Anda di halaman 1dari 15

ATERRO SANITRIO DE APARECIDA DE GOINIA, MEDIO DA VAZO DE CHORUME Renato Pires da Silva1 Osmar Mendes Ferreira2 Universidade Catlica

de Gois Departamento de Engenharia Engenharia Ambiental AV. Universitria, N 1440 Setor Universitrio Fone (62)3227-1351. CEP: 74605-010 Goinia - GO. RESUMO Os aterros sanitrios oferecem riscos potenciais ao meio ambiente. O chorume o lquido produzido em funo da decomposio da matria orgnica que caracterizado pelo pH cido, alta Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO5), alto valor de Demanda Qumica de Oxignio (DQO) e diversos compostos potencialmente txicos. Os valores obtidos, por meio da medio da produo de chorume, no aterro do Municpio de Aparecida de Goinia, foram comparados com a precipitao mdia anual para a regio e pelo mtodo emprico para determinao de vazo de chorume em reas de disposio de lixo, denominado Mtodo Suo. Evidenciou-se com esse estudo que a produo de chorume est diretamente proporcional precipitao pluviomtrica e que o mtodo emprico apresentou um resultado aproximado dos valores reais medidos no aterro. PALAVRAS-CHAVE: chorume, aterro sanitrio, Aparecida de Goinia.

SANITARY LANDFILL OF APARECIDA DE GOINIA, MEASUREMENT OF THE FLOW OF LEACHATE ABSTRACT The sanitary landfill offer potential risks to the environment. The leachate is a liquid produced in function of the decomposition of the organic matter that it is characterized by the acid pH, high Demand Biochemistry of Oxygen (BOD), high value of Chemical Demand of Oxygen (COD) and several composed potentially poisonous. The values obtained through the measurement of the leachate production in the embankment of the Municipal district of Aparecida de Goinia were compared with the annual medium precipitation for the area. It is also, with the empiric method for the determination of leachate flow in areas of garbage disposition, denominated Swiss method. It was evidenced with that study of the leachate production is directly proportional, to the rain precipitation and that the empiric method presented an approximate result of the measured real values in the embankment. KEY-WORKS: leachate, sanitary landfill, Aparecida de Goinia. Goinia, 2005/2
1 2

Acadmico do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Catlica de Gois. (pires-renato@hotmail.com) Professor do Departamento de Engenharia na Universidade Catlica de Gois - UCG. Engenheiro Sanitarista. (mendes_osmar@yahoo.com.br)

1 INTRODUO A disposio final dos resduos slidos varia de acordo com a regio onde coletado, em torno de 71% do lixo coletado destinado a aterros sanitrios ou controlados. O chorume o liquido escuro gerado pela degradao dos resduos em aterros sanitrios. A quantidade e o tipo de chorume produzido esto relacionados com variaes climticas, volume das chuvas ocorridas na regio, temperatura, tempo de residncia dos resduos no aterro e composio do lixo. O potencial de impacto deste efluente est atribudo alta concentrao de matria orgnica, reduzida biodegradabilidade, presena de metais pesados e de substncias recalcitrantes. Por apresentar substncias altamente solveis, o chorume pode contaminar as guas do subsolo nas proximidades do aterro, provocando srias conseqncias para o meio ambiente e sade pblica. Neste estudo, foi realizada a medio da vazo de chorume no aterro sanitrio do municpio de Aparecida de Goinia GO, no perodo compreendido entre Julho de 2004 a Junho de 2005, e analisado este resultado com o mtodo utilizado para determinao terica da vazo na elaborao do projeto deste aterro sanitrio. Visando demonstrar a quantidade de chorume produzido no aterro sanitrio, no perodo especificado, foi considerado o dado de precipitao pluviomtrico para a regio neste perodo, disponibilizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia - INMET, e determinado o volume produzido pelo Mtodo Suo de determinao de vazo de chorume, em rea de disposio de lixo urbano. Com este objetivo, procurou-se demonstrar a relao entre o volume real de chorume produzido com o projeto em operao, sua proximidade com aquele previsto em projeto e sua relao com a precipitao pluviomtrica, no perodo estudado.

