Anda di halaman 1dari 9

Organizao e Preparao do Trabalho - Ergonomia

Ergonomia

A palavra Ergonomia vem de duas palavras Gregas: ergon que significa trabalho, e nomos que significa leis. Hoje em dia, a palavra usada para descrever a cincia de conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e no forar o trabalhador a adaptar-se tarefa.

A Ergonomia usa os conhecimentos adquiridos das habilidades e capacidades humanas e estuda as limitaes dos sistemas, organizaes, atividades, mquinas, ferramentas, e produtos de consumo de modo a tornlos mais seguros, eficientes, e confortveis para uso humano.

A Ergonomia pode ser aplicada em vrios sectores de atividade (Ergonomia Industrial, hospitalar, escolar, transportes, sistemas informatizados, etc.). Em todos eles possvel existirem intervenes ergonmicas para melhorar significativamente a eficincia, produtividade, segurana e sade nos postos de trabalho.

A Ergonomia atua em todas as frentes de qualquer situao de trabalho ou lazer, desde os stresses fsicos nas articulaes, msculos, nervos, tendes, ossos, etc., at aos fatores ambientais que possam afetar a audio, viso, conforto e principalmente a sade.

Joo Henriques n 6

Pgina 1

Organizao e Preparao do Trabalho - Ergonomia

Alguns exemplos das reas de atuao da ergonomia:

No desenho de equipamentos e sistemas computorizados, de modo a

que sejam mais fceis de utilizar e que haja menor probabilidade de ocorrncia de erros durante a sua operao particularmente importante nas salas de controlo, onde existe uma elevada carga de stress.

Na definio de tarefas de modo a que sejam eficientes e tenham em

conta as necessidades humanas, tais como, pausas para descanso e turnos de trabalho sensveis, bem como outros fatores, tais como recompensas intrnsecas do trabalho em si.

No desenho de equipamentos e organizao do trabalho de modo a

melhorar a postura e aliviar a carga de trabalho no corpo, reduzindo assim as Leses Msculo-Esquelticas do Membro Superior e as Leses resultantes de Trabalho Repetitivo.

Na arquitetura da informao, de modo a que a interpretao e uso de

guias, sinais, e ecrs seja mais fcil e sem ocorrncia de erros.

Na criao de aes de formao para que todos os aspetos do trabalho No desenho de equipamento militar e espacial casos extremos de

sejam compreendidos pelos trabalhadores.

resistncia do corpo humano.

Na conceo de ambientes de trabalho, incluindo a iluminao e a

temperatura ambiente, de modo a satisfazer as necessidades dos utilizadores e das tarefas executadas. Onde seja necessrio, na conceo de equipamentos de proteo individual para o trabalho em ambientes hostis.

Nos pases em desenvolvimento, a aceitao e eficincia do uso de

tecnologia bsica pode ser melhorado significativamente. uma cincia multidisciplinar que usa conhecimentos de vrias cincias, tais como: anatomia, antropometria, biomecnica fisiologia, psicologia, etc

Joo Henriques n 6

Pgina 2

Organizao e Preparao do Trabalho - Ergonomia

Ergonomia na Informtica
Visto ser tcnico de informtico vou abordar a ergonomia nessa rea. A ergonomia ultimamente tambm se tem preocupado com a Interface Homem-Computador. As preocupaes com a ergonomia esto a tornar-se um fator essencial medida que o uso de computadores tem vindo a evoluir.

So vrios os problemas que um profissional que passa 8 horas por dia em frente a um computador pode sentir. Felizmente, graas a ergonomia, foram feitos estudos para descobrir maneiras de atenuar ou eliminar esses problemas e quando mais cedo se tratarem desses problemas mais fcil ser a preveno de possveis deficincias fsicas futuras. Trata-se principalmente de distrbios nos tecidos moles que se vo formando ao longo do tempo. Muitas pessoas pensam de imediato na sndrome do tnel do carpo quando se fala de distrbios associados ao computador, mas a verdade que os problemas do tnel de carpo so bastante raros. Os problemas no pescoo e nos ombros como o que tive so bem mais frequentes. O mais complicado nestes distrbios desenvolverem-se lentamente ao longo do tempo, o que impede que seja apontada uma causa para os mesmos. Quando difcil identificar a causa, pode atribuir a dor que sente a outro fator. Quando identificar a origem da dor, os distrbios j so de alguma gravidade, pelo que muito importante fazer mudanas rapidamente depois de sentir uma dor associada a uma tarefa.
Joo Henriques n 6 Pgina 3

Organizao e Preparao do Trabalho - Ergonomia

Teclado
Vou abordar mais especificamente os problemas que derivam da m utilizao do teclado, que cuidados devemos ter na sua utilizao e como a ergonomia contribuiu para uma evoluo muito positiva desse perifrico.

