Anda di halaman 1dari 4

E.E.E.M.

Cilon Rosa

TRABALHO DE SOCIOLOGIA

Nome: Bibiana Irala N: 5 Turma: 212 Professor: Paulo Vincius

Santa Maria - RS

1- Pesquise e explique as diferenas entre o socialismo utpico e cientfico.

Os chamados socialistas utpicos (tais como Saint-Simon, Charles Fourier e Robert Owen) deram os primeiros passos no desenvolvimento das teorias socialistas. Foi denominado utpico por seus opositores. Os marxistas deram este nome a esse tipo de socialismo, pois baseado na ideia de que a implantao do sistema socialista aconteceria lenta e gradualmente, estruturada no pacifismo e na boa vontade da burguesia. Os tericos deste socialismo tem alguns traos em comum em suas ideias, tais como reformar a sociedade atravs da boa vontade e participao de todos e cooperao geral. O socialismo cientfico (formulado por Marx e Engels) era opositor do utpico. O criticava por expor os princpios de uma sociedade ideal sem indicar os meios para alcanc-la. Eles no se preocupavam em pensar como seria uma sociedade ideal. Preocuparam-se, em primeiro lugar, em compreender a dinmica do capitalismo. Estudaram a fundo suas origens, a acumulao prvia de capital, a consolidao da produo capitalista e suas contradies. Perceberam que o capitalismo seria superado e destrudo. Para eles o socialismo era apenas uma etapa intermediria, mesmo que necessria, para alcanar a sociedade comunista. Os princpios bsicos que fundamentam o socialismo marxista podem ser sintetizados em quatro teorias centrais: A teoria da mais-valia, onde se demonstra a maneira pela qual o trabalhador explorado na produo capitalista; A teoria do materialismo histrico, onde se evidencia que os acontecimentos histricos so determinados pelas condies materiais (econmicas) da sociedade; A teoria da luta de classes, onde se afirma que a histria da sociedade humana a histria da luta de classes, ou do conflito permanente entre exploradores e explorados; A teoria do materialismo dialtico, onde se pode perceber o mtodo utilizado por Marx e Engels para compreender a dinmica das transformaes histricas. Assim como, por exemplo, a morte a negao da vida e est contida na prpria vida, toda formao social (escravismo, feudalismo, capitalismo) encerra em si os germes de sua prpria destruio.

2- O que foi o Liberalismo Poltico?


Consiste em um sistema poltico-econmino que tem como princpios fundamentais os direitos individuais e civis, um governo baseado no livre consentimento dos governados e estabelecido com base em eleies livres e igualdade da lei e dos direitos para todos os cidados. Os burgueses adotaram essa doutrina de pensamento, j que esta classe estava sendo desfavorecida pelo absolutismo. O Liberalismo Poltico, assim como o Econmico, inspirou diversas revolues como a Francesa, a Revoluo do Porto, a Revoluo Americana, a Revoluo Gloriosa e a Puritana. Um dos principais pensadores originais desse tipo de liberalismo foi John Locke.

3- O que so modos de produo e qual o modo de produo da nossa sociedade, na perspectiva do materialismo histrico dialtico (marxismo)?
Modos de produo so os meios de uma sociedade transformar recursos naturais em formas de subsistncia. O modo de produo vigente hoje em nossa sociedade o capitalista, que dividido entre a burguesia (donos dos meios de produo) e o proletariado (trabalhadores, mo-de-obra). 4- O que foi a escola de Frankfurt? D exemplo de um pensador

importante dessa escola e apresente um resumo de suas principais ideias.


Foi uma escola de teoria social interdisciplinar neo-marxista. Ela reuniu em torno de si um crculo de filsofos e cientistas sociais de mentalidade marxista, que se uniram no fim da dcada de 20. Estes intelectuais cultivavam a conhecida Teoria Crtica da Sociedade. Seus principais integrantes eram Theodor Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin, Herbert Marcuse, Leo Lwenthal, Erich Fromm, Jrgen Habermas, entre outros. Esta corrente foi a responsvel pela disseminao de expresses como indstria cultural e cultura de massa. Theodor Adorno projetou-se como um dos crticos mais assduos dos modernos meio de comunicao em massa. Ao exilar-se nos EUA, percebeu que a mdia no se voltava apenas para suprir as has de lazer ou dar informaes aos ouvintes ou espectadores, mas fazia parte do que ele chaou de indstria cultural. Um imenso maquinismo composto por milhares de

aparelhos de transmisso e difuso que vizavam produzir um clima conformista e dcil na multido passiva. A arte seria tratada simplesmente como objeo de mercadoria, estando sujeiro as leis de oferta e procura do mercado. Ela encorajaria uma viso passiva e acrtica do mundo ao dar ao pblico apenas o que ele quer, desencorajando o esforo pessoal pela posse de uma nova experincia esttica. As pessoas procurariam apenas o conhecido, o j experimentado. Essa indstria prejudicaria a arte sria, neutralizando sua crtica a sociedade, tirando dela a habilidade de fazer as pessoas pensarem.

Anda mungkin juga menyukai