Anda di halaman 1dari 3

10 DICAS DE PREPARAO PARA CONCURSOS PBLICOS

Edem Npoli Guimares Professor de Direito Constitucional e Administrativo do Complexo de Ensino Renato Saraiva - CERS. Ps-graduado em Direito (JusPodivm/Faculdade Baiana de Direito). Advogado. Twitter: @edemnapoli

1. ASSUMIR A POSTURA CORRETA E tem postura correta diante do certame? Tem. A postura ideal (do candidato que vai vencer!) est pautada na autoconfiana. Observando o caminho percorrido pelos vitoriosos, aprendi que o primeiro espao onde qualquer batalha comea sendo vencida no espao da mente. J est mais do que comprovado que quando se acredita positivamente em alguma coisa, e se trabalha para alcanar esse objetivo, cedo ou tarde ele se concretiza. O poder da mente (que costumo chamar de f) absolutamente extraordinrio. E canalizar com fora vibraes positivas um exerccio que, aliado ao trabalho, capaz de materializar tudo aquilo que plasmamos no plano astral.

2. TRAAR UM PLANEJAMENTO ESTRATGICO E DISCIPLINAR Depois de assumida a postura correta, indispensvel traar um planejamento. Significa, em sntese, analisar quanto tempo falta para a prova e distribuir, com flexibilidade, quanto tempo ser dedicado para cada disciplina a ser estudada. como fixar metas intermedirias a serem cumpridas. Ocorre que, para o cumprimento de tais metas, autodisciplina e altas doses de disciplina so elementos inarredveis. Como diria o poeta: disciplina liberdade. Assim, abdicando de prazeres temporrios agora, poder desfrutar de todos eles num futuro breve. E mais, com a tranquilidade de poder dizer, com orgulho: eu sou concursado (a).

3. LER OS TEXTOS NORMATIVOS Por se tratar de uma prova objetiva, a leitura seca da Lei, muito embora no seja de todo suficiente, de fundamental importncia. Atravs deste exerccio cria-se familiaridade com os dispositivos legais que, no raro, ainda aparecem nos exames, notadamente por se tratar de um tipo de prova cujos questionamentos no podem ensejar diversas interpretaes, sob pena de anulao.

4. LER OS ENUNCIADOS JURISPRUDENCIAIS Sendo uma prova que contm disciplinas jurdicas, com maior nfase, o estudo de informativos e smulas indispensvel. Em se tratando de smula vinculante, por no serem muitas (ainda), recomenda-se o domnio de todas. No seria exagero afirmar que a probabilidade da banca exigir tal conhecimento beira os 100%.

5. ESTUDAR POR OBRAS DIRECIONADAS Deixando de lado as crticas dos cultos e letrados que s admitem estudo por pesada doutrina, no podemos esquecer que o concurso pblico uma batalha. So muitas matrias e pouco tempo para apreend-las. Sendo assim, ao menos na primeira fase (no chamado provo) estratgico estudar por livros mais objetivos, com linguagem mais acessvel, desde que as fontes sejam seguras. Nesse passo, as sinopses se apresentam como til ferramenta de reviso, sobretudo das matrias mais extensas.

6. RESOLVER O MAIOR NMERO DE QUESTES J se disse que mil horas de aula terica sobre como andar de bicicleta no superam um nico exerccio de tal atividade. De fato, a resoluo das questes sedimenta o conhecimento e transmite confiana ao estudante. Nessa trilha, simulados so primorosos exerccios que permitem ao examinando respirar o ambiente de prova, o que, inexoravelmente, alivia a tenso do grande dia. Simulando todas as condies do certame, certamente chegar l mais tranquilo, confiante e com a sensao de j ter jogado o jogo, o que muito bom.

7. COMEAR PELAS MAIS FCEIS Ningum obrigado a fazer a prova na ordem das questes distribudas pela banca. Ademais, natural que se tenha mais familiaridade com esta ou aquela disciplina. Desse modo, o ideal tentar pontuar o mximo logo nessas matrias. Comeando pelas mais fceis, alm de garantir preciosos pontos de incio, posteriormente parte-se para as questes das demais disciplinas com uma sensao de autoconfiana e j tendo aliviado a tenso inicial.

8. ADMINISTRAR O TEMPO Trata-se de elementar atividade que, no raro, muitas pessoas deixam de realizar. A ideia (agora, sem acento) o candidato saber, previamente, de quanto tempo dispe para cada questo, no se esquecendo, por bvio, do tempo reservado para o gabarito. Numa prova de 5 horas (300 minutos), recomenda-se reservar meia hora s para a marcao das respostas.

ATENO! QUANDO FALTAR 30 MINUTOS PARA O FINAL, EM HIPTESE ALGUMA DEIXE DE MARCAR AS RESPOSTAS NO GABARITO, AINDA QUE NO TENHA RESPONDIDO TODA A PROVA! SUGESTO! Escolhida a matria (na ordem das afinidades), resolva logo ela. Ao ler a questo, sabendo, marque e passe para outra. No sabendo, faa um crculo na numerao e diga para si mesmo: essa eu vou lembrar daqui a pouco. OBS: NO PASSE UMA ETERNIDADE EM CIMA DA QUESTO PARA NO COMPROMETER A ADMINISTRAO DO TEMPO. Quando terminar essa matria, antes de passar para outra, volte para as no respondidas que voc circulou e marque. Caso no lembre a resposta, ainda assim marque, s que, agora, aplicando as tcnicas do chute consciente (anexo).

9. DESCANSAR DURANTE A PROVA No estranhe essa dica. Do mesmo modo que, de maneira produtiva, ningum estuda 5 horas seguidas sem intervalo, contraproducente se sentar numa cadeira pouco confortvel e permanecer 5 horas debruado sobre o caderno de prova sem respirar um segundo sequer. O ideal que, de acordo com a necessidade do seu organismo, volta e meia voc estique os braos e pernas, faa movimentos circulares com a cabea, ou, se estiver com sobra de tempo, d uma caminhada at o banheiro, lave o rosto, e volte. Esses intervalos so preciosos e servem para recarregar a bateria.

10. RESPEITAR O SEU TEMPO Respeitando sua crena pessoal, peo licena para dizer que sou daqueles que acredita que os frutos s do na estao certa. Ns, seres humanos, somos por demais imediatistas. Queremos tudo ao nosso tempo, quando, em verdade, s o Pai sabe a hora de nos dar a vitria. Faamos a nossa parte, e o Pai nos ajudar. Sendo assim, resta-nos continuar estudando e ter absoluta, irrestrita e incondicional f na fora superior que dirige os nossos caminhos. Nas palavras do inesquecvel Luiz Gonzaga Jnior, tenhamos sempre, meus amigos: f na vida, f no homem, f no que vir; ns podemos tudo, ns podemos mais, vamos l fazer o que ser!

Anda mungkin juga menyukai