudos e descubra.

Iluminismo: luzes da razo? Segundo Abbaganano (1998, p. 534-535), o iluminismo uma linha filosfica caracterizada pelo empenho em estender a razo como crtica e guia a todos os campos da experincia humana.O Iluminismo, tambm chamado de poca da luzes, ilustrao, esclarecimento, foi forjado no contexto do sculo XVIII mas tem suas razes j no Renascimento, e vai se consolidando no sculo XVII, principalmente a partir dos pensamentos de Descartes e Locke.

John Locke nasceu em Wrington, em 1632. Estudou na Universidade de Oxford filosofia, cincias naturais e medicina. Em 1683 refugiou-se na Holanda, a participando no movimento poltico que levou ao trono da Inglaterra Guilherme de Orange. De volta ptria, recusou o cargo de embaixador e dedicou-se inteiramente aos estudos filosficos, morais e polticos. Passou seus ltimos anos de vida no castelo de Oates (Essex). Faleceu em 1704. As suas obras filosficas mais notveis so: o Tratado do Governo Civil (1689); o Ensaio sobre o Intelecto Humano (1690); os Pensamentos sobre a Educao (1693). Fonte: www.mundodosfilosofos. com.br/locke.htm. Acesso em 24 de junho de 2004.

59

Unidade 2 A trajetria da filosofia

O Iluminismo ajudou a gestar e parir uma neo-racionalidade, parente prximo do logos grego; uma nova civilizao, forjada em bases slidas, promotora de uma vida justa e melhor. Sob a gide desta neo-racionalidade, ergueu-se um novo pilar, com o qual, as supersties, os dogmas, o uso da fora, a desigualdade no teriam aderncia, dando lugar a objetos aderentes como liberdade, igualdade, pacto social, tolerncia, e outros. Um sonho lentamente gestado. O sculo XVIII , neste sentido, o cone deste sonho: a razo como condutora primaz de uma nova civilizao, de uma sociedade fundada em valores que promovessem, de fato, a vida humana, em todas as suas dimenses. Um modo de viver que conduzisse o ser humano a desenvolver aquilo que lhe era prprio, como a liberdade (conforme apontou Rousseau); que tornasse a vida, ao menos, suportvel (como pareceu indicar Hobbes); e um modo de viver que conduzisse o ser humano a pensar por si mesmo, a sair de sua menoridade, como lembrou Kant (1985, p.100) ao definir o Esclarecimento como:
a sada do homem de sua menoridade, da qual ele prprio culpado. A menoridade a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direo de outro indivduo. O homem o prprio culpado dessa menoridade se a causa dela no se encontra na falta de entendimento, mas na falta de deciso e coragem de servir-se de si mesmo sem a direo de outrem. Sapere aude! [Ousa saber!] Tem coragem de fazer uso do teu prprio entendimento, tal o lema do esclarecimento.

Esta coragem, segundo Kant, reclamava nada alm de liberdade, e liberdade significava fazer o uso pleno da razo. A sada do ser humano da menoridade no era tarefa fcil e no se fixava apenas nas transformaes sociopolticas. Mais que isso, a esperana de transformao se concentraria na mudana do prprio Homem. Estava disseminada nas filosofias, nas cincias, nas artes, na literatura. Na filosofia, o pensamento original de Kant indicou um caminho prprio para a razo e a colocou no topo do mundo, marcando, definitivamente, as filosofias dos sculos XIX e XX, como voc ver a seguir.

60

Filosofia e tica

SEO 4

A Contemporaneidade
Ns no conhecemos. Ns s podemos dar palpites Karl Popper

A razo em crise: existe evoluo na cincia? A verdade no mais absoluta e as teorias cientficas no seguem o padro de evoluo e progresso to idealizados pelo Positivismo de Comte ou mesmo, pelas idias de Kant, Marx e Freud de que possvel uma cincia livre das emoes: A cincia, por mais pura que seja, o produto de seres humanos engajados na fascinante aventura de viver suas vidas pessoais (Frederick Perls, et. al., 1998, p. 24).

