Anda di halaman 1dari 9

SUMRIO Pg. 1. Introduo......................................................................................... 2 2. Fundamentao Terica................................................................... 2 3. Nutrientes.......................................................................................... 3 3.1.1 Carboidratos...................................................................................... 3 3.1.2 Protenas........................................................................................... 3 3.1.3 Gordura............................................................................................. 4 3.1.4 Micronutrientes.................................................................................. 4 3.1.

5 lcool e Diabetes.............................................................................. 4 4. Diabetes............................................................................................ 4 4.11 Classificao do Diabetes................................................................. 5 4.1.2 Pncreas........................................................................................... 5 4.1.3 Glucagon........................................................................................... 5 4.1.4 Insulina.............................................................................................. 5 5. Tratamento........................................................................................ 6 5.11 Diabetes mellitus 2 e o tratamento cirrgico..................................... 6 6. Resultados........................................................................................ 8 7. Concluso......................................................................................... 8

1. INTRODUO O Diabetes mellitus uma doena crnica, grave, de evoluo lenta e progressiva, que acomete milhares de pessoas em todo mundo, necessitando de tratamento intensivo e orientao mdica adequada. Aps a concluso do maior estudo envolvendo diabticos tipo 1, o DCCT (Diabetes Control and Complications Trial) determinou que o tratamento disciplinado no Diabetes mellitus tipo 1 permite prevenir ou retardar as complicaes agudas e crnicas da doena. Para isso, preciso um envolvimento harmonioso e contnuo de pacientes, famlia e profissionais de sade, na busca de se atingir o equilbrio biolgico, psquico e social do indivduo. A educao parte essencial no controle do Diabetes mellitus tipo 1 e consiste em um processo contnuo de alterao de hbitos de vida que requer tempo, espao, planejamento, material didtico e profissionais capacitados. Apenas seguir a prescrio mdica corretamente aplicando a dose e o tipo de insulina no momento certo no o suficiente para a melhoria da qualidade de vida desses indivduos. Diversos estudos vem sendo realizados em todo o mundo na tentativa de se obter a cura do Diabetes mellitus. Na ausncia de um tratamento definitivo essencial a realizao de uma teraputica eficaz que consiste em insulinoterapia, mudana de hbitos de vida e educao continuada. O controle metablico adequado permite a reduo da mortalidade doena. A educao em diabetes pode ser desenvolvida de vrias maneiras, como atravs de dinmicas de grupos, folhetos informativos, palestras para a populao carente, colnias de fim de semana, dentre outras. 2. FUNDAMENTAO TERICA O Diabetes mellitus uma das doenas mais antigas do conhecimento humano. Ele foi descrito na ndia no ano 400 antes de Cristo, e tambm tem relato nesta poca nos papiros egpcios de Ebers. Os antigos mdicos da Grcia foi os primeiros a empregar a palavra diabetes, significando correr atravs de um sifo; a palavra latina mellitus, significando doce,foi acres --centada mais tarde. Antes da descoberta da insulina em 1921 por Banting e Best no havia motivo algum para a criao de programas educacionais tipo colnias de fim de semana, uma vez que a sobrevida do Diabetes mellitus tipo 1 era extremamente baixa. Com a evoluo das formas de terapia insulnica e a possibilidade de controle glicmico adequado levando a uma diminuio de complicaes crnicas e melhora da qualidade de vida, justificou-se o desenvolvimento de programas que realizassem o processo de educao para o portador de Diabetes mellitus tipo 1. Durante sculos aps a descoberta da urina doce, os mdicos diagnosticaram a doena testando o adocicado da urina dos pacientes, uma forma precursora das modernas analises laboratoriais de detectar glicose na urina. (SKINNER, 1991, p.127).