2 REVISO BIBLIOGRFICA Cada brasileiro produz, aproximadamente, 1,30 kg de lixo por dia, o que representa uma gerao diria, no Brasil, de aproximadamente 230 mil toneladas. A disposio final deste lixo varia conforme a regio onde coletado, mas em mdia, cerca de 71% destinado a aterros (sanitrios ou controlados) e 26% a lixes a cu aberto. Outras formas de disposio so bastante menos significativas (PACHECO e ZAMORA, 2004, citando IBGE, 2003).

Segundo Lo (1996), citado por Pacheco e Zamora (2004), aps ser alocado em seu destino final, o lixo passar por processos fsicos, qumicos e biolgicos de decomposio, produzindo fraes residuais gasosas e lquidas. A frao lquida resultado da decomposio do lixo, aliado a fatores ambientais relacionados com o regime pluviomtrico, a temperatura do aterro e a composio dos resduos depositados (PACHECO E ZAMORA, 2004). De acordo com Chorume (2005), a decomposio dos resduos slidos, depositados em aterros sanitrios, um processo dinmico comandado por organismos decompositores de matria orgnica, sendo em sua maioria bactrias heterotrficas, aerbias e facultativas. Esta decomposio pode ser descrita pelas fases aerbia e anaerbia. A fase aerbia ocorre durante o primeiro ms de deposio e recobrimento do lixo na vala. A ao de decomposio realizada pelas bactrias aerbias que utilizam o oxignio presente no interior do aterro. mais intensa no incio e medida que o oxignio vai ficando escasso, a decomposio torna-se mais lenta. A presena de guas pluviais exerce grande influncia sobre esta fase, pois facilita a redistribuio de nutrientes e microorganismos, ao longo do aterro sanitrio (CHORUME, 2005). Quando todo o oxignio consumido, inicia-se a fase anaerbia, onde a decomposio ocorre atravs dos organismos anaerbios e/ou facultativos, que hidrolisam e fermentam celulose e outros materiais presentes no resduo. Esta fase caracterizada pela reduo da concentrao de carbono orgnico, altos nveis de amnia e largo espectro de metais, representando considervel potencial de risco para o meio ambiente. A fase anaerbia pode demorar vrios anos para estar completa (CHORUME, 2005). Serafim et al (2003), define chorume como um lquido escuro gerado pela degradao dos resduos em aterros sanitrios que originrio de trs diferentes fontes: 1) da umidade natural do lixo, que aumenta no perodo chuvoso; 2) da gua de constituio da matria orgnica, que escorre durante o processo de decomposio; 3) das bactrias existentes no lixo, que expelem enzimas, e estas dissolvem a matria orgnica com formao de lquido. O impacto produzido pelo chorume sobre o meio ambiente est diretamente relacionado com sua fase de decomposio. O chorume de aterro novo, quando recebe boa quantidade de guas pluviais caracterizado por PH cido, alta Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO5), alto valor de Demanda Qumica de Oxignio (DQO) e diversos compostos potencialmente txicos. Com o passar dos anos h uma reduo significativa da biodegradabilidade devido converso, em gs metano e CO2, de parte dos componentes biodegradveis (SERAFIM et al, 2003).