Voc Sabia?
O Positivismo uma doutrina filosfica surgida durante a segunda metade do sculo XIX, que teve como seu principal terico e divulgador Auguste Comte. O termo positivismo foi utilizado em um texto filosfico, pela primeira vez, como substantivo que procurava indicar o verdadeiro esprito cientfico. O adjetivo positivo pode ser compreendido de diversas maneiras: como real, evidente, no admitindo dvidas; como aquilo que se ope natureza, bem como necessidade; como aquilo que se manifesta na experincia, ao contrrio do que provm de teorias ou fabulaes; neste ltimo sentido, o positivo dos fatos ope-se ao negativo do que no se apresenta como fenmeno. Auguste Comte utiliza-se deste termo em sua pluralidade significativa para afirmar a modalidade de pensamento calcada nos moldes da investigao cientfica, que experimentou, neste perodo, um grande desenvolvimento. O pensamento positivista, pregado por Comte, deve ater-se descrio e anlise objetiva da experincia, de modo a apreender, dos fenmenos observados, as relaes que, neles, se travam. O positivismo ope-se, deste modo, a toda elaborao metafsica, ao idealismo e ao pensamento hipottico-especulativo, a todo a priori e a qualquer modalidade de apreenso intuitiva. A filosofia positivista possui, deste modo, a funo nica de sistematizar as diversas investigaes cientficas.

61

Unidade 2 A trajetria da filosofia

Ao invs de querer encontrar fundamentos e critrios para a cincia na lgica ou em regras metodolgicos, como fez Descartes, os novos filsofos da cincia, entre eles Thomas Kuhn, passa a examinar a cincia atravs de sua histria, do comportamento dos cientistas e das razes que levam o cientista a escolher uma teoria. Ao observar a histria, Kuhn percebe a caracterstica revolucionria do progresso cientfico, na qual uma revoluo implica o abandono de uma estrutura terica e sua substituio por outra, incompatvel (Chalmers, 1993, p. 123).

Como, por exemplo, o abandono de modelos cientficos tradicionalmente aceitos como o modelo geocntrico (Terra como centro do universo) que foi substitudo pelo modelo de Coprnico, heliocntrico (Sol como centro do universo) e o modelo newtoniano de fsica que foi superado por um novo paradigma como a Teoria da Relatividade de Einstein. Dando-se o que Kuhn chamou de Revoluo Cientfica.

Mas o que uma revoluo cientfica e o que so paradigmas?

Revoluo Cientfica De acordo com Kuhn (1994), filsofo da cincia, um momento de ruptura epistemolgica onde so criadas novas teorias, mtodos e tecnologias que interferem em todos os campos de conhecimento humano.

Paradigma Um composto de suposies tericas gerais e de leis e tcnicas para a sua aplicao adotadas por uma comunidade cientfica especfica. (Chalmers, 1993, p. 124), isto , so respostas mais gerais sobre o mundo do que as teorias podem abranger.
62

Filosofia e tica

Mas, por que acontecem e como acontecem as revolues cientficas?

As revolues cientficas acontecem porque em um determinado momento um paradigma tradicionalmente aceito passa a conter mais anomalias (enigmas que no conseguem ser respondidos pela teoria) do que respostas para um determinado problema, constituindo-se assim uma crise. No uma crise comum, mas uma crise que compromete os fundamentos do paradigma, na qual os cientistas no conseguem mais encontrar solues dentro do paradigma. Acompanhe o esquema a seguir para compreender melhor uma revoluo cientfica:

Pr-cincia: Atividade desorganizada e diversa que precede a formao da cincia, torna-se eventualmente estruturada e dirigida quando a comunidade atm-se a um nico paradigma (Chalmers, 1993, p. 124). Cincia normal: Paradigma aceito por um grupo de cientistas. Os cientistas normais articularo e desenvolvero o paradigma em sua tentativa de explicar e de levar a correspondncia entre o paradigma e a natureza a um grau cada vez mais alto (Ibidem). Crise-revoluo: Quando o cientista est dentro de um paradigma ele entra em contato com anomalias, com dificuldades de resolver um determinado problema. Mas, se dificuldades deste tipo fugirem ao controle, um estado de crise se manifestar (Ibidem).
63

