Anda di halaman 1dari 13

Gurdjieff e o Eneagrama

Um Sistema Complexo para estudar a cognio Esse captulo resume e atualiza o livro Um mapa, uma bssola - Hipertexto, Complexidade e Eneagrama (GOMES, 2000) e apresenta a noo de Eneagrama como um modelo de sistema complexo capaz medir rudo e auto-organizao, associando os fatores dinmico e sincrnico aos aspectos objetivo e subjetivos. E, no final, em um apndice indito, aplica-se o modelo do eneagrama ao pensamento de Carlos Castaneda. Os livros esto caros porque existem poucos leitores e existem poucos leitores porque os livros so caros; estou doente porque no tenho qualidade de vida e no tenho auto-estima porque estou doente; os biscoitos no vendem porque so velhos e esto velhos porque no foram vendidos. A vida cheia de Crculos Viciosos, isto : de ciclos de recorrncia em que os fatores causais se condicionam mutuamente impedindo o desenvolvimento ou o funcionamento regular do sistema em questo. Em contrapartida, tambm existem os Crculos Virtuosos, ou ciclos de excelncia, em que os fatores causais se retroalimentam determinando uma crescente otimizao do sistema: muitos leitores = livros baratos = mais leitores; qualidade de vida = sade = auto-estima; biscoitos fresquinhos = boas vendas = novos biscoitos fresquinhos. Ento, essa a questo central de que me coloco (tanto do ponto de vista terico como do existencial) h algum tempo: como transformar os ciclos viciosos em ciclos virtuosos? E mais: como e porque a ordem dos fatores causais altera o resultado do sistema? Quais os fatores da excelncia comuns a um 'sistema timo' e vida criativa? possvel estabelecer uma teoria centrada no desenvolvimento pessoal? Os estudiosos apontam a antiga Mesopotmia como o provvel bero do smbolo do Eneagrama. Ele teria sido preservado misteriosamente a vrias civilizaes, chegando aos nossos dias atravs dos sbios sufis, os msticos do Isl. O Eneagrama, neste contexto, era um sistema combinado de nove virtudes e nove paixes. Teria sido com eles que o mstico armnio G. Gurdjieff (OUSPENSKY, 1980) aprendeu o smbolo e os fundamentos de seu ensinamento. Gurdjieff utilizava o modelo do Eneagrama como uma sntese do Universo e do Homem, visto como um processo de trs nveis em trs etapas. A aplicao deste modelo ao corpo humano resultava na teoria das trs oitavas (ou eneagramas secundrios) e da associao das atividades biolgicas de alimentao, respirao e percepo atravs de vibraes como os trs principais processos da mquina humana a serem desautomatizados. Esses processos, por sua vez, seriam interdependentes dentro de uma grande oitava (ou eneagrama principal).

Gurdjieff

Input

Output

Feedback

Alimento 1 Oitava Lquido

Fezes

Biosfera

Urina

Hidrosfera

2 Oitava

Oxignio

Gs carbnico

Atmosfera

3 Oitava

Luz e Som

Idias

Noosfera

Esta bio-mquina tinha trs entradas e trs sadas, produzindo trs ciclos cibernticos de reatroalimentao intricados em um mesmo processo. E realizar a grande oitava atravs da desmecanizao das trs oitavas menores, para Gurdjieff e seus seguidores, a principal finalidade humana no ecossistema, nossa misso fotossinttica e espiritual: a produo do hidrognio nmero um (1). O Eneagrama, neste contexto, era uma estrutura geral do universo visto como um processo de trs nveis e trs etapas tanto no micro como no macrocosmo. O sistema do Eneagrama, assim, aparece o entrecruzamento de trs centros cognitivos ou inteligncias - o mental, o sensvel e o motor com trs campos ou esferas a biosfera, a atmosfera e a ionosfera. Nessa poca, os nove pontos de fixao do eneagrama no se constituam em uma tipologia prpria. O Eneagrama era um diagrama-sntese da idia matemtica da oitava musical como modelo de desenvolvimento universal. Tipologia Psicolgica O 'Eneagrama da Personalidade' e a aplicao do smbolo do Eneagrama especificamente ao estudo do carter s vai surgir nos anos 70 com Oscar Ichazo e a Escola de Arica. Porm com o trabalho do psiclogo Cludio Naranjo (1986) que o Eneagrama chegar a se constituir como uma tipologia psicolgica rigorosamente fundamentada. Segundo ele, em algum ponto da vida, nos fixamos em um dos nove pontos da circunferncia e, a partir deste ponto, construmos nossa personalidade. A cada ponto de fixao (ou recorrncia cognitiva), h uma paixo (ou motivao de deficincia) correspondente. Paixo e fixao se retroalimentam, ento, formando um tipo de personalidade do Eneagrama e nos afastando de nossa essncia, de nosso verdadeiro Ser. Nessa lgica, durante o desenvolvimento humano haveria, em algum momento traumtico, uma perda, uma limitao, um fracasso no crescimento do potencial pleno, uma fixao do ego em relao circulao de energia psquica. A personalidade funciona como uma forma para perpetuar a inconscincia a partir de 'um ponto cego', em que a canalizao energia se daria de forma desequilibrada, em que "a percepo est cega da prpria cegueira". Assim, personalidade e inconscincia tambm formam em um crculo vicioso: a personalidade condicionada conduz uma interferncia especfica no organismo biolgico (reforando o ponto de fixao); essa interferncia no organismo causa uma perda da experincia (da totalidade) do Ser; e, finalmente, a perda da experincia de Ser alimenta paixo dominante e perpetuao da personalidade condicionada.

