Anda di halaman 1dari 10

Ttulo: Validade da norma no ordenamento jurdico brasileiro Davi Souza de Paula Pinto

SUMRIO: Introduo; I. A Validade Formal da Norma Jurdica; I.A. Quanto Promulgao e Publicao; I.B. Quanto ao Fim da Norma; II. Validade Ftica da Norma Jurdica; III. Validade tica ou Fundamento Axiolgico; III.A. Modalidades De Justia; IV.Concluso; V. Referncias Bibliogrficas INTRODUO Esta pesquisa tratar sobre o tema: validade da norma jurdica, dispondo algumas colocaes de doutrinadores de tamanha experincia sobre o assunto. Procuramos falar de forma direta utilizando palavras concisas, ou seja, sem circular o assunto. Este procedimento dificulta a compreenso do leitor. Dividimos esta pesquisa em trs partes. Primeiro iremos dispor sobre a validade formal da norma e seus subttulos, posteriormente sobre a validade ftica, e por fim, sobre o fundamento axiolgico da norma jurdica, e suas modalidades de justia. I. A VALIDADE FORMAL DA NORMA JURDICA Em suma, veremos que para sua validade, necessrio que todas as etapas legais de sua elaborao tenham sido obedecidas (VENOSA, 2007, p.103). Partindo do pressuposto de que normas jurdicas nascem, existem e morrem, podemos estabelecer o objeto do nosso trabalho. Comeando pelo mbito da vigncia, ou seja, da existncia especifica da norma, indicando uma propriedade das relaes entre normas (DINIZ, 2006, p 393), observamos alguns requisitos que devem ser preenchidos segundo a autora. Vejamos:
1o) elaborao por um rgo competente, que legitimo por ter sido constitudo para tal fim; 2o) competncia ratione materiae do rgo, isto , a matria objeto da norma deve estar contida na competncia do rgo; 3o) observncia dos processos ou procedimentos estabelecidos em lei para sua produo. (DINIZ, 2006, p 394).

Observando os requisitos acima, pressupe-se a validade formal da norma em sentido amplo. Que a princpio uma relao entre normas (em regra, inferior

1 Estudante de Direito da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais Betim, Estagirio de Direito do Escritrio Dr. Edison Mansur e Advogados Associados.

superior) no que diz respeito competncia dos rgos e ao processo de elaborao (...) emanada do poder competente (DINIZ, 2006, p 394). Em sua feliz colocao, Tercio Sampaio Ferras Junior, menciona que uma norma valida ainda que
o contedo no seja cumprido, respeitada, sendo tecnicamente imune a qualquer descrdito. Logo o valer de uma norma no depende da existncia real e concreta das condutas que prescreve: mesmo sendo descumprida, ela vale (FERRAZ Jr. 2006, p 199).

Est ai, destacado as principais afirmaes do campo formal de validao da norma jurdica. Onde a norma elaborada por um rgo competente, ou seja, legtimo, respeitando-se o objeto contido na competncia de tal rgo, e observando tambm os procedimentos para produo da norma. A fim de facilitar aos leitores, dividimos o titulo principal em dois subttulos que nos iro articular a respeito da integrao de uma norma no ordenamento, de sua permanncia, e por fim, sobre o fim de uma norma ou somente de alguns de seus dispositivos. I.A. QUANTO PROMULGAO E PUBLICAO Como vimos anteriormente, as normas jurdicas tm uma vida prpria. A este subttulo cabe sobre o aparecimento dela e de sua permanncia no mundo jurdico. Sabemos, que as normas nascem com a promulgao, mas s comeam a vigorar com sua publicao no Dirio oficial (DINIZ, 2006, p 395). A promulgao a superao do veto, atestando ento, a existncia de uma norma. A publicao de uma lei no Dirio Oficial requisito fundamental para sua validade. a forma pela qual o diploma legal se torna conhecido da sociedade (VENOSA, p.104), portanto, o meio pelo qual demonstra a validade da norma ao saber de todos. Entre a data de sua publicao e de sua entrada em vigor, que tornar valida a obrigatoriedade da norma, e inclusive, atestar o inicio de sua permanncia no ordenamento jurdico chama-se vacatio legis. Deste liame, conseguimos observar duas formas para que uma lei entre em vigncia: prazo progressivo, prazo nico. Pelo prazo progressivo a lei entra em vigor em diferentes lapsos de tempo, nos vrios estados do Pas (DINIZ, 2006, p 396). Pelo prazo nico se no houver previso