Unidade 2 A trajetria da filosofia

Nova cincia normal: Uma crise resolvida quando surge um paradigma inteiramente novo que atrai a adeso de um nmero crescente de cientistas at que eventualmente o paradigma original, problemtico abandonado (Ibidem), e substitudo pelo novo. Nova crise: O novo paradigma, cheio de promessa e aparentemente no assediado por dificuldades supostamente insuperveis, orienta agora a nova atividade cientfica normal at que tambm encontre problemas srios e o resultado seja uma nova revoluo.(Ibidem).

Assim se d a revoluo cientfica, uma mudana que descontnua.

Cincia ou mito? Outro rompimento provocado no ideal racional de encontrar a verdade ou uma verdade, d-se pela teoria anarquista de Paul Feyerabend, que em seu livro Contra o Mtodo (1970), questiona o status da cincia, ao afirmar que nenhuma metodologia proposta at a ps-modernidade consegue ser bemsucedida. As metodologias pretendem dar regras para a orientao de escolhas e decises cientficas, mas, na verdade, as teorias so escolhidas por julgamentos estticos, de gosto, preconceitos metafsicos ou desejos religiosos. Portanto, algumas teorias so incomensurveis, isto , duas teorias rivais podem ser to radicalmente diferentes que no nem mesmo possvel formular conceitos bsicos de uma teoria nos termos da outra. No possvel comparar logicamente duas teorias rivais (Chalmers, 1993, p. 177). Outra questo apontada por Feyerabend : a cincia no necessariamente superior a outras reas do conhecimento. Por isso, a contemporaneidade no sustenta mais a idia de que a cincia uma forma de conhecimento superior ao senso comum. Freud escreveu a Einstein, em 1932, uma carta onde perguntava se toda cincia no se reduz a um certo tipo de mitologia? (apud Rieff, 1979, p. 224).
64

Filosofia e tica

O cientista virou um mito. Com seu avental branco, aparece nos noticirios de TV como o sacerdote do saber, o dono da verdade. Mas ele no uma pessoa que pensa melhor que as outras. Na verdade, damos a eles o poder de pensar por ns, acreditamos que eles so especializados em pensar corretamente e apenas seguimos o que eles mandam (Alves, 2003, p. 4). Portanto, necessrio acabarmos com o mito do cientista como o investigador sem preconceitos em busca da verdade; explorador da natureza o homem que rejeita idias preconcebidas quando entra no laboratrio, que coleciona e examina fatos crus, objetivos, e fiel a tais fatos e s a eles (Kuhn apud Rubem Alves, 2003, p. 203). O senso comum e a cincia esto procura do mesmo: da compreenso do mundo, com a inteno de viver melhor.

As Cincias Humanas: uma possibilidade? As Cincias Humanas se caracterizam por ter como objeto de estudo o prprio homem. Elas se desenvolveram principalmente no final do Sc. XIX e incio do Sc. XX. So elas: as Cincias Sociais (Antropologia e Sociologia), a Psicologia, a Economia, a Lingstica e a Histria. O problema de ter surgido aps o avano e forte consolidao de outras cincias, fez com que o modelo de cientificidade e os mtodos utilizados pelas Cincias Humanas estivessem muito atrelados s Cincias Matemticas e Naturais. Portanto, os primeiros estudos nas Cincias Humanas tinham como modelo a Matemtica e a experimentao, como o comportamentalismo de Skinner na Psicologia.