A composio fsico-qumica do chorume extremamente varivel, dependendo de vrios fatores que vo desde as condies ambientais locais, tempo de disposio e forma de operao do aterro, at caractersticas do prprio despejo. O chorume pode conter altas concentraes de slidos suspensos, metais pesados, compostos orgnicos originados da degradao de substncias que facilmente so metabolizadas, tais como carboidratos, protenas e gorduras (SERAFIM et al, 2003). O volume de chorume produzido num aterro varia sazonalmente em funo das condies climticas da regio e do sistema de drenagem local, sofrendo a influncia da temperatura, do ndice de precipitao pluviomtrica, da evapotranspirao, da existncia de material de cobertura para as clulas, da permeabilidade do material de cobertura utilizado, da cobertura vegetal da rea do aterro e ainda de muitos outros fatores. A melhor forma de se determinar a vazo de chorume gerada em um aterro atravs da medio direta. Uma outra forma para se estimar as vazes de aterros sanitrios atravs de uma correlao direta com a gerao de chorume em aterros conhecidos, embora, para isso, tenha que se admitir uma srie de simplificaes (MANUAL DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESDUOS SLIDOS, 2001). A forma de tratamento mais empregada atravs de lagoas aerbias precedidas de um gradeamento manual ou peneiramento mecnico e de um tanque de equalizao onde o chorume deve ficar retido, pelo menos 24 horas, para homogeneizar ao mximo a sua composio (MANUAL DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESDUOS SLIDOS, 2001). 3 HISTRICO DO MUNICPIO DE APARECIDA DE GOINIA Aparecida de Goinia uma cidade que cresceu s sombras de Goinia devido especulao imobiliria que, praticamente, parcelou toda a zona rural. A ocupao dessas reas foi gradativa, fazendo surgir pequenos ncleos desmembrados, formando vazios entre eles, sem qualquer infra-estrutura, tornando-se ncleos dormitrios da populao menos favorecida de Goinia. Segundo o ltimo censo do IBGE - 2000 -, a cidade possui uma populao total de 335.849 habitantes. O abastecimento de gua da cidade feito, em parte, por meio de uma captao no crrego das lajes e aps um tratamento convencional, distribuda para a populao, sendo que parte da cidade atendida pelo sistema metropolitano de Goinia. Ao todo, 50% da populao servida com gua potvel.

O municpio conta com sistema pblico de coleta de esgotos apenas na poro adjacente a Goinia, representando 20% da populao total de Aparecida de Goinia. A cidade possui sistema de coleta de lixo, atendendo cerca de 90% da populao, todo lixo coletado transportado para o aterro sanitrio. 4 CARACTERIZAO DO ATERRO SANITRIO O aterro sanitrio utilizado para a disposio de resduos slidos urbanos, originados de atividades domsticas ou industriais comuns e resduos de servio de sade. O terreno possui uma rea de 1.271.211,19 m2, localizando-se entre o setor vale do sol e o Jardim Ceclia, s margens do Ribeiro Santo Antnio, situando-se a leste do municpio de Aparecida de Goinia, nas proximidades do Distrito Agroindustrial de Aparecida de Goinia - DAIAG -. Ilustrados nas Figuras 1 e 2, o aterro sanitrio composto por clulas de aterramento de lixo e um sistema de tratamento do chorume produzido, que se compe de: gradeamento, caixa desarenadora, medidor de vazo de entrada, lagoa anaerbia e facultativa. Ainda, existe um sistema de queima de gases produzidos que so captados pelos drenos de coleta de gs.

Figura 01: Aterro sanitrio de Aparecida de Goinia (Agosto, 2005)

Figura 02: Lagoa facultativa do aterro sanitrio de Aparecida de Goinia (Agosto, 2005)

5 METODOLOGIA 5.1 Medio da vazo Equipamento utilizado na medio da vazo o medidor Thompson, que se encontra instalado na estao de tratamento do chorume aps a caixa desarenadora, mostrado na Figura 03.

