Anda di halaman 1dari 20

A Permanncia da Tradio Clssica

Anlise Comparativa dos Arquitetos


Conceito Criador e lder praticante do "cannico classicismo . Forte influenciador e praticante do Classicismo Contemporneo, em que procura estabelecer a vaidade do classicismo em uma linguagem mais atual.

Conceito Aldo Rossi declara-se racionalista, mas apesar deste conceito, as suas obras so tambm poticas por serem surreais ou anormais a uma ordem geomtrica, por causa da significao de tipologia e forma Ex : o Ed . Habitacional Gallaratese e o Cemitrio de modna usam formas estranhamente Similares para funes radicalmente diferentes .

Conceito Leon Krier tem sido um dos arquitetos urbanistas mais influentes neo-tradicionais. Defensor da arquitetura clssica e da reconstruo da tradicional modelo cidade europeia, protege o urbanismo tradicional e usos mistos como chaves para a vitalidade de lugares e cidades.. Ex: desenvolvimento de Poundbury, Inglaterra.

ALLAN GREENBERG

Nascido em setembro de 1938, em Joanesburgo, na frica do Sul. Estudou arquitetura clssica e gtica na Universidade de Witwatersrand. considerado um dos principais arquitetos clssicos do sculo XXI, pode-se ir alm, considerando-o o mais grave praticante do Classicismo nos EUA atualmente, alm de representar forte influncia no estudo e na prtica do classicismo contemporneo. Criador e lder praticante do "cannico classicismo", um movimento resposta de designs ps-modernistas emergentes em meados da dcada de 1970.

Carreira de ALLAN GREENBERG


Foi premiado por incorporar os princpios da arquitetura e do urbanismo tradicional e clssico na cidade contempornea e criar um impacto positivo e duradouro, considerando os aspectos culturais, ambientais e artsticos. Segundo Paul Goldberger, crtico de arquitetura para The New York Times, o trabalho de vida de Greenberg tem sido uma misso de estabelecer a vaidade do classicismo como linguagem arquitetnica em nosso tempo.

Greenberg em seus projetos ,sejam de residncias particulares, universidades, espaos de varejo ou em edifcios civis, promove as formas greco-romanas, projetando fachadas inspiradas, com enfeites e colunas de todas as ordens, ou seja, ressaltando as qualidades dinmicas e permanentes da arquitetura e do design tradicional. Seu trabalho combina tcnicas de construo e sistemas contemporneos de construo com as melhores tradies arquitetnicas para criar solues que sejam ao mesmo tempo atemporal e tecnologicamente progressivas.

Gore Hall Universidade de Delaware ,Newark (1995- 1998)


Edifcio com presena ilustre no Campus da Universidade de Delaware foi intencionalmente construdo com recursos similares ao de seus edifcios vizinhos, no entanto, no perde seu prestgio, nem tampouco se torna apenas mais um na paisagem na qual est inserido, sua imponncia e singularidade no permitem.
Possui a localizao necessria para a boa visibilidade e apreciao de suas fachadas, cada lado do edifcio possui o afastamento ideal para responder s condies locais drasticamente diferentes, isso fica evidente analisando as elevaes e a circulao da construo. Foram mantidos o estilo e as propores da Mall Aquitecture, porm elementos espetaculares foram adicionados, incluindo um trio de vidro abobado e uma bssola no cho.

Escritrios do Secretrio de Estado Departamento de Estado dos EUA,Washington (1987-89)


Planejado para o ex-secretrio de Estado George P. Shultz, entre as exigncias do poltico estava o desejo de ter um escritrio com carter das salas de Thomas Jefferson, o primeiro Secretrio de Estado, de forma que, se sentisse em casa e, ao mesmo tempo, remetesse sensao de que algo novo aconteceu. A inspirao do projeto est na continuidade da diplomacia, nos ideais e na cultura americana. A utilizao dos elementos clssicos conferem ao projeto a sofisticao e a seriedade majestosa necessria ao ambiente de importncia indiscutvel.

Casa de estilo georgiano novo - Nova Jersey

A Casa de estilo georgiano novo, fica situada em Nova Jersey. Apresenta inmeros elementos clssicos, como fronto, colunas e ornamentos, negando a contemporaneidade em que est inserida. Os tetos abobadados para o projeto da casa para criar uma multiplicidade de espaos.