65

Unidade 2 A trajetria da filosofia

Voc sabia?
Burrhus Frederic Skinner (1904 - 1990), psiclogo americano comumente tido, erroneamente, como fundador do Behaviorismo, foi o mais famoso representante desta corrente da psicologia, cujo verdadeiro fundador foi seu compatriota John Watson. Ateu e materialista, Skinner no tinha nenhum interesse em compreender a mente humana. Era estritamente um behaviorista e preocupava-se somente em determinar como o comportamento era causado por foras externas. Ele acreditava que tudo que fazemos e que somos moldado pela nossa experincia de punio e recompensa. Provocativo, polmico e um excelente publicitrio de suas prprias idias, acreditava que o esprito e outros fenmenos subjetivos eram apenas questo de linguagem, e no existiam realmente. Afirmava que no existe liberdade nem dignidade. O homem bom faz o bem porque o bem recompensado, e a sociedade poderia ser controlada, e criada uma nova cultura, se o indivduo bom fosse automaticamente recompensado e o mau cidado fosse automaticamente punido ou eliminado. Fonte: http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-skinner.html. Acesso em 29 de julho de 2004.

Contudo, essa associao estava com seus dias contados, j que quanto mais os estudos sobre o homem avanavam, mais as teorias no davam contam de utilizar esse modelo. Aponta Chau (1997): Os fatos humanos so histricos, dotados de valor e de sentido, de significao e finalidade e devem ser estudados com essas caractersticas que os distinguem dos fatos naturais. A partir disso, surge a necessidade de criar um novo mtodo de explicao que d conta de explicar os to plurais e diversos fatos humanos. Um dos debates mais ricos sobre a epistemologia das Cincias Humanas realizado por Michel Foucault em seu livro As Palavras e as Coisas (2002), no qual aponta as Cincias Humanas como fruto de um triedro de saberes, no qual temos a contribuio da matemtica nos clculos estatsticos; da biologia, ao possibilitar o conhecimento fisiolgico do organismo humano; e a linguagem que nos d acesso compreenso das instituies sociais e da forma que as sociedades se organizam e classificam o que valioso.

66

Filosofia e tica

Voc sabia?
Michel Foucault nasceu em Poitiers (Frana), em 1926, e morreu em 1984. Estudou Filosofia e psicologia na cole Normale Suprieure de Pars. Na dcada de 60 fica frente do Departamento de filosofa das Universidades de Clermont-Ferrand e Vincennes. Em 1970 foi eleito para o Collge de France, com o ttulo de professor de Histria dos Sistemas de Pensamento, desfrutando um enorme prestgio internacional at a data da sua morte. Foucault foi o principal representante do estruturalismo. Toda a sua obra um exaustivo trabalho de arqueologia do saber ocidental, pondo em evidncia as estruturas conceptuais que a priori e em poca determinam as articulaes entre o saber e o poder, estabelecendo o que interdito e o que permitido. O pensamento de Foucault explorou os modelos de poder nas vrias sociedades, e a forma que como este se relaciona com as pessoas. A sua obra pode ser dividida em trs fases fundamentais. a) Estudos sobre a Loucura. Quando foi leitor na Universidade de Uppsala (Sucia) dedicou-se ao estudo sobre a loucura no mundo ocidental.Obra central: Loucura e Civilizao (1960). b) Estudos sobre a rede conceptual, de uma dada poca. Obra fundamental: As palavras e as Coisas (1966). c) Estudo sobre o poder, prises e sexualidade. Obras Fundamentais: Histria da Sexualidade (1976,1984) e Microfsica do Poder (1979). Fonte: http://www.unb.br/fe/tef/filoesco/foucault. Acesso em 29 de julho de 2004.

Ainda h muito que investigar, a viagem apenas comeou....

67

Sntese da unidade
Nesta unidade voc observou que a Filosofia possui uma histria, contextualizada, percorrendo um fascinante caminho, dos gregos at nossos dias. Percebeu tambm que a histria da Filosofia est separada em perodos, geralmente quatro: o antigo, o medieval, o moderno e o contemporneo. O perodo antigo tem como caracterstica as bases do pensamento ocidental, a busca pela sistematizao do conhecimento. O medieval configura, entre outras coisas, o embate entre as verdades da f e as verdade da razo. O moderno expressa, num sentido, a aposta na razo como fundamento do conhecimento cientfico e promotora do progresso humano. O contemporneo indica, ao menos, a reviso da validade da aposta feita na razo. Nesses perodos, a atividade filosfica no percorre um itinerrio linear nem, necessariamente, progressivo. o itinerrio da razo ou de seus mltiplos sons; a polifonia da razo no mundo ocidental.
Parabns! Mais uma unidade concluda. Se estiver encontrando alguma dificuldade entre em contato com o professor tutor atravs da ferramenta TUTORIA do ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

68

Atividades de auto-avaliao

1) Explique de que modo possvel considerar o nascimento da Filosofia na


Grcia um milagre?