legal (Art. 1o da Lei de Introduo ao Cdigo Civil salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o Pas 45 (quarenta e cinto) dias depois de oficialmente publicada (VENOSA, p.105).) importante mencionar que para uma lei ser valida sob o prisma material, h de estar de acordo com a constituio, norma superior (...) e deve estar integrada no ordenamento (VENOSA. p.103). I.B. QUANTO AO FIM DA NORMA Notamos duas hipteses para se findar uma norma jurdica: 1) de vigncia temporria; 2) vigncia sem prazo determinado. Primeira possibilidade, diz respeito s normas temporrias, ests j se tem fixado um tempo de durao, e desaparecem do cenrio jurdico com o decurso pra preestabelecido (DINIZ, 2006, p 397).

A segunda finda com a revogao, tornando assim, sem efeito uma norma ou alguns de seus dispositivos. Tem-se, assim, aplicao o art. 2o da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, onde no se destinando vigncia temporria, a lei ter vigor at que outra a modifique ou a revogue (VENOSA, p.110). importante lembrar que a revogao abrange duas possibilidades: a derrogao (parcial) e a ab-rogao (total). Na derrogao a lei apenas revoga parcialmente lei anterior. Na ab-rogao a revogao atinge completamente lei anterior (VENOSA. 2007 p.111). II. VALIDADE FTICA DA NORMA JURDICA Sobre a validade ftica da norma jurdica, verificaremos de forma sucinta dois planos: da eficcia e da condio de vigncia da norma. No primeiro plano consiste a eficcia no fato real da aplicao da norma, tendo, portanto, um carter experimental (DINIZ, 2006, p 402). No segundo plano, que diz respeito condio de vigncia da norma, bastante apropriado citar doutrina de Venosa. O autor menciona que tal condio ocorre quando a norma observada em instncia de validade social. Quando a norma efetivamente observada pelo grupo, diz-se que possui eficcia (VENOSA, 2007, p.106). Na mesma ordem, Trcio Sampaio Ferraz Jr. Dispe que a norma:
no se reduzindo obedincia, a efetividade ou eficcia social tem antes o sentido de sucesso normativo, o qual pode ou no exigir obedincia. Se o sucesso normativo exige obedincia e tendo observncia espontnea e a observncia por imposio de terceiros (por exemplo, sua efetiva aplicao pelos tribunais) (FERRAZ Jr. p. 200) tem-se uma norma eficaz.

Nesta feliz colocao de Ferraz Jr., pode-se dizer que h uma norma eficaz quando a obedincia e observncia espontnea ou no pela sociedade. Observa-se, portanto que h um vinculo muito forte entre os dois planos destacados. Para se ter eficcia a norma deve ser observada e respeitada/seguida pela sociedade, caso contrrio, no h justificativa para sua vigncia. Maria Helena Diniz esposa que se ela nunca puder ser aplicada pela autoridade competente nem obedecida pelo seu destinatrio, perder a sua vigncia (DINIZ, 2006, p 403). A guise de concluso pode-se dizer que portanto uma norma se diz socialmente eficaz quando encontra na realidade condies adequadas para produzir seus efeitos

(FERRAZ Jr, 2003, p199). Vale dizer, que o mnimo de eficcia uma condio de vigncia da norma em um ordenamento jurdico. III. VALIDADE TICA OU FUNDAMENTO AXIOLGICO A norma no deve ter somente validade ftica, deve-se, observar tambm as condies tico-sociais no que tange a sua existncia e aplicao. Ou seja, a norma anseia por justia atendendo aos valores de uma sociedade dentro de um contexto histrico. Segundo Maria Helena Diniz a norma
deve ser sempre uma tentativa de realizao de valores (utilidade, liberdade, ordem, segurana, sade etc.), visando consecuo de fins necessrios ao homem e sociedade (DINIZ, 2006, p. 403).

