Anda di halaman 1dari 39

A BBLIA TODA EM UM ANO

ESCOLA BBLICA VIRTUAL CLASSE: A BBLIA EM UM ANO PROF: FRANCISCO TUDELA PIBPENHA -SP
1

LIVRO DE EZEQUIEL AUTOR: EZEQUIEL (DEUS FORTALECE) DATA: APROX 593 A 573 A.C. LUGAR DA ESCRITA: CATIVEIRO BABILNICO FORMA LITERRIA: semelhana de Joo e

Daniel, Ezequiel profetizou fora de Israel e suas profecias so cheias de smbolos e vises.
2

TEMA Advertir os companheiros de exlio do perigo ao alimentarem iluses sobre Jerusalm, pois a glria do Senhor a abandonar e ser castigada, porm no tempo certo o Senhor restaurar o povo e a adorao no templo reconstrudo. O tema do livro o julgamento e glria de Israel. Ezequiel, s margens do rio Aava, tem vises magnficas da glria de Deus. 3

A MENSAGEM
Os 4 profetas (Isaias, Jeremias, Ezequiel e Sofonias) tm a mesma sequencia de mensagem: 1) Sentena contra Israel, 2) Sentena contra as naes e 3) consolao para Israel. H os contrastes como: do templo profanado (caps 8 ao 11) e da esperana do templo restaurado (caps 40 ao 48); da condenao e do consolo o Senhor est aqui (48.35) e a glria de Deus nas palavras: E sabero

que eu sou o Senhor.

MISSO DO PROFETA EZEQUIEL FALAR AO POVO CATIVO NA BABILNIA CONSOLAR ENCORAJAR EXORTAR TRANSMITIR A PALAVRA DE DEUS AO POVO
5

CONTEXTO HISTRICO
Em 606 a.C. Nabucodonosor tomou Jerusalm, passou a receber o tributo do Reino de Jud, e permitiu ao Rei Jeoaquim continuar a governar. Levou alguns dos cidados mais educados da Judia para a Babilnia (dentre eles Daniel). No destruiu Jerusalm nem prejudicou o templo. Jeoaquim rebelou-se e Nabucodonosor, uma vez mais, invadiu Jerusalm, em 597 a.C. Desta vez no poupou a cidade nem o Templo. Levou cativos para a Babilnia: Joaquim e 10.000 judeus (2 Rs 24.14), dentre eles Ezequiel, deixando apenas os mais pobres.

Ezequiel foi um profeta do cativeiro babilnico. Levado para a babilnia em 597 a.C., 11 anos antes de Jerusalm ser destruda e Jud deixar de existir.
O EXLIO BABILNICO OCORREU EM 3 ETAPAS: 605 A.C. 1 DEPORTAO: jovens judeus escolhidos, entre eles Daniel e seus trs amigos 597 A.C. 2 DEPORTAO: 10.000 cativos foram levados, Ezequiel entre eles. 586 A.C. JERUSALEM INCENDIADA E DESTRUDA: as foras de Nabucodonosor destruram a cidade e o templo, e a maioria dos sobreviventes foi transportada Babilnia. 7

Quem foi Ezequiel


Filho de Buzi, um sacerdote. (Ez. 1:1-3) Passou seus 25 primeiros anos em Jerusalm. Preparava-se para o trabalho sacerdotal do templo quando foi levado prisioneiro para a Babilnia em 597 a.C. junto com seu pai. Aos trinta anos recebeu a chamada de Deus (Nm 4.3), ministrou pelo menos por 22 anos, sempre na Babilnia. Ezequiel e Daniel foram contemporneos de Jeremias, mais jovens que ele.
8

Ezequiel tinha 17 anos quando Daniel foi deportado, os dois tinham a mesma idade. Quando Ezequiel chegou na Babilnia, Daniel j estava l h 8 anos, e conquistara uma posio importante e de honra junto ao rei. Ezequiel era casado (24.18) morava em casa prpria no campo junto ao rio Quebar (8.1), era um cidado comum.

