Anda di halaman 1dari 8

FIDS

Recebido 18 abr. 2011 Aceito 22 abr. 2011

A CONCRETIZAO CONSTITUCIONAL Paulo Lopo Saraiva

RESUMO Este trabalho aborda os aspectos bsicos da Teoria Estruturante do Direito de Friedrich Mller, e da Teoria Politizante do Direito conforme Paulo Bonavides. Alm disso, fala nas dimenses constitucionais das polticas pblicas como tributao, oramento, ordem econmica e financeira, e ordem social, bem como das funes constitucionais de efetivao. Neste sentido, trata da concretizao constitucional. Palavras-chave: Teoria Estruturante do Direito. Friedrich Mller. Teoria Politizante do Direito. Polticas pblicas. Concretizao Constitucional.

1 PR-COMPREENSO

Antes de Compreender preciso pr-compreender (Vorverstndnis). esta a lio dos juristas alemes, que utilizam sempre esta estratgia, para melhor entender os elementos ontolgicos e epistemolgicos.

Ps-Doutorado em Direito Constitucional, pela Universidade de Coimbra. Advogado e Professor.

130

FIDES, Natal, v. 2, n.1, jan./jun. 2011. 0000-0000

FIDS
2 A TEORIA ESTRUTURANTE DO DIREITO ASPECTOS BSICOS

A Teoria Estruturante do Direito (Strukturiende rechtslehre) apresenta quatro elementos bsicos: a) a Dogmtica; b) a Metodologia; c) a Teoria da norma jurdica e d) a Teoria da Constituio. Nesta anlise, vamos nos deter sobre a parte metodolgica, que se constitui na bssola para a boa percepo da nova teoria jurdica. Como afirma Oliver Jouanjan (1996, p. 6), [...] la mthodologie occupe certainement au sein de la thorie structurante du droit une place stratgique 1. A primeira observao crtica direciona-se para a Teoria Pura do Direito, que passa a ser considerada como uma teoria em pnico. Friedrich Mller (1996, p. 7) categrico: L onde Kelsen pensava ter terminado a sua lio que comea o trabalho. Kelsen distingue dois tipos de interpretao: a autntica, realizada pelos rgos elaboradores e aplicadores do direito e a cientfica, efetivada pelos cientistas jurdicos. A concepo estruturante lastreia-se numa interpretao abrangente, no apenas deducionista, mas sobretudo inducionista. Vale dizer: para o intrprete criativo, no basta abstrao normativa, todavia faz-se necessria a fecundidade hermenutica, que conduzir inevitavelmente concretizao prtica do direito. nisto que, ao fim e ao cabo, repousa a diferena bsica entre a Teoria Pura e a Teoria Estruturante do Direito. A primeira v no Direito positivo a base da interpretao e aplicao da norma jurdica; a segunda, pelo contrrio, entende que a verdadeira norma jurdica deve ser construda, ao longo do labor interpretativo, a fim de que se realize o Direito, ou seja, que haja eficcia normativa atravs de uma deciso poltica. Neste sentido, Friedrich Mller (1996, p. 49) peremptrio: Le droit est une forme lEtat de droit2. Conclui-se, facilmente, que o intrprete-concretizador da norma opera
FIDES, Natal, v. 2, n.1, jan./jun. 2011. 0000-0000

particulire de la politique qui est accentu et articul de manire caractristique au sein de

obrigatoriamente com o binmio norma/realidade. A relao normatividade/praticidade o instrumento bsico para a labuta do jurista-estruturante. A proposio jurdica de Kelsen a dimenso concretizadora de Mller. Kelsen apenas examina a juridicidade da norma (na concepo da Teoria Pura); Mller, ao revs,
1

Traduo livre: a metodologia ocupa certamente no seio da Teoria Estruturante do Direito um lugar estratgico. 2 Traduo livre: O Direito uma forma particular de poltica, que est acentuada e articulada de maneira caracterstica no seio do Estado de direito.

