Anda di halaman 1dari 30

Ensino e aprendizagem com TIC na educao pr-escolar e no 1.

ciclo do Ensino Bsico (100 e 110)

Centro de Formao de Associao de Escolas de Matosinhos Trabalho Final da Aco de Formao C 406:

Ensino e aprendizagem com TIC na educao prescolar e no 1. ciclo do Ensino Bsico (100 e 110)

Turma: D

Formando: Estela Maria varanda Pinto

Formadores: - Eunice Macedo - Carlos Moedas

Entidade Formadora: Centro de Formao de Escolas de Matosinhos

Ensino e aprendizagem com TIC na educao pr-escolar e no 1. ciclo do Ensino Bsico (100 e 110)

NDICE

Introduo .... 3 1 Justificao da metodologia adoptada na planificao do trabalho 5 2 Objectivos gerais da planificao . 6 3 Desenvolvimento do projecto e das planificaes 7 Planificao da 1. Fase .. 8 Planificao da 2. Fase .. 14 Planificao da 3. Fase .. 18 Planificao da 4. Fase .. 20 4 Factores que podem influenciar o desenvolvimento do projecto /planificaes 22 4.1 Potencialidades 22 4.2 Constrangimentos 22 4.3 Aspectos ticos e de segurana relacionados com o uso das TIC . 22 Concluso 23 Referncias bibliogrficas 24

Ensino e aprendizagem com TIC na educao pr-escolar e no 1. ciclo do Ensino Bsico (100 e 110)

Introduo
O uso das TIC no 1 Ciclo do Ensino Bsico permite oferecer o contacto com um conjunto de ferramentas e experincias ao mesmo tempo que potencia a criao de novos e diferentes ambientes de aprendizagem. Estas prticas concorrem no desenvolvimento de capacidades e atitudes que potenciam a aquisio de conhecimentos nas diferentes reas curriculares, assumindo por tal, um papel transversal. O desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem com recurso s TIC fundamenta-se numa prtica planeada, realizado atravs de novas formas de acesso ao conhecimento, prtica que viabiliza o desenvolvimento de novas formas de aprendizagem. A utilizao das TIC na escola pode contribuir para o prazer de aprender j que o seu recurso promove a utilizao de novas metodologias e de novas atitudes, bem como de outras maneiras de aprender, situao favorvel ao desenvolvimento de novas competncias nos alunos. A promoo da utilizao das TIC, desde os primeiros anos de escolaridade, inclusive no ensino pr escolar, permite, entre outros aspectos, desenvolver os seguintes que pela sua importncia se constituem como principais: - Estimular a utilizao das TIC em contexto de sala de aula; - Desenvolver nos alunos mtodos de trabalho e competncias de pesquisa, seleco e tratamento da informao, tendo em vista a produo de conhecimentos; - Explorar, analisar e avaliar software educativo para o 1 Ciclo do Ensino Bsico; - Perspectivar a integrao do processador de texto e de programas de apresentao multimdia, bem como de software educativo multimdia, no ensino e na aprendizagem do 1ciclo do ensino bsico; - Desenvolver competncias para a elaborao de material didctico; -Incentivar a criao de situaes de aprendizagem valorizadoras do sentido da produo escrita, com integrao de elementos provenientes de diferentes aplicaes, nomeadamente das enciclopdias digitais e documentos, (Internet); -Integrar o uso da Internet no contexto de projectos de trabalho mais gerais; -Reflectir com todos os docentes intervenientes no Projecto, sobre diferentes utilizaes educativas das TIC no 1 Ciclo do Ensino Bsico.

Ensino e aprendizagem com TIC na educao pr-escolar e no 1. ciclo do Ensino Bsico (100 e 110)

Considerando uma lgica de pensamento em que a escola um lugar que privilegia o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, considera-se que as vrias temticas, contedos e actividades trabalhadas nesta aco de formao, constituem-se como instrumentos idneos, oportunos e pertinentes que, potenciam e enriquecem o processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais apelativo e motivador, ao mesmo tempo que actual. Neste sentido, a frequncia da aco de formao Ensino e aprendizagem com TIC na educao pr-escolar e no 1. ciclo do Ensino Bsico (100 e 110) , favorece a promoo do sucesso educativo tornando-o mais consistente. Na mesma linha, o trabalho que aqui se apresenta fundamenta-se nos princpios aludidos, consistindo-se num curto projecto onde se definem actividades que percorrem as vrias reas curriculares nas quais as TIC constituem um recurso permanente. Apresentar-se-, de seguida, um trabalho onde constam algumas aprendizagens realizadas e competncias adquiridas na presente aco de formao, relacionando-as com outras prticas que se constituem de igual modo como prticas determinantes num processo educativo que se pretende moderno, atraente, motivador e qualificado. O desenvolvimento do presente trabalho fundamenta-se na mais-valia pedaggica obtida pelo recurso que os professores fazem utilizando as TIC, adaptando este recurso ao nvel de ensino, aos objectivos a atingir, e ao nvel da turma. Espera-se que a frequncia desta aco e a realizao deste trabalho contribuam para o desenvolvimento de modelos de aprendizagem de maior sucesso.

