Anda di halaman 1dari 6

Resumo da apresentao gua de lastro: impactos ambientais GUA DE LASTRO Os navios utilizam gua nos tanques de lastro para

manter a segurana, aumentar seu calado e ajudar na propulso e manobras, compensar perdas de peso por consumo de combustveis e de gua, regular a estabilidade e manter os nveis de estresse na estrutura em patamares aceitveis Para controlar a submerso e a estabilidade, necessrio lastrar e deslastrar com freqncia. (Committee on Ships Operations2 , apud SILVA et al., 2004, p. 1). Normalmente, os navios lastram e deslastram antes de partirem de um porto para outro, com o objetivo de compensar a perda ou a adio do peso da carga, sendo justamente a, que est o grande risco, pois as guas costeiras possuem grandes populaes de organismos, muito mais do que as encontradas em alto mar. Mas eles tambm podem ajustar o lastro em trnsito. Durante as viagens, combustvel e gua de lastro potvel so consumidos, sugerindo a adio da gua de lastro ao longo do caminho para ajustar o equilbrio perdido. Ao chegar ao porto de destino, a gua de lastro e toda a biota transportadas so liberadas. Se as condies ambientais forem favorveis, A as gua espcies de introduzidas podem e sobreviver, reproduzir e posteriormente, alterar o ecossistema aqutico inteiro. lastro transportada descarregada transfere microrganismos e espcies da fauna e da flora tpicos de uma regio para outra totalmente estranha, o que pode causar srias ameaas ecolgicas, econmicas e sade. Nela, podem estar presentes organismos exticos, txicos, e at patognicos, como o vibrio colrico. Essa possibilidade foi reconhecida no apenas pela Organizao Martima Internacional (IMO) , mas tambm pela Organizao Mundial de Sade Estima-se que o transporte de gua de lastro movimente mais de sete mil espcies a cada dia em torno do globo. O registro de uma espcie extica em um novo ambiente no significa necessariamente que tenha ocorrido a introduo do organismo e o estabelecimento de uma populao do mesmo. O sucesso da colonizao de uma nova regio por uma espcie trazida na gua de lastro de um navio depende do ponto de descarga dessa gua. Portos situados em reas protegidas, como baas e esturios, so mais suscetveis ao processo. A

introduo e o assentamento de espcies exticas em um dado local, em geral trazendo problemas para os animais e plantas nativos e at para a populao humana local, est associada a diversos fatores. Os mais importantes so as caractersticas biolgicas das espcies e as condies do ambiente onde ocorre a introduo. Aspectos como o clima, o nmero de indivduos introduzidos (o que afeta a chance de implantao de uma populao), a competio com as espcies nativas e a disponibilidade de alimento no local tambm influenciam o processo. O risco de uma introduo ter sucesso, ou seja, transformar-se em colonizao, aumenta muito se os portos de carga ou descarga (ou de coleta e descarte da gua de lastro) forem ecologicamente comparveis. Aes que modificam ou degradam o ambiente espcies ou o regime hidrogrfico criando (como dragagens, drenagens, para seu canalizaes etc.) tambm favorecem a sobrevivncia e permanncia das introduzidas, novas oportunidades estabelecimento. No Brasil, havia pouco interesse e, por conseqncia, pouca divulgao dos problemas associados gua de lastro, at que a invaso de um mexilho chamou a ateno das autoridades e da comunidade cientfica. O mexilho dourado (Limnoperna fortunei) um molusco de gua doce e salobra de cerca de trs centmetros de comprimento, originrio dos rios asiticos, principalmente da China. Na Amrica do Sul, foi avistado pela primeira vez na desembocadura do Rio da Prata, na Argentina, em 1991, tendo l chegado, certamente, atravs da gua de lastro. Da avanou pelos rios Paran e Paraguai e alcanou o Pantanal. Seu primeiro registro no Brasil deu-se no Rio Grande do Sul, em 1999. Hoje j encontrado, em grande quantidade, em vrios rios do estado.A invaso do mexilho dourado, considerado voraz e agressivo, tem provocado impactos scio-econmicos significativos em parte da populao. O mexilho interfere na reproduo de espcies nativas e causa prejuzos e desequilbrio nos ecossistemas onde se instala. Por ter grande capacidade de adaptao, no encontrar inimigos naturais em nossas guas e ter alto pode de reproduo uma nica fmea coloca milhares de larvas adere e se fixa a qualquer superfcie dura e forma crostas que podem cobrir reas extensas, construindo colnias que obstruem completamente tubulaes, filtros, sistemas de drenagens e canais de irrigao, o que exige interrupes mais freqentes para conservao.

O mexilho-zebra (Dreissena polymorpha), nativo da Europa, invadiu e se estabeleceu nos Grandes Lagos, ao norte dos Estados Unidos, provocando gastos de milhes de dlares por ano para suaremoo (onde j se incrustou) e seu controle. O ctenforo (um tipo de invertebrado marinho) Mnemiopsis leidyi, endmico da costa atlntica na Amrica do Norte, teve sua primeira ocorrncia registrada nos mares Negro e de Azov, ao sul da Ucrnia e da Rssia, em 1982. Hoje, a espcie est estabelecida nesses mares interiores e ocorre em massa. Os ctenforos nativos foram totalmente extintos e a pesca de enchovas e espadartes na regio caiu drasticamente. Em 1992, a espcie invasora foi registrada tambm no mar Mediterrneo.

