Anda di halaman 1dari 12

Na Solido dos Campos de Algodo

de Bernard-Marie Kolts

teatro 11, 12, 13, 14, 15 e 16 de julho de 2006


21h30 (dias 11, 12, 13, 14 e 15) 17h00 (dia 16) Palco do Grande Auditrio Durao 1h25 Ttulo original Dans la solitude des champs de coton (1986) Traduo Nuno Jdice Encenao Philip Boulay Cenografia Jean-Christophe Lanquetin Com Diogo Dria (o Cliente) e Victor de Oliveira (o Dealer) Msico Piero Corso Luzes Stphane Loirat com a colaborao de Quito Tembe Responsvel pela produo Jean-Christophe Boissonnade Uma co-produo Compagnie du Tournesol, Culturgest, Festival Internacional de Teatro de Almada, Centro Cultural Franco-Moambicano (Maputo) com a participao do Forum, Scne conventionne de Blanc-Mesnil e do Servio Cultural da Embaixada de Frana em Moambique. Espectculo integrado na programao do Festival de Almada 2006.

agence enguerand bernand

O espectculo
A palavra em Kolts hemorrgica: esvazia-se, fala-se, palavreado; uma palavra que um gesto, uma parada. Tem o seu corpo, a sua lngua, a sua musculatura. Deve ser incarnada. Este claro da palavra, aquecida ao branco, sonda o desejo. De que fala? Ou, ainda mais difcil, de que falam eles (o Dealer, o Cliente)? Os falantes, os protagonistas desta lngua, entregam-se, indo bem para l de si mesmos e do conta da ferida de todo o encontro. Falam apenas para encontrar o prprio objecto da sua palavra. Procuram dizer o seu desejo. O que acaba por significar arrancar, do outro, a confisso do seu desejo, e para si mesmo negar que se possa ter um a menos que seja o desejo astucioso de declinar a oferta, ou o desejo, feito aparentemente de abnegao, de o providenciar. Mas procurar dizer o desejo, seja o humilde desejo de satisfazer o outro desejo ou seja a arrogncia do desejo que recusa a sua satisfao, conduz invariavelmente a reencontrar o prprio desejo como origem da palavra. Procurar dizer o seu desejo s tem sentido se a palavra j for, ela prpria e desde logo, o fruto do desejo. Mas se o desejo que faz falar, como falar dele? Querendo a luz que faz ver, s se encontra ofuscamento, cegueira. Talvez a pea fale deste impasse, do ofuscamento que vem sempre depois da iluminao. Uma vez o desejo posto luz do dia, dir-se-ia que se descobre o nada: o vazio de toda a oferta que esquece que s rica luz do desejo do outro ou o vazio de uma satisfao que no tivesse sido precedida pela experincia prpria ao desejo, que consiste na sua exposio, a sua enunciao, para o outro. O texto diz portanto tambm este combate: desafio amoroso permanente, frente a frente de lutadores, a falta erigida em arma definitiva. E como que para no ceder ao fantasma do seu desejo (o assassnio do outro), um e outro entram na dualidade consigo mesmos, saem do duelo para serem verdadeiramente dois: tanto quanto o desejo s existe como espelho do desejo do outro, h apenas uma palavra para dois, quer dizer, palavra nenhuma. Resta de alguma forma, porque h encontro, uma ternura, uma ternura humana a ternura ficando como a nica traio feliz do amor caso contrrio s restar declarar guerra a todos e perpetrar o assassnio: dois homens s podem dar as mos obliquamente, lateralmente, cruzando-se; cada um apresentando ao outro o seu perfil, vulnervel, exposto. A minha relao com a pea Na Solido dos Campos de Algodo existe desde que comecei a trabalhar. Foi com esta pea que fiz a minha primeira encenao, no Conservatrio Nacional Superior de Arte Dramtica de Paris (1994). Repusemo-la no Thtre de la Cit Internationale, depois em digresso no Printemps des Comdiens de Montpellier e no Festival Verbier & Academy, na Sua (1995). Uma segunda verso foi criada, dez anos mais tarde, com o mesmo elenco (Victor de Oliveira/O Cliente e Vincent Ozanon/O Dealer), no Forum,

