Anda di halaman 1dari 12

Faculdades Santo Agostinho Faculdade de Cincias Exatas e Tecnolgicas- FACET Curso de Engenharia Eltrica

A Importncia da Srie de Fourier

Ivan Lopes Rocha Neidson dos Santos Souza Wenderson Farley P. dos Santos

Montes Claros - MG Maio/2011

A IMPORTNCIA DA SRIE DE FOURIER

Ivan Lopes Rocha Faculdade de Cincias Exatas e Tecnolgicas Santo Agostinho- FACET ivanlrocha10@yahoo.com.br

Neidson dos Santos Souza Faculdade de Cincias Exatas e Tecnolgicas Santo Agostinho- FACET neidson.s.souza@gmail.com

Wenderson Farley P. dos Santos Faculdade de Cincias Exatas e Tecnolgicas Santo Agostinho- FACET wendersonfarley@yahoo.com.br

RESUMO
Este trabalho tem por objetivo falar sobre a importncia das sries de Fourier. Ele descreve o contexto histrico em que ela foi descoberta e as pessoas que foram importantes para a sua criao. Mostra tambm o conceito da srie de Fourier e sua transformada, que so muito importantes para resoluo de problemas em sistemas onde outras sries nem sempre vivel para se trabalhar. Por fim, foi dado dois exemplos de aplicaes destas sries. Foi usado o princpio da transformada de Fourier nos dois exemplos, onde o primeiro fala sobre a decodificao de sinais DTMF e o segundo sobre processamento de imagens.

PALAVRAS CHAVE: Sries de Fourier; Aplicaes das sries de Fourier;


Importncia das sries de Fourier.

ABSTRACT
This paper aims to discuss the importance of Fourier series. We describe the historical context in which it was discovered and the people who were important for its creation. Also shows the concept of Fourier series and its transformed, which are very important for solving problems in systems where other series is not always feasible to work. Finally, was given two examples of applications of these series. Was used the principle of Fourier transform in the two examples, where the first talks about the decoding of DTMF signals and the second on image processing. .

KEYWORDS: Fourier series; applications of Fourier series; Importance of Fourier


series.

1. Introduo
O desenvolvimento da anlise de Fourier tem uma longa histria, envolvendo diferentes pessoas e a investigao de diversos fenmenos fsicos. A histria moderna sobre o assunto comea em 1748, com L. Euler, que examinou o movimento de uma corda vibrante. Euler observou que, se a configurao de uma corda vibrante em algum ponto do tempo for uma combinao linear desses modos normais, o mesmo acontece com a configurao em qualquer tempo subseqente. Ele realizou esse calculo derivando uma das propriedades das somas trigonomtricas que as tornam to teis para anlise de sistemas lineares invariantes no tempo (sistemas LIT). Em 1753, D. Bernoulli demonstrou com bases na fsica que todos os movimentos fsicos de uma corda poderiam ser representados por combinaes lineares de modos normais, mas ele no provou isso matematicamente, e suas idias no foram amplamente aceitas. Nesta poca o prprio Euler descartou as sries trigonomtricas e, em 1759, J. L. Lagrange criticou fortemente o uso das sries trigonomtricas no estudo de cordas vibrantes. Sua crtica foi baseada em sua prpria convico de que era impossvel representar sinais com quebra (ou seja, com descontinuidade) usando sries trigonomtricas,