1 - Justificao da metodologia adoptada na planificao do trabalho


Constitui-se como propsito principal docente da prtica educativa, que a sua aco profissional produza efeitos educativos positivos nos alunos. Para tal, no desenvolvimento das competncias das vrias reas, o professor deve recorrer a meios e recursos que levem os alunos a aprender bem os contedos, adoptando prticas e ferramentas modernas, inovadoras e experimentais, onde se releve o trabalho individual e colectivo.

Ensino e aprendizagem com TIC na educao pr-escolar e no 1. ciclo do Ensino Bsico (100 e 110)

Neste sentido, cabe aos professores contemplarem nas suas planificaes momentos de trabalho, com o recurso s TIC. A utilizao do computador pessoal do aluno potencia o desenvolvimento de vrias metodologias, e.g. do e-learning, onde os alunos podero trabalhar individualmente sob a orientao e superviso do professor. Nas salas TIC, os alunos podero organizar-se em grupos, de dois elementos no mximo, construindo um trabalho de articulao entre todas as reas, com as actividades propostas pelo Projecto Educativo, por anos de escolaridade. Note-se que os materiais produzidos no mbito de construo de materiais para o Plano Anual de Actividades, com o apoio das TIC, devem ser desenvolvidos individualmente e por turma. O acesso Internet nos espaos TIC das escolas, a utilizao dos computadores pessoais dos alunos na sala de aula e em casa, a utilizao dos projectores e quadros inter-activos, a mquina fotogrfica digital, entre outros, bem como o Software disponibilizado pelo Agrupamento, constituem-se como factores fulcrais ao desenvolvimento das TIC. Pelo exposto, a planificao que ser apresentada no desenvolvimento deste trabalho, ir aplicar alguns recursos descobertos e trabalhados nesta aco de formao, a metodologias adoptadas a contextos educativos referentes ao Ensino Experimental das Cincias (formao adquirida no mbito da formao contnua) onde se privilegiam as observaes e os registos, campo que a tutela tambm tem vindo a promover e a relevar. Aproveitar-se-o e articular-se-o recursos informticos que os alunos possuem em termos de hardware e software que lhes foram disponibilizados na sequncia do programa e-escolinhas e metodologias trabalhadas em sesses do Ensino Experimental das Cincias. A execuo deste planeamento implicar a passagem por 4 fases enquadradas num pequeno projecto chamado Os cientistas. O nmero de sesses a realizar em cada fase poder ser flexvel, desenvolvido em funo das competncias que os alunos possuam e da autonomia que revelem na realizao das aprendizagens e no domnio das ferramentas utilizadas. Por isso, a durao previsvel das actividades constante em cada plano, tem apenas um carcter indicativo e, a implementao deste projecto poder decorrer durante um tempo mais ou menos prolongado, dependendo dos factores acima citados.

Ensino e aprendizagem com TIC na educao pr-escolar e no 1. ciclo do Ensino Bsico (100 e 110)

2 Objectivos gerais da planificao


Constituem-se como objectivos gerais da planificao, os seguintes: - Criar apetncia logo nos primeiros anos de escolaridade para a utilizao sistmica dos meios de informao; - Estimular a utilizao das TIC em contexto de sala de aula; - Desenvolver nos alunos mtodos de trabalho e competncias de pesquisa, seleco e tratamento da informao, tendo em vista a produo de conhecimentos; - Explorar, analisar e avaliar software educativo para o 1 Ciclo do Ensino Bsico; - Perspectivar a integrao do processador de texto e de programas de apresentao multimdia, bem como de software educativo multimdia, no ensinoaprendizagem do 1 ciclo do ensino bsico; - Desenvolver competncias para a elaborao de material didctico; - Incentivar a criao de situaes de aprendizagem valorizadoras do sentido da produo escrita, com integrao de elementos provenientes de diferentes aplicaes, nomeadamente das enciclopdias digitais e documentos da WWW (Internet); - Integrar o uso da Internet no contexto de projectos de trabalho mais gerais; - Reflectir com todos os docentes intervenientes no Projecto, sobre diferentes utilizaes educativas das TIC, no 1 Ciclo do Ensino Bsico; - Fomentar a participao da comunidade educativa em projectos.