Scne Conventione de Blanc-Mesnil, depois em digresso no Teatro Nacional de Ankara e na Antiga Oficina de fabrico de Moeda do Palcio dos Sultes Topkapi, em Istambul (2004/2005). O projecto de voltar a trabalhar A Solido, desta vez em verso portuguesa, prende-se simultaneamente com este percurso em comum com o texto ao longo do tempo e com os dois actores lusfonos que so Victor de Oliveira e Diogo Dria. As minhas idas e vindas a frica tambm contaram. E muito: Bernard-Marie Kolts revela de forma perturbante algumas realidades urbanas africanas, e o que a se vive. De modo que

iremos tambm explorar as ressonncias e deflagraes de sentido da lngua koltesiana em Moambique (representaes em Maputo): provavelmente, algumas palavras do Dealer, sejam elas ditas em Lisboa ou na antiga colnia portuguesa e claro, ou mesmo sobretudo, as respostas do Cliente sero ouvidas em toda a sua dimenso de uma troca (ou de um desejo) Norte/Sul. A menos que se trate do contrrio: uma linha Sul/ Norte que no seja forosamente a do arame farpado como os de Mellila ou Ceuta.
Philip Boulay

Elsa Ruiz

O autor
Bernard-Marie Kolts nasceu em Metz em 1948. Educado pelos jesutas, estudou piano, rgo e jornalismo antes de entrar para a escola do Centre Dramatique de lEst em Estrasburgo. Fundou de seguida a companhia Le Thtre du Quai para a qual escreveu Les Amertumes (1970), La Marche Le Procs ivre (1971) e Rcits morts (1973), que ele prprio encenou. Escreve para a rdio LHritage (1972) e Des Voix sourdes (1973). Depois de uma viagem Rssia em 1973, escreve o romance La Fuite cheval trs loin dans la ville, seguido de Le Jour des meurtres dans lhistoire dHamlet. Em 1976 escreve La Nuit juste avant les forts (que encena em 1977 e que ser montada em toda a Europa)

e Sallinger em 1977. Viaja Nicargua, Guatemala e a Salvador e depois escreve Combat de ngre et de chiens em 1979. A partir de 1983 d incio sua parceria com Patrice Chreau, que criar Combat de ngres et de chiens, depois Quai Ouest (1985) e Le Retour au dsert (1988). Dans la Solitude des champs de coton foi estreada em Janeiro de 1987 no Thtre des Amandiers, Nanterre, com encenao de Chreau e interpretao de Isaach de Bankol e Laurent Malet (Chreau seria ele prprio intrprete numa segunda e numa terceira verses). As peas de Kolts so representadas em toda a Europa, especialmente na Alemanha. Entre 1981 e 1985 passa vrios perodos em Nova Iorque e tambm no Senegal. A sua ltima pea, escrita em 1988, Roberto Zucco, criada em Berlim em 1990 por Peter Stein e estreada em Frana em 1991 com encenao de Bruno Beglin. Morre em 1989, depois de vrios meses de viagem ao Mxico, Guatemala e a Lisboa.

Kolts em Portugal
Segundo a CETBase (do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa), foram apresentados em Portugal os seguintes espectculos a partir de textos de Kolts: Combate de negro e ces (1990, TEAR; 1999, Teatro Nacional S. Joo; 2003, Thtre National de Toulouse), Roberto Zucco (1994, Teatro do Sculo; 1998, Teatro S; 1998, Compagni Utopia ASBL; 2005, Comuna Teatro de Pesquisa), Cais Oeste (1999, Seiva Trupe; 1999, Ensemble Sociedade de Actores), A noite mesmo antes da floresta (2001, Casa Conveniente; 2002, Teatro Plstico; 2003, Trimagisto) e Nicargua prologue (2004, Mala Voadora). Na Solido dos Campos de Algodo teve estreia portuguesa a 25 de Abril de 1990, pelo Novo Grupo/Teatro Aberto, com traduo de Joo Loureno e Vera San Payo de