Tipo

Personalidade

Ponto de Fixao ou recorrncia cognitiva

Paixo ou motivao de deficincia

Perfeccionista

A ordem

Raiva

Prestativo

O outro

Orgulho

Bem-sucedido

A imagem

Vaidade

Individualista

As formas

Inveja

Observador

O saber

Avareza

Questionador

A autoridade

O medo

Sonhador

A palavra

Gula

Confrontador

A justia

Luxuria

Pacifista

O corpo

Preguia

Neste sistema tipolgico, o primeiro passo consiste em descobrir qual o centro cognitivo predominante em si: o mental, o emocional ou o motor. A partir da, observar a predominncia de um ego introvertido, extrovertido e ambivalente.

EXTROVERTIDO

AMBIVALENTE

INTROVERTIDO

MOTOR

EMOCIONAL

MENTAL

E o segundo passo, nesse sistema, descobrir qual centro que negligenciamos e definir em qual dos nove pontos do eneagrama estamos fixados.

Tipo

Centro Principal

Centro Secundrio

Centro Reprimido

MOTOR

EMOCIONAL

MENTAL

EMOCIONAL

MOTOR

MENTAL

EMOCIONAL

EMOCIONAL

EMOCIONAL

MENTAL

MOTOR

MENTAL

MOTOR

EMOCIONAL

MENTAL

MENTAL

MENTAL

MOTOR

EMOCIONAL

MOTOR

MENTAL

EMOCIONAL

MOTOR

MOTOR

RESUMOS DOS TIPOS ENEAGRAMTICOS O Perfeccionista (tipo 1): tipo com preferncia pelo centro motor (introvertido) que negligencia o centro mental. Fixao: extremamente organizado e trabalhador, com padres de exigncias muito altos - nas reas de seu interesse. Srio e sincero, procura ser independente dos outros e evita que os outros dependa dele. Estabelece fronteiras claras em relao aos territrios fsicos e mentais, acreditando que possvel controlar todas situaes atravs da organizao. Paixo: valoriza a "moral e bons costumes", julga tudo e todos, muitas as vezes com crticas destrutivas. Quando as coisas no saem segundo seus planos ou ordens, explode em raiva irracional, por isso a 'Ira' foi o pecado capital escolhido para sua caracterizao. O Prestativo (tipo 2): tipo com preferncia pelo centro emocional (extrovertido) que negligencia o centro mental. Fixao: Identifica-se facilmente com os problemas e com desejos alheios, tendo dificuldade de dizer 'no' quando se trata de ajudar algum. Paixo: porm essa empatia afetiva nunca verdadeiramente desinteressada, ao contrrio faz parte de uma estratgia de manipulao que tenta fazer com os outros dependam de si. O 'nmero dois' d, d, d ... para ser aceito. Em compensao, cuidam tanto dos outros que se esquecem de si e no se atem as suas prprias necessidades, desejos e anseios. Eles no precisam disso. E por isso o 'Orgulho' sua caracterstica principal. O Bem Sucedido (tipo 3): tipo com preferncia pelo centro emocional (ambivalente) que negligencia o prprio centro emocional. Fixao: Assim tem facilidade em disfarar seus sentimentos verdadeiros (raiva, medo, ansiedade, etc.), usando vrias mscaras (uma para cada ocasio). Por isso, tambm chamado de 'Camaleo'. Quer ser admirada a qualquer custo e v tudo em funo dessa disputa por admirao e reconhecimento. Geralmente so pessoas exigentes e preocupadas em alcanar seus objetivos. Paixo: a 'Vaidade' ou capacidade emocional de falsificar a verdade a partir de realidades relativas e subjetivas, transferindo a responsabilidade de seus erros para os outros. O Individualista (tipo 4): tipo com preferncia pelo centro emocional (introvertido) que negligencia o centro motor. Fixao: Geralmente so pessoas muito sensveis e com pouco contato com o mundo exterior, identificando e explicando melhor as coisas atravs de smbolos. Gosta de ser especial, nica e singular, cultivando gostos diferentes e estranhos.