Figura 03: Vista do medidor de vazo Thompson (Agosto, 2005)

A medio da vazo instantnea efetuada atravs da leitura da altura da lmina liquida de chorume na rgua milimetrada, a montante da garganta do medidor, a distancia de 5 a 10 vezes da altura mxima da lmina dgua convergente do medidor. Com a altura da lmina obtida em centmetro, obtm-se a vazo correspondente com os valores do Quadro 01. As vazes tambm pode ser obtidas, usando a equao de Thompson: . Q = 1,43 H5/2

Q. a vazo em m3/s. H. a lmina de gua em metro Quadro 01: para Leitura da Vazo Altura da gua na rgua (cm)
2,0 2,5 3,0 3,5 4,0 4,5 5,0 5,5 6,0 6,5 7,0 8 9 10

Vazo (L/ seg)


0,08 0,15 0,25 0,33 0,47 0,62 0,81 1,02 1,27 1,54 1,86 2,6 3,5 4,5

Vazo (m3 / hora)


0,288 0,54 0,90 1,19 1,69 2,23 2,92 3,67 4,57 5,54 6,69 9,36 12,60 16,20

A leitura da altura da lmina do chorume no medidor foi realizada sempre no perodo matutino, em uma nica leitura diria, durante todos os dias, no perodo de 01/07/2004 a 30/06/2005. Para a realizao desta leitura, contamos com a colaborao do encarregado pela operao do projeto, que anotou diariamente o resultado da leitura em uma tabela de resultados. O mtodo de obteno da vazo de chorume produzindo na rea de disposio do lixo urbano, no aterro sanitrio de Aparecida de Goinia, para efeito da elaborao do projeto, foi previsto pelo denominado MTODO SUO. Q = 1/t . P. A . K Q = vazo mdia de chorume (L/s); P = precipitao mdia anual (mm); A = rea do aterro (m); t = nmero de segundos em 1 ano (31.536.000 s); K = coeficiente que depende do grau de compactao do lixo, apresentado no Quadro 2. Quadro 2: Coeficiente que depende do grau de compactao do lixo Peso especfico do resduo no aterro K 0,4 a 0,7 t/m 0,25 a 0,50 Superior a 0,7 t/m 0,15 a 0,25 Fonte: CETESB (1997) Os valores obtidos por meio do monitoramento da produo de chorume, no perodo de 01/07/2004 a 30/06/2005, foram transformados em grficos mensais, com o intuito de observar melhor as variaes de pico de produo e compar-las com os grficos dos meses subseqentes, considerando o ndice de precipitao pluviomtrica disponibilizado pelo Instituto Nacional de Meteorologia - INMET - para a regio metropolitana de Goinia no perodo estudado. 6 RESULTADOS E DISCUSSES 6.1 Impactos ambientais dos resduos slidos urbanos Pode-se afirmar que a viso preponderante desse projeto a de que quaisquer que sejam as tecnologias a empregar, e por mais corretamente que sejam utilizadas estas tecnologias, no aterramento de resduos, sempre estaro presentes a expectativa e os riscos ambientais. bem verdade que os tipos de impactos e suas intensidades so muito especficos

e caractersticos, uma vez que as emanaes de materiais lquidos e gasosos e, ainda, as alteraes nas populaes de animais tm processos de gerao tpicos e, conseqentemente, seus efeitos negativos so bem conhecidos. Apesar de demandarem seriedade e conseqncia em seu trato, os impactos ambientais proporcionados por um aterro sanitrio de resduos slidos urbanos sero sempre moderados, se comparados queles gerados por outras atividades humanas de alto potencial de degradao ambiental, como um plo petroqumico, por exemplo. de se esperar que possam ocorrer os seguintes impactos ambientais, na fase de operao, que seriam impactos tpicos das operaes da disposio final dos resduos: - Poluio atmosfrica por emanaes gasosas - Degradao do ambiente pela proliferao de vetores - Poluio hdrica por efluentes lquidos - chorume 6.1.1 Poluio atmosfrica por emanaes gasosas Os resduos slidos urbanos, uma vez dispostos em qualquer lugar, entram em decomposio devido biodegradabilidade de seus componentes orgnicos e inorgnicos. Os fenmenos biolgicos que ocorrem nesta decomposio podem ser classificados de acordo com a sua fonte de oxignio em: - Processos aerbios - Processos anaerbios - Processos facultativos Em situaes reais, estes processos ocorrem, via de regra, combinados ou em situaes de transio, ou, ainda, em situao de sucesso, onde os ambientes oscilam entre aerbios e anaerbios. Os processos de degradao aerbios so processos de oxidao, que se do com a liberao de gs carbnico, gua e calor. Os processos anaerbios produzem menos energia calorfica que os aerbios, pois dissipa esta energia sob forma de gs metano combustvel. Como um aterro sanitrio desenvolve-se em grandes reas, observada a rpida dissipao destes gases. As suas emanaes no contm materiais particulados. Por outro lado, a ocorrncia em um aterro de todas as fases de degradao ao mesmo tempo, com preponderncia absoluta da fase anaerbia metnica, acontece em