Lemos, dramaturgia de Vera S. P. de Lemos, encenao de Joo Loureno, cenrio de Nuno Carinhas e Joo Loureno, figurinos de Nuno Carinhas, msica de Eduardo Paes Mamede, luzes de Joo Loureno e Melim Teixeira e interpretao de Joo Perry (Dealer) e Mrio Viegas (Cliente). Em 1999 o Teatro S apresentou a pea com traduo e encenao de Nuno M. Cardoso, que a interpretou com Nuno Cardoso primeiro no Citemor e depois no Balleteatro Auditrio, Porto. Em 2002, no Teatro Garcia de Resende, em vora, a Trimagisto Cooperativa de Experimentao Teatral apresentou o espectculo com traduo de Lus Correia Carmelo, dramaturgia de Artur Barradas Lopes e Rui Pina Coelho, encenao e dispositivo cnico de Artur Barradas Lopes, luzes de Antnio Oliveira e interpretao de Lus Correia Carmelo e Nuno Coelho. O mesmo grupo apresentou novamente o espectculo no ano seguinte, na ex-Fbrica dos Lees, em vora, com traduo e elenco idnticos, luz de Sara Gil e um colectivo dramatrgico composto por Jos Alberto Ferreira, Lus Correia Carmelo, Nuno Coelho, Tiago de Faria, Tiago Porteiro e Rui Pina Coelho. Ainda em vora, no Garcia de Resende, o CENDREV montou a pea com traduo e encenao de Mrio Barradas, cenografia de Christian Rtz e interpretao de Rui Nuno e Victor Zambujo. Em Maro deste ano, o Teatro Plstico apresentou o espectculo no Porto, no Parque de Estacionamento da Rotunda do Castelo do Queijo, com traduo de Jos Paulo Moura (publicada em edio de autor), encenao e direco plstica de Francisco Alves, banda sonora original e desenho de som de Ricardo Serrano, desenho de luz de Mrio Bessa, projecto de artes plsticas de Miguel Soares e interpretao de Alberto Magassela e Afonso de Melo. No mesmo ms, a partir do texto de Kolts, Martim Pedroso criou o espectculo Impasse na Casa Conveniente, em Lisboa.

O texto
Um deal uma transaco comercial de valores proibidos ou estritamente controlados que se conclui, em espaos neutros, indefinidos e no previstos para esse uso, entre fornecedores e fregueses, por acordo tcito, sinais convencionais ou palavras de duplo sentido com o objectivo de contornar os riscos de traio ou de vigarice que tal operao implica a qualquer hora do dia ou da noite, independentemente das horas de abertura regulamentares dos estabelecimentos de comrcio homologados, mas sobretudo s horas de fecho dos mesmos.
Bernard-Marie Kolts Prembulo a Na Solido dos Campos de Algodo

que se pobre, pobre de desejos, h todas as feridas que se podem fazer ao desejo do outro e o sofrimento que se descobre e que ao mesmo tempo se recusa.
Patrice Chreau, 1995

H dez anos, quando Bernard-Marie Kolts me falava da pea que estava a escrever e que se tornaria Na Solido dos Campos de Algodo, contava-me o seguinte: dois homens que no se conhecem abordamse: diz-me o que queres e eu vendo-to, diz o primeiro, e o outro responde: diz-me o que tens e eu digo-te o que quero. o deal sob todas as suas formas, so todas as formas de deal que a vida prope, a verdade das relaes entre os homens. Aqui, dois homens orgulhosos e trapaceiros; o dealer nunca dir o que prope mas talvez porque a ele que lhe falta algo ; o cliente exigir sempre que se adivinhe o que reclama mas talvez porque j no sabe como se faz para pedir ; de uma e outra parte um amor prprio igual, em breve um mal-entendido doloroso, depois assassino. H o que no se pode dizer e o que no se quer fazer, porque no se deve dar de bandeja ao outro a sua fraqueza, h uma espera louca e tenaz, a descoberta de