Prezam o status social e tem carncia de ateno; porm, ao mesmo tempo, que sentem superior aos outros, sofrem devido ao isolamento. Paixo: Tm uma tendncia depresso e melancolia. Desejar mais importante que possuir, pois to logo conseguem o objeto de seus desejos, sentem-se frustrados. Por isso, a 'Inveja' seu pecado capital. O Observador (tipo 5): tipo com preferncia pelo centro mental (introvertido) que negligencia o centro motor. Fixao: So pessoas extremamente objetivas e racionais, mas que tm certa dificuldade em relacionar-se com os outros. Pode ignorar facilmente as pessoas ao seu redor, incomodando-as. Gostam de se isolar para solver o conhecimento aprendido e detestam quando usurpam-lhes o tempo ou a liberdade com detalhes ou tarefas pequenas. Paixo: a Avareza. Porm, no se trata simplesmente de dinheiro, mas, sobretudo de tempo e de conhecimento. O ego do nmero cinco se recusa a dividir sua experincia de mundo, que acredita ser mais racionalizada do que a da maioria. O Questionador (tipo 6): tipo com preferncia pelo centro mental (ambivalente) que negligencia o prprio centro mental. Fixao: so pessoas que procuram ficar mentalmente ocupadas para no pensar. Da serem tanto muito questionadoras (os 'advogados do Diabo') como tambm intuitivas. Paixo: O medo. Os ' nmero seis' so pessoas dependentes e inseguras, que precisam sempre de um referencial ( um chefe, uma instituio) como sustentao. Entre os mentais, so mais leais e confiveis em relao aos preceitos de seu grupo do que aos amigos individualmente. Dividem-se em fbicos (ou covardes assumidos) e contrafbicos (aparentemente destemidos), que podem chegar a extremos. O Sonhador (tipo 7): tipo com preferncia pelo centro mental (extrovertido) que negligencia o centro emocional. Fixao: So pessoas sempre entusiasmadas e alegres, mas que alimentam muitas iluses e fantasias. Na verdade, com essa 'inocncia' o tipo nmero 7 evita entrar em contato com qualquer eventual dor ou sofrimento, s observando o lado bom dos acontecimentos e da vida. So, geralmente, oradores muito loquazes e manipuladores. Paixo: A gula, no apenas de alimentos, mas de pessoas, informaes e aventuras. Os 'nmero 7' tm gula de qualquer coisa que lhe d prazer. O Confrontador (tipo 8): tipo com preferncia pelo centro motor (extrovertido) que negligencia o centro emocional. Fixao: Pessoas que vm o mundo em relao justia e poder, e se consideram capazes de dirimir e vingar suas injustias. E muitas vezes cometem absurdos em nome dos desprotegidos que pretendem defender. Paixo: Buscam o confronto como forma de impor sua supremacia, muitas vezes por simples prazer. Gostam de conquistar mais e mais territrios e de serem vistos como pessoas fortes, capazes de proteger aqueles que os ajudarem. Nunca pedem perdo. A princpio, so sempre contrrios a qualquer novidade. O Pacifista (tipo 9): tipo com preferncia pelo centro motor (ambivalente) que negligencia o prprio centro motor. Fixao: Este tipo se caracteriza por evitar os conflitos a todo custo. Ao contrrio dos outros tipos motores (1 e 8) tem uma relao democrtica em relao aos territrios fsicos e mentais, tanto invadindo como deixando invadir seus domnios. So pessoas que no estabelecem fronteiras nem limites do espao/tempo. Paixo: A Preguia. Mas no a simples preguia do cio em relao ao trabalho. Trata-se aqui de uma indolncia mental, de uma 'preguia de ser', muitas vezes oculta sobre a capa de muitas atividades no essenciais. O pecado do pacifista postergar coisas importantes. Os tipos eneagramticos so modelos ideais, generalizaes abstratas de pessoas concretas e singulares, de uma gama gigantesca de fatores e traos culturais de vrias pocas e locais (2). Podem-se ainda destacar trs grandes contribuies de Naranjo ao Eneagrama: A - A abordagem teraputica e o papel de no-interferncia do ministrante. Enquanto Gurdjieff (certamente um nmero oito) interagia instintivamente com seus discpulos atravs da confrontao, apresentando provas e exerccios segundo suas fixaes; Oscar Ichazo se utilizava da tcnica de diagnstico autorizado, indicando o tipo de cada um dos seus alunos e clientes. Naranjo defende o autodiagnstico, ou seja, cada um deve descobrir seu prprio tipo dentro do sistema de classificao supervisionado por simples coordenador. O papel de ministrante do Eneagrama evoluiu do guru espiritual para o psiclogo e deste para o facilitador teraputico.

