Anda di halaman 1dari 29

Concurso PRF / PF / TJ / TRT (UNIFICADO)

DIREITO PENAL

Prof. VITOR SOUZA.

Aula 01

TPICOS DA 1 AULA
I NOOES GERAIS DE DIREITO PENAL 1 CONCEITO 2 FONTES II - LEI PENAL NO TEMPO 1 ANTERIORIDADE 2 SUCESSO DE LEIS PENAIS NO TEMPO 3 - TEMPO DO CRIME III LEI PENAL NO ESPAO 1 TERRITORIALIDADE 2 EXTRATERRITORIALIDADE RESOLUO DE QUESTES DE CONCURSO

I . NOOES GERAIS DE DIREITO PENAL 1.1 - CONCEITO: 1.1 CONCEITO FORMAL: conjunto de normas que qualificam certos comportamentos humanos como infraes penais, definindo seus agentes e fixando-lhes sanes aplicveis.

1.2 CONCEITO SOCIOLGICO: instrumento (ao lado dos outros ramos do direito) de controle social de comportamentos desviados, visando necessria disciplina social. Conceito que atribui uma finalidade, uma funo ao direito penal. EM REGRA, O PODER PUNITIVO MONOPOLIZADO PELO ESTADO.

I - NOOES GERAIS DE DIREITO PENAL 2. FONTES DO DIREITO PENAL As fontes indicam o lugar de origem, ou seja, de onde vm as normas (Fonte Material) e indicam, tambm, como as mesmas se revelam (Fonte Formal). 2.1 - Fonte Material: Fonte de produo das normas penais. Art. 22, I, CF/88: atribuio privativa da Unio. Art. 22. Compete privativamente Unio legislar sobre: I direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrrio, martimo, aeronutico, espacial e do trabalho; Pargrafo nico. Lei complementar poder autorizar os Estados a legislar sobre questes especficas das matrias relacionadas neste artigo.

I - NOOES GERAIS DE DIREITO PENAL 2. FONTES DO DIREITO PENAL 2.2 - Fontes Formais: forma pela qual o direito se nos apresenta. I Imediatas: Lei, CF/88, TIDH, Jurisprudncia (Smulas) II Mediatas: Princpios Gerais do Direito, a doutrina e Costumes. OBSERVAES IMPORTANTES
1) TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS (TIDH): - Com a EC Nr 45, os TIDH adquiriram o status de emenda constitucional, quando aprovadas pelo processo formal de aprovao da emenda constitucional. 2) COSTUMES: comportamentos uniformes e constantes pela convico de sua obrigatoriedade e necessidade jurdica. a) No existe costume incriminador no ordenamento jurdico brasileiro; b) Uma lei s pode ser revogada por outra lei (LICC). Enquanto no revogada a lei, tem sua aplicao e eficcia plenas. A CORRENTE QUE PREVALECE. Portanto, no h que se falar em costume abolicionista (descriminalizador).

I - NOOES GERAIS DE DIREITO PENAL OBSERVAES IMPORTANTES: 2) COSTUMES: comportamentos uniformes e constantes pela convico de sua obrigatoriedade e necessidade jurdica. a) No existe costume incriminador no ordenamento jurdico brasileiro; b) Uma lei s pode ser revogada por outra lei (LICC). Enquanto no revogada a lei, tem sua aplicao e eficcia plenas. A CORRENTE QUE PREVALECE. Portanto, no h que se falar em costume abolicionista (descriminalizador).

II - LEI PENAL NO TEMPO 1 - ANTERIORIDADE: CP. Art. 1 - No h crime sem lei anterior que o defina. No h pena sem prvia cominao legal.

Caractersticas da lei penal: - Cominao X Aplicao: - Proibio da retroatividade malfica (in mallan parten). - Lei escrita: afastando a aplicao do direito consuetudinrio (costumes). - Lei estrita: lei clara, taxativa, afastando a utilizao da analogia. a) Analogia: quando aplicamos a lei do caso A para situao semelhante no caso B. - REGRA GERAL: vedada a analogia b) Interpretao Analgica: exemplo, art. 121, 2.

2 - SUCESSO DE LEIS PENAIS NO TEMPO Lei penal no tempo CP. Art. 2. Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria. Pargrafo nico. A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentena condenatria transitada em julgado. Lei excepcional ou temporria Art. 3 - A lei excepcional ou temporria, embora decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigncia.