2) A partir da trajetria da Filosofia, relacione a primeira coluna de acordo com a


segunda. ( ) Debate entre as verdades da f e as verdades da razo. ( ) Confiana na razo como libertadora da humanidade. ( ) Surgimento das Cincias Humanas. ( ) As leis divinas vo dando lugar s leis divinas. 1.Filosofia Antiga 2.Filosofia Patrstica 3.Filosofia moderna 4.Filosofia contempornea

3) A Filosofia Patrstica produziu um debate sobre a relao entre F e Razo.


Exponha, com suas palavras, como se apresenta o debate entre elas.

69

Unidade 2 A trajetria da filosofia

4) Voc j conheceu um pouco das idias de trs grandes filsofos: Scrates,


Aristteles e Plato. Escreva abaixo, com suas palavras, no que essas idias se diferem e no que se assemelham. Diferenas

Semelhanas

5) A filosofia renascentista se ops, em parte, ao modelo medieval e constituiu um


retorno aos ideais da antiguidade. Quais so eles? Explique-os.

70

Filosofia e tica

6) Um dos emblemas da filosofia contempornea foi o debate sobre a crise da


razo. Os ideais iluministas foram postos em questo e com isso a noo de progresso humano. A partir dessa considerao, explique com suas palavras dois aspectos da crise da razo.

7) Como se do as revolues cientficas de acordo com Kuhn?

8) Sobre as Cincias Humanas correto afirmar:


01. Ter como objeto de estudo o prprio homem. 02. Ter como objeto de estudo a natureza. 04. De acordo com Skinner as Cincias Humanas so fruto de um triedro de saberes. 08. Michel Foucault foi um importante filsofo para o desenvolvimento dos debates das Cincias Humanas. 16. As Cincias Humanas diferem das cincias naturais pelo seu objeto de estudo. 32. So consideradas Cincias Humanas a economia, a Sociologia, a Antropologia, a Histria, a Psicologia e a Lingstica. Somatria

71

Saiba mais

1) Leia a Alegoria da Caverna (PLATO. A Repblica. Coleo Os Pensadores,


Editora Abril).

LIVRO VII Scrates Agora imagina a maneira como segue o estado da nossa natureza relativamente instruo e ignorncia. Imagina homens numa morada subterrnea, em forma de caverna, com uma entrada aberta luz; esses homens esto a desde a infncia, de pernas e pescoo acorrentados, de modo que no podem mexer-se nem ver seno o que est diante deles, pois as correntes os impedem de voltar a cabea; a luz chega-lhes de uma fogueira acesa numa colina que se ergue por detrs deles; entre o fogo e os prisioneiros passa uma estrada ascendente. Imagina que ao longo dessa estrada est construdo um pequeno muro, semelhante s divisrias que os apresentadores de tteres armam diante de si e por cima das quais exibem as suas maravilhas. Glauco Estou vendo. Scrates Imagina agora, ao longo desse pequeno muro, homens que transportam objetos de toda espcie, que o transpem: estatuetas de homens e animais, de pedra, madeira e toda espcie de matria; naturalmente, entre esses transportadores, uns falam e outros seguem em silncio. Glauco Um quadro estranho e estranhos prisioneiros. Scrates Assemelham-se a ns. E, para comear, achas que, numa tal condio, eles tenham alguma vez visto, de si mesmos e dos seus companheiros, mais do que as sombras projetadas pelo fogo na parede da caverna que lhes fica defronte? Glauco Como, se so obrigados a ficar de cabea imvel durante toda a vida?

