Anda di halaman 1dari 2

ANO LECTIVO: 2010/2011 CURSO: Cincias e Tecnologias

DEPARTAMENTO DE LNGUAS

Portugus

12ano

Turma:B Data: 03/11/11 Durao: 90 min

Sub Departamento Curricular de Portugus

1 MOMENTO DE AVALIAO ESCRITA

L atentamente o texto seguinte e, posteriormente, responde s questes apresentadas de forma clara, completa e contextualizada.

Leve, breve, suave


Leve, breve, suave Um canto de ave Sobe no ar com que principia O dia. Escuto, e passou Parece que foi s porque escutei Que parou.

10

Nunca, nunca, em nada, Raie a madrugada, Ou splenda o dia, ou doire no declive, Tive Prazer a durar Mais do que o nada, a perda, antes de eu o ir Gozar. Fernando Pessoa, in Poesias, Ed. tica

I- Leitura e escrita

1. Fernando Pessoa parte de uma imagem-smbolo para posteriormente lhe extrair um sentido. 1.1. Descreve a imagem-smbolo presente no texto e conclui do efeito que propicia. 1.2. Caracteriza a atitude do sujeito potico face realidade exterior. 2. Nunca, nunca, em nada, (v.8) 2.1.Indica, de forma justificada, quatro sentimentos que dominam esta ltima parte do poema. 3. Relaciona o texto potico apresentado com dois outros poemas estudados e subordinados mesma temtica. 4. Indica quatro marcas (uma temtica e trs formais) caractersticas da poesia ortnima de Fernando Pessoa, presentes no poema.

II - Funcionamento da Lngua
1.Rel os quatro primeiros versos do poema. 1.1. Reescreve-os, iniciando-os pelo sujeito da orao e seguindo a ordem mais usual da lngua portuguesa. 2. Identifica a classe da palavra sublinhada no verso dez. Substitui-a por outra de sentido equivalente neste contexto. 3.Identifica, na segunda estrofe, duas marcas gramaticais de negao. Explicita a classe a que pertencem essas palavras.

SDP

Prof.

Regina Jernimo

Pgina 1

4.L o seguinte excerto: Era um homem que sabia idiomas e fazia versos. Ganhou o po e o vinho pondo palavras no lugar de palavras, fez versos como os versos se fazem, isto , arrumando palavras de uma certa maneira. Comeou por se chamar Fernando, pessoa como toda a gente. () Os amigos diziam-lhe que tinha um grande futuro sua frente, mas ele no deve ter acreditado, tanto que decidiu morrer injustamente na flor da idade, aos 47 anos, imagine-se. () Este Fernando Pessoa nunca chegou a ter verdadeiramente a certeza de quem era, mas por causa dessa dvida que ns vamos conseguindo saber um pouco mais quem somos. Jos Saramago, in Pblico, de 10-12-1995 4.1.Indica o tempo e o modo em que se encontram as formas verbais destacadas a negrito. 4.2. Atenta no segmento arrumando palavras de uma certa maneira... 4.2.1.Reescreve a frase, transformando a orao presente no segmento numa orao finita. 4.3.Faz corresponder aos cinco elementos da coluna A cinco elementos da coluna B, de modo a obteres informaes verdadeiras. Escreve na folha de teste, ao lado do nmero da frase, a alnea correspondente. A 4.3.1 No segmento Os amigos diziam-lhe que tinha um grande futuro sua frente, , 4.3.2 No segmento Era um homem que sabia idiomas, 4.3.3. No segmento Este Fernando Pessoa, 4.3.4 O segmento []pondo palavras no lugar de palavras, [], 4.3.5. No segmento Era um homem que sabia idiomas... B a)os sujeitos das oraes so, respetivamente, nulos subentendidos. b) a palavra sublinhada um determinante demonstrativo. c) a orao sublinhada integrante completiva. d) a palavra sublinhada um determinante indefinido. e) a palavra sublinhada um pronome demonstrativo. f) a palavra sublinhada um pronome relativo e introduz uma orao relativa com antecedente. g)configura uma orao finita gerundiva. h) a palavra sublinhada um pronome relativo e introduz uma orao relativa sem antecedente. i) configura uma orao no finita gerundiva. j) os sujeitos das oraes so, respetivamente, nulos indeterminados. k) a orao sublinhada relativa.

III- Expresso Escrita - Item aberto de resposta extensa

Ao invs de ele [Fernando Pessoa] apenas transmitir, ou tentar transmitir, a emoo simples, () submete-a ao exame da inteligncia ou da razo potica. Massaud Moiss, A Literatura Portuguesa, Ed. Cultrix Partindo da temtica apresentada e da tua experincia de leitura da poesia de Fernando Pessoa ortnimo, elabora um texto expositivo-argumentativo (duzentas a trezentas palavras) em que clarifiques a conceo de arte para este autor, tendo em conta o contexto em que ele viveu. Apresenta, antes ou depois do texto, o referido plano.
Grupo Questo Cotao 1.1. 20 I 100 pontos 1.2. 2. 3. 20 20 20 4. 20 1.1 4 2 4 3 4 4.1 4 II- 40 pontos 4.2.1. 4.3.1 4.3..2 4 4 4 III 60 pontos 4.3..3 4 4.3.4. 4 4.3.5. 4 Texto e plano 50+10=60

SDP

Prof.

Regina Jernimo

Pgina 2

Anda mungkin juga menyukai