Para mim o que h de enorme esta mistura de Rimbaud e de Faulkner. As personagens so construdas e desenvolvidas inteiramente a partir da linguagem. Ao mesmo tempo encontra-se nestes textos uma estrutura molieresca. () O que Kolts faz muito raro na escrita dramtica recente. As peas dos outros autores tm apenas uma estrutura de intriga e a intriga no teatro aborrecida. em vez disso necessrio tornar obscura ou fazer saltar esta estrutura de intriga. Em Kolts h ao invs uma estrutura de ria. Isto quer dizer que o autor est mais ou menos directamente presente nos seus textos, nas suas personagens. Acho isso muito importante, porque neste momento a tendncia geral a extino do autor, a expulso do autor do texto e tambm do teatro. Foi isso que me interessou em Kolts. E aqui no estive isento de inveja, porque tem um ar de tal forma no-construdo. Estamos na presena de passagens fluidas de um nvel de percepo a outro. Estas passagens so absolutamente fluidas e no as podemos situar em pontos precisos. E acho isso extraordinrio. O todo tem tambm qualquer coisa de lrico, qualquer coisa de poema, mas uma corrente de conscincia. No so placas que so colocadas uma ao lado da outra. Esta corrente de conscincia representa a fora destes textos: Kolts faz com a linguagem o que o cinema faz com a imagem.
Heiner Mller

Na Solido dos Campos de Algodo (1986) frequentemente considerado, e com justia, a pea central da obra koltesiana: menos espectacular que Combate de negro e de ces (1983), menos provocadora do que Roberto Zucco (1990), possui uma perfeio formal e profundidade enigmtica que do sempre vontade de voltar a esta obra para lhe admirar a estranha harmonia. Cume da arte de Kolts, da sua faculdade de baralhar as pistas, esta pea, embora muito comentada, conserva todo o seu segredo. (...) Mais do que como uma intriga composta por acontecimentos visveis e uma progresso da intriga, a pea apresenta-se como uma srie de proposies logicamente ligadas umas s outras, uma sequncia de argumentos e de contra-argumentos, que so outras tantas etapas de uma negociao e de um deal de que se apreende mal o objectivo. Em vez de uma intriga, deparamo-nos com a exposio quase matemtica dos temas e dos topoi de todo o comrcio, com as suas tentaes, as suas tentativas e as suas tenses. Nesta justa verbal, cada um tenta fazer ceder o outro, faz-lo aceitar os seus argumentos, obrig-lo a descobrir-se e lev-lo concluso do negcio. A troca conclui-se? Nada menos certo, j que se no h entre eles nada que no tenha sido entendido ou adivinhado, o leitor nunca chega a conhecer o objecto da disputa e do desejo. Ser o amor, o comrcio, o desejo do desejo? Trs pistas, pelo menos, que so outros tantos fios condutores, isotopias de leitura. (...) O dilogo parece-se mais com um tratado de filosofia do que com um drama; h apenas duas personagens; no se passa nada e no entanto, pela forma, lembra uma tragdia clssica: um Corneille onde se rivalizasse em generosidade para convencer o outro a declarar-se, um Racine onde o desejo e a paixo no ousassem dizer o seu nome (...). Um conflito permanente e aberto ope os dois cmplices em longas tiradas onde