72

Filosofia e tica

Scrates E com as coisas que desfilam? No se passa o mesmo? Glauco Sem dvida. Scrates Portanto, se pudessem se comunicar uns com os outros, no achas que tomariam por objetos reais as sombras que veriam? Glauco bem possvel. Scrates E se a parede do fundo da priso provocasse eco, sempre que um dos transportadores falasse, no julgariam ouvir a sombra que passasse diante deles? Glauco Sim, por Zeus! Scrates Dessa forma, tais homens no atribuiro realidade seno s sombras dos objetos fabricados. Glauco Assim ter de ser. Scrates Considera agora o que lhes acontecer, naturalmente, se forem libertados das suas cadeias e curados da sua ignorncia. Que se liberte um desses prisioneiros, que seja ele obrigado a endireitar-se imediatamente, a voltar o pescoo, a caminhar, a erguer os olhos para a luz: ao fazer todos estes movimentos sofrer, e o deslumbramento impedi-lo- de distinguir os objetos de que antes via as sombras. Que achas que responder se algum lhe vier dizer que no viu at ento seno fantasmas, mas que agora, mais perto da realidade e voltado para objetos mais reais, v com mais justeza? Se, enfim, mostrando-lhe cada uma das coisas que passam, o obrigar, fora de perguntas, a dizer o que ? No achas que ficar embaraado e que as sombras que via outrora lhe parecero mais verdadeiras do que os objetos que lhe mostram agora? Glauco Muito mais verdadeiras.
73

Unidade 2 A trajetria da filosofia

Scrates E se o forarem a fixar a luz, os seus olhos no ficaro magoados? No desviar ele a vista para voltar s coisas que pode fitar e no acreditar que estas so realmente mais distintas do que as que se lhe mostram? Glauco Com toda a certeza. Scrates E se o arrancarem fora da sua caverna, o obrigarem a subir a encosta rude e escarpada e no o largarem antes de o terem arrastado at a luz do Sol, no sofrer vivamente e no se queixar de tais violncias? E, quando tiver chegado luz, poder, com os olhos ofuscados pelo seu brilho, distinguir uma s das coisas que ora denominamos verdadeiras? Glauco No o conseguir, pelo menos de incio. Glauco Por certo que sim. Scrates Ter, creio eu, necessidade de se habituar a ver os objetos da regio superior. Comear por distinguir mais facilmente as sombras; em seguida, as imagens dos homens e dos outros objetos que se refletem nas guas; por ltimo, os prprios objetos. Depois disso, poder, enfrentando a claridade dos astros e da Lua, contemplar mais facilmente, durante a noite, os corpos celestes e o prprio cu do que, durante o dia, o Sol e a sua luz. Glauco Sem dvida. Scrates Por fim, suponho eu, ser o Sol, e no as suas imagens refletidas nas guas ou em qualquer outra coisa, mas o prprio Sol, no seu verdadeiro lugar, que poder ver e contemplar tal como . Glauco Sim, com certeza, Scrates. Scrates E se ento distribussem honras e louvores, se tivessem recompensas para aquele que se apercebesse, com o olhar mais vivo, da passagem das sombras, que melhor se recordasse das que costumavam chegar em primeiro ou em ltimo lugar, ou virem juntas, e que por isso era o mais hbil
74

