Anda di halaman 1dari 7

CONCEITOS DE SEGURANA DO TRABALHO Segurana do Trabalho A disciplina que congrega estudos e pesquisas visando eliminar os fatores perigosos que

conduzem ao ACIDENTE ou reduzir os seus efeitos.

DESVIO So aes ou condies em desacordo com as normas de trabalho e procedimentos. INCIDENTE o evento no planejado e no desejado em que no h perda INCIDENTE de qualquer natureza. O QUE ACIDENTE DE TRABALHO?

CONCEITOS DE ACIDENTE _ CONCEITO LEGAL - Lei 8213/91 Art. 19 O da CLT Acidente do Trabalho aquele que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa, provocando leso corporal, perturbao funcional ou doena, que cause a morte, ou perda, ou reduo permanente ou temporria da capacidade para o trabalho. _ CONCEITO PREVENCIONISTA Acidente de Trabalho uma ocorrncia no programada, inesperada ou no, que interrompe ou interfere no processo normal de uma atividade, ocasionando perda de tempo til e/ou leses nos trabalhadores e/ou danos materiais, sendo resultado de aes cometidas ou condies existentes, abaixo dos padres de segurana estabelecidos. TIPOS DE ACIDENTES _ Acidente Tpico; _ Acidente de Trajeto; _ Doena Ocupacional. TIPOS DE ACIDENTES _ Acidente Tpico So todos os acidentes que ocorrem no desenvolvimento do trabalho na prpria empresa ou a servio desta. _ Acidente de Trajeto So os acidentes que ocorrem no trajeto entre a residncia e o trabalho ou vice-versa. Ateno: Desde que o mesmo no desvie o seu trajeto dirio comprovado ao setor pessoal. _ Doena Ocupacional So doenas causadas pelo tipo de trabalho ou pelas condies do ambiente de trabalho. CAUSA DOS ACIDENTES Fatores Pessoais de Insegurana Fatores do trabalho FATORES PESSOAIS DE INSEGURANA _ Operar equipamento sem autorizao; _ No avisar ou se expor a um risco; _ Operar em velocidade inadequada; _ Desligar os equipamentos ou dispositivos de segurana; _ Usar equipamentos defeituosos;

_ Utilizar equipamentos incorretamente; _ No usar equipamento de proteo individual; _ Carregar ou localizar de forma imprpria os equipamentos; _ Levantar peso incorretamente. FATORES DO TRABALHO _ Normas inadequadas de trabalho; _ Projeto inadequado; _ Operao inadequada; _ Desgaste anormal devido ao uso inadequado ou abuso; _ Falta de procedimentos de segurana; _ No fornecimento dos EPIs; _ No realizar treinamentos; _ Outros. ATO ABAIXO DOS PADRES DE SEGURANA ATO INSEGURO _ a violao de um procedimento de segurana, que pode ocasionar um acidente. CONDIO ABAIXO DO PADRO DE SEGURANA CONDIO INSEGURA _ uma condio ou circunstncia fsica perigosa em equipamentos, instalaes, mquinas e ferramentas, que pode ocasionar um acidente.

O Domin de Bird

Falta de Controle - Causas Administrativas Aes que devem ser tomadas pelo gerente, supervisor e chefe na execuo do trabalho. No fazer inspees, no treinar os novatos, no revisar procedimentos ou inexistncia deles, aceitar atitudes inadequadas dos trabalhadores (no estabelecendo medidas repreensivas). Origens - Causas Bsicas So a origem dos atos e condies abaixo dos padres que levam aos acidentes; so divididas em: A) Fatores pessoais (falta de conhecimento ou habilidade para a tarefa, falta de motivao, problemas fsicos ou mentais. B) Fatores do Trabalho (superviso, procedimentos, compras, manuteno, ferramentas, equipamentos...) tudo inadequado! Alm de projetos errados, mal dimensionados. A falta de controle administrativo permite a existncia de certas causas bsicas que geram acidentes afetando a operao industrial. Estas causas tm sido chamadas tambm de causas razes, causas indiretas, causas subjacentes ou causas reais. Sintomas - Causas Imediatas So as razes que levaram a existncia dos atos e condies abaixo do padro, que so sintomas de falhas administrativas. Ato Abaixo do Padro: no usar EPI, ferramentas improvisadas, uso de equipamento inseguro, postura e vestimenta incorreta. Condio Abaixo do Padro: no fornecer EPIs, mquina sem proteo, defeito no equipamento ou ferramenta, falta de limpeza. CAUSA IMEDIATA uma situao abaixo dos padres de segurana, tambm, conhecido como atos e condies inseguras, que podem levar a um acidente. O sintoma da causa imediata pode ser a existncia das causas bsicas que podem afetar a operao industrial e consequentemente remeter as perdas pessoais e ao patrimnio. Contato - Acidente Quando ocorre um evento no desejado e inesperado Pessoas/Propriedades - Perdas a conseqncia do acidente que pode acontecer com as pessoas ou com a propriedade, com o processo de fabricao ou com o ambiente. O caminho estar livre para que aconteam acidentes com ou sem perdas se permitirmos a presena de fatores de insegurana. Devemos antecipar os fatos!

