Anda di halaman 1dari 23

CONSELHO ECONMICO E SOCIAL

COMISSO PERMANENTE DE CONCERTAO SOCIAL

ACORDO SOBRE A REFORMA DA SEGURANA SOCIAL

Lisboa, 10 de Outubro de 2006

CONSELHO ECONMICO E SOCIAL


COMISSO PERMANENTE DE CONCERTAO SOCIAL

O sistema de proteco social portugus encontra-se hoje, tal como na generalidade dos pases desenvolvidos, perante desafios estratgicos que importa enfrentar de forma sustentada. O processo de envelhecimento populacional ter reflexos em toda a sociedade, mas muito em particular no sistema de Segurana Social, razo pela qual a estratgia de reforma deve no s adequar-se a esta realidade, como tambm procurar inverter a tendncia desfavorvel na evoluo esperada da populao. O sistema de Segurana Social, na parte contributiva, permanece financeiramente equilibrado, mas em 2005 tal s aconteceu devido contribuio do IVA que nesse ano o Governo decidiu que revertesse para a Segurana Social. Sem novas medidas, o sistema entrar em desequilbrio devido ao efeito conjunto de vrias situaes, nomeadamente o crescente envelhecimento da populao, o aumento progressivo do perodo contributivo (amadurecimento do sistema) e o crescimento das penses a ritmo superior ao das contribuies. A esta situao acresce o aparecimento de novas formas de organizao do trabalho, havendo necessidade de garantir uma adequada proteco dos trabalhadores com vnculos atpicos. A reforma de 2001 introduziu mudanas de fundo nomeadamente, a considerao gradual de toda a carreira contributiva que importa agora complementar, face evoluo da situao econmica, ao impacto do aumento do desemprego e necessidade de medidas especiais para enfrentar o envelhecimento da populao. Face a esta realidade, em paralelo com os esforos que devero ser desenvolvidos no sentido do reforo da actividade econmica, factor essencial sustentabilidade da segurana social, h que consolidar um conjunto de mudanas, para uma proteco social do sc. XXI, considerando-se da maior importncia que esta conhea um consenso generalizado na sociedade portuguesa, materializado desde logo na obteno de um Acordo entre o Governo e os Parceiros Sociais. A opo estratgica assumida pelo Governo e Parceiros Sociais vai no sentido do reforo da sustentabilidade do sistema de segurana social, atravs da sua adequao aos riscos emergentes, tendo igualmente em conta a situao econmica e social do Pas, sem pr em causa a arquitectura fundamental do sistema pr-existente, por se considerar que o actual arqutipo um pilar fundamental do modelo social portugus, que no deve, portanto, ser posto em causa.

2.

CONSELHO ECONMICO E SOCIAL


COMISSO PERMANENTE DE CONCERTAO SOCIAL

O objectivo deste pacote de medidas de reforma , portanto, o reforo da coerncia estrutural do sistema de Segurana Social, bem como da sua sustentabilidade social, econmica e financeira. Pretende-se que daqui resulte um Sistema de Proteco Social mais Forte e mais Coerente, assente em trs patamares: O primeiro, que diz respeito proteco bsica de cidadania, de natureza solidria; O segundo patamar deste sistema estrutura-se atravs de um regime de natureza contributiva, com base em contribuies dos trabalhadores e empregadores; O terceiro e ltimo patamar, que diz respeito s poupanas complementares.

Esta reforma, assenta, pois, nas seguintes linhas de actuao: Introduo de um Factor de Sustentabilidade, adequando a evoluo da Segurana Social, e muito em particular do sistema de penses, evoluo da esperana de vida; Acelerao do prazo de transio para a nova frmula de clculo das penses, que mais justa, por considerar a totalidade da carreira contributiva e por garantir melhor proteco social aos trabalhadores com baixos salrios; Reforo dos incentivos ao envelhecimento activo, atravs de uma nova Estratgia Nacional para o Envelhecimento Activo e de adequao dos mecanismos de flexibilizao da idade de reforma; Reforo da proteco aos trabalhadores com longas carreiras contributivas, atravs de garantias adicionais no clculo da sua penso, e considerao das longas carreiras nos mecanismos de incentivo ao envelhecimento activo e de flexibilizao da idade de reforma; Estabelecimento de novos mecanismos de actualizao das penses e desindexao do Salrio Mnimo Nacional, garantindo uma actualizao mais sustentvel das prestaes e diferenciando positivamente a actualizao das penses mais baixas; Introduo de limite superior exclusivamente para o clculo das penses baseado nos ltimos anos da carreira contributiva, por forma a limitar os efeitos para o

3.

CONSELHO ECONMICO E SOCIAL


COMISSO PERMANENTE DE CONCERTAO SOCIAL

sistema de segurana social da concentrao dos descontos na parte final da carreira contributiva; Melhoria da sustentabilidade e transparncia do modelo de financiamento da Segurana Social, atravs do aprofundamento da adequao selectiva das fontes de financiamento, garantindo que o Oramento de Estado financia as despesas de natureza no contributiva, bem como o alargamento da base de incidncia contributiva, culminando na aprovao de um Cdigo Contributivo; Alterao dos regimes contributivos especiais, incluindo os trabalhadores independentes, racionalizando as taxas contributivas e aproximando as bases contributivas das remuneraes reais; Reforo dos mecanismos de combate fraude e evaso contributiva e prestacional, por forma a incrementar a confiana dos cidados no sistema e a aprofundar a sua sustentabilidade; Melhoria da Proteco Social, muito em particular atravs da adequao das prestaes a novos riscos ou realidades sociais (em particular, a proteco na deficincia, invalidez, monoparentalidade e sobrevivncia); Reforo dos mecanismos de poupana complementar, designadamente por via da estruturao de incentivos s poupanas complementares de natureza colectiva e individual, neste ltimo caso e de forma inovadora atravs da criao de um novo regime de pblico de capitalizao individual e opcional; Estruturao de um conjunto de Incentivos Natalidade, por forma a contribuir para a minorao dos efeitos do fenmeno de envelhecimento da populao sobre o sistema de segurana social; Reforo da informao prestada aos Parceiros Sociais e generalidade da sociedade sobre a situao do sistema de segurana social, atravs da maximizao da informao disponibilizada, bem como atravs do reforo da participao dos parceiros sociais no acompanhamento do sistema de segurana social.

