Anda di halaman 1dari 21

1

Indice

03------------------------------------- O que exposio 04 --------------------O que abertura do diafragma 06----------------- O que velocidade do obturador 07 -----------------------------------O que ISO ou ASA 08 -------------------------O que Balano de Branco 09 -------------------Foco e profundidade de campo 11------------------------------------------Distncia focal 12------------------------------------ Hora de fotografar 12 ----------------------Elementos da objetiva (lente) 20------------------Distncia Focal e Tipos de Lentes 27-------------------------------------------------------Dicas

1. O que exposio? EXPOSIO SE REFERE QUANTIDADE DE LUZ USADA PARA FORMAR UMA FOTOGRAFIA. Conseguimos ver tudo no mundo porque tudo reflete luz* isso j aprendemos l no ensino fundamental. E graas esse princpio que a fotografia existe! Toda vez que vamos fotografar uma certa quantidade de luz, de acordo com o que tem l fora, passa pela lente e chega no sensor ou filme. Cada pedacinho de luz contm um pouco de informao: a luz refletida dos objetos que est indo at o nosso olho e, tambm, at a nossa cmera.

Para nossa cmera criar as imagens estticas que chamamos de fotografia uma certa quantidade de luz deve passar pelas lentes por um tempinho para que possamos reproduzir um momento. Essa luz no pode ser demais ou nossa foto ficar superexposta. Ou seja, ela ficar clara demais! Essa luz tambm no pode ser de menos ou nossa foto ficar subexposta. Ou seja, ela ficar escura demais! Aposto que voc j lidou com situaes em que as fotos ficaram muito claras ou muito escuras, certo? s vezes usamos isso nosso favor como um efeito. Mas a princpio buscamos fotos com uma exposio balanceada. A exposio baseada em trs fatores: abertura do diafragma + velocidade do obturador + ISO Esses trs fatores sero explicados mais adiante. So eles que controlam a luz que ser transformada em imagem. Como expor corretamente? As cmeras possuem mecanismos para nos dizer quando a exposio est correta. Nem sempre a cmera est certa, mas com a experincia podemos nos basear no que ela nos diz para expor exatamente do jeito que queremos as diferentes situaes! Ao olhar no visor da cmera conseguimos ver uma rgua de exposio. Ela nos conta como est a exposio da nossa imagem com a quantidade de luz que est entrando pelas lentes! Como essa rgua funciona ou se parece depende um pouquinho da sua cmera, mas basicamente ela assim:

Este pequeno retngulo embaixo mostra a exposio atual da sua imagem! Se ele estiver bem no meio porque a sua cmera considera que a cena est bem exposta. Neste caso pode bater a foto pois a quantidade exata de luz vai entrar para que criar uma imagem bem exposta. Se o retngulo estiver mais para a esquerda sua cena est subexposta e se estiver mais para a direita, superexposta.

Subexposio: Uma foto est subexposta quando uma quantidade insuficiente de luz entrou na cmera pelas lentes. Quando isso acontece vrios pontos da imagem ficam pretos: sem informao nenhuma de cor ou luminosidade. Superexposio: Uma foto est superexposta quando muita luz entrou na cmera. Quando isso acontece vrios pontos da imagem ficam estourados: brancos e sem informao nenhuma de cor ou luminosidade Modo de medio de exposio Se sua cmera possuir a configurao do modo de medio de exposio (ou metering mode) interessante saber como configur-lo. Existem vrios metering modes que ajudam a cmera a saber melhor quando a imagem est bem exposta. Em situaes em que o fundo est muito claro (por exemplo: um fundo branco ou com uma luz direta) importante configurar sua cmera para expor somente o que est no meio do visor. Assim ela desconsidera a parte muito clara (ou muito escura) e voc tem uma exposio mais correta. De qualquer forma d uma olhada no seu manual para maiores detalhes! * Obs.: as formas como cada coisa reflete a luz diferem entre si, por isso conseguimos ver os diferentes objetos e cores. Nosso olho e a cmera trabalham de forma parecida absorvendo o espectro de cores e luminosidade de tudo que est a nossa volta! A cor preta, por exemplo, absorve toda a luz, enquanto a cor branca reflete toda a luz. 2. O que abertura do diafragma O DIAFRAGMA UM ORIFCIO QUE ABRE NA HORA DA CAPTURA DA FOTO PARA QUE A LUZ PASSE. CONTROLAMOS A ABERTURA DESSE ORIFCIO PARA EXPOR CORRETAMENTE. A primeira configurao que vamos ver para o controle da quantidade de luz que entra na nossa cmera (exposio) a abertura do diafragma. O diafragma fica na sua lente e se parece com isso:

simples: quanto maior for a abertura que voc configurar mais luz entrar pela lente! Quanto menor for esse valor, menos luz entrar. Quando voc est em uma situao de baixa luminosidade a tendncia usar uma abertura maior, para que o mximo de luz possa entrar, e vice-versa. E como eu configuro a abertura? A abertura do diafragma medida em um valor f. Quando menor esse valor mais aberto est o diafragma. Cada valor de f tem o dobro de rea do prximo valor.

Procure no manual da sua cmera a forma de alterar a abertura na hora de tirar as fotos. Lentes e abertura Lembre-se: cada lente tem seu diafragma e um limite de abertura. Algumas lentes conseguem um valor de f1.4 (bem aberta!) at f22 e outras conseguem um valor de f5.6 at f16. Pense nisso na hora de comprar suas lentes: dependendo do tipo de fotografia que voc pretende fazer importante ter uma lente que tenha uma abertura bem ampla para que entre mais luz. A abertura e suas consequncias O uso de diferentes aberturas no s controla a passagem de luz, tem tambm como consequncia alguns fatores; menor profundidade de campo e aberraes, dependendo da lente. O principal fator criativo que devemos observar a profundidade de campo. Nas prximas lies voc aprender mais sobre a profundidade de campo, mas a princpio j vamos lembrando: quando voc usa uma abertura maior (valor f mais baixo) a profundidade de campo diminui, quando voc usa uma abertura menor (valor f mais alto) a profundidade de campo aumenta. Veja o exemplo em fotos:

f1.8 - Vrias partes da foto esto embaadas

f16 - Todos os elementos esto em foco 3. O que velocidade do obturador A VELOCIDADE A QUANTIDADE DE TEMPO QUE O DIAFRAGMA FICAR ABERTO EXPONDO O FILME OU O SENSOR. QUANDO MAIS TEMPO, MAIS LUZ ENTRA. Viu s como a parte tcnica da fotografia fcil? A velocidade super simples de entender: quando mais tempo voc deixar o diafragma aberto mais luz vai entrar e expor o sensor ou o filme. Se voc deixa menos tempo, menos luz entra. Como a velocidade de exposio normalmente est em fraes de segundo a maioria das cmeras mostra somente a parte de baixo da frao. Ou seja: se estou deixando meu sensor ser exposto luz durante 1/100s a minha cmera vai mostrar 100. Quando passamos a lidar com exposies mais longas, de 1 segundo ou mais, a cmera mostra 1, 2, 3 e assim por diante. A velocidade e suas consequncias Assim como a abertura, a velocidade controla a quantidade de luz que chega no sensor sempre com consequncias que usamos de forma criativa. Algumas delas so: Congelamento Quando usamos uma velocidade alta conseguimos captar objetos que esto se movimentando como se estivessem parados.

1/250 - Com uma velocidade alta conseguimos ver a gua da cachoeira detalhadamente

1/3 - Com uma velocidade baixa temos um efeito de movimento

Movimento Quando usamos uma velocidade baixa tudo que est em movimento comea a ficar embaado. Assim conseguimos ter essa impresso de movimento da cena. Cuidado na hora de apertar o boto: o movimento da prpria cmera pode tremer a imagem em velocidades mais baixas. 4. O que ISO ou ASA ISO A SENSIBILIDADE DO SENSOR OU DO FILME. QUANTO MAIOR O VALOR MAIS SENSVEL . E QUANTO MAIS SENSVEL MAIS LUZ ABSORVIDA. O ltimo fator que controla a luz de cada exposio a sensibilidade chamada de ISO. Voc tambm vai escutar alguns chamarem de ASA, embora seja uma nomenclatura mais abandonada. Quanto maior o valor ISO mais sensvel ser o sensor ou o filme. No geral, quando temos uma situao de bastante luz deixamos o valor ISO mais baixo para que a foto no fique superexposta. Quanto temos pouca luz deixamos o valor de ISO mais alto para que a foto no fique subexposta. Os valores de ISO variam muito de cmera para cmera. Voc vai encontrar valores de 80 a 3200 e muitos outros alm (tambm chamados de alta sensibilidade). O ISO e suas consequncias Mais uma vez a mudana desses valores no afeta somente a exposio: no caso do ISO quanto maior o valor de sensibilidade mais rudo ser encontrado no resultado final. O rudo uma aberrao que deixa a imagem com pontilhados de iluminao e cores deixando a imagem menos ntida. Veja exemplos abaixo:

ISO 200 - Imagem limpa e ntida

ISO 3200 - Podemos notar na imagem manchas de iluminao e cores, o famoso rudo. Principalmente na cor preta. 5. O que Balano de Branco O BALANO DE BRANCO FAZ COM QUE AS CORES DA NOSSA FOTO SEJAM IGUAIS S CORES DA REALIDADE, DEPENDENDO DA LUZ QUE EST ILUMINANDO NOSSA CENA. No inicio falamos que a luz bate em tudo que est por a e reflete nos nossos olhos e na cmera. Ento, o balano de branco existe porque existem vrios tipos de luz. E dependendo da luz que bate na nossa cena as cores podem ficar diferentes. Isso acontece porque cada tipo de luz tem uma temperatura de cor. Vamos por partes: s vezes fotografamos com a luz do sol. s vezes fotografamos com uma luz artificial como o flash ou uma lmpada. Nosso olho muito esperto ento conseguimos ver as cores corretamente em qualquer situao, mas as cmeras nem sempre so to espertas ento precisamos contar para ela qual luz estamos usando para que ela a interprete da forma correta. Assim o vermelho vai continuar vermelho e o azul vai continuar azul e como de se imaginar o branco continuar branco. Temperatura de cor A diferena entre uma luz e outra a temperatura de cor medida normalmente em Kelvins. Todo mundo j tirou uma foto iluminada por lmpada que ficou amarelada. Isso acontece porque a cmera no estava preparada para a temperatura de cor dessa luz. Procure no seu manual a forma de mudar o Balano de Branco na sua cmera: normalmente voc encontra todas as opes que voc precisa: luz do sol, sombra, tungstnio (aquela lmpada antiga que gasta mais energia), lmpada fria, tempo nublado, luz de flash, entre outros. Tambm possvel medir manualmente a temperatura de cor. Mas primeiro use os ajustes automticos para depois procurar fazer isso.

Com o balano de branco deixamos a imagem com as cores reais, como a do meio. 6. Foco e profundidade de campo ESSES DOIS ITENS DEFINEM A NITIDEZ DA NOSSA IMAGEM ONDE FICA ESSA NITIDEZ (FOCO)? QUANTAS PARTES DA FOTO FICARO NTIDAS (PROFUNDIDADE DE CAMPO)? Foco Todo mundo conhece o foco. Quando tiramos uma foto queremos que nosso destaque, no geral, esteja ntido e visvel. O foco pode ser manual ou automtico. Manualmente voc gira o anel da sua lente. Nas lentes automticas voc pressiona o boto do obturador somente um pouco (meio-toque) e a cmera ir fazer o foco automaticamente. Profundidade de campo A prof undidade de campo define o quanto os objetos prximos do objeto que voc decidiu ser o foco estaro focados tambm. Vamos passar a cham-la de DOF, pois mais curto. DOF vem de Depth of field, Profundidade de Campo em ingls. Quando o DOF maior quer dizer que tanto os objetos frente do escolhido como ponto focal quanto os que esto atrs tambm ficaro com um bom foco. Quando o DOF menor os objetos frente e atrs do objeto escolhido como ponto focal ficaro sem foco antes. Observe a comparao para entender melhor:

Neste caso somente o tamborzinho est em foco. A profundidade de campo menor e os objetos em volta esto desfocados.

Quando a profundidade de campo maior os objetos em volta continuam ntidos (mas nunca to ntidos quanto o ponto principal de foco)

Fatores que influenciam a profundidade de campo Abertura Quanto maior a abertura, menor o DOF e vice-versa. Proximidade com o objeto Quanto mais prximo do objeto voc estiver, menor o DOF e vice-versa. Distncia focal Quanto maior a distncia focal (zoom), menor o DOF e vice-versa. Falaremos mais sobre Distncia Focal na prxima lio. Veja alguns exemplos de uso do DOF:

Toda a paisagem est em foco, desde o cu at o cho, graas a uma abertura de f22 e uma distncia focal de 18mm

fundo desfocado graas utilizao de uma abertura f1.8

10

7. Distncia Focal VOC DEVE CONHECER COMO ZOOM. A DISTNCIA FOCAL QUE DEFINE O CAMPO DE VISO DE UMA LENTE. A distncia focal medida em mm (milmetros) e define o quanto voc consegue ver a partir de uma lente. Quando maior o valor, mais fechado ser o ngulo de viso de uma lente. Quando esse valor menor, mais aberto ser o ngulo de viso de uma lente. Veja abaixo exemplos para entender melhor. Nestes exemplos o fotgrafo est sempre na mesma distncia do assunto fotografado, a nica coisa que muda a lente!