(1) Entregar a mensagem divina do juzo ao povo apstata: da iminente queda de Jerusalm (124) e das sete naes estrangeiras ao seu redor (25 32); (2) Mostrar a soberania de Deus: Deus quem determinou o exlio do povo.
10

(3) Conservar a f do remanescente fiel a Deus no exlio, e a restaurao da nao e do seu sistema de culto (3348). (4) Tratar do relacionamento do, povo com Deus: Deus onipresente (concepo revolucionria para a poca): Deus mostra que o povo, embora distante da sua terra e do templo, poderia cultu-lo em qualquer lugar (11.16). Da a responsabilidade pessoal de cada um diante de Deus (culpavam os antepassados e seus pecados como a causa do julgamento e do exlio) (18.1-29).
11

1. Introduo: Chamado de Ezequiel. (13.) 2. Profecias contra Jud e Jerusalm, terminando com a queda de Jerusalm pela Babilnia. (424.) 3. Profecias contra as naes vizinhas: Amom, Moabe, Edom, Filstia, Tiro, Sidom e Egito. (2532.) 4. Profecias sobre a restaurao de Israel antes da vinda do Salvador Terra. (3339.) 5. Vises de um futuro templo em Jerusalm e a forma de adorao nele. (4048.)

12

Caps 1 a 3 Ezequiel v seres viventes de 4 faces e tem uma viso do trono de Deus, com rodas cheias de olhos e relmpagos. Deus mostra sua glria, poder, oniscincia, onipresena, onipotncia, soberania e majestade para o profeta. Deus adverte Ezequiel da tarefa difcil. Entrega-lhe a mensagem na forma de um rolo, e manda abrir a boca e com-la. Na sua boca, o livro era doce. Embora a mensagem fosse dura, lhe trazia prazer por vir da parte de Deus. Comer o rolo: deveria assimilar totalmente seu contedo e a mensagem se tornar parte dele (voce o que voce come)
13

Ezequiel deve representar o julgamento de Jerusalm com um tijolo. Para indicar o tempo do julgamento devia se deitar diante do tijolo 390 dias sobre o seu lado esquerdo e 40 dias sobre o seu lado direito, subsistindo com parco regime alimentar(240g de po e gua).

14

Para esses nmeros h muitas interpretaes, por ex.: Cada dia um ano(4.7) O castigo comea quando se separam de Deus. Para Israel aps a morte de Salomo (933aC) at o decreto de Ciro (539aC), portanto 394 anos. Para Jud com a destruio do templo (586aC) at o decreto de Ciro (539aC), portanto 47 anos. Ezequiel realmente faz a encenao pois orientado at a mudar de combustvel para cozer. 4:12.
15

ENTRADA NA TERRA PROMETIDA COM JOSU (COMO ERA): TERRA QUE MANA LEITE E MEL; ABUNDNCIA DE FRUTOS DE TAMANHO GIGANTE (NM 13.27)

TEMPO DO JUZO PELO PECADO (COMO FICOU): RACIONAMENTO DE COMIDA E GUA, SENDO O POUCO DE COMIDA QUE TINHAM, ERA IMUNDO.

FARTURA QUE ERA CONDICIONADA OBEDINCIA: DT 31.20-21

20 SICLOS DE PO POR DIA: 240 g DE PO ASSADO SOBRE ESTERCO DE VACA 1/6 DE HIM DE GUA (0,5 LITRO) EM TEMPO DE 16 SECA

Ezequiel retrata as consequncias do julgamento rapando a cabea e a barba (5.12). Uma tera parte ser queimada, uma tera parte picada com uma espada e uma tera parte espalhada ao vento. Isto : alguns de Jerusalm morrero pela fome e pela espada, e o restante ser espalhado entre as naes. Deus devastar Jud por causa da idolatria. A riqueza no trar alvio. 7:19.
17

Ezequiel estava em sua casa, em Quebar e 1 ano e 2 meses aps a 1 viso transportado para Jerusalm, e v as coisas que sucedem no templo. H no ptio um smbolo que causa cime em Deus 8.3 (provavelmente Asera rainha dos cus 2Rs23.6, comparvel hoje ao culto catlico virgem Maria ). Cavando atravs da parede, passa por uma porta e v 70 autoridades de Israel adorando diante de desenhos na parede, de animais impuros e dolos. Desculpam-se, dizendo: O Senhor no nos v. O Senhor abandonou o pas. (8:12).
18

A VISO SOBRE A JERUSALM APSTATA (8: 14-25)

No porto norte, mulheres choram o deus tamuz (deus babilnico da fertilidade: sua morte significava que no haveria colheita). Na entrada h 25 homens, de costas para o templo, adorando o sol. Esto profanando a Deus na sua prpria casa.
19

A VISO SOBRE A JERUSALM APSTATA (9)

So chamados 6 homens com armas mortais. E um stimo, vestido de linho, portando um estojo de escrevente na cintura. Deus ordena a este homem que passe no meio da cidade e ponha um sinal na testa dos homens que suspiram e gemem por causa das prticas repugnantes que se praticam na cidade. A seguir, ordena aos seis homens que avancem e matem a todos que no tenham o sinal. 20

A VISO SOBRE A JERUSALM APSTATA (10)

O homem vestido de linho apanha brasas e do cu as espalha sobre a cidade (simbolizando o julgamento de Deus - Gn 19.24; Lv 10.2). 10.15-22 Os querubins se levantam e levam a glria de Deus para fora do templo, deixando o povo.