3. NUTRIENTES 3.1.1. CARBOIDRATO Alimentos ricos em carboidratos, como cereais integrais, frutas, vegetais, enfatizando o consumo de leguminosas como feijes, soja, lentilhas, ervilha, gro de bico e leite desnatado, so componentes importantes e devem ser includos numa alimentao saudvel. Para os indivduos que utilizam a insulinoterapia, a insulina aplicada antes da refeio dever ser baseada no contedo de carboidratos das refeies. Dessa forma, a contagem de carboidratos deve ser adotada. A quantidade de carboidrato no deve variar dia a dia, se a quantidade de insulina for fixa1. As pesquisas apontam que no s a quantidade de carboidrato importante, mas a qualidade determinante da resposta glicmica. Sendo assim, pesquisadores da Universidade de Harvard introduziram o conceito de carga glicmica, que associa o ndice glicmico quantidade de carboidratos ingeridos2(D). A carga glicmica apresenta relevncia fisiolgica como um fator de risco importante para doena cardiovascular. Estudos epidemiolgicos indicam que a carga glicmica est associada positivamente com o diabetes tipo 23(A). A utilizao de dietas com baixos ndices glicmicos pode servir como estratgia complementar no plano alimentar para o diabtico, principalmente em perodos de hiperglicemias. Adoantes no nutritivos em quantidades aceitveis podem ser consumidos com segurana, de acordo com o Food and Drug Administration (FDA). As recomendaes sobre fibra diettica so as mesmas indicadas para o restante da populao americana, em torno de 20 a 35g/dia, tanto das fibras solveis quanto das insolveis. O consumo de fibras, pelo significante efeito na glicemia ps-prandial, deve ser estimulado, com os carboidratos sendo pelo menos 55% do valor energtico total da dieta. 3.1.2. PROTENAS As protenas (termo derivado do grego proteos, que significa primeiro fundamental) desempenham um papel essencial na estrutura e na funo das clulas, sendo a matria- prima dos nossos msculos. So formadas por unio de pequenas molculas chamados aminocidos. Os cientistas identificaram 22 aminocidos diferentes que so classificados como essenciais e no essenciais, sendo que os essenciais s podem ser obtidos atravs da alimentao e os outros podem ser sintetizados a partir de outros aminocidos. No processo do metabolismo, as cadeias de protenas so constantes quebradas e , assim, a maioria dos aminocidos so libertados e recuperados pelas clulas,mas uma certa porcentagem se perde e deve ser renovada. por essa razo que, desde o nascimento at a morte, temos de absorver protenas com regularidade. Caso contrrio, no cresceramos e muitos tecidos e funes do organismo entrariam em colapso.

De fato, as protenas so os materiais construtores do organismo e mantm e reparam todos os tecidos(muscular, conjuntivo, nervoso, cartilaginoso,sseo). A hemoglobulina presente no sangue, que transporta o indispensvel oxignio, uma protena, tal como os glbulos brancos, que asseguram a defesa imunolgica do organismo A ingesto de protenas recomendada no porcentual de 12 a 16% do valor energtico total, caso no haja a presena de microalbuminria. O consumo de carnes vermelhas no deve ser superior a 2 vezes por semana, principalmente para os diabticos tipo 2. 3.1.3. GORDURA Para todos, a ingesto de gordura saturada deve ser menor do que 10% do valor da gordura total e naqueles com colesterol LDL, maior que 100mg/dl; a ingesto de gordura saturada deve ser menor do que 7%. Deve ser estimulado o consumo de gordura monoinsaturada em torno de 12% a 15%6. A ingesto de colesterol deve ser menor do que 300mg/dl e, naqueles com colesterol LDL maior ou igual a 100mg/dl, deve ser utilizado 200mg por dia. A ingesto de cidos graxos trans deve ser diminuda. A ingesto de duas ou trs pores de peixe por semana recomendada por apresentar a quantidade de mega 3 necessria. 3.1.4. MICRONUTRIENTES Suplementao de vitaminas e minerais em pessoas com diabetes no apresentam evidncias de benefcios, caso no haja deficincia, com exceo do folato para a preveno de defeitos congnitos e do clcio que importante para a preveno da doena ssea. A suplementao de antioxidantes na dieta no recomendada pela insuficincia de segurana e eficcia em longo prazo. 3.1.5. LCOOL E DIABETES A ingesto de lcool deve ser realizada com o consumo de alimentos para no possibilitar o aparecimento de hipoglicemia. O consumo de lcool no deve ultrapassar um drinque para a mulher e dois drinques para o homem por dia. O consumo alm de 720 ml de cerveja ou 240 ml de vinho ou 60 ml de bebida destilada para o homem e metade para a mulher poder alterar a glicemia de pacientes diabticos. No recomendamos o consumo de bebidas alcolicas, apenas informamos a quantidade limite referida na literatura. 4. DIABETES Segundo NORWOOD (1999, p.15): DIABETES UMA DOENA SRIA. CRONICA, que significa que no tem cura, no passa. Se deixada sem tratamento, pode encurtar a vida. No existe uma formula mgica para o tratamento de pessoas com diabetes, as pessoas com essa doena tm que primeiro tomar conscincia da necessidade do tratamento continuo e ininterrupto, em parceria com os profissionais, e familiares e amigos, atravs de uma unio das partes, tentando tornar o tratamento uma rotina mais tranqila e normal possvel.

