Anda di halaman 1dari 61

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

ESCOLA POLITCNICA
DEPARTAMENTO DE CONSTRUO E ESTRUTURAS

COMUNIDADE DA CONSTRUO

Levantamento das Principais Patologias de Revestimentos de Fachada de Edifcios na Cidade de Salvador

Salvador, 2006

Instituio Universidade Federal da Bahia

Ttulo do Trabalho Levantamento das Principais Patologias de Revestimentos de Fachada de Edifcios na Cidade de Salvador

Pesquisadores Llian Sirlene Rissutti Cirne (Bolsista de iniciao cientfica - UFBA) Profa Fabiana Lopes de Oliveira (UFBA) Profa Tatiana Bittencourt Dumt (UFBA) Coordenadora Profa Tatiana Bittencourt Dumt (UFBA)

SUMRIO
1. INTRODUO .................................................................................................... 2. OBJETIVOS ......................................................................................................... 3. JUSTIFICATIVAS ............................................................................................... 4. METODOLOGIA ................................................................................................. 5. PATOLOGIAS EM REVESTIMENTO CERMICO ........................................ 6. PATOLOGIAS EM REVESTIMENTO DE PINTURA ...................................... 7. MAPEAMENTO DAS PATOLOGIAS ............................................................... 7.1. Levantamento Fotogrfico ............................................................................ 7.2. Pesquisa Junto s Construtoras ...................................................................... 8. CONCLUSES .................................................................................................... REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ................................................................. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ................................................................ ANEXOS .............................................................................................................. 03 03 04 04 05 07 09 10 44 47 47 48 50

1. INTRODUO
Uma estrutura ou parte dela apresenta problemas patolgicos quando, durante sua utilizao ou at mesmo antes, no apresenta o desempenho satisfatrio para o qual o edifcio foi projetado, comprometendo assim sua vida til. A fim de se ter a vida til do conjunto edifcio, j que o mesmo um sistema composto de vrios componentes os quais so constitudos por diversos materiais, necessria a anlise dos valores de vida til de cada um deles, considerar as interaes entre eles, qualidade dos materiais, mtodos construtivos e aes de manutenes preventivas. Sua manifestao facilmente percebida quando problemas estruturais ou funcionais comeam a mostrar defeitos no edifcio os quais devem ser identificados e avisados a fim de que haja, se necessrio, o isolamento da regio danificada. O elemento em estudo, os revestimentos de fachada, um subsistema da estrutura edifcio (sistema). Esse subsistema pode, de maneira geral, ser de dois tipos: o primeiro constitudo, normalmente, por uma camada de chapisco e outra de emboo aderidas base (alvenaria ou estrutura), e uma camada de argamassa de fixao que coberta por placas cermicas assentadas e, posteriormente, rejuntadas com argamassa ou material adesivo; o segundo constitudo, normalmente, por uma camada de chapisco e outra de emboo aderidas base (alvenaria ou estrutura), uma camada de argamassa e por, ltima, a pintura. Segundo a NBR 13529, sistema de revestimento o conjunto formado por revestimento de argamassa e acabamento decorativo, compatvel com a natureza da base, condies de exposio, acabamento final e desempenho, previstos em projeto. Para que o revestimento tenha o desempenho esperado pelo usurio, o mesmo deve apresentar funes como proteger os elementos de vedao dos edifcios bem como auxili-los na estanqueidade, isolamento trmico e acstico, regularizar a superfcie e dar o acabamento final da fachada. Para que isso acontea, necessrio que o mesmo (revestimento) possua propriedades como resistncia gua, umidade, aos raios solares, aos agentes qumicos e biolgicos, resistncias mecnicas, capacidade de absorver deformaes, superfcies uniformes, facilidade de limpeza e manuteno. Em Salvador, possvel perceber vrios problemas nas fachadas das edificaes. Segundo SILVA (2005), A grande incidncia de problemas como eflorescncias, bolores, destacamento de pastilhas, fissuras, infiltraes e descolamento de pinturas mostra que o segmento da construo civil precisa se preocupar cada vez mais com o sistema de revestimento de uma edificao compatibilizando mo-de-obra, sistemas construtivos e a tradio, de maneira condizente Engenharia.

2. OBJETIVOS
Os objetivos principais deste trabalho so:

Fazer um levantamento das principais patologias de revestimentos de fachada de edifcios na cidade de Salvador; Diagnosticar se a origem da patologia est associada s fases de projeto, execuo e utilizao do revestimento ao longo do tempo e; Quando possvel, indicar mtodos de recuperao para o problema patolgico.

Entendendo-se ser o projeto de revestimento de fachada essencial para evitar patologias e obter desempenho satisfatrio dos seus elementos, aponta-se neste trabalho a necessidade da sua elaborao.

3. JUSTIFICATIVAS
Considerando-se que o desempenho de cada parte do edifcio se reflete ao seu desempenho global, o presente trabalho se concentra nos revestimentos de fachada de edifcios (argamassa ou cermicos), que so empregados com grande freqncia como acabamento das vedaes externas. Mas, apesar desse tipo de revestimento ser bastante utilizado, verifica-se que ainda existe uma considervel incidncia de falhas e problemas patolgicos, desperdcios de materiais, mo-deobra e tempo, alm de custos elevados de produo. Acredita-se que o surgimento de patologias em revestimentos de fachada decorrente da falta de orientao para a elaborao de projetos, falta de conhecimento tecnolgico dos materiais empregados, de tcnicas corretas de assentamento e a falta de informao sobre os possveis problemas que surgem na fase de assentamento. No caso dos revestimentos de argamassa, os problemas patolgicos mais freqentes so:

Formao de manchas de umidade, com desenvolvimento de bolor; Descolamento da argamassa de revestimento; Formao de fissuras e trincas na argamassa de revestimento; Descolamento entre a camada de reboco e emboo; Formao de fissuras e trincas, que, alm de evidenciar um problema no revestimento de argamassa, pode ser sinal do comprometimento da segurana estrutural.

Nos revestimentos cermicos, embora sejam largamente empregados no pas, por serem uma boa alternativa para revestimentos externos, em termos econmicos e tcnicos, vem apresentando falhas aps sua aplicao em fachadas, afetando a qualidade e segurana do edifcio. Esse tipo de revestimento carece de muitas melhorias e evoluo tecnolgica. A grande incidncia de defeitos patolgicos atesta essa necessidade. No Brasil, as patologias mais importantes manifestam-se tipicamente na forma de fissuras e perda de aderncia (descolamentos) devido s deformaes excessivas das camadas do revestimento. Estes descolamentos ocorrem com mais intensidade nos primeiros e ltimos andares dos edifcios, nas regies de deslocamento estrutural mais intenso (balanos) e nas fachadas mais solicitadas por insolao (choques trmicos). As patologias de revestimento cermico de fachada so difceis de recuperar e requerem para isso custos elevados. Muitas vezes, quando elas se manifestam visualmente, j h comprometimento da integridade do revestimento e estes custos podem suplantar os custos da execuo original. Sendo assim, o trabalho em questo tem o propsito de estudar a tecnologia de produo e aplicao dos revestimentos de fachada de modo a contribuir decisivamente para evoluo desta parte do edifcio.

4. METODOLOGIA
O trabalho foi dividido em duas partes: uma primeira de coletas de dados; e a ltima de anlise de resultados e elaborao do relatrio final. A coleta de dados foi dividida em trs partes: 1. Reviso bibliogrfica; 2. Levantamento fotogrfico; 3. Pesquisa junto s construtoras.

