Anda di halaman 1dari 103

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Introduo

1. INTRODUO

Na cincia das pescas as anlises mais habituais apoiam-se em modelos que requerem dados muitas vezes difceis de obter sobre a biologia das espcies e sobre a tecnologia usada, apresentando limitaes de ordem prtica importantes, e tambm do facto de se orientarem para apenas uma espcie, quando na realidade muitas das pescarias so multi-especficas, mesmo quando uma espcie assume maior relevncia face s restantes. Este trabalho pretende apresentar um modelo inovador para a anlise e gesto de pescas, tendo por base as redes neuronais e utilizando dados facilmente disponveis. Pretende-se assim criar um modelo operacional para a gesto das pescas. Para criar e testar este modelo limita-se o mbito do estudo s capturas registadas na lota da ilha do Corvo, assumindo-se que as entradas de capturas das frotas de outras ilhas nesta lota so espordicas e eventualmente explicveis por variveis proxi e tambm que as fugas lota so diminutas face aos valores pescados. A abordagem a este trabalho pretende, no mbito do Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza em que se inclui, ser abrangente e holstica, considerando as pescas no Corvo como parte de uma realidade nica e de um sistema complexo de sobrevivncia e equilbrio entre o Homem e a Natureza ao nvel local. neste mbito que so caracterizados brevemente aspectos como a scioeconomia, a ecologia e a regulao, pois estas so partes fundamentais para a compreenso das necessidades e motivaes dos pescadores do Corvo, das respostas do sistema natural s suas aces e das restries e oportunidades institucionais e tecnolgicas que afectam o comportamento dos primeiros em relao ao anterior. Assim, comea-se por caracterizar as pescas na ilha do Corvo. De seguida so descritos sucintamente alguns dos modelos convencionais de anlise e gesto de pescas. Depois o modelo base das redes neuronais apresentado e desenvolvido com base nos dados da lota. Finalmente, os resultados do modelo so analisados, primeiro em termos da sua consistncia tcnica, e seguidamente, -1-

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Introduo

em termos de recomendaes e polticas de pesca.

-2-

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Caracterizao

2. CARACTERIZAO

A caracterizao da ilha do Corvo sintetizada em quatro reas: geografia e ecologia, scioeconomia, regulamentao e pescas. Deste modo pretende-se caracterizar o tema a estudar em toda a sua envolvente scio-econmica e ecolgica.

2.1. Geografia e Ecologia


2.1.1. Geografia Os Aores esto localizados na Crista Mdio Atlntica, na juno de trs placas tectnicas principais (Epp e Smoot, 1989). As nove ilhas do arquiplago tm origem vulcnica e esto distribudas entre as latitudes de 36 55 e 39 45 N e longitudes de 24 45 e 31 17 W, situando-se na rea X do Conselho Internacional para a Explorao dos Mares. A ilha do Corvo forma com a ilha das Flores o Grupo Ocidental do arquiplago dos Aores, situando-se a 15 km desta e a 234 km a Oeste da ilha do Faial, o que indicia o afastamento relativo das outras ilhas (figura 1). O Corvo a ilha do arquiplago que se situa mais a Norte. O Grupo Ocidental situa-se no lado Oeste da Crista Mdio-Atlntica, na margem Este da Placa Americana, que se desloca para Oeste. O Corvo tem uma rea de 17 km2 e apenas um concelho, Vila Nova do Corvo, com um nico aglomerado populacional pequeno muito concentrado.

-3-

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Caracterizao

Figura 1. Localizao da ilha do Corvo O Corvo o cimo emergente de um vulco que se eleva 718 m acima do nvel do mar. Este aparelho vulcnico constitudo por intercalaes de lavas baslticas com piroclastos, contendo uma caldeira, o Caldeiro, que apresenta paredes abruptas e o fundo ocupado por uma lagoa, que o nico recurso hdrico superficial perene. Nos flancos exteriores do cone eruptivo principal surgem tambm cones secundrios. O cone principal assimtrico devido abraso marinha. Altas falsias rodeiam a ilha excepto na costa Sul onde existem plataformas de penedos e um pequeno porto semi-abrigado, bem como o nico aglomerado habitado. Esta zona destaca-se dos demais habitates costeiros da ilha, pois um habitat nico na ilha. O Corvo parece datar do Pleistoceno, i.e., tem menos de um milho de anos (Morton et al., 1998). Alm de ser a ilha do arquiplago geologicamente mais jovem, o Corvo destaca-se por no apresentar indcios de vulcanismo activo, como nascentes termais e fumarolas, presentes nas restantes ilhas, excepo de Santa Maria, e por apresentar uma sismicidade baixa. Embora o Corvo possua grande altitude, quase no exibe o efeito de sombra-de-chuva devido sua pequena rea. O clima local determinado no s pela orografia, como tambm pela a posio geogrfica que faz com que estas ilhas sejam atingidas pelas tempestades tropicais vindas de Oeste em primeiro lugar e com maior intensidade.

-4-

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Caracterizao

O isolamento que advm da sua localizao geogrfica e a larga disperso do arquiplago so dois factores que explicam a qualidade fsica do ambiente marinho. Deste modo os Aores parecem constituir ainda um dos raros santurios naturais sobreviventes degradao quase universal do meio marinho, sobretudo costeiro (Martins e Santos, 1991).

2.1.2. Ecologia A nvel do Atlntico europeu, os Aores constituem um dos mais ricos e extraordinrios santurio no que respeita fauna ictiolgica. Encontramos nos mares costeiros dos Aores uma considervel diversidade especfica de peixes, no s bentnicos como pelgicos, em que se verifica a existncia de uma forte componente de elementos atlanto-mediterrneos acompanhados por alguns outros de afinidade tropical (Saldanha, 1991). Algas e invertebrados constituem um conjunto de caractersticas atlanto-mediterrneas (como os peixes) onde ocorrem alguns elementos africanos e americanos (Saldanha, 1991). A ilha do Corvo situa-se na regio biogeogrfica da Macaronsia. A paisagem submarina dos Aores dominada por um denso cortejo de vivos relevos vulcnicos submarinos, implantados em amplo plateau, igualmente de natureza vulcnica, assente no topo da Dorsal Mdia do Atlntico, donde emergem as pequenas ilhas que constituem o arquiplago. Embora prevalecendo os fundos rochosos, tambm os h atapetados por sedimentos, dando deste modo lugar a ambientes diferentes que influenciam a distribuio da fauna e flora marinhas que vivem na dependncia dos fundos (Martins e Santos, 1991). Se as isotrmicas de superfcies de 18 a 20 C forem consideradas os limites entre as regies climticas tropical e temperada, os Aores so classificados como estando numa regio temperada quente ou subtropical, devido ao movimento anual destas isotrmicas de referncia. A temperatura da guas dos Aores varia de um mnimo bem abaixo de 18 C em Janeiro at um mximo bem acima de 20 C em Agosto e forma-se uma termoclina sazonal acima dos 80 m de profundidade nos meses mais quentes (Maio a Novembro) (Isidro, 1996).

