Anda di halaman 1dari 18

Depois da Tempestade Depois da Tempestade

por Esther Perel O caso em Retrospect O desejo de encontrar finais felizes para histrias tristes humanos , provavelmente, apresentado na maioria dos casais DNA terapeutas. Quando a "triste histria" sobre infidelidade que ameaa um casamento, os terapeutas geralmente apontam para a sua resoluo preferida: salvar o casamento. Como um campo, temos tendncia a pensar sobre esta histria em termos de uma simples, a narrativa em trs partes: Parte 1: Um casal abalada pela descoberta de um caso e vem para nos ver. Parte 2: Ns ajud-los a passar a crise imediata, tendem a as feridas subjacentes ao casamento, e depois tomar uma profunda olhar para cicatrizes de infncia. Ns fornecemos compaixo e aconselhamento, conforme necessrio, e incentivar novos confiana, o perdo ea intimidade no relacionamento. Parte 3: Como o nosso desenlace preferida, o casal deixa semana de terapia ou meses mais tarde, seu casamento reparado, mais forte, mesmo transformada, ou pelo menos melhorada. Consideramos o tratamento um sucesso, o casal tem a tempestade. Claro, alguns casais se recusam essa histria limpo e, em vez disso, usar terapia como um gateway fora do casamento completamente. Mas, felizmente, eles ainda vivem felizes para sempre depois.

No entanto, normalmente no tm idia do que realmente acontece "sempre". Ajudar os casais a se recuperar da crise imediata fundamental, mas o que acontece com eles depois que deixar a terapia? Ser que os insights recolhidos levar o casal ao longo dos anos de casamento, as pedras e flechas de

fortuna interna normal? Havia uma lua de mel, breve segundo antes do casamento revertido para sua condio de pr-terapia? Ser que o divrcio uma vez fora do terapeuta olhar benevolente? Ser que um dos cnjuges cometer transgresses mais? A menos que ns estamos entre os terapeutas poucos que procuram feedback peridico de nossos clientes, ns simplesmente no sabemos, e, sem saber qual o impacto que teve sobre o nosso tratamento desses casais, temos pouca idia do que trabalhou e por qu. Quando os casais deixam-nos, estamos ansiosos para o seu futuro nos reserva; No entanto, estou intrigado com o que podemos aprender com olhar para trs.

Durante vrios anos, tenho contato com casais que eu tratei de descobrir mais sobre o impacto a longo prazo da infidelidade que os trouxe terapia. Com os casais que j permaneceram juntos nos anos seguintes, eu ofereci um livre, entrevista de acompanhamento para discutir como eles consideram a infidelidade, retrospectivamente, e como eles integraram a experincia na narrativa contnua de seu relacionamento. Todos os casamentos so iguais na medida em que enfrentar um caso obriga o casal a reavaliar o seu relacionamento, mas diferente na forma como o casal vive com o legado desse caso. Eu j sabia que os casamentos eu estava traando nestes follow-up entrevistas tinham sobrevivido, e agora eu queria avaliar a qualidade do que a sobrevivncia. Quais foram os 1 / 12After the Storm amortecedores teis que sustentavam o casal? Ser que eles pensam que a terapia ajudou?

Especificidades, no obstante, identifiquei trs padres bsicos na maneira como os casais reorganizar se depois de uma infidelidade, eles nunca realmente ter passado o caso, eles se puxar para cima por

os cadaros e deix-lo ir, ou deix-la muito para trs. Em alguns casamentos, o caso no uma crise de transio, mas um buraco negro prendendo ambas as partes em uma rodada interminvel de amargura, a vingana, e auto-piedade. Estes casais infinitamente roer no mesmo osso, crculo e recircle as mesmas queixas, reiteramos a mtua mesmo recriminaes, e culpam mutuamente pela sua agonia. Por que eles ficam no casamento muitas vezes como intrigante o porqu de eles no podem ir alm de seu antagonismo mtuo.