Como notamos na citao acima a diabetes uma das doenas mais antigas, que j assola a humanidade h muito tempo, mas uma doena que atualmente vem preocupando cada vez mais, tendo em vista que no Brasil existem aproximadamente 7 milhes de diabticos, segundo censo demogrfico do IBGE, de 2000, dado obtido no site da Associao Brasileira de Diabetes. 4.1.1. Classificao do Diabetes Embora as pessoas pensem que diabetes seja uma doena nica, na verdade ela um conjunto de distrbios. O que eles tm em comum o problema com a produo ou ao da insulina. H vrios tipos de diabetes, mas os mais comuns so a diabetes Tipo 1 e a Tipo 2. Tambm se vem essa classificao escrita com algarismos romanos: diabetes Tipo I e Tipo II. (NORWOOD &INLANDER1999, p. 23). 4.1.2. Pncreas Segundo NORWOOD (1999, p.19): Uma glndula de 15 centmetros, localizada atrs do estomago. Em pessoas saudveis, o pncreas secreta muitos hormnios, entre eles a insulina. O autor fala de algumas caractersticas do pncreas e da nfase apenas a sua produo de insulina, que o principal hormnio mas existem outros muito importantes, que so produzidos pelo pncreas. Segundo SILVEIRA (1994, p.38) A funo endcrina do pncreas exercida pelas ilhotas de Langherans. Entre tipos celulares das ilhotas, os mais numerosos so as clulas betas (75%), que produzem insulina e a alfa (20%), que produzem glucagon. .(SILVEIRA, 1994 p.38). J o autor acima j fala dos dois principais hormnios produzidos pelo pncreas, a insulina e o glucagon, fundamentais para o controle da glicose. 41.3. Glucagon Segundo GUYATON ( 1988, p.473): hormnio secretado pelas clulas do pncreas que tem por principal funo aumentar a concentrao sangunea de glicose. De acordo com o autor o glucagon, aumenta o nvel de glicose no sangue, ou seja, age de maneira contraria a insulina.SIMES (2002, p.1): O Glucagon acelera o desdobramento de glicognio do fgado em glicose, aumentando a glicose sangunea. Na realizao do exerccio, o nvel de insulina diminui e aumenta o nvel de glucagon. A citao acima reafirma que o glucagon aumenta o nvel de glicose no sangue, e isso pode ocorrer principalmente durante a atividade fsica. 4.1.4. Insulina Segundo SKINNER(1991,p.143): Poucas descobertas na medicina mudaram o curso de uma doena to dramaticamente como a descoberta da insulina por Banting e Best em 1921.

Realmente essa descoberta foi um cone no tratamento do diabetes, sem duvida mudando a vida de milhares de pessoas, controlando a doena e sendo fundamental para que essa populao leve uma vida dentro da normalidade. Segundo SIMES (2002, p.1): A insulina o hormnio protico constitudo de cinqenta e um aminocidos no interior de duas cadeias ligadas por duas pontes dissulfeto. Funes da Insulina: - Aumenta a captao de glicose, resultando em reduo de seus nveis sanguneos: - Inibe a liberao de glucagon pelo fgado; - inibe a liberao de acido graxo pelo tecido adiposo; - provoca o rpido transporte de glicose para dentro das fibras musculares, favorecendo a entrada de glicose na clula (FOX, 2000, p. 433, 436). 5. TRATAMENTO H vrios tipos ou espcies de Insulina, cada uma proveniente de uma fonte diferente. A insulina bovina, que obtida atravs do pncreas do boi, a suna vem do pncreas do porco, e a insulina humana; uma droga quimicamente idntica insulina normalmente produzida pelo corpo; fabricada de duas maneiras: usando tecnologia de DNA ou por meio de modificao da insulina suna. Cada forma age de uma maneira atravs de: Ao curta intermediaria ou ao prolongada. (NORWOOD &INLANDER 1999, p. 23). Existem muitos tipos de insulina, com inicio e efeito, perodo de concentrao mxima e durao do efeito que variam conforme o seu tipo, veremos a seguir uma tabela, que vai ilustrar bem isso. Quadro 1. Caractersticas de Varias Preparaes Insulnicas (SKINNER, 1991,
p.144).