argumentando que as mesmas tinham uso muito limitado. Foi nesse ambiente um tanto hostil e ctico que Jean Baptiste Joseph Fourier apresentou suas idias meio sculo mais tarde. Fourier nasceu em 21 de maro de 1768 em Auxerre, Frana, e quando entrou na polemica sobre as sries trigonomtricas, j possua uma vasta experincia cientfica. Suas muitas contribuies - em particular, aquelas referentes s sries e a transformada, que levam seu nome - se tornam ainda mais impressionantes pelas circunstancias pelas sob as quais ela atuava. Suas descobertas revolucionrias, embora no completamente apreciadas durante seu tempo de vida, tiveram um grande impacto no desenvolvimento da matemtica e foram e ainda so de grande importncia em um vastssimo leque de disciplinas da cincia e das engenharias. A motivao fsica para o trabalho de Fourier foi o fenmeno da difuso e propagao do calor. Este, por si s, foi um passo significativo, porque a maior parte da pesquisa anterior em fsica e matemtica lidava com a mecnica racional e celeste. Por volta de 1807, Fourier tinha completado uma obra em que observou que sries senoidais harmonicamente relacionadas eram teis na representao da distribuio de temperatura em um corpo. Alm disso, ele afirmou que qualquer sinal peridico poderia ser representado por tal srie. Embora a abordagem do assunto fosse significativa, muitas das idias bsicas por traz dele j eram conhecidas. Alm do mais, os argumentos matemticos de Fourier ainda eram imprecisos, e foi P. L. Dirichlet, em 1829, que forneceu condies precisas sob as quais um sinal peridico poderia ser representado por uma srie de Fourier. Assim Fourier no contribui efetivamente para a teoria matemtica da srie de Fourier. Porem, ele teve a clara percepo do potencial para essa representao em srie. Alm disso, Fourier levou esse tipo de representao um grande passo alm de qualquer um de seus predecessores: ele obteve uma representao para sinais aperidicos, no como somas ponderadas de senoides harmonicamente relacionadas, mas como integrais ponderadas de senoides que no so todas harmonicamente relacionadas. Essa extenso da srie de Fourier para a integral ou transformada de Fourier continua sendo at hoje umas das ferramentas mais poderosas para anlise de sistemas LIT.

2. Enunciado do problema

O estudo das sries de Fourier conta com uma grande aplicabilidade nas engenharias, na fsica e na matemtica. Essas sries so uma verdadeira ddiva para quem precisa descrever uma funo mais ou menos complicada em uma forma simples de visualizar e manipular. A motivao para o estudo das sries de Fourier que elas tm diversas aplicaes importantes, e que podemos desvendar vrios fenmenos atravs dela. Inclusive fenmenos relacionados eletricidade. Este Artigo tem por objetivo citar algumas aplicaes da srie de Fourier, mostrando a sua importncia, alm de contribuir para o aprendizado e o conhecimento dos membros da equipe sobre o assunto.

3. Conceitos Bsicos 3.1. Srie de Fourier


So sries trigonomtricas infinitas formadas por seno e/ou coseno.

Quando se trata de uma funo peridica, a funo formada por uma soma de funes peridicas. Uma funo dita peridica com perodo T > 0 se o domnio de f contm (t+T) sempre que contiver t e se f(t+T) = f (t) para todo t.

Figura 1: Funo peridica

Sua forma se repete a cada perodo. Por isso chamada de peridica.

3.2. Transformada de Fourier


A transformada de Fourier converte a representao de uma funo no dominio do tempo, passando-a para o dominio da frequencia. tipicamente utilizada para decompor um sinal nas suas componentes em frequncia e suas amplitudes. Para obteno da transformada de Fourier, ter uma f(t) = t absolutamente integravel o suficiente.

Transformada de Fourier: funo impulso.

Figura 2: Funo impulso

Nesta funo, II f(w) II ser 1 de

at

Existem funes que no so absolutamente integrveis, mas que possuem as suas transformadas de Fourier, como o caso da funo sinc (t), que definida por:

Sinc(t) =

Figura 3: Funo sinc (t)

4. Aplicaes das sries e transformada de Fourier


A importncia das sries e transformadas de Fourier se d, principalmente, por serem tcnicas muito poderosas com um vasto leque de aplicaes. Iremos citar aqui algumas delas.

4.1. Decodificaes de Sinais DTMF atravs da transformada de Fourier

O DTMF (Dual-Tone Multi-Frequency), um sistema de sinalizao usado em telefonia, que envia sinais na faixa de freqncia de voz. Cada sinal ou dgito corresponde soma de dois tons senoidais, um de alta e outro de baixa freqncia, associados de acordo com o teclado que a Figura 4 apresenta:

Figura 4: Teclado DTMF

Uma vez que o sinal DTMF recebido, seu contedo espectral analisado de modo que se possa identificar o dgito que o mesmo representa. Esta anlise pode ser feita atravs do calculo da transformada discreta de Fourier. So observadas as magnitudes das oito componentes associadas s freqncias fsicas mais prximas das freqncias DTMF. Ento, conhecendo as duas componentes mais fortes, realiza-se a decodificao. Preciso determinar primeiramente o comprimento da transformada escolhendo um valor de N que possa detectar de modo satisfatrio as oito freqncias DTMF. A relao

onde

denota a freqncia das raias espectrais do sinal; fs a freqncia de

amostragem e N o comprimento da transformada, fornece-nos o ndice n do coeficiente que corresponde a f. Conhecendo os valores de N e fs atravs dessa equao, encontramos os ndices dos coeficientes necessrios anlise que desejamos realizar.