Usar sempre a palavra se na preveno de acidentes, antes de comearmos a realizar qualquer trabalho. Custos dos Acidentes CONSEQUNCIAS DO ACIDENTE DE TRABALHO Para o Trabalhador Leso; Sofrimento Fsico/ Mental; Incapacidade para o trabalho; Desamparo Famlia; Morte Para a Sociedade Trabalhador ativo sem produzir; Coletividade com mais dependentes; Necessidade de aumento de impostos, taxas; Consequente aumento do custo de vida; Aumento das desigualdades sociais. Para a Empresa Gastos com primeiros socorros e transporte do acidentado; Danificao ou perda de mquinas, equipamentos e matria-prima; Dificuldades com as autoridades e desprestgio para a empresa; Mquina sem produo at a substituio do acidentado; Descontentamento dos clientes pelo atraso na produo

Pirmide de Bird

DOENA PROFISSIONAL NEXO CAUSAL Vnculo, a ligao ou relao de causa e efeito entre a conduta e o resultado. um elemento referencial entre a conduta e o resultado. Portanto: estabelece o vnculo entre um determinado comportamento e um evento, permitindo concluir, com base nas leis naturais, se a ao ou omisso do agente foi ou no a causa do dano. NEXO CAUSAL atravs do NEXO CAUSAL que poderemos concluir quem foi o causador do dano. Pode-se ainda afirmar que o nexo de causalidade elemento indispensvel em qualquer espcie de responsabilidade civil. DOENA PROFISSIONAL Entende-se por doena profissional, aquela inerente ou peculiar a determinado ramo de atividade, dispensando a comprovao de nexo causal. Exemplo: Um trabalhador que trabalhe numa cermica onde utilizada a slica, vindo a adquirir silicose, bastar comprovar que trabalhou na cermica, para ficar comprovada a doena profissional, dispensando qualquer tipo de outra prova. Ela resulta de condies especiais em que o trabalho exercido e com ele relaciona-se diretamente. Sendo uma doena genrica (que acomete qualquer pessoa), exige a comprovao do nexo causal, ou seja, o trabalhador dever comprovar haver adquirido a doena no exerccio do trabalho. Exemplo: A tuberculose poder ser doena do trabalho com relao quele segurado que comprovar t-la adquirido no exerccio do trabalho em uma cmara frigorfica. CLASSIFICAO DOS ACIDENTES _ Acidente sem Afastamento: (Leso no incapacitante ou leso sem perda de tempo): Leso pessoal que no impede o acidentado de voltar ao trabalho no dia imediato ao do acidente, desde que no haja incapacidade permanente. _ Acidente com Afastamento: (Leso incapacitante ou leso com perda de tempo): Leso pessoal que impede o acidentado de voltar ao trabalho no dia imediato ao do acidente ou de que resulte incapacidade permanente. ACIDENTES COM AFASTAMENTO Incapacidade Permanente Total:

Perda total da capacidade de trabalho, em carter permanente, sem morte. NOTA: Causam essa incapacidade as leses que, no provocando a morte, impossibilitam o acidentado, permanentemente, de trabalhar ou da qual decorre a perda total do uso ou a perda propriamente dita, entre outras, as de: a) ambos os olhos; b) um olho e uma das mos ou um olho e um p; ou c) ambas as mos ou ambos os ps ou uma das mos e um p. Incapacidade Permanente Parcial: Reduo parcial da capacidade de trabalho, em carter permanente que, no provocando morte ou incapacidade permanente total, causa de perda de qualquer membro ou parte do corpo, perda total do uso desse membro ou parte do corpo, ou qualquer reduo permanente de funo orgnica. Incapacidade Temporria Total: Perda total da capacidade de trabalho de que resulte um ou mais dias perdidos. COMO EVITAR ACIDENTES _ Cumprindo as Normas de Segurana estabelecidas pela empresa. _ Utilizando os equipamentos de proteo individual destinados funo. _ No desenvolvendo atividades as quais no est qualificado. _ Informando toda e qualquer anormalidade que possa gerar acidentes. Comunicao de Acidente do Trabalho CAT Na ocorrncia: Deve ser imediatamente comunicado empresa pelo acidentado ou por qualquer pessoa que dele tiver conhecimento; Em caso de morte, obrigatria a comunicao autoridade policial. Aps a Ocorrncia: A empresa deve emitir a CAT Previdncia Social at o primeiro dia til seguinte ao da ocorrncia. Tambm pode informar o acidentado, dependentes, sindicato, mdico que o assistiu.

Anda mungkin juga menyukai