Anda di halaman 1dari 7

NIVER FERNANDES PRADO

A IMPORTNCIA DO DIREITO ELETRNICO NO ENSINO SUPERIOR JURDICO DO BRASIL E SUAS CONSEQUNCIAS NO CENRIO SOCIAL ATUAL

UNIVERSIDADE CATLICA DOM BOSCO UCDB CAMPO GRANDE/MS 2012

NIVER FERNANDES PRADO

A IMPORTNCIA DO DIREITO ELETRNICO NO ENSINO SUPERIOR JURDICO DO BRASIL E SUAS CONSEQUNCIAS NO CENRIO SOCIAL ATUAL

Projeto de pesquisa apresentado para fins de avaliao na disciplina Metodologia Cientfica, sob a

orientao da Prof. Maria Luiza Arruda de Almeida Serra.

UNIVERSIDADE CATLICA DOM BOSCO UCDB CAMPO GRANDE/MS 2012

1 TTULO

A importncia do Direito Eletrnico no ensino superior jurdico do Brasil e suas consequncias no cenrio social atual.

2 JUSTIFICATIVA

Os avanos tecnolgicos das ltimas dcadas causaram forte impacto na cincia do direito, fazendo inclusive surgir lacunas, isto , problemas jurdicos sem soluo aparente. Com isso, nasceu o denominado Direito Eletrnico. Trata-se de um ramo do direito autnomo e especial que busca solucionar problemas que antes no existiam, mas que atualmente lotam o poder judicirio. A disciplina de Direito Eletrnico extremamente importante, pois a sua ausncia no ensino superior jurdico do Brasil pode trazer inmeras consequncias negativas, como a formao de profissionais despreparados; o acmulo de conflitos de interesses sem soluo ou com soluo inadequada, haja vista a falta de regulamentao dessas questes por parte de Estado que, por sua vez gera insegurana jurdica; desvalorizao do judicirio e a sensao de injustia na sociedade que, em situaes excepcionais, pode vir a aumentar a vingana privada. Contudo, o Direito Eletrnico enfrenta algumas dificuldades para ser inserido nos cursos de direito do Brasil como falta de legislao, a necessidade de substituir disciplinas j tidas como necessria na grade curricular dos cursos de direito, a necessidade de inserir o Direito Eletrnico nos ltimos semestre do curso e a resistncia das pessoas de perfil analgicas em aceita-lo como disciplina obrigatria. Apesar das dificuldades possvel e recomendvel a implantao do Direito Eletrnico como disciplina obrigatria dos cursos de direito do Brasil, o que pode ser feito com algumas medidas como a edio de leis de carter geral, contedos mais flexveis e que enfatiza os princpios, o aumento da durao do curso de direito, a conscientizao da sociedade acadmica da importncia e das consequncias da no insero do Direito Eletrnico no ensino superior jurdico e a preparao dos docentes tanto para dominar o contedo da disciplina quanto para aplicar uma metodologia de ensino diferenciada a fim de que as entidades de ensino superior jurdico cumpram seus objetivos formando profissionais que contribuam para a resoluo dos problemas

jurdicos modernos e que realmente estejam preparados para o mercado de trabalho. Assim o Direito no perder a credibilidade, acompanhar a evoluo social e proporcionar, com a ajuda do Estado e da sociedade acadmica, a manuteno da paz e da ordem social.

3 DEFINIES DO PROBLEMA

Por que o direito eletrnico to importante para a grade curricular do acadmico de Direito?

Como o Direito Eletrnico pode afetar o uso de tecnologias, to importantes, em uma sociedade interligada e baseada nos avanos da eletrnica?

Nossa legislao atual suficiente para suprir as necessidades jurdicas de uma sociedade cada vez mais avanada tecnologicamente?

4 OBJETIVOS

4.1 Objetivos Gerais

- Demonstrar como o estudo do Direito Eletrnico se faz necessrio pelos acadmicos, bacharis e operadores do Direito.