-5-

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Caracterizao

Rezam os cronistas que quando a ilha do Corvo foi descoberta, por volta de 1452, existia l uma densa floresta e uma grande populao de aves, principalmente marinhas. A ilha foi povoada em 1548 e, num curto perodo de cem anos, as florestas foram eliminadas e as populaes de aves muito diminudas. Actualmente as encostas do Corvo esto recobertas por urze e pasto, sem sinais de rvores ou grandes arbustos, devido sobretudo ao pastoreio intensivo com gado bovino e ovino e a maioria das aves desapareceu, embora os cagarros continuem a nidificar l (Morton et al., 1998). A fauna e a flora marinhas apresentam afinidades marcadamente mediterrnicas, associandose-lhe espcies caractersticas do Atlntico Europeu e do Norte-Atlntico Americano tropical. Esta situao cria, no povoamento marinho dos Aores uma unidade biogeogrfica nica e de singular interesse, apesar da fraca incidncia de endemismos (Martins e Santos, 1991). O Corvo possui uma riqueza em endemismos terrestres significativa, tendo sido assinaladas 48 espcies de plantas superiores e uma grande diversidade de habitats numa rea relativamente pequena. Para alm das plantas superiores existe grande riqueza em brifitos e algas. Sjgren (1993), num exame de brifitos do Corvo, reconheceu 134 espcies, das quais apenas 4 eram endmicas dos Aores. Neto e Baldwin (1990) assinalaram 77 espcies de algas para as Flores e Corvo, das quais foram identificadas 37 nas poas da costa inferior e orla subtidal baixa. Das espcies animais existentes no Corvo destacam-se as aves, embora apenas catorze espcies reprodutoras das cerca de vinte espcies de aves que se reproduzem e nidificam regularmente nos Aores tenham sido assinaladas. O Corvo um stio importante para as aves acidentais, principalmente as do continente americano. Aqui nidificam as principais colnias de cagarros Calonectris diomedea da regio. Alm dos cagarros, surge ocasionalmente uma espcie predominantemente palertica, o fura-buxo Puffinus puffinus e o pintainho Puffinus assimilis baroli uma subespcie de um cagarro predominantemente do hemisfrio sul (Morton et al., 1998). Os grandes blocos de rocha, mais comuns perto da costa, criam ao longo de grande parte da Costa do Corvo um habitat favorvel para espcies como a garoupa, os bodies (fam. Labridae), as

-6-

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Caracterizao

vejas, as salemas (Sarpa salpa) e as castanhetas. As espcies de afinidades mais pelgicas, como lrios (fam. Carangidae), bicudas (Sphyraena viridensis) e as serras (Sarda sarda), so habitualmente observadas nestas reas (Pitta et al., 2002).

2.2. Scio-Economia
O Corvo a ilha do arquiplago cujo acesso mais difcil e muito dependente do exterior. H um aerdromo em Vila Nova do Corvo (figura 2), que melhorou a acessibilidade ao exterior, mas este muito condicionado pelas condies atmosfricas. Os meios de acesso mais fiveis so por barco, a partir das Flores. O abastecimento de bens e mercadorias efectuado por via martima. O porto da Casa e o porto principal de Santa Cruz das Flores foram recentemente aumentados para permitir melhores condies de operacionalidade e a atracagem de embarcaes de maior porte. Devido ao clima relativamente duro e escassez de terra cultivvel, muitas vezes a produo agrcola no suficiente para suprir as necessidades da populao. Por outro lado, o isolamento geogrfico no favorece o acesso aos bens essenciais originrios de outras paragens. Esta conjuno Figura 2. Mapa da Ilha do de circunstncias, para alm de potenciar o surgimento de carncias no abastecimento de bens Corvo (www.diracores.com) essenciais populao, tambm forou-a a procurar alternativas. Deste modo a populao do Corvo assumiu uma relao com o mar, em que este se revela um parceiro mais relevante que nas restantes ilhas cujas condies de vida so menos rduas. Devido ao isolamento, o Corvo possui actualmente uma pequena populao com menos de meio milhar de pessoas, que tem vindo a diminuir desde o incio do sculo, apenas recuperando um pouco, recentemente, como se pode observar no quadro 1. Estima-se que actualmente o Corvo possua uma densidade populacional de 15,2 habitantes por km2. De 1960 a 1991 o Corvo perdeu 42,29% da sua populao.

Quadro 1. Populao residente no Corvo (1900 a 1999)

-7-

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Caracterizao

Ano

Populao do Corvo Famlias do ** ** ** ** 151 Corvo *Estimativa da populao residente em 31 de Dezembro **No existem dados

1900 808

1911 746

1920 661

1930 676

1940 691

1950 728 161

1960 681 167

1971 485 127

1981 370 108

1991 2001* 393 440 130 -

Fonte: Servio Regional de Estatstica dos Aores, 2000

As pequenas dimenses da ilha e da populao levam a que no Corvo no existam transportes pblicos. Tambm o acesso ao exterior limitado, visto que no existem voos directos de passageiros ou mercadorias para o Continente ou estrangeiro. A populao servida por dois estabelecimentos bancrios e uma companhia seguradora. Existe uma escola bsica em funcionamento e um Centro de Sade. A nica forma de produo de energia elctrica explorada no Corvo a termo-elctrica. O grosso do consumo de gua servida pela Cmara Municipal feito por particulares, embora uma pequena parcela se destine aos sectores empresarial e pblico. O poder de compra dos corvinos inferior a metade do nacional e no ano de 1997 era inferior em 10% ao poder de compra mdio da Regio Autnoma dos Aores (quadro 2), embora tenha aumentado recentemente.

Quadro 2. ndice de poder de compra do Corvo, comparado com a Regio e o pas (%) Ano 1995 1997 Portugal 100 100 Portugal Continental 102 102 Regio Autnoma dos Aores 64,5 60,6 Corvo 38,8 49,9
Fonte: Servio Regional de Estatstica dos Aores, 2000

-8-

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Caracterizao

O sector empresarial tem vindo a crescer: em 1998 j existiam 4 sociedades, duas por quotas e duas cooperativas. Naturalmente o volume de negcios pequeno (inferior a 25000 contos). At 1998, inclusive, apenas eram inquiridos estabelecimentos da hotelaria tradicional e do turismo em espao rural, pelo que no existem dados que permitam concluir sobre o peso do mesmo na economia corvina. Em 1999 registaram-se 183 hspedes no Corvo, existindo 438 dormidas. As despesas da Cmara Municipal no domnio da Gesto e Proteco do Ambiente so pequenas, no tendo sido despendidas verbas na proteco da biodiversidade e das paisagens, mesmo existindo um risco reconhecido de derrocadas nas falsias. Devido pequena dimenso da ilha e populao reduzida, as actividades econmicas so diversificadas e a maioria dos habitantes tem mais de uma profisso, havendo poucos pescadores ou agricultores a tempo inteiro. A maioria dos corvinos dedica-se agro-pecuria explorando como alternativas, na ausncia de uma fbrica de lacticnios, o fabrico artesanal de queijo e a exportao de bovinos vivos. A exiguidade do territrio levou a que o peso relativo da superfcie agrcola utilizada rea total da ilha seja superior a 59%, o mais elevado dos Aores, embora esta seja de facto muito pequena. A indstria virtualmente inexistente no ocorrendo vendas de fuelleo ligeiro ou pesado por parte das empresas distribuidoras de combustveis lquidos e gasosos. As actividades econmicas so a construo civil, a pesca, a criao de gado, a produo de queijo, pequeno comrcio (gs e outros combustveis, vesturio, produtos alimentares). Os outros servios esto a cargo da Cmara Municipal (restaurante, caf, padaria, etc.). No Concelho do Corvo existe uma populao dependente da pesca e do turismo com peso limitado mas crescente, que em 1993 representava 16% do motor da economia. De facto, o Plano Director Municipal (Departamento de Cincias Agrrias, 1992) previa num dos cenrios que o emprego ligado ao turismo poderia passar de seis pessoas ligadas pesca em 1990, para o equivalente a dez empregos a tempo inteiro em 1999, contando com mestres e pescadores a tempo inteiro e a

-9-

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Caracterizao

tempo parcial, empregados de lota e exportadores de pescado (Dentinho, 1998). No quadro 3 podem observar-se, no os empregos efectivos, mas sim os empregos equivalentes estimados com base no valor acrescentado atribuvel mo de obra para cada actividade (Dentinho, 1998).

