Anda di halaman 1dari 7

1

ENERGIA
UMA GRANDEZA ESCALAR QUE SE CARACTERIZA PELA MEDIDA DA CAPACIDADE DE REALIZAR EFEITO TIL EM UM SISTEMA FSICO

MAXWELL energia aquilo que permite uma mudana na configurao de um sistema, em oposio a uma fora que resiste esta mudana.

DEFINIR ENERGIA SEM DVIDA + DIFCIL E MENOS IMPORTANTE DO QUE SENTIR E PERCEBER A SUA EXISTNCIA, COMO CAUSA E ORIGEM PRIMEIRA DE TODAS AS MUDANAS
1

A ENERGIA SE APRESENTA NA NATUREZA DE DIVERSAS FORMAS Energia Nuclear e Atmica fundamentais para os processos bsicos de converso de energia no universo, em nvel atmico. - no interior das estrelas, inclusive no sol ocorre fuso de ncleos de tomos leves como o H ex. gerao de energia e bomba H. - Fisso: separao de ncleos pesados, urnio, trio e plutnio em decorrncia da instabilidade natural ou provocada de alguns istopos destes materiais. ex. bomba atmica, gerao de energia, navios e submarinos Energia Qumica acumulada na forma de ligaes entre tomos e molculas. ex: energia dos combustveis, processo de 2 combusto nos fornos, motores e caldeiras.

ENERGIA QUMICA

Cmara de Combusto

ENERGIA TRMICA

OBS: - a capacidade de um energtico medido pelo seu Poder Calorfico em kcal/massa ou vol.

- Converso direta de Energia Qumica dos combustveis em Energia Eltrica Ex: clula a combustvel

ENERGIA QUMICA

Clula a Combustvel

ENERGIA TRMICA ENERGIA ELTRICA


3

Energia Trmica (equivocadamente chamada de calor que o fluxo energtico decorrente da diferena de temperaturas )

a energia resultante do movimento de ons e molculas e esta associada energia interna dos corpos. A transferncia de energia interna de um corpo para outro se d mediante os processos de conduo, conveco e radiao. ex: a queima de combustveis por algum tipo de trabalho externo.

OBS: fluxo de calor pode resultar tanto da variao da energia trmica como de outras formas energticas, como por ex. energia 4 nuclear.

Energia Mecnica - potencial: a energia mecnica associada a uma fora elstica e pode ser potencial elstica, ex: acumulada em molas ou gases comprimidos ou gravitacional que depende da posio de uma massa em um campo gravitacional. ex: energia hidrulica acumulada em um reservatrio. - cintica: a que se associa inrcia das massas em movimento como o caso da energia elica, ou movimentos rotacionais, como nos volantes de inrcia. Energia Eletro e/ou magntica acumulada na forma de campos eletro e/ou magnticos. ex: campo magntico terrestre, ims, luz, ondas, energia eltrica: caracterizada pela presena ou movimento de partculas 5 eletricamente carregadas.

Energia Geotrmica ex: geisers

OBS o calor e trabalho (energia mecnica: produto de uma fora pela distncia ao longo da qual esta fora age):

so as nicas maneiras por meio da qual a energia pode ser transferida

(adicionada ou retirada) a um corpo para mudar a sua energia total, isto se nenhuma mesmo.
6

massa

for

adicionada

ao

Essas so as manifestaes de energia encontradas na natureza.


um dos aspectos mais importantes dessa variedade de opes o fato de que uma forma de energia pode ser transformada ou convertida em outra. na

verdade,

os

avanos

tecnolgicos so uma eterna busca pelos meios mais eficientes de

aproveitar, transformar e converter essas formas de energia para

produzir trabalho til.


quando uma pessoa acende uma lmpada ou enche o tanque do carro de gasolina, ela est utilizando o produto final de uma longa cadeia de solues tecnolgicas, criadas pelo homem para utilizar a energia de forma mais eficiente.
7

Anda mungkin juga menyukai