2 - SUCESSO DE LEIS PENAIS NO TEMPO 2.1 - IRRETROATIVIDADE DA LEI PENAL REGRA GERAL CF/88, ART. 5, XL - a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru; a) Lei Nova Incriminadora: NO RETROAGE b) Lei Nova Mais Gravosa / In pejus: NO RETROAGE

2.2 - EXCEES IRRETROATIVIDADE: Art. 2 do CP: a) Lei Nova Abolicionista / Abolitio Criminis: RETROAGE b) Lei Nova Mais Benfica / In mellius: RETROAGE Observao: Os efeitos extra-penais permanecem, mesmo com a abolitio criminis, exemplo, obrigao de indenizar.

2 - SUCESSO DE LEIS PENAIS NO TEMPO 2.3 ULTRA-ATIVIDADE : Art. 3 do CP a)Leis Temporrias: So aquelas cuja vigncia vem previamente fixada pelo legislador, no prprio texto da lei. b)Leis Excepcionais: So aquelas que vigem durante situao de emergncia. * Crimes permanentes: So aqueles cuja consumao se prolonga no tempo. Ex, art. 159 CPP. Art. 303. Nas infraes permanentes, entende-se o agente em flagrante delito enquanto no cessar a permanncia. SMULA 711-STF: A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigncia anterior cessao da continuidade ou permanncia

2 - SUCESSO DE LEIS PENAIS NO TEMPO: VISO GERAL DA EXTRATIVIDADE

Vigncia

Revogao

Retroatividade
Nova Lei Mais Benfica

Atividade

Ultra-atividade
Lei Temporria, excepcional e a Lei Mais Benfica

2.3 TEMPO DO CRIME 2.3.1 Teorias do Tempo do Crime: a) TEORIA DA ATIVIDADE: o crime se consuma no momento da atividade ainda que outro seja o momento do resultado. b) TEORIA DO RESULTADO: o crime se consuma no momento do resultado, no importando o momento da conduta. c) TEORIA MISTA/UBIQUIDADE: o crime se considera praticado tanto no momento da conduta quanto do resultado. O BRASIL ADOTOU A TEORIA DA: ATIVIDADE CP. Art. 4 Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado.

2.3 TEMPO DO CRIME 2.3.2. Importncia Prtica da Anlise do Tempo do Crime: a) Anlise da Imputabilidade do Agente: Se a conduta se deu quando o seu agente era menor de 18 anos, aplicar-se- o ECA, no importando se o resultado se deu em tempo em que o agente j tinha mais de 18 anos. b) Anlise das Circunstncias da Vtima: - ART. 121, 4; 4o No homicdio culposo, a pena aumentada de 1/3 (um tero), se o crime resulta (...). Sendo doloso o homicdio, a pena aumentada de 1/3 (um tero) se o crime praticado contra pessoa menor de 14 (quatorze) ou maior de 60 (sessenta) anos. (Redao dada pela Lei n 10.741, de 2003)

2.3 TEMPO DO CRIME 2.3.2. Importncia Prtica da Anlise do Tempo do Crime: b) Anlise das Circunstncias da Vtima: - Art. 213, 1 - Qualificadora (Redao dada pela Lei 12.015/09); Art. 213. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a ter conjuno carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso: (Redao dada pela Lei n 12.015, de 2009) Pena - recluso, de 6 (seis) a 10 (dez) anos. 1o Se da conduta resulta leso corporal de natureza grave ou se a vtima menor de 18 (dezoito) ou maior de 14 (catorze) anos: Pena - recluso, de 8 (oito) a 12 (doze) anos.

2.3 TEMPO DO CRIME 2.3.2. Importncia Prtica da Anlise do Tempo do Crime: b) Anlise das Circunstncias da Vtima: - Art. 216, 2 - Causa de aumento de pena (Redao dada pela Lei 12.015/09). Art. 216-A. Constranger algum com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condio de superior hierrquico ou ascendncia inerentes ao exerccio de emprego, cargo ou funo. Pena - deteno, de 1 (um) a 2 (dois) anos. Pargrafo nico. (VETADO) (Includo pela Lei n 10.224, de 15 de 2001) 2o A pena aumentada em at um tero se a vtima menor de 18 (dezoito) anos. (Includo pela Lei n 12.015, de 2009) c) Entendimento da Sucesso de Leis no Tempo.

III LEI PENAL NO ESPAO

1 - TERRITORIALIDADE: Aplica-se a lei do territrio do crime, no importando a nacionalidade dos sujeitos ou do bem jurdico. Art. 5 do CP. CP. Art. 5 Aplica-se a lei brasileira, sem prejuzo de convenes, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no territrio nacional. 1.1 - TERRITRIO NACIONAL: a) Territrio Real: a poro circunscrita pelas fronteira nacionais. Nele esto contidos o solo, subsolo, mar territorial, espao areo nacional e plataforma continental: Art. 5 Caput.

