Anda di halaman 1dari 8

A administrao mercadolgica considera o Ciclo de Vida de um Produto, apenas com 4 fases em relao s vendas, indo do desenvolvimento do produto, at a sua

morte porm, com a evoluo do pensamento sobre o meio ambiente e as novas regras e leis impostas pelos governos mundo a fora, temos que a pensar nos produtos com um ciclo de vida mais especifico. Ciclo de Vida de um Produto com 8 fases, considerando aspectos mercadolgicos, da produo e de conservao do meio ambiente. Este novo Ciclo proposto, considera desde a pesquisa de mercado at o descarte/reuso/reciclagem do produto. O Ciclo proposto d nfase ao uso de materiais renovveis e reciclveis, bem como a utilizao de processos de produo de baixo impacto ambiental e mnimo desperdcio. A anlise do Ciclo de Vida de um Produto compreende desde a extrao dos recursos naturais ou matrias primas, necessrios sua produo, at a disposio final do produto ao fim de sua vida til. Com relao ao ciclo de vida de um produto, considerando os aspectos mercadolgicos, Kotler (1999) define quatro fases considerando as vendas e cinco fases, considerando os lucros obtidos com as vendas. Estas fases so: I Desenvolvimento do produto : comea quando a empresa encontra e desenvolve a ideia de um novo produto. Durante esse desenvolvimento, as vendas so iguais a zero e os custos do investimento so crescentes. Aparece na figura como lucro negativo. II Introduo : perodo de lento crescimento das vendas medida que o produto introduzido no mercado. No h lucros nesse estgio devido aos altos custos da introduo. Especialmente com propaganda e distribuio. III Crescimento : perodo de rpida aceitao no mercado e de lucros crescentes. Isto supondo que o produto foi aceito pelo mercado. IV Maturidade : perodo em que o crescimento das vendas diminui. As vendas comeam a diminuir, pois outros novos produtos concorrentes esto se projetando. Gasta-se muito dinheiro com propaganda para enfrentar a concorrncia. As oito fases do ciclo de vida considerando mercado, produo e meio ambiente baseado nas fases mercadolgicas, previstas por Kotler (1999), bem como o nascimento, morte e descarte de um produto, ou seja, considerando condies mercadolgicas, aspectos da produo e a conservao do meio ambiente, prope-se o ciclo de vida de um produto como sendo composto pelas oito fases. I Pesquisa de Mercado II Pesquisa do Produto III Desenvolvimento do Produto IV Produo e introduo do Produto no Mercado (gerao de lucro) V Crescimento das vendas/produo (aceitao pelo mercado, com gerao de lucro) VI Maturidade do Produto (vendas param de crescer e lucro se estabiliza) VII Declnio e morte do Produto (vendas e lucro diminuem) VIII Descarte/reuso/reciclagem do produto

O que consumo sustentvel O consumo sustentvel um conjunto de prticas relacionadas aquisio de produtos e servios que visam diminuir ou at mesmo eliminar os impactos ao meio ambiente. So atitudes positivas que preservam os recursos naturais, mantendo o equilbrio ecolgico em nosso planeta. Estas prticas esto relacionadas a diminuio da poluio, incentivo reciclagem e eliminao do desperdcio. Atravs delas poderemos, um dia, atingir o sonhado desenvolvimento sustentvel do nosso planeta.