131

FIDS
analisa integralmente o arcabouo normativo (plano literrio, lingustico, plano material, plano conjuntural), em cada caso per se, e cria a norma de deciso (Entscheidungsnorm), ou seja, o ato decisrio, realizador do Direito.

3 CATEGORIAS BSICAS DA TEORIA ESTRUTURANTE DO DIREITO

De modo sucinto e objetivo, analisaremos, agora, as categorias bsicas da Teoria Estruturante do Direito. Para Friedrich. Mller (1996, p. 49) o Direito uma forma particular de poltica. Vale dizer: impossvel uma satisfatria analise jurdica, sem a pr-compreenso poltica. De acordo com a ordem da Nova Hermenutica, so estas as categorias fundamentais da interpretao concretizante do Direito: Norma-texto (Normtext) o direito normado. a norma, na sua expresso lingstica. a norma, na sua forma redacional. o enunciado normativo. Exemplo A sade direito de todos e dever do Estado. (art. 196 da Constituio Federal/88). A norma-texto no , ainda, a norma eficaz, efetiva e eficiente. a norma-impulso. a norma primria, que vai possibilitar a construo da norma poltica de deciso. a norma inicial. o input do sistema jurdico. Em seguida, tem-se a norma-programa (Norm-program). A norma-programa , na verdade, um programa normativo, que possibilita a interpretao do conjunto normativo, rectius, o entendimento de todos os elementos essenciais e variantes hermenuticos da norma textualizada. Nela encontram-se os dados lingsticos (sprachdaten), ou seja, os elementos
FIDES, Natal, v. 2, n.1, jan./jun. 2011. 0000-0000

gramaticais, sistemticos e genticos, necessrios correta interpretao jurdica do texto legal. Ao depois, elencam-se os dados reais, isto , os elementos do campo normativo, a pauta da realidade. o mbito normativo (Normbereich) a norma-mbito. A interconexo da norma-programa com a norma-mbito produz a norma de Direito (Rechtsnorm) norma jurdica, genrica ao depois, produz a norma de deciso (Entschei dungsnorm). a norma de deciso. a norma individual. o output. o ato administrativo. a sentena. o contrato. a conveno coletiva. tudo que produza efeitos jurdicosconcretos.

132

FIDS
Rememorando: as categorias essenciais da Teoria Estruturante do Direito so: a) norma texto; b) a norma-programa; c) norma-mbito; d) norma jurdica; e e) norma de deciso, composta de juridicidade, politicidade e concretude, ou seja, deciso poltica.

4 A TEORIA POLITIZANTE DO DIREITO - ASPECTOS BSICOS

A Teoria Politizante do Direito apresenta um discurso fortalecedor do Estado Democrtico de Direito. Na sua estrutura doutrinria, encontram-se os elementos solidificadores de uma nova concepo poltico-jurdica. Na clssica obra Do Estado Liberal ao Estado Social, aparecem os conceitos nucleares das novas percepes polticas, bem assim uma atualizao do pensamento jusfilosfico tradicional. No Curso de Direito Constitucional, o mestre Paulo Bonavides alia, com erudio e maestria, toda a pauta do constitucionalismo clssico com os mais contemporneos segmentos da vigente realidade constitucional. Enfatiza os aspectos da Constituio principiolgica, sem dvida, o grande legado da Constituio Federal de 1988. De outro bordo, demonstra - quantum satis que os princpios contm fora normativa, vale dizer: devem ser aplicados, eficacializados e efetivados. Numa palavra: concretizados. Na diferenciao ontolgica entre princpios e regras, alerta-nos ele:

As regras vigem, os princpios valem; o valor que neles se infere se exprime em graus distintos. Os princpios, enquanto valores fundamentais, governam a FIDES, Natal, v. 2, n.1, jan./jun. 2011. 0000-0000 Constituio, o regmen, a ordem jurdica. No so apenas a lei, mas o Direito em toda a sua extenso, substancialidade, plenitude e abrangncia. (BONAVIDES, 1999, p. 260)