se respondem argumento por argumento segundo as regras de um tratado de lgica ou de direito. A troca no psicolgica, no so dois caracteres, dois humores que se enfrentam como indivduos especficos, mas duas mquinas de falar, de raciocinar e de convencer, de se defenderem e de contra-atacarem. A lgica do comrcio apaga as leis da psicologia: mais directa e mais cnica, menos sentimental e menos afectiva. Mas a concluso do deal uma miragem que, como o desejo, escapa a toda a apreenso e afasta-se sem parar. Tambm as aces fsicas importantes no so aquelas, visveis, dos jogos de cena das personagens em conflito, mas as outras, intangveis, das etapas do deal. (...) As principais regras clssicas so observadas: unidade de lugar (um espao neutro), de tempo (o momento breve de um encontro onde dois desconhecidos se cruzam), de aco (sobretudo interior). O decoro respeitado, o tom muito elevado e a expresso muito polida. Enquanto que nas suas outras peas Kolts vai alegremente contra as regras, aqui respeita-as letra, renovando com uma esttica clssica, ou mesmo pr-clssica: a do dilogo filosfico (de um Plato ou de um Diderot, por exemplo) ou da disputatio medieval. Mais do que de neo- ou protoclassicismo, seria preciso falar de ps-classicismo (de ps-dramtico), j que no se trata de um regresso s fontes pr-dramticas ou de um pastiche da tragdia clssica mas de um deslocamento e uma desclassificao irnicos dos cnones clssicos. Como se Kolts, ao reconstituir as formas e os discursos hiperclssicos, no quisesse deixar de pr um pauzinho na engrenagem. O leitor cedo se apercebeu de que no pode contar com este texto, apesar da sua forma reconfortante e sria, que a obra se recusa a uma concluso clara e a toda a cooperao duradoura. Qualquer metalinguagem para analisar a obra, todos os andaimes para lhe

verificar a construo vm a provar-se pouco seguros e contraditrios. (...) Se o espao neutro e o tempo indefinido porque a cena se passa num lugar no realista, nem sequer talvez real, apenas evocado pelos dilogos e nunca descrito pelas didasclias. Este espao-tempo simbolizado unicamente pela linguagem, como numa tragdia ou comdia clssicas. O incio da pea parece uma reminiscncia das primeiras palavras da Disputa (uma pea que Kolts tinha admirado muito na encenao de Chreau): Eis o lugar do mundo mais selvagem e mais solitrio... A linguagem cria o lugar em Marivaux como em Kolts. (...) A frase com extremas circunvolues, a retrica neoclssica dos seus argumentos constituem a sua nica moeda de troca, uma temvel mquina textual que, no dispndio, excesso e potlatch, se situa nos antpodas de uma troca de informaes e de uma comunicao eficaz. A frase koltesiana, mquina de iluses, no tem tanto de ser compreendida pelo leitor ou ouvinte mas sim descrita, quer dizer tanto comentada quanto percorrida, como se descreve uma paisagem no comboio que a atravessa. A trajectria das frases e das rplicas descreve uma figura, espacial e retrica, que no penetra o sentido mas percorre o relevo da paisagem textual. Parece-se um pouco com a mquina de Descartes: uma gigantesca mquina na qual s h a considerar as figuras e os movimentos das suas partes. Mquina de guerra, ou pelo menos de devolver a palavra, com um funcionamento dominado pouco a pouco pelo leitor, que se faz cada vez mais rpida, mais simples, mais conflitual at ao confronto final (Ento, qual a arma?). A frase acaba por s se referir a si prpria enquanto mecanismo eficaz, mas vazio. O pastiche das formas clssicas hericas, ou herico-cmicas, a argumentao digna da retrica clssica conduzem a um jogo metatextual e a uma auto-encenao da lngua, e j