3 Desenvolvimento do projecto e das planificaes


1. Fase Desenvolvimento de tarefas onde se trabalharo metodologias laboratoriais simples, enquadrado no Ensino Experimental das Cincias (Experimentao); 2. Fase: (1. Sesso) Apresentao aos alunos de um recurso TIC (recurso de edio/publicao MOVIE MAKER) com o correspondente ensinamento da sua aplicao. A utilizao predominante deste recurso

Ensino e aprendizagem com TIC na educao pr-escolar e no 1. ciclo do Ensino Bsico (100 e 110)

fundamenta-se no facto de que, embora sabendo da sua existncia, o respectivo conhecimento da sua aplicao era muito tnue. Ir tambm ser utilizado um recurso de pesquisa onde os alunos seleccionaro e importaro imagens para aplicar no seu trabalho (Aprendizagem TIC); (2. Sesso) Construo por parte dos alunos de um trabalho onde editaro o trabalho j realizado na 1. fase utilizando o recurso de edio / publicao MOVIE MAKER (Aprendizagem TIC); 3. Fase Divulgao do trabalho produzido pela escola e pela comunidade (Divulgao); 4. Fase Apresentao do trabalho produzido na semana da cincia Os Cientistas, comunidade escolar e comunidade educativa (Apresentao).

Ensino e aprendizagem com TIC na educao pr-escolar e no 1. ciclo do Ensino Bsico (100 e 110)

1 Fase
Experimentao Plano de aula (contm planificao para uma actividade) Durao previsvel: 90 minutos

ENSINO EXPERIMENTAL DAS CINCIAS / UTILIZAO DE RECURSOS TIC

Ano lectivo: 2010/2011 Data: (Outubro) Escola EB I / JI da Praia Ano de escolaridade: Aplicvel a todos os anos de escolaridade neste caso (2 ano) com adaptaes pontuais e adequadas. Enquadramento no programa oficial do 1. Ciclo: rea Estudo do Meio; Bloco descoberta dos materiais e objectos Tema: Explorando o tempo de germinao de sementes de espcies distintas em idnticas condies ambientais Sementes de espcies distintas demoram o mesmo tempo a germinar quando sujeitas a idnticas condies ambientais? Contedo: Reconhecer a variao do tempo de germinao de sementes de espcies distintas quando sujeitas a idnticas condies ambientais. Apresentao da actividade Descrio (Actividade 1) Materiais Reconhecer a variao do tempo de germinao de sementes de espciesFeijo, ervilhas, favas, milho, distintas quando sujeitas a idnticas condies ambientais. . cebolo, alface, coentros, nabos, Breve conversa com os alunos sobre o que a germinao. Na sequnciacenoura desta conversa, colocar a questo-problema. Registo das suas concepes na folha de registo previamente distribuda. Planificao da actividade (fornecida parcialmente) e identificao das Recipiente com papel pardo variveis oralmente.

Questionamento dos alunos acerca das suas concepes alternativas.4 exemplares de uma semente Experimentao: distribuio a cada grupo de um recipiente com papel Computador com a folha de pardo e quatro exemplares de uma semente. Cada grupo coloca as suas sementes entre as laterais do recipiente e o papelregisto pardo. - Fichas de registo das Humedece-se o papel pardo e coloca-se a mesma quantidade de gua nosobservaes com questionrios; vriosrecipientes. - Mquina fotogrfica digital (1 Os pedaos de papel devem ser humedecidos diariamente com a mesma por grupo + 1 do professor); quantidadedegua. - PEN. Registo da concluso na folha de registo da data de incio da experimentao, bem como o dia em que cada semente comea a germinar. Clculo do tempo de germinao atravs da mdia do nmero de dias que cada uma das quatro sementes demorou a germinar. Confronto com as concepes alternativas. Os alunos foram observando as sementes que tinham na mesa de trabalho: feijo, ervilhas, favas, milho, cebolo, alface, coentros, nabos, cenouras, (igual variedade em todos os grupos) e as opinies iam surgindo. Pela observao directa e com a interveno docente orienta-se os alunos para que falem da cor, do tamanho, da forma, da textura, Passada a fase da observao e do dilogo ser facultada uma ficha onde os alunos agrupam as sementes segundo os critrios atrs referidos. O professor sugere que cada grupo seleccione um critrio diferente. Deste modo, cada grupo trabalhar um critrio e os alunos percebero como se podem agrupar sementes segundo vrios critrios. Seguidamente far-se- a concluso da experincia. Aprendizagens dos alunos - Pretende-se que os alunos:

Recordem o conceito de germinao; Identifiquem os factores que influenciam no crescimento da planta; Identifiquem os diferentes modos de reproduo das plantas. Guio para apresentao e explorao da actividade - As tarefas iro ser apresentadas da seguinte forma: 1. Experimentao: distribuio a cada grupo de um recipiente com papel pardo e quatro exemplares de uma semente. Cada grupo coloca as suas sementes entre as laterais do recipiente e o papel pardo. Humedece-se o papel pardo e coloca-se a mesma quantidade de gua nos vrios recipientes. 2. Os pedaos de papel devem ser humedecidos diariamente com a mesma quantidade de gua. Registo da concluso na folha de registo da data de incio da experimentao, bem como o dia em que cada semente comea a germinar. Clculo do tempo de germinao atravs da mdia do nmero de dias que cada uma das quatro sementes demorou a germinar. Confronto com as concepes alternativas. 3. Concluso da experincia. Avaliao da tarefa A avaliao das actividades far-se- posteriormente com a resoluo de uma ficha onde os alunos demonstrem as aprendizagens e constataes resultantes das experincias realizadas. Observaes -Ao longo de oito dias, sempre que uma semente germine, far-se- o respectivo registo no computador, numa folha prpria para o efeito - Todas as fases das experincias sero fotografadas por um elemento de cada grupo. Ser o professor a orientar esse trabalho indicando o momento e o que deve ser fotografado.

- O professor fotografar tambm as fases referidas. Evita-se assim que qualquer dos grupos perca informao por uma possvel falha tcnica. Por outro lado a obteno das fotografias estar assegurada mesmo se houver grupos que no tenham esse recurso. - Posteriormente essas fotografias sero descarregadas nos computadores (ambiente de trabalho).
ENSINO EXPERIMENTAL DAS CINCIAS / UTILIZAO DE RECURSOS TIC

Ano lectivo: 2010/2011 Data: (Outubro) Escola EB I / JI da Praia Ano de escolaridade: Aplicvel (2 ano) e a todos os anos de escolaridade com adaptaes pontuais e adequadas. Enquadramento no programa oficial do 1. Ciclo: rea Estudo do Meio; Bloco descoberta dos materiais e objectos Tema: Germinao e crescimento Contedo: Constatar o comportamento evolutivo no tempo de sementes diversas quando colocadas em gua. Reconhecer que diferentes sementes se comportam de modo diverso quando colocadas em gua. Explorar a constituio de sementes.

Apresentao da actividade Descrio (Actividade 2) Materiais Realizao de um dilogo prvio sobre o que so feijo, ervilhas, favas, milho, cebolo, alface, sementes, em se destacar a utilizao de sementes na coentros, nabos, cenoura nossa alimentao e referir-se-o alguns exemplos.

Posteriormente ser colocada a questo-problema "Como se comportam sementes diversas quando colocadas em gua?". Ser distribuda aos alunos uma ficha para registo das pr-concepes. Esse trabalho ser realizado em grupo. Espera-se que os alunos respondam que: flutua, afunda, rebenta, fica mole, cresce Aps esta actividade sero questionados como podero verificar se as suas previses estaro ou no correctas (alertar-se-o os alunos para o facto de ningum estar certo ou errado, mas que as opinies no tm de ser iguais). Pretende-se que os alunos respondam que ser preciso colocar as sementes dentro de gua. O material necessrio ser distribudo a cada grupo e darse- o incio experincia. Cada aluno registar as suas observaes em folha prpria. Identificar-se-o as variveis atravs das seguintes questes: O que vamos medir? (relativamente ao comportamento das sementes quando colocadas em gua). O que vamos mudar? (relativamente ao ambiente em que se encontram as sementes). O que vamos manter? (relativamente ao tipo de sementes). Sero registadas todas as observaes de acordo com a ficha distribuda. Pretende-se que os alunos concluam que sementes diversas, quando colocadas em gua, tm comportamentos

vasos de plstico com o mesmo tamanho, 2 sacos de terra de jardim homogeneizada, 3 plantas de cebolo em cada vaso, fita mtrica, o calendrio, 1 pau fino, tesoura, 1 medidor de 200ml, 1 medidor de 50ml, gua e uma caixa de carto (mini-estufa).