Filosofia e tica

em adivinhar a sua apario, e que provocasse a inveja daqueles que, entre os prisioneiros, so venerados e poderosos? Ou ento, como o heri de Homero, no preferir mil vezes ser um simples criado de charrua, a servio de um pobre lavrador, e sofrer tudo no mundo, a voltar s antigas iluses e viver como vivia? Glauco Sou da tua opinio. Preferir sofrer tudo a ter de viver dessa maneira. Scrates Imagina ainda que esse homem volta caverna e vai sentar-se no seu antigo lugar: no ficar com os olhos cegos pelas trevas ao se afastar bruscamente da luz do Sol? Glauco Por certo que sim. Scrates - E se tiver de entrar de novo em competio com os prisioneiros que no se libertaram de suas correntes, para julgar essas sombras, estando ainda sua vista confusa e antes que os seus olhos se tenham recomposto, pois habituar-se escurido exigir um tempo bastante longo, no far que os outros se riam sua custa e digam que, tendo ido l acima, voltou com a vista estragada, pelo que no vale a pena tentar subir at l? E se a algum tentar libertar e conduzir para o alto, esse algum no o mataria, se pudesse faz-lo? Glauco - Sem nenhuma dvida. Scrates - Agora, meu caro Glauco, preciso aplicar, ponto por ponto, esta imagem ao que dissemos atrs e comparar o mundo que nos cerca com a vida da priso na caverna, e a luz do fogo que a ilumina com a fora do Sol. Quanto subida regio superior e contemplao dos seus objetos, se a considerares como a ascenso da alma para a manso inteligvel, no te enganars quanto minha idia, visto que tambm tu desejas conhec-la. S Deus sabe se ela verdadeira. Quanto a mim, a minha opinio esta: no mundo inteligvel, a idia do bem a ltima a ser apreendida, e com dificuldade, mas no se pode apreend-la sem concluir que ela a causa de tudo o que de reto e belo existe em todas as coisas; no mundo inteligvel, ela que soberana e dispensa a verdade e a inteligncia; e preciso v-la para se comportar com sabedoria na vida particular e na vida pblica.
75

Unidade 2 A trajetria da filosofia

Glauco Concordo com a tua opinio, at onde posso compreend-la. Scrates - Pois bem! Compartilha-a tambm neste ponto e no te admires se aqueles que se elevaram a tais alturas desistem de se ocupar das coisas humanas e as suas almas aspiram sem cessar a instalar-se nas alturas. Isto muito natural, se a nossa alegoria for exata. Glauco - Com efeito, muito natural. Scrates - Mas como? Achas espantoso que um homem que passa das contemplaes divinas s miserveis coisas humanas revele repugnncia e parea inteiramente ridculo, quando, ainda com a vista perturbada e no estando suficientemente acostumado s trevas circundantes, obrigado a entrar em disputa, perante os tribunais ou em qualquer outra parte, sobre sombras de justia ou sobre as imagens que projetam essas sombras, e a combater as interpretaes que disso do os que nunca viram a justia em si mesma? Glauco No h nisso nada de espantoso. Scrates - No entanto, um homem sensato lembrar-se- de que os olhos podem ser perturbados de duas maneiras e por duas causas opostas: pela passagem da luz escurido e pela da escurido luz; e, tendo refletido que o mesmo se passa com a alma, quando encontrar uma confusa e embaraada para discernir certos objetos, no se rir tolamente, mas antes examinar se, vinda de uma vida mais luminosa, ela se encontra, por falta de hbito, deslumbrada pelo seu brilho demasiado vivo; no primeiro caso consider-la- feliz, em virtude do que ela sente e da vida que suas zombarias seriam menos ridculas do que se dirigissem alma que regressa da manso da luz. Glauco - a isso que se chama falar com muita sabedoria. Scrates - Se tudo isto verdadeiro, temos de concluir o seguinte: a educao no o que alguns proclamam que , porquanto pretendem introduzi-la na alma onde ela no est, como quem tentasse dar vista a olhos cegos.
76

Filosofia e tica

Glauco - Mais uma verdade. Scrates - Ora, o presente discurso demonstra que cada um possui a faculdade de aprender e o rgo destinado a esse uso e que, semelhante a olhos que s poderiam voltar das trevas para a luz com todo o corpo, esse rgo deve tambm afastar-se com toda a alma do que se altera, at que se torne capaz de suportar a vista do Ser e do que h de mais luminoso no Ser. A isso denominamos o bem, no verdade? Glauco . Scrates - A educao , pois, a arte que se prope este objetivo, a converso da alma, e que procura os meios mais fceis e mais eficazes de o conseguir. No consiste em dar viso ao rgo da alma, visto que j a tem; mas, como ele est mal orientado e no olha para onde deveria, ela esfora-se por encaminhlo na boa direo. Glauco - Assim parece.