depsitos de lixo a cu aberto, em disposio aleatria, ou em aterros manejados inconvenientemente. A, devido s diferentes estruturas e composies da matria orgnica, esta frao entra em degradao em diferentes velocidades e submetidas a diferentes processos, dependendo da sua origem animal ou vegetal, de sua composio qumica, mais ou menos lignina ou celulose, bem caractersticas de um meio to heterogneo como o dos resduos domsticos, que so bem diversificados. Nesta situao, os gases emanados da decomposio possuem forte odor que, dependendo das condies atmosfricas, pode se espalhar por grandes distncias, degradando a qualidade do ar e causando mal estar em pessoas, apesar de permanecerem incuos. 6.1.2 Degradao do ambiente pela Proliferao de vetores Em uma rea utilizada para aterramento de resduos slidos urbanos que so bem diversificados, alteram-se profundamente suas caractersticas biticas. As camadas originais de solo agrcola, removidas irreversivelmente junto com a vegetao original, permitem antever as modificaes das interaes biolgicas ocorrentes aps o incio dos trabalhos de disposio. Todas as relaes originais so perdidas, dando lugar a que outras aconteam, estas j resultantes das aes humanas sobre a rea e dos materiais sobre ela dispostos. Este quadro, em que tudo o que estava em equilbrio natural, dizimado. Dentre os impactos ambientais potenciais de uma disposio de resduos bem diversificados, a proliferao de vetores, notadamente, , sem dvida, o mais indesejvel pelo conjunto da populao circunvizinha. conhecido o fato de que a acumulao de resduos representa substrato ideal para a postura de moscas, que apresentam alto grau de sinantropismo, ou seja, de habilidade para se utilizar s condies ambientais criadas pelo homem. O ambiente de um Aterro Sanitrio apresenta-se favorvel proliferao de vetores, na medida em que os materiais orgnicos ficam expostos s aes da natureza. de se esperar que uns conjuntos interessantes de grupos zoolgicos gravitem em torno da rea de um aterro sanitrio, j que muitos deles revelam uma caracterstica importante, a de coabitarem reas em que a presena do homem determina modificaes nas relaes ecolgicas, o que pode se configurar tipicamente em um ambiente de aterro. Devido a estas condies limitantes, a fauna presente pode estar bem modificada, pois variaes marcantes nas fitofisionomia da regio, relacionadas com a debilidade do