Um segundo padro observado em casais que permanecem juntos, porque eles honram os valores de compromisso de vida e de continuidade, lealdade, famlia e estabilidade. Eles querem ficar ligado para a sua comunidade de amigos em comum e associados ou ter uma afiliao religiosa forte. Esses casais podem se mover alm da infidelidade, mas no necessariamente transcend-lo. Seu casamentos reverter para uma verso mais ou menos pacfica do que era antes da crise, sem sofrer qualquer alterao significativa em seu relacionamento.

Para alguns casais, no entanto, o caso torna-se uma experincia de transformao e catalisador para renovao e mudana. Este resultado ilustra que a terapia tem o potencial para ajudar os casais reinventar o casamento pela minerao a resilincia ea desenvoltura de cada parceiro traz para a mesa.

Preso no passado "Toda vez que eu no consigo Marc no telefone, eu me lembro de como ele no respondia quando ele estava com as outras mulheres ", diz Debbie, ainda amarga trs anos depois que ela descobriu sua caso-a ltima de uma srie de escapadas extraconjugais. Casada com Marc por 14 anos, ela decidiu permanecer com ele ostensivamente para preservar a famlia. Ela constantemente faz sentir que ele tem sorte ela no expuls-lo, como se ele fosse o nico que est para perder tudo

eles construram se o divrcio. 2 / 12After Storm the

Desde a transgresso, Debbie assumiu um sentimento de superioridade moral, acreditando que Marc nunca totalmente detida at o erro de seu comportamento. Em seus olhos, perdoar-lhe que no faria reparar o casamento, mas, ao invs, efetivamente dar-lhe uma ardsia limpa, permitindo que ele se sinta que ele no tem mais nenhuma razo para se sentir culpado. Sua recusa em "esquecer o passado", como ela sarcasticamente colocou, ficou evidente quando eles conversaram sobre sexo. "Eu quero fazer amor", Debbie disse, "mas seria como se eu estivesse dizendo que tudo est OK agora." Eles no tiveram relaes sexuais desde o caso h trs anos, excepto durante os poucos dias logo aps a descoberta, quando o sexo muitas vezes usado para afastar a perda.

No h nenhuma maneira que ele pode ser reconfortante sobre o seu compromisso renovado com ela, Marc diz: quando ela s responde a ele com sarcasmo mordendo e condescendncia. Muitas vezes, acrescenta, ela runas que podem ser momentos perfeitos entre eles, considerando a sua filha piano ou um jantar com os amigos. "No h momentos perfeitos", ela zomba. Com uma voz cansada, ele diz a ela: "Eu sou aqui e eu estou pronto para reconstruir. "Ela responde:" Eu no fiz a minha mente. "Ela se sentiu to rejeitado por Marc que ela ainda no sente que ele realmente quer ficar com ela, ela explica. Seu dilogo tornou-se rgida, estreito e previsvel.

Quando Debbie traz tona os assuntos, Marc alterna entre justificando e culpando-se. Ele

diz que ela no era inocente, citando sua crtica contnua de si e do cabelo-disparador temperamento que antecedeu seus adultrios. Enquanto o estado deplorvel do seu casamento diante de seus assuntos Era uma produo conjunta, Marc diz, Debbie se recusa a assumir qualquer responsabilidade pela sua parte no o declnio da relao no passado ou no presente. Ele acha que est expressa vergonha, culpa e remorso, mas isso no ser suficiente. A infidelidade permanece no epicentro de sua relacionamento, e marc-lo para todos os desacordos entre eles.