1 TERRITORIALIDADE
b) Territrio Ficto: 1. Para os efeitos penais, consideram-se como extenso do territrio nacional as embarcaes e aeronaves brasileiras, de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro onde quer que se encontrem bem como as aeronaves e as embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espao areo correspondente ou em alto-mar. 1.2 - EXCEES TERRITORIALIDADE CP. Art. 5. Aplica-se a lei brasileira, sem prejuzo de convenes, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no territrio nacional - A embaixada no territrio por extenso: mas inviolvel, sendo aplicvel a lei penal do pas de origem. 2 - tambm aplicvel a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcaes estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no territrio nacional ou em vo no espao areo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil. - No se aplica a lei brasileira em embarcaes ou aeronaves pblicas estrangeiras (Princpio da Reciprocidade).

1.3 LUGAR DO CRIME 1.3.1 - Teorias do Lugar do Crime: a) Teoria da Atividade: Lugar do crime aquele em que se realizou a conduta tpica; b) Teoria do Resultado / ou do Evento: Lugar do crime aquele em que ocorreu o evento ou o resultado, ou seja, onde o crime se consumou. c) Teoria da Ubiquidade / Mista / Unitria: o lugar do crime tanto pode ser o da ao quanto o do resultado. O BRASIL ADOTOU A TEORIA DA: UBIQUIDADE / MISTA CP. Art. 6 - Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.

PARA NO ESQUECER NA HORA DA PROVA: Lugar e Tempo do Crime

LUTA L (Lugar) + U (Ubiquidade) - T (Tempo) + A (Atividade)

2 EXTRATERRITORIALIDADE Aplicao da lei penal brasileira a condutas ocorridas alm de seus limites territoriais (Extraterritorialidade art. 7 do CP). 2.1 - EXTRATERRITORIALIDADE INCONDICIONADA: Aplica-se a lei brasileira aos fatos ocorridos no estrangeiro sem qualquer condicionante (art. 7, I, c/c o 1): I - os crimes: a) contra a vida ou a liberdade do Presidente da Repblica; b) contra o patrimnio ou a f pblica da Unio, do Distrito Federal, de Estado, de Territrio, de Municpio, de empresa pblica, sociedade de economia mista, autarquia ou fundao instituda pelo Poder Pblico; c) contra a administrao pblica, por quem est a seu servio d) de genocdio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil; 1 - Nos casos do inciso I, o agente punido segundo a lei brasileira, ainda que absolvido ou condenado no estrangeiro.

2.2 - EXTRATERRITORIALIDADE CONDICIONADA: II - os crimes: a) que, por tratado ou conveno, o Brasil se obrigou a reprimir; b) praticados por brasileiro; c) praticados em aeronaves ou embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em territrio estrangeiro e a no sejam julgados. Condicionantes: 2 - Nos casos do inciso II, a aplicao da lei brasileira depende do concurso das seguintes condies: a) entrar o agente no territrio nacional; b) ser o fato punvel tambm no pas em que foi praticado; c) estar o crime includo entre aqueles pelos quais a lei brasileira autoriza a extradio; d) no ter sido o agente absolvido no estrangeiro ou no ter a cumprido a pena; e) no ter sido o agente perdoado no estrangeiro ou, por outro motivo, no estar extinta a punibilidade, segundo a lei mais favorvel.

2.3 - EXTRATERRITORIALIDADE HIPER-CONDICIONADA: 3 - A lei brasileira aplica-se tambm ao crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil, se, reunidas as condies previstas no pargrafo anterior: a) no foi pedida ou foi negada a extradio; b) houve requisio do Ministro da Justia.

QUESTES DE CONCURSOS Assinale Certo ou Errado:


1 (Polcia Civil/ CE -2006) Consoante a legalidade e a anterioridade da lei, a prvia cominao legal da pena situa-se no plano de aplicao concreta da sano penal.

2 (TRF 5 2004) A lei penal mais benfica a nica tem extra-atividade: retroativa quando posterior e ultra-ativa, quando anterior.

3. TR3 10 Concurso) A lei posterior que de qualquer forma favorecer o agente, aplica-se, retroativamente, ainda que haja sentena condenatria transitada em julgado.