5 Inicialmente, foi realizada uma reviso da literatura pertinente sobre sistemas de produo e aplicao de revestimentos de fachada. A seguir, ainda no levantamento bibliogrfico, realizou-se um estudo sobre a normalizao referente ao assunto. Depois, foi feito um mapeamento das patologias visveis nas fachadas das edificaes em Salvador, atravs de fotografias. A terceira, e ltima, parte da coleta de dados refere-se prtica, ou seja, foi realizado um levantamento atravs de questionrio, em construtoras em Salvador, visando identificar as patologias de revestimentos de fachada mais freqentes, assim como, quando possvel, as tcnicas de recuperao utilizadas para san-las e a justificativa de sua escolha. A cpia desse questionrio se encontra no Anexo A. Esse instrumento de pesquisa utilizado na pesquisa de campo (questionrio) foi construdo escolhendo-se os indicadores aps reflexo crtica da literatura supracitada. Alm disso, sempre que possvel, houve tambm visitas em obras e documentao fotogrfica para enriquecimento e concluso dos resultados obtidos.

5. PATOLOGIAS EM REVESTIMENTO CERMICO


Ao analisar o revestimento cermico no que tange questo do desempenho, deve-se levar em conta as condies ambientais que o revestimento estar exposto bem como as condies de uso, j que esses fatores influenciaro na durabilidade e na vida til desse subsistema. A fim de se ter uma melhor anlise do comportamento dos revestimentos cermicos necessrio ter uma viso sistmica dos mesmos, j que as manifestaes patolgicas so resultantes de uma combinao de fatores. Fissuras e descolamentos nos revestimentos, por exemplo, podem ser resultado da propagao de fissuras ocorridas em suas interfaces com a estrutura, falta de reforo no substrato (emboo), falta de juntas de controle, preenchimento inadequado das juntas de colocao, falta de argamassa de assentamento no verso das placas, falta de controle do tempo em aberto da argamassa de fixao, movimentao da estrutura, choques trmicos, fluncia e retrao do concreto. Patologias em revestimento cermico de fachada so causadas, segundo Medeiros1 (1999) apud CAMPANTE (2001), pela falta de projetos que levem em considerao parmetros de desempenho e as necessidades das etapas de produo, a falta de domnio sobre a tecnologia de produo dos revestimentos, bem como os materiais de limpeza utilizados pelos usurios. No caso especfico de descolamento em placas, as causas mais provveis, segundo Bauer2 (1997) apud o artigo Tecnologia Construtiva Racionalizada para Produo de Revestimento Vertical, seriam:

Preparao inadequada da base; Molhagem deficiente da base, comprometendo a hidratao do cimento da argamassa; Ausncia de chapisco; Argamassa com espessura excessiva; Argamassa rica em cimento; Acabamento superficial inadequado de camada intermediria;

MEDEIROS, J. S. (1999). Tecnologia e projeto de revestimentos cermicos de fachada de edifcios. So Paulo, 1999. 458p. Tese (Doutorado) Escola Politcnica, Universidade de So Paulo.

BAUER, R. J. F. (1997). Patologia em revestimentos de argamassa inorgnica. In: II SIMPSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DAS ARGAMASSAS, Salvador, 1997. Anais. P.321-33.

Aplicao de camadas de argamassas com resistncias inadequadas interpostas.

Segundo Bauer3 (1996) apud o artigo Tecnologia Construtiva Racionalizada para Produo de Revestimento Vertical, as espessuras excessivas da argamassa, superiores a 2 cm, podem gerar, por retrao natural, tenses elevadas de trao entre a base e o chapisco, podendo assim provocar o descolamento das placas cermicas. Continuando, ele complementa que nos descolamentos com pulverulncia, os sinais mais comuns so observados quando ocorre a desagregao e conseqente esfarelamento da argamassa ao ser pressionada manualmente, que identificada pelo autor como principal causa do fato a quantidade inadequada de aglomerante agregado e o excesso de materiais pulverulentos e ou torres de argilas na areia empregada no preparo da argamassa. Segundo Cheong4 (1992) apud CAMPANTE (2001), a anlise dessa patologia pode levar a quatro naturezas distintas:

Falha de aderncia entre a placa e a argamassa de fixao; Falha de aderncia entre a argamassa de fixao e o substrato; Falha nas camadas do substrato e; Ocorrncia de som oco nas placas cermicas quando percutidas.

Ou seja, pode-se buscar conhecer, por exemplo, o tipo de ruptura ocorrida, verificando se a mesma se deu entre a camada de fixao e o tardoz, se entre a camada e o substrato ou no prprio substrato. Contudo, no se deve esquecer de verificar em que condies os componentes do revestimento foram aplicados, ou seja, suas caractersticas e a mo-de-obra empregada, bem como as condies em que esto expostos os elementos, dentre outros. No trabalho de Sabbatini & Barros5 (1990) apud CAMPANTE (2001), so listadas as principais origens desse tipo de manifestao em fachadas:

A deformao ocorrida nas bases (alvenaria/ estrutura) devido a acomodaes do edifcio; A fluncia da estrutura de concreto e as variaes higrotrmicas; A falta de juntas de controle; A inadequao das argamassas de emboo, assentamento e rejunte; A preparao deficiente da base.

Em se tratando das causas, talvez uma das principais delas seja a suplantao das resistncias mecnicas das diversas camadas devido s solicitaes mecnicas as que esto submetidas, as quais so originadas pelos movimentos que os revestimentos sofrem, sejam pela prpria estrutura ou condies ambientais a que esto expostos. Medeiros & Sabbatini6 (1998), apud CAMPANTE (2001), dividem esse tipo de movimento da seguinte forma: movimentaes devido a carregamentos permanentes sobre o revestimento cermico de fachada, provocado pelo peso prprio do mesmo; movimentaes devido a

BAUER, Roberto Jos falco. Falhas em revestimentos, suas causas e sua preveno. Centro Tecnolgico Falco Bauer, 1996.
4

CHEONG, Y. C. Training of tillers. In: Conference on Adhesives Technology in the Arquitectural Application of Ceramic Tiles, Singapore, 1992. Proceedings. Singapore, Trade link Media Ptc.Ltd.

SABATINI, F. H.; BARROS, M. M. S. B. Recomendaes para revestimentos cermicos para paredes de vedao em alvenaria. So Paulo, Convncio EPUSP/CPQDCC ENCOL, 1990. Relatrio Tcnico R6 06/90.
6

MEDEIROS, J. S.; SABBATINI, F.H. Designing ceramic tile buildind faades. In: QUALICER 98 V World Congress on Tile Quality, Castellon, 1998. Proceedings. Castellon Spain, Cmara Oficial de Comercio, Industria y Navegacin; Colegio Oficial de Ingenieros Superiores Industriales, 1998, p.83-100.