Na verdade, provvel que a dupla teria tido as mesmas interaes miserveis tivesse havido no a infidelidade. Casais como estes vivem em permanente estado de contrao, a partilha de uma clula em priso civil. Para o cnjuge trado, o traidor se torna a soma total do transgresses, com poucas qualidades redentoras. Para o traidor, o cnjuge trado torna-se a soma total de uma fria vingativa. Lembro-me desta frase: "O ressentimento como engolir veneno e esperar que a outra pessoa morra. "

Quando os casais como Marc e Debbie vem terapia, muitas vezes por insistncia do parceiro que suportou o caso, que procura algum que possa honrar a sua tristeza, desnimo, e 3 / 12After Storm the tumulto. Assim como, muitas vezes, os parceiros trados precisar de confirmao moral, vendo-se como o vtimas e seus parceiros como os autores, se no viles irredimvel. Um primeiro passo explicando-lhes que a condenao por atacado distrai-los de abordar o real problemas de relacionamento. Eu introduzir uma perspectiva neutra que nos permite explorar os motivos e significado do caso. Mas, nestes casais altamente reativas, h pouco espao para a neutralidade,

porque os parceiros atender a chamada de auto-reflexo como um ataque pessoal: "Voc est dizendo que porque eu dormir s 9 horas a cada noite que minha culpa ele teve um caso? "a traiu cnjuge ser praticamente gritar. "Ento, o que se eu no quero nada com voc sexualmente? Eu me recuso a assumir a culpa por seu engano! "

Eu tambm tenho que lidar com a obsesso com o assunto que parece ficar no centro destes relacionamentos, s vezes durante anos. A pessoa trada implacavelmente replays as histrias em seu cabea e caas para mentiras, mesmo que seja humilhante para faz-lo. Ele se transforma em um amador detetive. Um parceiro trado me disse: "eu verificar o seu computador, eu entro em seu telefone. Quando eu partiu para um fim de semana, eu fiquei telefonar para casa e no obtive nenhuma resposta. Quando eu descobri que ela tinha deixado a crianas com sua irm, eu imediatamente pensei que ela foi v-lo novamente. "Para que sua esposa respondeu com resignao amarga, "Ele nunca realmente me pergunta, ele s assume." Preciso informao, o cnjuge foi engajados em alguma atividade perfeitamente inocente de difunde desconfiana, mas a calma dura apenas at a prxima sesso de insegurana. Este ciclo faz com que seja impossvel para o parceiro trado a sentir amei novamente.

Acredito que a confiana genuna depende de nossa capacidade de tolerar o que no sabemos sobre o outro, e enquanto somos levados a descobrir cada detalhe, no podemos confiar. Nestes casais, passado experincias de abandono e rejeio tear grande e manter a confiana de ser restabelecida. Reivindicar um senso de realidade aps a revelao do caso essencial para

o cnjuge trado, mas alguns continuam amarrados sua investigao busca rifling-through declaraes de cartes de crdito e contas de telefone celular, repetidamente pressionando o navegador o boto "back", ouvindo a telefonemas.

Em um esforo para acalmar as suas ansiedades, essas cnjuges estabelecer um regime de controle, no qual intimidade confundida com vigilncia. Suas perguntas so menos mirade de honrar proximidade de cerca de intromisso. Os interrogatrios, as liminares, e at mesmo o forenses provas no conseguem acalmar seus medos fundamentais. Eu ajud-los a sua postura de detetive para pesquisador ou explorador. Em vez de limpar para os detalhes srdidos, seria mais esclarecedor para fazer perguntas que investigam o significado do assunto, como: Como foi o seu amante iluminar outras partes de voc? Ser que voc pensa de mim quando isso acontecia? Foram-lhe medo de me perder, nossa famlia, as crianas? Em que momento voc percebeu que queria ficar? Se um 4 / 12After Storm the caso uma empresa solo, tornando significado torna-se uma joint venture. Casais como Marc Debbie e, infelizmente, no chegam a essas perguntas. Eles querem o seu parceiro fixo. Para eles, a terapia parece mais uma parte da penitncia ao invs de uma experincia consertando-h no a absolvio em vista.