Resumo Fazer uma foto no simplesmente apertar um boto. Voc pode tirar muito mais proveito de uma cmera, seja ela tradicional ou digital, se aprender a controlar a abertura do diafragma e a velocidade do obturador. O Bem Simples ensinar alguns conceitos bsicos necessrios para voc obter fotos mais bonitas e artsticas.

11

Hora de fotografar, e ai? O que fazer? 1 Tanto o diafragma como o obturador da cmera controlam a quantidade de luz que vai compor a foto. 2 Depois de decidir que foto voc quer fazer, defina a abertura do diafragma. O diafragma composto de lminas em se combinam para permitir a passagem de mais ou menos luz. A abertura medida em "f" e as opes mais comuns so: 22f, 16f, 8f, 5,6f, 4f, 2f ou 1f. Quanto maiores os valores de "f", menor o espao por onde a luz passar (e, portanto, menos quantidade de luz haver na foto). Os valores menores indicam que a abertura maior (entra mais luz). 3 O obturador o mecanismo que controla quanto tempo a luz ter para passar pelo espao dado pelo diafragma: podem ser segundos ou milsimos de segundo. Esse tempo representado com um "v" e parte de intervalos mais curtos (1/2v, 1/4v...) para os mais longos (1/125v, 1/250v, 1/500v). Quanto mais tempo o obturador der ao diafragma, mais luz entrar na cmera. 4 Agora voc j pode jogar com estes efeitos. Se tirar uma foto de um objeto em movimento com uma velocidade de obturao baixa (1/2v, 1/4v), a foto sair muito borrada, porque dentro daquele intervalo de tempo em que o diafragma ficou aberto aconteceu muita coisa. Mas isso no quer dizer que a foto ficou ruim. Esse efeito de "borro" pode ser usado para uma foto artstica. 5 Faa muitas experincias, combine vrias aberturas de diafragma com diferentes velocidades de obturador. No tenha pressa. Voc precisar de algum tempo de prtica para controlar bem essa equao. Crie efeitos e divirta-se com a arte da fotografia. Importante Todas estas variveis de luz se destinam realizao de fotos artsticas, com efeitos visuais. Sempre que voc puser a sua cmera no modo automtico, a prpria mquina medir a quantidade de luz presente e determinar os movimentos do diafragma e do obturador para obter uma foto padro, que capture o momento. O diafragma tambm determina outro fator: a profundidade de campo. Quanto mais fechado estiver, maior definio haver de imagens distantes. Se estiver mais aberto, colocar em foco os objetos prximos e deixar o fundo embaado.

Elementos da lente
Uma lente, ou um conjunto de lentes denominados objetiva, de uma cmera realiza vrias funes. Entre elas esto as seguintes: Definir o campo de viso, ou seja, definir quanto da cena ser capturado, e o nvel de detalhes da captura. Controlar a quantidade de luz que atinge o sensor de imagens para que uma imagem seja corretamente exposta. Focalizar para ajustar qualquer um dos elementos no conjunto da lente, ou a distncia entre os conjuntos de lentes e o sensor de imagens. Campo de viso Um fator que deve ser levado em considerao ao escolher uma cmera o campo de viso necessrio, ou seja, a rea de cobertura e o nvel de detalhes que ser visualizado. O campo de viso determinado pela distncia focal da lente e pelo tamanho do sensor de imagem; ambos so especificados na folha de dados da cmera de rede. A distncia focal de uma lente definida como a distncia entre a lente de entrada (ou um ponto especfico de um conjunto de lente complexo) e o ponto para o qual todos os raios de luz convergem