10

terreno, origem e espessura do solo, so fatores importantssimos adaptabilidade dos animais aos inmeros habitantes decorrentes. As espcies faunsticas de maior ocorrncia regional, bem como os aspectos da especificidade de cada grupo zoolgico, diversidade dos habitats na rea, acessibilidade aos vrios habitats encontrveis e outros, funcionaro como base para as necessrias observaes futuras. 6.1.3 Poluio hdrica por efluentes lquidos chorume As guas, tanto superficiais quanto subterrneas, podem ter suas qualidades alteradas pelos lquidos que percolam dos aterros. Estes lquidos so decorrentes dos fenmenos qumicos e biolgicos que acontecem nas diversas fases de degradao do lixo depositado e so vulgarmente chamados de "Chorume". O chorume, poderoso biocida, tem altos parmetros de DBO - demanda bioqumica de oxignio, DQO - demanda qumica de oxignio e OD - oxignio dissolvido. Estas caractersticas indicam que, ao entrar em contato com qualquer outro meio lquido, o chorume dever reduzir drasticamente o teor de oxignio livre e disponvel nestas guas, impossibilitando toda e qualquer forma de vida ocorrente que dependa do oxignio livre. Rico em concentraes de compostos de amnia, o chorume exerce seu potencial poluidor em ambientes com pH superior a 7, pois estes compostos se transformam em amonaco, extremamente txico vida aqutica. Os lquidos percolados sobre uma massa de lixo disposta na natureza, segundo definio da NBR 10.703189, so lquidos que fluem atravs de um meio poroso, filtrando e extraindo substncias deste meio e que, no caso de aterros de resduos slidos, compreende, geralmente, o chorume, a gua de infiltrao e o material lixiviado. Os impactos provenientes da contaminao dos lquidos que possam vir a entrar em contato com a massa de lixo depositada em um aterro podem ser mitigados, na medida em que se estabelea um sistema de captao, drenagem e tratamento, que leve em considerao as diversas naturezas e fontes geradoras destes lquidos, bem como as suas cargas orgnicas. As Figuras (4 a 15), apresentadas a seguir, mostram o comportamento da produo de chorume ocorrida no perodo de julho de 2004 a junho de 2005. Neste perodo, pode-se observar o comportamento irregular do volume de chorume produzido, com picos momentneos indicando a relao deste aumento e/ou diminuio rpida, podendo ser relacionada com a contribuio pela precipitao pluviomtrica o que pode ser observado pelos dados de precipitao para a regio, apresentados nas Figuras 16 e 17, correspondentes

11

ao mesmo perodo em que foram realizadas as medies da produo de chorume, no aterro sanitrio de Aparecida de Goinia, considerando, ainda, as condies de operao do projeto, neste perodo.

Figura 4: Mostra a produo de chorume ocorrida no ms de julho (2004)

Figura 5: Mostra a produo de chorume ocorrida no ms de agosto (2004)

Figura 6: Mostra a produo de chorume ocorrida no ms de setembro (2004)

Figura 7: Mostra a produo de chorume ocorrida no ms de outubro (2004)

Figura 8: Mostra a produo de chorume ocorrida no ms de novembro (2004)

Figura 9: Mostra a produo de chorume ocorrida no ms de dezembro (2004)

12

Figura 10: Mostra a produo de chorume ocorrida no ms de janeiro (2005)

Figura 11: Mostra a produo de chorume ocorrida no ms de fevereiro (2005)

Figura 12: Mostra a produo de chorume ocorrida no ms de maro (2005)

Figura 13: Mostra a produo de chorume ocorrida no ms de abril (2005)

Figura 14: Mostra a produo de chorume ocorrida no ms de maio (2005)

Figura 15: Mostra a produo de chorume ocorrida no ms de junho (2005)

13

A Figura 16 representa a produo mdia mensal de chorume, no perodo de julho de 2004 a junho de 2005. Pode-se observar que o pico mximo de produo ocorreu no ms de maro de 2005, justificado pelo alto ndice de precipitao ocorrida neste ms, acima de 500 mm, de acordo com a Figura 18.

Figura 16: Produo mdia mensal de chorume ocorrida no perodo estudado.

6.1.4 Clculo emprico da vazo mdia de chorume produzido pelo METODO SUIO, no perodo do projeto. Considerando o peso especifico do resduo no aterro de (0,6 t/m) e o coeficiente do grau de compactao do lixo no aterro(K = 0,25), justificado pelo baixo nvel de compactao e a precipitao mdia anual, no perodo estudado, para a regio de Goinia de (1.535 mm). Temos: Onde: Q = vazo mdia de chorume (L/s); P = precipitao mdia anual (1.535 mm); A = rea do aterro (40.500 m); t = nmero de segundos em 1 ano (31.536.000 s); K = coeficiente que depende do grau de compactao do lixo (0,25).