B - Uma teoria da neurose meta-instintiva, baseada em estratgias gerais de adaptao. Estabelecendo analogias entre a Protoanlise de Oscar Ichazo e outras tipologias psicolgicas em uma nica taxonomia cientfica, Naranjo construiu uma engenhosa teoria da neurose e da degradao da conscincia. Freud construiu sua teoria da neurose a partir da idia de represso da vida instintiva, principalmente da sexualidade: a neurose era uma forma de sublimao patolgica de nossos desejos. Para Naranjo, a neurose (ou a fixao em um ponto de recorrncia) tambm se origina em uma experincia traumtica a partir da qual se fixa uma reao obsoleta (um mecanismo de defesa recorrente) aliada perda da capacidade de agir criativamente. C Naranjo, no entanto, reconhece a importncia da vida instintiva sobre a formao das personalidades neurticas e adiciona ao sistema do Eneagrama a idia de que, independentemente do eneatipo, somos marcados por uma das trs formas especficas de restries instintivas que sofremos: a sexual (Freud), a relacional (Lacan) e a sobrevivncia (Marx). Instintos desenvolvidos em relao ao Outro (e natureza), aos outros (aos grupos) e ao prprio a si mesmo como indivduo diante da sociedade. Por mais consistente e interessante que seja a tipologia de Naranjo e o Eneagrama visto como um sistema de compulses dos vcios e virtudes do ego, a tipologia psicolgica fez com que o smbolo perdesse sua fluidez original e em seu conjunto cognitivo (a exemplo do que aconteceu tambm com a astrologia, com os orixs e outras mitologias tradicionais que se tornaram tipologias psicolgicas modernas). Assim, no somos um nico tipo. 'Estamos' um, sete ou trs dependendo da poca, do local e das pessoas com as quais interagirmos. comum, a pessoa ter um ponto de fixao no trabalho, outro em casa, um terceiro com os amigos. Para recuperar a essncia do Eneagrama necessrio retornar ao simbolismo original. Assim, retomando as idias de Bennett (1999) e as recolocando em um contexto cientfico contemporneo, desenvolvemos a noo de 'Bssola Complexa', como um modelo de sistema complexo, levando em conta tanto os aspectos dinmico/sincrnico como os objetivo/subjetivos (3). Sistema e Processo Circular Bennett volta ao modelo gurdjieffiano de Eneagrama, anterior ao modelo tipolgico, regido por duas leis: a lei dos trs e a lei dos sete (ou lei da oitava). A Lei dos Trs (ciclos externos). Pela teoria do eneagrama devemos observar o movimento externo de um determinado acontecimento em trs etapas sucessivas. Seguindo nosso exemplo de um eneagrama cognitivo: caso este movimento seja centrfugo e agregue energia ao sistema, teremos o padro motor-emocional-mental, produzindo sentimentos; caso seja centrpeto, teremos um padro em que o mental se antecipa ao emocional, gerando emoes. Os sentimentos brotam do corpo para o campo afetivo ou corao (a tristeza, a alegria, por exemplo), enquanto as emoes so sempre racionalizaes perniciosas, em que as imagens e os pensamentos antecedem o campo afetivo, porque drenam a energia e poder pessoal do guerreiro. Assim, no s emoes negativas (a raiva, o orgulho, a inveja, a vaidade), mas, sobretudo, a idia de uma identidade interpretante do ego (a auto-importncia) deve ser combatida com tenacidade. A Lei dos Sete (ciclos internos). Seguindo o mesmo modelo circular de rotaes opostas, o Eneagrama tambm descreve a ordem dos movimentos internos ao sistema aparentemente caticos atravs da diviso da unidade pelo nmero sete e pela dzima peridica 1428571 ... E as somas sucessivas de stimos reproduzem esse padro complexo, mas comeando com algarismos diferentes, correspondendo aos pontos internos do Eneagrama. Dessa foram, cada frao representa um dos pontos secundrios do eneagrama e tambm o movimento entre eles, tanto no sentido horrio quanto no anti-horrio.

FRAO

NMERO

NOTA

7/7 =

DO

1/7 =

1428571 ...

2/7 =

285714 ...

MI

3/7 =

428571 ...

4/7 =

571428 ...

SOL

5/7 =

714285 ...

6/7 =

857142 ...