diferentes (incham, mudam de cor, ficam moles, ). Ser ento colocada a questo:"como so constitudas as sementes?" Os alunos pudero observar feijes abertos que tinham sido colocados previamente em gua para facilitar a observao. Com a ajuda dos professores e de imagens no computador, pudero identificar o tegumento, o embrio e os cotildones. Foram realizados registos desta actividade numa ficha. Aps esta tarefa, ser proposto aos alunos que agrupem as sementes segundo diferentes critrios. Sero distribudos o mesmo nmero de plantas (3 cebolos) por cada vaso que ter a mesma quantidade de terra. Todas as plantas (cebolo) sero plantadas com a mesma altura, no caso 11cm. Os vasos sero identificados (G, H, I) e as respectivas plantas em cada vaso (G1, G2,G3), (H1,H2; H3), (I1, I2, I3) e colocados numa mesa de trabalho prximo de uma janela. No vaso G, adicionar-se-o 200ml de gua no incio, no 5 dia, no 10 dia, no 15 dia e no 20

dia, ao mesmo tempo que se registar o crescimento do cebolo. No vaso H, apenas se adicionar 50ml de gua em cada dia referido e as medies e os registos sero sempre tidos em ateno. No vaso I, no se adicionar gua mas far-se- a medio das plantas e o seu registo. Os alunos registaro nas fichas o crescimento do cebolo desde o incio da actividade at ao 20 dia. Aprendizagens dos alunos - Pretende-se que os alunos: Concluam que sementes diversas, quando colocadas em gua, tm comportamentos diferentes (incham, mudam de cor, ficam moles, ).

Guio para apresentao e explorao da tarefa - As tarefas iro ser apresentadas da seguinte forma: 1. Em primeiro lugar ser distribuda uma ficha a cada aluno para registo das observaes e identificao das variveis atravs das questes: O que vamos medir? o comportamento das sementes quando colocadas em gua. O que vamos mudar? o ambiente em que se encontram as sementes. O que vamos manter? o tipo de sementes. 2. Sero registadas todas as observaes de acordo com a ficha distribuda. O ltimo registo ser feito aps 24 horas.

Avaliao da tarefa A avaliao das actividades far-se- posteriormente com a resoluo de uma ficha onde os alunos demonstrem que assimilaram as aprendizagens e constataes resultantes das experincias realizadas.

Observaes Sero facultadas aos alunos fichas onde registem o crescimento do cebolo desde o incio da actividade at ao 20 dia. -Aps esta tarefa, e de acordo com os diferentes comportamentos das sementes em gua ser proposto aos alunos que
agrupem as sementes segundo diferentes critrios. Seguir-se- o desenvolvimento da actividade.

2 Fase
Aprendizagens TIC Planos de aula Durao previsvel: - 1. Sesso: 90 minutos - 2. Sesso: 90 minutos

2. Fase (1. Sesso): Apresentao aos alunos de um recurso TIC (recurso de pesquisa) Mquina fotogrfica digital; motor de busca GOOGLE; - Apresentao aos alunos de um recurso TIC (recurso de edio/publicao MOVIE MAKER) Objectivos Competncias a desenvolver - Fsicos: Sala de aula -Informticos (hardware e software): Computador pessoal para professor com ligao internet; Recursos Computadores Magalhes com ligao internet (1 por grupo); - TIC: Projector; PEN - TIC (Pesquisa): Motor de busca GOOGLE Actividades - TIC (Edio/publicao): MOVIE MAKER - Seguindo as tarefas que o professor orienta atravs do Quadro Interactivo os alunos executaro as seguintes tarefas: Criam uma pasta no ambiente de trabalho de cada computador com o nome de TIC; Acedem internet escrevendo no BROWSER o site www.google.com; Neste site pesquisam imagens (10 ou 15) de flores, plantas (por exemplo); Gravam no ambiente de trabalho as imagens escolhidas; Criam dentro da pasta TIC, outra pasta com o nome de FLORES onde gravaro as imagens das flores que escolheram; Acedem ao recurso de edio/publicao MOVIE MAKER; Importam as imagens que anteriormente gravaram na pasta - Dominar recursos TIC; - Aplicar recursos TIC no quotidiano escolar. - Desenvolver competncias TIC (gerais e especficas).

TIC FLORES; Seguem os passos adequados de todo o processo necessrio construo de uma apresentao de um trabalho no MOVIE MAKER. Nesta actividade procura-se que os alunos, dentro do grupo, sejam originais, seguindo as suas opes, dentro da aplicao utilizada; Cada grupo apresenta o trabalho produzido. - Superviso; Avaliao - Correco; - Auto-avaliao; - Comentrios sobre o trabalho produzido.