12

(normalmente, o sensor de imagem da cmera). Quanto maior a distncia focal, mais estreito ser o campo de viso. O campo de viso pode ser classificado em trs categorias: Viso normal: Oferece o mesmo campo de viso que o olho humano. Telefoto: Um campo de viso mais estreito que oferece, em geral, detalhes mais refinados do que o olho humano pode captar. Uma lente de telefoto usada quando o objeto pequeno ou est muito distante da cmera. Uma lente de telefoto geralmente tem menos capacidade de captura de luz que uma lente normal. Grande-angular: Um campo de viso maior com menos detalhes que na viso normal. Uma lente grande-angular geralmente oferece uma boa profundidade de campo e um bom desempenho com baixa luminosidade. s vezes, as lentes grande-angulares geram distores geomtricas, por exemplo, o efeito olho de peixe. Diferentes campos de viso: Grande-angular ( esquerda); viso normal (no meio); telefoto ( direita).

Lentes de cmeras de rede com diferentes distncias focais: grande-angular ( esquerda); normal (no meio); telefoto ( direita).

Existem trs tipos principais de lentes: Lente fixa: Essa lente oferece uma distncia focal fixa, ou seja, apenas um campo de viso (ou normal, ou telefoto ou grande-angular). Uma distncia focal comum de uma lente de cmera de rede fixa de 4 mm. Lente de foco varivel: Esse tipo de lente oferece vrias distncias focais e, portanto, diferentes campos de viso. O campo de viso pode ser ajustado manualmente. Quando o campo de viso mudar, o usurio precisar refocalizar a lente manualmente. As lentes de foco varivel para cmeras de rede oferecem distncias focais que variam de 3 mm a 8 mm. Lente de zoom: As lentes de zoom so como lentes de foco varivel, pois permitem que o usurio selecione diferentes campos de viso. Entretanto, no ser necessrio refocalizar as lentes de zoom se o campo de viso mudar. O foco pode ser mantido dentro de um intervalo de distncias focais, por exemplo, de 6 mm a 48 mm. A lente pode ser ajustada manualmente ou atravs de controle remoto, com um motor. Quando uma lente indica, por exemplo, a capacidade de zoom de 3x, ela se refere proporo entre a distncia focal mais longa e mais curta da lente.

13

Combinando lente e sensor Se uma cmera de rede oferecer lentes intercambiveis, ser importante escolher uma lente adequada cmera. Uma lente produzida para um sensor de imagem de polegada funcionar com sensores de imagem de pol., 1/3 de pol. e de pol., mas no com um sensor de imagem de 2/3 de pol. Se uma lente tiver sido projetada para um sensor de imagem menor do que o sensor efetivamente instalado dentro da cmera, a imagem apresentar cantos pretos (consulte a ilustrao esquerda na Figura 3.2c abaixo). Se uma lente tiver sido projetada para um sensor de imagem maior do que o sensor efetivamente instalado dentro da cmera, o campo de viso ser menor do que a capacidade da lente, pois parte das informaes sero perdidas fora do sensor de imagem (consulte a ilustrao esquerda da Figura 3.2c). Essa situao cria um efeito de telefoto, pois faz com que tudo parea aproximado. Exemplos de lentes diferentes instaladas em um sensor de imagem de 1/3 de polegada.

Padres de encaixe de lentes Ao trocar uma lente, tambm importante saber o tipo de encaixe de lente da cmera de rede. As cmeras de rede utilizam dois padres principais: encaixe CS e encaixe C. Ambos tm uma rosca de 1 polegada, e sua aparncia idntica. A diferena a distncia das lentes para o sensor quando elas so encaixadas na cmera: Encaixe CS. A distncia entre o sensor e a lente deve ser de 12,5 mm. Encaixe C. A distncia entre o sensor e a lente deve ser de 17,526 mm. possvel encaixar uma lente de encaixe C no corpo de uma cmera com encaixe CS, usando um espaador de 5 mm (anel adaptador C/CS). Se no for possvel focalizar a cmera, provvel que o tipo errado de lente esteja sendo usado. Nmero f e exposio Em situaes de baixa luminosidade, especialmente em ambientes internos, um fator importante que deve ser examinado em uma cmera de rede a capacidade de captura de luz da lente. Isso pode ser determinado pelo nmero f da lente, tambm conhecido como f-stop. Um nmero f define quanta luz poder atravessar uma lente. O nmero f a proporo entre a distncia focal da lente e o dimetro da abertura ou da ris; ou seja, nmero f = distncia focal/abertura. Quanto menor for o nmero f (seja uma distncia focal curta em relao abertura, ou uma abertura grande em relao distncia focal), melhor ser a capacidade de captura de luz da lente; ou seja, mais luz atravessar a lente e chegar ao sensor de imagem. Em situaes de baixa luminosidade, um nmero f menor geralmente produz uma qualidade de imagem melhor. Entretanto, pode haver alguns sensores incapazes de aproveitar um nmero f mais baixo em situaes de pouca luminosidade devido maneira como foram projetados. Um nmero f mais elevado, por outro lado, aumenta a profundidade de campo.

