Anda di halaman 1dari 35

Resoluo n 1.

010, de 22 de agosto de 2005 Dispe sobre a regulamentao da atribuio de ttulos profissionais, atividades, competncias e caracterizao do mbito de atuao dos profissionais inseridos no Sistema Confea/Crea, para efeito de fiscalizao do exerccio profissional. O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA - Confea, no uso das atribuies que lhe confere a alnea "f" do art. 27 da Lei n 5.194, de 24 de dezembro 1966, e Considerando a Lei n 5.194, de 24 de dezembro de 1966, que regula o exerccio das profisses de engenheiro, de arquiteto e de engenheiro agrnomo; Considerando a Lei n 4.076, de 23 de junho de 1962, que regula o exerccio da profisso de gelogo; Considerando a Lei n 6.664, de 26 de junho de 1979, que disciplina a profisso de gegrafo; Considerando a Lei n 6.835, de 14 de outubro de 1980, que dispe sobre o exerccio da profisso de meteorologista; Considerando o Decreto n 23.196, de 12 de outubro de 1933, que regula o exerccio da profisso agronmica; Considerando o Decreto n 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que regula o exerccio das profisses de engenheiro, de arquiteto e de agrimensor; Considerando o Decreto-Lei n 8.620, de 10 de janeiro de 1946, que dispe sobre a regulamentao do exerccio das profisses de engenheiro, de arquiteto e de agrimensor, regida pelo Decreto n 23.569, de 1933; Considerando a Lei n 4.643, de 31 de maio de 1965, que determina a incluso da especializao de engenheiro florestal na enumerao do art. 16 do Decreto-Lei n 8.620, de 1946; Considerando a Lei n 5.524, de 5 de novembro de 1968, que dispe sobre a profisso de tcnico industrial e agrcola de nvel mdio; Considerando o Decreto n 90.922, de 6 de fevereiro de 1985, que regulamenta a Lei n 5.524, de 1968, modificado pelo Decreto n 4.560, de 30 de dezembro de 2002; Considerando a Lei n 7.410, de 27 de novembro de 1985, que dispe sobre a especializao de engenheiros e arquitetos em Engenharia de Segurana do Trabalho; Considerando o Decreto n 92.530, de 9 de abril de 1986, que regulamenta a Lei n 7.410, de 1985; Considerando a Lei n 7.270, de 10 de dezembro de 1984, que apresenta disposies referentes ao exerccio da atividade de percia tcnica; Considerando a Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional;

Considerando o Decreto n 5.154, de 23 de julho de 2004, que regulamenta o 2 do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei n 9.394, de 1996; Considerando a Lei n 9.131, de 24 de novembro de 1985, que altera dispositivos da Lei n 4.024, de 20 de dezembro de 1961, RESOLVE: Art. 1 Estabelecer normas, estruturadas dentro de uma concepo matricial, para a atribuio de ttulos profissionais, atividades e competncias no mbito da atuao profissional, para efeito de fiscalizao do exerccio das profisses inseridas no Sistema Confea/Crea. Pargrafo nico. As profisses inseridas no Sistema Confea/Crea so as de engenheiro, de arquiteto e urbanista, de engenheiro agrnomo, de gelogo, de gegrafo, de meteorologista, de tecnlogo e de tcnico. CAPTULO I DAS ATRIBUIES DE TTULOS PROFISSIONAIS Art. 2 Para efeito da fiscalizao do exerccio das profisses objeto desta Resoluo, so adotadas as seguintes definies: I atribuio: ato geral de consignar direitos e responsabilidades dentro do ordenamento jurdico que rege a comunidade; II - atribuio profissional: ato especfico de consignar direitos e responsabilidades para o exerccio da profisso, em reconhecimento de competncias e habilidades derivadas de formao profissional obtida em cursos regulares; III - ttulo profissional: ttulo atribudo pelo Sistema Confea/Crea a portador de diploma expedido por instituies de ensino para egressos de cursos regulares, correlacionado com o(s) respectivo(s) campo(s) de atuao profissional, em funo do perfil de formao do egresso, e do projeto pedaggico do curso; IV - atividade profissional: ao caracterstica da profisso, exercida regularmente; V - campo de atuao profissional: rea em que o profissional exerce sua profisso, em funo de competncias adquiridas na sua formao; VI formao profissional: processo de aquisio de competncias e habilidades para o exerccio responsvel da profisso; VII - competncia profissional: capacidade de utilizao de conhecimentos, habilidades e atitudes necessrios ao desempenho de atividades em campos profissionais especficos, obedecendo a padres de qualidade e produtividade; VIII - modalidade profissional: conjunto de campos de atuao profissional da Engenharia correspondentes a formaes bsicas afins, estabelecido em termos genricos pelo Confea; IX categoria (ou grupo) profissional: cada uma das trs profisses regulamentadas na Lei n 5.194 de 1966; e X curso regular: curso tcnico ou de graduao reconhecido, de ps-graduao credenciado, ou de ps-graduao senso lato considerado vlido, em consonncia com as disposies legais que disciplinam o sistema educacional, e registrado no Sistema Confea/Crea.

Art. 3 Para efeito da regulamentao da atribuio de ttulos, atividades e competncias para os diplomados no mbito das profisses inseridas no Sistema Confea/Crea, consideram-se nesta Resoluo os seguintes nveis de formao profissional, quando couber: I - tcnico; II graduao superior tecnolgica; III graduao superior plena; IV - ps-graduao no senso lato (especializao); e V - ps-graduao no senso estrito (mestrado ou doutorado). Art. 4 Ser obedecida a seguinte sistematizao para a atribuio de ttulos profissionais e designaes de especialistas, em correlao com os respectivos perfis e nveis de formao, e projetos pedaggicos dos cursos, no mbito do respectivo campo de atuao profissional, de formao ou especializao: I - para o diplomado em curso de formao profissional tcnica, ser atribudo o ttulo de tcnico; II - para o diplomado em curso de graduao superior tecnolgica, ser atribudo o ttulo de tecnlogo; III - para o diplomado em curso de graduao superior plena, ser atribudo o ttulo de engenheiro, de arquiteto e urbanista, de engenheiro agrnomo, de gelogo, de gegrafo ou de meteorologista, conforme a sua formao; IV - para o tcnico ou tecnlogo portador de certificado de curso de especializao ser acrescida ao ttulo profissional atribudo inicialmente a designao de especializado no mbito do curso; V - para os profissionais mencionados nos incisos II e III do art. 3 desta Resoluo, portadores de certificado de curso de formao profissional ps-graduada no senso lato, ser acrescida ao ttulo profissional atribudo inicialmente a designao de especialista; VI - para o portador de certificado de curso de formao profissional psgraduada no senso lato em Engenharia de Segurana do Trabalho, ser acrescida ao ttulo profissional atribudo inicialmente a designao de engenheiro de segurana do trabalho; e VII - para os profissionais mencionados nos incisos II e III do art. 3 desta Resoluo, diplomados em curso de formao profissional ps-graduada no senso estrito, ser acrescida ao ttulo profissional atribudo inicialmente a designao de mestre ou doutor na respectiva rea de concentrao de seu mestrado ou doutorado. 1 Os ttulos profissionais sero atribudos em conformidade com a Tabela de Ttulos Profissionais do Sistema Confea/Crea, estabelecida em resoluo especfica do Confea, atualizada periodicamente, e com observncia do disposto nos arts. 7, 8, 9, 10 e 11 e seus pargrafos, desta Resoluo. 2 O ttulo de engenheiro ser obrigatoriamente acrescido de denominao que caracterize a sua formao profissional bsica no mbito do(s) respectivo(s) campo(s) de atuao profissional da categoria, podendo abranger simultaneamente diferentes mbitos de campos. 3 As designaes de especialista, mestre ou doutor s podero ser acrescidas ao ttulo profissional de graduados em nvel superior previamente registrados no Sistema Confea/Crea.

CAPTULO II DAS ATRIBUIES PARA O DESEMPENHO DE ATIVIDADES NO MBITO DAS COMPETNCIAS PROFISSIONAIS Art. 5 Para efeito de fiscalizao do exerccio profissional dos diplomados no mbito das profisses inseridas no Sistema Confea/Crea, em todos os seus respectivos nveis de formao, ficam designadas as seguintes atividades, que podero ser atribudas de forma integral ou parcial, em seu conjunto ou separadamente, observadas as disposies gerais e limitaes estabelecidas nos arts. 7, 8, 9, 10 e 11 e seus pargrafos, desta Resoluo: Atividade 01 - Gesto, superviso, coordenao, orientao tcnica; Atividade 02 - Coleta de dados, estudo, planejamento, projeto, especificao; Atividade 03 - Estudo de viabilidade tcnico-econmica e ambiental; Atividade 04 - Assistncia, assessoria, consultoria; Atividade 05 - Direo de obra ou servio tcnico; Atividade 06 - Vistoria, percia, avaliao, monitoramento, laudo, parecer tcnico, auditoria, arbitragem; Atividade 07 - Desempenho de cargo ou funo tcnica; Atividade 08 - Treinamento, ensino, pesquisa, desenvolvimento, anlise, experimentao, ensaio, divulgao tcnica, extenso; Atividade 09 - Elaborao de oramento; Atividade 10 - Padronizao, mensurao, controle de qualidade; Atividade 11 - Execuo de obra ou servio tcnico; Atividade 12 - Fiscalizao de obra ou servio tcnico; Atividade 13 - Produo tcnica e especializada; Atividade 14 - Conduo de servio tcnico; Atividade 15 - Conduo de equipe de instalao, montagem, operao, reparo ou manuteno; Atividade 16 - Execuo de instalao, montagem, operao, reparo ou manuteno; Atividade 17 Operao, manuteno de equipamento ou instalao; e Atividade 18 - Execuo de desenho tcnico. Pargrafo nico. As definies das atividades referidas no caput deste artigo encontram-se no glossrio constante do Anexo I desta Resoluo. Art. 6 Aos profissionais dos vrios nveis de formao das profisses inseridas no Sistema Confea/Crea dada atribuio para o desempenho integral ou parcial das atividades estabelecidas no artigo anterior, circunscritas ao mbito do(s) respectivo(s) campo(s) profissional(ais), observadas as disposies gerais estabelecidas nos arts. 7, 8, 9, 10 e 11 e seus pargrafos, desta Resoluo, a sistematizao dos campos de atuao profissional estabelecida no Anexo II, e as seguintes disposies:

I - ao tcnico, ao tecnlogo, ao engenheiro, ao arquiteto e urbanista, ao engenheiro agrnomo, ao gelogo, ao gegrafo, e ao meteorologista compete o desempenho de atividades no(s) seu(s) respectivo(s) campo(s) profissional(ais), circunscritos ao mbito da sua respectiva formao e especializao profissional; e II - ao engenheiro, ao arquiteto e urbanista, ao engenheiro agrnomo, ao gelogo, ao gegrafo, ao meteorologista e ao tecnlogo, com diploma de mestre ou doutor compete o desempenho de atividades estendidas ao mbito das respectivas reas de concentrao do seu mestrado ou doutorado. CAPTULO III DO REGISTRO DOS PROFISSIONAIS Seo I Da Atribuio Inicial Art. 7 A atribuio inicial de ttulos profissionais, atividades e competncias para os diplomados nos respectivos nveis de formao, nos campos de atuao profissional abrangidos pelas diferentes profisses inseridas no Sistema Confea/Crea, ser efetuada mediante registro e expedio de carteira de identidade profissional no Crea, e a respectiva anotao no Sistema de Informaes Confea/Crea - SIC. Art. 8 O Crea, atendendo ao que estabelecem os arts. 10 e 11 da Lei n 5.194, de 1966, dever anotar as caractersticas da formao do profissional, com a correspondente atribuio inicial de ttulo, atividades e competncias para o exerccio profissional, levando em considerao as disposies dos artigos anteriores e do Anexo II desta Resoluo. 1 O registro dos profissionais no Crea e a respectiva atribuio inicial de ttulo profissional, atividades e competncias sero procedidos de acordo com critrios a serem estabelecidos pelo Confea para a padronizao dos procedimentos, e dependero de anlise e deciso favorvel da(s) cmara(s) especializada(s) do Crea, correlacionada(s) com o respectivo mbito do(s) campos(s) de atuao profissional. 2 A atribuio inicial de ttulo profissional, atividades e competncias decorrer, rigorosamente, da anlise do perfil profissional do diplomado, de seu currculo integralizado e do projeto pedaggico do curso regular, em consonncia com as respectivas diretrizes curriculares nacionais. Seo II Da Extenso da Atribuio Inicial Art. 9 A extenso da atribuio inicial fica restrita ao mbito da mesma categoria profissional. Art. 10. A extenso da atribuio inicial de ttulo profissional, atividades e competncias na categoria profissional Engenharia, em qualquer dos respectivos nveis de formao profissional ser concedida pelo Crea em que o profissional requereu a extenso, observadas as seguintes disposies: I - no caso em que a extenso da atribuio inicial se mantiver na mesma modalidade profissional, o procedimento dar-se- como estabelecido no caput deste artigo, e depender de deciso favorvel da respectiva cmara especializada; e