Assim, o Governo e os Parceiros Sociais acordam:

4.

CONSELHO ECONMICO E SOCIAL


COMISSO PERMANENTE DE CONCERTAO SOCIAL

1- Introduo de um Factor de Sustentabilidade ligado Esperana de Vida no clculo das futuras penses
O Governo e os Parceiros Sociais reconhecem que o crescimento da longevidade nas prximas dcadas, tem implicaes importantes sobre os sistemas de segurana social, que importa enfrentar, garantindo a neutralidade financeira e equidade intrageracional, atravs da redistribuio dos recursos (materializados na penso) a que tem direito cada beneficirio por um maior nmero de anos em que previsivelmente deles beneficiar. Salientam ainda a importncia da oportunidade de se conceder ao cidado a opo de acomodar os efeitos do aumento da esperana mdia de vida, trabalhando um pouco mais (com incentivos correspondentes), descontar um pouco mais (atravs de regimes pblicos ou privados de contas individuais) ou admitir o efeito do factor de sustentabilidade na sua penso. Deste modo, acordam na seguinte frmula de aplicao do Factor de Sustentabilidade, que resulta do rcio entre a esperana mdia de vida verificada em 2006, e aquela que se tiver verificado no ano anterior ao requerimento da penso, a aplicar s penses requeridas a partir do incio do ano de 2008:

EMV2006 Penso EMV anoi 1


Onde. EMV corresponde esperana mdia de vida aos 65 anos, publicada anualmente nas estatsticas oficiais i o ano de requerimento da reforma

Os dados sobre a esperana mdia de vida sero publicados pelo Instituto Nacional de Estatstica (INE) at 31 de Dezembro de cada ano. De acordo com a actual metodologia, a esperana mdia de vida do ano (i-1) ser verificada com base num perodo de dois anos, terminado no 1 semestre do ano (i-1). Tendo em vista um melhor conhecimento da metodologia utilizada pelo INE, o Instituto elaborar um Relatrio que ser sujeito a avaliao no mbito do Conselho Superior de Estatstica. Este relatrio e os resultados da sua avaliao sero presentes posteriormente ao Governo e aos Parceiros Sociais.

5.

CONSELHO ECONMICO E SOCIAL


COMISSO PERMANENTE DE CONCERTAO SOCIAL

2- Acelerao da Transio para a Nova Frmula de Clculo das Penses


O Governo e os Parceiros Sociais consideram que importa potenciar os efeitos da nova frmula de clculo das penses, mais justa porque ao considerar toda a carreira contributiva permite reduzir os indesejveis fenmenos de gesto das carreiras contributivas no perodo final da vida profissional.

Todavia, necessrio ter em conta que a transio para a nova frmula de clculo pode comportar variaes no rendimento dos novos pensionistas que tero maior dificuldades em compensar os seus efeitos nos ltimos anos da vida activa. por este motivo que o Governo e os Parceiros Sociais entendem que a aplicao da nova frmula de clculo deve ser gradual. Por isso, acorda-se: i. Que a penso dos inscritos na Segurana Social at 2001, inclusive, e que se reformem at 31 de Dezembro de 2016, seja calculada a partir de uma frmula transitria onde sejam proporcionalmente tidos em linha de conta o peso da carreira decorrida at 2007 e o peso da carreira subsequente, de acordo com a seguinte frmula:

Penso =

P1 C1 + P2 C 2 C

Em que: Penso, o montante mensal da penso estatutria; P1, corresponde ao valor da penso calculada por aplicao da frmula que considera os melhores 10 dos ltimos 15 anos; P2, corresponde ao valor da penso calculada por aplicao da frmula que considera toda a carreira contributiva (nos termos do Decreto-Lei 35/2002); C o nmero de anos civis da carreira contributiva com registo de remuneraes, com densidade contributiva (desconto mnimo de 120 dias em cada ano); C1, corresponde ao nmero de anos civis da carreira contributiva com registo de remuneraes cumpridos at 31 de Dezembro de 2006; C2, corresponde ao nmero de anos civis da carreira contributiva com registo de remuneraes cumpridos aps 1 de Janeiro de 2007.

ii. Para todos os outros contribuintes inscritos at 2001, que se reformarem depois de 2016, a nova penso resultar do clculo atravs do mecanismo de mdia ponderada da nova e da antiga frmula de clculo, nos termos previstos no Decreto-Lei n 35/2002, com referncia aos perodos contributivos decorridos at 31 de Dezembro de 2001 e aos perodos posteriores a essa data.

6.

CONSELHO ECONMICO E SOCIAL


COMISSO PERMANENTE DE CONCERTAO SOCIAL

iii. Que se continue a prever que a penso dos novos inscritos na Segurana Social a partir de 2002 ser totalmente calculada com base em toda a sua carreira contributiva. O Governo e os Parceiros Sociais reafirmam ainda que, em ordem a garantir a proteco dos trabalhadores, o clculo a efectuar da parcela correspondente aos melhores dez dos ltimos quinze anos da carreira contributiva at ao momento da reforma, ser sempre baseado nos ltimos anos da carreira contributiva, e no nos quinze anos decorridos at alterao do mecanismo de transio para a nova frmula de clculo das penses.