SI

A esse padro complexo, Gurdjieff chamou de 'Lei da Oitava', em uma comparao explcita com as escalas musicais ascendentes e descendentes. Essas propriedades vistas em conjunto (a circularidade dos trs pontos externos e o movimento interno das suas oitavas) formam o smbolo do Eneagrama. Ao contrrio, muitas vezes a tendncia conservao de energia de um sistema reacionria em relao s mudanas, enquanto os fatores caticos e o rudo demandam uma desorganizao necessria ao crescimento. De modo que, alm dos ciclos Virtuoso e Vicioso de trs fatores exteriores e objetivos, o modelo do Eneagrama apresenta ainda a possibilidade de representao dos elementos subjetivos de diferentes agentes em cada ponto do processo, tanto no sentido horrio como no anti-horrio. claro que, na prtica, a realidade se constitui simultaneamente de tendncias centrpetas e centrifugas. Bennett tratava apenas de processos em que o fator tempo fosse contado de trs para frente, como um cronmetro, empresas de produto dirio, por exemplo, padaria, bancos, jornais, em que os processos seqenciais sejam orientados pela contagem regressiva do tempo, em processos cclicos. Um exemplo clssico da aplicao do Modelo do Eneagrama como um sistema o da 'Cozinha em funcionamento'. Na 'cozinha pronta para funcionar' (ponto 1), atividade preliminar de organizao de todas ferramentas necessrias para o incio do processo, temos que antecipar o que vamos preparar (ponto 4) e como vamos servir (ponto 7). J com a 'Cozinha em funcionamento' (ponto 2), mantemos nossa ateno no que estamos preparando (ponto 4), mas deslocamos nosso imaginao do aspecto formal da apresentao da comida para seu sabor, seu tempero, como ela ser degustada (ponto 8). A introduo dos Alimentos (ponto 3) corresponde ao incio de uma nova oitava, alm de dar seqncia ao ciclo j iniciado. Do mesmo modo a 'Preparao da comida' (ponto 4) diretamente condicionada pela organizao (ponto 1) e funcionamento (ponto 2) da cozinha; o cozimento dos alimentos implica em sua aparncia (ponto 7) e sabor (ponto 8); e a introduo dos Comensais tambm nos remete ao incio de um novo ciclo e na continuao dos ciclos precedentes. Alis, importante ressaltar que a Cozinha (ponto 9), os Alimentos (ponto 3) e os Comensais (ponto 6) so elementos externos fundamentais. Eles tanto representam a sucesso cronolgica dos eventos como as diferentes equipes ou agentes no processo (ciclo

dos ajudantes, ciclo dos cozinheiros, ciclo dos comensais) cada um guarda uma autonomia interna de processo, simbolizado por trs oitavas secundrias).

SEQNCIA EXTERNA

RELAES INTERNAS

OITAVA

Cozinha

Trs e Seis

Ciclo I

Cozinha pronta para funcionar

Quatro e Sete

Ajudante

Cozinha funcionando

Quatro e Oito

Ajudante

Alimentos crus

Seis e Nove

Ciclo II

Preparao da comida

Dois e Um

Cozinheiro

Cozinhar os alimentos

Sete e Oito

Cozinheiro

Os Comensais

Nove e Trs

Ciclo III

Servir a refeio

Cinco e Um

Comensal

Comer a refeio

Cinco e Dois

Comensal

Assim, alm do ciclo objetivo dos elementos exteriores, o Eneagrama apresenta assim a possibilidade de representao dos elementos subjetivos de diferentes agentes em cada ponto do processo. Pensemos, por exemplo, que ao ver e comer a refeio (pontos 7 e 8), os Comensais imaginam o trabalho dos cozinheiros (ponto 5) e dos ajudantes (ponto 1 e 2) da cozinha; e, a partir desses elementos subjetivos, reconstituem todo processo objetivo. Alm dessas relaes externas cronolgicas e seus insights circunstanciais, existe ainda uma grande oitava, representando o processo mental de planejamento geral de tudo que ser executado. Esse ciclo representado pela dzima: 1758241, ou seja, organizar a cozinha (1) pensando em servir a refeio (7); cozinhar os alimentos (5) pensando em comer a refeio (8); colocar a cozinha em funcionamento (2) pensando em preparar a comida (4); e, finalmente, limpar e arrumar novamente a cozinha (1). Mas, o Eneagrama uma ferramenta, no apenas para medir a organizao (a conservao de energia), mas, sobretudo, para localizao do rudo e da entropia. Representamos esses fatores caticos, que surgem tanto no ciclo objetivo quanto nos subjetivos, pelo movimento circular centrpeto. No aspecto ternrio objetivo, equivaleria aos Comensais (ponto 6, fator mental) serem introduzidos no processo antes dos Cozinheiros (ponto 3, fator emocional), que chegaram atrasados. Esta inverso dos fatores mental e emocional sempre caracteriza objetivamente o crculo vicioso. E no aspecto subjetivo, o pensamento de um pessimista crnico seguiria o modelo 1428571, ou seja, uma organizao inadequada na cozinha (1) atrapalha a preparao da comida (4); isto certamente tambm prejudica o funcionamento correto da cozinha (2) e a prpria refeio (8); uma vez que atrasa o 'cozinhar os alimentos' (5) e o 'servir a refeio' (7). Depois de tanta baguna resta ainda limpar tudo e arrumar novamente a cozinha (1). Neste