5.1.1 Diabetes mellitus tipo 2 e o Tratamento Cirrgico A cirurgia baritrica comeou a ser realizada na dcada de 50 e, somente a partir de 1990, os cirurgies comearam a considerar o que ocorria com o uso dessas operaes e a diabetesmellitus tipo 2 . O primeiro a considerar a reverso do DM2, aps o By-pass gastro-jejunal foi Pories1 e posteriormente

em 1995 mostrando que by-pass gastro-jejunal era a melhor forma de resoluo do Diabetes mellitus tipo 2. Em 5 estudos com 3.568 pacientes com Diabetes mellitus tipo 2 , mostrando uma resoluo de Diabetes mellitus tipo 2 em 82 a 98% dos casos, com mdia de 83%. Em outra meta-analise de 136 estudos, com 22.094 pacientes o By-pass gastro-jejunal teve ndice de 84% de resoluo do Diabetes mellitus tipo 2 e 100% nos intolerantes a glicose. Novos questionamentos surgiram quando alguns dos pacientes submetidos ao by-pass gastro-jejunal, decorridos quatro a cinco anos da operao ganhavam um percentual de peso de 10 a 20% do menor peso atingido, e poderiam ter recidivas do Diabetes mellitus tipo 2 . Em nossa experincia, essa recuperao de peso ocorre, mas a quase totalidade dos pacientes com DM2 continuam com nveis normais de glicose. Na realidade a perda de peso parcialmente responsvel pela reverso do Diabetes mellitus tipo 2, com melhora de sensibilidade insulina, diminuio dos nveis de lipdios intra-muscular, melhora da esteatose, e da disponibilidade de glicose aos tecidos, mas isoladamente no justifica plenamente a reverso do Diabetes mellitus tipo 2 . Nos pacientes submetidos operaes que ocasionaram alteraes metablicas, como o bypass gastro-jejunal e as derivaes bleo-pancreticas, a reverso do Diabetes mellitus tipo 2 pode ocorrer com freqncia alguns dias ou semanas aps as operaes, quando o doente ainda no perdeu peso significativamente. Aps essas operaes ocorre um efeito imediato de melhora e aumento da produo de insulina, pela normalizao do eixo nteroinsular, e produo acentuada de Glucagon-like peptide-1 (GLP-1), um hormnio produzido mais acentuadamente no leo terminal, e considerado hoje a mais importante incretina, hormnio que melhora a produo de insulina. E por outro lado um outro hormnio produzido normalmente no DM2, o gastric inhibitory polypeptide (GIP), mas ineficaz porque apresenta um defeito no seu receptor na clula , tem a sua ao melhorada pelo desvio dos alimentos da rea duodenal-jejunal. Tendo por base essas alteraes hormonais foi demonstrada a cura do Diabetes mellitus tipo 2 em camundongos magros, com uma operao de preservao do estmago e desvio duodeno-jejunal semelhante ao que ocorre nas operaes anti-obesidade. Essa tcnica est sendo usada experimentalmente em nosso servio de Obesidade da Unicamp para pacientes com ndice de massa corprea abaixo de 30 e DM2, em protocolo aprovado pelo Comit de tica e no Conep em Braslia, e os dados sero publicados nos prximos meses. Estimulado por este comportamento pouco conhecido uma outra proposta foi realizada no laboratrio de Diabetes da Unicamp (Prof. Dr. Licio Veloso), pelo Dr. Cid. Pitombo (Ps-Graduao UFRJ/UNICAMP), que consistiu em mostrar os efeitos da omentectomia em camundongos obesos mrbidos, diabticos... e resistentes insulina, com reverso do DM2, aumento de produo das adipocitocinas, diminuio dos nveis de citocinas inflamatrias TNF-, (IL)-1 , IL-6, e melhora da sinalizao da insulina nos receptores (IRS)-1, (IRS)-2, e AKT do msculo4. A continuidade dessa idia est sendo realizado em nosso grupo em seres humanos como mtodo adjuvante em bypass gastro-jejunal, em pacientes obesos mrbidos sem diabetes normais metabolicamente e com intolerncia a glicose, em estudo com e sem omentectomia. A interposio leal, que consiste em transposio de parte do leo, para junto do jejuno proximal outra idia j desenvolvida em animais na dcada de 80