2) Sugesto de filme
Matrix Trilogia que conta a histria de um jovem programador de computador que atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos, e contra sua vontade, a um imenso sistema de computadores do futuro. medida que o sonho se repete, Anderson comea a ter dvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus e Trinity, descobre que , assim como outras pessoas, vtima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a iluso de um mundo real, enquanto usa os crebros e os corpos dos indivduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, est convencido de que Anderson Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta realidade e liberdade. O filme retrata com uma linguagem moderna: a alegoria da caverna platnica (dvida sobre o que realidade), estabelece relaes com a dvida cartesiana (estou sonhando ou
77

Unidade 2 A trajetria da filosofia

no); o orculo de Delfos (Scrates: conhea a ti mesmo); Morpheu (mitologia grega: deus do sonho); alm de inmeras citaes dos evangelhos, do budismo e de histrias como Alice no pas das Maravilhas.

3) Para aprofundar as questes abordadas nesta unidade voc poder consultar


as seguintes obras: AGOSTINHO. Confisses. Coleo Os Pensadores. Vol. Santo Agostinho. So Paulo: Abril Cultural, 1979. BREHIER, Emil. Histria da filosofia. So Paulo: Mestre Jou, 1986. CHALMERS, Alan. F. O que cincia afinal? So Paulo: Editora Brasiliense, 1993. CHATELET, F. Histria da Filosofia, Idias, Doutrinas. (8 vol.), Rio de Janeiro: Zahar editor, 1973. _____. O iluminismo. Coleo Os pensadores.Vol. 4. Rio de Janeiro, Zahar, 1984. DESCARTES, Ren. O Discurso do Mtodo. Coleo os pensadores, So Paulo, Abril Cultural, 1982. _____. Meditaes. So Paulo: Nova Cultural. 1999. FEYERABEND, P. Contra el Mtodo. Barcelona: Ariel, 1970. FOUCAULT. As Palavras e as Coisas. So Paulo: Martins Fontes, 2002. _____. Microfsica do Poder. 11 edio. Rio de Janeiro: Editora Graal, 1979. GILSON, Etienne. A filosofia na Idade Mdia. So Paulo: Martins Fontes, 1995. GUTHRIE, William. Os sofistas. So Paulo: Paulus Editora, 1995. HUXLEY, Aldous. Admirvel mundo novo. So Paulo: Editora Livros do Brasil, 1984. JAEGER, W. Paidia. So Paulo: Martins Fontes, 1995. KUHN, T. A Estrutura das Revolues Cientficas. 3 ed. So Paulo: Perspectiva, 1994. KUHN, T. A Tenso Essencial. Lisboa: Edies 70, 1989. MARCONDES, D. Iniciao Histria da Filosofia: dos Pr-socrticos a Wittengenstein. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1997.
78

Filosofia e tica

PEREIRA, Isidro. Dicionrio Portugus/ Grego - Grego/Portugus. 7 ed. Braga: Livraria Apostolado da Imprensa, 1990. PERLS, Frederick et. al. Gestalt-terapia. So Paulo: Editora Summus, 1998. PESSANHA, Jos M. Do mito Filosofia. In: Coleo Os Pensadores. (Volume Pr-socrticos). So Paulo: Abril Cultural,1983. PETERS, F. E. Termos filosficos gregos. 2. ed., Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1983. PETTERS, F. E. Termos filosficos gregos: um lxico histrico. 2. ed. Trad. Beatriz R. Barbosa. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian, 1983. PLATO. A Repblica. Coleo Os Pensadores, Editora Abril. PRADO JR, Caio. O que Filosofia. SP: Brasiliense, 1981. REALE, G. Histria da Filosofia. (3 vol.). So Paulo: Ed. Paulinas, 1990. _____. A Histria da Filosofia Antiga. (5 vol.). So Paulo: Ed. Loyola, 1996. TOMS DE AQUINO. Smula contra os Gentios. Coleo Os Pensadores. Vol. Toms de Aquino/Dante/ Duns Scot/Ockham. So Paulo: Abril Cultural, 1979. VERNANT, Jean-Pierre. As origens do Pensamento Grego. 9a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. VIGNAUX, Paul. A Filosofia na Idade Mdia. Lisboa: Editorial presena, 1994.

79

Anda mungkin juga menyukai