Entrevista com o Dr. Dan Odell, Ergonomista Profissional Certificado: O melhor instalar corretamente cada espao de trabalho que utilize e evitar que os problemas comecem. um grande desafio para mim convencer pessoas saudveis a ter em conta estas informaes porque, de momento, no esto a ter problemas e tendem a pensar que o seu teclado ou espao de trabalho suficientemente bom. Mas frequentemente este no o caso e preciso que as pessoas sofram de distrbios dolorosos e debilitantes (ou conheam algum que os tenha) para aceitarem com entusiasmo a introduo de mudanas positivas. No espero a mesma paixo que tenho de todas as pessoas, mas ficaria satisfeito se conseguisse convencer as pessoas a terem em conta princpios bsicos ao instalarem um computador. As pessoas devem preocupar-se em arranjar um rato e um teclado que se adapte ao seu corpo e local de trabalho. Por vezes, isso significa que precisa de um rato pequeno adequado sua mo pequena e, por vezes, significa que precisa de um teclado dividido para o ajudar a adquirir uma postura neutra. O mais importante a adaptao da rea de trabalho a si, em vez de se impor uma rea de trabalho que no se adequa a si. Perca tempo a encontrar o equipamento certo e no se acomode ao que tem disponvel ou quele que foi
Joo Henriques n 6 Pgina 4

Organizao e Preparao do Trabalho - Ergonomia

fornecido com o computador. Isso far com que se sinta mais confortvel, goste mais de trabalhar com o seu computador e evita distrbios que so mais fceis de prevenir do que tratar.

importante evitar ter os pulsos tortos enquanto se usa o teclado e devemos evitar apoiar os pulsos enquanto se usa o teclado pois pode fazer com que os dedos e pulsos sejam flexionados para trs.

Os cotovelos devem estar ao nvel do teclado e os ombros relaxados, isto para evitar tenses musculares.

A Ergonomia tem ao longo dos anos, pesquisado a preveno de patologias e o aumento de produtividade.
Joo Henriques n 6 Pgina 5

Organizao e Preparao do Trabalho - Ergonomia

Por exemplo, um teclado ergonmico um modelo que possui uma rea de descanso para as mos e possui as teclas dispostas em grupos que formam um pequeno ngulo, de tal forma que os pulsos no precisem ser flexionados para digitar. A Microsoft foi pioneira no campo dos teclados ergonmicos. Depois da Microsoft, outras empresas passaram a produzir teclados com caractersticas semelhantes. A forma curvilnea dos teclados ergonmicos da Microsoft promove uma postura natural das mos, pulsos, braos e antebraos. Por exemplo o Comfort Curve Keyboard 3000:

O Comfort Curve Keyboard 3000 foi aprovado por especialistas em ergonomia e ajuda a proporcionar uma posio mais natural aos pulsos.

Joo Henriques n 6

Pgina 6

Organizao e Preparao do Trabalho - Ergonomia

Outra sugesto est no teclado padro slim, que devido s teclas baixas, mantm o punho na posio correta contribuindo para evitar os problemas de tendinite. Exemplo disso o Wireless Comfort Desktop 5000:

Fabuloso o teclado que a Smartfish e a Hitachi Maxell apresentaram no CES 2010 o ErgoMotion keyboard, um teclado que eles afirmam ser projetado para pessoas que digitam muito. O teclado capaz de aprender o estilo e a velocidade de digitao do usurio, e automaticamente muda de formato, prevenindo a repetio da posio durante o trabalho.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rOIxD0rN44I

Joo Henriques n 6

Pgina 7

Organizao e Preparao do Trabalho - Ergonomia

Existe uma empresa especializada em teclados ergonmicos, a Maltron, que afirma ser a mais avanada do mundo em teclados ergonmicos. http://www.maltron.com/keyboard-info/dual-hand-fully-ergonomic-3dkeyboards.html Exemplo de um teclado dessa empresa:

http://www.youtube.com/watch?v=o4H931A3BDE&feature=related

A fbrica garante que com este teclado no se tem qualquer problema de tendinite, j que ele no exige nenhuma toro do pulso.

Como concluso, se quisermos prevenir leses, especialmente tendinites, ou se j tivermos sintomas de leses por esforos repetitivos e no queremos deixar de usar o computador, a compra e um teclado ergonmico um investimento muito importante na sade. Nesse sentido, a Ergonomia desempenha um papel importante, no s no aumento do desempenho, mas principalmente na preveno de doenas.
Joo Henriques n 6 Pgina 8

Organizao e Preparao do Trabalho - Ergonomia

Bibliografia

http://www.microsoft.com/hardware/pt-pt/support/ergonomics-interview http://www.microsoft.com/hardware/pt-pt/p/comfort-curve-keyboard-3000/3TJ00007 http://www.microsoft.com/hardware/pt-pt/p/wireless-comfort-desktop-5000/CSD00011 http://www.getsmartfish.com/Reflex-Keyboard-w-Anti-Fatigue-ComfortMotion_p_8.html http://www.maltron.com/

Joo Henriques n 6

Pgina 9

Anda mungkin juga menyukai