no do mundo e da fico como na metfora barroca do mundo como teatro, mas do perodo retrico como jogo de linguagem. estandardizao da linguagem, ao domnio dos media, ope-se esta escrita do excesso e esta preciosidade do estilo: um estilo de tal forma rebuscado e torneado que corta qualquer referncia mimtica ao real. (...) O desejo a concluso do deal, seja qual for o seu objecto no se pode realizar, porque cada um se instala nas suas posies, se limita a repetir a sua recusa: de dizer o que se quer comprar ou o que se quer vender, de dar ou de receber. Esta maneira comercial de encarar as relaes humanas* exclui todo o sentimentalismo, mas tambm toda a realizao do amor. Estamos de facto na situao bloqueada de uma impossibilidade lgica, de um koan do amor que Lacan formulava nestes termos: O amor consiste em dar algo que no se tem a algum que o no quer. O dealer, provavelmente, no tem nada para dar e o cliente no lhe quer comprar nada. E portanto no h amor, s armas para seduzir. O desejo no encontra o seu objecto, porque no lhe diz o nome, talvez simplesmente porque inconsciente da sua identidade real, porque no sabe o que deseja. O sujeito diz-nos Lacan no aquele que pensa. Mas o que deseja. Compreende-se ento que o desejo seja inseparvel do pensamento inconsciente. No confessando a si prprios em que consiste o desejo e procurando portanto o desejo pelo desejo, os protagonistas negam-se a si mesmos, e negam o mundo exterior, porque a paragem do desejo talvez o nirvana, mas tambm o enclausuramento, o suicdio, a morte. (...)
Patrice Pavis Le Thtre Contemporain Analyse des texts, de Sarraute Vinaver, Armand Colin, 2004 * Bernard-Marie Kolts, Une part de ma vie, Paris, Minuit, 1999, p. 127.

filme e conversa 12 de julho de 2006


18h30 Pequeno Auditrio Entrada Livre Argumento e Realizao Franois Kolts Produo BEKA Responsvel Sylvie Versluys Co-produo Ardche Images Production, France 3 Fotografia Kevin Jewison, Damien Morisot Som Sylvain Girardeau, Mustapha Delleci Fotos de arquivo e Filmes Elsa Ruiz, Emile Hilt, INA Ano 1996 Durao 45 minutos A seguir ao filme haver uma conversa com o autor e Philip Boulay, encenador de Na Solido dos Campos de Algodo de Kolts.

Bernard-Marie Kolts: Comme une toile filante (Como uma estrela cadente)
de Franois Kolts
A vida de um escritor que se alimentou dos seus encontros, que compreendeu e exprimiu como um visionrio a globalidade do mal do fim do sculo, que queimou a sua vida atravessando a existncia de muitas pessoas, a deixando uma marca profunda, como o seu heri Roberto Zucco, como uma estrela cadente. O Bernard nasceu em 1948, tinha eu quinze meses. Tanto quanto me lembro ns ramos gmeos e, se no foi por erro da natureza de que no quero acusar os meus pais , tratou-se propriamente de um excesso do meu irmo j com inclinao para a preguia, que me empurrou demasiado cedo para fora da nossa me de modo a que eu fosse ver como era o exterior (origem de um hbito que ele confirmaria de seguida, enviando-me, por exemplo, as suas primeiras peas para que as secasse), e para se banhar sozinho no suco e essncia maternos, inscrevendo a boa parte do seu destino e privando-me das vantagens que permaneceram para mim, nascido cedo demais, uma carncia irremedivel e por conseguinte um pesado handicap. Mas foi no entanto muito feliz que o vi chegar uma bela manh de primavera, eu que o esperava como se me faltasse um segmento uma manh idntica que ele escolheu para partir de novo, deixando-me outra vez sem esse pormenor para o resto dos meus dias, esquecendo-se de me pedir a opinio, a mim que o amava tanto.
Franois Kolts