7 carregamentos variveis sobre o revestimento, tendo origens na ao do vento e na variao de temperatura; movimentos devido umidade, causados por retrao na secagem, mudanas de volume devido entrada e a sada de gua do interior de elementos construtivos de base cimentcia e expanso por umidade provocada pela entrada de gua em materiais porosos, como as placas cermicas; movimentaes devido deformao estrutural do tipo elstica, provocada pela ao do peso prprio e das sobrecargas permanentes sobre a estrutura, e deformao lenta ao longo do tempo (fluncia); e movimentaes devido a recalques de fundao. Nos revestimentos cermicos tm sido observados, tambm, outros tipos de patologias como gretamento, trincas e fissuras. Trincas so entendidas como ruptura total da pea ou separao de suas partes, com dimenses superiores a 1,00 mm. O gretamento e a fissurao so caracterizados pela ruptura parcial do revestimento com aberturas inferiores a 1,00 mm. Suas manifestaes podem ser de forma desordenada, em qualquer direo, horizontal, vertical e ou diagonal. Trincas e fissuras so mais freqentes nos primeiros e ltimos pavimentos, possivelmente resultado da falta de especificao das juntas de movimentao e detalhes construtivos adequado para as solicitaes impostas a esses pavimentos. As causas mais provveis desses problemas patolgicos seriam:

Dilatao e retrao do componente cermico devido variao trmica ou de umidade no mesmo que provocam um estado de tenses internas que propiciam o aparecimento destas patologias; Com o aumento progressivo de carregamento da estrutura esta se deforma, provocando tenses na alvenaria que nem sempre so totalmente absorvidas, sendo ento distribudas, pelo menos em parte, para o revestimento que por sua vez podem no suportar esses esforos podendo no s fissurar ou trincar, como tambm serem descolado da sua base. Ausncia de vergas e contravergas nas aberturas das janelas e portas, de pingadeiras nas janelas e platibandas e as juntas de movimentao dos revestimentos, provocando assim o surgimento de tenses excessivas tendo como conseqncias trincas e possveis filtraes. Retrao da argamassa convencional empregada para o assentamento do revestimento cermico durante sua secagem em que ocorre um efeito belisco na pea, gerando tenses de trao, favorecendo o aparecimento de fissuras ou trincas. Este efeito ocorre principalmente ao uso da argamassa convencional, sendo largamente substituda pela argamassa colante cuja caracterstica fundamental o poder de reteno de gua.

Assim como na medicina, em que se determina o tipo de doena pelos seus sintomas, ou seja, determina o diagnstico da patologia, na engenharia tambm se determina que tipo de patologia afeta a construo atravs de sua manifestao a fim de chegar origem do defeito e corrigi-lo. Deve-se estabelecer mecanismos, ou formas alternativas, de correo ou de manuteno, em seguida adotar a forma mais adequada de preveno do problema, elaborando para tal fim projetos de revestimento de fachada com novas escolhas de materiais bem como o domnio de sua tecnologia e tcnicas construtivas adequadas.

6. PATOLOGIAS EM REVESTIMENTO DE PINTURA


No caso de revestimento de pintura, deve-se, tambm, tomar os devidos cuidados para evitar falhas e futuros problemas patolgicos. Podendo ser aplicado em qualquer tipo de substrato, base de cimento, madeira e outros, deve-se, antes de revest-lo com pintura, verificar se sua superfcie est lixada e limpa, sem qualquer tipo de poeira e outro tipo de contaminao, ou

8 seja, tem que haver uma preparao da base que ir receber a pintura, a qual poder ser tinta ltex (PVA), acrlica, esmalte, leo, base de cal, verniz e outros. Na preparao do substrato base de cimento, como alvenaria e concreto, importante atentar para as camadas anteriores pintura, como o reboco ou emboo, que devem ser devidamente curados, sendo necessrio no mnimo 28 dias, evitando assim o destacamento da pintura juntamente com o reboco ou aparecimento de bolhas na pintura. As infiltraes de gua so as causas mais freqentes da deteriorao das pinturas causando descascamentos, destacamentos, bolhas, manchas etc. importante verificar se h pontos de umidade ou vazamentos que podem ser devido s infiltraes pelo solo ou tubulaes que estejam com falhas em suas instalaes, s reas que no foram devidamente impermeabilizadas como jardineiras e lajes sem telhados expostas ao tempo, s impermeabilizaes desgastadas, infiltraes em banheiros e cozinhas devido ao desgaste da argamassa de rejunte por serem reas em contato direto com gua ou umidade, dentre outros. Para a recuperao do revestimento sobre alvenaria ou concreto em que houve infiltraes, aps estas serem sanadas, deve-se aplicar um produto que tenha a propriedade de unir as partculas soltas, como o fundo preparador de paredes acrlico sempre diludo na proporo adequada prevista na prpria embalagem. Quando a base for reboco ou concreto, por serem superfcies porosas, as mesmas tm a caracterstica de absorver muita tinta e de forma irregular, provocando manchas pela diferena de absoro tornando assim necessria a aplicao de seladores antes da pintura que visam regularizao e uniformizao da absoro da tinta, melhoria e economia do acabamento. Por razes estticas e para correes de pequenas imperfeies pode ser feito o emassamento total da superfcie a receber pintura com massa acrlica para ambientes exteriores e base de PVA, em superfcies interiores, com camadas finas visando perfeita cobertura e secagem. Antes da aplicao da tinta deve-se lixar e limpar a superfcie com pano mido. Geralmente o aparecimento de bolhas em paredes externas devido ao uso de massa corrida PVA e no a acrlica como recomendado. Nesse caso deve ser removida a massa PVA logo aps ser aplicado uma demo de fundo preparador diludo e corrigir os defeitos com a massa corrida acrlica em seguida repintar a superfcie. Em paredes internas podem ocorrer quando aps o lixamento no foi removido totalmente o p da parede ou a tinta no foi devidamente diluda. Ocorre o enrugamento da pintura quando utilizada excessiva quantidade de tinta, seja em uma demo, seja em vrias demos sem aguardar o intervalo de tempo necessrio entre estas, ou at mesmo por causa de altas temperaturas no momento da pintura. Quando o problema de descascamento da pintura em alvenaria pode ser devido m diluio da primeira demo de pintura sobre o reboco, superfcie com poeira ou aplicao da tinta sobre caiao, sem preparao da superfcie. A cal no tem boa aderncia com a superfcie constituindo uma camada cheia de p, deixando assim a tinta que foi aplicada sobre caiao sujeita a descascar-se. Devendo antes de pintar sobre caiao, remover as partes no aderidas, logo aps aplicar um fundo preparador para receber a tinta. No caso de manchas em pintura podem ser provenientes de mofo, saponificao, eflorescncias, pingos de chuva, ou da poluio urbana sobre fachadas que no recebem manuteno. As provenientes de mofo so escuras ocorrendo em ambientes midos, mal iluminados e mal ventilados, visto que esses ambientes so favorveis proliferao de seres vivos que causam esse tipo de patologia. Saponificao identificada quando as manchas sobre a pintura tm superfcies pegajosas podendo at escorrer leo. Esse problema causado pela reao da alcalinidade da cal e do cimento que compe o reboco, em presena de certo grau de umidade, com a acidez de alguns