Quadro 3. Distribuio das actividades econmicas do Corvo Actividade 1981 1991 Emprego Bsico 38 67 Agro-pecuria 30 30 Pesca 5 Turismo 6 Outras 8 12 Servios Pblicos Bsicos 14 Emprego No Bsico 66 49 Servios Pblicos No Bsicos 23 24 Comrcio 3 9 Auto-abastecimento 40 16 Emprego Total 104 116 Populao 370 392

2001 72 20 10 10 8 24 53 25 12 16 125 440

Departamento de Cincias Agrrias (1992) e estimativas para 2001 de Dentinho (1998)

2.3. Regulamentao
2.3.1. Territrio Existe um Stio de Interesse Comunitrio (SIC) que abrange cerca de metade da ilha, classificado como local de passagem para os mamferos do Anexo II da Directiva 92/43/CEE Tursiops truncatus e Phocaena phocaena (embora esta no tenha sido observada) e o rptil Caretta caretta. Este SIC resultou da aplicao da Directiva Habitats e foi definido atendendo importncia dos seus habitats rochosos, braos de mar, baas e grutas costeiras, prados semi-naturais e vegetao natural. O SIC da Costa e Caldeiro da Ilha do Corvo ocupa uma rea de 981 ha, incluindo habitats marinhos, sendo coordenadas do ponto central W 31 6 0 de longitude e N 39 42 0 de latitude. A altitude mnima 0 m, a mxima 718 m e a mdia 490 m. propriedade estatal gerida em regime comum (SIPNAT, 2000).

- 10 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Caracterizao

Existe tambm uma Zona de Proteco Especial (ZPE) que se sobrepe em grande parte ao SIC na zona do Caldeiro e costa Oeste. A ZPE da Costa e Caldeiro da Ilha do Corvo ocupa uma rea de 642 ha, coincidindo as coordenadas do ponto central e as altitudes com as do SIC (SIPNAT, 2000). O Corvo foi o primeiro municpio dos Aores a aprovar o seu Plano Director Municipal (DCA, 1992), agora em reviso, o que indica algum avano nas questes de ordenamento do territrio, embora os problemas estejam longe de estar resolvidos. Santos et al. (1995), Martins e Santos (1991) e Saldanha (1991) recomendam que toda a ilha do Corvo, devido ao seu pequeno tamanho e limitada presena humana, receba a proteco concedida a uma reserva natural, identificando trs reas costeiras merecedoras de ateno especial, que compreendem o espao desde o Po de Acar, na Ponta da Areia, Ponta Negra no Sudoeste, a Ponta do Marco no Noroeste e da Pedra do Atlas ao Canto da Carneira no Nordeste.

2.3.2. Pesca Os recursos pesqueiros do Arquiplago dos Aores e do Corvo esto sujeitos regulamentao nacional e regional. A primeira engloba diversos diplomas provenientes da ratificao de convenes e protocolos de proteco aos recursos naturais, habitats e espcies, bem como diplomas elaborados com a finalidade de gerir os recursos pesqueiros, dos quais se destaca o Decreto-Lei n. 278/87, de 7 de Julho, que fixa o quadro legal regulamentador do exerccio da pesca e das culturas marinhas em guas sob soberania e jurisdio portuguesas. A segunda est orientada para a gesto dos recursos pesqueiros e da frota dos mares dos Aores. A poltica de gesto de pescas nacional e regional tem sido baseada num objectivo de atingir as capturas mximas sustentveis atravs de quotas de pesca (TAC Total Allowable Catch) ou da regulamentao da abertura e fecho das pescarias, restries sobre as artes, etc. Os recursos pesqueiros so geridos em regime de livre acesso, i.e., todos os pescadores podem competir pelo

- 11 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Caracterizao

peixe at se atingir o TAC estabelecido para aquele ano, naturalmente observando os regulamentos sobre artes e pocas de pesca. A regulamentao de pescas nos Aores e por conseguinte no Corvo impe: Um limite de captura para pesca desportiva de cinco peas de peixe e uma de crustceo; A proibio de barcos com mais de 12 m a operarem a menos de 6 milhas da costa; A proibio da captura do cavaco de Maio a Agosto e da lagosta de Outubro a Maro; A proibio de captura com uso de escafandro autnomo; A proibio de captura do mero Epinephelus marginatus por caa com espingarda submarina, embora a pesca com anzol continue a ser permitida; A proibio do uso de redes, excepto para captura e isco vivo, de malha abaixo de uma dimenso mnima para espcies de peixes e invertebrados; A proibio da captura de lapas de Maio a Outubro excepto nas Zonas de Reserva de Lapas com licena especial e a proibio trs tias sudoeste, norte e nordeste da ilha; A proibio de desembarques de polvo, Octopus vulgaris, com peso inferior a 750 g.

2.4. Pesca
Nos Aores so capturadas cerca de 100 espcies de animais marinhos. Contudo, destas apenas 47 so consideradas importantes para as pescas, pela sua abundncia ou valor econmico (Isidro e Pereira, 1998). O quadro 4 contm a lista destas espcies, cuja a primeira venda feita em lota nos portos de pesca, sendo as acostagens oficialmente registadas pela Lotaor, com excepo do atum para a indstria conserveira.

Nome comum nos Aores

Quadro 4. Espcies com importncia comercial nos Aores Nome Cientfico Nome comum nos Nome Aores Cientfico

- 12 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Caracterizao

Abrtea Alfonsim Anchova Bagre Besugo Bicuda Boca Negra Bodio Boga Bonito Cao Cavala Cherne Chicharro Congro Encharu Espadarte Galharr Garoupa Gata Lixa Goraz Imperador Juliana Lrio (rio) Mero

Peixes Phycis phycis Beryx splendens Pomatolus saltator Pontinus khulii Pagellus acarne Sphyraena viridensis Helicolenus dactylopterus Labridae (fam.) Boops boops Katsuwonus pelamis Galeorhinus galeus Scomber japonicus Polyprion americanus Trachurus picturatus Conger conger Pseudocaranx dentex Xiphyas gladius Thunnus albacares Serranus atricauda Dalatias licha Pagellus bogaraveo Beryx decadactylus Phycis blennoides Seriola spp. Epinephelus marginatus

Peixes Moreo Gymnothorax unicolor Moreia Muraena helena Pargo Pagrus pagrus Patudo Thunnus obesus Peixe Espada Lepidopus caudatus Peixe Rei Coris julis Pescada Molva dipterygia Rabilo Thunnus thynnus Raia Rajidae (fam.) Rocaz Scorpaena scrofa Salema Sarpa salpa Salmonete Mullus surmuletus Sardinha Sardina pilchardus Sargo Diplodus sargus Serra Sarda sarda Tainha Chelon labrosus Veja Sparisoma cretense Voador Thunnus alalunga Moluscos Lula Mansa Loligo forbesi Polvo Vulgar Octopus vulgaris Lapa Patella spp. Crustceos Lagosta Castanha Palinurus elephas Cavaco Scyllarides latus

Isidro e Pereira (1998)