Biografias
Philip Boulay fez em 1995 a sua primeira encenao, com 27 anos, no Conservatrio: Dans la solitude des champs de coton de Kolts. Montou Thtre de Antonio Tabucchi, Le Mariage forc e LAmour Mdecin de Molire, Armor e Dmons aux anges de Elsa Solal, Sebastopol de Ramon Griffero, Madame de Sade de Mishima, La Dispute de Marivaux, Les Caprices de Marianne e Il Faut quune porte soit ouverte ou ferme de Musset. Trabalhou em teatros como o Athne/ Louis Jouvet, Ferme du Buisson, Thtre Grard Philippe (direco de Stanislas Nordey, onde foi artista associado entre 1998 e 1999), Thtre de Gennevilliers (direco Bernard Sobel), Forum/BancMesnil. E em pases como a Finlndia, Chile, Romnia, Gabo, Camares, Angola, Congo, Espanha, Turquia, Alemanha. De Kolts, para alm do trabalho em torno de Na Solido dos Campos de Algodo, encenou ainda: Tabataba, espectculo apresentado primeiro nos subrbios de Kinshasa (2003) e depois nos da Seine Saint-Denis (2005); e Roberto Zucco, em 2004, tambm em Kinshasa, com uma equipa artstica congolesa. Nuno Jdice nasceu em 1949. Formou-se em Filologia Romnica pela Faculdade de Letras de Lisboa. Professor Associado da Universidade Nova de Lisboa, onde se doutorou em 1989 com uma tese sobre Literatura Medieval. Em 1997, foi nomeado Conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal e Director do Instituto Cames em Paris, cargos que exerceu at 2004. poeta e ficcionista. Publicou o seu primeiro livro de poesia em 1972. Recebeu os mais importantes prmios de poesia portugueses. Est representado em inmeras antologias, tendo participado nos mais importantes festivais de poesia, como o de Roterdo e o de Medellin. Dirigiu a revista Tabacaria da Casa Fernando Pessoa at ao nmero 8. Em teatro, foi tradutor de algumas peas, como Sertrio (editada na Relgio dgua) ou A Iluso Cmica (editada pelo Teatro Nacional So Joo), ambas de Corneille e tem editadas as suas peas Antero Vila do Conde (& etc.) e Flores de Estufa (Quetzal). Recentemente os Artistas Unidos publicaram um volume do seu Teatro. Victor de Oliveira nasceu em Moambique em 1971. Iniciou-se no teatro em Portugal como membro fundador da Companhia de Teatro de Sintra, onde trabalha durante dois anos sob a direco de Joo Alvim e Cndido Ferreira. Entra em 1992 no curso de actores do Instituto Franco-Portugus. Em 1994 entra no Conservatrio Nacional Superior de Arte Dramtica de Paris. Interpretou Sertorius de Corneille (enc. Brigitte Jacques), Armor e Dmons aux anges de Elsa Solal, Les Caprices de Marianne e Il faut quune porte soit ouverte ou ferme de Musset, Dans la solitude des champs de coton de Kolts (enc. Philip Boulay), Gauche Uppercut de Jol Jouanneau, Agar des Cimetires de Brahim Hanai, Promthe de Rodrigo Garcia e Ptite Souillure de Koffi Kwahul (enc. Serge Tranvouez), The Unforgiven Dogs de Claudia Mendez (enc. Ferrab Audi), Lenclos de Armand Gatti (enc. Michel Simonot), Cloud Tectonics de Jos Rivera (enc. Vronique Bellegarde). Em 1998 assina a sua primeira encenao com Magnificat, a partir de Fernando Pessoa, no Festival Internacional de Teatro de Almada. Diogo Dria estreou-se como actor em 1975, tendo desde ento trabalhado com encenadores como Osrio Mateus, Lus Miguel Cintra, Filipe La Fria, Jos Luis

PrxiMO eSPeCtCulO

Gmez, Solveig Nordlund, Carlos Fernando, Dominique Ducos, Miguel Guilherme. No cinema participou em filmes de Joo Botelho, Joo Canijo, Jorge Silva Melo, Raoul Ruiz, Wim Wenders, Manoel de Oliveira. Dirigiu vrios espectculos, nomeadamente com textos de Samuel Beckett, Nathalie Sarraute, Robert Pinget e Almeida Faria. Jean-Christophe lanquetin colabora com Philip Boulay desde 2002 no ciclo Kolts (Tabataba, Kinshasa 2002/3; Dans la Solitude des champs de cotton, Blanc-Mesnil/ Istambul, 2004/5; Roberto Zucco, Kinshasa/ Niamey/Ouagadougou, 2004/5; La Nuit juste avant les forts, Ankara, 2006). D aulas na cole Suprieure des Arts Dcoratifs de Estrasburgo e dirige as Scnographies Urbaines (Devalu 2002, Alexandria 2004, Kinhasa 2006). Piero Corso um msico autodidacta italiano. Encontra em meados dos anos 70 o trabalho de Alvin Curran, Tristan Honsiger e Alessandro Agostini. No incio dos anos 80, conhece Philip Boulay atravs do trabalho de Patrice Guillaumet. Com Boulay colaborou em Dans la Solitude des champs de coton (1994/5), LAmour Mdecin (Helsnquia, 1996) e Armor (Thtre Grard Philippe de Saint-Denis, 1998). Stphane loirat trabalha regularmente com a companhia Black-Blanc-Beur (hip hop) com a qual viaja em digresso um pouco por todo o lado. Monta o trabalho de Philip Boulay no Forum de Blanc-Mesnil e elabora os desenhos de luz do ciclo Kolts.