3- Proteco das Longas Carreiras Contributivas


Tendo em considerao a especificidade das longas carreiras contributivas, considerase necessrio introduzir mecanismos de diferenciao das mesmas. Nesse sentido, o Governo e os Parceiros Sociais concordam com: a manuteno de mecanismos que permitam optar por uma reforma antecipada sem penalizao, nos termos dos n2 do Art. 23 e n. 4 do Art. 38-A do DecretoLei 329/93, de 25 de Setembro, na redaco que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n 9/99 de 8 de Janeiro; a possibilidade de majorar a reforma por via de continuidade da prestao de trabalho efectivo, com descontos para a segurana social, aps a idade de reforma sem penalizao (incluindo para minorar ou anular o factor de sustentabilidade). Acordam ainda que no clculo da penso se devero reforar os mecanismos de proteco das carreiras mais longas, e introduzir mesmo mecanismos de proteco de natureza transitria para as carreiras muito longas: Para efeito de determinao da remunerao de referncia (na parcela relativa mdia das remuneraes de toda a carreira P2), apenas sero considerados os melhores 40 anos de desconto, no caso das carreiras com mais de 40 anos; Para efeito de definio dos ponderadores aplicveis a cada clculo, so considerados todos os anos da carreira contributiva (ainda que superiores a 40 anos), acentuando assim a progressividade de aplicao da nova frmula de clculo no valor das penses destes trabalhadores; Durante um perodo transitrio que vigorar at 2016, concede-se aos beneficirios que apresentem carreiras acima de 46 anos, e que se reformem durante o perodo de transio, uma dupla garantia, sendo-lhes concedida, caso lhes seja mais favorvel, a penso que resultar da nova frmula de clculo.

7.

CONSELHO ECONMICO E SOCIAL


COMISSO PERMANENTE DE CONCERTAO SOCIAL

4- Um novo Indexante para os Apoios Pblicos e Novas Regras para a Indexao e Actualizao das Penses
Para que o Salrio Mnimo Nacional volte a constituir-se como um instrumento de regulao das relaes laborais, o Governo e os Parceiros Sociais acordam a sua substituio como referencial de actualizao e clculo das prestaes sociais por um novo Indexante de Apoios Sociais (IAS). data de entrada em vigor este novo indexante apresentar um valor idntico ao do Salrio Mnimo Nacional, sendo sujeito anualmente a uma regra de actualizao pr-definida (equivalente definida para a actualizao das penses inferiores a 1.5 IAS) e independente da actualizao que venha a ser aplicada ao Salrio Mnimo Nacional. Entretanto, ser estabelecida uma regra clara e previamente conhecida de actualizao das penses, cujo referencial ser o ndice de Preos ao Consumidor - IPC (verificado e no estimado), e tendo em conta a evoluo verificada do Produto Interno Bruto (PIB), cuja evoluo influencia as receitas da Segurana Social. As regras a estabelecer devem ter em conta o seu impacte na sustentabilidade do sistema de segurana social, mas garantir a reposio e mesmo o ganho de poder de compra das penses mdias e baixas. Para as penses de montante mais elevado, a manuteno de poder de compra dever ser garantida quando se verificarem condies favorveis na economia portuguesa. Deste modo, o Governo e os Parceiros Sociais acordam que o Aumento Anual das Penses, a aplicar a partir de Janeiro de 2008, se verificar nos seguintes termos:

PIB inferior a 2%

PIB de 2% a 3%

PIB igual ou superior a 3% IPC + 20% PIB

Penses inferiores a 1.5 IAS Penses de 1.5 IAS a 6 IAS Penses de 6 IAS a 12 IAS

IPC

IPC 0.5 pp

IPC + 20% PIB (Limite mnimo de 0.5 pp acima da inflao) IPC

IPC + 12.5% PIB

IPC 0.75 pp

IPC 0.25 pp

IPC

8.

CONSELHO ECONMICO E SOCIAL


COMISSO PERMANENTE DE CONCERTAO SOCIAL

Para efeitos de determinao do PIB de referncia, o Governo e os Parceiros Sociais acordam que no primeiro ano de vigncia desta frmula apenas se considerar o PIB do ano anterior, pelo que a considerao da evoluo mdia do PIB nos dois anos anteriores s ocorrer aquando dos aumentos a determinar em Janeiro de 2009, inclusive, com base no binio 2007-2008. O PIB relevante ser o crescimento real do Produto Interno Bruto, correspondente mdia dos ltimos dois anos (excepto o primeiro ano, conforme acima referido), terminados no terceiro trimestre do ano anterior ao que se reporta a actualizao ou o trimestre imediatamente anterior a este, se aquele no estiver disponvel data de 10 de Dezembro; O IPC relevante corresponder variao mdia, efectivamente verificada nos ltimos 12 meses, do ndice de Preos no Consumidor (IPC), sem habitao, disponvel em 30 de Novembro do ano anterior ao que se reporta a actualizao. A nova regra de actualizao agora proposta deve, portanto, passar a vigorar a partir de 1 de Janeiro de cada ano, em linha com o aumento anual dos salrios e tendo em vista uma harmonizao com o ciclo oramental. No primeiro ano desta nova frmula, e por forma a corrigir o facto de se alterar o momento de actualizao das penses, os pensionistas sero compensados com um aumento extraordinrio, correspondente a 2/14 do aumento a que teriam direito pela aplicao das regras acima enunciadas. Este mecanismo deve ser reavaliado quinquenalmente, em funo da sua adequao aos objectivos propostos (defesa do poder de compra das penses e sustentabilidade financeira da segurana social).

5- Introduo de um princpio de limitao s penses mais altas


Num quadro de desejvel reforo da sustentabilidade da segurana social, e em ordem a complementar a dimenso de solidariedade profissional da frmula de clculo das penses, mas tendo tambm em conta a contributividade do sistema, considera-se adequado proceder a uma limitao superior e a um congelamento nominal de todas as penses com valores muito elevados, mas sempre em patamares socialmente aceitveis. Desde logo, o Governo e os Parceiros Sociais afirmam, contudo, que a justia contributiva impe que as penses formadas com base em descontos correspondentes
9.