Resultado da combinao das arquiteturas francesa, inglesa e americana

Resultado da combinao das arquiteturas francesa, inglesa e americana. O ecletismo evidenciado nesta residncia. A fachada curva uma das caractersticas que mais chamam ateno. Apresenta grandes aberturas proporcionando boa luminosidade.

ALDO ROSSI

Nasceu no dia 03 de maio de 1931. Em 1959, com 28 anos, licenciou-se em arquitetura na Escola Politcnica de Milo. Foi arquiteto e terico; Era conhecido por usar formas puras como cones, esferas, cubos... Foi um dos lderes do Movimento Neo-racionalista Italiano La Tendenza . Aldo Rossi Internacionalmente conhecido por seu Livro A arquitetura da cidade, publicado na Itlia no ano de 1966, depois foi traduzido para vrios idiomas e ao longo do tempo se transformou em um dos livros mais influentes da arquitetura no Sculo XX.

Carreira de ALDO ROSSI


Ele escreveu mais alguns livros tambm: Anlise Urbana e projeto Arquitetnico (em 1970) e Escrito escolhidos sobre a arquitetura e a Cidade (1978) e A Scientific Autobiograpby (1981). Foi ganhador do Prmio Pritzer pelo conjunto de sua obra. Um dos membros do jurado do Prmio Pritzer declarou que Rossi era um poeta convertido em arquiteto. Aldo Rossi morre no dia 4 de setembro de 1997, com 66 anos, vtima de acidente de carro.

Lecionou em vrias Faculdades como : Escola Politcnica Federal de Zurique, Instituto Universitrio de Arquitetura de Veneza , Cornell University de Thaca, Cooper Union de Nova York , Yale University e Havard. E desenvolveu paralelamente atividades de ensinos, conferncias, exposies e Seminrios em vrios Pases : Santiago compostela (Espanha), Brasil, Japo, china...

Projetos Societ Monte Amiata, no Bairro Gallaratese 2 Milo (1969-74); Escola elementar de Fagnano Olona (1972-77); O Teatro Del Mondo(1979), Edifcio Rauchstrasse Berlim (1985 1985).

Monte Amiata do Bairro Gallaratese em Milo (1967-1974)


O edifcio no Bairro Gallaratese foi projetado na fase madura de Aldo Rossi e dentro das coordenadas do chamado Neo-racionalismo. Rossi recorre a uma linguagem que ao mesmo tempo que entronca com os critrios compostos do classicismo ilustrado, tambm expressa inequvocas ressonncias modernas.
Aldo Rossi opta pr o edifcio linear organizado por galerias. Uns detalhes da arquitetura moderna e o modelo da rua elevada.
O Edifcio tem o predomnio da linha Horizontal do coroamento que enfatizar o abstrato e totalmente repetitivo e todo Branco . O Edifcio tem 200metros e contem 2 a 3 andares e contem uma galeria pblica .

Arquitetos , Carlos Aymonino, Carlos,Studio Ayde e Aldo Rossi - Milo

O bloco quase infinito fica partido por um junta dilatao, neste ponto surgem gigantescas colunas cilndricas e ocorre mudana de nvel do prtico.

Projeto Comercial Aurora - 1987


Este edifcio comercial foi vencedor do prmio Pritzker que foi um projeto da sede GFT empresa me para as grifes de Valentino, Ungaro Emanuel e Giorgio Armani como maioria dos seus edifcio Aldo Rossi apresenta neo-racionalista. Atravs de fundamentos geomtricos como crculos, quadrados e tringulos eqilteros, neste caso o prtico elemento de design.
A soluo Volumtrica do edifcio de esquina faz referncia arquitetura monumental deTurim com o corpo nobre da base cobertura de duas guas, mansardas com torrees clssicos de esquina, Colunas de Ao verde e pedra , fachada de mrmore, muros de tijolo e cobertura de zinco .

Rossi usa gigantes colunas duplas de ao encimadas por viga ao verde.