Uma caracterstica que alimenta uma incapacidade de seguir em frente pode ser a inflexvel ferido. Pedi outra da minha clientes o que Ele deseja no seu relacionamento, agora que ele est cinco anos passado mltiplo de sua esposa assuntos. Ele responde: "Para voltar seis anos atrs." Ele lhe diz: "Eu costumava pensar que, no importa o que, eu era seu homem. E voc s me abandonou. "Para ele, a tristeza inconsolvel que

mantem-se sentir inseguro e em permanente estado de infelicidade. Para ela, um sentimento torturado de culpa e fracasso interminvel. Testemunhando sua dor insuportvel refora a magnitude de sua vergonha e culpa. Entretanto, a vida de crianas e de trabalho continua, mas o emocional abcesso no drena.

Para estes casais, difcil olhar para trs, porque eles nunca foram frente. O caso tem tornar a narrativa de sua unio. O casamento pode sobreviver tecnicamente, mas sua couplehood est morrendo na videira. Quando a infidelidade se torna a marca da vida de um casal, algo foi quebrado que no pode ser feita toda de novo. A relao permanentemente aleijado.

Os Sobreviventes Na sexta-feira, Joanna foi tudo pronto para ir. No sbado, ela no podia assinar o contrato. Ela havia fantasiou sobre o momento por quase dois anos: ela deixar o marido, Michael, se movem em com seu amante, Eric, e ser banhado em um estado de xtase e sensualidade que tinha sido duramente falta de sua vida. Eric tinha a cobriu com afeto e uma sensao de importncia a ateno, ela s havia recebido de seus filhos, desde que Michael havia dispensado se a partir destes gestos, dizendo que ele no era aquele tipo de cara. Lassido, gradualmente penetrou em seu casamento, deixando-a sentir mais ligado ao hbito de se casar do que o homem que ela amou uma vez.

Transgresso Joanna era uma tentativa de recapturar o que ela tinha partilhado anteriormente com Michael e no queria viver sem: um senso de importncia e de pertena alvio, da solido, e um sentimento que a vida era basicamente bom. Anseios no cumpridas para sentimentos como estes unidade

5 / 12After the Storm muitos dos adlteros hoje. Joanna cuidadosamente traado de sua partida, mas quando o impulso veio empurro, ela no poderia faz-lo. Ela pensou sobre os 24 anos, ela e Michael estiveram juntos, sua amizade inabalvel, a sua confiabilidade, o conforto de sua vida, e, mais importante, seus filhos, percebendo que uma vez ela virou assunto em seu relacionamento primrio, no haveria volta. Muitas vezes, as pessoas comeam a ver o que eles querem preservar no momento em que sua caso est prestes a sair do esconderijo. Talvez no seja surpreendente, este tambm quando eles percebem que o amante era para ser exatamente isso: um amante.

Joanna no queria deixar Michael em parte por medo e em parte porque ela ainda o amava. Ele no estava claro que era mais forte, medo ou amor. "Parte de mim estava muito decepcionado comigo mesmo para no ser capaz de deixar Michael, e eu me perguntava se eu estava deixando de ir ao amor da minha vida ", Joanna lembrou. "Mas parte de mim sentiu um alvio que eu estava indo para ficar e no destruir a minha famlia." Michael alternou entre o pnico ea raiva, entre implorando para ficar e persegui-la de distncia. "Eu no podia acreditar que ela estava pronta para pr em risco tudo para esse cara, Eric, e eu me senti preso porque eu suspeitava que suas razes para ficar no tinha muito a ver comigo. Foi mais sobre o que tnhamos que saber quem eu era. "

No cerne da situao de Joanna um conflito de valores, inerentes ao caso em si, no apenas na sua resoluo. Quando as pessoas falam sobre seus medos, muitas vezes, eles realmente esto pensando seus valores. Quando eles dizem, "Eu no quero acabar com minha famlia", eles tambm esto dizendo que eles prezam

continuidade da famlia. Quando eles se referem histria compartilhada com o cnjuge, eles expressam a sua respeito pela lealdade e compromisso. Aps flechas do Cupido semelhante a perder a prpria moral bssola, e, nesse sentido, o caso traz uma crise de identidade: como conciliar a encantamento de uma experincia com a sensao de que fundamentalmente errado. Para Joana e outros em seu lugar, mentir e enganar so mais angustiante do que emocionante. Eles no definido trair seus parceiros. s vezes, como no caso de Joanna, que est motivado por um anseio para que eles no esto mais dispostos a viver sem: paixo-no no sentido estreito e sexual, mas como uma busca de vivacidade e vitalidade ertica. Apesar de um lampejo de paixo pode ser inebriante, muitos de ns tremer com a perspectiva de perder tudo. A volatilidade ea imprevisibilidade da desejo assustador.