CONSELHO ECONMICO E SOCIAL


COMISSO PERMANENTE DE CONCERTAO SOCIAL

mdia de toda a carreira contributiva no devero conhecer limite contributivo, uma vez que resultam directamente da considerao de todos os descontos dos trabalhadores. Deste modo, os descontos dos trabalhadores por salrios superiores ao limite estabelecido sero relevantes e integralmente considerados no mbito da nova frmula de clculo das penses, mesmo durante o perodo de transio estabelecido, pelo que se reafirma o carcter transitrio desta medida. Assim, o Governo e os Parceiros Sociais acordam: a) A introduo de um limite superior no clculo das novas penses a vigorar a partir de 2007, que ser aplicado exclusivamente parcela do clculo da penso que considera os melhores dez dos ltimos quinze anos de carreira contributiva, desincentivando desta forma a gesto das carreiras para maximizar benefcios na reforma; b) Em ordem a preservar o princpio da contributividade, sempre que se verifique que do clculo da penso com base na nova frmula de clculo (P2), que considera toda a carreira contributiva, resulta valor superior ao que resulta da aplicao da antiga frmula de clculo (P1), no ser aplicado qualquer limite superior a esta parcela; c) O congelamento nominal de todas as penses j atribudas de valor superior ao limite fixado, a reavaliar quinquenalmente, tal como as restantes regras de actualizao das penses; d) Como limite superior a que se referem as alneas anteriores o valor de 12 IAS, equivalente a 12 SMN.

6- Promoo do Envelhecimento Activo


Concomitantemente com a alterao dos quadros legais de antecipao da idade de reforma, o Governo e os Parceiros Sociais acordam no lanamento de uma Estratgia Nacional de Promoo do Envelhecimento Activo, com programas de interveno especificamente dirigidos aos trabalhadores, mas tambm aos desempregados, com idade mais avanada, no sentido: 1. Valorizar e promover a aquisio de conhecimento dos trabalhadores mais velhos; 2. Estimular a permanncia dos trabalhadores mais velhos no mercado de trabalho; 3. Prevenir e combater o desemprego dos trabalhadores mais velhos.

10.

CONSELHO ECONMICO E SOCIAL


COMISSO PERMANENTE DE CONCERTAO SOCIAL

O Governo compromete-se a discutir com os Parceiros Sociais at 2007/01/31 a Estratgia Nacional de Promoo do Envelhecimento Activo, visando o combate ao abandono precoce do mercado de trabalho. O Governo e os Parceiros Sociais acordam ainda a reviso do regime de flexibilizao da idade de reforma com vista a adequar as suas regras sustentabilidade financeira do sistema da segurana social, procurando garantir a sua neutralidade actuarial, nos seguintes termos: i. O factor de penalizao para os que optem por antecipar a idade de reforma antes dos 65 anos (possvel para trabalhadores com pelo menos 30 anos de descontos aos 55 anos), ser de 0,5% ao ms; ii. Para as longas carreiras contributivas, a idade de reforma sem penalizao ser reduzida de um ano por cada grupo de 3 anos de carreiras acima dos 30 anos aos 55 anos de idade, o que equivale a 64 anos com 42 anos de desconto, 63 para quem tiver 44 anos de desconto, 62 para quem tiver 46 anos de desconto e 61 para quem tiver 48 anos de desconto; iii. Como mecanismo fundamental de flexibilizao das escolhas do trabalhador na compensao do Factor de Sustentabilidade, acorda-se na Reviso da bonificao concedida permanncia no mercado de trabalho aps a idade legal de reforma, que passar a ser concedida por cada ms efectivo de trabalho adicional e diferenciada em funo da carreira contributiva. Acorda-se igualmente a introduo de mecanismos de bonificao da permanncia no mercado de trabalho para os pensionistas que podem antecipar a idade de reforma sem qualquer penalizao, e que essa bonificao deve ter em conta o facto de o trabalhador ir beneficiar desta bonificao durante mais anos que os pensionistas que se reformam depois dos 65 anos, permitindo-lhes tambm atravs deste mecanismo uma maior amplitude de compensao do efeito do factor de sustentabilidade:
Situao do Beneficirio Idade < 65 > 65 Carreira Contributiva (em anos)
Condies de Acesso Penso sem Penalizao

Taxas de Bonificao Mensal 0,65% 0.33% 0.5% 0.65% 1.0%

> 65

15 a 24 25 a 34 35 a 39 > 40

11.

CONSELHO ECONMICO E SOCIAL


COMISSO PERMANENTE DE CONCERTAO SOCIAL

iv. O Governo e os Parceiros Sociais consideram ainda que a utilizao de tais mecanismos de bonificao (configurados no quadro deste acordo em ordem a fazer face aos efeitos do Factor de Sustentabilidade, por forma a que no se verifique a reduo da taxa de formao da penso) deve conhecer limites, por forma a evitar a perpetuao de situaes em que a penso acaba por ser superior ao ltimo salrio. Deste modo, acorda-se a introduo de um limite ao valor final da penso, de tal modo que ele no resulte em qualquer circunstncia numa taxa de formao da penso superior mxima prevista na lei (92%) relativamente melhor das remuneraes de referncia (transitoriamente duas, enquanto se processar o clculo da penso com base em mdia ponderada da antiga e nova frmula) aplicveis ao pensionista; v. No quadro dos instrumentos de promoo do Envelhecimento Activo, o Governo e os Parceiros Sociais destacam ainda a possibilidade de reduo substancial da taxa contributiva a suportar por empresas e trabalhadores, no caso do emprego de trabalhadores com mais de 65 anos e 40 anos de carreira contributiva, incentivando deste modo adicionalmente, atravs de uma taxa reduzida (26,2%) a permanncia no mercado de trabalho e premiando e incentivando as empresas que garantem emprego a trabalhadores de mais idade; vi. O Governo e os Parceiros Sociais acordam ainda na proibio total por um perodo mnimo de trs anos da acumulao da penso antecipada obtida atravs do regime de flexibilizao da idade de reforma, com a prestao de trabalho na mesma empresa ou grupo empresarial onde o pensionista desenvolvia a sua actividade profissional antes da reforma; vii. O Governo e os Parceiros Sociais comprometem-se ainda a iniciar uma discusso sobre o regime de acumulao de reforma com trabalho a tempo inteiro ou a tempo parcial, nomeadamente tendo em ateno as penses obtidas no regime de flexibilizao da idade de reforma. O Governo e os Parceiros Sociais acordam ainda na reviso em sede de Cdigo Contributivo, do Regime de Pr-Reforma, de acordo com os seguintes princpios: i. Eliminar a equivalncia entrada de contribuies concedida actualmente neste regime; ii. Aumentar a idade para acesso ao regime dos actuais 55 anos para 57 anos de idade; iii. Aumentar a idade de acesso reforma com carreira completa para 62 anos de idade; iv. Convergncia progressiva, e at 2009, das taxas contributivas actualmente diferenciadas em funo da carreira contributiva, por uma taxa nica de 22,6% (de
12.

