Anda di halaman 1dari 6

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA CAMPUS CHAPEC

Centro de Cincias Sociais e Aplicadas Centro de Cincias Sociais e Jurdicas Programa Permanente de Ps-Graduao em Controladoria e Direito Tributrio

QUESTES PRTICAS
Captulo 2

ANGLICA MARILIN KLUMB CESAR R. EBERT IOLANDA EURIDES OLIVO

Chapec/SC, outubro de 2.001

A. QUESTES SOBRE A LEITURA INTRODUTRIA 1. No que tange Gradiente, como analista deveria analisar a empresa considerando que houve ressalva do auditor? R. O analista no pode considerar o valor referente ao ganho de capital, pois conforme os princpios contbeis, o ganho s pode ser reconhecido depois de realizado. 2. Ainda em relao primeira leitura, poder-se-ia dizer que todos os ganhos de capitaldeveriam ser desconsiderados para fins de anlise? R. No. Os ganhos realizados podem ser considerados nas demonstraes contbeis, pois decorrem por meio de transao efetivada por terceiros. 3. Poderamos dizer que toda anlise deveria comear com o parecer da auditoria, ou seja, debaixo para cima? Por qu? R. Sim. Porque aps a anlise do parecer da auditria pode se ter uma melhor interpretao referente s demonstraes publicadas pela empresa, principalmente considerando a opinio dos auditores independentes, pois em caso de algum problema de maior gravidade certamente constar no parecer dos auditores. 4. Seria a prtica, Artifcio Contbil comum em muitas empresas? Comente. R. Sim, em funo de que a maioria das empresas necessitam demonstrar bons resultados para os investidores, e na realidade no os esto conseguindo. Bem como, para obter financiamentos junto a instituies financeiras.

B) QUESTES SOBRE O CAPTULO 2 1. Antes de iniciar a Anlise das Demonstraes Contbeis, o analista deve tomar uma srie de precaues em relao anlise dos ndices. Quais so essas precaues? O que podemos dizer a respeito do Window dressing dos americanos quando nos referimos s precaues que os analistas devem tomar?

R. A principal precauo seria em relao a analise de como esto classificadas as contas do balano patrimonial e da demonstrao de resultado de exerccios, pois em caso de uma conta estar classificada incorretamente o valor desta conta pode apresentar um resultado totalmente distorcido do real. Outra precauo em relao a anlise dos ndices a base de calculo utilizado, o qual deve ser sempre a mesma para os mesmos indicadores em diferentes perodos. 2. Para termos uma anlise mais eficiente, necessrio reclassificarmos algumas contas no Balano Patrimonial e na Demonstrao de Resultados. D exemplos de contas que devem ser reclassificadas nessas demonstraes e explique o porqu da sua reclassificao. R. Duplicatas descontadas: uma conta do ativo circulante deduzida de duplicatas a receber que deve ser reclassificada para o passivo circulante, pois em caso do cliente no liquidar a duplicata no banco torna-se uma obrigao da empresa com terceiros, pois o seu valor j havia sido adiantado; Despesa de exerccio seguinte: uma conta do ativo circulante que deve ser reclassificada para o patrimnio lquido, porque no se realiza no perodo, logo no se transformar em dinheiro e essa despesa ir reduzir o resultado do exerccio seguinte, ento deve se deduzir no presente exerccio; Resultados de exerccios futuros: Leasing: tratado como uma despesa de aluguel pela legislao brasileira, mas para fins de anlise devem ser reclassificadas para o ativo permanente fazendo seu devido clculo de depreciao e sua dvida contabilizada no passivo exigvel. 3. Na Anlise das Demonstraes Contbeis, temos trs etapas que devem ser seguidas rigorosamente para que possamos tomar as decises. Quais so essas etapas (explique cada uma) e que tipo de informaes podemos extrair delas? R. 1) Reclassificao das contas: reclassificar as contas de modo que apresentem resultados reais, sem distores, bem como, adequando a grupos que melhor demonstram a realidade da empresa;