Para estes parceiros, excitao sexual e que eles consideram como egostas desejos de mais "cumprimento" romntico no so poderosos incentivos suficientes para transform-los longe de mais significativas, recompensas a longo prazo e obrigaes vitais da famlia. Prendem-se ao premissa "quando voc se casar, voc faz um compromisso e voc deve honr-lo." Estes casais a integridade da famlia valor, segurana, continuidade e familiaridade sobre a montanha-russa de risco o amor romntico. No pode haver amor profundo e duradouro e lealdade nestes casais, mas a paixo 6 / 12After Storm the no um lugar de destaque no menu. Fazer o que certo cria uma totalidade que ajuda a pessoa infiel entrar em acordo com os sacrifcios que fazem. No entanto, enquanto as pessoas do valores pode permanecer intacta, a deciso de ficar no casamento pode ser de cortar o corao.

Quando eu trabalho com esses casais, eu sempre incluir sesses conjuntas e individuais, mantendo tudo informaes das sesses individuais confidenciais. O objetivo das reunies individuais

proporcionar um espao privado em que cada parceiro pode resolver a sua situao individual, no importa quanto tempo leva. Com esses casais, o processo teraputico um raciocnio e do pensamento racional, como uma forma de temperar a turbulncia de suas emoes. Nossas sesses so significava para pastorear-los em meio crise e para ancorar o seu relacionamento. Casais como Joanna e Michael tinha cuidadosamente um caminho para si mesmos em seu casamento, e muito o que eles procuram no caso de ps-terapia resgatar um senso de controle. Eles no esto procurando renovaes macios em seu relacionamento, eles simplesmente querem voltar para a casa eles conhecer e descansar em um descanso familiar. No caminho de volta, eles fazem as pazes, eles renovam as suas votos, e eles no se esquea de ligar quaisquer vazamentos.

Na terapia, eu explorar as riquezas do amor, o que encontraram em sua relao com o "Outro", e que eles podem tirar dele em seu relacionamento primrio. Ns elaborar o novo alteraes para a sua vida, no singular e plural. Ns pesamos a dor de acabar com a caso-o fato de que " a coisa certa a fazer, mas di", e eu sempre pergunto como eles imaginar-se 10 anos de estrada.

Com a pessoa trada, examinamos a fluxos e refluxos de confiana, o sentido da impermanncia que sorrateiramente o relacionamento, e sua vontade de voltar a familiaridade. Terapia oferece aos casais como Joanna e Michael um lugar para avaliar os fundamentos de suas vidas. Ns tambm tocaremos a dor que persiste apesar de o casal permanece junto. Um dos meus pacientes me disse, "Alguns anos atrs, quando tive um acidente de carro, eu me lembro de pensar quanto apoio eu tenho de amigos e familiares. Com uma perna quebrada, a dor visvel, todo mundo sabe que voc sofrimento, e todo mundo simpatiza. Mas quando um casal decide ficar junto depois de uma caso, fcil pensar que tudo est bem. As pessoas j no traz-lo para cima, e voc deixado viver

com uma dor invisvel. "

Joanna e Michael finalmente foram capazes de retomar uma vida semelhante que tinha antes a crise. "Ns no estvamos prontos para divorciar-se sobre isso, mas no vemos o caso como sendo bom em qualquer forma. Era uma espcie de insanidade temporria ", Michael resume. Ouvi-los, claro que eles so tanto aliviado que eles foram capazes de sobreviver. De vez em quando, Michael pode sentir uma onda de insegurana, j que Joanna e Eric ocasionalmente se encontram profissionalmente, mas sua suspeita intermitente e facilmente absorvida. Ele vai perguntar: "Quando foi a ltima vez que voc o conheceu? Ser que ele 7 / 12After the Storm tem uma nova namorada? Voc fala sobre coisas pessoais? "Na ocasio, o humor o perfeito antdoto. Uma vez, quando Michael perguntou Joana se ela achava que Eric ainda estava interessado nela, ela disse-lhe: "Eu no penso assim, mas aqui o seu nmero de telefone. Voc pode cham-lo e perguntar."