msica sexta-feira, 21 de julho


21h30 Anfiteatro de Ar Livre Dur. aprox. 1h00

Banda Sinfnica Portuguesa


O programa apresentado neste concerto pela Banda Sinfnica Portuguesa foi escolhido para ser executado numa noite de vero, ao ar livre. Tem um carcter festivo, exuberante e brilhante, e dirigido a um pblico heterogneo que no ficar indiferente aos diversos temas a interpretar. Exemplos disso so, desde logo, e a abrir o concerto, a fanfarra dos jogos olmpicos de Atlanta em 1996, criada pelo conhecido compositor americano John Williams, e a Abertura para o Gil do palmelense Jorge Salgueiro, escrita para a Expo 98, de Lisboa. Segue-se Muralles, do compositor espanhol Deval, que relata uma histria musical de um pueblo dos arredores de Valncia. As Czardas de Monti so uma relquia da msica popular e ao mesmo tempo virtuosista, aqui executada por um instrumento solo, o xilofone. Ferran comps em Maribel uma malaguea onde impera a presena a solo do trompete. Por ltimo, a Fantasia Arco-ris a obra-prima do talentoso compositor Duarte Pestana que muito doou ao nosso patrimnio musical filarmnico e sinfnico, em especial Banda Sinfnica da Guarda Nacional Republicana.

Os portadores de bilhete para o espectculo tm acesso ao Parque de Estacionamento da Caixa Geral de Depsitos.

Conselho de Administrao Presidente Manuel Jos Vaz Vice-Presidente Miguel Lobo Antunes Vogal Lus dos Santos Ferro Assessores Gil Mendo (Dana) Francisco Frazo (Teatro) Miguel Wandschneider (Arte Contempornea) Raquel Ribeiro dos Santos (Servio Educativo) Direco de Produo Margarida Mota Produo e Secretariado Patrcia Blazquez Mariana Cardoso de Lemos Jorge Epifnio Exposies Antnio Sequeira Lopes (Produo e Montagem) Paula Tavares dos Santos (Produo) Fernando Teixeira (Montagem) Susana Sameiro (Culturgest Porto) Comunicao Filipe Folhadela Moreira Maria Joo Franco (estagiria) Publicaes Marta Cardoso Rosrio Sousa Machado Actividades Comerciais Catarina Carmona Servios Administrativos e Financeiros Cristina Ribeiro Paulo Silva Direco Tcnica Eugnio Sena Direco de Cena e Luzes Horcio Fernandes Audiovisuais Amrico Firmino (Chefe de Imagem) Paulo Abrantes (Chefe de Audio) Tiago Bernardo Iluminao de Cena Fernando Ricardo (Chefe) Nuno Alves Maquinaria de Cena Jos Lus Pereira (Chefe) Alcino Ferreira Tcnico Auxiliar lvaro Coelho Frente de Casa Rute Moraes Bastos Bilheteira Manuela Fialho Edgar Andrade Joana Marto Recepo Teresa Figueiredo Sofia Fernandes Auxiliar Administrativo Nuno Cunha

Com o apoio da AFAA, Association Franaise dAction Artistique Ministre des Affaires trangres

Culturgest, uma casa do mundo. Informaes 21 790 51 55 Edifcio Sede da CGD, Rua Arco do Cego, 1000-300 Lisboa culturgest@cgd.pt www.culturgest.pt

Anda mungkin juga menyukai