II no caso em que a extenso da atribuio inicial no se mantiver na mesma modalidade, o procedimento dar-se- como estabelecido no caput deste artigo, e depender de deciso favorvel das cmaras especializadas das modalidades envolvidas. 1 A extenso da atribuio inicial decorrer da anlise dos perfis da formao profissional adicional obtida formalmente, mediante cursos comprovadamente regulares, cursados aps a diplomao, devendo haver deciso favorvel da(s) cmara(s) especializada(s) envolvida(s). 2 No caso de no haver cmara especializada no mbito do campo de atuao profissional do interessado, ou cmara inerente extenso de atribuio pretendida, a deciso caber ao Plenrio do Crea. 3 A extenso da atribuio inicial aos tcnicos portadores de certificados de curso de especializao ser considerada dentro dos mesmos critrios do caput deste artigo e seus incisos. 4 A extenso da atribuio inicial aos portadores de certificados de formao profissional adicional obtida no nvel de formao ps-graduada no senso lato, expedidos por curso regular registrado no Sistema Confea/Crea, ser considerada dentro dos mesmos critrios do caput deste artigo e seus incisos. 5 Nos casos previstos nos 3 e 4, ser exigida a prvia comprovao do cumprimento das exigncias estabelecidas pelo sistema educacional para a validade dos respectivos cursos. Seo III Da Sistematizao dos Campos de Atuao Profissional Art. 11. Para a atribuio de ttulos profissionais, atividades e competncias ser observada a sistematizao dos campos de atuao profissional e dos nveis de formao profissional mencionados no art. 3 desta Resoluo, e consideradas as especificidades de cada campo de atuao profissional e nvel de formao das vrias profisses integrantes do Sistema Confea/Crea, apresentadas no Anexo II. 1 A sistematizao mencionada no caput deste artigo, constante do Anexo II, tem caractersticas que devero ser consideradas, no que couber, em conexo com os perfis profissionais, estruturas curriculares e projetos pedaggicos, em consonncia com as diretrizes curriculares nacionais dos cursos que levem diplomao ou concesso de certificados nos vrios nveis profissionais, e dever ser revista periodicamente, com a deciso favorvel das cmaras especializadas, do Plenrio dos Creas e aprovao pelo Plenrio do Confea com voto favorvel de no mnimo dois teros do total de seus membros. 2 Para a atribuio inicial de ttulos profissionais, atividades e competncias para os profissionais diplomados no nvel tcnico e para os diplomados no nvel superior em Geologia, em Geografia e em Meteorologia prevalecero as disposies estabelecidas nas respectivas legislaes especficas. CAPTULO IV DAS DISPOSIES GERAIS Art. 12. Ao profissional j diplomado aplicar-se- um dos seguintes critrios:

I ao que estiver registrado ser permitida a extenso da atribuio inicial de ttulo profissional, atividades e competncias, em conformidade com o estabelecido nos arts. 9 e 10 e seus pargrafos, desta Resoluo; ou II ao que ainda no estiver registrado, ser concedida a atribuio inicial de ttulo profissional, atividades e competncias, em conformidade com os critrios em vigor antes da vigncia desta Resoluo, sendo-lhe permitida a extenso da mesma em conformidade com o estabelecido nos arts. 9 e 10 e seus pargrafos, desta Resoluo. Art. 13. Ao aluno matriculado em curso comprovadamente regular, anteriormente entrada em vigor desta Resoluo, permitida a opo pelo registro em conformidade com as disposies ento vigentes. Art. 14. Questes levantadas no mbito dos Creas relativas a atribuies de ttulos profissionais, atividades e competncias sero decididas pelo Confea em conformidade com o disposto no pargrafo nico do art. 27 da Lei n 5.194, de 1966. Art. 15. O Confea, no prazo de at cento e vinte dias a contar da data de publicao desta Resoluo, dever apreciar e aprovar os Anexos I e II nela referidos. Art. 16. Esta resoluo entra em vigor em, no mximo, cento e oitenta dias aps a data do estabelecimento pelo Confea dos critrios para a padronizao dos procedimentos mencionados no 1 do art. 8, necessrios sua devida operacionalizao. Pargrafo nico. O estabelecimento dos critrios objeto deste artigo dever, obrigatoriamente, ser expedido pelo Confea em, no mximo, trezentos e sessenta e cinco dias a partir da data da publicao desta Resoluo. Braslia, 22 de agosto de 2005.

Eng. Wilson Lang Presidente

ANEXO I

PREMBULO Este Anexo I constitui um glossrio que define de forma especfica as atividades seguintes, estabelecidas no art. 5 da Resoluo n 1.010, de 2005, a serem atribudas para o exerccio da profisso nos vrios nveis de formao, de forma integral ou parcial, em seu conjunto ou separadamente, observadas as demais disposies estabelecidas na resoluo: Atividade 1 - Gesto, superviso, coordenao, orientao tcnica; Atividade 2 - Coleta de dados, estudo, planejamento, projeto, especificao; Atividade 3 - Estudo de viabilidade tcnico-econmica e ambiental; Atividade 4 - Assistncia, assessoria, consultoria; Atividade 5 - Direo de obra ou servio tcnico; Atividade 6 - Vistoria, percia, avaliao, monitoramento, laudo, parecer tcnico, auditoria, arbitragem; Atividade 7 - Desempenho de cargo ou funo tcnica; Atividade 8 - Treinamento, ensino, pesquisa, desenvolvimento, anlise, experimentao, ensaio, divulgao tcnica, extenso; Atividade 9 - Elaborao de oramento; Atividade 10 - Padronizao, mensurao, controle de qualidade; Atividade 11 - Execuo de obra ou servio tcnico; Atividade 12 - Fiscalizao de obra ou servio tcnico; Atividade 13 - Produo tcnica especializada; Atividade 14 - Conduo de servio tcnico; Atividade 15 - Conduo de equipe de instalao, montagem, operao, reparo ou manuteno; Atividade 16 - Execuo de instalao, montagem, reparo ou manuteno; Atividade 17 - Operao, manuteno de equipamento ou instalao; e Atividade 18 - Execuo de desenho tcnico. Deve ser destacado que o art. 5 da Resoluo n 1.010, de 2005 aplicvel a todos os nveis de formao profissional considerados no art. 3 da resoluo, e as atividades definidas no glossrio do Anexo I abrangem e complementam as estabelecidas para as profisses que integram o Sistema Confea/Crea regidas por legislao especfica. Para efeito da constituio do acervo tcnico do profissional registrado no Crea, o desempenho das atividades deve ser efetuado atravs de Anotao de Responsabilidade Tcnica - ART, em conformidade com as disposies vigentes.

GLOSSRIO
Este glossrio de natureza especfica, no devendo prevalecer entendimentos distintos dos termos nele apresentados, embora aplicveis em outros contextos. Anlise atividade que envolve a determinao das partes constituintes de um todo, buscando conhecer sua natureza ou avaliar seus aspectos tcnicos. Arbitragem atividade que constitui um mtodo alternativo para solucionar conflitos a partir de deciso proferida por rbitro escolhido entre profissionais da confiana das partes envolvidas, versados na matria objeto da controvrsia. Assessoria atividade que envolve a prestao de servios por profissional que detm conhecimento especializado em determinado campo profissional, visando ao auxlio tcnico para a elaborao de projeto ou execuo de obra ou servio. Assistncia atividade que envolve a prestao de servios em geral, por profissional que detm conhecimento especializado em determinado campo de atuao profissional, visando suprir necessidades tcnicas. Auditoria atividade que envolve o exame e a verificao de obedincia a condies formais estabelecidas para o controle de processos e a lisura de procedimentos. Avaliao atividade que envolve a determinao tcnica do valor qualitativo ou monetrio de um bem, de um direito ou de um empreendimento. Coleta de dados atividade que consiste em reunir, de maneira consistente, dados de interesse para o desempenho de tarefas de estudo, planejamento, pesquisa, desenvolvimento, experimentao, ensaio, e outras afins. Conduo atividade de comandar a execuo, por terceiros, do que foi determinado por si ou por outros. Consultoria atividade de prestao de servios de aconselhamento, mediante exame de questes especficas, e elaborao de parecer ou trabalho tcnico pertinente, devidamente fundamentado. Controle de qualidade atividade de fiscalizao exercida sobre o processo produtivo visando garantir a obedincia a normas e padres previamente estabelecidos. Coordenao atividade exercida no sentido de garantir a execuo de obra ou servio segundo determinada ordem e mtodo previamente estabelecidos. Desempenho de cargo ou funo tcnica - atividade exercida de forma continuada, no mbito da profisso, em decorrncia de ato de nomeao, designao ou contrato de trabalho. Desenvolvimento atividade que leva consecuo de modelos ou prottipos, ou ao aperfeioamento de dispositivos, equipamentos, bens ou servios, a partir de conhecimentos obtidos atravs da pesquisa cientfica ou tecnolgica. Direo atividade tcnica de determinar, comandar e essencialmente decidir na consecuo de obra ou servio. Divulgao tcnica atividade de difundir, propagar ou publicar matria de contedo tcnico. Elaborao de oramento atividade realizada com antecedncia, que envolve o levantamento de custos, de forma sistematizada, de todos os elementos inerentes execuo de determinado empreendimento. Ensaio atividade que envolve o estudo ou a investigao sumria de aspectos tcnicos e/ou cientficos de determinado assunto.
2

