Anda di halaman 1dari 9

ESCALAS TERMOMTRICAS Abordaremos trs escalas uma que utilizada no Brasil e na maior parte do mundo que a escala Celsius

us desenvolvida pelo fsico sueco Anders Celsius (1701 1744).

Dividindo por 20.

Se tivermos uma temperatura de 72F quanto seria em C?

DILATAO TRMICA

Neste captulo discutiremos como os corpos se dilatam aps serem aquecidos. importante sabermos que isto um fenmeno que est em nosso dia-a-dia. Os trilhos do trem que se dilatam, os cabos eltricos, as placas de concreto de um viaduto e outros casos. Existe tambm a dilatao nos lquidos e estudaremos suas particularidades neste captulo. 5.1 DILATAO TRMICA DOS SLIDOS Comearemos discutindo a dilatao em slidos. Para um estudo mais detalhado podemos separar essa dilatao em trs tipos: dilatao linear (aquela que ocorre em apenas uma dimenso), dilatao superficial (ocorre em duas dimenses) e dilatao volumtrica (ocorre em trs dimenses).
5.1.1 DILATAO LINEAR Quando estamos estudando a dilatao de um fio, teremos a ocorrncia predominante de um aumento no comprimento desse fio. Essa a caracterstica da dilatao linear. Imaginemos uma barra de comprimento inicial Lo e temperatura inicial to. Ao aquecermos esta barra para uma temperatura t ela passar a ter um novo comprimento L. Vejamos o esquema:

EXEMPLOS: 1. (VUNESP-SP) A dilatao trmica dos slidos um fenmeno importante em diversas aplicaes de engenharia, como construes de pontes, prdios e estradas de ferro. Considere o caso dos trilhos de trem serem de ao, cujo coeficiente de dilatao = 11 . 10-6 C-1. Se a 10C o comprimento de um trilho de 30m, de quanto aumentaria o seu comprimento se a temperatura aumentasse para 40C? a) 11 . 10-4 m b) 33 . 10-4 m c) 99 . 10-4 m d) 132 . 10-4 m e) 165 . 10-4 m RESOLUO: O clculo da dilatao linear L, do trilho : L = L0 . . L = 30 . (11 . 10-6) . (40 10) = 99 . 10-4 m RESPOSTA: C 2. (UFPE) - O grfico abaixo representa a variao, em milmetros, do comprimento de uma barra metlica, de tamanho inicial igual a 1,000m, aquecida em um forno industrial. Qual o valor do coeficiente de dilatao trmica linear do material de que feita a barra, em unidades de 10-6 C-1.
RESOLUO: L = L0 . . 15 = 1000 . . (500 - 0) = 30. 10-6 C-1

RESPOSTA: 30

EXEMPLO 02: Dilatao Superficial: 1. Uma pea de zinco constituda a partir de uma chapa de zinco com lados 30 cm, da qual foi retirado um pedao de rea 500cm. Elevando-se de 50C a temperatura da pea restante, qual ser sua rea final em centmetros quadrados? (Dado ).

Primeiramente deve-se calcular a rea da pea final que dada pela subtrao da rea de 500cm pela rea inicial, que :

Portanto, a rea da pea :

Sendo a dilatao superficial dada por:

Mas:

Substituindo os valores na equao:

Assim, a rea final ser:

EXEMPLO 03: Dilatao Volumtrica: 1. Um paraleleppedo de uma liga de alumnio ( ) tem arestas que, 0C, medem 5cm, 40cm e 30cm. De quanto aumenta seu volume ao ser aquecido temperatura de 100C? Primeiramente deve-se calcular o volume do paraleleppedo 0C:

Sendo a dilatao volumtrica dada por:

Mas:

Substituindo os valores na equao:

EXEMPLO 04: Dilatao dos lquidos: 1. Um recipiente de vidro com a capacidade de 3000cm, est completamente cheio com lquido, a 0C. O conjunto aquecido at 100C e observa-se que 15cm desse lquido extravasa do recipiente.

Considerando-se o coeficiente de dilatao linear do vidro como sendo constante no referido intervalo trmico e igual a real desse lquido? Sabendo que , qual o coeficiente de dilatao

E que:

De modo que podemos calcular o coeficiente de dilatao aparente do lquido e descobrir o coeficiente de dilatao real, ou seja:

Anda mungkin juga menyukai