Existem trs grandes tipos de pesca nos Aores: a pesca pelgica do atum, a pesca de pequenas espcies pelgicas (principalmente juvenis de chicharro e cavala) e a pesca demersal. As pescarias de demersais e tundeos so as que apresentam o maior valor econmico no arquiplago. A pescaria do atum est bem descrita (Pereira, 1986; Pereira, 1995), bem como outras pescarias de pequena escala (Martins, 1982; Silva, 1987a). As restantes pescarias podem ser consideradas artesanais no sentido em que requerem muito trabalho, os barcos de pesca so pequenos e as artes so feitas mo. So tambm pescarias mistas porque exploram comunidades de peixe e a espcie alvo pode mudar, mudando as artes de pesca e/ou a estratgia de pesca (Isidro, 1996). Para alm destas pescarias principais, h outras em pequena escala com o objectivo de capturar sazonalmente determinadas espcies: a pesca ao tubaro, tendo como alvo especfico a gata-

- 13 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Caracterizao

lixa; a pesca do espadarte, com uma importante captura secundria de tubares (tubaro azul e mako); a pesca da lula mansa e, em zonas costeiras, bicuda, tainha, boga, etc., moluscos (polvo, lapa, e outros) e crustceos (e.g. lagosta) usando um conjunto complexo de aparelhos artesanais (Isidro, 1996; Isidro e Pereira, 1998). As populaes de chicharro mais jovens, que vivem mais perto da costa dominam a pesca pelgica aoriana, compreendendo 84,5% de todas as descargas comerciais pelgicas de 1980-97 (Isidro, 1990). A pesca demersal a pesca de espcies mltiplas ou variadas, onde se explora a totalidade das comunidades pisccolas. Krug (1994) refere que esta abrange mais de vinte espcies das quais se destacam o goraz, a abrtea, o congro, a boca-negra e o cherne. Trata-se de uma ictiofauna de caractersticas mais tropicais do que temperadas. A pesca destas espcies ocorre entre os 100 e os 700 m, muito embora a distribuio batimtrica das mesmas varie entre limites mnimos de menos de 50 m de profundidade para espcies como o goraz pr-juvenil, a abrtea e outras e limites mximos de mais de 1000 m para o alfonsim, imperador, juliana e cherne. A espcie que mais se destaca pelo volume das capturas e pelo preo o goraz (figura 3), que conhecido por trs nomes comuns diferentes conforme o do estdio de vida(Isidro, 1990 e Krug e Silva, 1988): os juvenis, conhecidos como carapau (0 a 2 anos), vivem perto da costa em cardumes e so utilizados como isco viva na pesca de salto-e-vara do atum, para alm do consumo humano; os peixes de tamanho mdio ou pr-adultos (cerca de 20 cm, 3 a 5 anos), conhecidos por peixo vivem mais ao largo em fundos rochosos, migrando para a costa noite para se Figura 3. Goraz Pagellus bogaraveo (Cambraia goraz, 2000) os indivduos adultos (at cerca de 50 cm, mais de 5 anos), chamados Duarte,habitam locais ainda mais profundos, at 300 m e, com o peixo, so uma das capturas mais importantes - 14 alimentar em fundos arenosos;

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Caracterizao

da pesca demersal na economia aoriana. Krug (1994) salienta que, se a pesca nos Aores era dirigida sobretudo s espcies que apresentam uma distribuio mais litoral (e.g., abrtea, pargo), o facto que esta tendncia alterou-se, a partir de meados da dcada de 80, no sentido de uma pesca dirigida para guas mais profundas, alterando tambm a composio especfica das capturas, o que resultou num aumento das capturas de espcies profundas como o imperador, alfonsim, boca-negra e cherne, entre outras. Algumas fainas podem estar relacionadas com um grupo de espcies de cada vez que se sai para o mar. Isto particularmente notvel nos Aores onde o uso de aparelhos com anzis altamente varivel com a topografia do fundo do mar, permitindo diferentes estratgias de pesca. Os pescadores podem alterar em qualquer altura a profundidade de pesca, o tamanho do anzol, tipos de isco e os aparelhos, de acordo com as espcies - alvo (Isidro e Pereira, 1998). A importncia relativa de cada pescaria e grupo de recursos para os Aores, sem considerar factores sociais, pode ser aproximada s capturas em massa e rendimento na primeira venda em 1993. Enquanto que a pescaria do atum indubitavelmente a mais importante em massa, a pescaria demersal captura espcies com elevados preos de mercado. Contudo, nos Aores, todas as pescarias e frotas interagem at certo ponto. Embora no seja possvel quantificar as interaces, pelo menos trs grandes interaces tcnicas existem: a frota de atum usa chicharro, boga e carapau como isco vivo; a frota multi-usos e a pescaria demersal tm uma pescaria acessria de adultos de chicharro; e os pescadores movem-se frequentemente das pescarias artesanais, principalmente da pequena pescaria de pelgicos para a pescaria do atum (Isidro, 1996). A pesca costeira no Corvo, originalmente destinada ao abastecimento local, tem sido intensificada desde meados dos anos oitenta devido instalao da Lotaor e melhoria da frota, que criaram condies para que se intensificasse o esforo de pesca, garantindo ao mesmo tempo mercado para as capturas. Alm disso, surgiu uma nova fonte de presso adicional sobre os recursos pesqueiros locais, devida pesca de recreio e pesca submarina, quer com mscara e tubo, quer com escafandro

- 15 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Caracterizao

autnomo, expandindo assim a base dos utentes de exclusivamente artesanal indstria turstica. Os pescadores profissionais so os principais utilizadores dos recursos marinhos e concentram a sua actividade nas zonas costeiras onde as profundidades variam entre os 100 e os 500 m, e tambm numa baixa denominada abundante, existente entre o Corvo e as Flores. Os principais mtodos de pesca so a linha de mo para as espcies demersais, a cana e linha para o atum e em raras ocasies a linha de fundo para espcies alvo como o goraz, o mero e o cherne. Os recursos marinhos do Corvo so tambm explorados por pescadores provenientes das Flores quando as condies do mar so apropriadas para fazer a travessia e de S. Miguel em barcos maiores. Pescam as mesmas espcies que os pescadores locais, mas utilizam mtodos mais intensivos, como a linha de fundo. Barcos provenientes de Portugal continental e de Espanha tambm pescam nesta zona, muitas vezes ilegalmente, pois os regulamentos obrigam-nos a estar a pelo menos seis milhas da costa. At 1997 registou-se um acentuado esforo de pesca de embarcaes provenientes do Faial e de S. Miguel, mas desde 1998 que esse esforo tem sido insignificante (Dentinho, 1998). A pesca profissional no Corvo teve no passado um peso bastante pequeno, modificado pela instalao da Lotaor e o seu complexo de frio que, para alm da conservao do pescado, permite a interveno a nvel de preos, garantindo ao pescador profissional o escoamento para o fruto da sua faina. Em 1990 exportavam-se cerca de 45000 de peixe a preos de 1998. Em 1998 esse valor subiu para mais de 87300 tambm a preos de 1998, o que representa um aumento de cerca de 100% em oito anos. As principais espcies entregues na lota so o goraz, o pargo, o cherne e, em valores bastante mais reduzidos, o mero. Existe, contudo, evidncia que grande parte do mero capturado pode no passar na lota (Dentinho, 1998). A captura de goraz representa a principal fonte de receita dos pescadores (50% em 1996 e 1997 e 90% em 1995 e 1998). Todavia o rendimento global bastante varivel, o que condiciona a sustentabilidade da actividade piscatria. Esta variabilidade deve-se no s s condies de mar e da pesca, mas tambm alterao dos preos (Dentinho, 1998).