Ensino atividade cuja finalidade consiste na transmisso de conhecimento de maneira formal. Equipamento instrumento, mquina ou conjunto de dispositivos operacionais, necessrio para a execuo de atividade ou operao determinada. Especificao atividade que envolve a fixao das caractersticas, condies ou requisitos relativos a materiais, equipamentos, instalaes ou tcnicas de execuo a serem empregados em obra ou servio tcnico. Estudo atividade que envolve simultaneamente o levantamento, a coleta, a observao, o tratamento e a anlise de dados de natureza diversa, necessrios ao projeto ou execuo de obra ou servio tcnico, ou ao desenvolvimento de mtodos ou processos de produo, ou determinao preliminar de caractersticas gerais ou de viabilidade tcnica, econmica ou ambiental. Execuo atividade em que o Profissional, por conta prpria ou a servio de terceiros, realiza trabalho tcnico ou cientfico visando materializao do que previsto nos projetos de um servio ou obra. Execuo de desenho tcnico atividade que implica a representao grfica por meio de linhas, pontos e manchas, com objetivo tcnico. Experimentao atividade que consiste em observar manifestaes de um determinado fato, processo ou fenmeno, sob condies previamente estabelecidas, coletando dados, e analisando-os com vistas obteno de concluses. Extenso atividade que envolve a transmisso de conhecimentos tcnicos pela utilizao de sistemas informais de aprendizado. Fiscalizao atividade que envolve a inspeo e o controle tcnicos sistemticos de obra ou servio, com a finalidade de examinar ou verificar se sua execuo obedece ao projeto e s especificaes e prazos estabelecidos. Gesto conjunto de atividades que englobam o gerenciamento da concepo, elaborao, projeto, execuo, avaliao, implementao, aperfeioamento e manuteno de bens e servios e de seus processos de obteno. Instalao atividade de dispor ou conectar convenientemente conjunto de dispositivos necessrios a determinada obra ou servio tcnico, de conformidade com instrues determinadas. Laudo pea na qual, com fundamentao tcnica, o profissional habilitado, como perito, relata o que observou e apresenta as suas concluses, ou avalia o valor de bens, direitos, ou empreendimentos. Manuteno atividade que implica conservar aparelhos, mquinas, equipamentos e instalaes em bom estado de conservao e operao. Mensurao atividade que envolve a apurao de aspectos quantitativos de determinado fenmeno, produto, obra ou servio tcnico, num determinado perodo de tempo. Montagem operao que consiste na reunio de componentes, peas, partes ou produtos, que resulte em dispositivo, produto ou unidade autnoma que venha a tornar-se operacional, preenchendo a sua funo. Monitoramento - atividade de examinar, acompanhar, avaliar e verificar a obedincia a condies previamente estabelecidas para a perfeita execuo ou operao de obra, servio, projeto, pesquisa, ou outro qualquer empreendimento. Normalizao Ver Padronizao. Obra resultado da execuo ou operacionalizao de projeto ou planejamento elaborado visando consecuo de determinados objetivos.

Operao atividade que implica fazer funcionar ou acompanhar o funcionamento de instalaes, equipamentos ou mecanismos para produzir determinados efeitos ou produtos. Orientao tcnica atividade de proceder ao acompanhamento do desenvolvimento de uma obra ou servio, segundo normas especficas, visando a fazer cumprir o respectivo projeto ou planejamento. Padronizao atividade que envolve a determinao ou o estabelecimento de caractersticas ou parmetros, visando uniformizao de processos ou produtos. Parecer tcnico expresso de opinio tecnicamente fundamentada sobre determinado assunto, emitida por especialista. Percia atividade que envolve a apurao das causas que motivaram determinado evento, ou da assero de direitos, e na qual o profissional, por conta prpria ou a servio de terceiros, efetua trabalho tcnico visando a emisso de um parecer ou laudo tcnico, compreendendo: levantamento de dados, realizao de anlise ou avaliao de estudos, propostas, projetos, servios, obras ou produtos desenvolvidos ou executados por outrem. Pesquisa atividade que envolve investigao minudente, sistemtica e metdica para elucidao ou o conhecimento dos aspectos tcnicos ou cientficos de determinado fato, processo, ou fenmeno. Planejamento atividade que envolve a formulao sistematizada de um conjunto de decises devidamente integradas, expressas em objetivos e metas, e que explicita os meios disponveis ou necessrios para alcan-los, num dado prazo. Produo tcnica especializada atividade em que o profissional, por conta prpria ou a servio de terceiros, efetua qualquer operao industrial ou agropecuria que gere produtos acabados ou semi acabados, isoladamente ou em srie. Projeto representao grfica ou escrita necessria materializao de uma obra ou instalao, realizada atravs de princpios tcnicos e cientficos, visando consecuo de um objetivo ou meta, adequando-se aos recursos disponveis e s alternativas que conduzem viabilidade da deciso. Reparo atividade que implica recuperar ou consertar obra, equipamento ou instalao avariada, mantendo suas caractersticas originais. Servio Tcnico desempenho de atividades tcnicas no campo profissional. Superviso atividade de acompanhar, analisar e avaliar, a partir de um plano funcional superior, o desempenho dos responsveis pela execuo projetos, obras ou servios. Trabalho Tcnico desempenho de atividades tcnicas coordenadas, de carter fsico ou intelectual, necessrias realizao de qualquer servio, obra, tarefa, ou empreendimento especializados. Treinamento atividade cuja finalidade consiste na transmisso de competncias, habilidades e destreza, de maneira prtica. Vistoria atividade que envolve a constatao de um fato, mediante exame circunstanciado e descrio minuciosa dos elementos que o constituem, sem a indagao das causas que o motivaram.

ANEXO II

PREMBULO Neste Anexo II passvel de reviso peridica, conforme disposto no art. 11, 1 da Resoluo n 1.010, de 2005 do Confea formulada a sistematizao dos campos de atuao das profisses inseridas no Sistema Confea/Crea, partindo das legislaes especficas que regulamentam o exerccio profissional respectivo, tendo em vista a realidade atual do exerccio das profisses e a sua evoluo, em funo do desenvolvimento tecnolgico, industrial, social e econmico nacional, e considerando as atuais Diretrizes Curriculares estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educao. As atribuies de ttulos, atividades e competncias em cada campo de atuao profissional, em conformidade com as disposies estabelecidas na Resoluo n 1.010, de 2005, dependero rigorosamente da profundidade e da abrangncia da capacitao de cada profissional, no seu respectivo nvel de formao, no mbito de cada campo das categorias e modalidades inseridas no Sistema Confea/Crea, com a possibilidade de interdisciplinaridade dentro de cada categoria, em decorrncia da flexibilidade que caracteriza as Diretrizes Curriculares, conforme explicitado na prpria estrutura da Resoluo n 1.010, de 2005. O Campo de Atuao Profissional dos Tcnicos Industriais abrange todas as modalidades da Categoria Engenharia e a Categoria Arquitetura e Urbanismo, e as atribuies de ttulos, atividades e competncias regem-se pelos mesmos parmetros mencionados acima, obedecida a sua legislao especfica. Da mesma forma, o Campo de Atuao Profissional do Tcnico Agrcola abrange campos da Categoria Agronomia, regendo-se tambm as suas atribuies de ttulos, atividades e competncias pelos mesmos parmetros mencionados acima, obedecida a sua legislao especfica. O Campo de Atuao Profissional dos Tecnlogos abrange tambm todos os campos profissionais das respectivas categorias, regendo-se as suas atribuies de ttulos, atividades e competncias pelos mesmos parmetros mencionados acima. So comuns aos mbitos de todos os campos de atuao profissional das trs categorias inseridas no Sistema Confea/Crea, embora neles no explicitados, alm dos relacionados com a tica e a Legislao Profissional e demais requisitos para o exerccio consciente da profisso, os seguintes tpicos inerentes ao exerccio profissional no respectivo mbito: avaliaes, auditorias, percias e arbitramentos. Da mesma forma, so inerentes ao exerccio da profisso, embora s vezes no explicitados, tpicos pertinentes ao meio ambiente que provejam a base necessria para a elaborao de relatrios ambientais previstos nas Legislaes Federal, Estaduais e Municipais, particularmente Estudos de Impacto Ambiental - EIA, e Relatrios de Impacto ao Meio Ambiente - RIMA, no mbito de cada campo de atuao profissional. Igualmente, nem sempre foram explicitados, para evitar redundncia, outros tpicos inerentes ao exerccio das profisses no mbito de cada campo das categorias e modalidades inseridas no Sistema Confea/Crea, como por exemplo os relacionados com Engenharia Econmica (gesto financeira, de custos, de investimentos, anlise de riscos em projetos e empreendimentos), sustentabilidade, inovao tecnolgica, propriedade industrial, aplicao e utilizao de informtica incluindo processamentos, softwares, modelagens e simulaes, e aplicao e utilizao de instrumentao em geral. Finalmente, pela sua especificidade, ressalta-se que o Campo de Atuao Profissional do Engenheiro de Segurana do Trabalho no considerado neste Anexo II, em funo da legislao especfica que rege esta profisso.

SISTEMATIZAO DOS CAMPOS DE ATUAO PROFISSIONAL 1. CATEGORIA ENGENHARIA 1.1. MODALIDADE CIVIL 1.1.1. CAMPO DE ATUAO PROFISSIONAL NO MBITO DA ENGENHARIA CIVIL 1.1.1.1. Construo Civil Topografia, Batimetria e Georreferenciamento. Infra-estrutura Territorial e Atividades multidisciplinares referentes a Planejamento Urbano e Regional no mbito da Engenharia Civil. Sistemas, Mtodos e Processos da Construo Civil. Tecnologia da Construo Civil. Industrializao da Construo Civil. Edificaes. Impermeabilizao e Isotermia. Terraplenagem, Compactao e Pavimentao. Estradas, Rodovias, Pistas e Ptios. Terminais Aeroporturios e Heliportos. Tecnologia dos Materiais de Construo Civil. Resistncia dos Materiais. Patologia e Recuperao das Construes. Instalaes, Equipamentos, Componentes e Dispositivos Hidro-Sanitrios, de Gs, de Preveno e Combate a Incndio. Instalaes Eltricas em Baixa Tenso e Tubulaes Telefnicas e Lgicas para fins residenciais e comerciais de pequeno porte. 1.1.1.2. Sistemas Estruturais. Estabilidade das Estruturas. Estruturas de Concreto, Metlicas, de Madeira e Outros Materiais. Pontes e Grandes Estruturas. Barragens. Estruturas Especiais. Pr-moldados. 1.1.1.3. Geotecnia Sistemas, Mtodos e Processos da Geotecnia e da Mecnica dos Solos e das Rochas. Sondagem, Fundaes, Obras de Terra e Contenes, Tneis, Poos e Taludes. 1.1.1.4. Transportes Infra-estrutura Viria. Rodovias, Ferrovias, Metrovias, Aerovias, Hidrovias. Terminais Modais e Multimodais. Sistemas e Mtodos Virios. Operao, Trfego e Servios de Transporte Rodovirio, Ferrovirio, Metrovirio, Aerovirio, Fluvial, Lacustre, Martimo e Multimodal. Tcnica e Economia dos Transportes. Trnsito, Sinalizao e Logstica. 1.1.1.5. Hidrotecnia Hidrulica e Hidrologia Aplicadas. Sistemas, Mtodos e Processos de Aproveitamento Mltiplo de Recursos Hdricos. Regularizao de Vazes e Controle de Enchentes. Obras Hidrulicas Fluviais e Martimas. Captao e Aduo de gua para Abastecimento Domstico e Industrial. Barragens e Diques. Sistemas de Drenagem e Irrigao. Vias Navegveis, Portos, Rios e Canais.

1.1.2. CAMPO DE ATUAO PROFISSIONAL NO MBITO DA ENGENHARIA SANITRIA

1.1.2.1. Saneamento Bsico Hidrulica e Hidrologia Aplicadas. Sistemas, Mtodos e Processos de Abastecimento e Tratamento, Reservao e Distribuio de guas.

Sistemas, Mtodos e Processos do Saneamento Urbano e Rural: Coleta, Transporte, Tratamento e Destinao Final de Esgotos, guas Residurias, Rejeitos e Resduos Rurais e Urbanos em geral, e Hospitalares e Industriais em particular. 1.1.2.2. Tecnologia Hidrossanitria Tecnologia dos Materiais de Construo Civil e de Produtos Qumicos e Bioqumicos utilizados na Engenharia Sanitria. Instalaes, Equipamentos, Componentes e Dispositivos da Engenharia Sanitria. 1.1.2.3. Gesto Sanitria do Ambiente Avaliao de Impactos Ambientais. Controle Sanitrio do Ambiente. Controle de Poluio. Controle de Vetores Biolgicos Transmissores de Doenas. Saneamento de Edificaes e Locais Pblicos. Higiene do Ambiente: Piscinas, Parques e reas de Lazer, de Recreao e de Esportes. Saneamento dos Alimentos.