14

Como escolher sua Lente As Lentes, tambm conhecidas como Objetivas, so a parte mais importante do seu equipamento. Durante a sua vida voc trocar de cmera eventualmente, comprar novos cartes de memria e atualizar seu Photoshop umas 40 vezes. J suas lentes podem durar a vida inteira. Mas como selecionar as lentes de acordo com o que voc precisa? Lentes de qualidade vs Preo A qualidade da lente est nos materiais utilizados na sua montagem (vidro, corpo e at a cola) e pode ser percebida na qualidade final da imagem. Quanto melhor a lente, mais ntida e com cores reais ficaro as fotos feitas com ela. As lentes que so feitas com os melhores materiais e com o melhor controle de qualidade so sempre mais caras (na maior parte das vezes as lentes vo custar mais caro que a sua cmera.) Mas mesmo as lentes que no so top de linha duram a vida toda. Distncia focal A distncia focal o primeiro item a decidir na hora de comprar sua lente. As lentes podem ter somente uma distncia focal (prime) ou podem permitir o uso de vrias distncias focais girando um anel (zoom.) A distncia focal aparece em mm na descrio das lentes. Por exemplo: Canon EF 50mm f/1.8 II Autofocus Lens essa lente tem distncia focal de 50mm. uma lente Prime. Canon EF-S 17-85mm f/4-5.6 IS USM Autofocus Lens essa lente tem dois valores de distncia focal. uma lente Zoom e vai de 17mm at 85mm (inclusive 18, 19, , 84) As distncias focais so divididas em trs grupos principais: Grande Angulares (at 50mm)

Com elas voc consegue registrar at mais do que o olho humano consegue ver. Boas para: paisagens, arquitetura/ambientes apertados, fotos de grupos. Caractersticas: faz os objetos da foto parecerem mais distantes uns dos outros e costumam distorcer as bordas. Teleobjetivas (50mm at 200mm)

15

Com elas voc consegue fotografar um assunto que est mais longe. Boas para: retratos e closes em assuntos distantes. Caractersticas: faz os objetos da foto parecerem mais prximos uns dos outros alm de possuir uma menor profundidade de campo. Super Teleobjetivas (200mm ou mais)

Com elas voc consegue fotografar um assunto que est muito, mas muito, longe (lentes usadas para fotografar lees na frica, por exemplo.) Boas para: fotografar celebridades, astronomia, animais hostis. Caractersticas: faz os objetos da foto parecerem bem mais prximos uns dos outros do que a realidade e necessitam do uso de trip

16

Abertura de diafragma Depois de decidir a distncia focal vamos para a Abertura do Diafragma. abertura ir aparecer ao lado de f (a medida de abertura.) Ao comprar voc provavelmente ver um s valor no nome da cmera. Esse ser o valor mximo de abertura daquela lente: Canon EF 50mm f/1.8 II Autofocus Lens essa lente possui abertura mxima de 1.8. Canon EF-S 17-85mm f/4-5.6 IS USM Autofocus Lens algumas lentes zoom apresentam dois valores de abertura. Isso quer dizer que na menor distncia focal (17mm) essa lente tem abertura 4 e na maior distncia focal (85mm) essa lente tem abertura de 5.6. O valor que est escondido na maioria das vezes f/22, que a menor abertura da lente. Isso quer dizer que qualquer lente pode fechar o diafragma bastante! Existem lentes mais claras e mais escuras. No existem valores fixos, pois a claridade da lente depende da comparao com outras lentes de mesma distncia focal, mas normalmente assim: Lentes claras (tambm chamadas de lentes mais rpidas)

Normalmente possuem abertura mxima entre f/1.4 e f/2.8 Boas para: pouca iluminao (entra bastante luz) e retratos (desfoca bem o fundo.) Nas Super Teleobjetivas uma abertura de f/4 j considerada bem clara. Lentes escuras Normalmente acima de f/5.6 Boas para: larga profundidade de campo e quando voc no precisa fotografar em situaes crticas de luz Observao: qualquer lente pode ficar escura s fechando o diafragma, o que faz as lentes claras mais versteis. Lentes mais especficas Macro: Voc pode fazer fotos bem de pertinho. As lentes Macro so usadas para fotografar insetos e outros objetos e detalhes bem pequenos. Ao comprar a lente procure pela palavra Macro na sua descrio e tambm pelo mnimo de distncia de foco (minimum focusing distance) e ampliao (magnification.)