Figura 5: Demonstrao no Matlab Telefone

A figura 5 mostra uma marcao telefnica feita no Matlab, onde cada tecla do telefone corresponde a duas senoides.

4.2. A transformada de Fourier no processamento de imagens


Atualmente o interesse na rea de processamento de imagens tem crescido muito, principalmente em aplicaes como a melhoria da qualidade de imagens e o melhor processamento dos dados das imagens, aumentando muito o seu uso em reas como programa espacial, medicina, arqueologia, fsica, astronomia. Processar uma imagem consiste em decomp-la sucessivamente com o objetivo de extrair mais facilmente a informao nela presente. E a transformada de Fourier uma ferramenta que permite, desde uma simples filtragem, at a utilizao na compreenso de arquivos de imagem. Esta transformada uma das maneiras de realizar uma mudana de domnio espacial em espectral (onde um sinal fica caracterizado por suas componentes de freqncia). A transformada de Fourier facilita a anlise da imagem, mostrando a imagem decomposta em seus componentes de freqncia, permitindo identificar os aspectos

mais comuns da imagem, como por exemplo, suas texturas e contornos. Ela representa em cada ponto a informao daquela freqncia da imagem inteira. Isso permite filtrar, eliminar ou ampliar mais facilmente uma faixa especfica de freqncia.

Figura 6: Ponto (pixel) f(x, y) no Plano (x, y)

A figura 6 se refere a uma funo de intensidade de luz de duas dimenses , onde x e y so coordenadas espaciais e o valor de em um ponto qualquer

(x, y) proporcional ao brilho da imagem naquele ponto. Uma imagem digital uma imagem discretizada no espao ou na intensidade de brilho e pode ser

considerada uma matriz cujos elementos so chamados de pixels (Picture elements). As tcnicas bsicas para a utilizao de transformada de Fourier em imagens se baseiam no teorema da convoluo que diz: Sob condies apropriadas, a transformada de Fourier de uma convoluo de duas funes absolutamente integrveis igual ao produto ponto a ponto das transformadas de Fourier de cada funo.

Temos que

so matrizes com suas respectivas posies. O

produto entre os termos de mesma posio das duas matrizes corresponde a um grau de espalhamento sofrido por um ponto luminoso.

.x

Uma imagem descrita completamente por uma funo so as posies ortogonais dos pixels e

, onde

d a intensidade mdia media de na .

luminosidade no pixel. Se houver a adio de algum tipo de rudo imagem, ela pode ser descrita matematicamente por:

5. Concluso
Alguns problemas so difceis de solucionar diretamente. Pode ser mais fcil resolver o problema utilizando analise de Fourier. A anlise de Fourier est presente nas engenharias, na fsica, na matemtica, qumica, processamento de sinais, estatsticas, criptografia e muitas outras. Por isso o seu estudo muito importante.

6. Referencias Bibliogrficas
OPPENNHEIM, Alan V.; WILLSKY, Alan S. Sinais e sistemas; Traduo: Daniel Vieira; Rogrio Bettoni. 2 edio. So Pulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

HAYKKIN, Simon; VEEN Barry Van. Sinais e Sistemas. Traduo: Jos Carlos Barbosa dos Santos. 2 edio. Bookman: Porto Alegre, 2001.

REGINATTO, Jinior J. Srie de Fourier e aplicaes. Universidade comunitria de Xapec: Chapec, 2010.

SODR, Ulysses. Sries de Fourier: Computao, engenharia eltrica, engenharia civil. Sercomtel: maio/2003.

GONALVES, Louis Augusto. Um estudo sobre a transformada rpida de Fourier e seu uso em processamento de imagens. Universidade federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 2004.

LIMA, J.B; CAMPELLO, R.M; OLIVEIRA, H.M; CAMPELLO, M.M; Decodificao de Sinais DTMF via Transformada Aritmtica de Fourier. XXI simpsio brasileiro de telecomunicaes. Belm, 2004.

CSAR, Lauro; GONALVES, Renato; ALBUQUERQUE, Tlio R; Processamento de imagens. Trabalho apresentado na universidade federal do mato grosso. Cuiab, 2009.

Anda mungkin juga menyukai