CONSELHO ECONMICO E SOCIAL


COMISSO PERMANENTE DE CONCERTAO SOCIAL

acordo com a actual desagregao da TSU prevista no Decreto-Lei 200/99), dos quais 15,3% para a entidade patronal e 7,3% para o trabalhador; v. Manuteno das regras actuais para os trabalhadores j em situao de prreforma.

7- Convergncia dos regimes de proteco social


O Governo e os Parceiros Sociais assumem ainda que as medidas de reforma aprovadas no mbito deste Acordo, nomeadamente o factor de sustentabilidade, as regras de actualizao das penses, os incentivos permanncia e as penalizaes antecipao da idade de reforma (tendo em conta, no caso das penalizaes, o perodo de transio que se verifica no regime de aposentao da funo pblica at 2015), sero aplicadas num quadro de convergncia entre os diversos regimes de proteco social da totalidade das matrias acima enunciadas, no respeito pelo esprito da Lei n. 60/2005, de 29 de Dezembro e do Decreto-Lei 55/2006, de 15 de Maro, sem prejuzo, nomeadamente, dos direitos de negociao constantes na Lei portuguesa.

8- Uma melhor Proteco Social, mais ajustada nova realidade social


Tendo em conta a emergncia de novos riscos e realidades sociais, o Governo e os Parceiros Sociais acordam na reviso de um conjunto de prestaes da segurana social. Muito em particular, as prestaes garantidas nas eventualidades de deficincia, invalidez, monoparentalidade e sobrevivncia devero ser revistas, tendo subjacente o princpio de reforo da proteco e reforo da equidade, atravs da diferenciao positiva do montante das prestaes. O Governo e os Parceiros Sociais acordam, entretanto, nas linhas de reforma da proteco social nas eventualidades enunciadas, prevendo o seu debate na especialidade, aps a apresentao de propostas legislativas por parte do Governo, num prazo de 180 dias aps a entrada em vigor da nova Lei de Bases da Segurana Social.

Reforo da proteco garantida s pessoas com deficincia combinado com a implementao do princpio da diferenciao positiva:
O Governo e os Parceiros Sociais consideram como prioritria na abordagem da proteco das pessoas com deficincia a valorizao das medidas de reabilitao
13.

CONSELHO ECONMICO E SOCIAL


COMISSO PERMANENTE DE CONCERTAO SOCIAL

que visem proporcionar condies para a integrao plena destes cidados na sociedade civil. Por outro lado, o actual regime de proteco social na deficincia, encontra-se disperso por vrios diplomas. Deste modo, o Governo e os Parceiros Sociais acordam que a racionalizao das prestaes ser tendencialmente efectuada atravs da concesso de uma prestao, em funo dos encargos acrescidos, que se presumem existir no agregado familiar. Neste mbito, o Governo e os Parceiros Sociais acordam: A diferenciao da prestao consoante os beneficirios tenham idade inferior ou superior a 18 anos; A adequao do montante da prestao ao grau de deficincia dos beneficirios no sentido de melhorar a proteco nas situaes de menor autonomia; Os rendimentos do agregado familiar sero agrupados por escales nos mesmos termos que os previstos para a atribuio do abono de famlia e sero relevantes para efeitos da determinao do montante da prestao. Importa ainda definir claramente os termos em que permitida a acumulao das prestaes com rendimento de trabalho, valorizando a reabilitao e reinsero profissional do cidado portador de deficincia.

Reforo da proteco s famlias monoparentais


A evoluo social tem produzido alteraes no conceito clssico de agregado familiar, traduzindo-se em novas exigncias sociais. O apoio s famlias monoparentais, constitui por isso uma dimenso cada vez mais importante das polticas sociais, tendo em conta no s as maiores dificuldades de conciliao da vida familiar com a vida profissional como ainda a limitao quanto s fontes de rendimento disponveis para o sustento familiar. Com vista a melhorar a proteco familiar e reduzir a fragilidade econmica das famlias nestas situaes, o Governo e os Parceiros Sociais acordam reforar a proteco social s famlias monoparentais, designadamente atravs da majorao das prestaes de abono de famlia concedidas s famlias monoparentais, tendo em conta os rendimentos do agregado familiar e a sua composio.

14.

CONSELHO ECONMICO E SOCIAL


COMISSO PERMANENTE DE CONCERTAO SOCIAL

Reforo da proteco na invalidez


A proteco social na invalidez, em particular nas situaes de grande ou total incapacidade, deve assegurar aos cidados nestas circunstncias uma proteco digna, assente no princpio de solidariedade nacional. Em paralelo, fundamental melhorar o regime de acumulao de penses de invalidez com rendimentos do trabalho. Neste mbito o Governo e os Parceiros Sociais acordam: Implementao de medidas de activao dos beneficirios das prestaes de invalidez; A reformulao do regime prestacional tendo em vista a melhoria da proteco social conferida atravs de um esquema prestacional estruturado de acordo com a natureza e o grau de incapacidade dos beneficirios, o que permitir modular com maior equidade e justia social as prestaes atribudas, bem como a melhoria da proteco nas situaes de grande invalidez; Reviso do regime de acumulao de penses de invalidez com rendimentos do trabalho, por forma a potenciar a activao das capacidades daqueles cidados que se encontrem ainda capacitados para contribuir com o seu trabalho.