O cemitrio de San Cataldo - 1971


O cemitrio de San Cataldo foi projetado pelos arquitetos italianos Aldo Rossi e Gianni Braghieri em 1971 e corresponde ampliao de uma estrutura funerria preexistente, construda no sculo XIX, que adotou a tipologia convencional do grande ptio central retangular, cercado por colunatas onde se renem os nichos fnebres..

A esta unidade, Rossi juntou um segundo ptio, igualmente cercado por longas galerias que assentavam em prticos, com dois ou trs pisos e que continham os nichos para as urnas cinerrias. No interior desta ampliao ficava um conjunto de elementos, que se organizavam axialmente. No centro ficavam os ossrios lineares, repetidos paralelamente . Estas galerias aumentam de altura em direo ao cone e so rematados e contidos por um elemento de maior dimenso, em forma de U.

s claras referncias ao antigo mausolu oitocentista, Rossi associou leituras de algumas das vises utpicas dos arquitetos franceses Boull e de Ledoux, assim como memrias dos prticos das cidades italianas, muitos deles representados nas paisagens metafsicas e melanclicas de De Chirico. De certa forma a imagem do cemitrio de Modena lembra uma paisagem industrial ou um campo de concentrao. O edifcio cbico central, totalmente esvaziado, remete a idia de abandono ou de runa, metfora da casa dos mortos que o cemitrio pretende representar. O jogo de luz e sombra assinala o templo e a passagem dos dias num cenrio de geometrias rgidas.

Teatro Del Mondo - 1979


O Teatro foi inaugurado 11 de Novembro 1979 integrado na Bienal de arquitetura teatro Veneza , foi inspirado numa tradio do sculo XVIII um teatro flutuante que na cidade de Veneza .
O edifcio foi construdo estrutura metlica e revestido de Madeira e suportado em plataforma tipo jangada . Formado por um paraleleppedo central de base quadrada com 9, 5m de largura e 11m de altura, e cobertura octogonal em zinco, contm no seu interior um palco situado numa rea central. O teatro acolhia 400 espectadores, dos quais, 250 sentados.

A sua simplicidade formal e as cores utilizadas nos acabamentos imprimiram uma imagem de sonho, pouco percebidas pelo observador comum, que desconhece as teorias dele sobre A arquitetura e as cidades. A simplificao formal da arquitetura caracterstica de Rossi, atinge nesta obra, a sua maior expresso. Este foi o edifcio mais imaginativo da sua carreira.Esta foi a grande atrao da bienal e Aldo Rossi referia-se a este projeto como um lugar onde a arquitetura termina e o mundo da imaginao comea.

LEON KRIER
Nascido em 07 de abril de 1946 na Cidade de Luxemburgo, um arquiteto, terico da arquitetura e urbanista. Do final dos anos 70 em diante (mais especialmente durante a dcada de 1980) Krier tem sido um dos mais influentes neotradicionais arquitetos e urbanistas. Ele mais conhecido pelo seu desenvolvimento de Poundbury, uma extenso urbana de Dorchester, Reino Unido para o Ducado da Cornualha, sob a orientao do prncipe de Gales. Defensor da arquitetura clssica, e da reconstruo da tradicional modelo cidade europia. Em resposta contnua modernizao da cidade, o projeto que marcou um ponto de defesa da reconstruo da cidade europia, foi sua casa na cidade de Luxemburgo (1978), porm no foi construda. Hoje vive no sul da Frana, e considerado como inspirao para muitos urbanistas novos, e tem sido descrito como o padrinho intelectual de seu movimento, o CNU Congresso para o Novo Urbanismo.

POUNDBURY
Considerada uma cidade nova ou extenso urbana na periferia de Dorchester no condado de Dorset, Inglaterra. Desenvolvese em terras pertencentes ao Ducado da Cornualha . Ele construdo de acordo com os princpios do prncipe Charles. O desenvolvimento construdo a um padro de alta densidade urbana tradicional, ao invs de um suburbano, focado na criao de uma comunidade integrada de lojas, empresas e privada e habitao social, no h zoneamento. O plano geral foi feito em 1980 e sua construo comeou em 1993.Seguindo os princpios Novo Urbanismo, Poundbury foi destinado a reduzir a dependncia do automvel e incentivar a caminhada, ciclismo e transporte pblico. No entanto, um estudo realizado no final da primeira fase mostrou que o uso do carro foi maior em Poundbury do que no circundante (rural) distrito de West Dorset.

