Anda di halaman 1dari 9

Universidade Federal de Uberlndia

FEELT Faculdade de Engenharia Eltrica

Acionamentos Eltricos

Simulao de um Motor CC srie em condies de partida com carga nominal Professor: Marcelo Lynce Ribeiro Chaves

Felipe Adriano da Silva Gonalves - 98094

Uberlndia, 24 de maio de 2012.

Acionamentos eltricos 2 Simulao de um motor de corrente contnua srie

1. Proposta do trabalho Realizar a simulao de um motor de corrente contnua, tipo srie, em condies de partida com carga nominal. Os dados nominais do motor sero determinados de acordo com o nmero de matrcula do aluno. Para o nmero de matrcula 98094 temos os seguintes parmetros: Pn = 100kW Un=450Vdc =92% n = 2000rpm sat =1,85pu Ip=2pu J = 0,036Kg.m2/kW Considerar que o fluxo varica da seguinte forma:

Para estes parmetros determinar Iv, resistncia do reostato com dois estgios, intervalo de tempos para tirar as resistncias do reostato, velocidade na qual ocorre o chaveamento e posteriormente montar o circuito equivalente do motor srie no ATP (Alternative Transiente Program) e comparar com os clculos realizados com as equaes passadas em sala de aula.

2. Clculos usando as equaes para o motor srie vistas em sala De acordo com o que foi solicitado, temos que a resistncia de partida deve ter dois estgios de forma que a cada chaveamento de um estgio se alcance a corrente de partida .

Para encontrarmos todos os valores da proposta, precisaremos da corrente nominal (In), corrente de pico (Ip), resistncia da armadura ( ), a resistncia total srie ( ), como pode ser visto abaixo

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica UFU/FEELT

Acionamentos eltricos 3 Simulao de um motor de corrente contnua srie

Podemos tambm determinar kn:

Como o a variao do fluxo foi dada, multiplicando-a por K (Constante que depende das caractersticas construtivas do motor), obtemos a seguinte expresso:

como

, ento:

Substituindo os valores de In, cortando n e aplicando logaritmo podemos na equao acima podemos encontrar K1=3.222.10-3. preciso calcular agora o valor de Iv que a corrente na qual ocorrer o chaveamento. No motor srie o calculo desta resistncia pode ser feito chutando um valor Iv de forma que ele esteja entre a corrente de pico e a corrente nominal do motor, atravs deste valor de Iv, a partir deste valor de Iv podemos encontrar a resistncia total rt e ver se bate com o valor de rt calculado anteriormente. Fazendo varias iteraes com este mesmo raciocnio podemos chegar num valor bem prtico de Iv. Para facilitar os clculos e chegar num Iv cujo rt esteja bem prximo de rt foi usado o Excel. Na planilha feita no Excel o Iv encontrado foi de 297,4A com um erro em rt de 0,0039 . Com o valor de Ip e Iv em mos podemos calcular ento kIp e kIv: kIp = 2,948 V.s kIv = 2,303 V.s

De posse destes valores podemos partir para o caulo das resistncias do do reostato de partida, usando como base a figura abaixo:

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica UFU/FEELT

Acionamentos eltricos 4 Simulao de um motor de corrente contnua srie

Figura 1 - Motor CC srie com dois estgios de resistncia de partida

R2 pode ser calculado da seguinte forma:

Para o clculo de R1 precisamos da velocidade do motor no momento em que R2 ser curto-circuitado, com a corrente Iv:

que a velocidade no momento do chaveamento de R1 pode ser calculado ento

da seguinte forma:

Sabendo que:

O tempo para curto-circuitar o primeiro estgio da resistncia de partida de: ( ) ( )

E o tempo para curto-circuitar o segundo estgio da resistncia de partida de: ( ) ( )

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica UFU/FEELT

Acionamentos eltricos 5 Simulao de um motor de corrente contnua srie

O conjugado resistente pode ser determinado por:

A potncia dissipada pelas resistncias de partida podem ser calculadas de forma aproximada pela expresso abaixo ( ( ( ( ) ( ) ) ) ) ( )

3. Simulao grfica no Software ATP A montagem esquemtica para a simulao do motor de corrente contnua, foi realizada da forma apresentada na figura 2.

Figura 2 - Esquema do Motor CC no software ATP

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica UFU/FEELT

Acionamentos eltricos 6 Simulao de um motor de corrente contnua srie

Nota-se que a representao do motor cc foi feita atravs de uma resistncia

e uma

indutncia Ls, j a carga representada por uma fonte de corrente Mr (drenando corrente) no circuito abaixo, juntamente com o capacitor J que representa a inrcia, A fonte M que depende de Kfi*Ia representa o conjugado desenvolvido pelo motor. Para a representao das resistncias de partida e , usou-se as resistncias r1 e r2. Para controlar o tempo de

chaveamento de cada resistncia de partida, usou-se uma chaves que tem seus tempos de fechamento parametrizados ao clicar duas vezes sobre ela. Como se trata de um motor srie preciso inserir no modelo a variao do fluxo que foi feito com a TACs Eq. Fluxo, neste bloco encontra-se como o fluxo varia conforme a corrente. As TACs Kfi*Ia e Kfi*w pegam os valores do fluxo que trabalhado matematicamente na TACs Fortran e devolve para o circuito sob forma de uma grandeza fsica.