1.1.3 CAMPO DE ATUAO PROFISSIONAL NO MBITO DA ENGENHARIA AMBIENTAL

1.1.3.1. Recursos Naturais Sistemas, Mtodos e Processos de Aproveitamento, Proteo, Monitoramento, Manejo, Gesto, Ordenamento, Desenvolvimento e Preservao de Recursos Naturais. Recuperao de reas Degradadas, Remediao e Biorremediao de Solos Degradados e guas Contaminadas e Preveno e Recuperao de Processos Erosivos. 1.1.3.2. Recursos Energticos Fontes Tradicionais, Alternativas e Renovveis de Energia Relacionadas com a Engenharia Ambiental. Sistemas e Mtodos de Converso e Conservao de Energia, e Impactos Energticos Ambientais. Eficientizao Ambiental de Sistemas Energticos Vinculados aos Campos de Atuao da Engenharia. 1.1.3.3. Gesto Ambiental Planejamento Ambiental em reas Urbanas e Rurais. Preveno de Desastres Ambientais. Administrao, Gesto e Ordenamento Ambientais. Licenciamento Ambiental. Adequao Ambiental de Empresas. Monitoramento Ambiental. Avaliao de Impactos Ambientais e Aes Mitigadoras. Controle de Poluio Ambiental. Instalaes, Equipamentos, Componentes e Dispositivos da Engenharia Ambiental.

1.2. MODALIDADE ELETRICISTA

1.2.1. CAMPO DE ATUAO PROFISSIONAL NO MBITO DA ENGENHARIA ELTRICA 1.2.1.1. Eletricidade Aplicada e Equipamentos Eletroeletrnicos Sistemas, Mtodos e Processos da Eletrotcnica e da Eletrnica. Eletromagnetismo. Circuitos e Redes. Tecnologia dos Materiais Eltricos, Eletrnicos, Magnticos e pticos. Fontes e Converso de Energia. Mquinas Eltricas. Instalaes, Equipamentos, Componentes, Dispositivos Mecnicos, Eltricos, Eletrnicos, Eletroeletrnicos, Magnticos e pticos, da Engenharia e da Indstria Eletroeletrnicas. Sistemas de Medio Eltrica e Eletrnica. Instrumentao e Controle Eltricos e Eletrnicos. Avaliao, Monitoramento e Mitigao de Impactos Ambientais Energticos e Causados por Equipamentos Eletro-Eletrnicos. 1.2.1.2. Eletrotcnica Gerao, Transmisso, Distribuio e Utilizao de Energia Eltrica. Potencial Energtico de Bacias Hidrogrficas. Sistemas Eltricos em Geral. Instalaes Eltricas em Baixa Tenso. Instalaes Eltricas em Alta Tenso. Eficientizao de Sistemas Energticos. Conservao de Energia. Fontes Alternativas e Renovveis de Energia. Auditorias, Gesto e Diagnsticos Energticos. Engenharia de Iluminao. Sistemas, Instalaes e Equipamentos Preventivos contra Descargas Atmosfricas. 1.2.1.3. Eletrnica e Comunicao Sistemas, Instalaes e Equipamentos Eletrnicos em geral e de Eletrnica Analgica, Digital e de Potncia, em particular. Sistemas, Instalaes e Equipamentos de Som e Vdeo. Sistemas, Instalaes e Equipamentos Telefnicos, de Redes Lgicas, de Cabeamento Estruturado e de Fibras pticas. Sistemas, Instalaes e Equipamentos de Controle de Acesso e de Segurana Patrimonial em geral, e de Deteco e Alarme de Incndio, em particular. Equipamentos Eletrnicos Embarcados.

1.2.2. CAMPO DE ATUAO PROFISSIONAL NO MBITO DA ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAO

1.2.2.1. Controle e Automao Sistemas Discretos e Contnuos, Mtodos e Processos Eletroeletrnicos e Eletromecnicos de Controle e Automao. Controle Lgico-Programvel, Automao de Equipamentos, Processos, Unidades e Sistemas de Produo. Administrao, Integrao e Avaliao de Sistemas de Fabricao. Instalaes, Equipamentos, Componentes e Dispositivos Mecnicos, Eltricos, Eletrnicos, Magnticos e pticos nos Campos de Atuao da Engenharia. Robtica. 1.2.2.2. Informtica Industrial Sistemas de Manufatura. Automao da Manufatura. Projeto e Fabricao Assistidos por Computador. Integrao do Processo de Projeto e Manufatura. Redes e Protocolos de Comunicao Industrial.
8

Sistemas de Controle Automtico de Equipamentos. Comando Numrico e Mquinas e Produtos de Operao Autnoma. Ferramentas e Mtodos Apoiados em Inteligncia Artificial. 1.2.2.3. Engenharia de Sistemas e de Produtos Sistemas, Mtodos e Processos Computacionais para Planejamento, Dimensionamento e Verificao para o Desenvolvimento de Produtos de Controle e Automao. Ciclo de Vida de Produtos. Sistemas, Processos e Produtos Complexos. Micro-eletromecnica e Nano-eletro-mecnica.

1.2.3 CAMPO DE ATUAO PROFISSIONAL NO MBITO DA ENGENHARIA DE COMPUTAO

1.2.3.1. Informao Sistemas, Mtodos e Processos da Informao e da Computao. 1.2.3.2. Sistemas Operacionais Organizao de Computadores. Compiladores. Paradigmas de Programao. Algoritmos e Estrutura de Dados. Softwares Aplicados Tecnologia. 1.2.3.3. Pesquisa Operacional Modelagem, Anlise e Simulao de Sistemas. Expresso Grfica Computacional. 1.2.3.4. Hardware. Redes Lgicas. Tcnicas Digitais. Informtica Industrial. Instalaes, Equipamentos, Componentes e Dispositivos de Mecnica Fina, Eltricos, Eletrnicos, Magnticos e pticos da Engenharia de Computao.

1.2.4. CAMPO DE ATUAO PROFISSIONAL NO MBITO DA ENGENHARIA DE COMUNICAO E TELECOMUNICAES

1.2.4.1. Informao e Comunicao Tecnologia da Informao. Sistemas, Mtodos e Processos de Comunicao e Telecomunicao. Telemtica. Tcnicas Analgicas e Digitais. 1.2.4.2. Sistemas Operacionais Processamento de Radiodifuso de Sinais, Som e Imagens. Telefonia e Radiocomunicao Fixa e Mvel. Radar. Satlites de Comunicao. Sistemas de Posicionamento e Navegao. Comunicao Multimdia e Telecomunicao via Cabo ou Rdio. 1.2.4.3. Tecnologia Instalaes, Equipamentos, Componentes e Dispositivos de Mecnica Fina, Eltricos, Eletrnicos, Magnticos e pticos da Engenharia de Comunicao e Telecomunicaes. Sistemas de Cabeamento Estruturado e Fibras pticas. Monitoramento de Impactos Ambientais causados por Equipamentos Eletrnicos e de Telecomunicaes.
9

1.3. MODALIDADE INDUSTRIAL 1.3.1. CAMPO DE ATUAO PROFISSIONAL NO MBITO DA ENGENHARIA MECNICA

1.3.1.1. Mecnica Aplicada Sistemas Mecnicos. Sistemas Estruturais Metlicos e de Outros Materiais. Sistemas, Mtodos e Processos de Produo, Transmisso, Distribuio, Utilizao e Conservao de Energia Mecnica. Mquinas em Geral. 1.3.1.2. Termodinmica Aplicada Sistemas Trmicos. Sistemas, Mtodos e Processos de Produo, Armazenamento, Transmisso, Distribuio e Utilizao de Energia Trmica. Caldeiras. Motores Trmicos. Refrigerao. Condicionamento de Ar. Conforto Ambiental. 1.3.1.3. Fenmenos de Transporte Sistemas Fluidodinmicos. Sistemas, Mtodos e Processos de Armazenamento, Transmisso, Distribuio e Utilizao de Fluidos em geral. Pneumtica e Hidrotcnica. Fontes e Converso de Energia. Operaes Unitrias. Mquinas de Fluxo. Instalaes, Equipamentos, Componentes, Dispositivos Mecnicos, Eltricos, Eletrnicos, Magnticos e pticos da Engenharia Mecnica. 1.3.1.4. Tecnologia Mecnica Tecnologia dos Materiais de Construo Mecnica. Metrologia. Mtodos e Processos de Usinagem e Conformao. Engenharia do Produto. Mecnica Fina e Nanotecnologia. Veculos Automotivos. Material Rodante. Transportadores e Elevadores. Estratgias de Controle e Automao dos Processos Mecnicos em geral. Instalaes, Equipamentos, Componentes e Dispositivos Mecnicos, Eletromecnicos, Magnticos e pticos da Engenharia Mecnica.

1.3.2 CAMPO DE ATUAO PROFISSIONAL NO MBITO DA ENGENHARIA METALRGICA

1.3.2.1. Tecnologia Mineral Mineralogia. Metalogenia. Sistemas, Mtodos e Processos de Beneficiamento de Minrios. 1.3.2.2. Metalurgia Extrativa Mensurao de Minrios. Sistemas, Mtodos, Processos e Aplicaes da Metalurgia Extrativa: Pirometalurgia, Hidrometalurgia, Eletrometalurgia. Siderurgia. Metalurgia dos No-Ferrosos. Combustveis Metalrgicos. Fornos. 1.3.2.3. Metalurgia Fsica Sistemas, Mtodos, Processos e Aplicaes da Metalurgia Fsica. Operaes e Processos Especiais de Produo da Indstria Metalrgica. Mtodos e Fabricao: Fundio, Soldagem, Sinterizao, e Outros.

Processos de

1.3.2.4. Tecnologia Metalrgica Tecnologia dos Materiais Metlicos, Cermicos e Outros. Empreendimentos Mnero-Metalrgicos e Produtos da Indstria Metalrgica. Instalaes, Equipamentos, Componentes e Dispositivos Mecnicos, Eltricos, Eletrnicos, Magnticos e pticos das Indstrias Mnero-Metalrgica e Metal-Mecnica.
10

1.3.3 CAMPO DE ATUAO PROFISSIONAL NO MBITO DA ENGENHARIA NAVAL E OCENICA

1.3.3.1. Sistemas Navais e Ocenicos Sistemas Mecnicos, Sistemas Estruturais Metlicos e de Outros Materiais, Sistemas Trmicos e Fluidodinmicos, e Sistemas Eletroeletrnicos, referentes a Embarcaes e Plataformas Ocenicas. Tecnologia dos Materiais de Construo Naval e Ocenica. 1.3.3.2. Tecnologia Naval e Ocenica Hidrodinmica dos Sistemas Estruturais Navais e Ocenicos. Instalaes, Equipamentos, Componentes, Dispositivos Mecnicos, Eltricos, Eletrnicos, Magnticos e pticos referentes a Sistemas a Bordo de Embarcaes e Plataformas Ocenicas. Redes de Convs, Mquinas, Motores e Propulsores. 1.3.3.3. Infraestrutura Porturia e Industrial Instalaes, Equipamentos, Componentes, Dispositivos Mecnicos, Eltricos, Eletrnicos, Magnticos e pticos referentes a Portos, Diques, Porta-batis e Plataformas Ocenicas, e Indstria da Construo Naval. 1.3.3.4. Navegabilidade Operao, Trfego e Servios de Transporte e Comunicao. Inspeo de Embarcaes e Instalaes Navais e Ocenicas. Investigao e Preveno de Acidentes Navais e Ocenicos. Monitoramento da Dinmica Ocenica na Navegabilidade.