2. Fase (2. Sesso): - Construo por parte dos alunos de um trabalho onde editaro o trabalho realizado na 1. fase utilizando o recurso de Edio / Publicao MOVIE MAKER (Aprendizagem TIC). - Dominar recursos TIC; Objectivos Competncias a desenvolver - Fsicos: Sala de aula -Informticos (hardware e software): Recursos Computador pessoal para professor; Computadores Magalhes (1 por grupo); - TIC: Projector; PEN; - TIC (Edio/Publicao): MOVIE MAKER. - Seguindo as tarefas que o professor orienta atravs do projector, os alunos executaro as seguintes tarefas: Transferem as fotografias referentes 1. Fase da mquina digital para a pasta TIC que est no ambiente de trabalho (grupo a grupo); Abrem a aplicao (recurso de Edio/Publicao) MOVIE Actividades MAKER; Importam para o MOVIE MAKER as imagens anteriormente transferidas para a pasta TIC; Seguem os passos adequados de todo o processo necessrio construo de uma apresentao de um trabalho no MOVIE MAKER. Cada grupo apresenta o trabalho produzido. - Superviso; - Correco; - Auto-avaliao; - Comentrios sobre o trabalho produzido. - Aplicar recursos TIC numa situao especfica; - Aplicar recursos TIC no quotidiano escolar. - Desenvolver competncias TIC (gerais e especficas).

Avaliao

3 Fase
Divulgao Plano de aula Durao previsvel: 90 minutos

3. Fase: Construo por parte dos alunos de materiais de divulgao do trabalho efectuado na 2. sesso, da 2. fase (Edio de filme com utilizao do recurso ao MOVIE MAKER) (Divulgao). A realizao deste trabalho servir para divulgar o trabalho que ser apresentado pela turma na semana da cincia a realizar na escola. - Dominar recursos TIC; Objectivos Competncias a desenvolver - Fsicos: Sala de aula -Informticos (hardware e software): Computador pessoal para professor; Recursos Computadores Magalhes (1 ou 2 por grupo); Impressora; - TIC: Projector; PEN; - TIC (produo): PUBLISHER. - Atravs do Quadro Interactivo, o docente explorar o programa PUBLISHER, dando exemplos e apresentando opes que os alunos possam seguir na elaborao do seu trabalho; - Cada grupo acede ao programa PUBLISHER e com orientao, superviso e ajuda do professor constri um prospecto relativo ao Actividades trabalho realizado na 2. sesso da 2. fase; - Gravao do trabalho na PEN; - Impresso do trabalho de cada grupo; -Colocao estratgica dos prospectos produzidos em locais apropriados da escola (actividade complementar); - Envio de prospectos a membros da comunidade educativa (actividade complementar). - Superviso; - Correco; - Auto-avaliao; - Comentrios sobre o trabalho produzido. - Aplicar recursos TIC no quotidiano escolar; - Divulgar trabalho escolar com recurso a ferramentas TIC. - Desenvolver competncias TIC (gerais e especficas).

Avaliao

4 Fase
Apresentao Preparao da apresentao Durao previsvel: 2 semanas

4. Fase: Apresentao comunidade escolar e comunidade educativa do trabalho realizado ao longo das vrias fases do projecto. - Envolver a comunidade educativa nas actividades escolares; - Promover o Ensino Experimental; Objectivos - Promover a utilizao das TIC; - Promover o sucesso educativo. Competncias a desenvolver - Difundir a utilizao das TIC na comunidade educativa. - Desenvolver competncias TIC (gerais e especficas); - Fomentar o esprito de grupo (turma/escola/agrupamento). - Fsicos: Sala de aula ou outro espao da escola para montagem de stand; Recursos -Informticos (hardware e software): - Computador; - TIC: Projector; PEN. - Montagem de todos os recursos necessrios para a apresentao das actividades executadas nas vrias fases do projecto; - Passagem contnua em SLID SHOW do trabalho editado no MOVIE MAKER; Actividades - Agendamento de sesses de apresentaes do projecto (cada grupo far uma apresentao); - Disponibilizao para consulta pblica de porteflios sobre o projecto (suporte de papel e digital trabalho construdo ao longo do desenvolvimento do projecto). - Superviso; Avaliao -Avaliao pblica (questionrios disponveis para todos os visitantes).