Reviso do Regime da Penso de Sobrevivncia


A penso de sobrevivncia foi inicialmente configurada tendo em conta um contexto social em que apenas um dos cnjuges contribua economicamente para a economia familiar. Hoje em dia, o paradigma da micro-estrutura econmica familiar inverteuse, sendo raras as situaes em que apenas um dos cnjuges exerce actividade profissional remunerada. Assim, cabe aos esquemas de proteco social adaptarem-se nova realidade devendo revestir flexibilidade suficiente para proceder a ajustamentos nos esquemas de proteco que, em cada momento, se revelem mais adequados e mais eficazes. Assim o Governo e os Parceiros Sociais acordam as seguintes linhas gerais de alteraes ao regime jurdico das prestaes por morte, a aprofundar no mesmo prazo acima referido:

i. Penso de Sobrevivncia do Cnjuge: Sem deixar de ter presente a universalidade que caracteriza a penso de sobrevivncia, o Governo e os Parceiros Sociais entendem que o valor desta prestao dever ser

15.

CONSELHO ECONMICO E SOCIAL


COMISSO PERMANENTE DE CONCERTAO SOCIAL

ajustada tendo em conta os rendimentos prprios dos cnjuges sobrevivos, sem contudo por em causa a garantia de um nvel de subsistncia adequado. Assim, na nova frmula de clculo da penso de sobrevivncia sero considerados: Os rendimentos prprios do cnjuge sobrevivo que ultrapassem determinado limite; O rendimento per capita a que o cnjuge sobrevivo teria direito tendo em conta o valor da penso de invalidez ou de velhice que o beneficirio recebia ou que lhe seria calculada data do seu falecimento; As penses de alimentos garantidas a ex-cnjuges. ii. Penso de Sobrevivncia dos Descendentes: O Governo e os Parceiros Sociais reconhecem a necessidade de reforar os direitos das crianas e jovens, em situao de particular vulnerabilidade com o falecimento de um dos seus ascendentes. Prope-se pois a canalizao de recursos de forma acrescida para as prestaes atribudas aos rfos.

9- Modelo de Financiamento da Segurana Social


Tendo presente a necessidade de reforar o binmio sustentabilidade econmica/financeira da segurana social, o Governo e os Parceiros Sociais acordam no reforo da adequao do financiamento de um conjunto de prestaes ou despesas sua natureza no contributiva, consagrando o seu financiamento exclusivo (com progressividade at 2010), atravs do Oramento de Estado, sem que de tal decorra um aumento da carga fiscal. Esto neste mbito, por exemplo, as Prestaes Familiares, o Subsdio Social de Desemprego, as Isenes ou Redues de Taxas Contributivas, ou ainda a Contrapartida Pblica Nacional do Fundo Social Europeu, a concretizar, neste caso, com a entrada em vigor do novo Quadro de Referncia Estratgica Nacional, j a partir de 2007. O Governo e os Parceiros Sociais acordam ainda no alargamento da Base de Incidncia Contributiva (BIC) s componentes da remunerao de natureza regular, sob o princpio de convergncia com a base fiscal. Tal alterao revela-se crucial na melhoria da proteco social dos trabalhadores, uma vez que os salrios objecto de incidncia contributiva aumentaro a remunerao de referncia para o clculo das prestaes garantidas aos trabalhadores (penses, subsdio de desemprego, subsdio de doena, entre outras). Deste modo, acordam considerar, em sede de Cdigo Contributivo, o alargamento da BIC s seguintes componentes da remunerao:

16.

CONSELHO ECONMICO E SOCIAL


COMISSO PERMANENTE DE CONCERTAO SOCIAL

i. Despesas de Representao pr-determinadas ii. Despesas de deslocao, regulares e suportadas pela entidade empregadora, que assumem a natureza de remunerao, incluindo-se nas mesmas a concesso de vantagens no pecunirias, e que por conseguinte devem constituir base de incidncia contributiva para a segurana social, nos seguintes termos, tal como definidos no CIRS: a) 1Resultantes da utilizao pessoal pelo trabalhador ou membro de rgo social, de viatura automvel que gere encargos para a entidade patronal; b) Despesas de transporte, pecunirias ou no, suportadas pela empresa que visam custear as deslocaes em benefcio dos trabalhadores; c) Importncias auferidas pela utilizao de automvel prprio em servio da entidade patronal, na parte em que excedam os limites legais ou quando no sejam observados os pressupostos da sua atribuio aos servidores do Estado; d) Abonos de viagem, despesas de transporte e outras equivalentes devidas por deslocaes ou feitas em servio do empregador, quando sendo frequentes, excedam os respectivos montantes normais, tenham sido previstos no contrato ou se devam considerar pelos usos como elemento integrante da retribuio do trabalhador; e) Despesas por uso de viatura do prprio trabalhador suportadas pela empresa mas resultantes de deslocaes em proveito prprio.

iii. Indemnizaes por extino do contrato de trabalho por mtuo acordo, no montante que ultrapasse os limites legalmente estabelecidos para efeitos fiscais iv. Ajudas de custo na parte que excedam os limites legais ou quando no sejam observados os pressupostos da sua atribuio aos servidores do Estado v. Os valores despendidos obrigatria ou facultativamente pela entidade empregadora com aplicaes financeiras, a favor dos trabalhadores, designadamente, seguros do ramo vida, fundos de penses e planos de poupana reforma ou quaisquer regimes complementares de segurana social, quando sejam objecto de resgate, adiantamento, remio ou qualquer outra forma de antecipao de correspondente disponibilidade ou, em qualquer caso, de recebimento de capital antes da data da passagem situao de pensionista, ou fora dos condicionalismos legalmente definidos (situao de desemprego de longa durao do beneficirio ou de qualquer membro do seu agregado familiar, de incapacidade permanente para o trabalho do beneficirio ou de qualquer elemento do seu
1

J hoje se considera BIC por interpretao jurisprudencial.

17.