1.3.4. CAMPO DE ATUAO PROFISSIONAL NO MBITO DA ENGENHARIA AERONUTICA E ESPACIAL 1.3.4.1. Sistemas Aeronuticos e Espaciais Sistemas Mecnicos, Sistemas Estruturais Metlicos e de Outros Materiais, Sistemas Trmicos e Fluidodinmicos, e Sistemas Eletroeletrnicos, referentes a Aeronaves, Plataformas e Veculos de Lanamento, e Espaonaves Tecnologia dos Materiais de Construo Aeronutica e Espacial. 1.3.4.2. Tecnologia Aeroespacial Aerodinmica das Aeronaves, Veculos de Lanamento e Espaonaves. Instalaes, Equipamentos, Componentes, Dispositivos Mecnicos, Eltricos, Eletrnicos, Magnticos e pticos referentes a Aeronaves, Plataformas e Veculos de Lanamento, e Espaonaves. Avinica. Redes referentes a Sistemas a Bordo. Mquinas, Motores e Propulsores. 1.3.4.3. Infraestrutura Aeroporturia e Industrial Instalaes, Equipamentos, Componentes, Dispositivos Mecnicos, Eltricos, Eletrnicos, Magnticos e pticos referentes a Infraestrutura Aeronutica e Espacial, e Indstria Aeronutica e Espacial. 1.3.4.4. Aeronavegabilidade Operaes de Vo, Trfego e Servios de Transporte Areo, Controle de Aeronaves e Comunicao. Inspeo de Instalaes da Aviao Civil. Investigao e Preveno de Acidentes Aeronuticos. Monitoramento da Dinmica Atmosfrica na Aeronavegabilidade.
11

1.3.5. CAMPO DE ATUAO PROFISSIONAL NO MBITO DA ENGENHARIA MECATRNICA

1.3.5.1. Controle e Automao Sistemas Discretos e Contnuos, Mtodos e Processos Mecatrnicos de Controle e Automao. Instalaes, Equipamentos, Componentes e Dispositivos Mecnicos, Eltricos, Eletrnicos, Magnticos e pticos da Engenharia Mecatrnica. 1.3.5.2. Informtica Industrial Manufatura Moderna orientada por FMS e Sistema CIM. Integrao do Processo de Projeto e Manufatura. Redes e Protocolos de Comunicao Industrial. Sistemas de Controle Automtico de Equipamentos. Comando Numrico e Mquinas e Produtos de Operao Autnoma. 1.3.5.3. Engenharia de Sistemas e Produtos Sistemas, Mtodos e Processos Computacionais para Planejamento, Programao, Gerenciamento, Controle da Produo e Desenvolvimento de Produtos da Engenharia Mecatrnica. Ciclo de Vida de Produtos. Sistemas, Processos e Produtos Complexos. Sistemas de Microcontrole e Microprocessamento. Desenvolvimento de Tecnologia de Suporte e Viabilizao. 1.3.5.4. Engenharia dos Processos Fsicos de Produo Operaes e Processos Industriais de Produo Mecnica. Sistemas e Mtodos de Produo. Processos Produtivos de Instalaes Industriais.

1.3.6. CAMPO DE ATUAO PROFISSIONAL NO MBITO DA ENGENHARIA DE PRODUO

1.3.6.1. Engenharia dos Processos Fsicos de Produo Gesto de Sistemas de Produo. Processos de Fabricao e Construo. Planejamento e Controle da Produo e do Produto Industrial. Logstica da Cadeia de Suprimentos. Organizao e Disposio de Mquinas e Equipamentos em Instalaes Industriais. Procedimentos, Mtodos e Seqncias de Fabricao e Construo nas Instalaes Industriais. Sistemas de Manuteno. Sistemas de Gesto de Recursos Naturais. 1.3.6.2. Engenharia da Qualidade Controle Estatstico e Metrolgico de Produtos e Processos de Fabricao e Construo. Normalizao e Certificao da Qualidade. Confiabilidade de Produtos e Processos de Fabricao e Construo. 1.3.6.3. Ergonomia Ergonomia do Produto e do Processo. Biomecnica Ocupacional. Psicologia e Organizao do Trabalho. Anlise e Preveno de Riscos de Acidentes. 1.3.6.4. Pesquisa Operacional Modelagem, Anlise e Simulao de Sistemas no mbito dos Campos de Atuao da Engenharia, em geral. Processos Estocsticos. Processos Decisrios. Anlise de Demandas por Bens e Servios. 1.3.6.5. Engenharia Organizacional Mtodos de Desenvolvimento e Otimizao de Produtos.
12

Gesto da Tecnologia, da Inovao Tecnolgica, da Informao de Produo e do Conhecimento. Planejamento Estratgico e Operacional. Estratgias de Produo. Organizao Industrial. Avaliao de Mercado. Estratgia de Mercado. Redes de Empresas e Cadeia Produtiva. Gesto de Projetos. 1.3.6.6. Engenharia Econmica Gesto Financeira de Projetos e Empreendimentos. Gesto de Custos. Gesto de Investimentos. Anlise de Risco em Projetos e Empreendimentos. Propriedade Industrial.

13

1.4. MODALIDADE QUMICA

1.4.1. CAMPO DE ATUAO PROFISSIONAL NO MBITO DA ENGENHARIA QUMICA

1.4.1.1. Qumica Tecnolgica Mineralogia. Qumica Inorgnica, Qumica Orgnica, Qumica Analtica, Fsico-qumica, Cintica Qumica. Eletroqumica, Bioqumica Aplicada, e Microbiologia Aplicada. 1.4.1.2. Operaes e Processos Qumicos Fontes e Converso de Energia Trmica e Qumica. Sistemas Trmicos. Termodinmica Aplicada. Fenmenos de Transporte. Sistemas, Mtodos e Processos de Armazenamento, Transmisso, Distribuio e Utilizao de Fluidos em geral. Sistemas, Mtodos e Processos de Produo, Armazenamento, Transmisso, Distribuio, Conservao e Utilizao de Energia Trmica. Operaes Unitrias e Processos Qumicos e Bioqumicos, no mbito geral da Indstria Qumica e Petroqumica, e da Biotecnologia Industrial. Reatores Qumicos e Bioqumicos. Estratgias de Controle e Automao dos Processos Qumicos e Bioqumicos em geral inerentes Modalidade. 1.4.1.3. Indstria Qumica em Geral Sistemas e Mtodos, no mbito geral da Indstria Qumica e Petroqumica, e da Biotecnologia Industrial. Produo e Transformao de Produtos, no mbito da Indstria Qumica e Petroqumica e da Biotecnologia Industrial. Tecnologia dos Materiais e Produtos Qumicos e Bioqumicos em geral. Instalaes, Equipamentos, Componentes e Dispositivos, no mbito da Indstria Qumica e Petroqumica e da Biotecnologia Industrial. 1.4.1.4. Indstria Nuclear Reatores Nucleares e Geradores de Energia Radioativos. Materiais e Equipamentos para a Indstria Nuclear. Fabricao de Combustvel Nuclear. Enriquecimento Isotpico. Reprocessamento de Combustvel Nuclear Irradiado. Produo e Utilizao de Radioistopos e Radiofrmacos. Processos e Anlises Radioqumicas. Licenciamento e Monitoramento de Sistemas, Mtodos, Processos Atividades, Instalaes e Equipamentos Radioativos e Nucleares. 1.4.1.5. Saneamento e Gesto Ambiental Saneamento Bsico. Sistema de Abastecimento e Tratamento de guas. Tratamento e Destinao Final de Esgotos, guas Residurias, Rejeitos e Resduos Rurais, Urbanos e Industriais em geral. Remediao de Solos. Saneamento Ambiental. Gesto Ambiental. Avaliao de Impactos Ambientais. Controle de Vetores Biolgicos Transmissores de Doenas. Radioproteo e Segurana Nuclear. Gerncia de Rejeitos Radioativos e Nucleares. Estudos e Avaliaes de Radioecologia. Segurana no Transporte de Cargas Perigosas. Gesto e Ordenamento Ambiental. Monitoramento e Mitigao de Impactos Ambientais no mbito da Modalidade.

14

1.4.2. CAMPO DE ATUAO PROFISSIONAL NO MBITO DA ENGENHARIA DE MATERIAIS 1.4.2.1. Cincia e Tecnologia dos Materiais Termodinmica Aplicada. Fsico-qumica. Cintica Qumica. Eletroqumica. Transformaes de Fase. Estrutura e Propriedades dos Materiais. Reologia. Solues Slidas. Defeitos Cristalinos. Difuso em Slidos. Deformao Plstica. Tecnologia de Anlises Microestruturais dos Materiais. 1.4.2.2. Caracterizao e Seleo de Materiais Caracterizao Mecnica, Trmica, Eltrica, Qumica, ptica e Magntica. Seleo de Materiais para Aplicaes Especiais em Alta Temperatura, em Eletroeletrnica, em Estruturas e em Resistncia a Corroso e Desgaste. 1.4.2.3. Indstria de Materiais Operaes e Processos Tecnolgicos na Fabricao e na Transformao Industrial de Materiais. Processamento, Sntese, Conformao, Tratamento e Ensaios de Materiais. Instalaes, Equipamentos, Componentes e Dispositivos da Indstria de Produo de Materiais.

1.4.3. CAMPO DE ATUAO PROFISSIONAL NO MBITO DA ENGENHARIA DE ALIMENTOS

1.4.3.1. Tecnologia de Alimentos Sistemas, Mtodos e Processos da Biotecnologia Industrial. Tecnologia dos Produtos Alimentcios. Anlise Sensorial. Embalagens. Marketing. Certificao de Qualidade. Defesa e Vigilncia Sanitria de Alimentos. 1.4.3.2. Operaes e Processos Sistemas, Mtodos e Processos de Fabricao e Transformao Industrial de Alimentos. Operaes Unitrias e Processos Qumicos e Bioqumicos da Indstria de Alimentos e da Biotecnologia Industrial. 1.4.3.3. Indstria de Alimentos Matrias Primas de Origem Vegetal, Animal e Microbiana. Instalaes, Equipamentos, Componentes, Dispositivos Mecnicos, Eltricos, Eletrnicos, Magnticos e pticos da Indstria de Alimentos. Acondicionamento, Preservao, Distribuio, Transporte e Abastecimento de Produtos da Indstria de Alimentos.

1.4.4. CAMPO DE ATUAO PROFISSIONAL NO MBITO DA ENGENHARIA TXTIL

1.4.4.1. Operaes e Processos Operaes e Processos Industriais, Mecnicos e Qumicos da Indstria Txtil. Fiao. Tecelagem. Beneficiamento, Corantes, Tingimento, e Estamparia. Gesto de Processos e Produtos. 1.4.4.2. Indstria Txtil Sistemas, Mtodos e Processos de Produo na Indstria Txtil. Insumos e Produtos Txteis.
15

Instalaes, Equipamentos, Componentes, Dispositivos Mecnicos, Eltricos, Eletrnicos, Magnticos e pticos da Indstria Txtil. Qualidade e Confiabilidade. Desenvolvimento de Padres no mbito Txtil e de Modas e Confeces. 1.4.4.3. Tecnologia Txtil Tecnologia das Fibras Naturais e Qumicas. Tecnologia dos Fios, Tecidos, Malhas e No-Tecidos. Tecnologia do Acabamento e da Confeco.