4 Factores que podem influenciar o desenvolvimento do projecto / planificaes


Durante a formao foram feitas algumas reflexes relativamente a factores que podem estar associados utilizao das TIC. Nesse sentido, constituem-se pertinentes algumas consideraes sobre aspectos a valorizar no contexto escola em geral e no aproveitamento das ferramentas TIC nas actividades lectivas e, neste caso especifico, no desenvolvimento do projecto e das planificaes anteriormente expostos. 4.1 Potencialidades So evidentes as potencialidades que se podem detectar no desenrolar das actividades descritas e.g. realizao de aprendizagens, aquisio de competncias no domnio das TIC, motivao para a aprendizagem, capacidade de interagir com o outro 4.2 Constrangimentos No que concerne aos constrangimentos, vrias situaes poderiam surgir. Uma das questes que logo se coloca sobre a gesto do tempo, antevendo que os alunos pudessem de facto demorar mais tempo do que o previsto por se entusiasmarem e quererem explorar mais estes recursos, ou mesmos pelas dificuldades que podero surgir no trabalho. de salientar que neste trabalho se pressupe que os alunos, sendo do 2. ano, possuam poucos conhecimentos no mbito dos computadores e internet, sobretudo no processamento de texto. Alm disso, h outra questo a ter em conta. Todos os alunos possuem, partida, o Magalhes mas, o que nem todos possuem, ligao Internet atravs deste. Este problema vai obrigar que seja feita posteriormente uma ligao atravs do wirless da escola ou, caso no seja possvel, os alunos podero realizar as actividades nos computadores da escola, na sala de informtica. A falta de recursos, o mau estado do material, falta de tempo e a utilizao dos recursos existentes para tarefas no solicitadas, podero inibir e fazer perder qualidade

do trabalho que se tenta implementar. Todavia, com a canalizao de esforos de quem participa nas actividades, no sentido de suprir todas as faltas detectadas, podero suplantar-se os possveis constrangimentos. 4.3 Aspectos ticos e de segurana relacionados com o uso das TIC Relativamente aos aspectos ticos e de segurana relacionados com o uso das TIC, neste projecto no se colocaro problemas deste tipo j que o projecto se baseia numa pesquisa orientada pelo professor, e supervisionado pelo mesmo, evitando assim possveis problemas. Aquando da utilizao das TIC, a par da Internet, h sempre pormenores ticos e de segurana que devem ter ateno redobrada. Partindo deste princpio, com a superviso das actividades e orientando convenientemente todas as aces praticadas, consegue-se um alto grau de controlo sobre eventuais perigos neste mbito. Uma opinio prpria - A utilizao das TIC permite uma maior rentabilizao do trabalho, torna as aulas mais dinmicas e atractivas captando a ateno dos alunos e contribuindo para um ensino mais em funo dos alunos e no do professor; - Com o uso das TIC consegue-se que muitos alunos melhorem a concentrao, pois esto mais motivados para a aprendizagem; - Recorro com alguma frequncia s TIC porque so um bom auxiliar de trabalho, j que os alunos sentem-se atrados e ficam mais motivados para o trabalho que esto a desenvolver. Gostaria de utilizar com mais frequncia, as TIC, mas estando numa escola em que tem dois edifcios e que para trabalhar com as TIC temos que levar os alunos a atravessar a estrada para nos deslocarmos para a Biblioteca onde se encontram os recursos, este desejo torna-se pouco vivel; - As TIC so um meio estimulante para as crianas e so uma ferramenta de grande valia, tanto na preparao das aulas, como no trabalho na sala de aula; - Noto uma grande adeso e motivao por parte dos alunos na utilizao dos meios informticos; - Este recurso aumenta a eficincia e a criatividade do trabalho desenvolvido quer pelo professor, quer pelo aluno; -As TIC facilitam o trabalho do professor.