Nesta linha de raciocnio, os princpios contm normatividade. A dimenso axiolgica constitucional positivada para valer e produzir efeitos concretos. A poca que considerou os princpios como de natureza gentica j se foi, de vez que os princpios, no contexto hodierno, valem mais que as normas. Inexiste norma-princpio, no

133

FIDS
nosso sentir; princpio princpio, conquista histrica; e norma norma, regra jurdica de convivncia social. Sejamos afirmativos e no dbios. Na Cincia Poltica, vislumbram-se as definies de natureza poltica, tais como regime de governo, sistema de governo, plebiscito, referendo, iniciativa popular, entre outros. No seu mais recente livro (2007), o mestre de Fortaleza densifica sua mensagem doutrinria, na abordagem de temas como Globalizao, a Salvaguarda da Democracia constitucional, Constituio ou Medida Provisria e Plebiscito e Mini Constituinte. Numa pontuao magistral sobre o neo-liberalismo, preleciona: A globalizao o facismo branco do sculo XXI: universaliza o egosmo e ex-patria a solidariedade. Devera, a globalizao desnatura a convivncia social, atingindo os valores bsicos da nacionalidade dos povos. possvel, como j se disse, globalizar o mercado, mas nunca a sociedade. O Direito tem a funo essencial de humanizar o processo globalizante, mantendo o valor humano acima de qualquer outro valor. A defesa, neste passo, do princpio da dignidade da pessoa humana, decisiva. Como se v, a dimenso doutrinria da teoria em foco ostenta uma ocenica fecundidade hermenutica, nos campos poltico, jurdico econmico e social, consagrando-a pela permanente indicao poltica, ou seja, h sempre um liame entre a expresso cultural e o exerccio do poder.

5 AS DIMENSES CONSTITUCIONAIS DAS POLTICAS PBLICAS

As dimenses constitucionais das polticas pblicas, a nosso ver, so estas: No constitucionalismo contemporneo, que privilegia a dignidade da pessoa humana, como princpio mximo do sistema jurdico, impossvel fazer abordagem desses temas, sem uma compreenso sistmica, holstica, universal. imperiosa a mudana da metodologia desse importante ente da Constituio, com o escopo de obter-se uma viso geral desses dispositivos constitucionais. A viso tem de ser integrada, sistmica, repito, holstica. Em verdade, arrecadam-se tributos para a realizao oramentria, que deve propiciar o desenvolvimento econmico e financeiro, para concreo da ordem social.
FIDES, Natal, v. 2, n.1, jan./jun. 2011. 0000-0000

Tributao, Oramento, Ordem Econmica e Financeira e Ordem Social.

134

FIDS
Sem essa viso integralizada, no se justifica o estudo constitucional desses elementos constitutivos das polticas pblicas. A viso tributria no pode alhear-se da viso social. Antes da viso predial, material e fiscal, deve ter-se a viso scio-econmica dos contribuintes e com cuidado para que sejam esclarecidos das suas obrigaes tributrias. o que estatui o art. 150, 5 da Constituio Federal. Esta lei at agora no foi promulgada, nem se tem notcia de algum anteprojeto de lei que preencha esta ocenica lacuna. Todos os deveres constitucionais centram-se nestas dimenses, pois, se elas no se efetivarem, desaparece o fulgor constitucional. A Constituio existe para o homem e no o contrrio. A viso fiscalista dos nossos agentes estatais tem desmerecido estas dimenses, que so vitais para o desenvolvimento humano e no para o empobrecimento das pessoas. Na ordem social, destacamos a sade, a educao, a previdncia, o meio-ambiente, a famlia, a criana, o adolescente, o idoso, e a comunicao social sobre que escrevemos alhures. Enfim, a tributao s justificada, se resultar em benefcio social. Afora isso desrespeito ao princpio da dignidade da pessoa humana. Tributar sem realizar os bens sociais, exercer dominao antidemocrtico, o contrrio da democracia. O estado de justia exige uma nova metodologia tributria, um novo olhar sobre estes temas, pra que haja um novo saber e um novo fazer. Importante contribuio legou-nos o STF, atravs do voto do Ministro Celso de Mello, roborando a possibilidade de controle judicirio das polticas pblicas, no que pertine reserva do possvel (ADPF- 45).
FIDES, Natal, v. 2, n.1, jan./jun. 2011. 0000-0000

H sempre um mnimo existencial um mnimo social a ser atendido pelo Estado. O Ministrio Pblico tem desempenhado um papel relevante, no campo da concretizao constitucional, em vrias reas. Realizar e no s proclamar as virtudes da Constituio, eis o desafio hodierno.