9 tipos de resina. Contudo para evitar esse tipo de patologia deve-se esperar os 28 dias necessrios para a cura e secagem do reboco. Outro caso de patologia de pintura devido a esta ser aplicada sobre reboco mido, o das manchas esbranquiadas, conhecidas como eflorescncias. Manchas de pintura tambm podem ser ocasionadas por causa de pingos de chuva isolados em paredes recm-pintadas, que trazem para suas superfcies materiais solveis de tinta capazes de manch-las. No entanto esse tipo de mancha no ocorre se cair realmente uma chuva. Esse caso pode ser solucionado com lavagem da parede com gua sem esfregar. Recomenda-se no pintar em tempos chuvosos, com grande umidade relativa do ar ou em dias com ocorrncia de ventos fortes. Podem ocorrer ainda trincas em paredes que de um modo geral so devidas s movimentaes da estrutura. As mais finas ou fissuras, rasas e sem continuidade, podem ser provocadas por falta de tempo suficiente de hidratao da cal antes da aplicao de reboco ou camada muito grossa da Massa Fina. Para solucionar esse problema as trincas devem ser abertas com ferramentas adequadas, eliminar toda poeira com pano mido, aps sua secagem aplicar o fundo recomendado para tal superfcie, emassa-la com massa acrlica ou PVA, de acordo com cada ambiente, e em seguida repintar com a tinta devidamente diluda. No caso da madeira, como dito anteriormente, tambm deve haver uma preparao da sua superfcie antes da tinta de cobertura. Muitos tipos de madeira eliminam resinas internas causando manchas durante e aps a pintura ou envernizamento o que pode ser evitado com a aplicao de solvente. Essa aplicao deve se repetir quantas vezes necessrias at a eliminao total da resina no interior da madeira, ou seja, quando no houver o aparecimento das manchas na madeira. Contudo deve-se ainda aplicar o fundo para madeira, estando assim preparada para receber a pintura de cobertura no esquecendo de lixar corretamente e limpar a superfcie com pano umedecido esperando o tempo necessrio de secagem antes da etapa final de revestimento a fim de evitar o aparecimento de patologias. Trincas e m aderncia em madeira geralmente so provocadas pela aplicao de massa corrida PVA para correo de alguns defeitos da prpria madeira, por exemplo, em portas, os quais devem ser corrigidos com massa leo. Nos casos em que houver utilizao de soda custica para remoo de pintura em madeira, antes de repintar deve ser eliminado todo vestgio da soda custica lavando com bastante gua e aguardando a secagem total da mesma, evitando assim manchas na madeira.

7. MAPEAMENTO DAS PATOLOGIAS


Foi feito um mapeamento da cidade de Salvador, com o objetivo de fazer um levantamento fotogrfico da situao atual dos revestimentos de fachadas dos edifcios. A rea escolhida para ser visitada a apresentada (hachuriada em vermelho) na Figura 1. A regio escolhida delimitada ao sul pela orla de Salvador, da Barra at Costa Azul, e ao norte pelas Avenidas do Vale do Canela, Vasco da Gama, Juracy Magalhes Jr. E ACM. Essa escolha foi devida, principalmente, que nessa rea que se concentra a maioria dos prdios altos (acima de 8 pavimentos) e com mais variaes de revestimentos de fachada, principalmente os cermicos. Os bairros visitados foram: Amaralina, Barra, Campo Grande, Caminho das rvores, Canela, Federao, Graa, Itaigara, Jardim Apipema, Ondina, Rio Vermelho, Pituba e Vitria. Houve uma investigao e caracterizao das patologias para, posteriormente, realizar a anlise das causas que teriam originado tais manifestaes e encontrar meios adequados de corrigi-las e de preveno das mesmas.

10

Figura 1 rea de Salvador onde foi feito o levantamento fotogrfico das patologias.

7.1. Levantamento Fotogrfico Para o levantamento fotogrfico foi adotado o seguinte procedimento:

Escolhia-se o bairro; Dirigia-se, de carro, pelas ruas principais do bairro, observando as fachadas dos edifcios; Fotografavam-se as patologias que iam sendo percebidas.

No Anexo B se encontram todos os mapas com os roteiros executados. A seguir sero descritas as observaes feitas nos bairros visitados e apresentadas algumas das fotos das patologias registradas.
FEDERAO

Na Federao, foram observados prdios de 3 a 8 pavimentos com manchas de pintura bastante escuras, quase que em sua totalidade, eflorescncias, descolamento de pastilhas cermicas localizado prximo a janelas (abaixo ou acima) e descolamento de pintura. As Figuras 2 a 13 apresentam algumas das patologias registradas.

Figura 2 Fachada em pastilha com sujeiras e descolamento.

11

Figura 3 Fachada em pastilha com sujeiras e descolamento.

Figura 4 Fachada em pintura com craqueamento.

Figura 5 Fachada em pintura com craqueamento.

Figura 6 Fachada em pastilha com eflorescncias.

12

Figura 7 Fachada em pintura com manchas.

Figura 8 Fachada em pintura com manchas e fissuras tipo mapa.

Figura 9 Fachada em pintura com manchas e fissuras tipo mapa.

Figura 10 Fachada em pintura com mancha, sujeira e fissuras.

13

Figura 11 Fachada em pintura com mancha, sujeira e fissuras.

Figura 12 Fachada em cermica e pintura, prdio novo, com manchas.

Figura 13 Fachada em pintura com mancha, sujeira e fissuras.

Percebe-se que a grande maioria dos problemas observados decorrente da falta de manuteno dos prdios. Nos fachadas dos prdios com manchas e sujeira, nota-se que os mesmos so prdios antigos os quais no tm tido nenhum tipo de manuteno. Nas fachadas dos edifcios com descascamento de pintura, eles podem ter ocorrido devido m diluio da primeira demo de pintura sobre o reboco, superfcie com poeira ou aplicao da tinta sobre caiao, sem preparao da superfcie. As infiltraes de gua so as causas mais freqentes da deteriorao das pinturas causando descascamentos, bolhas e manchas. O aparecimento de bolhas em paredes externas, normalmente, devido ao uso de massa corrida PVA e no a acrlica, ou aplicao da pintura em reboco e/ou emboo. As eflorescncias na pintura so caracterizadas por manchas esbranquiadas. Esse tipo de patologia pode ser devido aplicao da pintura sobre reboco mido.

14 Os problemas patolgicos das trincas, por sua vez, de um modo geral, so devidos s movimentaes da estrutura. As fissuras, as mais finas, rasas e sem continuidade, podem ser provocadas por falta de tempo suficiente de hidratao da cal antes da aplicao de reboco ou camada muito grossa da massa fina.
GRAA

No bairro da Graa, em edifcios com at 8 pavimentos, foram observadas as mesmas patologias que as citadas para a Federao: manchas de pintura bastante escuras, quase que em sua totalidade, eflorescncias, descolamento de pastilhas cermicas localizado prximo a janelas (abaixo ou acima) e descolamento de pintura. Para alguns prdios mais altos, em que as manifestaes patolgicas no foram muito diferentes, nota-se que houve reforma em algumas das fachadas. Em alguns casos, foram feitas pinturas sobre os revestimentos de pastilha. As Figuras 14 a 31 apresentam algumas das patologias registradas.

Figura 14 Fachada em pastilha com sujeiras e descolamento.

Figura 15 Fachada em pintura com manchas, sujeira e trincas.

Figura 16 Fachada em pintura e pastilha com sujeiras e descolamento.

Figura 17 Fachada em pastilha com sujeira e descolamento.

15

Figura 18 Fachada em pastilha com sujeira e descolamento.

Figura 19 Fachada em pintura com manchas e fissuras.

Figura 20 Fachada em pintura com manchas e fissuras no ltimo pavimento.

Figura 21 Fachada em pastilha e pintura com descolamento, manchas e fissuras.

16

Figura 22 Fachada em pastilha com descolamento, fissuras e cores diferentes.

Figura 23 Fachada em revestimento cermico e mrmore com descolamento.

Figura 24 Fachada em pastilha com fissuras.

Figura 25 Fachada em pastilha coberta com pintura.

17

Figura 26 Fachada em pintura com manchas, sujeiras Figura 27 Fachada com tonalidade diferente (caixa de e fissuras. ar-condicionado).

Figura 28 Fachada em revestimento cermico com eflorescncia.

Figura 29 Fachada em pintura vermelha j desbotada.

Figura 30 Fachada em revestimento cermico com eflorescncia.

18

Figura 31 Fachada em pastilha com fissuras e eflorescncias.