exemplo, Bennett elabora todo um jogo de relaes que podemos retomar agora para um modelo de Eneagrama como um sistema complexo e no apenas como uma metodologia de anlise sistemtica de processos circulares.

CICLOS

Virtuoso

Vicioso e/ou Criativo

OBJETIVO

9-3-6-9

9-6-3-9

SUBJETIVO

1-7-5-8-2-4-1

1-4-2-8-5-7-1

Quando os fatores causais resultarem em uma concentrao de energia do sistema dizemos que eles giram para dentro, no sentido horrio; em contrapartida, quando os fatores causais se retroalimentarem de forma a provocarem expanso e a crescente perda de energia do sistema, dizemos que eles giram para fora, no sentido anti-horrio. Chama-se de Crculo Virtuoso todos os ciclos centrpetos que se aperfeioa, que busca a excelncia, dentro de determinadas regras e situaes dadas, e de Crculo Vicioso (ou de Crculo das Paixes), aqueles ciclos centrfugos que no se desenvolvem dentro das condies determinadas e que permanecem em condio de estagnao. Os Crculos Criativos, ou auto-poticos, so os ciclos centrfugos que, ao invs de simplesmente aceitar ou negar as condies pr-estabelecidas, as modificam, instituindo assim uma nova ordem a partir do rudo. A diferena entre a Sistemtica de Bennett e a abordagem fundamentada na complexidade que qualquer processo passvel de anlise e que passa-se de um contexto voltado para engenharia mecnica para um paradigma preocupado com a dissipao de energia. Tambm importante compreender que nem sempre fatores restritivos e entrpicos so malficos e fatores sinrgicos, benficos. Ao contrrio, muitas vezes a tendncia conservao de energia de um sistema reacionria em relao s mudanas, enquanto os fatores caticos e o rudo demandam uma desorganizao necessria ao crescimento. Mas, feitas essas observaes, transpostos os cenrios dos tempos da sistemtica para o da complexidade, voltemos ao foco cognitivo do Eneagrama, representando os dois ciclos contrrios de ordem e rudo pelos nomes de: O Caminho dos Sentimentos Ciclo centrpeto ou de conservao de energia: OBJETIVO (93-6) e SUBJETIVO (1-7-5-8-2-4-1). No movimento centrpeto h um caminho tico - em que a relao consigo mesmo, com o corpo e com o meio ambiente (ou o lado de fora - 8, 9 e 1), desperta a relao com o Outro (ou o lado de dentro - 2, 3 e 4) e com os outros (ou as formas discursivas - 5, 6 e 7). O Caminho das Emoes Ciclo centrfugo ou de dissipao de energia: OBJETIVO (9-6-3) e SUBJETIVO (1-4-2-8-5-7-1), subdividindo esse ltimo em emoes reativas e criativas, pois, alm de seu carter destrutivo, o rudo e suas desorganizaes so essenciais para mudanas de padres e para o desenvolvimento de autonomia. Nesses dois tipos de movimento centrfugo h um caminho moral, em que a relao com o grupo antecedesse a relao com o Outro individual. Sendo que, o comportamento reativo se observar o lado de fora atravs de um filtro cultural, enquanto o criativo compreende seus sentimentos e o mundo atravs das formas discursivas. Ambas as atitudes so morais, pois o subjetivo antecede o objetivo. A diferena est em se estar consciente das emoes ou vive-las (na verdade, sofre-las) involuntariamente. Eneagrama e Castaneda