- 16 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Caracterizao

Dentinho (1998) refere que a orientao das capturas influenciada por vrias ordens de factores que muitas vezes no actuam no mesmo sentido: Por um lado o valor de mercado de cada espcie. Quando aumentam os preos as capturas tendem a aumentar, quando os preos diminuem as capturas tendem a diminuir. Por exemplo, o aumento da pesca de goraz de 1997 para 1998 poder estar associado a uma maior disponibilidade de recursos mas est certamente ligado ao aumento em 15% do preo do goraz. Um outro factor o valor de mercado das espcies alternativas. Assim, o aumento do preo de uma espcie influencia a orientao do esforo de pesca para essa espcie em desfavor de outras cujo preo no subiu tanto. Assim, de 1997 para 1998 verifica-se uma reduo do esforo de capturas de cherne em favor do goraz (as tcnicas de pesca so diferentes), enquanto que o preo do goraz subiu bastante mais (15%) do que o preo do cherne (5,5%). Em terceiro lugar, o valor de mercado de espcies complementares. De facto, a orientao do esforo de pesca para um espcie pode resultar na captura de outras espcies que, embora no estejam nas prioridades dos pescadores, acabam por ser capturadas pela tecnologia escolhida. Por exemplo, ao reforo da pesca ao goraz de 1997 para 1998 associa-se o aumento das capturas de pargo embora o preo desta ltima espcie tenha diminudo (-16%) porque a tecnologia de captura do goraz semelhante do pargo. Finalmente, para nveis reduzidos de capturas, o aumento do valor de mercado do peixe pode estimular a fuga lota. ter sido o que aconteceu com as capturas de mero em 1998.

2.4.1. Cadeia de valor A pesca capturada nas guas do Corvo transaccionada na lota da ilha ou na lota da ilha das
FLORES Pescadores 20% do peixe CORVO Pescadores 80% do peixe FLORES Lota Embalagem CORVO - 17 Lota Embalagem LISBOA Retalho 25% MADRID Retalho 75%

AVIO Transporte de CORVO e FLORES para LISBOA e MADRID

CORVO Recursos pisccolas do Corvo

Consumo

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Caracterizao

Flores, conforme a origem dos pescadores. Quer numa ilha quer noutra a transaco feita apenas com dois agentes sediados nas Flores, um dos quais tambm representante de uma firma sediada em S. Miguel. Cada um dos dois agentes sediados nas Flores tem por sua vez um representante no Corvo. O peixe depois de adquirido pelos agentes ou pelos seus representantes embalado e exportado de avio para Madrid (75%) e para o restante territrio nacional (25%). Quando existem volumes suficientes para justificar um camio frigorfico, o transporte entre Lisboa e Madrid no feito por avio, mas por camio (figura 4).

Figura 4. Estrutura da cadeia de valor do pescado no Corvo (Dentinho, 1998)

2.4.2. Evoluo da pesca no profissional no Corvo Os recursos marinhos tambm so usados pela pesca de recreio. Este tipo de pesca incide na costa sudoeste a partir do porto e orienta-se para a captura de bodio, mero, lrios, cavaco e ocasionalmente lagosta. A apanha de lapa (principalmente lapa brava Patella candei cande, mas tambm lapa mansa P. ulyssiponensis aspera) e caranguejos tambm comum embora existam indicaes que os recursos tm sido muito delapidados desde h dez anos. A alga Enteromorpha spp. tambm usada para consumo local, mas em montantes pouco significativos. A pesca no profissional tambm feita por pessoas provenientes das Flores que visam a captura de cavaco e mero utilizando escafandro autnomo, o que ilegal (Dentinho, 1998). A pesca no profissional que inclui a pesca de pedra, apanha e caa submarina sempre

- 18 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Caracterizao

teve alguma expresso na ilha do Corvo. De facto, as limitaes de acesso a bens alimentares necessariamente vindos de fora, fazem com que os corvinos, para alm da agro-pecuria, encontrem no mar uma fonte de alimento. No que concerne pesca de pedra, alguns corvinos continuam a utiliz-la como fonte de pescado fresco e de autoconsumo, mas sem grande representatividade (Dentinho, 1998). A caa submarina tambm praticada pelos corvinos, notando-se todavia uma preferncia progressiva pela actividade de mergulho, possvel veculo para promoo do turismo na ilha. Contudo, o contnuo afluxo de caadores tem vindo a acentuar-se, receando-se que ponha seriamente em risco algumas espcies como as lapas, os cavacos e os meros (Dentinho, 1998). Dentinho (1998) cita trs tipos de factores directamente associados pesca desportiva na ilha do Corvo, ligados aos difceis acessos por terra: (1) o nmero de embarcaes do Corvo (5) e Flores (6) orientadas para este tipo de actividade tem vindo a aumentar ao longo dos ltimos cinco anos e existem perspectivas que continue a aumentar; (2) a procura por espcie, que em grande parte estimulada pela ocorrncia de festas e pela presena de turistas no s nas ilhas das Flores e Corvo, mas tambm nas ilhas do Grupo Central e que torna-se efectiva devido inadequao dos sistemas de regulao e vigilncia que parece incapaz de fazer face crescente capacidade de recoleco; e (3) a regulamentao e fiscalizao existentes. Quanto s embarcaes desportivas.

2.4.3. Evoluo das pescas nos Aores Krug (1994), com base na informao estatstica disponvel referente ao pescado descarregado nas lotas, identifica dois perodos de desenvolvimento da pesca na regio dos Aores. Um primeiro perodo inicia-se por volta de 1950, prolongando-se at meados da dcada de 60, tendo as descargas aumentado de cerca de 4000 para 15000 T/ano (Direco de Pescarias, 1965). Nos anos seguintes as descargas decrescem ligeiramente, para voltarem a aumentar a partir de meados da dcada de 70 at 1988, ano em que se verificou a captura global mxima no valor de 22000 T de

- 19 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Caracterizao

pescado (Instituto Nacional de Estatstica, 1990 e Lotaor, 1994). Nos ltimos anos, houve um decrscimo nas capturas que se tm cifrado entre as 12000 e 19000 T/ano, sendo os tundeos responsveis por esta quebra. Durante o perodo 1981-93 os tundeos e similares foram responsveis por 55-65% do peso descarregado enquanto a captura de demersais se manteve abaixo das 2000 T at 1983. Foi a partir de 1983 que os demersais aumentaram a sua importncia, quer em termos absolutos como relativos, para atingirem as 4300 T em 1992, ano em que corresponderam a cerca de 31% do peso total descarregado. No perodo 1981-93, a captura anual mdia do goraz representou 27% da captura total de demersais (33% em valor), seguido do congro e da abrtea com 13%, boca-negra com 11 %, cherne com 6% (7,10 e 18% em valor), e do alfonsim, imperador, pargo, peixe espada com percentagens inferiores a 4%. Contudo, enquanto as capturas de goraz e abrtea aumentaram 270 e 240% at 1992, as capturas de cherne, boca-negra, peixe-espada, alfonsim e imperador aumentaram 600, 2600, 4400, 6900 e 44000% respectivamente. A nica espcie que registou um decrscimo nas capturas foi o pargo que de 147 T em 1981 desceu para 74 T em 1992, correspondendo a um decrscimo de 56%. O aumento menos significativo das capturas de abrtea e diminuio das capturas de pargo, ao invs das restantes espcies, deve-se ao aumento da profundidade de pesca naquele perodo. Digno de registo tambm o facto das capturas terem estacionado depois de 1990 (Krug, 1994). As capturas da pesca demersal triplicaram a partir dos anos 80, devido ao aumento do esforo de pesca (construo de novos barcos) e criao de subtipos de pesca demersal (pesca do peixe-espada e cherne), e a receita gerada por elas duplicou, A pesca do atum tambm aumentou neste perodo, enquanto que a pesca pelgica no sofreu grandes alteraes. Estas alteraes foram essencialmente dirigidas pela Comunidade Europeia e por uma nova dinmica econmica, o que no s gerou novas perspectivas como tambm levantou preocupaes em relao explorao sustentada de alguns recursos (Isidro e Pereira 1998). Krug (1994) cita diversos factores contribuintes para o acentuado incremento das capturas de demersais verificado durante a