Percebe-se, assim como na Federao, que uma grande parte dos problemas observados decorrente da falta de manuteno dos prdios. Alm dessas, foram observados alguns erros de execuo de pastilhas mal coladas. Foram observados, tambm, destacamento de cermica e mancha nos mrmores. importante ressaltar que as cermicas de cor escura apresentam uma propenso maior ao destacamento do que as de cor clara, j que absorvem mais o calor.
CAMPO GRANDE, VITRIA, CANELA E AVENIDA SETE

Nos bairros Canela, Campo Grande e Vitria os prdios apresentaram as mesmas patologias citadas anteriormente e algumas fissuras na pintura de um prdio localizado na Rua Artur Neiva. Na Avenida Sete, como a grande maioria dos prdios muito antiga, o principal problema a existncia de manchas e de sujeira nas fachadas, que so compostas ou de pintura ou de revestimento em pastilhas. As Figuras 32 a 47 apresentam algumas das patologias registradas.

Figura 32 Fachada em pintura com manchas, sujeiras e fissuras.

Figura 33 Fachada em pintura com manchas, sujeira e trincas.

Figura 34 Fachada em pintura com mancha, sujeira e destacamento.

19

Figura 35 Fachada em pintura e pastilha com manchas, fissuras e sujeira.

Figura 36 Fachada em pintura com manchas, fissuras e destacamento.

Figura 37 Fachada em cermica e pintura com sujeira, fissuras e descolamento.

Figura 38 Fachada em pastilha com sujeira e destacamento.

Figura 39 Fachada em pintura com manchas e fissuras.

Figura 40 Fachada em pintura com manchas e fissuras.

20

Figura 41 Fachada em pintura com manchas e fissuras.

Figura 42 Fachada em pastilha e pintura com descolamento, fissuras e cores diferentes.

Figura 43 Fachada em pastilha e pintura com descolamento, fissuras e cores diferentes.

Figura 44 Fachadas em pastilha e pintura com descolamento, fissuras e cores diferentes.

Figura 45 Fachadas em pastilha e pintura com descolamento, fissuras e cores diferentes.

Figura 46 Fachada em pintura com manchas, sujeira e Figura 47 Fachada em pintura com manchas, sujeira e fissuras. fissuras.

21 Alm de manchas, as fachadas dos edifcios apresentam fissuras e descascamento de pintura.


BARRA

As edificaes da Barra apresentam caractersticas bem parecidas com as do Canela e as da Federao, onde a maioria dos prdios tem fachadas em pintura ou pastilhas. As Figuras 48 a 75 apresentam algumas das patologias registradas.

Figura 48 Fachada em pintura com manchas, sujeiras e fissuras.

Figura 49 Fachada em pintura com manchas e sujeira.

Figura 50 Fachada em pintura e cermica com mancha, sujeira e destacamento.

Figura 51 Fachada em pintura e pastilha com manchas, fissuras, destacamento e sujeira.

Figura 52 Fachada em cermica com eflorescncia.

Figura 53 Fachada em cermica e pintura com sujeira, fissuras e descolamento.

22

Figura 54 Fachada em pastilha com sujeira e destacamento.

Figura 55 Fachada em pintura com manchas e fissuras.

Figura 56 Fachada em pintura com manchas e fissuras.

Figura 57 Fachada em cermica com destacamento.

Figura 58 Fachada em pastilha e pintura com descolamento, fissuras e manchas.

Figura 59 Fachada em cermica com eflorescncia.

23

Figura 60 Fachadas em pastilha e pintura com descolamento, fissuras e cores diferentes.

Figura 61 Fachadas em cermica e pintura com manchas e sujeira.

Figura 62 Fachada em pastilha com sujeira e descolamento.

Figura 63 Fachada em pintura e pastilha com manchas, descolamento, sujeira e fissuras.

Figura 64 Fachada em pastilha com sujeira e descolamento.

Figura 65 Fachada em pastilha com sujeira e descolamento.

24

Figura 66 Fachada em pintura com fissuras e com tonalidades diferentes.

Figura 67 Fachada em pintura com manchas, sujeiras e fissuras.

Figura 68 Fachada em pastilha com sujeira e descolamento.

Figura 69 Fachada em pastilha com descolamento e reparos com outro material.

Figura 70 Fachada em pintura com descascamento.

Figura 71 Fachada em pintura com sujeira e manchas.

Figura 72 Fachada em pastilha com destacamento, sujeira e manchas.

25

Figura 73 Fachada em pastilha com destacamento, sujeira e manchas.

Figura 74 Fachada em pintura com manchas, fissuras e sujeira. AVENIDA CENTENRIO

Figura 75 Fachada em pintura com manchas, fissuras e sujeira.

As Figuras 76 a 80 apresentam as patologias de fachada registradas nesse bairro.

Figura 76 Fachada em pintura com manchas, sujeiras e fissuras.

26

Figura 77 Fachada em pintura com manchas, fissuras e sujeira.

Figura 78 Fachadas em pintura e cermica com manchas, sujeira e fissuras.

Figura 79 Fachadas em pintura com manchas, fissuras e sujeira. ONDINA

Figura 80 Fachada em pintura com manchas, sujeira e fissuras.

As Figuras 81 a 96 apresentam as patologias de fachada registradas nesse bairro.

Figura 81 Fachada em pintura com manchas, sujeiras e fissuras.

Figura 82 Fachada em pintura e cermica com mancha, fissuras e tonalidades diferentes.

27

Figura 83 Fachada em cermica com tonalidades diferentes.

Figura 84 Fachadas em cermica e pintura com sujeira, fissuras e manchas.

Figura 85 Fachada em pintura com sujeira, fissuras e descascamento.

Figura 86 Fachada em pintura com sujeira, fissuras, manchas e destacamento.

Figura 87 Fachada em pastilha coberta com pintura.

Figura 88 Fachada em pintura com manchas, sujeira e fissuras.

28

Figura 89 Fachada em pintura com fissuras.

Figura 90 Fachada em pintura com manchas.

Figura 91 Fachada em pastilha e pintura com descolamento, fissuras e manchas.

Figura 92 Fachada em cermica com manchas, destacamentos e tonalidades diferentes.

Figura 93 Fachada em cermica com descolamento, fissuras e eflorescncia.

29

Figura 94 Fachada em pintura com fissuras, sujeira e manchas.

Figura 95 Fachada em pastilha com eflorescncia.

Figura 96 Fachada em cermica com destacamento. GARIBALDI, VASCO DA GAMA E VALE DO CANELA

As Figuras 97 a 104 apresentam as patologias de fachada registradas nesse bairro.

Figura 97 Fachada em pintura com manchas, sujeiras e fissuras.

Figura 98 Fachadas em pintura e cermica com manchas e sujeira.

30

Figura 99 Fachada em pintura com mancha, sujeira e fissuras.

Figura 100 Fachada em pintura com manchas, fissuras e sujeira.

Figura 101 Fachada em pintura com manchas, sujeira e fissuras.

Figura 102 Fachada em cermica e pintura com sujeira, fissuras, descolamento e eflorescncia. Percebem-se aberturas na lateral para a colocao de ventiladores.

31

Figura 103 Fachada em pastilha com sujeira e destacamento.

Figura 104 Fachada em pintura com manchas e fissuras. ORLA 1: ONDINA, AMARALINA, RIO VERMELHO E PITUBA

As Figuras 105 a 122 apresentam as patologias de fachada registradas nesse bairro.

Figura 105 Fachada em pintura e cermica com manchas, sujeiras e fissuras.

Figura 106 Fachada em pintura com manchas e sujeira.