QUESTES DE CONCURSOS
4 - (Polcia Civil / MS 2006) Em 15/12/2005, ocorre em toda a regio norte do pas forte estiagem, ocasionando situao de calamidade pblica pela falta de chuva. As reservas de guas dos Estados afetados alcanam nveis baixos, faltando inclusive gua potvel para a populao. Em virtude de perodo anormal, editada lei que tipifica a conduta de uso desnecessrio de gua. Em 15/01/2006 a estiagem acaba, com a chegada das chuvas, normalizando por completo o abastecimento da gua na regio afetada, ocasionando autorevogao da lei que tipificou a conduta de uso desnecessrio de gua. Em 18/12/2005, Joo da Silva flagrado lavando seu carro e responsabilizado por tal conduta. Em 15/01/2006, o processo referente conduta de Joo da Silva est em fase de instruo criminal. Assinale a opo correta. a) Por fora dos efeitos da abolitio criminis o processo arquivado imediatamente. b) O processo continua seu curso normal, mesmo com a revogao da lei; c) Por fora dos efeitos da novatio legis in mellius e do abolitio criminis simultaneamente o processo arquivado imediatamente. d) Por fora dos efeitos da novatio legis in mellius o processo arquivado e) N.D.A

QUESTES DE CONCURSOS
5. (PGR 22 Concurso adaptada) - Assinale Certo ou Errado Por serem dotadas de ultra-atividade, as leis excepcionais e temporrias aplicam-se a quaisquer delitos, desde que seus resultados tenham ocorrido durante a sua vigncia. 6. (TJ/SP 2006) JOS foi vtima de um crime de extorso mediante sequestro (art. 159 do C. Penal), de autoria de CLVIS. O Cdigo Penal, em seu art. 4, com vistas aplicao da lei penal, considera praticado o crime no momento da ao omisso, ainda que outro seja o momento do resultado. No curso do crime em questo, antes da liberao involuntria do ofendido, foi promulgada e entrou em vigor uma lei nova, agravando as penas. Assinale a opo correta. a) A lei nova, mais severa, no se aplica ao fato, frente ao princpio geral da irretroatividade da lei. b) A lei nova, mais severa, no se aplica ao fato, porque sua vigncia anterior cessao da permanncia. c) A lei nova mais severa, aplicvel ao fato, porque sua vigncia anterior cessao da permanncia. d) A Lei nova, mais severa, no se aplica ao fato, porque o nosso ordenamento, considera como tempo do crime, com vistas aplicao da lei penal, o momento da ao ou omisso e o momento do resultado, aplicando-se a sano da lei anterior, por ser mais branda.

QUESTES DE CONCURSOS Assinale Certo ou Errado:


7. (MP/PR-2008/adaptada) Quanto ao tempo do crime, a lei penal brasileira acolheu a teoria da ao ou da atividade, critrio indicativo de que nos delitos permanentes a conduta se protai no tempo pela vontade do agente e o tempo do crime o de sua durao, como se d no crime de sequestro e crcere privado.

8. (Polcia Civil / SC 2008): O ordenamento penal brasileiro aplicvel, em regra, ao crime cometido no territrio nacional. O Brasil adotou o princpio da territorialidade temperada: aplica-se a lei brasileira ao crime cometido no Brasil, mas no de modo absoluto, pois ficaram ressalvadas as excees constantes de convenes, tratados e regras de direito internacional.

QUESTES DE CONCURSOS Assinale Certo ou Errado:


9. (TRF3 10 Concurso/adaptada) Pelo princpio da territorialidade, consideram-se como extenso do territrio nacional as embarcaes e aeronaves brasileiras, de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro, e as embarcaes e aeronaves mercantes de bandeira brasileira, onde quer que se encontrem. 10. (MP/PR 2008/adaptada) Deduz-se do art. 6 do C. Penal que o direito ptrio adotou, quanto ao lugar do delito, a teoria da ao ou da atividade, estabelecendo-o como sendo aquele onde se realizou a ao ou omisso. 11. (Polcia Civil/CE 2006) A lei penal brasileira pode ser aplicada aos crimes praticados contra o Presidente da Repblica em qualquer lugar do mundo. Tal possibilidade baseada na aplicao da Soberania do Estado.

QUESTES DE CONCURSOS Assinale Certo ou Errado:


12. (OAB/DF-2004) Na aplicao da lei penal no tempo, o Cdigo Penal em vigor: a) Mantm a obrigatoriedade do carter restritivo da novatio legis in mellius. b) Permanece fiel ao critrio da retroatividade irrestrita da lei mais benigna. c) Acolhe a retroatividade da lei mais benigna, desde que o fato ainda no transitado em julgado. d) S aceita a retroatividade no caso de abolitio criminis. 13. (MPU/MPDFT-2002) No que consiste a aplicao da lei penal no tempo, assinale a alternativa incorreta. a) A abolitio criminis faz cessar a execuo da sentena condenatria e todos os efeitos penais decorrentes da deciso. b) A abolitio criminis faz cessar a obrigao de indenizar o dano causado pelo crime, a qual decorre da sentena penal condenatria. c) A lei penal mais benigna possui retroatividade e ultra-atividade d) A lei excepcional, cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigncia.

O maior obstculo ao progresso no a ignorncia, e sim a iluso do conhecimento.

AT A PRXIMA!!!

Anda mungkin juga menyukai