16

1.5. MODALIDADE MINAS E GEOLOGIA

1.5.1. CAMPO DE ATUAO PROFISSIONAL NO MBITO DA ENGENHARIA DE MINAS 1.5.1.1. Tecnologia Mineral Petrologia, Mineralogia. Metalogenia. Cristalografia. Gemologia. Caracterizao Tecnolgica e Comportamento Mecnico, Hidrulico e Hidrolgico dos Materiais Terrestres. 1.5.1.2. Minerao Topografia de Superfcie e Subterrnea, e Georreferenciamento. Sistemas e Mtodos de Prospeco e Pesquisa Mineral. Levantamentos e Mapeamentos Geolgicos. Aplicao de Mtodos Geofsicos e Geoqumicos. Avaliao e Explorao de Depsitos, Jazidas e Bens Minerais. Modelamento e Cubagem de Jazidas. Planejamento e Execuo de Lavra a Cu Aberto e Lavra Subterrnea. Lavra de Bens e Recursos Minerais, Hidrocarbonetos, guas Minerais, Termais e Potveis de Mesa. Ventilao, Refrigerao, Transporte e Iluminao em Lavra Subterrnea. Tcnicas Extrativas. Perfuraes, Desmonte e Demolio de Rochas, Imploses, Uso de Explosivos. Otimizao da Explotao e Mtodos de Recuperao. 1.5.1.3. Beneficiamento de Minrios Caracterizao de Minrios. Tratamento de Minrios por Fragmentao, Peneirao, Classificao, e outros Mtodos. Concentrao e Separao de Minrios por Processos Fsicos, Qumicos, Metalrgicos, Hidrometalrgicos, Pirometalrgicos, Eletrometalrgicos, Aglomerao e outros. Beneficiamento e Processamento de Minerais Radioativos e Nucleares. Tratamento de Efluentes do Beneficiamento, Mtodos de Reaproveitamento, incluindo Processamento e Reciclagem de Produtos e Resduos. Equipamentos, Reatores, Sistemas e Barragens de Rejeitos para Processamento e Reciclagem. 1.5.1.4. Empreendimentos Minerrios Projeto, Implantao e Operaes de Empreendimentos e Processos da Indstria Mineral em Geral e da Indstria Petrolfera em particular. Instalaes, Equipamentos, Componentes e Dispositivos Mecnicos, Eltricos, Eletrnicos, Magnticos e pticos, para Minerao, Beneficiamento e Industrializao de Bens Minerais. Estratgias de Controle e Automao dos Processos inerentes Modalidade. 1.5.1.5. Geotecnia Sistemas e Mtodos da Geologia de Engenharia. Mecnica dos Solos e das Rochas. Sondagens e Movimentao de Solos e Rochas. Mapeamento Geotcnico. Risco Geolgico. Perfuraes em Rochas, Abertura de Poos, Vias Subterrneas e Tneis em Geral. Estabilidade de Taludes. 1.5.1.6. Hidrotecnia Hidrogeologia Aplicada. Projeto, Construo, Manuteno e Limpeza de Poos Tubulares Profundos. Captao e Explotao de guas Subterrneas. Rebaixamento de Lenol Fretico e Bombeamento de Minas. Avaliao de Reservas. Caracterizao e Remediao de Aqferos, e Outorga. 1.5.1.7. Gesto Econmica Economia Mineral. Geoestatstica. Pesquisa Operacional. Logstica. Transporte e Comercializao de Rochas, Minrios e Produtos Concentrados. Avaliao Econmica de Jazidas, Minas e Empreendimentos Minerrios.
17

1.5.2. CAMPO DE ATUAO PROFISSIONAL NO MBITO DA GEOLOGIA E DA ENGENHARIA GEOLGICA 1.5.2.1. Topografia, Geodsia e Cartografia Sistemas e Mtodos de Topografia, Batimetria e Geodsia. Georreferenciamento. Sensoriamento Remoto. Fotogeologia. 1.5.2.2. Cincias da Terra e Meio Ambiente Sistemas e Mtodos das Cincias da Terra. Paleogeografia. Bioestratigrafia. Paleontologia. Espeleologia. Geodiversidade. Pedologia. Crenologia. Recuperao Ambiental do Meio Fsico. Implantao de Aterros de Resduos Slidos. Controle da Poluio Ambiental do Meio Fsico. 1.5.2.3. Sistemas e Mtodos de Geologia Petrologia. Mineralogia. Metalogenia. Cristalografia. Gemologia. Geologia Estrutural. Estratigrafia. Sedimentologia. Geofsica. Geoqumica. Geomorfologia. Mapeamento Geolgico. Geologia de Mina. 1.5.2.4. Geologia de Engenharia Sistemas e Mtodos da Geologia de Engenharia. Geotecnia. Mecnica de Solos e Rochas. Mapeamento Geotcnico. Risco Geolgico. Caracterizao Tecnolgica e Comportamento Mecnico, Hidrulico e Hidrolgico dos Materiais Terrestres, em particular de Rochas e Agregados Naturais. Desmonte de Rochas. Sondagens. Estabilidade de Taludes. 1.5.2.5. Geologia Econmica Sistemas e Mtodos de Geologia Econmica. Prospeco e Pesquisa de Substncias Minerais. Caracterizao, Identificao, Qualificao, Avaliao, Mensurao, Correlao, e Modelagem de Depsitos e Jazidas de Substncias Minerais, Gemolgicas e de Fsseis. Geoestatstica. 1.5.2.6. Hidrogeologia Hidrologia, Hidrulica e Hidrogeoqumica de guas Superficiais e Subterrneas. Explorao, Gesto, Monitoramento, Modelagem, Explotao e Remediao de Aqferos. Interrelao gua Superficial e Aqfero. Aplicao de Mtodos Geofsicos e Geoqumicos. Hidrulica, Locao, Perfurao, Completao, Manuteno e Limpeza de Poos Tubulares Profundos. Rebaixamento do Nvel dgua. Qualificao, Quantificao e Aproveitamento de guas. Anlise de Risco. 1.5.2.7. Geologia de Hidrocarbonetos Prospeco, Pesquisa e Avaliao de Hidrocarbonetos. Reservatrio de Hidrocarbonetos: Caracterizao, Modelagem, Clculo e Armazenamento em Depsitos Naturais. Mtodos Geofsicos e Perfilagem. Locao, Perfurao, Instalao, Completao, Explotao, Manuteno e Monitoramento de Poos de Petrleo e Gs. 1.5.2.8. Lavra Caracterizao da Reserva Mineral de Jazidas, Qualidade do Minrio e Demonstrao de Possibilidade de Lavra. Lavra a Cu Aberto das Substncias Minerais conforme dispe a Lei n 6.567 de 24 de Setembro de 1978, e de guas Minerais, Termais e Potveis de Mesa. A caracterizao do Campo de Atuao Profissional do Gelogo abrange e no invalida as atribuies a ele concedidas pela Lei n 4076, de 23 de junho de 1962.
18

1.6. MODALIDADE AGRIMENSURA

1.6.1. CAMPO DE ATUAO PROFISSIONAL NO MBITO DA ENGENHARIA DE AGRIMENSURA

1.6.1.1. Topografia Sistemas, Mtodos e Processos da Topografia. Tecnologia dos Levantamentos Topogrficos, Cadastrais, Batimtricos, Hidrogrficos e de Minas. Desenho Topogrfico. Elaborao de Plantas. 1.6.1.2. Geodsia Sistemas, Mtodos e Processos Geodsicos. Tecnologia dos Levantamentos Geodsicos. Gravimetria e Altitudes Cientficas. Sistemas de Referncia Geodsicos. Redes Geodsicas. Georreferenciamento ao Sistema Geodsico Brasileiro. Sistemas de Posicionamento por Satlite e de Localizao Automtica. Elaborao de Produtos Geodsicos. 1.6.1.3. Cartografia Sistemas, Mtodos e Processos da Cartografia. Cartografia Digital. Cartografia Temtica. Cartografia Matemtica. Tecnologia dos Levantamentos Cartogrficos. Planejamento, Elaborao e Confeco de Cartas Geogrficas. Mapeamento de Relevo, Hidrogrfico, Pedolgico, de Aptido Agrcola, de Uso do Solo, e Florestal. 1.6.1.4. Sensoriamento Remoto Sistemas, Mtodos e Processos da Fotogrametria Terrestre e da Aerofotogrametria, e do Sensoriamento Remoto Orbital. Aerolevantamento. Processamento, Classificao, Anlise e Interpretao de Imagens. 1.6.1.5. Agrimensura Sistemas, Mtodos e Processos da Agrimensura. Aquisio, Processamento, Armazenamento, Representao Grfica, Leitura, Disseminao, Interpretao, Anlise e Processamento de Dados e Informaes Geogrficas e Topogrficas. Modelagem Digital de Terrenos. Sistemas de Informaes Geogrficas. Banco de Dados Geogrficos. Geoestatstica. Gesto do Cadastro Territorial e Predial. Georreferenciamento de Imveis Urbanos e Rurais. Cadastro Tcnico Urbano e Rural. Cadastro Tcnico Multifinalitrio. Levantamento para Determinao de Reserva Legal. Agricultura de Preciso. Locao de Parcelamento do Solo, de Loteamento, de Desmembramento, de Remembramento e de Arruamento. Gesto Territorial e Atividades interdisciplinares referentes a elaborao de Plano Diretor no mbito da Agrimensura. Agrimensura Legal. 1.6.1.6. Construo Civil Sistemas, Mtodos e Processos de Locao e Monitoramento de Estruturas. Obras de Terra e Obras Hidrulicas relativas a Terraplenagem. Vias. Ferrovias. Rodovias. Pistas. Ptios. Dutos. Irrigao. Drenagem. Sistemas de Saneamento e Abastecimento de gua.

19

1.6.2. CAMPO DE ATUAO PROFISSIONAL NO MBITO DA ENGENHARIA CARTOGRFICA 1.6.2.1. Topografia, Geodsia, Cartografia Sistemas, Mtodos e Processos da Topografia, da Geodsia, da Cartografia Digital Temtica e Matemtica. Aquisio, Processamento, Armazenamento, Representao Grfica, Leitura, Disseminao, Interpretao, Classificao, Recuperao e Anlise de Dados e Informaes Topogrficas, Geodsicas, Cartogrficas e Geogrficas. Tecnologia dos Levantamentos Topogrficos, Geodsicos, Cartogrficos, Batimtricos, Hidrogrficos, Geolgicos e de Minas. Gravimetria e Altitudes Cientficas. Cubagem. 1.6.2.2. Sensoriamento Remoto Sistemas, Mtodos e Processos da Fotogrametria Terrestre e da Aerofotogrametria, e do Sensoriamento Remoto Orbital. Aerolevantamentos. Processamento, Classificao, Anlise e Interpretao de Imagens Orbitais. 1.6.2.3. Geomtica Sistemas de Referncia Geodsicos. Georreferenciamento de Imveis Urbanos e Rurais. Georreferenciamento ao Sistema Geodsico Brasileiro. Projeto, Implantao e Levantamento de Redes Geodsicas por meio de Sistema de Posicionamento Global. Sistema de Posicionamento por Satlite. Sistema de Informaes Geogrficas para Rede de Utilidades. Geoestatstica. Sistemas, Mtodos e Processos de Locao e Monitoramento de Obras Civis. Modelagem Digital do Solo. 1.6.2.4. Produtos Topogrficos, Geodsicos e Cartogrficos Sistemas, Mtodos e Processos de Elaborao de Plantas. Desenho Topogrfico. Confeco de Cartas Geogrficas. Mapeamento de Relevo, Hidrogrfico, Pedolgico, de Aptido Agrcola, de Uso do Solo e Florestal. Mapeamento com Emprego de Fotogrametria, Sensoriamento, Geoposicionamento e Topografia. Cadastro nos Setores que Utilizam Bases Cartogrficas.