The Explorers "O caso foi um choque que nos obrigou a retirar obstculos", foi a resposta inequvoca de Julian em um entrevista cinco anos depois que eu tinha visto ele e sua esposa, Claire, em terapia de casais. "Eu concordo que o nosso relacionamento hoje muito melhor do que sempre foi ", disse Claire quando ela virou-se para Julian e acrescentou, "mas eu ainda acho que voc agiu como um idiota. Voc no precisa enganar-me a fazer o ponto que nosso casamento estava em apuros. "Enquanto eles ainda discordam sobre a forma como Julian entregue sua "mensagem", eles concordam seu caso transformado seu casamento.

Julian pela primeira vez os olhos em Claire em p na frente dele no Coop estudante de 15 anos antes, e ele a certeza de obter seu nmero de telefone antes de chegar ao caixa. Com sua sorriso encantador ea forma misteriosa, ela hesitou sempre to ligeiramente antes de dar seu nome e nmero, ela surpreendido. Naqueles primeiros momentos, eles comearam a assumir os papis que continuaria em seu casamento. Julian seria o iniciador da vida social, de sexo, de decises sobre frias e protetor de Claire do mundo. Claire seria a graciosa, embora um pouco trmula companheira, sempre seguindo o seu exemplo, a garantia de que, com sua empresa e mo de confiana no leme, nunca que ela precisava se preocupar. O que veio como uma surpresa para Julian atravs dos anos, porm, foi o volume de preocupaes, ele era esperado para acalmar: quase nada poderia ser forragem para a ansiedade de Claire. Ela nunca poderia chegar cedo o suficiente para do aeroporto, seu receio sobre um jantar comeou dias antes, e para ela se sentir confortvel sobre sexo, condies necessrias para ser perfeito, que raramente eram. Sobre dos anos, ele se cansou do poder de veto que ela estava impondo em suas vidas: "Voc quer ir fora? "ele perguntava." NO ", ela responde." Vamos nos reunir com alguns amigos. "" NO "." Eu quero fazer amor com voc. "" NO ".

Com tantos nos zumbido nos ouvidos, Julian saudou a retumbante sim a partir de Emma, a quem ele conheceu em uma viagem de negcios e continuou a dormir com um ano e meio. No era justo que ele queria mais sexo: ele queria recapturar a sensao de jovialidade e liberdade que o sexo usado para permitir que ele. O caso com Emma trouxe consigo uma sensao de vitalidade que ele tinha sido ausente. Com ela, ele jogou fora a letargia crescente de que havia sufocado sua vida. Ele uma vez novamente experimentado sentido a emoo, a ateno aos preliminares, de intemporalidade que preenche coraes dos amantes.

8 / 12After the Storm

Claire descobriu sobre o caso de Julian atravs acidentalmente descobrindo mensagens de correio electrnico. Profundamente sacudido, ela procurou a terapia individual e estendeu a mo para seus amigos. Mas junto com dar-lhe apoio, eles pediram a ela para ver que, enquanto Julian havia trado sua confiana, ela mesma teve, como mais tarde ela coloc-lo "trado os meus votos." Sabendo que Claire no queria perder o homem que ela amada, seus amigos a encorajaram a lutar por ele. Ento ela estendeu a mo para ele, e eles conversaram uns com os outros, pois no havia feito em anos, compartilhando sentimentos e pensamentos que h muito sido escondido. Como as conversas evoluram e comearam a estreitar a distncia entre eles, sentiu despertado para uma nova experincia de conexo, em que se sentiram ambos grande dor e emoo, como nunca tiveram antes.