17

Fisheye: Essas lentes so grande angulares que fazem ainda mais distoro nas fotos, resultando em uma aparncia circular e com mais angulao.

Essas so as principais caractersticas das Lentes e so um bom comeo para voc escolher a sua! As vrias opes, siglas e nmeros parecem assustadores no incio, mas a gente se acostuma rapidinho a entender o que cada coisa quer dizer. CAMPO DE VISO DAS LENTES OBJETIVAS O campo de viso da lente, ou a extenso da rea que se consegue enquadrar atravs da cmera, refere-se a seu comprimento focal que dado pelos fabricantes em equivalncia tradicional fotografia de 35 mm. Quando voc l, por exemplo, "35 mm - 105 mm equiv.", significa que esse o comprimento focal equivalente da lente, calculado a partir de seu comprimento real. ngulo Largo Numa cmera com zoom ptico, o lado do ngulo largo o extremo da lente sem zoom. Ao aplicar os fatores de multiplicao entramos no lado do telefoto. Se o comprimento focal da lente , por exemplo, 33 mm - 99 mm equiv., seu ngulo largo (ou "wide", em ingls) de 33 mm. Quanto menor for esse nmero, menor ser o tamanho das pessoas e dos objetos visualizados atravs da lente, consequentemente, mais assunto vai caber no enquadramento e mais amplo ser o ngulo retratado. Veja nas fotos abaixo a diferena entre as reas capturadas por cmeras com lente de 31 mm e de 38 mm

18

A foto no topo esquerda foi tirada com lente de 38 mm e a de baixo, com lente de 31 mm, sempre do lado do ngulo largo. direita, a rea sublinhada, mostra o que foi capturado pela lente de 38 mm em relao mais larga, de 31 mm. Fotgrafos que se dedicam a fotos de paisagens ou de grupos de pessoas do preferncia a mquinas dotadas de lentes com campo de viso amplo do lado do ngulo largo. H cmeras com lentes de at 14 mm, mas as mais comuns possuem em torno de 28 mm. Chamadas grande-angulares, elas so raras entre as digitais para o pblico amador que dispem de objetivas com ngulos moderadamente largos, normalmente entre 32 mm a 39 mm. Para se ter uma idia, segundo nossas avaliaes e testes, ao ficar a exatos 3 metros de um grupo de pessoas posicionadas lado a lado, a lente de 28 mm enquadra 6 delas, com folga. A de 33 mm exigir que voc tire algum da cena ou d um bom passo em marcha a r para se distanciar do assunto, ampliando a rea capturada. Com lente de 39 mm o ngulo de viso compreendido ainda menor e vai obrigar voc a dar mais um passo para trs... ou a convencer o grupo a se unir mais Recurso para Panormicas possvel fotografar paisagens satisfatoriamente amplas mesmo com lentes de 39 mm, mas para que jamais a cmera restrinja seus horizontes e criatividade, garanta-se com modelos que facilitam a criao de imagens panormicas. Com esse recurso voc emenda vrias fotos numa s composio e consegue resultados muito mais impressionantes que os obtidos at por super grande-angulares de 14 mm! O ngulo do Telefoto Do lado inverso do ngulo largo e, portanto, ao aplicar o zoom ptico, entramos no ngulo do telefoto. No exemplo acima (lente de 33 mm - 99 mm, equiv.), ele corresponde a 99 mm. Quanto maior esse nmero, maior o assunto vai aparecer atravs da lente. Assim, na foto de um cesto cheio de mas, apenas uma delas ocupar todo o quadro, conforme voc aplicar o zoom. Para conseguir isso, o ngulo de viso se afunilou, capturando uma pequena rea da composio. Ento, quanto maior o nmero, menor o ngulo, certo?

