Anda di halaman 1dari 4

O Autor em seu texto O isolamento Social e Cristalizao da Identidade de Self usa o exemplo do menino selvagem de Aveyron para explicar

o significado da Socializao, processo pelo qual as pessoas aprendem a sua cultura. Cultura esta que rege ou dar caminho para o papel do sujeito na sociedade (p. 106). A Socializao tem uma importncia primordial para a humanizao de uma pessoa, que dada desde sua infncia e segue tambm na sua adolescncia. Foi observado segundo o estudo conduzido por Ren Spitz, que a formao de uma criana naquilo que define a pessoa na sua individualidade e subjetividade, sua essncia, determinado pelo que ela foi submetida durante a sua criao (p.107). Em (Des) Construindo Remo- Historia Pessoal, Remo fala das suas experincias durante a passagem da sua infncia para adolescncia, mostrando-nos que a influncia nas instituies, famlia, escola, grupos sociais ajudam ao processo de socializao e a formao do self (p.108). Nas Teorias da Socializao infantil, nos mostra as vastas ideias de pensadores sobre os processos de formao do self. Para Freud um individuo tem a formao do Self, quando criana, suas experincias vo influenciar no desenvolvimento da sua personalidade. Suas ideias de que a conexo entre o desenvolvimento infantil e a personalidade adulta mais complexa do que ele sups (...), pelo seu pensamento sexista em sua analise da sexualidade masculina e feminina (...) e por fim os socilogos frequentemente criticam Freud por negligenciar a socializao aps a infncia (...) so criticadas de pesquisadores por apresentarem ideias adversas e mau finalizadas (p. 109 e 110). Contudo socilogos e psiclogos levaram em uma direo ainda mais sociolgica. Para Cooley Ns, ento, julgamos como os outros nos avaliam (...), nossos sentimentos acerca de quem somos dependem, em grande medida, de como ns nos vemos avaliados pelos outros (...)(p.110 e 111).Pra ele ns desenvolvemos uma autoimagem positiva ou negativa. Mead para entender o ato comunicativo de sua me, voc deve ver-se objetivamente, como um mim. Toda comunicao humana depende da capacidade de assumir o papel do outro (p.111). O Self pra Mead era desenvolvido na criao de papeis quando criana, aprendemos a usar linguagem e imitar pessoas que esto participando do nosso convvio, pessoas significantes, e desta forma segui o desenvolvimento da criana ate chegar na quarta etapa que onde se desenvolve o Self, baseando-se na ideia do outro generalizado de Mead.(p.112).

J o psiclogo Peaget baseado tambm nos estudos de Mead sobre a infncia, ele defendeu que durante a infncia o desenvolvimento de pensar dado em quatro fases, que vai desde seu nascimento ate o inicio da adolescncia (p. 112 e 113). O Psiclogo Kohlberg desenvolveu seus estudos sobre a capacidade do ser em distinguir o certo do errado a partir dos estudos de Peaget, seguindo linhas de pensamentos diferentes (p. 113). A Psicloga Vygotsky cr que as pessoas desenvolvem seus modos de pensar de acordo com os contextos socioculturais distintos(p.113). Por fim a psicloga e filosofa feminista Carol Gilligan atribui as diferenas no desenvolvimento moral de meninos e meninas aos diferentes padres scias e culturais transmitidos por pais e professores(p.113).

UEPB- Universidade Estadual da Paraba CCBS- Centro de Cincias Biolgicas e Sade DEF- Departamento de Educao Fsica

JSSICA SONALY DA COSTA ROCHA

SOCIOLOGIA

Campina Grande, 2012

JSSICA SONALY DA COSTA ROCHA

SOCIALIZAO Fichamento apresentado disciplina de Sociologia Da Universidade Estadual da Paraba, para obteno de nota parcial.

Campina Grande, 2012

Anda mungkin juga menyukai