A epidemia de clera iniciada na Indonsia em 1961 espalhou-se por todo o mundo at 1991. Acredita-se que a bactria Vibrio cholerae, causadora da doena, tenha sido introduzida na Amrica do Sul por trfego martimo. Em 1991 e 1992, o V. cholerae foi detectado, nos Estados Unidos, na gua de lastro de navios oriundos da Amrica do Sul. As guas de lastro contaminadas apresentavam salinidades variadas, indicando a habilidade da bactria para sobreviver em ambientes estuarino e marinho. No Brasil, os nmeros so crescentes: j foram identificadas cerca de 30 espcies aquticas invasoras, tendo a gua de lastro como vetor e, com o constante incremento do trfego martimo, o problema tende a se agravar. Alguns especialistas acham mesmo que irreversvel. Para Robson Calixto , assessor do Programa de Gerenciamento Ambiental e Territorial do Ministrio do Meio Ambiente, pode-se gerenciar e controlar o risco, mas a erradicao difcil. Na tentativa de conter o problema, a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa) desenvolve, desde 2001, um projeto de pesquisa exploratria para coletar dados que informem a dimenso do risco apresentado pela gua de lastro, que um dos componentes da vigilncia ambiental em sade para o controle do clera em reas porturias A Anvisa mantm 150 funcionrios em 40 portos, monitorando e controlando a qualidade da gua de lastro das embarcaes, cujos responsveis devem informar onde a mesma foi coletada e onde foi descarregada ou trocada. O estudo realizado em parceria com a Universidade de So Paulo (USP) e financiado pela OPAS (Organizao Pan-Americana de Sade).

A Conferncia Diplomtica para Adoo de Conveno Internacional para o Controle e Gesto da gua de Lastro e Sedimentos de Navios, ocorrida em Londres, em 2004, na sede da IMO, no perodo de 09 a 13 de fevereiro, aprovou a adoo da Conveno Internacional sobre Controle e Gesto da gua de Lastro e Sedimentos de Navios A Espanha foi o primeiro pas a ratificar a Conveno de gua de Lastro; o Brasil foi o segundo, em 25 de janeiro de 2005, passando a mesma a fazer parte de nosso sistema legal, como fonte secundria, a partir do dia 15 de outubro de 2005 . Internacionalmente, a Conveno passar a viger doze meses aps a data em que pelo menos trinta pases que representem 35% da tonelagem da frota mundial a tiveram assinado, ratificado ou aderido a ela. Esses nmeros, em janeiro/2007, correspondiam a apenas seis pases, que representam 0,62% da tonelagem mundial. Estima-se que podero passar dez anos at que a mesma possa viger internacionalmente. Com a assinatura, ratificao ou adeso, as partes contratantes se comprometem a prevenir, minimizar e, por fim, eliminar a transferncia de organismos aquticos nocivos e agentes patognicos atravs do controle e gesto da gua de lastro dos navios e dos sedimentos nela contidos, desenvolvendo polticas, estratgias ou programas nacionais para gesto de gua de lastro em seus portos e guas sob a sua jurisdio. Cada Parte compromete-se a oferecer instalaes adequadas para a recepo de sedimentos e, ao mesmo tempo, oferecer destinao segura para os mesmos. Tambm deve envidar esforos, individualmente ou em conjunto, para promover e facilitar a pesquisa cientfica e tcnica sobre gesto de gua de lastro. Devem realizar vistoria e certificao nos navios e, ao mesmo tempo, agir de forma a que os navios no sejam indevidamente detidos ou sofram atraso em sua programao comercial. O Brasil, porm, desde outubro de 2005 dispe de um instrumento legal cujo cumprimento obrigatrio por parte de todos os navios que navegarem em guas jurisdicionais brasileiras : a Norma da Autoridade Martima para o Gerenciamento da gua de Lastro de Navios da Diretoria de Portos e Costas, (NORMAM-20/DPC). A citada norma, alm de incorporar as recomendaes da Resoluo A.868(20) da IMO, tambm atende a diversas exigncias da prpria Conveno, antes mesmo de sua vigncia internacional, o que significa que o

Brasil cumpre com as normas mais modernas de gerenciamento da gua de lastro dos navios e, por conseqncia, com seu dever de cuidar do meio ambiente. -Na introduo e no corpo da citada Norma, a Autoridade Martima se compromete a adapt-la na medida em que mtodos mais avanados para o tratamento da gua de Lastro forem sendo desenvolvidos [...](ver www.dpc.mar.mil.br/normam/N_20/N_20.htm )

CONCEITOS Lastro o peso com que se lastra um navio Lastrar (ou lastrear) Colocar um certo peso no fundo do casco para aumentar a estabilidade [...] melhorando as condies de navegabilidade Lastreamento Captao de gua para lastrear o navio. gua de lastro a gua carregada como lastro nos tanques ou pores da embarcao com a finalidade de alterar o calado, mudar as condies de flutuabilidade, regular a estabilidade ou melhorar a manobrabilidade. Deslastro a descarga da gua de lastro.

Espcies exticas, aliengenas, no nativas, no indgenas, invasoras ou indesejveis so organismos ou qualquer material biolgico capaz de propagar espcies, incluindo sementes, ovos, espores etc., que entram em um ecossistema sem registro anterior (Committee on Ships Ballast Operations, 1996) NORMAM-20/DPC Norma da Autoridade Martima (Diretoria de Portos e Costas, do Comando da Marinha) para o Gerenciamento da gua de Lastro de Navios. Gerenciamento ou gesto de gua de lastro qualquer processo mecnico, fsico, qumico ou biolgico, utilizado individualmente ou em combinao, com a finalidade de remover, tornar inofensiva ou evitar a captao ou descarga de organismos aquticos nocivos ou de agentes patognicos encontrados na gua de lastro ou em sedimentos nela contidos

Anda mungkin juga menyukai