1.6.3. CAMPO DE ATUAO PROFISSIONAL NO MBITO DA GEOGRAFIA

1.6.3.1. Tecnologia da Geografia Sistemas, Mtodos e Processos dos Levantamentos Cartogrficos, Topogrficos, Geodsicos, Cadastrais, Batimtricos e Hidrogrficos. Aquisio, Processamento, Armazenamento, Representao Grfica, Leitura, Disseminao, Interpretao, Classificao, Recuperao e Anlise de Dados e Informaes Topogrficas, Geodsicas, Cartogrficas Estatsticas, Cartograficas, Temticas e Geogrficas. Geoestatstica. Utilizao de Cartas Geogrficas e Geolgicas. Fotogrametria Terrestre e Aerofotogrametria. Fotointerpretao. Sensoriamento Remoto. Sistemas de Informaes Geogrficas. Georreferenciamento. Sistema de Posicionamento por Satlite. 1.6.3.2. Geocincias e Meio Ambiente Sistemas e Mtodos das Geocincias. Geomorfologia. Geodiversidade. Identificao, Anlise e Monitoramento de Processos Erosivos e Movimentos de Massa. Biodiversidade. Ecologia, Fitogeografia e Zoogeografia. Caracterizao Ecolgica e Etolgica da Paisagem.
20

Sistemas e Mtodos de Proteo, Manejo, Ordenamento, Aproveitamento, Desenvolvimento e Preservao de Recursos Naturais. Identificao e Potencializao de Impactos Ambientais. Identificao de Fontes Poluidoras e Controle de Poluio Ambiental. Licenciamento Ambiental. Diagnstico, Zoneamento e Manejo Integrado de Bacias Hidrogrficas. Gerenciamento Costeiro e Condies de Ambientes Costeiros e Marinhos. Recuperao de reas Degradadas e Revalorizao de Regies. Planejamento, Gesto e Manejo de Unidades de Conservao. 1.6.3.3. Antropogeografia Sociodiversidade. Geopoltica. Planejamento e Organizao Fsico-Espacial Geral e Regional. Zoneamento Geo-Humano, Terras Indgenas, Quilombos e Comunidades Tradicionais. Demografia. Processos de Ocupao Humana. Dinmica e Fluxos Populacionais. Limites Territoriais. Diviso das Unidades Poltico-Administrativas. Levantamentos Cadastrais. Cadastro Multifinalitrio. Cenrios para o Estabelecimento de Assentamentos Humanos, para o Desenvolvimento Urbano, Rural e Regional, e para o Ordenamento e Reordenamento Local e Regional da Ocupao do Solo Urbano e Rural. Identificao e Anlise da Produo e Distribuio Espacial e Territorial de Patologias e Anlise dos Componentes Infraestruturais dos Sistemas de Sade. Correlaes Espaciais de Zoonoses. 1.6.3.4. Geoeconomia Cenrios Fsico-Culturais dos Setores Econmicos para o Planejamento das Bases Fsicas, Territoriais, Ambientais e Econmicas dos Ncleos Urbanos, Rurais e Regionais. Estudos Scio-Econmicos relativos a Mercado e Intercmbio Comercial e relativos a Estruturao e Reestruturao dos Sistemas Virios de Circulao, de Transporte, Trfego e Trnsito. Identificao e Anlise de Potenciais Turstico-Geogrficos. Zoneamento Ecolgico-Econmico. Atividades interdisciplinares referentes a elaborao de Plano Diretor no mbito da Geografia.

A caracterizao do Campo de Atuao Profissional do Gegrafo abrange e no invalida as atribuies concedidas pelas Leis n 6664, de 26 de junho de 1979, e n 7399, de 4 de novembro de 1985.

21

2. CATEGORIA ARQUITETURA E URBANISMO

O campo nico de atuao profissional da Categoria Arquitetura e Urbanismo caracterizado a partir da natureza da prpria profisso, refletida nas Diretrizes Curriculares que dispem sobre a formao do profissional arquiteto e urbanista. Os ncleos de conhecimentos de fundamentao, e de conhecimentos profissionais, estabelecidos nas Diretrizes Curriculares contribuem para a sistematizao desse campo nico de atuao profissional da categoria conforme exposto nos tpicos apresentados a seguir. 2.1. CAMPO DE ATUAO PROFISSIONAL NO MBITO DA ARQUITETURA E URBANISMO 2.1.1. Arquitetura Concepo e execuo de Projetos de Arquitetura, traduzindo o espectro das necessidades, aspiraes e expectativas de indivduos, grupos sociais e comunidades, e considerando fatores de Custo, Qualidade, Durabilidade, Manuteno, Especificaes e Regulamentos Legais. Construo de Ambientes fundamentada em Aspectos Sociais, Econmicos e Antropolgicos Relevantes, e satisfazendo Exigncias Culturais, Econmicas, Tcnicas, Ambientais e de Acessibilidade.

2.1.1.1. Arquitetura das Edificaes Obras e Reformas de Edificaes, Conjunto de Edificaes, Edifcios Complexos. Readequao de Edifcios. Edifcios e Instalaes Efmeras. Monumentos. Avaliao Ps-Ocupao. Cadastros e Documentao. 2.1.1.2. Paisagismo Arquitetura Paisagstica, Organizao da Paisagem. Parques, Praas, Jardins e Outros Espaos. Modelagem do Espao Fsico. Vias de Circulao, Acessos e Passeios. Composio da Vegetao. Planos de Massa. 2.1.1.3. Arquitetura de Interiores Organizao, Interveno, Revitalizao, Reabilitao, Reestruturao e Reconstruo dos Ambientes Internos. Equipamentos, Objetos e Mobilirios. Arquitetura Efmera. 2.1.1.4. Patrimnio Cultural Patrimnio Arquitetnico, Urbanstico, Paisagstico, Histrico, Tecnolgico, Artstico, Restauro, Monumentos. Tcnicas Retrospectivas. Prticas Projetuais e Solues Tecnolgicas para Preservao, Conservao, Valorizao, Restauro, Reconstruo e Reabilitao, e Reutilizao de Edificaes, Conjuntos e Cidades. 2.1.1.5. Meios de Expresso e Representao Desenho Artstico e Geomtrico, Perspectiva, Modelagem, Maquetes, Modelos, Imagens Virtuais, Comunicao Visual, Informtica Aplicada, Tratamento de Informaes e Representao aplicados Arquitetura, ao Urbanismo, ao Paisagismo e ao Planejamento Urbano e Regional. 2.1.2.Tecnologia da Construo 2.1.2.1. Topografia Elaborao e Interpretao de Levantamentos Topogrficos e Cadastrais para a Realizao de Projetos de Arquitetura e Paisagismo. Foto-interpretao. Leitura, Interpretao e Anlise de Dados e Informaes Topogrficas e Geogrficas. Uso de Informaes Geogrficas para a realizao de Projetos Urbansticos e para o Planejamento Urbano e Regional.
22

2.1.2.2. Materiais Tecnologia dos Materiais de Construo, Elementos e Produtos. Patologia e Recuperaes. Sistemas e Metodologia. 2.1.2.3. Sistemas Construtivos e Estruturais Estruturas, Desenvolvimento e Aplicao Tecnolgica de Estruturas. 2.1.2.4. Instalaes Instalaes, Equipamentos, Componentes e Dispositivos Referentes a Arquitetura e Urbanismo. Instalaes Eltricas em Baixa Tenso e Tubulaes Telefnicas e de Lgica para fins residenciais e comerciais de pequeno porte. 2.1.2.5. Conforto Ambiental Tcnicas referentes ao estabelecimento de Condies Climticas, Acsticas, Lumnicas e Ergonmicas necessrias para a Concepo, Organizao e Construo dos Espaos. 2.1.3. Urbanismo 2.1.3.1. Planejamento Urbano e Regional Planejamento Fsico-Territorial. Planos de Interveno no Espao Urbano, Metropolitano e Regional fundamentados nos Sistemas de Infra-estrutura, Saneamento Bsico, Sistema Virio, Trfego e Trnsito Urbano e Rural. Sinalizao. Acessibilidade. Inventrio Urbano e Regional. Parcelamento do Solo, Loteamento, Desmembramento, Remembramento, Arruamento. Gesto Territorial. Planejamento Urbano e Plano Diretor. Traado de Cidades. Cadastro Tcnico. Assentamentos Humanos. Requalificao de reas Urbanas e Regionais. Avaliao Ps-Ocupao. Desenho Urbano. 2.1.3.2. Meio Ambiente Aes de Preservao da Paisagem e Estudo e Avaliao dos Impactos Ambientais. Proteo do Equilbrio do Meio Ambiente. Utilizao Racional dos Recursos Disponveis e Desenvolvimento Sustentvel.

23

3. CATEGORIA AGRONOMIA

3.1. CAMPO DE ATUAO PROFISSIONAL NO MBITO DA ENGENHARIA AGRONMICA 3.1.1. Geocincias Aplicadas Sistemas, Mtodos, Uso e Aplicaes da Topografia e da Cartografia. Aerofotogrametria, Sensoriamento Remoto, Fotointerpretao e Georreferenciamento. Atividades multidisciplinares referentes a Planejamento Urbano e Regional no mbito da Engenharia Agronmica. Ordenamento Territorial Agrossilvipastoril. Desmembramento e Remembramento. Cadastro Tcnico de Imveis Rurais. Agrometeorologia e Climatologia Agrcola. 3.1.2. Tecnologia Agropecuria Sistemas e Mtodos Agropecurios e Agrossilvipastoris. Fitotecnia e Zootecnia. Edafologia. Microbiologia e Fitossanidade. Qumica Agrcola, Fertilizantes, Corretivos, Inoculantes e Nutrio Vegetal. Plantas Espontneas e Bioativas. Biometria. Sementes e Mudas. Cultivo em Ambientes Controlados. Viveiros. Horticultura. Nutrio Animal. Raes. Agrostologia. Tecnologia de Ambientao e Manejo de Plantas e Animais Domsticos e da Fauna Silvestre. Biossegurana. Inspeo, Defesa, Controle e Vigilncia Sanitria. Receiturio Agronmico. Certificao, Licenciamento, Classificao e Rastreabilidade de Produtos Agropecurios. Tecnologia de Produo e Ps Colheita de Produtos Agropecurios. Tecnologia da Transformao de Produtos de Origem Vegetal e Animal. Bromatologia. Zimotecnia. Biotecnologia. Engenharia Gentica e Melhoramento Animal e Vegetal. Agricultura de preciso. Aplicaes da Aviao Agrcola. 3.1.3. Engenharia Rural Tecnologia dos Materiais de Construo. Construes, Edificaes e Instalaes complementares para Fins Agropecurios e Agroindustriais. Instalaes Eltricas em Baixa Tenso para Fins Agropecurios e Agroindustriais de pequeno porte. Estradas Rurais. Hidrulica Aplicada a Sistemas de Irrigao e Drenagem, Barragens e Obras de Terra. Hidrologia Aplicada a Manejo Integrado de Bacias Hidrogrficas. Fontes e Conservao de Energia, e Eficientizao de Sistemas Energticos em reas Rurais. Mquinas, Implementos e Mecanizao Agrcola. Armazenagem e Transporte de Produtos Agropecurios. Sistemas Agroindustriais. 3.1.4. Meio Ambiente Preservao e Manejo da Biodiversidade. Impacto Ambiental. Avaliao, Recuperao e Monitoramento de reas e Meios Degradados. Recuperao de reas Degradadas, Recursos Naturais e Biodiversidade. Sistemas e Mtodos de Manejo, Gesto, Avaliao, Monitoramento, Proteo, Mitigao, Manuteno, Recuperao, Aproveitamento Racional, e Preservao e Proteo de Ecossistemas e Recursos Naturais Renovveis, e reas e Meios Degradados. Fitofisionomia Paisagstica Urbana, Rural e Ambiental. Parques e Jardins.
24

Saneamento no campo da atuao profissional. Aproveitamento, Tratamento, Uso e Reuso de Resduos e Efluentes. Controle de Vetores. 3.1.5 Administrao e Economia Rurais Poltica Agrcola. Poltica Agrria. Poltica e Desenvolvimento Rural. Empreendimentos Agropecurios. Agronegcio. Administrao Rural e Agroindustrial. Gesto Empresarial. Economia. Logstica, Marketing, Mercado e Comercializao Agroindustrial. Crdito Rural. Associativismo e Cooperativismo.