4. Grficos simulados no ATP e comparao com os clculos


500 [A]

400

300

200

100

0 0,0 0,4 0,8 1,2 1,6 [s] 2,0


(file sim_acio.pl4; x-var t) c:CORREN-XX0038

Figura 3 - Corrente de Armadura

Observando o grfico da figura 3 obtida a partir da simulao no software ATP percebemos que os valores de Iv e Ip esto bem prximos dos calculados no item anterior. No grfico percebemos que Ip aproximadamente 485 A e Iv prximo de 300 A, que est bem prximo dos valores calculados de 483,03 A e 297,4 A, respectivamente. Um resultado aceitvel j que usamos frmulas aproximadas para achar fluxo nominal, resistncia de armadura e as prprias resistncias do reostato. Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica UFU/FEELT

Acionamentos eltricos 7 Simulao de um motor de corrente contnua srie


200 [V]

160

120

80

40

0 0,0
(file feijao.pl4; x-var t) v:XX0056

0,4

0,8

1,2

1,6

[s]

2,0

Figura 4 - Velocidade (rad/s)

No grfico da figura 4 temos a velocidade angular do motor. Percebe-se que a mesma varia a cada instante de comutao, estas velocidades tambm foram calculadas no item 3. O valor obtido na simulao ligeiramente inferior ao encontrado nos clculos, que se deve mais uma vez as aproximaes feitas e mostram que elas so vlidas pois iro garantir que no momento do chaveamento haver uma velocidade mnima at um pouco maior do que a necessria, para comutar a resistncia e a corrente de partida no ser superada no instante de comutao.

100 [kA]

80

60

40

20

0 0,0 0,4 0,8


c:XX0038-XX0040 c:XX0040-XX0042

1,2

1,6

[s]

2,0

(file feijao.pl4; x-var t) c:XX0038-XX0040+c:XX0040-XX0042

Figura 5 - Energia Dissipada nas resistncias

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica UFU/FEELT

Acionamentos eltricos 8 Simulao de um motor de corrente contnua srie

No grfico da figura 5 onde temos em verde a energia dissipada no resistor r1 da simulao e em azul a energia que foi dissipada em r2. A soma final da energia dissipada nestes dois resistores pode ser vista em vermelho e seu valor deu aproximadamente 90966 J, menor at que o calculado no item 3 que foi 102387,65 J, vemos mais uma vez que apesar das equaes serem uma aproximao elas garantem um nvel de energia dissipado maior no resistor, mostrando que ao pegar o valor de 102387 J para dimensionar o reostato no teramos problemas, j que estamos calculando para uma energia um pouco superior do que a realmente dissipada, ou seja, as equaes garante que o valor escolhido para a potencia nas resistncias no ser superado numa operao real do motor.

120 [kW] 100

80

60

40

20

0 0,0 0,4 0,8 1,2 1,6 [s] 2,0


(file feijao.pl4; x-var t) v:XX0038-XX0040*c:CORREN-XX0038

Figura 6 Potncia Dissipada em r1

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica UFU/FEELT

Acionamentos eltricos 9 Simulao de um motor de corrente contnua srie


90 [kW] 75

60

45

30

15

0 0,0 0,4 0,8 1,2 1,6 [s] 2,0


(file feijao.pl4; x-var t) v:XX0040-XX0042*c:CORREN-XX0038

Figura 6 Potncia Dissipada em r2

Nas figuras 5 e 6 podemos observar o grfico da potencia dissipada nos resistores, que se revelam um pouco menores do que foi calculado no item 3, assim com uma potencia um pouco acima fica garantido que os resistores de partida no iro ser comprometidos no momento do acionamento. 5. Concluso Utilizando softwares para a simulao dos motores antes mesmo de sua construo, demonstram o quo avanada est a tecnologia na rea de computao, esse tipo de tecnologia pode trazer diversos benefcios para as empresas e laboratrios de universidades, por exemplo, pois h uma economia de materiais na construo de um prottipo, ou mesmo na compra de um motor que pode ser caro, alm de permitir uma analise das equaes que foram usadas para calcular os reostatos de partida para o motor, e valid-las j que elas garantem uma potencia tal que no compromete a integridade dos reostatos de partida.

6. Referncias Bibliogrficas Vsques, J. R; Prados, E. O; Vasallo, F. R. Maniobra, Mando y Control Electricos. Ediciones CEAC, S. A., 1976 Barcelona Espaa. FITZGERALD, A. E. Mquinas Eltricas com introduo eletrnica de potncia. Profa. Maria Cristina Dias Tavares, Paulo Guidetti Campos e Paulo Prado Guia Resumido do ATP FEEC UNICAMP

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica UFU/FEELT

Anda mungkin juga menyukai