Anda di halaman 1dari 10

1

ANDRESSA DUARTE SANTOS

A TEORIA DA IMPUTAO OBJETIVA E O DIREITO PENAL DO INIMIGO NA VISO DE GUNTHER JAKOBS

Brasilia - DF 2012

ANDRESSA DUARTE SANTOS

A TEORIA DA IMPUTAO OBJETIVA E O DIREITO PENAL DO INIIGO NA VISO DE GUNTHER JAKOBS

Trabalho apresentado na disciplina de como quesito do curso de Direito. RA 21157998 Professor:

Brasilia - DF 2012

Sumrio
INTRODUO .................................................................................................................................... 4 2. TEORIA DA IMPUTAO OBJETIVA........................................................................................ 5 3. O QUE O DIREITO PENAL DO INIMIGO ............................................................................... 6 4. RELAO ENTRE AS DUAS TEORIAS .................................................................................... 7 CONCLUSO ...................................................................................................................................... 9 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS .............................................................................................. 10

INTRODUO

O mundo tem assistidos tanta criminalidade, tanta violncia, mas de quem ser a culpa? Certas pessoas dizem que das autoridades, outros dizem que a violncia gerada pela falta de emprego, fome, etc. Esse trabalho visa comentar a Teoria da Imputao Objetiva no Direito Penal e o Direito Penal do Inimigo na viso de Gnther Jakobs. O cidado quando viola as leis na viso desse autor vira inimigo do Estado e principalmente da sociedade e deve cumprir pena pelo seu erro. Esse trabalho nos ajuda a entender o Direito Penal, pois ajuda a solucionar os problemas que surgem.

2. TEORIA DA IMPUTAO OBJETIVA

Jakobs melhorou a imputao objetiva e a colocou nos moldes do funcionalismo penal. Ele relata que um fato para ser considerado no basta s ter ao, tipicidade, causalidade e resultado, tambm necessita da imputao objetiva, ela foi difundida em muitos pases e ganhou expresso na jurisdio brasileira. Mas, surgiu na Alemanha onde utilizada e na Europa tambm. Um contato social pode produzir um dano, existem duas pessoas envolvidas: uma vtima e um autor. Todos os participantes de um determinado fato podem responder por um dano. Por exemplo, uma pessoa compra uma mquina e s ela sabe utilizar, da outra por curiosidade, vai mexer e se fere, ento o dano por esse ferimento pode atingir o dono, o fabricante e o distribuidor. Isso explica o fato por meio da imputao. Primeiramente, h possibilidade de explicar o fato, pois quem usa a mquina nova, acaba criando o risco de sofrer um dano. A outra explicao considera que o comportamento do autor que ps a mquina em atividade, no deve deixar ningum mexer para que se fira. E a terceira explicao decorre do fato do curso lesivo ser imputado ao fabricante e ao distribuidor, pois da responsabilidade deles, manter seguras as condies de funcionamento. Essas explicaes so dadas atravs da imputao, quer dizer, que ningum deve ser reprovado. Qualquer contato pode produzir um dano e assim se define um risco determinante. Na sociedade, cada um tem seu papel e todos ns temos contato social com outras pessoas. Assim, estabelecem-se, entre autor, vtima e terceiro envolvidos na violao jurdico-penal, dolosa ou culposa, as regras de

responsabilizao na realizao das suas tarefas. A teoria de Jakobs gira em torno do conceito de papel social. Ela se ramifica no princpio de confiana, risco permitido, proibio de regresso e capacidade da vtima. Para ele o princpio da confiana pode ser exemplificado pela confiana dos motoristas andarem na pista sem subir as caladas, pois eles sabem que devem andar na pista, a no ser no caso de acidente. Todos sabemos que qualquer contato eciste risco, mesmo conhecendo ou no o indivduo.

Qualquer contato social implica em risco, porque muitas vezes no conhecemos a pessoa que est a nossa frente, um exemplo, so os noticirios dos jornais, onde pais abusam de filhas, filhos matam pais, etc. O risco permitido um conceito formal onde no se extrai as razes de permisso. Portanto, o risco permitido corresponde sociedade aceitar certos riscos, que possam ser de leso a bens jurdicos, mas, esses riscos podem ser assumidos, por serem normais. Jakobs em relao proibio de regresso atribui valor aos papis que as pessoas exercem na sociedade, pois cada um tem um papel definido e cada um atua de acordo com o seu papel. Jakobs em relao capacidade da vtima cita duas situaes que merecem enfoque, so elas: o consentimento do ofendido e s chamadas aes a prprio risco. Os danos que se produzem devem ser atribudos a certos riscos e explicados nesse sentido. Os danos derivados so imputados quando algum que intervm em segundo lugar produz o dano por erro, mas no quando atua dolosamente.