Quando os casais como Julian e Claire comea a encontrar seu caminho de volta para o outro, muitas vezes h um comburente reacender do desejo, uma mistura de ansiedade e desejo, que muitos casais so tmidas para admitir. Neste turbilho emocional, casais oscilar entre sentimentos opostos nitidamente: um minutos "Fuck you"; no minuto seguinte "Fuck me". Ento : "Saia daqui!" Seguido por "Nunca me deixe!" Durante todo este drama, Claire e Julian conseguiu manter estes oscilaes sem qualquer um marchando para um advogado de divrcio. Ser capaz de expressar e aceitar uma variedade to grande de sentimentos sem exigir um "fechamento" prematuro fez-lhes bem candidatos para uma resoluo positiva. Tolerncia para a ambigidade e incerteza vital para a descoberta de um espao do qual uma relao mais criativa e robusto pode emergir.

No meu trabalho conjunta com Julian e Claire, eu fiz algo que alguns terapeutas pode considerar arriscada: eu sugeri que ela convida Juliano para falar sobre sua experincia com Emma. Paradoxalmente, no tenho se que este tipo de abertura sobre o caso de algum, ao invs de ser destrutiva e dolorosa, pode ser uma manifestao profundamente comovente de lealdade para com o cnjuge. Dizer um parceiro, a "Ok, eu vou te mostrar quem eu sou. Isto o que aconteceu, e isso como eu me sentia sobre isso" pode ser um maneira de dizer "eu te amo e nunca quis deixar voc, eu quero te dizer isso porque voc to importante para mim. "Na verdade, Claire descobriu que ter Julian falar sobre sua intimidade com outra mulher era em si uma expresso de intimidade com ela, aumentando seu vnculo com o outro.

s vezes, a crise de infidelidade ajuda os casais a fazer uma distino crucial, entre um relacionamento baseado na exclusividade e uma fundamentada na singularidade de sua conexo. Exclusividade depende do estabelecimento de fronteiras rgidas: a nfase est em "no permitir", "Restringir", "no partilha com os outros." Antes de o caso, Claire e Julian tinha cada vez mais com base em sua relao com este tipo de quadro externo para separ-los como um casal. Em contraste, atravs de nosso trabalho juntos, eles aprenderam a valorizar o que a distingue da 9 / 12After the Storm o que significa que realizou para o outro, com a nfase sobre o porqu eles "escolheu para estar com cada outro "e no o que foi" proibido com outra pessoa. "Em ltima anlise, o sentido deste reforo de "Ns" o analgsico mais potente para os relacionamentos na borda, amenizando a dor e prometendo uma perspectiva de renovao.

Casais como Julian e Claire conseguem transformar o tumulto de um caso em uma ampliao

jornada emocional. Cada um assume a responsabilidade apropriado para a deteriorao do relacionamento, com foco no s na reparao da violao produzido pelo caso, mas na reconstruo a base emocional do casamento. Esses casais tendem a identificar o caso como um evento, mas no o. definitivo evento de sua histria juntos Ao invs de ver o caso puramente como um ato de fracasso e traio, que transform-lo em um catalisador para a mudana, uma inspirao para um renascimento da conexo.

Todos os tipos de descobertas inesperadas podem sair da crise de infidelidade. Claire, tendo tido para reconectar-se com seus prprios recursos para enfrentar a tempestade com Julian, experimentou um novo sentido de auto-confiana e uma nova disposio para tomar a iniciativa. Como ela aprendeu a expressar sua desejos sexuais, Julian ficou surpreso ao encontrar um parceiro com uma fora e entusiasmo que ele tinha nunca encontrou antes. Ao mesmo tempo, j no o nico decisor na casamento, ele encontrou-se perdendo a capacidade de tomar decises para os dois. Enquanto mais rica e interessante, a relao sentia menos seguro para ambos. "Eu no tenho certeza em tudo onde isso vai nos levar, mas sem brilho no certamente ", disse Julian.