- Analisar a importncia do aperfeioamento da cincia do Direito Eletrnico para suprir as novas necessidades jurdicas de nossa sociedade

contempornea.

- Oportunizar o aprendizado de um tema to instigante e importante no contexto social e humano atual.

4.2 Objetivos Especficos

- Compreender a ramificao do Direito Eletrnico na cincia do Direito.

- Analisar os efeitos que a falta de um Marco Regulatrio da internet brasileira causa em relao a tratados internacionais, bem como avanos nos campos do Direito Eletrnico mundial.

5 METODOLOGIA.

Esta pesquisa bibliogrfica ser realizada por meio de levantamento e seleo de material bibliogrfico relevante que trata do tema proposto. Aps esta etapa, ser realizada a leitura crtica, com anotaes, resumo e fichamento e, posteriormente, a redao do texto que apresentar a concluso da pesquisa.

6 CRONOGRAMA

AES Levantamento e seleo do material bibliogrfico Leitura e fichamento do material bibliogrfico Redao preliminar do trabalho Redao final do trabalho Apresentao

Maio/12 X

Junho/12 Julho/12

X X X X

7 REFERNCIAS

ALEXANDRE. Cursos de direito esto defasados em relao s novas tecnologias. Elaborado em: 08/2009. Disponvel em: <http://www.conjur.com.br/2009-ago-

18/cursos-direito-defasados-relacao-novas-tecnologias>. Acesso em: 14 de Abr. 2010.

AURRIO. Minidicionrio eletrnico. Verso 5.12.81, Positivo Informtica: 2009.

BRANT, Cssio Augusto Barros. A evoluo da internet no Brasil e a dificuldade de sua regulamentao, Elaborado em 10/2003. Disponvel em:

<http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/1351/A-evolucao-da-internet-no-Brasil-ea-dificuldade-de-sua-regulamentacao>. Acesso em: 29 de set. 2009.

CERQUEIRA, Tarcsio Queiroz. A disciplina direito de informtica na faculdade de direito. Elaborado em: [s.d]. Disponvel em: <http://www.tarcisio.adv.br/novo/index.php?pagina=facul.php>.

Acesso em: 17 de nov. 2009.

FINKELSTEIN, Maria Eugnia. Aspectos jurdicos do comrcio eletrnico, Porto Alegre: Sntese, 2004.

FONSECA, Joo Carlos Pinheiro da. Histria das telecomunicaes brasileiras, Elaborado em: 06/2007. Disponvel em: <www.telebrasil.org.br/.../Histria%20das%20Telecomunicaes%20Brasileiras.ppt> . Acesso em: 19 de nov. 2009.

GUERREIRO, Alexandre. Direito da informtica da internet e das telecomunicaes. Elaborado em: [s.d.]. Disponvel em: <http://www.direitodainformatica.com/>. Acesso em: 04 de out. 2009.

LOSANO, Mario. A informtica jurdica 20 anos depois. Revista dos Tribunais, n. 715, maio de 1995, p. 350-367.

MONTEIRO, Jhonny Garcia Trindade. A importncia do direito eletrnico no ensino superior jurdico do Brasil. Jus Navigandi, Teresina, ano 16, n. 2858, 29 abr. 2011. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/18986>. Acesso em: 14 de maio de 2012.

PINHEIRO, Patrcia Peck, SLEIMAN, Cristina Moraes. Tudo o que voc precisa saber sobre direito digital no dia a dia. So Paulo: Saraiva, 2009.

SANTOS, Marcos Moura Baptista. Sociedade em rede e modo de desenvolvimento informacional: descries sociolgicas da sociedade contempornea sob o capitalismo avanado. Elaborado em: 05/2009. Disponvel em: <http://www.simi.org.br/itemBiblioteca/exibir/4326>. Acesso em: 18 de nov. 2009.

Anda mungkin juga menyukai