Figura 107 Fachada em pintura com mancha, sujeira e fissuras.

32

Figura 108 Fachada em pintura e cermica com manchas, fissuras, destacamento e sujeira.

Figura 109 Fachada em pintura com sujeira, fissuras e manchas.

Figura 110 Fachada em pintura com sujeira, fissuras e manchas.

Figura 111 Fachada em cermica com eflorescncia, gretamento e destacamento.

Figura 112 Fachada em pintura com manchas e fissuras.

Figura 113 Fachada em pintura com manchas e fissuras.

33

Figura 114 Fachada em pintura com descascamento, mancha e fissuras.

Figura 115 Fachada em cermica com destacamento, mancha e sujeira.

Figura 116 Fachada em cermica e pintura com descolamento, fissuras e manchas.

Figura 117 Fachadas em pastilha e pintura com descolamento, fissuras e cores diferentes.

Figura 118 Fachadas em cermica e pintura com manchas e sujeira.

34

Figura 119 Fachada em pintura com sujeira, mancha e Figura 120 Fachada em pintura com manchas, sujeira fissuras. e fissuras.

Figura 121 Fachada em pintura com descascamento, sujeira e fissuras.

Figura 122 Fachadas em cermica, pastilha e pintura com sujeira, fissuras, manchas e descolamento.

ORLA 2: PITUBA, JARDIM DOS NAMORADOS E COSTA AZUL

As Figuras 123 a 127 apresentam as patologias de fachada registradas nesse bairro.

Figura 123 Fachada em cermica com sujeiras e padronagens diferentes.

35

Figura 124 Fachada em pintura e cermica com mancha, sujeira e destacamento.

Figura 125 Fachada em pintura com mancha, sujeira e fissuras.

Figura 126 Fachada em pintura com manchas, fissuras, e sujeira. ITAIGARA E CAMINHO DAS RVORES

Figura 127 Fachada em pintura com descascamento, mancha, sujeira e fissuras.

As Figuras 128 a 143 apresentam as patologias de fachada registradas nesse bairro.

Figura 128 Fachadas em pintura com manchas, sujeiras e fissuras.

Figura 129 Fachadas em pintura com manchas e sujeira.

36

Figura 130 Fachada em pintura e cermica com mancha, sujeira e destacamento.

Figura 131 Fachada em cermica com destacamento.

Figura 132 Fachada em cermica e pintura com sujeira, fissuras e descolamento.

37

Figura 133 Fachada em cermica e pintura com sujeira, fissuras e destacamento.

Figura 134 Fachada em pintura com descascamento, manchas e fissuras.

Figura 135 Fachada em cermica com destacamento.

Figura 136 Fachada em cermica com destacamento e fissuras.

Figura 137 Fachada em cermica com manchas, destacamento e tonalidades diferentes.

38

Figura 138 Fachada em cermica com destacamento.

Figura 139 Fachadas em pintura com manchas, fissuras e sujeira.

Figura 140 Fachadas em cermica e pintura com manchas e sujeira.

Figura 141 Fachada em pintura com manchas, sujeira, fissuras e descascamento.

Figura 142 Fachada em pintura com manchas, sujeira e fissuras.

39

Figura 143 Fachada em cermica e pintura com sujeira, fissuras e descolamento. AVENIDAS LUCAIA, ACM E MAGALHES NETO

As Figuras 144 a 154 apresentam as patologias de fachada registradas nesse bairro.

Figura 144 Fachada em pedra e vidro com descolamento, sujeiras e fissuras.

Figura 145 Fachada em pintura com mancha, sujeira e fissuras.

Figura 146 Fachada em pintura com mancha, sujeira e fissuras.

40

Figura 147 Fachada em pintura com manchas, fissuras, descascamento e sujeira.

Figura 148 Fachada em pintura com manchas, sujeira e fissuras.

Figura 149 Fachada em cermica com sujeira, fissuras e descolamento.

Figura 150 Fachada em cermica com mancha, sujeira e destacamento.

Figura 151 Fachada em pintura com fissuras, sujeira e Figura 152 Fachada em pintura com mancha, fissuras, manchas. sujeira e destacamento.

41

Figura 153 Fachada em cermica com eflorescncia e fissuras.

Figura 154 Fachada em cermica e pintura com manchas, fissuras e sujeira.

FACHADAS EM RECUPERAO E/ OU MANUTENO

Durante o levantamento fotogrfico foram observadas vrias fachadas em manuteno e/ ou recuperao. As Figuras 155 a 165 apresentam algumas dessas fachadas.

Figura 155 Fachada em recuperao.

Figura 156 Fachada em recuperao.

Figura 157 Fachada em recuperao.

Figura 158 Fachada em recuperao.

42

Figura 159 Fachada em recuperao.

Figura 160 Fachada em recuperao.

Figura 161 Fachada em recuperao.

Figura 162 Fachada em recuperao.

43

Figura 163 Fachada em recuperao.

Figura 164 Fachada em recuperao.

Figura 165 Fachada em recuperao. CONCLUSES DO LEVANTAMENTO FOTOGRFICO

De acordo com esse levantamento pde-se observar que a maioria das fachadas que apresentam manifestaes patolgicas de prdios antigos e em princpio, foi detectada que a causa principal dessas falhas proveniente da falta de manuteno e no da execuo. Os principais problemas registrados so: Descolamento das pastilhas e das placas cermicas; Manchas na pintura (microorganismos); Sujeira; Fissurao; Eflorescncias; Destacamento da pintura; Diferenas de tonalidades nas fachadas.

Focalizando as patologias em relao aos bairros analisados, constatou-se que: Nos bairros Barra, Campo Grande, Canela, Federao e Graa, onde havia maior nmero de prdios antigos, a predominncia do tipo de revestimento de pintura e de pastilhas de 2x2cm. Nessa mesma amostra, a incidncia de patologias como o ataque por microorganismos, o descascamento de pintura e o descolamento das pastilhas foram as mais significativas, sendo que o estgio avanado do quadro patolgico se mostrava predominantemente por falta de manuteno. Com isso, fica difcil

44 identificar qualquer origem patolgica devido execuo, visto que a falta de manuteno compromete toda a durabilidade do sistema de revestimento de fachada; Nos bairros mais novos, Caminho das rvores, Itaigara, Ondina e Pituba, a tipologia patolgica acompanha a mudana dos revestimentos de fachada. O revestimento cermico predomina sobre o de pintura, encontrando-se tambm o revestimento misto (cermica + pintura). Nesses casos, os destacamentos do revestimento cermico podem ter ocorrido por problemas de execuo, no s devido idade das edificaes, como tambm por no apresentarem evidncias de falta de manuteno. Quanto aos revestimentos de pintura, pode se atribuir qualidade das tintas os problemas observados, visto que a cidade de Salvador possui um clima quente e mido propcio para a proliferao de microorganismos. Vale ressaltar que o sistema de revestimento de fachada um subsistema do edifcio que deve ser pensado e planejado antes de tomar as decises finais para execuo. Uma boa maneira de se cumprir essa recomendao fazendo o projeto de revestimento de fachada, pois nele sero identificadas as provveis patologias que poderiam ocorrer, e dessa formar evita-las ou minimiza-las. Na cidade de Salvador, o clima quente e mido predomina sobre todo o ano, deve-se, portanto, levar em considerao essa caracterstica climtica na definio do tipo de revestimento. Cores escuras fazem com que a durabilidade do revestimento de fachada seja menor. Em revestimentos de pintura, elas desbotam mais facilmente e faz-se ento necessrio uma ateno maior na sua manuteno. Em revestimentos cermicos, a absoro do calor maior causando deformaes significativas. A execuo de dispositivos construtivos se torna necessrio para dissipar as tenses causadas no revestimento, tais como: juntas de movimentao, pingadeiras, peitoris etc. A aderncia pode ser tambm prejudicada se no houver cura adequada do chapisco. Outro cuidado a ser tomado para os revestimentos de pintura na qualidade da tinta, pois necessria uma dosagem maior de fungicidas e algicidas para combater os microorganismos. Panos muito grandes de revestimento sem juntas de movimentao e/ou trabalho certamente sero vtimas de patologias. Fissuras, destacamentos e infiltraes sero incidncias provveis. As dimenses mximas de painis de fachada so definidas por norma e devem ser atendidas. Essas recomendaes devem-se ao fato da importncia da capacidade de deformao das argamassas de fixao, dos rejuntes e dos materiais utilizados nas juntas de movimentao, e na dissipao das tenses originadas no substrato, evitando que elas se propaguem at as camadas exteriores dos revestimentos de fachada. Resumindo, em relao ao levantamento fotogrfico, pode-se concluir que: A grande maioria das patologias observadas diz respeito falta de manuteno das edificaes; Os bairros tm caractersticas prprias, relacionadas ao tipo de edificao e ao tipo de revestimento mais comuns; As alteraes e/ ou correes das fachadas, em muitos casos, ficam aparentes; H um grande nmero de edificaes passando por reformas nas suas fachadas.