O conceito de ciclo de vida dos produtos O conceito de ciclo de vida dos produtos apresenta diversos estgios de transformao estrutural e processual desencadeadas pela cultura empreendedora existente dentro das mesmas. O ciclo do produto consiste numa tentativa pioneira de incorporar, de forma teoricamente mais consistente e articulada que as teorias precedentes, o papel da inovao, da escala de produo, das economias externas e da incerteza e ignorncia teoria do comrcio e da produo internacionais. Neste sentido, uma principal contribuio desta teoria ao pensamento econmico est na perspectiva de dinamizao do conceito de vantagens comparativas de custos, na medida em que estabelece hipteses sobre as decises de localizao do investimento e da produo internacionais que transcendem a tradicional explicao baseada na teoria neoclssica do comrcio e da produo. Para uma organizao possuir bons produtos e estiver continuamente inovando em produtos, pela cultura empreendedora interna, o seu ciclo de vida ser duradouro, pois se uma organizao estiver sempre lanando novos produtos e, com isso, satisfazendo necessidades e/ou desejos de seus clientes, ela estar se perpetuando. Nos dias de hoje, consumir, cada vez em maiores propores, sinnimo de felicidade. Impelidos pela necessidade de vender seus produtos, os fabricantes gastam grandes quantias de dinheiro com propaganda, para vincular esse conceito na populao. O cidado pode fazer a sua parte consumindo apenas o necessrio e evitando o desperdcio de combustvel, gua, eletricidade e alimentos. Alm disso, deve valorizar materiais que podem ser reutilizados ou reciclados. preciso exigir qualidade e durabilidade dos produtos. O estudo do ciclo de vida de um determinado produto compreende as etapas que vo desde a retirada da natureza das matrias-primas elementares que entram no sistema produtivo, incluindo as operaes industriais e de consumo, at a disposio final do produto quando se encerra a sua vida til. O conhecimento do ciclo de vida de um produto o primeiro passo na busca do desenvolvimento sustentvel. Idealmente, o ciclo de vida inicia-se quando os recursos para sua fabricao so removidos de sua origem, a natureza o bero, e finalizam-se quando o material retorna para a terra o tmulo. Desde os primrdios da sua existncia na Terra, o ser humano, este ser de inteligncia criativa, tudo tem feito para melhorar. Criou, inventou e inovou para suas infinitas obras surgem ento novos produtos, estes se desenvolvem, atingem a maturidade, entram em

declnio e, eventualmente, desaparecem. Esta a essncia da noo de ciclo de vida do produto.

Otimizao da vida dos produtos Ao otimizar o ciclo de vida dos produtos, consequentemente, o custo ambiental reduzido, ou seja, h menor demanda pela explorao de recursos naturais para a produo de novos bens. Os baixos custos de produo tm permitido que as classes de menor rendas consumam tanto quanto as classes de maior renda. Com isso, tem-se observado a baixa intensidade de uso dos bens materiais, visto que estes passam significativo tempo ociosos em relao sua expectativa de vida. Cabe ressaltar, aqui, que a anlise da vida til varia conforme o produto e em relao a determinadas funes que, de acordo com Manzini e Vezzoli (2008) so: a previso do tempo de vida de um produto; a quantidade de uso; o tempo de durao das operaes ou a vida na prateleira (armazenagem). O que ocorre atualmente, que o descarte prematuro decorrente, ou no, da obsolescncia esttica, tecnolgica ou cultural, contribui com os atuais problemas ambientais enfrentados pela sociedade. O design, contudo, pode atuar na concepo do sistema de uso e produo, planejando estas fases no sentido de otimizar o ciclo de vida. Conforme Santos (2009), comum a atuao do designer estritamente no mbito do produto, o que positivo, porm contribui de forma menos abrangente com os problemas ambientais decorrentes do pr-produo, produo, uso e descarte desses produtos. Portanto, percebe-se a necessidade de uma mudana de paradigma. O designer , agora, enfrenta o desafio de satisfazer as necessidades dos consumidores, considerando a escassez dos recursos naturais. Nesse sentido, Manzini e Vezzoli (2008) sugerem duas estratgias no que se refere otimizao da vida dos produtos: o aumento da durabilidade e a intensificao do uso dos produtos e/ou de alguns dos seus componentes. O aumento da durabilidade, possivelmente, ter menor impacto ambiental, pois evitar a gerao precoce de lixo, bem como a produo e distribuio de novos produtos, que tambm afeta a cadeia produtiva (extrao de novos recursos, emisses, transporte, etc.). No caso da intensificao do produto, quando o seu uso intenso, proporciona uma reduo da quantidade de produtos em um determinado momento e local e, isso determina uma reduo do impacto ambiental. Desta forma, os autores ressaltam a importncia de se pensar, mais propriamente, no resultado do que no usufruto que os produtos possam oferecer; pensar na satisfao de uma necessidade sem, necessariamente, haver a posse de um produto para que isso acontea.

