Anda di halaman 1dari 4

Histrico da legislao hdrica no Brasil O Brasil vem produzindo, desde o incio do sculo passado, legislao e polticas que buscam

paulatinamente consolidar uma forma de valorizao de seus recursos hdricos.

A crise econmica de fins do sculo XIX e incio do sculo XX, centrada na troca do modelo econmico - de agrrio para industrial, exige uma maior utilizao da energia eltrica para a gerao de riquezas. Neste contexto scio econmico foi publicado o Decreto 24.643 em 10 de Julho de 1934, que aprovou o Cdigo de guas Brasileiro.

Mesmo voltado para a priorizao da energia eltrica, o Cdigo de guas de 34, como ficou conhecido, inicia um trabalho de mudana de conceitos relativos ao uso e a propriedade da gua. No transcorrer das mudanas econmicas e sociais, que se deram no Brasil e no mundo, abriram espao para o estabelecimento de uma Poltica Nacional de Gesto de guas.

Assim, com o olhar voltado para a histria das guas no Brasil, podemos considerar que: o Cdigo de guas Brasileiro , criado com a finalidade de estabelecer o regime jurdico das guas no Brasil, dispe sobre sua classificao e utilizao, bem como sobre o aproveitamento do potencial hidrulico, fixando as respectivas limitaes administrativas de interesse pblico. Segundo o Cdigo aprovado em 1934, as guas brasileiras so definidas como guas pblicas, que podem ser de uso comum ou dominicais.

Arejando conceituao e possibilitando a construo de novos paradigmas fica claro a importncia das novas definies de uso e propriedade juntamente com os novos conceitos enunciados no Cdigo de 34, especialmente quando verificamos na legislao anterior, onde o Supremo Tribunal Federal, por meio do acrdo de 20.05.16, no agravo da petio N 2.034, reconheceu a propriedade particular sobre as nascentes de guas.

Permanecendo fiel a seus princpios de valorizao e valorao da gua, encontra-se no Cdigo de 34 os primeiros dispositivos legais que vem possibilitar que na atualidade o Brasil trabalhe com instrumentos de gesto que possibilitam a cobrana pelo uso da gua, dos quais destacam-se:

Do Aproveitamento das guas: (Artigo 36 - Pargrafo 2) "o uso comum das guas pode ser gratuito ou retribudo, conforme as leis e regulamentos da circunscrio administrativa a que pertencem."

Da Derivao das guas: (Artigo 43) "As guas pblicas no podem ser derivadas para as aplicaes da agricultura, da indstria e da higiene, sem a existncia de concesso administrativa, no caso de utilidade e, no se verificando de autorizao administrativa, que ser dispensada todavia, na hiptese de derivaes insignificantes." (Artigo139) "O aproveitamento industrial das quedas de gua e outras fontes de energia hidrulica, quer do domnio pblico quer do domnio particular, far-se- pelo regime de autorizaes e concesses institudos neste Cdigo." Posteriormente, este procedimento evolui para o sistema de outorga e licenciamento ambiental integrado.

Da Fiscalizao: (Artigo 178) "No desempenho das atribuies que lhe so conferidas, o Servio de guas do Departamento Nacional da Produo Mineral, com aprovao prvia do Ministro da Agricultura, regulamentar e fiscalizar o servio de produo, transmisso, transformao e distribuio da energia hidroeltrica."

Este dispositivo evoluiu para a delegao aos Estados da fiscalizao a outros setores da economia.

A aplicao do Cdigo de guas, juntamente com a evoluo dos problemas scios e econmicos do pas, possibilitou alteraes no modelo de administrao pblica e de novas normas legais. A seguir, relacionam-se os mais expressivos diplomas legais, decorrentes do Cdigo de guas Brasileiro, apresentando de forma mais detalhada a legislao mais recente ou mais relevante para a gesto dos recursos hdricos no Brasil, quais sejam: - Cdigo de guas minerais, que classificou e disciplinou o uso das guas minerais. - Constituio Federal de 1988, que permitiu aos Estados e Unio criar seus sistemas de gesto. - Poltica Nacional de guas (Lei N.o 9.433/97). - Legislaes Estaduais de Gesto de guas. - Criao da ANA - Agncia Nacional de guas.

Princpios bsicos das legislaes de recursos hdricos estadual e federal ---Em 30 de dezembro de 1991, o Estado de So Paulo institui a Poltica Estadual de Recursos Hdricos e o Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hdricos por meio da Lei Estadual N.o 7.663. Os princpios bsicos deste sistema esto ancorados na: - Descentralizao; - Integrao; - Participao; - Unidade gestora a bacia hidrogrfica e - Reconhecimento do valor econmico da gua.

Em janeiro de 1997, a Unio estabelece a sua poltica e o seu sistema de gesto de recursos hdricos, aprovados por meio da Lei N.o 9.433/97. A promulgao desta lei vem consolidar um avano na valorao e valorizao da gua, quando, por meio de seu artigo 1.o, incisos I e II, determina que: "a gua um bem de domnio pblico e dotado de valor econmico".

Os princpios bsicos so comuns lei estadual paulista, sendo seus instrumentos de gesto: - Plano de recursos hdricos; - Outorga de direito de usos das guas; - Cobrana pelo uso da gua; - Enquadramento dos corpos d'gua e - Sistemas de informaes sobre recursos hdricos.

Inspirado no modelo francs, a legislao brasileira sobre recursos hdricos um modelo ambicioso de gesto do uso dos rios e, de acordo com esta Lei, as decises sobre os usos dos rios em todo o Pas sero tomadas pelos Comits de Bacias Hidrogrficas, que so constitudos por representantes da sociedade civil (1/3), do estado (1/3) e dos municpios (1/3).

Criao da ANA ---A Agncia Nacional de guas (ANA), criada em julho de 2000, tem como misso bsica a implantao do sistema nacional de recursos hdricos.

A ANA possui participao na execuo da Poltica Nacional de Recursos Hdricos, apoiando os Conselhos Nacional e Estaduais de Recursos Hdricos, bem como os respectivos Comits de Bacias Hidrogrficas, no sentido de fornecer subsdio tcnico na implantao desta poltica.

A ANA tambm estar implantando, em conjunto com os Estados, os Comits de Bacias Hidrogrficas, com suas respectivas Agncias de Bacia.

Anda mungkin juga menyukai