2) Seleo de um conjunto de ndices/indicadores, para fins de se obter o tipo de anlise que se pretende fazer. Ex: ndice de Endividamento precisa dos ndices de liquidez geral, corrente e seca; 3) Comparao dos indicadores entre empresas do mesmo ramo, deve se analisar empresas da mesma atividade, j que a estrutura de capital semelhante. Utiliza-se ndices padres publicados por empresas especializadas na elaborao dos ndices as quais levam em considerao o ramo de atividade da empresa. 4. De acordo com a legislao atual no Brasil, qual o tratamento dado ao leasing e como essa questo tratada pelo anteprojeto de alterao da Lei das S.A? Faa um breve comentrio sobre ambos os tratamentos. R. Leasing tratado como uma despesa de aluguel pela legislao brasileira, mas para fins de anlise devem ser reclassificadas para o ativo permanente fazendo seu devido clculo de depreciao e sua dvida contabilizada no passivo exigvel.

C) TESTES ABRANGENTES 1. Assinale a alternativa correta: ( ) a) A receita financeira legalmente uma despesa operacional, porm, para fins de anlise, devemos reclassific-la no grupo No Operacional. (x) b) As duplicatas descontadas devem ser reclassificadas no grupo do Ativo Circulante. ( ) c) Reclassificar significa fazer um novo agrupamento de contas no Balano Patrimonial e na Demonstrao do Resultado do Exerccio. ( ) d) S reclassificaremos as despesas do exerccio seguinte caso sejam relevantes. 2. Quando analisamos o grupo Resultados de Exerccios Futuros podemos reclassific-lo como: ( ) a) Ativo Circulante, uma vez que recebemos um valor antecipado. (x) b) Passivo Circulante, visto que esse valor pode ser devolvido a curto prazo. ( ) c) Ativo Realizvel a Longo Prazo, pois esse valor dever ser recebido ao longo do tempo. ( ) d) O Resultado de Exerccio Futuro no pode ser reclassificado.

3. Quando a empresa coloca um imvel venda, devemos: ( ) a) Reclassific-lo no Ativo Circulante. ( ) b) Mant-lo em Investimentos at a sua venda. (x) c) Reclassific-lo no Realizvel a Longo Prazo. ( ) d) N.D.A. 4. A Cia. Alfa possui, registrado em seu realizvel a longo prazo, a conta Capital a Integralizar. Para fins de anlise, devemos reclassific-la no: ( ) a) Ativo Circulante. (x) b) Patrimnio Lquido. ( ) c) No devemos reclassific-la. ( ) d) N.D.A.

D) EXERCCIOS 1. Reclassificar as contas para a elaborao da Anlise da Cia Alfa. Iolanda 2. Sumarizar as Demonstraes Contbeis da Bam-Bam do Brasil Ltda, para fins de anlise, preenchendo o quadro a seguir: Eurides

E) EXERCCIOS DE INTEGRAO 1. Um inventrio completo (poca em que no havia: nmeros, escrita e dinheiro) Iolanda 2. Ainda o trip Estamos entrando na anlise do trip da empresa: Liquidez, Endividamento e Rentabilidade.

A seguir, transcrevemos parte dos comentrios das Melhores e Maioresda Exame de junho de 2.000 sobre o ramo confeces e txteis, informando que a empresa Beira Rio foi a melhor. Leia o texto e indique as referncias ao trip da empresa. R. liquidez: a referida empresa manteve a produo para ficar em uma situao financeira boa. Endividamento: Rentabilidade:

F) ESTUDO DE CASO R. O fato das empresas reas contabilizarem o leasing financeiro como ativo e um avano, pois somente assim os seus ndices podem ser comparados com os ndices da empresas estrangeiras. O fato de a Varig decidir contabilizar leasing apenas como um aluguel pressupe que as aeronaves oriundas de leasing j no sero ativadas e que no ser contabilizada como Passivo a dvida global de leasing, assim, poderamos dizer que isso um retrocesso contbil, porque a empresa no esta contabilizando o seu ativo e em conseqncia no haver depreciao e os ndices no sero confiveis, pois no refletem a realidade da empresa. Est certo a CVM permitir isso, visto que decorre de uma obrigao legal, haja vista que a CVM no tem autonomia para impedir, pois a permisso decorre de norma legal. A TAM alega que se contabilizasse o leasing apenas como uma despesa teria lucro, porque no teria despesas com depreciao do bem ativado, da mesma forma a despesa financeira seria menor, em funo de que a prtica contbil adotada corrigida pela variao do dlar.

Anda mungkin juga menyukai