7.2. Pesquisa Junto s Construtoras Na pesquisa feita com as construtoras de Salvador, foram respondidos dez (10) questionrios, cujo modelo se encontra no Anexo A, como j informado anteriormente. A Tabela 1 apresenta os resultados obtidos.

Tabela 1 Resultados da pesquisa junto s construtoras.

Dados Patologia 1 semana 1 semana Nunca 30 dias Imediato

Obra

Tipo de Revestimento

Houve projeto de revestimento? No No No ----No Sim No

Pintura

Fissuras na argamassa

Tempo para a interveno Imediato

Cermico (pastilha)

Destacamento

B De 2 a 5 anos aps a entrega 5 meses aps a entrega 8 meses aps a entrega 8 meses aps a entrega --------3 anos aps a entrega 2 anos aps a entrega ----1 ano aps a entrega 3 anos aps a entrega 2 anos aps a entrega 1 ano aps a entrega

Textura

Fissuras no revestimento

Tempo de constatao dos sintomas Durante a construo At 1 ano aps a entrega 2 meses aps o trmino da obra

Textura

Pintura

Pintura

Cermico (pastilhas) Cermico

Pintura

Cermico

--------6 anos aps a entrega medida que ocorriam as fissuras ----Imediato 1 semana 3 anos aps a entrega

Cermico (pastilha)

No Sim1 No

Cermico (pastilha)

Pintura

Fissuras e trincas na argamassa de revestimento Manchas na pintura Infiltraes Manchas na pintura Fissuras e trincas na argamassa de revestimento --------Manchas de umidade com bolor Trincas e fissuras na argamassa de revestimento ----Formao de fissuras e trincas na argamassa de revestimento Formao de fissuras e trincas no revestimento cermico Descolamento de arestas Fissuras na fachada da cobertura Manchas cor-de-rosa causadas por microorganismos

Houve projeto de revestimento de fachada, porm, no foi seguido integralmente.

46 As principais causas identificadas e as intervenes realizadas foram: 1) Obra A: As causas atribudas s patologias dessa obra foram a deformao da estrutura (fissuras no ltimo pavimento) e a m qualidade da argamassa industrializada (destacamento de pastilhas). As intervenes realizadas para sanar esses problemas foram o uso de telas de polister (pintura) e a troca de todo o revestimento cermico. No houve reincidncia das patologias. 2) Obra B: A causa atribuda patologia foi o sub-dimensionamento das juntas de dilatao associada a um revestimento rgido. As intervenes realizadas foram o tratamento das juntas com massa flexvel e a posterior recomposio da textura. 3) Obra C: A causa atribuda patologia referente a manchas na pintura foi a presena de fungos devido ao aparecimento de fissuras. No foi realizado nenhum tipo de interveno. 4) Obra D: As causas atribudas s patologias dessa obra foram a argamassa com trao ruim (infiltraes) e o uso de tintas de m qualidade (manchas na pintura). As intervenes realizadas foram o tratamento das fissuras e uma nova pintura. Embora a construtora tenha contratado uma empresa de tecnologia de fachada (revestimento), a argamassa foi mal produzida, com baixo teor de cimento, e a tinta escolhida (embora de fornecedor conhecido) foi de pssima qualidade. Houve o reaparecimento de fissuras, porm, em menor escala. 5) Obra E: A causa atribuda patologia foi a deformao da estrutura do edifcio (fissuras ocorreram nos dois ltimos pavimentos). As intervenes realizadas para sanar o problema foi a abertura das fissuras e o tratamento com a utilizao de telas e/ ou os produtos colantes flexveis, tipo selatrinca ou similares. No houve o reaparecimento dos sintomas. 6) Obra F: No apresentou patologias. 7) Obra G: As causas atribudas s patologias foram a falta de manuteno preventiva por parte do condomnio, que s refez a pintura da fachada aps seis (06) anos da entrega da obra, quando o recomendado a cada dois (02) anos, e o comprimento inadequado das vergas e contra-vergas para atender deformao da estrutura. As intervenes realizadas foram o tratamento das fissuras, pela construtora, e a nova pintura, realizada pelo condomnio. No houve o reaparecimento do problema. 8) Obra H: A causa atribuda patologia referente a fissuras e trincas na argamassa de revestimento foi a falha na aderncia com o substrato. A interveno realizada foi a retirada do selante antigo e a execuo de nova selagem. Quanto formao de fissuras e trincas no revestimento cermico, no foi identificada a causa, apenas recuperou-se o rejuntamento danificado. Em ambos os casos, no houve reaparecimento do sintoma nos locais recuperados, mas sim em outros locais diferentes. Vale ressaltar que foi usado selante base de polissulfeto bicomponente, necessitando de mistura mecnica, o que no ocorreu. A fachada na qual as patologias apareceram mais prematuramente poente, o que pode ter prejudicado a qualidade do emboo, tornando-o mais pulverulento, dificultando a aderncia do selante das juntas, apesar de ter sido usado primer. Alm disso, essa situao impunha aos pedreiros uma condio de trabalho desfavorvel, devido incidncia do sol. 9) Obra I: As causas atribudas s patologias foram a espessura exagerada do revestimento e a presena indevida de gesso, que foi verificada na amostra analisada da argamassa que foi coletada (descolamento de arestas), e a deformao da estrutura (fissuras na fachada da cobertura). As intervenes realizadas foram a recomposio do revestimento com orientao de consultor especializado e o reforo do substrato

47 com a utilizao de telas. Houve o reaparecimento dos sintomas para a patologia referente s fissuras na fachada da cobertura. 10) Obra J: A causa atribuda patologia foi o ataque por microorganismos (algas). As intervenes realizadas foram a limpeza da fachada com a posterior re-pintura.