3. O QUE O DIREITO PENAL DO INIMIGO

Jakobs elaborou a tese de direito penal do inimigo para atender sociedade, garantindo segurana. Na viso dele existem dois tipos de direito: um o do cidado, que deve ser respeitado e contar com todas as garantias penais e processuais e o outro o Direito Penal do inimigo. Os inimigos na viso de Jakobs so os criminosos econmicos, terroristas, delinquentes organizados, autores de delitos sexuais e outras infraes penais perigosas. Para ele, o indivduo que no admite ingressar no estado de cidadania, no pode participar dos benefcios do conceito de pessoa. Ele pensa como Rousseau e Fichte nesse sentido, pois para eles o cidado que cometia um erro perdia todos os seus direitos, porque quem no oferece segurana cognitiva suficiente de um comportamento pessoal, no deve esperar ser tratado como pessoa, nem por ningum e nem pelo Estado. Como caractersticas do Direito Penal do inimigo tm: o inimigo no pode ser punido com pena, mas, como medida de segurana e no deve ser punido de

acordo com sua culpabilidade, seno consoante sua periculosidade; as medidas contra o inimigo s olham o futuro e no o passado, o que em minha opinio um grande erro, porque tudo precisa ser analisado. O inimigo um objeto de coao; o cidado, mesmo depois de delinqir, continua com o status de pessoa, j o inimigo perde esse status o Direito Penal do cidado mantm a vigncia da lei, o Direito Penal do inimigo combate perigos, o Direito Penal do inimigo deve adiantar o mbito de proteo da norma para alcanar os atos preparatrios; mesmo que a pena seja desproporcional, mesmo assim, justifica-se a antecipao da proteo penal, quanto ao autor de um homicdio ocasional, ou seja, o cidado, espera-se que ele exteriorize um fato para que incida a reao em relao ao inimigo terrorista, por exemplo, deve ser interceptado prontamente, no estgio prvio, em razo de sua periculosidade. O direito o vnculo entre as pessoas que so titulares de deveres e de direitos e a relao com o inimigo no determinada pelo direito.

4. RELAO ENTRE AS DUAS TEORIAS

A doutrina penal prestigia o direito penal do inimigo que Jakobs defendeu, pois para ele o direito deveria existir direcionado aos cidados e outro voltado para o inimigo. O Direito Penal do inimigo, como se v necessita da eleio de um inimigo e caracteriza-se ademais pela oposio que faz ao Direito Penal do cidado, onde vigoram todos os princpios limitadores do poder punitivo estatal. A sua teoria da imputao objetiva uma tese orientada para fins do direito penal, ele coloca a sociedade no centro da questo ao defender que o inimigo tem que ser penalizado. A funo do direito penal proteger diretamente a norma e a sociedade e indiretamente os bens jurdicos. No se acredita em pacificao por meio do direito penal tradicional, tambm no se considera o criminoso como pessoa, porque eles necessitam ser punidos e executar a pena. A falta de eficincia das polticas criminais que ocorre na justia, envergonha o direito penal, porque muitos criminosos que cometeram delitos graves esto soltos. A tese de direito penal do inimigo foi elaborada para atender os anseios da

populao e para garantir segurana e assim combater o delinquente que insiste em violar as leis. As duas teorias se vinculam porque se algum faz alguma coisa que cause dano, precisa ser punida e dependendo do grau, ela pode virar severamente o inimigo. O direito penal do inimigo tem ganhado adeses dentro da justia brasileira. Para Jakobs, a pena assegura a sociedade, penalizao para quem infringe uma lei. O Direito Penal ao normatizar a conduta do ser humano incompatvel com o bem estar da sociedade, por si s j exerce sua funo. O Estado tem obrigao de fazer com que o inimigo seja punido e que cumpra as normas, para assim dar segurana a populao.

CONCLUSO

A rea do direito muito discutida, porque so vrias cabeas trabalhando e pensando diferente, cada tira sua concluso e julga de acordo com o que pensa ser o melhor. Discute-se a aplicao do direito, principalmente, acerca da culpabilidade, da aplicao da pena. Mas, os estudiosos e doutrinadores que escrevem seus livors contribuem para essa discusso, pois faz as pessoas analisar os casos e assim, julg-los de acordo com o conhecimento e a lei. Todo infrator precisa ser penalizado, porque o que seria do mundo se assim no o fosse, a teoria da imputao aprimorada aos moldes do funcionalismo penal, porque todo dano deve ser averiguado e julgado de acordo com a culpabilidade.

10

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

JAKOBS, Gnther. A imputao Objetiva do Direito. Ed. Revista dos Tribunais, So Paulo, 2000. JAKOBS, Gnther. Direito Penal do Inimigo: Noes e crticas. 2 Ed. Ed. Livraria do Advogado. Porto Alegre, 2007.

Anda mungkin juga menyukai