A partir do modelo do Eneagrama tambm possvel definir a Arte da Espreita matematicamente como um giro anti-horrio 6-3-9 e a Arte do Sonhar como um giro horrio 36-9; ou mesmo, adotar um enea-crculo para cada movimento - sendo que a Espreita comea na mente (6,666) e o Sonhar, no corao (3,333). O Circulo da Espreita, de giro centrpeto, representa a luta criativa contra os crculos viciosos e nossa capacidade de fixar o ponto de aglutinao da percepo atravs do campo da cognio ordinria, tambm chamada de primeira ateno ou tonal (6 = pequeno tirano, 3 = no-fazer, 9 = recapitulao). E Circulo do Sonhar virtuoso, isto , de giro centrifugo (3 = sonhos lcidos, 6 = o duplo sonhador, 9 = salto para o infinito) e consiste na capacidade de deslocar o ponto de aglutinao da percepo atravs do campo da cognio extra-ordinria, tambm chamada de segunda ateno. Armando Torres chama a ateno para a Arte do Intento (a arte da manipulao consciente dos desejos) como um domnio intermedirio entre o Sonho e a Espreita. O domnio do intento ou o ponto zero do horizonte vertical a percepo entre os objetos e a energia. Fixar a percepo neste ponto permite entrever o vazio e o silncio sem perder de vista a ordem do tonal, como um mundo de polaridades entre a realidade das coisas e o universo das relaes. Se o nagual ou universo de relaes corresponde ao infinito transcendente (ponto 3,333 ...) e o tonal, sua duplicao, o infinito imanente (ponto 6,666), ento o ponto 9,999 o ponto da loucura controlada, isto , o infinito visto como polaridade. O ponto zero o centro do crculo, infinito total, o no-ser. a diferena entre o grau zero (o nada) e o ponto 9,999 (ou quase nada) a mesma entre a loucura e a loucura controlada. Se tomarmos a Espreita e o Ensonhar como dois movimentos circulares polares (e tambm em suas formas reduzidas como loucura controlada atravs de disfarces e sonhos lcidos) pode-se colocar todas essas prticas no modelo do eneagrama em dois grandes ciclos objetivos.

TONAL ESPREITA

NAGUAL - ENSONHAR

Inventrio

Perder a forma humana

No-fazer

Reinos Inorgnicos

Loucura Controlada

Sonhos lcidos

Silncio Interior

Aliados

Tcnicas de Observao

Ver

Pequeno Tirano

Duplo Sonhador

Passes mgicos

Voar

Disciplina e Impecabilidade

Achar as mos

Recapitulao

Salto para o Infinito

No Ciclo da Espreita, comea-se fazendo o inventrio (1) das aes e pensamentos que gastam energia desnecessariamente. O segundo passo simples: no fazer (2) essas aes e economizar esta energia. A Loucura controlada (3) arte dos disfarces e das mudanas para atitudes contrrias as habituais. Aps, subtrair os hbitos e aes dissipativas de energia, o praticante da espreita deve agora adotar comportamentos contrrios aos que adquiriu no decorrer de sua vida. A Espreita uma arte em que o ego a presa e a conscincia, a caadora. Assim, alm das mudanas comportamentais preciso desenvolver um profundo silncio interior (4) e vrias tcnicas de observao (5) para compreender os movimentos da presa e planejar o desenvolvimento de uma estratgia. O Pequeno Tirano (6), isto , a autoridade e o poder de algum sobre o praticante, a forma mais eficaz de disciplinar o espreitador. Para vencer esta relao e chegar ao seu desenvolvimento timo, o guerreiro precisar do mximo de energia, obtido atravs da prtica dos passes mgicos (7) e da impecabilidade em todas as suas aes (8). A Recapitulao (9) coroa todo processo. J no Ciclo objetivo do Ensonhar, comea-se achando as mos ou o ponto abaixo do umbigo (8) durante o sonho (na verdade, achando a motricidade do sonhar). Em seguida, naturalmente, sonhador comear a voar (7). Perceber ento que possui um corpo sonhador (6) e que pode Ver (5) o universo como energia em movimento. Para consolidar sua situao, o sonhador precisar de Aliados (4), seres que podem ajud-lo a expandir ainda mais sua conscincia em troca de energia. Com o tempo tambm ter Sonhos Lcidos (3), isto , sonhos durante o estado de viglia e viajar pelos Reinos Inorgnicos (2), at perder definitivamente a forma humana (1) e saltar irreversivelmente para o Infinito (9). E os ciclos subjetivos? Representados pela seqncia 1-4-2-8-5-7-1? Atravs da analogia entre cinema e percepo de Maharshi, vamos observar o processo cognitivo no sentido descendente e por dentro atravs do Eneagrama. O mstico Ramana Maharshi (1972) acredita na eternidade da alma, ao contrrio de Castaneda e Gurdjieff, mas enfatiza a idia de autoinquirio como uma forma de autoconhecimento capaz de levar a construo de uma nova identidade espiritual. Quem sou eu? Quem este que pergunta? E este terceiro que questiona sobre o primeiro perguntador? Deus, a realidade e tudo mais maia, s h o eu superior (em um sentido de Self, ou de eu construdo pela auto-inquirio). H uma interessante analogia entre o cinema e a percepo humana estabelecida por outro autor, Maharshi, que ilustra bem este processo neurolingstico de nfase no sujeito cogniscente. Em um primeiro momento (correspondente ao ponto 1 do eneagrama), a conscincia a percepo. Representa a luz que ser projetada sob diferentes objetos. Se prestarmos ateno ao que vemos, os olhos se iluminam; se buscarmos perceber os sons, a conscincia se focar em nossa capacidade auditiva; e assim por diante. Nesta analogia, a conscincia um brilho que se desloca segundo nossa percepo seletiva. Mas, quem consciente? Assim, como a luz produzida por uma lmpada, a conscincia produzida por uma esfera luminosa, tambm chamada em outras tradies de Self, Eu superior ou centelha divina. E esta o segundo momento (ponto 4) da comparao de Mararshi: para se perpetuar, ao invs de apenas brilhar alternadamente sobre diferentes objetos, a conscincia precisa construir seu suporte: o eu superior. O terceiro momento (ponto 2) desta analogia consiste na lente que a luz da lmpada transpassa na projeo de um filme e a mente coletiva e externa por onde conscincia do self passa ao perceber as diferentes dimenses (racional, sentimental, sensorial) da realidade. A mente aqui no individual, mas um filtro social, culturalmente construdo. Os fotogramas do filme projetado no cinema correspondem s variadas formas mentais (arqutipos, memrias, imagens) que formam o pensamento - na quarta etapa da analogia