Concluso
A escola no pode ignorar as novas ferramentas tecnolgicas necessrias para alinhar a educao evoluo social, mas a simples utilizao destas no garante a inovao pedaggica. Por tal, so necessrias estratgias, planificaes e orientao adequadas no processo de implementao da prtica pedaggica, factores que potenciam uma equilibrada construo do saber, numa escola com recursos. Neste sentido, convergem dois pontos fundamentais para o desenvolvimento de boas prticas: formao tcnica e pedaggica centrada no como, porqu e para qu, e infra-estruturas que permitam a realizao da prtica. Esta aco de formao produziu resultados positivos, facto que permitir seguramente uma melhoria qualitativa no processo de ensino e aprendizagem atravs da oportunidade de descobrir e contactar com instrumentos pedaggicos e didcticos que possibilitaro o desempenho dos alunos, utilizando vias e ferramentas apelativas. Nas reflexes efectuadas, na partilha de conhecimentos e na troca de ideias entre formandos e formadores, relevou-se a importncia do trabalho de pares ou do trabalho colectivo, na consecuo de objectivos educativos. No que respeita perspectivao da utilizao educativa da Internet, os professores revelaram uma boa noo das mltiplas possibilidades desta nova ferramenta. A no operacionalizao de um modo mais concreto das tarefas que poderiam realizar no futuro com os seus alunos deveu-se durao da formao. A utilizao educativa de um meio poderoso como a Internet tem de ser equacionada em funo dos alunos concretos, das condies reais de trabalho e do projecto pedaggico da escola e do grupo disciplinar onde o professor se insere. Considera-se que as TIC no so apenas ferramentas auxiliares de trabalho. So um elemento tecnolgico fundamental que d forma ao ambiente social, incluindo o ensino da Matemtica e da Lngua Portuguesa e, por tal, os professores precisam de desenvolver confiana no uso destas tecnologias, bem como de uma atitude crtica em relao a elas, integrando-as nas finalidades e objectivos no ensino de todas as reas. Defende-se que a tarefa dos programas de formao no reside em ajudar os professores a aprenderem a usar estas tecnologias de um modo instrumental, mas

considerarem como que elas se inserem do desenvolvimento do seu conhecimento e da sua identidade profissional. Neste contexto e tendo em conta os objectivos da aco de formao, Ensino e Aprendizagem com TIC na educao pr-escolar e no 1. ciclo do Ensino Bsico (100 e 110), apresentam-se as seguintes consideraes: - Contribuiu para que os formandos adquirissem ou aprofundassem conhecimentos sobre ferramentas TIC, possibilitando a melhoria de prticas pedaggicas se recorrerem sua utilizao; - Proporcionou a utilizao de ferramentas que podero ser utilizadas em situaes especficas, tornando-as mais apelativas e motivantes, enriquecendo o processo educativo; - Promoveu pensamentos e reflexes no que diz respeito utilizao das TIC em diversos contextos escolares, levantando tpicos e vertentes de discusso no mbito da tica, que podem surgir quando se trabalha com tudo o que relaciona com as TIC. Atendendo s concluses acima apresentadas, oportuno considerar e reconhecer, que a presente aco de formao serviu para aumentar o nvel de conhecimentos dos docentes que nela participaram, cumprindo de forma pertinente a essncia da formao contnua: a melhoria das competncias dos profissionais da educao, algo que promove o sucesso educativo.

Observao: A realizao deste trabalho, no que concerne planificao -1 fase - e aprendizagem TIC - 2 fase, teve como suporte as actividades realizadas na 3 e na 5 Sesso da Aco de Formao Ensino e aprendizagem com TIC na educao pr-escolar e no 1. ciclo do Ensino Bsico (100 e 110), sob a superviso dos Formadores Eunice Macedo e Carlos Moedas e constitui-se no seu todo, como um projecto de partilha a desenvolver pelo 2 e 4 anos da Escola E.B1 da Praia, da autoria e responsabilidade das professoras Estela Pinto e Manuela Magalhes.

Referncias bibliogrficas
Departamento da Educao Bsica [DEB] (2001). Organizao Curricular e Programas: Ensino Bsico 1. Ciclo (3. edio). Lisboa: Editorial do ME Area, Manuel. (16-05- 2008). La necesidad de dar coherencia pedaggica a las prcticas de aula con TIC. In ordenadores en el aula. Acedido em Setembro 16, 2008 de http://ordenadoresenelaula.blogspot.com/2008/05/4lanecesidadde darcoherencia. html Area, Manuel (07-04-2007). La escuela del siglo XXI: la tecnologas digitales, la crisis del modelo expositivo de enseanza y el nuevo papel de los docentes. In ordenadores en el aula Acedido em Setembro 16, 2008 de http://ordenadoresenelaula.blogspot.com/2007/04/la-escuela-del-siglo-xxi-latecnologas. html Area, Manuel (2007). Alguns princpios para el desarrollo de buenas prcticas pedaggicas com las TICs en le aula. In Comunicacin y pedagogia: Nuevas tecnologias y recursos didcticos, ISSN 1136-7733. N 222. Pp. 42-27;
Ponte, J. P., & Serrazina, L. (1998). As novas tecnologias na formao inicial de professores. Lisboa: DAPP do ME. Ponte, J. P. (em publicao). Tecnologias de informao e comunicao na formao de professores: Que desafios? Revista Ibero-Americana de Educacin.

Matosinhos, 23 de Julho de 2010

A formanda (Estela Maria Varanda Pinto)

Anda mungkin juga menyukai