nos EUA, e agora vem sendo realizada em seres humanos em nosso meio (ureo Ludovico - comunicao pessoal) na tentativa de cura ou reverso do DM2. preciso ficar bem claro, que todos esses novos experimentos esto em fase inicial, so mtodos experimentais e tero que ser provados em projetos cientficos e seus dados publicados, aceitos, ou contestados, repetidos por outros grupos, para que uma avaliao adequada possa ser feita antes de serem utilizados na pratica mdica. Todos esses achados encontram um terreno frtil para solues e confuses. O Diabetes mellitus tipo 2 uma epidemia mundial, que consome mais de 25% dos gastos em sade no mundo, e um auxilio a mais de algum mtodo cirrgico seria importante para os pacientes com (IMC<35), porm h muitos interesses econmicos de profissionais, de indstrias alm da questo auto-promocional de cirurgies, clnicos e pesquisadores. Assim uma discusso tica e responsvel poder orientar os limites das abordagens cirrgicas para atender os legtimos interesses dos pacientes portadores de Diabetes Tipo 2. 6. RESULTADOS H uma ampliao extensa dos conhecimentos sobre a doena, maior controle do indivduo sobre as complicaes agudas e crnicas e melhor orientao nutricional. A aquisio de conhecimentos prontamente avaliada a partir dos resultados dos grupos de diabticos e da anlise das respostas na ltima atividade cultural, como o jogo de perguntas e respostas. Percebemos que a cada nova colnia os participantes tm se mostrado mais responsveis e com um embasamento terico cada vez maior. Dentre as conquistas gerada pelas campanhas de conscientizao, dos participantes da possibilidade de convvio normal, adequado, saudvel e integrado sociedade, com maior aceitao da doena pelos adolescentes aps a colnia de fim de semana. Observamos uma melhora do controle metablico ao final do perodo, confirmada pela reduo da glicemia de jejum e diminuio da necessidade diria de insulina, associados a melhora da dieta, prtica de atividade fsica e reduo das crises hipoglicmicas. 7. CONCLUSO A diabetes mellitus uma doena que desenvolve em pessoas predisposio gentica ou que sofreram impactos fsicos ou qumicos onde pode haver uma mutao das clulas

Referncias Bibliogrficas 1. Collet-Solberg PF. Cetoacidose diabtica em crianas:Reviso da fisiopatologia e tratamento com o uso domtodo de duas solues salinas. J Ped 2001;77:9-16. 2. Pousada JMDC, Britto MMS. Tratamento do diabetesmellito tipo 1. In: Coronho V, Petroianu A, eds. Tratadode endocrinologia e metabologia e cirurgia endcrina. 2001; p.935-8. 3. Sustovich C, Vivolo MA, Ferreira SRG. Experincia com colnia de frias para jovens diabticos: Proposta de educao e aperfeioamento profissional. Arq Brs Endocrinol Metab 1993;37:64-8. 4. Colagiuri R, Colagiuri S, Naidu V. Can patients set their own educational priorities? Diabetes Res Clin Pract 1995;30:131-6. 5. Shimizu I, Fujii Y. Evaluation of the mental state of elderly diabetic patients in education. Nippon Ronen Igakkai Zasshi 2001;38:393-8. 6. Silverstein JH, Bandyopadhyay R. Camping with a friend. Helping adolescents cope with diabetes. J Fla Med Assoc 1995;82:817-20. 7. Richardson A, Adner N, Nordstrum G. Persons with insulin-dependent diabetes mellitus: acceptance and coping ability. J Adv Nurs 2001;33:758-63. 8. Martinez S, Chaves FN, Martinez R. Programa de educacin dialetolgica para nios y adolescentes. XI Congresso da ALAD 2001;p.115 (Abstract). 9. De Loredo L, Lombardelli S, Marconetto M, Meza ME, Viano A. Influencia de la educacin diabetolgica em la evolucion metablica, clinica y nutriconal del paciente diabtico. XI Congresso da ALAD 2001;p.115 (Abstract).

Anda mungkin juga menyukai