(ponto 8). Tambm aqui no h individualidade: o pensamento coletivo e externo ao processo cognitivo. No quinto passo (ponto 5) da analogia, no entanto, surge a comparao entre a projeo do filme e o "Observador", isto , um eu-foco formado para observar o pensamento, a mente e as percepes da conscincia. Este observador um determinado enquadramento autoconsciente que criamos para nos tratar na terceira pessoa e existe em vrias meditaes. No sistema de Castaneda, observador corresponde distino entre espreitador e presa. A realidade que percebemos semelhante a projeo das imagens na tela do cinema. Ou simplesmente: a tela a realidade que vemos neste sexto momento da percepo. A diferena apenas no modo de representao: no cinema as imagens so bidimensionais e a realidade hologrfica (e slidas). Mas, tambm, tanto no cinema como na percepo, h vrios tipos de imagens segundo uma variedade de fatores. As imagens de referncias externas (sensoriais, mentais, emocionais); h imagens produzidas pela memria, outras pela imaginao. O stimo nvel da percepo (e tambm ponto 7 no ciclo subjetivo do eneagrama), ento, esta interpretao seletiva das imagens, uma determinada descrio subjetiva da realidade em que classificamos involuntariamente os diferentes itens de nossa percepo. E finalmente, h o mecanismo responsvel pela projeo das imagens, a mquina ou o Eu Inferior (retorna ao ponto 1). Este mecanismo recebe as imagens automaticamente e no tem conscincia plena de seu significado. Apenas atravs da progressiva desmecanizao e do desdobramento de sua ateno em diferentes nveis de conscincia poder compreender as imagens emanadas da fonte de luz e qual nosso papel em relao a todo processo.

CINEMA

PERCEPO

A luminosidade acessa ou ausente.

A conscincia

A lmpada no interior do equipamento

O Eu superior, self ou esfera luminosa

A lente diante da lmpada

A mente pura (sattvic)

O filme, os fotogramas

O fluxo das tendncias latentes

A lente, a luz que a atravessa e a lmpada formando a luz em foco

A mente, sua iluminao e o eu superior, formam juntos o observador ou jiva

A luz que atravessa a lente e ilumina a tela

A luz do eu superior emerge da mente atravs dos sentidos e ilumina o mundo

Os vrios tipos de imagem na tela

Varias formas e nomes, que surgem como objetos percebidos luz do mundo.

H atualmente vrias iniciativas tericas interessadas em integrar o Eneagrama com os modelos da SDI e dos Quadrantes (que veremos a seguir) em supermodelo metaterico. Para ns, no entanto, o importante colocar a hiptese da simetria cognitiva, isto , da simetria entre tonal e nagual, entre a realidade sensorial e a realidade sonhada, entre a cognio ordinria e a extraordinria. NOTAS (1) Nesta lgica, aqueles que no conseguem chegar a estgios de conscincia superiores, capaz de produzir essa refinada substncia alqumica (muitas vezes comparadas aos sentimentos nobres como o amor) tero seus espritos fatalmente reabsorvidos pela Lua, sero ceifados como rvores estreis pelo universo. Gurdjieff cultivava a idia de que apenas atravs do desenvolvimento pode o homem escapar da morte eterna.

Anda mungkin juga menyukai