- 20 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Caracterizao

dcada de 1980: melhor formao e informao dos profissionais de pesca, introduzindo novos conhecimentos e tcnicas; aparecimentos de novas embarcaes, maiores e melhor equipadas, em substituio dos barcos de boca-aberta; surgimento de novas embarcaes, o que conduziu utilizao de novas artes de pesca (palangre-de-fundo) e consequente aumento do esforo de pesca, sadas por perodos mais alargados em resultado de uma maior autonomia, melhores condies de conservao do pescado a bordo e explorao de novos recursos pesqueiros at ento de menor acessibilidade; incremento das redes de comercializao e transporte de pescado o que resultou num aumento das exportaes e concomitante maior valorizao do mesmo. O quadro 5 mostra as estimativas de desembarques na RAA dos Aores nos ltimos anos. Quadro 5. Estimativas de desembarques na RAA dos Aores
Totais (T) Atuns e similares Goraz e outros espardeos Congro Carapau negro Pargos Preos mdios (euro/kg) Atuns e similares Goraz e outros espardeos Congro Carapau negro Pargos 1998 1999 2000 Variao 99-98 (%) 15776,8 9920,1 8119,2 -37,1 7768,5 3622,5 2087,6 -53,4 1162,4 1307,8 950,7 12,5 668,7 718,4 849,8 7,4 1533,5 742,7 700,3 -51,6 255,7 381,1 337,5 49,1 1,56 2,53 3,13 62,3 0,69 0,96 1,41 40,0 5,09 5,54 6,33 8,8 1,63 1,77 2,10 8,1 0,88 1,93 2,29 120,0 4,65 5,42 6,38 16,4 Adaptado de Direco Geral de Pescas e Aquicultura (2000) Variao 00-99 (%) -18,2 -42,4 -27,3 18,3 -5,7 -11,5 23,5 46,7 14,2 19,1 17,6 17,7

2.4.4. Frota pesqueira A frota pesqueira dos Aores pode ser dividida em trs grupos, de acordo com as caractersticas das embarcaes e dos aparelhos usados: pequenos barcos de boca aberta, embarcaes polivalentes de mdio calado e embarcaes de mdio a grande calado usadas na pesca do atum. No

- 21 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Caracterizao

Corvo predomina o primeiro grupo. Os barcos da frota de pequeno calado tm instalaes muito rudimentares para acomodar a tripulao e conservar o pescado. A tripulao varia de um a dois homens para barcos com menos de 10 m de comprimento e pode atingir at doze homens para barcos com tamanho superior a 10 m. Estas no permanecem normalmente mais do que um dia no mar, embora as embarcaes maiores desta categoria possam, por vezes, permanecer dois a trs dias. Os aparelhos de pesca usados nesta frota so artesanais e variam com o porto de origem e a espcie a capturar. As estatsticas oficiais sugerem uma reduo de cerca de 29% no nmero destes barcos desde os anos 80 at ao presente (Isidro e Pereira, 1998). A frota das embarcaes polivalentes de mdio calado composta por embarcaes com comprimento total entre 12 e 25 m, de 13 a 18 de tAB (tonelagem de Arqueaes Bruta) e uma tripulaes de cinco a oito homens, podendo permanecer at dez dias no mar, pois possuem instalaes para a tripulao e para armazenar o peixe em gelo, embora a durao mdia da faina seja de um a cinco dias. As embarcaes desta frota tm vindo a ser modernizadas ou substitudas a partir da dcada de 80. De acordo com Isidro e Pereira (1998), o seu alto grau de flexibilidade em operar permite a sua utilizao na explorao de vrias espcies usando diferentes aparelhos (aparelhos de anzol para guas de mdia profundidade para tubares e espadartes), o que provocou uma grande, mas ainda no quantificvel, alterao no esforo de pesca durante as dcadas de 80 e 90, a par de um aumento substancial na eficincia e poder de pesca. Segundo Silva et al. (1994), o nmero de embarcaes sem motor, inferiores a 5 tAB tem diminudo desde 1984. J o nmero de embarcaes com motor na mesma categoria de tonelagem aumentou de cerca de 40 para 950 unidades. O nmero de embarcaes entre 5 e 25 toneladas aumentou de 39 para 139 unidades entre 1948 e 1965. Aps este ano e at 1976 o seu nmero diminuiu para 53, voltando depois a aumentar para 131 unidades em 1990. O nmero de embarcaes de tonelagem superior a 25 tAB passou de 10 unidades em 1979-80 para 15 em 1981, diminuindo

- 22 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Caracterizao

depois para apenas 1 unidade em 1985 (Instituto Nacional de Estatstica, 1990). Aps este ano, o seu nmero aumentou para 55 unidades em 1989-90, no existindo informao para os anos de 1987-88. O rendimento por sada, tomando por referncia a ilha do Faial, aumentou em todas as classes at 1986. Aps este ano foram apenas as embarcaes cabinadas (da categoria > 25 T) aquelas que continuaram a aumentar estes rendimentos, tendo as restantes categorias diminudo os rendimentos por sada. Note-se que a categoria das embarcaes cabinadas, a partir de 1987, passou a ser responsvel por mais de 80% do peixe de fundo descarregado na regio (Krug, 1994).

2.4.5. Esforo de pesca O clculo do esforo de pesca efectivo uma tarefa complexa dadas as variaes ocorridas tanto nas caractersticas das embarcaes em actividade como nas artes empregues. Contudo, foi sobretudo a partir de meados da dcada de 80 que se verificaram alteraes significativas. Estas alteraes resultaram no aumento acentuado do nmero de embarcaes com mais de 25 T, da utilizao mais generalizada do palangre de fundo e de um aumento do nmero de anzis por palangre. Assim, o melhor ndice de esforo ser dado pelo nmero de anzis lanados por ano. A anlise do tamanho mdio do anzol utilizado desde 1989, nos portos da Horta e de Ponta Delgada indicou que este no sofreu alteraes significativas, sendo o tamanho mdio correspondente ao anzol nmero 9 (12 mm). A informao sobre a evoluo do nmero de anzis na componente da frota cabinada com mais de 25 T, foi obtida de inquritos e projectada em cada ano para a captura total. O nmero de anzis aumentou de 13 milhes em 1985 para 71 milhes em 1992, o que correspondeu a um aumento de cerca de 550% (Krug, 1994).1 A estrutura produtiva das empresas de pesca do Corvo apresenta um capital imobilizado gerador de custos fixos relativamente elevados, a que se associam no caso dos pescadores a tempo inteiro custos fixos em mo de obra tambm relativamente elevados. A atribuio destes custos por
1

Para uma caracterizao das artes de pesca utilizadas pelas frotas dos Aores ver Fernandes (1984).