CONSELHO ECONMICO E SOCIAL


COMISSO PERMANENTE DE CONCERTAO SOCIAL

agregado familiar, qualquer que seja a sua causa, de doena grave do beneficirio ou de qualquer elemento do seu agregado familiar). A tributao far-se- no momento do efectivo resgate, por reteno pela entidade gestora do seguro ou outra operao do ramo vida, da totalidade da TSU devida. vi. Os abonos para falhas devidos a quem, no seu trabalho, tenha de movimentar numerrio, na parte em que excedam 5 % da remunerao mensal fixa; vii. As prestaes relacionadas com os resultados obtidos pela empresa quando quer no respectivo ttulo atributivo quer pela sua atribuio regular e permanente revistam carcter estvel independentemente da variabilidade do seu montante.

O Governo e os Parceiros Sociais acordam ainda que, no quadro do reforo do financiamento da segurana social, o Fundo de Estabilizao Financeira da Segurana Social possa vir a ser reforado nos prximos anos, nomeadamente por via da transferncia de cotizaes para a capitalizao pblica de estabilizao, que no faa perigar o equilbrio financeiro anual do sistema de segurana social, dos saldos do regime contributivo, das vendas de patrimnio mobilirio e imobilirio e dos recursos do Oramento de Estado a ele eventualmente afectos. O Governo e os Parceiros Sociais acordam ainda que a nova Lei de Bases da Segurana Social, na senda das anteriores Leis de Bases, dever prever a possibilidade de serem futuramente introduzidos limites base de incidncia ou taxa contributiva. Tal medida ter, contudo, que assegurar a sustentabilidade financeira da componente pblica de repartio do Sistema de Segurana Social e das contas pblicas nacionais, e o respeito pelo princpio da solidariedade, bem como os direitos adquiridos e em formao dos trabalhadores no activo. Para tal, ser obrigatoriamente baseada numa proposta fundamentada em relatrio que demonstre, de forma clara e inequvoca, o cumprimento dos requisitos acima enunciados, e ser precedida de parecer favorvel da Comisso Executiva do Conselho Nacional de Segurana Social.

10- Reforo do Combate Evaso e Cobrana da Dvida Segurana Social


O combate fraude e evaso contributiva e prestacional e a reduo do stock da dvida existente constituem-se como dimenses fundamentais para aumentar os recursos financeiros da Segurana Social.

18.

CONSELHO ECONMICO E SOCIAL


COMISSO PERMANENTE DE CONCERTAO SOCIAL

Por isso, o Governo e os Parceiros Sociais consideram positivos todos os esforos a desenvolver neste mbito, j a partir do ano de 2007, nomeadamente: i. Eliminao da sub-declarao e ausncia pontual de declarao de remuneraes Segurana Social, nomeadamente atravs do desenvolvimento de um novo processo de emisso de D.R. oficiosas sempre que as entidades empregadoras no cumpram esta obrigao; ii. Reforo dos procedimentos de cruzamento de dados com a administrao fiscal, nomeadamente com vista ao combate evaso contributiva e ao falso trabalho independente; iii. Reviso do regime de contra-ordenaes da Segurana Social; iv. Desenvolvimento de um sistema de monitorizao das D.R.s e notificao centralizada e automtica em situao de incumprimento; v. Implementao de um novo modelo de gesto da dvida, de automatizao do processo executivo (com notificao prvia e instaurao automtica de processo executivos 90 dias aps a sua constituio); vi. Novo sistema informtico de gesto da conta-corrente.

11- Aprovao de um Cdigo Contributivo e Reviso dos Regimes Especiais


O Governo e os Parceiros Sociais consideram essencial a aprovao durante o ano de 2007, de um Cdigo Contributivo, que sistematize a relao jurdica contributiva com a Segurana Social. Neste quadro, considera-se essencial a avaliao e a reconfigurao dos regimes especiais de taxas reduzidas, devendo ser alterados ou eliminados os que se apresentem desconformes com as eventualidades protegidas ou os que se revelem inadequados no contexto actual. Esta discusso dever iniciar-se ainda em 2006, e estar terminada at ao final do 1 semestre de 2007.

12-

Regime dos Trabalhadores Independentes

Tendo em conta a situao que subsiste, propiciadora de relaes contributivas diferenciadas com a Segurana Social, acorda-se a reviso progressiva do regime de segurana social dos trabalhadores independentes, a partir de um trabalho aprofundado a desenvolver at ao final do 1 semestre de 2007, tendo nomeadamente em considerao:

19.

CONSELHO ECONMICO E SOCIAL


COMISSO PERMANENTE DE CONCERTAO SOCIAL

A aproximao das remuneraes convencionais s remuneraes reais, tendo em conta a base relevante para efeitos fiscais; A avaliao da progressiva separao dos regimes, ao nvel contributivo e da proteco social garantida, respeitando a mobilidade entre trabalho por conta de outrem e trabalho independente; Uma adequada relao entre o esforo contributivo e a proteco social, particularmente em situaes com elevada especificidade dentro do regime dos Trabalhadores Independentes, tais como os produtores agrcolas.

13-

Profisses de Desgaste Rpido

O Governo e os Parceiros Sociais consideram importante a discusso, durante o ano de 2007, de adequado enquadramento para as profisses de desgaste rpido, tendo em ateno, face situao actual, as condies particulares de cada profisso e a necessria neutralidade financeira para a Segurana Social.

14-

Desenvolvimento de Regimes Complementares

Existem hoje importantes benefcios fiscais constituio de fundos de penses por parte das empresas, designadamente ao nvel da matria relevante como custo fiscal em sede de IRC. Estes benefcios so particularmente reforados no caso de ser garantida a individualizao e portabilidade dos direitos. Neste mbito, o Governo e os Parceiros Sociais acordam discutir detalhadamente o aprofundamento dos benefcios fiscais s poupanas de base profissional, particularmente o reforo dos benefcios aos planos resultantes da negociao colectiva que garantam os direitos individuais de cada trabalhador. Entretanto, neste quadro, e no que respeita aos trabalhadores do sector bancrio, o Governo compromete-se a dar concretizao ao Acordo de Modernizao da Proteco Social de 2001, comprometendo-se a promover um dilogo de carcter tripartido, de modo a discutir a portabilidade e a garantia das penses dos trabalhadores envolvidos. Verifica-se, contudo, a necessidade de reforar o quadro de mecanismos de poupana individual existentes, com vista, designadamente, ao alargamento das possibilidades de compensao do efeito do Factor de Sustentabilidade. Assim, o trabalhador tem hoje ao seu dispor um conjunto diversificado de instrumentos de poupana organizados pelo sector privado, que importa valorizar e
20.