Q = 1/t . P. A . K

Portanto: Q = 1/(31.536.000) . (1.536). (40.500) . (0,25) Q = 0,4928 (l/s) ou Q = 29,57 (L/min)

14

De acordo com o resultado obtido da vazo mdia de chorume produzido pelo Mtodo Suo, que foi igual a 29,57 (L/min), conclui-se que esse valor se encontra dentro do intervalo da produo mdia de chorume medida no aterro sanitrio, representado na Figura 16. Porm, o resultado emprico est razoavelmente acima da mdia, o que pode ser justificado pelo fato de o Mtodo Suo no considerar a perda de chorume pela evapotranspirao que, certamente, ocorre em funo de altas temperaturas, comuns na regio. As Figuras 17 e 18 apresentam as chuvas acumuladas mensais (mm) e o nmero de dias com chuva no ano de 2004 e 2005.

Figura 17: Mostra a chuva acumulada mensal para o perodo do estudo, INMET (2004)

Figura 18: Mostra a chuva acumulada mensal para o perodo do estudo, INMET (2005)

15

7 CONCLUSO A presente pesquisa possibilitou alcanar o objetivo de comprovar o vinculo entre a produo de chorume e a precipitao pluviomtrica, deixando claro que, no ms onde ocorreu a maior produo de chorume, tambm houve o maior ndice de precipitao pluviomtrica. Este fato foi comprovado em maro de 2005, em que a chuva acumulada mensal ultrapassou os 500 mm, justamente no ms em que o aterro obteve o maior pico de produo de chorume. Fica evidenciado que a produo de chorume est diretamente proporcional precipitao pluviomtrica. A vazo mdia de chorume produzido no aterro, no perodo estudado, foi de 16,31 m3/dia, enquanto o aterro foi dimensionado para uma vazo de chorume de 37,15 m3/dia. Conclui-se que a produo real de chorume no aterro sanitrio se encontra dentro dos valores considerados para o dimensionamento do projeto. Comprovou-se, tambm, que o mtodo emprico (Mtodo Suo) apresentou um resultado aproximado dos valores reais medidos no aterro. Sem dvida nenhuma, o chorume se caracteriza como um potencial poluidor, se no for manejado de forma correta, no aterro sanitrio. Da, a necessidade de se planejar e conduzir um aterro sanitrio, com seriedade e competncia, preservando a qualidade e a integridade do meio ambiente para as presentes e futuras geraes. REFERNCIAS
CHORUME. Disponvel em: < http://www.quimica.ufpr.br/~tecnotrat/chorume.htm >, acesso em: 04/10/2005. Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB: Aterro Sanitrio - Apostilas Ambientais, CETESB, So Paulo, 1997, 40 p INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA. Chuva acumulada mensal x nmero de dias com chuva. Disponvel em: <htp://www.inmet.gov.br>, acesso em 28/09/2005. MONTEIRO, Jos Henrique Penido et al. Manual de gerenciamento integrado de resduos slidos. Rio de Janeiro: IBAM, 2001. PACHECO, J.R., ZAMORA, P.G.P., Integrao de processos fsico-qumicos e oxidativos avanados para remediao de percolado de aterro sanitrio (chorume). Engenharia Sanitria Ambiental. v.9, n.4, p.306-311, out./dez. de 2004. PREFEITURA MUNICIPAL DE APARECIDA DE GOIANIA. Projeto de disposio final de resduos slidos. DBO Engenharia, Novembro de 1998. SERAFIM, A.C., GUSSAKOV, K.C et al. Chorume, impactos ambientais e possibilidades de tratamentos. FRUM DE ESTUDOS CONTBEIS, 3. So Paulo: UNICAMP, 2003.

Anda mungkin juga menyukai