CENTRO DE ARQUITETURA JORGE M. PEREZ Escola de Arquitetura - Universidade de Miami


Foi desenhado por Leon Krier juntamente com Merrill and Pastor Architects de Vero Beach e a empresa de Ferguson Glasgow Schuster Soto de Coral Gables. Abriga o Salo de palestras Stanley e Jewell Glasgow com 144 lugares, e galeria com espao de 150 metros. Seu auditrio octogonal apresenta contrafortes em cada face e coroado com uma torre e campanrio de aparncia medieval, quando colocado ao lado dos edifcios Bauhaus de inspirao do resto do escola de arquitetura.
Detalhes da fachada e do interior

Windsor Village Hall


Com um plano retangular simples, sobre os quais trinta colunas brancas sobem para suportar um telhado inclinado abruptamente. O teto sobe acima do horizonte da cidade, sem domin-la arbitrariamente como muitos edifcios modernos. A planta do edifcio uma grande sala rodeada por paredes espessas, concebidos como uma colunata. A fora de fechamento do telhado inclinado esconde uma natureza intensa rtmica revelada na estrutura de madeira, o revestimento exterior dos quais consiste em uma laje uniforme do edifcio. A composio clara , no entanto rica em complexidade; indo para alm de uma leitura superficial de um nmero de elementos obviamente decorativos, o que mais atinge o olho a capacidade do edifcio para impor-se como um trabalho intencionalmente magro, reduzido para a pureza do smbolo.

Bridge Pavilion

Este pavilho e a esttua na ponte Auer, onde os rios Enz e Nagoldse se renem, foi criado por Rob e Leon Krier, para comemorar as balsas (jangadas) que utilizaram o transporte de mercadorias nos rios antes da chegada das ferrovias no sculo XIX.

Bibliografia
Aldo Rossi Livros : * A Arquitetura Da Cidade Aldo Rossi * Depois do Movimento Moderno Arquitetura da Segunda Metade do Sculo XX Josep Maria Montaner Uma Nova Agenda Para A Arquitetura Vera Pereira Internet : http://www.bluffton.edu/~sullivanm/italy/turin/aurora/rossi.html *http://www.italiaculturale.it/aldo-rossi-vita-opere/ http://flickrhivemind.net/Tags/carloaymonino/Interesting http://www.housingprototypes.org/project?File_No=ITA021 http://estiradorsemrima.blogspot.com.br/2007/06/teatro-del-mondo.html http://www.architecturaldigest.com/architects/100/2012/allan-greenberg-architect-ad100-profile Em http://pt.wikipedia.org/wiki/Aldo_Rossi Acessado em 08/04/2012 s 16:40 http://estiradorsemrima.blogspot.com.br/2007/06/teatro-del-mondo.html Acessado em http://www.infopedia.pt/$cemiterio-de-san-cataldo Acessado em 07/04/2012 s 23:4 Allan Greenberg: http://www.architecturaldigest.com/architects/100/2012/allan-greenberg-architect-ad100-profileEm 18/03/2012 as 136 http://en.wikipedia.org/wiki/Allan_Greenberg Em 18/03/2012 as 19:49 http://www.allangreenberg.com/office.aspx Em 18/03/2012 as 20:06 http://www.allangreenberg.com/project.aspx?id=2&cat=1 Em 08/04/2012 as 17:40 http://www.allangreenberg.com/project.aspx?id=10&cat=2 Em 08/04/2012 as 18:02 Lon Krier: www.plataformaurbana.cl/archive/2008/11/01/super-critica-al-nuevo-urbanismo-de-leon-krier/ Acessado dia 09/04/2012 www.wikipedia.org/wiki/L%25C3%25A9on_Krier Acessado em 09/04/2012 s 10;22 www.huffingtonpost.com/ Acessado em 09/04/2012 s 10:35 http://www.guardian.co.uk/society/2006/jun/28/communities.guardiansocietysupplement?INTCMP=SRCH Acessado em 09/04/2012 s 10:47 http://luciensteil.tripod.com/katarxis02-1/id14.html Acessado em 09/04/2012 s 11:10

Anda mungkin juga menyukai