8. CONCLUSES
Na pesquisa junto s construtoras, verificou-se que apenas duas delas tiveram projeto de revestimento de fachada, sendo que uma no o seguiu integralmente. A realizao desse projeto por um profissional especializado ameniza a ocorrncia das patologias, como indicou o resultado da pesquisa, pois a obra que o seguiu integralmente, no apresentou manifestaes patolgicas. Outro fator importante identificado foi a qualidade de execuo do revestimento de fachada. O fato de terceirizar esse servio no garante a qualidade do mesmo, o que ocorreu em duas das obras analisadas. No intuito de evitar que esses problemas ocorressem novamente, uma das construtoras optou por treinar sua prpria equipe sobre as etapas de execuo de revestimentos de fachada. Alm disso, promoveu a formao de um encarregado de fachada que recebeu treinamento especfico sobre as etapas de execuo da fachada e participou da elaborao do plano de ataque. A empresa criou, tambm, a figura do conferencista da fachada que fazia avaliaes dos servios executados aps terem sido considerados concludos pelo encarregado. Aps um ano de servios concludos no apareceram solicitaes de manuteno pelos clientes. Muitas das patologias relatadas foram atribudas deformao das estruturas de concreto. Ultimamente, tem havido uma tendncia de se construir estruturas cada vez mais esbeltas, e, conseqentemente, mais deformveis. Com isso deve-se pensar em prover a estrutura de dispositivos construtivos e de cuidados que evitem transmitir tenses exageradas tanto para as alvenarias de vedao como para os revestimentos. Dispositivos construtivos como a execuo de vergas e contra-vergas, de tamanhos adequados, nos vos de abertura das esquadrias, execuo de pingadeiras e peitoris, encunhamento (aperto) das alvenarias com material e tempo adequados, e preocupao com a ligao da alvenaria com a estrutura de concreto. Cuidados como a cura intensiva dos elementos estruturais, tempos adequados de escoramento e re-escoramento, boa qualidade das frmas, e controle rigoroso do prumo e do nivelamento da estrutura. Em vista do exposto pode-se afirmar que na maioria dos casos patolgicos ocorridos nas obras pesquisadas, a causa principal proveniente da falta de mo-de-obra qualificada ou na falta de projeto que auxilie na fase de revestimento de fachada. Nas empresas que desenvolveram projeto ou que promoveram treinamento para seus funcionrios os resultados obtidos foram positivos. Espera-se que as informaes coletadas venham a complementar outros estudos de revestimentos de fachada, assim como propiciar subsdios ao aperfeioamento das tcnicas de projeto e execuo de revestimentos de fachadas de edifcios utilizados em Salvador.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Revestimentos de paredes e tetos de argamassas inorgnicas: terminologia NBR 13529. Rio de Janeiro, 1995.

48 CAMPANTE, E. F. Metodologia de diagnstico, recuperao e preveno de manifestaes Patolgicas em revestimentos cermicos de fachada. So Paulo, 2001. Tese doutorado defendida na Universidade de So Paulo. SILVA, A. S. R. da (2005) Palestra na Semana de Argamassa. YAZIGI, Walid. A Tcnica de Edificar. Editora Pini. www.sherwinwilliams.com.br, Orientaes para procedimentos de pintura. www.suvinil.com.br, Orientaes para evitar falhas de pintura e problemas patolgicos.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Argamassa colante industrializada para assentamento de placas de cermica especificao. NBR 14081. Rio de Janeiro, 1998. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Placa cermica para revestimento: classificao NBR 13817. Rio de Janeiro, 1997. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Placa cermica para revestimento: especificao e mtodos de ensaio NBR 13818. Rio de Janeiro, 1997. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Revestimentos de paredes e tetos de argamassas inorgnicas: classificao NBR 13530. Rio de Janeiro, 1995. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Revestimentos de paredes e tetos de argamassas inorgnicas: especificao NBR 13749. Rio de Janeiro, 1996. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Revestimentos de paredes e tetos de argamassas inorgnicas: terminologia NBR 13529. Rio de Janeiro, 1998. BAA, L. L. M. & CAMPANTE, E. F. Projeto e execuo de revestimento cermico. Coleo Primeiros Passos da Qualidade no Canteiro de Obras. O nome da Rosa Editora Ltda. So Paulo. BAA, L. L. M. & SABBATINI, F. H. Projeto e execuo de revestimento de argamassa. Coleo Primeiros Passos da Qualidade no Canteiro de Obras. 2ed. O nome da Rosa Editora Ltda. So Paulo. 2001. FIORITO, A. J. S. I. Manual de argamassa e revestimentos: estudos e procedimentos de execuo. So Paulo: PINI, 1994.

49 SABBATINI, F. H. Tecnologia e projeto de revestimentos cermicos de fachadas de edifcio. BT/PCC/246. ISSN 0103-9830. So Paulo. 1999. SABBATINI, F. H. Tecnologia de execuo de revestimentos de argamassas. In: Simpsio de Aplicao da Tecnologia do Concreto, 13. So Paulo. THOMAZ, E. Trincas em edifcios: causas, preveno e recuperao. PINI. So Paulo. 1989.

ANEXO A Questionrio

QUESTIONRIO SOBRE PATOLOGIA DE REVESTIMENTOS DE FACHADA EM SALVADOR

EMPRESA:

(no necessria a identificao) (no necessria a identificao)

OBRA:

ENTREGUE EM:

TIPO DE REVESTIMENTO: Pintura Textura Outros Cermico Rocha ornamental

Abrangncia da pesquisa: Obras com idade mxima de 10 anos e altura mnima de 08 pavimentos.

1. Quais as patologias ocorridas nos revestimentos de fachada da obra? ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) f) g) h) i) j) Destacamento de placas cermicas Manchas na pintura Eflorescncia Gretamento (fissuras no esmalte cermico) Outros _____________________________ ( ( ( ( ( ) ) ) ) )

a) b) c) d) e)

Formao de manchas de umidade, com desenvolvimento de bolor Formao de fissuras e trincas na argamassa de revestimento Descolamento entre a camada de reboco e emboo Formao de fissuras e trincas no revestimento cermico Descolamento da argamassa de revestimento

PATOLOGIAS 1) 2) 3)

QUESTES

2. Quando foram constatados os

sintomas pela primeira vez?

3. Uma vez identificado o

problema, em quanto tempo

foi feita a interveno?

4. Quais foram as intervenes

realizadas?

5. Ocorreram episdios de

reaparecimento dos sintomas?

6. Estudou-se a causa da

Patologia? Qual foi?

SUGESTO (Questo 2)

) Durante a construo

) At 01 ano aps a entrega

) De 02 a 05 anos aps a entrega (

) Aps 05 anos da entrega

7. Nesta obra, foi feito projeto de revestimento de fachada? NO SIM NO

Se SIM, o projeto foi seguido integralmente?

SIM

8. Haveria possibilidade de se recordar de algum fato que esteja ligado ao aparecimento do problema?

Comentrios:

ANEXO B Mapas dos Roteiros

B -1

Figura 1 - Roteiro: Federao.

Figura 2 - Roteiro: Graa.

Figura 3 - Roteiro: Canela.

B -2

Figura 4 - Roteiro: Campo Grande e Vitria.

Figura 5 - Roteiro: Barra 1.

B -3

Figura 6 - Roteiro: Barra 2.

Figura 7 Roteiro: Avenida Centenrio.

B -4

Figura 8 Roteiro: Ondina.

Figura 9 Roteiro: avenidas de vale 1 (Garibaldi, Vasco da Gama e Vale do Canela).

Figura 10 Roteiro: Orla 1 (Ondina, Amaralina, Rio Vermelho e Pituba).

B -5

Figura 11 Roteiro: Pituba.

Figura 12 Roteiro: Itaigara e Caminho das rvores.

B -6

Figura 13 Roteiro: avenidas de vale 2 (Lucaia, ACM e Magalhes Neto).

Anda mungkin juga menyukai