- 23 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Caracterizao

descarga depende naturalmente do nmero de descargas por ano (Dentinho, 1998). Os custos variveis so marcados pelo custo de oportunidade da mo de obra, pelo esforo de captura ou aquisio de isco, e pelos encargos com o aparelho perdido, correspondentes a cada descarga e pelos combustveis (Dentinho, 1998). Dentinho (1998) estima o custo da actividade desenvolvida a tempo parcial e da actividade amadora com base nas estimativas de custos para a actividade desenvolvida a tempo inteiro (quadro 6).

Quadro 6. Estimativa do custo por descarga no Corvo (euros)*


Tempo Inteiro Tempo Parcial Amador Descargas 100 50 20 100 50 20 100 50 20 CUSTO FIXO DA DESCARGA 121 241 604 33 66 165 16 33 82 Trabalho 88 176 439 0 0 0 0 0 0 Embarcao 33 66 165 33 66 165 16 33 82 CUSTO VARIVEL 121 165 296 121 121 121 71 71 71 Combustvel 27 27 27 27 27 27 27 27 27 Aparelho 27 27 27 27 27 27 Isco 27 27 27 27 27 27 Oportunidade de trabalho 44 88 219 44 44 44 44 44 44 CUSTO TOTAL DE DESCARGA 241 406 900 154 187 285 82 104 154 Dentinho (1998) *Os valores foram actualizados para compensar a inflao a uma taxa de 10%

As receitas dependem das condies dos stocks e do preo de cada uma das espcies. Tendo em ateno os dados da lota possvel ter uma ideia dos limites de variao das receitas em funo do esforo de pesca, aferido pelo nmero de descargas equivalentes. O nmero de descargas equivalentes resulta da ponderao da descarga de cada espcie pelo nmero total de descargas (Dentinho, 1998). Dentinho (1998) estima com base nos dados da lota, que as receitas de goraz podero ser,

- 24 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Caracterizao

para um esforo de pesca de 500 descargas, no mximo 130000, em anos bons e no mnimo 65000 em anos maus.

- 25 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Diagnstico

3. PROBLEMAS / OBJECTIVOS / ESTRATGIAS

Para salvaguardar a capacidade funcional dos ecossistemas e as paisagens de um modo duradouro e sustentvel, necessrio proteger, gerir e desenvolver o territrio, considerando no s, as interaces entre os processos biogeoqumicos, como tambm os aspectos scio-econmicos, de modo que a conservao da natureza no seja um fardo para as populaes, mas antes algo que desejam e em que participam activamente. Neste captulo so identificados os problemas associados ao desenvolvimento sustentvel do meio marinho do Corvo e so propostos os objectivos a alcanar e as estratgias correspondentes. Este estudo pretende rentabilizar a actividade pesqueira, trabalhando as condies em que se desenvolve a oferta. A oferta nas pescas depende do esforo de pesca investido pelo pescadores e sobre o esforo de pesca que muitos sistemas de regulao incidem. Assume-se que a tecnologia manter-se-, apesar dos incentivos financeiros renovao da frota.

3.1. Problemas
O sistema biofsico da ilha do Corvo est dependente de factores externos, como fenmenos naturais, que podem ser agravados pela aco humana no terreno. Assim, o risco de derrocada tem sido aumentado junto Ponta do Marco e na Ponta da Areia h explorao de areia e deposio de lixo no topo das falsias, que devido ao clima e s correntes acaba na orla costeira, j poluda por lixo proveniente de muitas outras origens, arrastado pelas correntes. J foi referido que uma zona de elevada produtividade biolgica se situa junto costa, o que torna bvia a necessidade de manter estes ecossistemas em bom estado de conservao. Outro problema potencial que a maioria dos peixes demersais no suporta explorao muito intensa, pois os seus ciclos de vida longos e especificidades na reproduo, e.g. hermafroditismo no goraz, implicam que a regenerao do stock seja lenta. Os

- 26 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Diagnstico

problemas identificados para a ilha do Corvo esto sintetizados na rvore de Problemas (figura 5). Os recursos marinhos so explorados pela pesca profissional, no profissional e pelo turismo nutico, no havendo regulao adequados a estas actividades, especialmente pesca no profissional e turismo nutico. Surgem j alguns sinais de sobre-explorao: a populao local afirma que os recursos marinhos j foram mais abundantes. O sistema scio-econmico alberga potenciais conflitos entre o turismo e a pesca, por competio no acesso ao stock. Salienta-se que embora as pescas submarina e desportiva no constituam uma ameaa pelas quantidades capturas, so-no pelos espcimes alvo, j que incidem Desenvolvimento sustentvel Crescimento da economia local com base na destruio de recursos naturais sobretudo indivduos adultos sobre de

grande porte, podendo ter Sistema do Ambiente Natural e Espaos Adaptados Degradao do stock de peixes demersais e das condies ambientais na zona de creche Sistema Poltico e Econmico Sobre-explorao dos recursos com perdas de renda Conflito entre pesca e turismo. graves Sistema natural
Dependncia de factores externos Os demersais tm um ciclo de vida longo Sistema dos espaos adaptados Uso do recurso limitado pelas condies do porto de pesca

Sistema scioeconmico
Conflitos entre o turismo e a pesca Produo depende do acesso aos recursos (lota e inst. de exportao)

Sistema regulador
Poltica de gesto dos recursos rgida Acesso livre ao bem, incerteza nos capturas, fuga lota SIC desprotegido

impactes sobre a reproduo das espcies2.

Saldanha (1991) j referia que a presso da caa submarina, ao longo dos anos e em determinado local tem como resultado a sua destruio total em termos de fauna ictiolgica. Nos Aores tal fenmeno pode ser observado em diversas reas e embora no haja dados estatsticos, h memria dos mergulhadores que assistiram degradao da fauna nessas mesmas reas.

- 27 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Diagnstico

Figura 5. rvore de Problemas

Embora a frota pesqueira tenha sido actualizada e o esforo de pesca aumentado, a pesca continua uma actividade dependente de diversos factores externos como o clima, variaes no stock devidas a causas naturais ou pesca por frotas de outras ilhas. H ainda a considerar que o tamanho do porto e da lota limitam a capacidade de recepo, conservao e exportao de peixe. O acesso ao mercado exterior foi muito aumentado pela criao da lota, mas ainda assim limitado, o que pode causar dificuldades no escoamento das capturas. A populao e os dirigentes parecem no ser muito sensveis estes problemas, pois as suas prioridades assentam em assuntos cuja resoluo mais premente, nomeadamente a melhoria do acesso a bens e servios como a energia, a gua, o ensino, a sade e o mercado. A regulamentao existente parece inadequada gesto racional dos recursos marinhos do Corvo porque exige muita fiscalizao e no existem os meios de implement-la, alm de que o sistema de quotas pode levar rejeio de capturas quando atingido o TAC, acompanhada por elevada mortalidade e fuga na lota. H ainda a acrescentar que o stock de demersais est sujeito ao regime de livre acesso, o que em determinadas circunstncias pode levar extino ou pelo menos inviabilidade da explorao do recurso. Os principais agentes envolvidos so os pescadores, o Governo Regional, atravs da regulamentao, a Lotaor, que impe as condies e preos e o Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) cujas recomendaes orientam a poltica adoptada pelo governo.

3.2. Objectivos
No existem solues fceis e imediatas para problemas to complexos como aqueles que

- 28 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Diagnstico

assolam o Corvo. Assim, neste trabalho abordaremos apenas os problemas associados ao sistema poltico e econmico. O objectivo o desenvolvimento sustentvel dos recursos marinhos e a harmonizao e rentabilizao das actividades pesqueira e turstica, baseados em prticas rentveis e sustentveis que aumentam os benefcios para a comunidade local e evitam conflitos entre utilizadores atravs da gesto dos recursos marinhos em torno da ilha. Para se atingirem estes objectivos necessrio determinar qual o melhor mtodo de gesto da pesca, considerando perspectivas diferentes e considerando questes como a viabilidade e a rentabilidade do stock, a eventual insularizao de direitos de propriedade, a subsidiao da frota... Dadas as condies favorveis (pequena dimenso da comunidade, hbitos de pesca relativamente pouco destrutivos) seria interessante considerar a utilizao desta rea como um modelo de uso sustentvel e conservao dos recursos naturais nos Aores.