CONSELHO ECONMICO E SOCIAL


COMISSO PERMANENTE DE CONCERTAO SOCIAL

promover (nomeadamente potenciando a recente reintroduo dos mecanismos de incentivo fiscal aos PPR) como um pilar importante das poupanas complementares para a reforma. Para alm da promoo dos mecanismos complementares colectivos ou individuais, de natureza privada, o Governo e os Parceiros Sociais acordam ainda na implementao de um Regime Complementar de Natureza Pblica, de Contas Individuais, de contribuio definida e capitalizao real, financiado pelas contribuies voluntrias dos beneficirios da Segurana Social. As contribuies para este novo regime sero capitalizadas em contas individuais num fundo a criar, gerido pelo Instituto de Gesto de Fundos de Capitalizao da Segurana Social, devendo esta gesto, num quadro de competitividade e aumento da rentabilidade, vir a ser parcialmente contratualizada com o sector privado.

15-

Incentivos Natalidade

Enfrentar as tendncias demogrficas que se verificam actualmente, e que se prevem para as prximas dcadas abordar de forma igualmente decidida, e com medidas concretas, o problema da natalidade. O Governo deu j um sinal importante em matria de prioridade s polticas de natalidade, procurando criar melhores condies de conciliao da vida profissional e da vida familiar, ao lanar o Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, no quadro do qual estabeleceu como objectivo o aumento em 50% das vagas em Creches. O Governo e os Parceiros Sociais acordam ainda na necessidade de serem identificados e implementados incentivos adicionais ao aumento da natalidade, que no passam apenas pela concesso de benefcios pelo sistema de Segurana Social. Neste mbito, o Governo e os Parceiros Sociais acordam na necessidade de desenvolvimento ao longo do prximo ano de um debate mais alargado sobre a definio de uma poltica de natalidade de carcter mais transversal, que constitua um verdadeiro incentivo ao aumento da natalidade, em particular s famlias mais jovens. Nessa discusso dever ter-se em especial ateno a realidade das empresas e a conciliao da vida familiar com a vida profissional.

21.

CONSELHO ECONMICO E SOCIAL


COMISSO PERMANENTE DE CONCERTAO SOCIAL

16-

Organizao do Sistema

O Governo compromete-se a reforar a informao aos Parceiros Sociais sobre as receitas e despesas da Segurana Social, nomeadamente em sede de Comisso Executiva do Conselho Nacional da Segurana Social. Sem prejuzo da defesa da unidade do sistema, o Governo e os Parceiros Sociais defendem a separao clara das contas do Sistema Previdencial e a sua desagregao por sub-sistemas, quer em termos de contribuies e despesas com penses, quer no respeitante s restantes receitas e despesas. Assim, o Governo compromete-se a disponibilizar aos Parceiros Sociais j a partir do prximo Oramento de Estado os mapas de receitas e despesas da segurana social desagregados. No futuro, far tal desagregao na Conta da Segurana Social. Alargar-se- ainda progressivamente a informao disponvel, relativa aos diversos regimes de desconto para a segurana social e s despesas, quer em termos de penses, quer de prestaes. O Governo compromete-se ainda a um particular esforo de melhoria da informao a prestar aos beneficirios sobre a sua situao contributiva e direitos, incluindo a melhoria dos simuladores que permitem ao utente obter informao sobre o previsvel futuro valor da sua penso. O Governo compromete-se ainda a lanar uma campanha de informao sobre o sistema de Segurana Social.

17-

Participao dos Parceiros Sociais na Gesto da Segurana Social

O Governo e os Parceiros Sociais acordam que, na sequncia do Acordo sobre a Reforma da Segurana Social, seja activado o Conselho Nacional de Segurana Social (CNSS), no incio do 4 trimestre de 2006. Acorda-se ainda que durante o 2 semestre de 2006 se activem os Conselhos Consultivos dos Organismos Nacionais do Sistema de Segurana Social que no tm funcionado adequadamente (designadamente ISS, IGFSS e IIESS), devendo ser ainda debatida em sede de CPCS, no mesmo prazo, a eficcia conceptual dos rgos de participao de nvel inferior. O Governo compromete-se a assegurar adequados nveis de participao dos Parceiros Sociais na gesto da proteco na eventualidade de riscos e doenas profissionais, tendo em ateno a actual realidade da participao e a especificidade desta eventualidade. O Governo compromete-se ainda a rever os mecanismos de participao nos fundos de penses previstos no Decreto-Lei n. 12/2006, de 28 de Janeiro, assegurando a devida participao dos sindicatos.

22.

CONSELHO ECONMICO E SOCIAL


COMISSO PERMANENTE DE CONCERTAO SOCIAL

18 - Acompanhamento do Acordo
O acompanhamento do Acordo ser efectuado em sede de Comisso Executiva do CNSS, prevendo-se a realizao de reunies trimestrais para o efeito.
Subscrevem o presente Acordo: Governo,

Primeiro Ministro

Unio Geral de Trabalhadores (UGT),

Secretrio-Geral Confederao dos Agricultores de Portugal (CAP), Confederao do Comrcio e Servios de Portugal (CCP)

Presidente Confederao da Indstria Portuguesa (CIP),

Presidente Confederao do Turismo Portugus (CTP),

Presidente

Presidente

Lisboa, 10 de Outubro de 2006 A Secretrio-Geral,

(Paula Agapito)

23.

Anda mungkin juga menyukai