O mesmo que afirmar que, de fato, a norma desempenha (...) sua funo social, qual seja manter a ordem e distribuir justia (VENOSA, p.106). Na mesma posio de Maria Helena Diniz e Venosa, Pauprio coloca que:
a norma alm de ser vlida, h assim de possuir valor, isto , alem de ser vlida formalmente, (...) deve s-lo tambm sobre o ngulo material. Alm da validade, a norma jurdica h de ter valor, atravs de seu contedo tico (..) dever ser concretizado pelos critrios de justia e de legitimidade (PAUPRIO, 1977, p. 167).

Atravs destes doutos doutrinadores, no nos resta duvida acerca de que a norma jurdica deve ser expresso de justia e que depende das condies sociais de um dado momento. Resta-nos verificar, quais so as modalidades de justias presentes na sociedade. III.A. MODALIDADES DE JUSTIA Sabendo ento, que h tambm prevalncia de valores e anseio por justia implcita ou expressa em uma norma jurdica. Observamos e destacamos algumas formas de justia. Maria Helena Diniz nos exemplifica algumas modalidades: objetiva, comutativa, distributiva e social. Vejamos: A justia Objetiva ocorre quando indica uma qualidade da ordem social. (...) Pode ainda significar a prpria legislao (justia penal, trabalhista, etc.) ou o rgo encarregado de sua aplicao (DINIZ, 2006, p. 406). Ocorre Justia Comutativa
se um particular d a outro particular o bem que lhe devido, (...) um direito prprio da pessoa (p.ex. o direito da personalidade, (...), pagamento de certa quantia em dinheiro etc.) (DINIZ, 2006, p. 408).

Ocorre justia Distributiva quando a sociedade d a cada particular o bem que lhe devido segundo uma igualdade proporcional ou relativa (DINIZ, 2006, p. 408). E por fim, a justia social ocorre quando:
as partes da sociedade, isto , governantes e governados, indivduos e grupos sociais, do a comunidade o bem que lhe devido, observando uma igualdade proporcional. (..) do a esta sua contribuio para o bem comum (DINIZ, 2006, p. 409).

IV. CONCLUSO

Conclumos com a presente pesquisa, que para se ter validade formal deve ser preenchida alguns requisitos, ou seja, todas as etapas legais, passando, portanto, pela elaborao de um rgo competente, tendo uma matria especifica e por fim como j dito observar os procedimentos legais Verificamos que a norma possui uma vida prpria, comeando pelo estgio de promulgao, que atesta a existncia da norma, posteriormente passando para o

estgio da publicao, onde lana uma lei no Dirio Oficial com a finalidade de tornar a lei conhecida por todos da sociedade. Por fim, conclumos tambm que o terceiro estgio (fim da norma), que pode vir acontecer ou no. Na lei que determina um tempo de vigncia a validade da norma termina com o tempo estipulado. Na lei sem tempo predeterminado a norma cessa atravs de revogao. Quanto validade da norma no mundo real, conclumos que um a norma s eficaz quando produz na realidade algum efeito. Ou seja, quando a sociedade a obedece seja por vontade prpria ou por vontade da prpria lei. Conclumos que a norma jurdica deve expressar a justia e os valores da sociedade, fazendo valer o bem comum. V. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS DINIZ, Maria Helena. Compndio De Introduo Cincia Do Direito. 18. ed. So Paulo: Saraiva, 2006. FERRAZ JR. Tercio Sampaio. Introduo ao Estudo do Direito, Tcnica, deciso, dominao. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2003. PAUPRIO, A Machado. Introduo axiolgica ao direito. Rio de Janeiro: Forense, 1977. VENOSA, Silvio de Salvo. Introduo ao Estudo do Direito, Primeiras Linhas. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2007.

Anda mungkin juga menyukai