19

Distncia Focal e Tipos de Lentes


As lentes so a alma da cmera fotogrfica. Atravs da passagem da luz pelos seus cristais, os raios luminosos so orientados de maneira ordenada para sensibilizar a pelcula fotogrfica e formar a imagem. Uma lente (tambm chamada de objetiva) formada basicamente de 3 elementos: um corpo, geralmente de metal ou outro material de boa resistncia, que envolve e protege os elementos internos; os cristais, que constituem o elemento tico da estrutura, ou seja, a lente propriamente dita; e o diafragma, estrutura que controla a quantidade de luz que passa atravs da lente. As lentes autofocus dispem tambm de estruturas que orientam a focalizao da imagem, que geralmente controlada pela cmera. Alguns modelos possuem um microprocessador e um motor interno, que controlam o foco independentemente da cmera, como na linha EOS da Canon e AF-S da Nikon. Tipos de lentes A distncia focal, medida em milmetros, a distncia entre o centro tico da lente e a pelcula fotogrfica (ou o CCD nas digitais), situada no interior do corpo da cmera. atravs dela que classificamos as lentes. ela que define todas as caractersticas prprias de cada objetiva e o resultado esttico da imagem produzida por cada uma. Lentes Grande Angular (distncia focal de 8 a 35 mm) As lentes grande angulares possuem um amplo ngulo de viso, ou seja, com o uso destas lentes conseguimos enquadrar uma rea bastante grande a uma curta distncia. So teis para fotografar em locais com pouco espao, fazer tomadas panormicas, bem como de grupos de pessoas a pouca distncia. Devido as suas caractersticas ticas, as imagens sofrem uma distoro arredondada nas bordas, principalmente se forem feitas muito prximas ao assunto fotografado. Uma caracterstica marcante a grande profundidade de campo proporcionada pelas grande angulares, mesmo em pequenas aberturas de diafragma. Lentes Normais (distncia focal de 40 a 60 mm) Uma lente normal produz uma imagem muito prxima da viso humana a olho nu. So lentes teis para fotos de arquitetura, paisagens, pessoas, retratos, produzindo imagens naturais, sem grandes efeitos estticos e com pouca distoro.

20

Lentes Teleobjetivas (distncia focal acima de 80 mm) As lentes de distncia focal grande abrangem um pequeno ngulo de viso. So indicadas para fotos de objetos que esto a uma longa distncia, e dos quais no podemos nos aproximar. So muito usadas para fotos de esportes e natureza. As teles de distncia focal entre 85 e 135 mm so as mais indicados para fotos de retratos, produzindo imagens sem distoro, guardando as propores originais do modelo. Ao contrrio das grande angulares, as teles possuem uma pequena profundidade de campo, que pode ser til para compor um fundo desfocado muito interessante para um retrato. As lentes de 300, 400 e 600 mm so as preferidas pelos fotgrafos de esportes. So lentes grandes e pesadas, e tambm muito caras, necessitando sempre de um monop para sua sustentao. Lentes Zoom A lente zoom uma objetiva com distncia focal varivel, ou seja, em uma mesma lente temos vrias distncias focais diferentes. Este tipo de lente muito verstil e prtica, j que podemos com um mesmo equipamento fazer vrios tipos de enquadramento. Por exemplo: uma lente 35-105 mm nos d a possibilidade de trabalhar com uma grande angular (regulada em 35 mm), com uma normal (regulada em 50 mm) bem como com uma tele (regulada em 105 mm). Estas lentes so um pouco mais caras que as lentes fixas, um pouco mais pesadas e tambm menos luminosas. Porm so uma opo bastante prtica para o trabalho do dia a dia, j que com uma nica lente podemos substituir outras trs. Lentes Macro As lentes macro so usadas para fazer microfotografias, ou seja, fotos de objetos muito pequenos. So muitos utilizadas em fotografia mdica, cientfica, natureza e reprodues.

Como temos que nos aproximar muito do objeto, as macrofotografias tem sempre uma pequena profundidade de campo, que pode ser compensada pelo uso de aberturas mnimas (f11, f16). As lentes macro tem distncia focal de 50, 100 e 200 mm. Quanto maior a distncia focal, maior a distncia do objeto fotografado. Por exemplo: uma macro ideal para um dentista seria uma 200 mm, pois ele poderia, a uma distncia confortvel, fotografar um dente dentro da boca do paciente. Conhecendo mais sobre lentes http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/index.htm Simulador de lentes digite o link no seu navegador e saiba mais.

21

Anda mungkin juga menyukai