21

CAP 12

Durante o dia Ezequiel levaria sua bagagem para a rua (como quem vai para o exlio). tarde cavaria um buraco no muro e passaria por ele com a bagagem (tentativa de escapar furtivamente do cativeiro) Poucos anos depois Jerusalm cai e o rei Zedequias tenta fugir de noite (12.12), mas capturado e antes de chegar Babilnia tem os olhos furados (12.13) 2 Rs 25
CAP 13

O profeta condena ao juzo os falsos profetas, que falam sem que o Senhor tenha dito ou enviado.
22

No cap 14 condena os idlatras. No cap 15 compara Jerusalm a uma videira que no d frutos, portanto no serve para mais nada, a no ser para ser queimada. (Mt 3.10) No cap 16 compara Jud a uma esposa infiel: por ser casada com Deus, suas relaes ilcitas (com o Egito, Assria,...) constituam adultrio. Mesmo amada, honrada e cuidada pelo esposo, se prostitui com outros deuses, pois dava seus filhos em sacrifcio (16.20-21), 23 PRTICA CONDENADA (Dt.12.31)

Cap 18 Fala da responsabilidade individual sobre o pecado. Os judeus culpavam seus antepassados pelo juzo de Deus. No viam que eles tinham tanto pecado quanto seus pais, e que como eles, no se arrependiam.

Se houvesse arrependimento, Deus mudaria sua sorte.


24

CAP 20 20.5-32 Deus faz um resumo histrico das atitudes rebeldes do povo.
1. 2.

Desobediente antes da sada do Egito No deserto, aquela gerao morreu antes de chegar terra prometida por rebelar-se contra Deus. Deus fez uma aliana com o povo no deserto20.10-12 Deus usa a expresso meus sbados 15 vezes no AT sendo 10 em Ezequiel.
25

3. 4.

Ex 31.12-17 guardar o sbado representou a aliana exclusiva de Deus com os Israelitas. Alguns, hoje em dia, baseados em Gn2.1-3, afirmam que guardar o sbado uma obrigao. Ex 31.16-17 Deus diz outra coisa: descreve o sbado como um sinal entre ele e o povo de Israel Deus convocou os Israelitas a guardar o sbado.

26

24.15-24 A morte da esposa ocorre no incio do cerco de Jerusalm. Era um sinal para os exilados de que sua amada Jerusalm lhes seria tirada. Ezequiel no choraria a morte da esposa at que chegassem noticias da queda de Jerusalm. Ocorrer 3 anos depois

2Rs25.4

27

Recebida a notcia da derrocada de Jerusalm a mensagem de Ezequiel passa a ser consoladora e de esperana. Caps 25 a 28 profecias contra vrias cidades Caps 29 a 32 seis vises sobre a runa do Egito, logo conquistado pela Babilnia. Deus o senhor inclusive das naes pags que insistem em seguir seus deuses. Cap 33 o cerco a Jerusalm durou 1,5 ano, at que a cidade foi destruda, e as noticias chegaram 1,5 ano depois.
28

Cap 34 Deus culpa os reis e sacerdotes pela runa de Jud, pois tinham explorado e desviado o povo. Adverte os crentes a no buscarem seus prprios interesses custa dos interesses alheios (34.18-19) Cap 36 diz que Israel vir a ser, no futuro, semelhante ao jardim do den (36.35). Cap 37 Ezequiel levado a um vale de ossos secos; pega-os e eles se juntam, porm sem vida, chama o Esprito de Deus e passam a viver. Prevendo a ressurreio de Israel sob o governo de um eterno rei Davi(37.24-26)
29

