Anda di halaman 1dari 2

Colgio ATENEU Nome:__________________________________________________________ Ano: 9 EF(A)(B) Exerccios de Aprendizagem.

Valor da atividade 10 pontos. Respostas finais a caneta. 1) Um corpo qualquer por um processo qualquer perde 3. 1022 eltrons. Calcule sua quantidade de carga.

2) Um corpo ganha 4. 1022 eltrons. Calcule sua quantidade de carga.

3) (UFMG) Um isolante eltrico: a) no pode ser carregado eletricamente; b) no contm eltrons; c) tem de estar no estado slido; d) tem, necessariamente, resistncia eltrica pequena; e) no pode ser metlico. 4) (FCC - BA) Considere uma esfera metlica oca, inicialmente com carga eltrica nula. Carregando a esfera com um certo nmero N de eltrons verifica-se que: a) N eltrons excedentes se distribuem tanto na superfcie interna como na externa; b) N eltrons excedentes se distribuem em sus superfcie interna; c) N eltrons excedentes se distribuem em sua superfcie externa; d) a superfcie interna fica carregada com cargas positivas; e) a superfcie externa fica carregada com cargas positivas. (FCC - BA) Considere duas esferas metlicas idnticas. A carga eltrica de uma Q e a da outra -2Q. Colocando-se as duas esferas em contato, a carga eltrica da esfera que estava, no incio, carregada positivamente fica igual a: a) 3 Q/2 b) Q/2 c) -Q/2 d) -3Q/2 e) -Q/4 6) (UE - PI) Trs corpos X, Y e Z esto eletrizados. Se X atrai Y e este repele Z, podemos afirmar que certamente: a) X e Y tm cargas positivas. b) Y e Z tm cargas negativas. c) X e Z tm cargas de mesmo sinal. d) X e Z tm cargas de sinais diferentes. e) Y e Z tm cargas positivas. 5)

7) (FUVEST) Duas pequenas esferas metlicas idnticas, inicialmente neutras, encontram-se suspensas por fios inextensveis e isolantes.

Um jato de ar perpendicular ao plano da figura lanado durante certo intervalo de tempo sobre as esferas. Observa-se ento que ambas as esferas esto fortemente eletrizadas. Quando o sistema alcana novamente o equilbrio esttico, podemos afirmar que as tenses nos fios: a) aumentaram e as esferas se atraem; b) diminuram e as esferas se repelem; c) aumentaram e as esferas se repelem; d) diminuram e as esferas se atraem; e) no sofreram alteraes. 8) (PUC) Os corpos eletrizados por atrito, contato e induo ficam carregados respectivamente com cargas de sinais: a) iguais, iguais e iguais; b) iguais, iguais e contrrios; c) contrrios, contrrios e iguais; d) contrrios, iguais e iguais; e) contrrios, iguais e contrrios. 9) (FUND. CARLOS CHAGAS) Um basto de vidro atritado em certo tipo de tecido. O basto, a seguir, encostado num eletroscpio previamente descarregado, de forma que as folhas do mesmo sofrem uma pequena deflexo. Atrita-se a seguir o basto novamente com o mesmo tecido, aproximando-o do mesmo eletroscpio, evitando o contato entre ambos. As folhas do eletroscpio devero:

a) manter-se com a mesma deflexo, independente da polaridade da carga do basto; b) abrir-se mais, somente se a carga do basto for negativa; c) abrir-se mais, independentemente da polaridade da carga do basto; d) abrir-se mais, somente se a carga do basto for positiva; e) fechar-se mais ou abrir-se mais, dependendo da polaridade da carga do basto. 10) a) b) c) d) e) Um corpo eletrizado necessariamente: Perde prtons. Ganha eltrons neutro Perde ou ganha prtons Perde ou ganha eltrons.

Anda mungkin juga menyukai