Reinventando o Auto Casais que pode conseguir recuperar de uma infidelidade muitas vezes exibir uma mudana significativa no idioma: De "voc" e "eu" para o "nosso", de "quando voc fez isso comigo" para "este foi um evento em nossa vida. "Eles falam sobre "Quando tivemos a nossa crise", relatando uma experincia compartilhada. Agora eles esto conjunta roteiristas, partilha de crdito para a produo grande de sua vida juntos.

Os casais que pensam em termos absolutos so menos capazes de integrar a infidelidade na nova substncia de seu casamento e propensos a ficar preso no passado. Para eles, o caso inteiramente ruim e destrutivo, uma transgresso contra o compromisso e moralidade. Remorso completa, seguido por confisso dramtica, as promessas no qualificados de "nunca mais", o perdo incondicional, e 10 / 12After the Storm absolvio categrica so os resultados apenas aceitveis. Mas as coisas so mais fluido para aqueles que ver um caso como um evento que, no importa o quo doloroso, pode conter as sementes de algo positivo. Esses casais entender que o perdo no acontece de uma s vez, e eles se sentem bem com o perdo parcial. Para ter certeza, depois da traio, a confiana no susceptvel de ser total. Quando as declaraes como "Como eu posso confiar em voc de novo?" so feitas por esses casais, muitas vezes eu interject, "Bem, isso depende. confiana para qu?"

Acima de tudo, o que separa os casais que usam a terapia para transformar uma infidelidade em um transformador experincia que eles vm a reconhecer que ela no fornece respostas claras, mas um frum sem julgamento para discutir suas idias de traio, tanto emocionais e sexuais. Eles descobrem que tais discusses podem se tornou a base para seu novo relacionamento. Enquanto por no significa desistir da idia de compromisso, eles aprendem a redefini-lo de uma forma que vai prevenir a recorrncia de casos secretos e as traies. Para eles, a monogamia mtua significa lealdade emocional, fidelidade e compromisso em um relacionamento primrio, mesmo que, para alguns, no significa necessariamente exclusividade sexual.

Eles descobrem que a infidelidade no necessariamente apontar para falhas no relacionamento. Esses parceiros ver o caso como menos uma declarao sobre o casamento do que uma declarao sobre si mesmos. Quando buscamos o olhar do outro, nem sempre o nosso parceiro, estamos afastando-se, mas o pessoa que ns mesmos nos tornamos. Estamos procurando parceiro no outro, mas um outro eu. Os casais que se reinventam pode trazer esse outro eu em seu relacionamento existente.

As pessoas desviar para o amor muitas razes contaminado, vingana, desejos insatisfeitos, e claro desejo de idade. s vezes, um caso uma busca de intensidade, uma rebelio contra os limites do matrimnio. Um ligao ilcita pode ser catastrfica, mas tambm pode ser libertadora, uma fonte de fora, uma cura. E freqentemente so todas essas coisas ao mesmo tempo. Alguns assuntos so atos de resistncia, outros acontecem quando no oferecem resistncia. Vagueando pode soar um alarme para o casamento, sinalizando uma necessidade urgente de prestar ateno ao que aflige ele. Ou pode ser a sentena de morte que segue uma ltimo suspiro de relacionamento ofegante. Eu digo a meus pacientes que a maioria de ns no Ocidente hoje ter dois ou trs casamentos ou relacionamentos comprometidos em nossa vida. Para aqueles ousados o suficiente para tente, eles podem encontrar-se com todas elas com a mesma pessoa. Um caso pode significar o final de uma primeira unio, bem como o incio de um novo.

Esther Perel, MA, autor do best-seller internacional O acasalamento em cativeiro: Desbloqueio Ertica Inteligncia, o destinatrio da 2009 Book Award da Sociedade de Terapia Sexual e Pesquisa. Ela est no corpo docente da Internacional Trauma Programa de Estudos e tem um consultrio particular em Nova York.

Anda mungkin juga menyukai