6 FUNES ESTATAIS E CONSTITUCIONALISMO CONTEMPORNEO.

As funes estatais devem concretizar a Constituio. este o seu papel bsico, no constitucionalismo contemporneo.

135

FIDS
Como j afirmou o Mestre Paulo Bonavides (1999, p. 260) As regras vigem; os princpios valem. Supe-se a eficcia principal, mais do que a concepo terica. o que vem ocorrendo com a funo judiciria, mais do que com as funes legislativa e executiva. No se olvida a eficincia da funo ministerial.

7 COMPREENSO

Na compreenso desta nova concepo constitucional, leva-se em conta: a) o compromisso humanstico; b) a implementao da estrutura constitucional e o binmio Princpio-Norma.

8 PONDERAES FINAIS

A novidade conceitual e metodolgica desta nova anlise, reside na interao entre a Teoria Estruturante do Direito (Norma-Texto; Norma-programa; Norma-mbito; Normajurdica e Norma de Deciso) e o arcabouo das Dimenses Constitucionais das Polticas Pblicas: Tributao (art. 135-CFB); Oramento (art.165-CFB); Ordem Econmica e financeira (art. 170-CFB) e Ordem Social (art. 193-CFB). Torna-se impossvel o estudo da Norma de Deciso, portanto, uma Norma de conotao poltica, sem esta nova viso sistmica.
FIDES, Natal, v. 2, n.1, jan./jun. 2011. 0000-0000

Finalizamos com a lio do Mestre Paulo Bonavides:


Sem a concretizao dos direitos sociais no se poder alcanar jamais a Sociedade livre, justa e solidria, contemplada constitucionalmente como um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil (art. 3). (BONAVIDES, 2007, p. 642)

136

FIDS
REFERNCIAS BONAVIDES, Paulo. Do Estado Liberal ao Estado Social. 8. ed. So Paulo: Malheiros, 2007. ______. Curso de Direito Constitucional. 8. ed. rev. atual. e ampl. So Paulo: Malheiros, 1999. ______. Curso de Direito Constitucional. 21. ed. atual. So Paulo: Malheiros, 2007. ______. Cincia Poltica. 10. ed. rev. e atual. So Paulo: Malheiros, 2007. JOUANJAN, Olivier. Prsentation du traducteur. In: MLLER, Friedrich. Discours de la mthode juridique. Trad. de Olivier Jouanjan. Paris: Presses Universitaires, 1996. MLLER, Friedrich. Discours de la mthode juridique. Trad. de Olivier Jouanjan. Paris: Presses Universitaires, 1996. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental n 45 (ADPF 45). Rel. Min. Celso de MELLO, j. 29/04/2004, D.J. de 04/05/2004. Disponvel em: <http://www.stf.jus.br/portal/peticaoInicial/verPeticaoInicial.asp? base=ADPF&s1=45&processo=45>. Acesso em: 14 abr. 2011. THE CONSTITUTIONAL CONCRETIZATION ABSTRACT The present study discusses about the founding aspects of Friedrich Mllers structuring theory of law, and of a politicizing theory of law according to Paulo Bonavides. In addition, it deals with the constitutional dimensions of public politics such as taxation, budgeting, economic and finacial order and social order, as well the constitutional functions of efectivation. In this sense, it considers the constitutional concretization. Keywords: Structuring theory of law. Friedrich Mller. Politicizing theory of law. Public politics. Constitutional concretization.
FIDES, Natal, v. 2, n.1, jan./jun. 2011. 0000-0000

137

Anda mungkin juga menyukai