3.2. CAMPO DE ATUAO NO MBITO DA ENGENHARIA FLORESTAL 3.2.1 Geocincias Aplicadas Sistemas, Mtodos, Uso e Aplicaes da Topografia e da Cartografia. Aerofotogrametria, Sensoriamento Remoto, Fotointerpretao, Georreferenciamento. Atividades multidisciplinares referentes a Planejamento Urbano e Regional no mbito da Engenharia Florestal. Ordenamento Territorial Agrossilvipastoril. Cadastro Tcnico de Imveis Rurais para Fins Florestais. Agrometeorologia e Climatologia Agrcola. 3.2.2. Agrologia, Dasologia e Fitologia Biodiversidade. Ecossistemas das Florestas Nativas, de Biomas e de Reflorestamentos. Edafologia. Silvicultura. Mtodos Silviculturais. Crescimento, Manejo e Produo Florestal. Qumica Agrcola, Fertilizantes, Corretivos e Inoculantes. Nutrio de Essncias Vegetais. Processos de Cultivo, Manejo e Conduo de Florestas. Fitotecnia. Microbiologia, Fitopatologia, Fitossanidade e Controle Biolgico na rea Florestal. Dendropatologia e Dendrocirurgia. Receitas e Receiturio Agronmico Florestal. 3.2.3 Engenharia e Tecnologia Florestais Tecnologia da Madeira. Estruturas de Madeira. Construes Rurais, Edificaes e Instalaes para Fins Florestais. Instalaes Eltricas em Baixa Tenso para Fins Silviculturais de pequeno porte. Estradas Rurais. Hidrulica Aplicada a Sistemas de Irrigao e Drenagem, Barragens e Obras de Terra. Hidrologia Aplicada ao Manejo Integrado de Bacias Hidrogrficas. Recursos Energticos Florestais. Fontes e Conservao de Energia a partir de Recursos Naturais Renovveis e de Resduos Silviculturais. Mquinas, Equipamentos e Mecanizao na Engenharia e na Tecnologia Florestal. Tecnologia de Ambientao e Manejo de Plantas e da Fauna Silvestres. Viveiros para Fins Florestais. Reflorestamento. Formao, Manejo, Proteo, Utilizao e Colheita de Florestas. Sistemas e Mtodos de Arborizao. Arborismo. Fitofisionomia Paisagstica Urbana, Rural e Ambiental. Biotecnologia. Engenharia Gentica. Melhoramento e Aproveitamento de Produtos Florestais. Silvimetria. Fitometria. Inventrio Florestal. Colheita, Estoque e Transporte de Produtos Florestais. Industrializao e Tecnologia da Transformao de Produtos e Subprodutos de Origem Florestal. Produtos Madeirveis e No-Madeirveis Oriundos das Florestas. Aplicaes da Aviao Agrcola.
25

3.2.4. Meio Ambiente Ecossistemas Florestais. Impactos Ambientais e Controle da Poluio em Florestas. Recuperao de Ecossistemas Florestais Degradados. Sistemas e Mtodos de Manejo, Gesto, Avaliao, Monitoramento, Proteo, Mitigao, Manuteno, Recuperao, Aproveitamento Racional e Preservao de Florestas, Ecossistemas e Recursos Naturais Renovveis, e reas e Meios Degradados. Conservao e Proteo do Patrimnio Pblico e Valores Culturais e Scio-Econmicos Associados Floresta e Meio Ambiente. Biossegurana. Inspeo, Defesa, Controle e Vigilncia Fitossanitria Florestal. Fiscalizao dos Sistemas de Produo e dos Produtos Florestais. Certificao, Licenciamento, Classificao e Rastreabilidade de Produtos e Subprodutos Florestais. Zoneamento e Viabilizao Scio-Ambiental, Plano Diretor Florestal, Avaliaes Florestais e Ambientais. 3.2.5. Socioeconomia Florestal Poltica Florestal. Concesses Florestais. Inventrios, Licenciamentos e Outorgas, relativos a Meios Florestais. Empreendimentos Florestais, seus Servios e Transformao de seus Produtos e Subprodutos. Gesto de Empreendimentos e Programas Florestais. Administrao Agro-Florestal Industrial. Socioeconomia e Mercado Rural e Florestal. Economia Florestal. Comercializao de Produtos e Subprodutos Florestais e Marketing no Setor Florestal. Crdito Florestal.

3.3. CAMPO DE ATUAO PROFISSIONAL NO MBITO DA ENGENHARIA AGRCOLA

3.3.1. Geocincias Aplicadas Sistemas, Mtodos, Uso e Aplicaes da Topografia e da Cartografia. Aerofotogrametria, Sensoriamento Remoto, Fotointerpretao e Georreferenciamento. Atividades multidisciplinares referentes a Planejamento Urbano e Regional no mbito da Engenharia Agrcola. 3.3.2. Construes Rurais Construes, Edificaes e Instalaes para Fins Agropecurios e Agroindustriais. Equipamentos de Conforto do Ambiente Interno para Animais e Plantas. Instalaes Eltricas em Baixa Tenso para Fins Agrcolas de pequeno porte. Fontes e Conservao de Energia. Diagnstico Energtico. Estradas Rurais e Obras de Terra. Hidrulica e Hidrologia Aplicadas a Sistemas de Irrigao e Drenagem, Barragens e Obras de Terra. Solos. 3.3.3. Mquinas Agrcolas Tecnologia dos Materiais de Construo Mecnica. Mecanizao Agrcola. Motores, Mquinas, Implementos, Equipamentos e Sistemas Agroindustriais. Ergonomia. Transporte Agrcola e Agroindustrial. Mecanizao da Aplicao de Insumos Agrcolas. Estratgias de Controle e Automao dos Processos Agropecurios. 3.3.4. Tecnologia Ps-Colheita Sistemas de Produo Agropecuria Tradicionais e em Ambientes Controlados. Processamento de Produtos Agrcolas. Sistemas de Condicionamento do Meio para Armazenamento e Preservao dos Produtos Agrcolas.
26

Conservao de Produtos Agrcolas. Embalagens para Comercializao de Produtos Agrcolas e Derivados. 3.3.5. Meio Ambiente Planejamento, Conservao, Manejo e Gesto de Recursos Naturais e Meio Ambiente. Proteo e Preservao Ambiental. Avaliao de Impactos Ambientais. Controle da Poluio Ambiental no Meio Rural. Recuperao e Remediao de reas Degradadas. Saneamento Referente a Atividades Agropecurias. Aproveitamento e Reuso de Resduos e Efluentes. 3.3.6. Planejamento e Gesto Agroindustrial Poltica Agrcola. Poltica Agrria. Empreendimentos Agroindustriais. Gerenciamento de Projetos. Economia e Administrao Agroindustrial. Cooperativismo. Marketing. Gesto Empresarial. Pesquisa Operacional e Otimizao de Sistemas Agrcolas.

3.4. CAMPO DE ATUAO PROFISSIONAL NO MBITO DA ENGENHARIA DE PESCA 3.4.1. Geocincias Aplicadas Sistemas e Mtodos das Geocincias. Sistemas, Mtodos, Uso e Aplicaes da Cartografia. Georreferenciamento, Sensoriamento Remoto e Fotointerpretao. 3.4.2. Tecnologia Pesqueira Fisiologia de Organismos Aquticos. Microbiologia. Biotecnologia de Organismos Aquticos. Aqicultura. Piscicultura. Melhoramento, Propagao e Cultivo de Organismos Aquticos. Dinmica de Populaes e Avaliaes de Estoques Pesqueiros. Inspeo na rea da Tecnologia Pesqueira. 3.4.3 Engenharia Pesqueira Tecnologia dos Materiais de Construo Mecnica. Sistemas Mecnicos. Sistemas Trmicos. Motores. Mquinas. Instalaes Eltricas em Baixa Tenso para Finalidades Pesqueiras de pequeno porte. Navegao. Engenharia da Pesca, envolvendo Mtodos de Localizao e Captura, Sistemas e Equipamentos referentes Captura, Transporte e Armazenamento de Produtos Pesqueiros. Tecnologia de Produtos da Pesca envolvendo Matrias Primas Pesqueiras, Beneficiamento e Processamento, Conservao e Controle Sanitrio. 3.4.4. Meio Ambiente Planejamento, Conservao, Manejo e Gesto de Ecossistemas Aquticos Continentais, Costeiros e Ocenicos. Proteo e Preservao Ambiental. Utilizao Racional e Desenvolvimento dos Recursos Disponveis. Avaliao de Impactos Ambientais. Controle da Poluio Ambiental nos Corpos dgua. 3.4.5. Administrao e Economia Pesqueiras Gesto Empresarial. Economia Pesqueira. Marketing.

27

3.5. CAMPO DE ATUAO PROFISSIONAL DA METEOROLOGIA

3.5.1. Tarefas Cientficas e Operacionais Anlise e Interpretao de Observaes, Codificao, Disseminao e Divulgao Tcnica da Informao Meteorolgica nos Meios de Comunicao Social, Tcnica e Cientfica obtida atravs de Estaes Meteorolgicas Convencionais e Automticas. 3.5.2. Mtodos, Tcnicas e Instrumental Mtodos de Observao e de Anlise da Fsica, da Qumica, da Dinmica e da Eletricidade da Atmosfera. Sistemas e Mtodos Computacionais de Recepo, Armazenamento, Processamento, Avaliao, Modelagem, Transmisso e Disseminao de Informaes Meteorolgicas. Anlise, Processamento e Interpretao de Imagens de Satlites e Radares Meteorolgicos, Analgicas e Digitais. Anlise de Informaes sobre Precipitao, Nuvens, Ventos, Temperatura, Estado da Superfcie e Fluxos Radiativos. Tcnicas de Aferio e Calibrao de Instrumentos Meteorolgicos. Radiossondas, Perfiladores, Radimetros, Bias, Bales, Sistemas de Descargas Atmosfricas. 3.5.3. Modelagem Atmosfrica e Climatologia Interpretao Crtica de Produtos de Modelos Numricos do Tempo. Anlise de Sries Temporais e Previsibilidade Climtica. Previses Meteorolgicas nas diversas Escalas de Tempo. Anlise, Diagnstico e Prognstico da Atmosfera e das suas Interrelaes mtuas com a Hidrosfera, a Biosfera, a Litosfera e a Criosfera. Oceanologia Aplicada. Sistemas e Mtodos de Prognstico, Diagnstico, Monitoramento, Mitigao e Avaliao de Impactos Ambientais. Hidrometeorologia, Agrometeorologia, Biometeorologia, Meteorologia Aeronutica e Marinha, e Microclimatologia. Desenvolvimento de Modelos Conceituais e Numricos dos Sistemas de Tempo, de Latitudes Mdias e Tropicais. Previso de Impactos da Variabilidade Climtica. Modificao Artificial do Tempo. 3.5.4. Micrometeorologia e Meio Ambiente Interrelao entre Atmosfera e Ambiente. Meteorologia Ambiental. Efeitos Climticos nos Recursos Naturais. Efeito de Processos Micrometeorolgicos e do Ciclo Hidrolgico no mbito das Operaes e Processos da Engenharia e das Cincias Agrrias. Sistemas e Mtodos de Proteo, Manejo, Gesto e Preservao Ambiental. Caractersticas Climatolgicas e Diagnstico de Disperso de Poluentes Atmosfricos.

A caracterizao do Campo de Atuao Profissional do Meteorologista abrange e no invalida as atribuies a ele concedidas pela Lei n 6.835, de 14 de outubro de 1980.

28

Anda mungkin juga menyukai