Exemplos de ideias de empresas para melhorar seus produtos em relao ao meio ambiente:

Embalagens retornveis para refrigerante No Brasil, temos a volta das embalagens retornveis de refrigerantes que tinham sido retiradas de circulao mais de uma dcada. A Coca-Cola j oferecia garrafas retornveis de vidro e de plstico em oito tamanhos, mas essa uma tendncia que deve se espalhar no mercado de bebidas. Alm do benefcio da sustentabilidade, h certo saudosismo por parte dos consumidores.

Facilitar a reutilizao Creme Chronos da Natura O produto foi desenvolvido com uma embalagem refil, desta forma, o cliente compra uma vez s a embalagem e, posteriormente, apenas recarrega com uma embalagem que utiliza menos recursos para ser fabricada.

Cadeira 2pacChair da RawStudio Um pouco mais simples que a anterior, a cadeira 2pac chair possui apenas dois moldes de pea para sua construo o que facilita a sua montagem, manuteno e transporte para distribuio. Prevendo algum possvel reparo, ela pode ser entregue com peas sobressalentes que so utilizadas de forma padronizada no assento e encosto.

Treepac Treepac uma caixa reutilizvel/retornvel composta de acetato de celulose projetada para substituir as caixas de papelo, pois estas, apesar de serem tambm reutilizveis acabam sendo recicladas para cada uso. Treepac ainda um conceito, mas o projeto j foi premiado pela Industrial Design Society of America (IDSA) com um Silver International Design Excellence Award (IDEA) na categoria de Ecodesign.

Facilitar o reparo Cadeira Aeron da Herman Miller Esta cadeira foi projetada para que as partes mais sujeitas a avarias possam ser substitudas com maior facilidade.

Facilitar atualizao e adaptabilidade Mquina de lavar roupas Miele Considerando os programas standard mais utilizados a mquina de lavar roupa pode ser equipada individualmente com vrios mdulos de programas: Desporto & Outdoor, Txtillar & Sedas, Higiene & Crianas, Bebs & Brincar. Os mdulos de programas pretendidos podem ser instalados ao adquirir a mquina (comprando um ou vrios mdulos de programas) ou mais tarde, quando o cliente sentir a necessidade de atualizao do software.

Resumo

De uma maneira geral, a otimizao da vida til dos produtos est ligada diretamente ao seu melhoramento antes mesmo de sua fabricao. Hoje em dia as empresas investem cada vez mais em melhoramentos em seus produtos durante o projeto e sua fabricao. A escassez de matria-prima empurra as empresas na direo da otimizao de seus projetos afim de se tornarem competitivas no mercado e ao mesmo tempo contribuir para a preservao e recuperao do meio ambiente. A busca incansvel do ser humano por produtos melhores e de custo mais baixo, faz com que os fabricantes busquem solues mais eficazes e objetivas levando em conta que o mercado no para de evoluir. H varias solues atualmente j utilizadas por ns no nosso dia a dia, tais como por exemplo: Embalagens retornveis, pneus com vida til prolongada, produtos com partes de fcil remoo para que se possa fazer trocas e manutenes quando preciso ao invs de trocar todo o produto, a utilizao de materiais reciclados e reciclveis incorporados em seus produtos, isso tudo ajuda a preservao do meio ambiente. Empresas como Samsung, Goodyear, Volkswagen entre outras tem uma forte preocupao com a otimizao de seus produtos e visam sempre promover programas de desenvolvimento e conscientizao do uso e descarte de sua produo, para que o consumidor tenha uma boa imagem da empresa, oque eleva a confiabilidade no nome da empresa. Por fim, a otimizao de processos e produtos nos dias de hoje o ponto forte no combate devastao ambiental, e sem duvida a sada mais inteligente e eficaz para o problema de falta de matria-prima no mercado, oque um ponto muito significativo no custo da produo, j que, a baixa concentrao de uma certa matria-prima aumenta muito os custo de produo.

Referencias:

http://projeto-pandora.blogspot.com.br/p/otimizacao-do-ciclo-de-vida-dos

MANZINI E VEZZOLI , 2008; SANTOS, 2009) http://www.infoescola.com/administracao_/ciclo-de-vida-de-um-produto/ www.ebah.com.br www.natura.net

Anda mungkin juga menyukai