VALE DO CEDROM O VALE DOS OSSOS SECOS

30

Caps 40 a 48, em abril de 572 a.C. na ocasio da pascoa - 14 anos depois da destruio de Jerusalm Deus leva Ezequiel, em viso, novamente a Jerusalm. L recebe instrues especficas sobre a reconstruo de Jerusalm, e dos pormenores do Templo. 42.20: o muro servia para fazer separao entre o santo e o comum. Destaca-se a necessidade da santidade, que o propsito do exemplo do Deus santo e perfeito e da sua revelao no At e no Nt.
31

TEMPLO TABERNCULO

DATA 1444 AC

DESCRIO PLANO DADO POR DEUS A MOISES. ERA MOVEL. PROFANADO POR NADABE E ABI PLANEJADO POR DAVI, CONSTRUDO POR SALOMAO, DESTRUIDO POR NABUCODONOSOR CONSTRUDO POR ZOROBABEL E PELOS ANCIOS JUDEUS PROFANADO POR ANTIOCO EPIFANES (ZEUS NO TEMPLO) TEMPLO DE ZOROBABEL REFORMADO POR HERODES. DESTRUDO PELOS ROMANOS

REF. EX 25-30; LV 10.1-7

SALOMO

966-586 AC

2 SM 7.1-29; 1 RS 8.1-66; JR 32.28-44 ED 3.1-8 / 6.1-22 / 4.114 / MT 24.15

ZOROBABEL

516-169 AC

HERODES

19 AC 70 DC

MC 13.2;14-23 LC 1.11-20 2.42-51/ AT 21.27-33 1 CO 6.19-20 2 CO 6.16-18

ATUAL

HOJE

O CORAO DO CRENTE NOSSO CORPO O NICO TEMPLO DO ESPRITO SANTO AT A VOLTA DO MESSIAS

32

Cap 47 Ezequiel v o rio vivificante, que Joel, Zacarias e Joo tambm veriam (Jl 3.18, Zc 14.8 e Ap 22.1-2) As influncias benignas deste rio sobre todo lugar por onde passa, saindo de Jerusalm para as naes! Cap 47.13 a 48.29 fala das fronteiras da terra e da nova localizao das tribos. A cidade (48.30-35) tem o traado quadrangular da nova Jerusalm (Ap 21.16). 33

EZEQUIEL E O APOCALIPSE Algumas das vises e experincias de Ezequiel reaparecem para Joo, no livro do Apocalipse: Os seres viventes Ez 1.5 Ap 4.9 Comer o livro Ez 3.2 Ap 10.9 Gogue e Magogue Ez 38.2 Ap 20.8 A nova Jerusalm - Ez 40 ao 48 Ap 21 O rio da gua da vida Ez 47 Ap 22.1-2
Goge: nome vago como smbolo de um inimigo ainda no revelado. Magoge: terra de Goge

34

FACETAS DO CHAMADO DE EZEQUIEL: Missionrio ao seu povo: s vezes mais fcil pregar para os mpios, do que pregar para o povo de Deus, ou para nossos familiares. Tarefa difcil: confrontar um povo que achava que conhecia a Deus; Sua misso era somente transmitir a mensagem, j os resultados da pregao estavam nas mos de Deus. Atalaia: prestar ateno na voz de Deus, e advertir o povo; Se no o fizesse e o povo morresse em pecado, Deus lhe cobraria estas vidas (3.18) 35

A misso de Ezequiel era apregoar a seu povo que o cativeiro visava sua correo: Por meio do castigo, viriam a saber que s o Senhor Deus. Isso funcionou pois, depois cativeiro, nunca mais Jud corrompeu com idolatria. do se
36

Textos Bblicos extrados: Bblia Sagrada Nova Verso Internacional; So Paulo; Ed. Vida; 2001 Bblia De Estudo NVI, Barker; So Paulo; Ed. Vida; 2003 Toda a Bblia em um ano: Ester a Malaquias; Dusilek, Darci; 10 ed. Rio de Janeiro; Ed. Horizonal, 2011 Manual Bblico SBB; trad. Noronha, Lailah; So Paulo; Ed. Sociedade Bblica do Brasil; 2008 Textos Bblicos extrados: Bblia Sagrada Nova Verso Internacional; So Paulo; Ed. Vida; 2001 BRUCCE, F. F. Comentrio Bblico NVI. So Paulo, Ed. Vida, 1 edio, 2008 ALLAN Denis Um Estudo do Livro de Ezequiel; 2009 Bola de Neve Church http://www.ctadoradores.com.br/Mergulhando/ 37 Reflexes extradas: Pginas da World Wide Web

38

39

Anda mungkin juga menyukai