3.3. Estratgia
As estratgias possveis para o Corvo so: Aumentar a fiscalizao e manter a legislao actual. Esta estratgia dificilmente ter sucesso, no s devido grande extenso das reas a patrulhar e das limitaes oramentais, mas tambm porque implica que o sistema de regulao peca apenas por falta de aplicao real. Compreender o sistema de pescas e rever a legislao, eventualmente adoptando outro regime de gesto de pescas. O mbito deste trabalho circunscreve-se assim, pesca profissional na ilha do Corvo, sendo apresentado como uma alternativa gesto actual.

- 29 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

4. MODELAO DA PESCA

4.1. Introduo
A gesto de uma pescaria requer um modelo que retrate a realidade, faa previses com um grau de exactido considervel e que englobe no apenas os factores biolgicos e fsicos associados, mas tambm os aspectos scio-econmicos que determinam as condies de acesso ao recursos e, consequentemente, o esforo de pesca aplicado sobre o stock. A gesto ptima de uma pescaria atingida quando os recursos pesqueiros so utilizados de modo sustentvel biologicamente e com a mxima eficincia econmica. Neste captulo so referidos modelos comuns de avaliao e gesto de stocks com destaque para o modelo bio-econmico de Gordon-Schaefer. So discutidas as consequncias da gesto dos stocks em regime de acesso livre, pois este o regime em que decorrem as pescarias da maioria dos demersais nos Aores.

4.2. Sistemas de pesca


Uma pescaria consiste em diversas actividades e caractersticas associadas pesca, incluindo as espcies de peixe a capturar e os tipos de embarcaes e artes utilizados. As embarcaes podem ou no mudar facilmente de pescaria (Hartwick et al., 1997). Uma pescaria pode abranger uma rea grande, mdia ou pequena, o que tem implicaes bvias para o nvel de estratgia de gesto (internacional ou nacional, global, regional ou local). Os peixes podem ser divididos em duas grandes categorias: demersais, que so relativamente sedentrios e territoriais e pelgicos que percorrem vastas distncias nos oceanos, em migraes. Esta distino importante no apenas para as diferentes tcnicas de pesca, mas tambm para a gesto das diferentes espcies, pois mais fcil estabelecer direitos de propriedade sobre as espcies demersais.

- 30 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

A gesto dos recursos faz-se com base nas estimativas obtidas pela aplicao dos modelos de pesca. Existem actualmente muitos instrumentos de gesto, sendo o mais comum o estabelecimento de quotas totais capturveis (TAC) em regime de acesso livre ao recurso, associadas a outras medidas especficas sobre o esforo de pesca. Outro instrumento de gesto ainda pouco vulgarizado, mas muito promissor, so as quotas individuais transferveis (ITQ Individual Transferable Quotas). Podem ainda aplicar-se taxas sobre o pescado, sobre o esforo de pesca ou sobre outras caractersticas de uma pescaria.

4.3. A pesca de demersais nos Aores


O sistema marinho dinmico, i.e., as espcies interagem entre si e com o seu meio ambiente. Factores antropognicos, as pescas em particular, vieram mudar em maior ou menor grau a estrutura e dinmica das comunidades marinhas. O impacto das pescas na mudana da estrutura das comunidades pode variar grandemente e pode envolver tanto a dinmica ecolgica como a economia do lugar em causa (Krug, 1994). A regio dos Aores caracterizada por uma grande variao topogrfica com plataforma continental volta de cada ilha pequena. Exceptuando as estreitas orlas costeiras, a maior rea de produtividade biolgica, e portanto de actividade pesqueira so os bancos de pesca, contudo a sua rea total tambm muito reduzida (quadro 7) (Isidro e Pereira, 1998). Quadro 7. rea total e relativa das zonas de pesca potenciais dos Aores Profundidades de 0 a 500 m Profundidades de 0 a 1000 m 2 rea (km ) rea (% ZEE) rea (km2) rea (% ZEE) Em torno das ilhas 4112 0,4 10460 1,1 Em torno de baixios 3140 0,3 17144 1,8 Total 7252 0,8 27604 2,9
Nota: As reas de pesca so dadas relativamente reas total da ZEE aoreana. (Isidro, 1996)

Assim, a zona potencialmente produtiva, capaz de suportar a explorao comercial de espcies marinhas muito pequena nos Aores. As caractersticas biolgicas de muitas espcies

- 31 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

demersais exploradas nos Aores tambm aconselham a que se tomem precaues quanto ao aumento da intensidade de pesca no futuro. Estudos recentes (Silva et al., 1994; Isidro, 1996; Meneses et al., 1998) sugerem que para algumas espcies demersais o actual nvel de capturas j poder ser considerado muito elevado (Isidro e Pereira, 1998). Isto significa que num futuro prximo ser necessrio reformular a gesto da pesca demersal e poltica subjacente. O estudo da populao de goraz e abrtea nos Aores comeou em 1982 (Krug, 1987). O goraz Pagellus bogaraveo (Brnnich, 1768) Teleostei, Sparidae, uma espcie meridional que se distribui pelo Oceano Atlntico oriental. Encontramo-la nas costas ocidentais da Europa e de frica e no mar Mediterrneo, distribuindo-se em latitude da Noruega, a 65 N, s ilhas Canrias, a 27 N. Em longitude esta espcies encontra-se entre os 30 W Gr a Oeste dos Aores e os 22 E Gr, no Mediterrneo (costas da Grcia) (Krug, 1994). Analisando a evoluo das capturas mensais entre os anos de 1987 e 1993 verifica-se a existncia de 3 picos: Fevereiro Maro, Junho Julho e Outubro. O pico de Junho Julho dever estar relacionado como o Vero, que a poca mais propcia para a pesca. J o elevado pico em Fevereiro Maro est relacionado com a poca de postura, que nesta espcie decorre entre Janeiro e Maro. provvel que a migrao do goraz para zonas menos profundas e a sua maior concentrao quando da postura sejam as causas responsveis por este primeiro pico. Por outro lado a postura enfraquece de forma acentuada a generalidade das espcies. Para compensar este desgaste, os peixes tero que despender mais energia na procura de alimento, respondendo assim melhor ao isco. Tambm se observa que, nos ltimos quatro anos, as capturas so ainda mais elevadas, para o que ter contribudo a entrada de novas embarcaes para a frota demersal com maior autonomia e melhoramento de outras (Krug, 1994; Krug, 1987). Em algumas ilhas o carapau chamado de peixo (M. H. Krug, com pess.), o que parece ser o caso do Corvo pois nos dados da lota no surgem entradas de carapau.

- 32 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

Krug (1994) relata diversos momentos de avaliao do stock de goraz nos Aores efectuados pelos investigadores do DOP: O estado de explorao deste recurso foi apresentado e discutido preliminarmente na VII

Semana das Pescas dos Aores por Silva (1987b) que, atravs da aplicao de um modelo de rendimento por recruta ao goraz e abrtea, constatou a existncia de um situao de pesca muito dirigida ao goraz, com a explorao demasiado intensiva deste stock relativamente abrtea, para a qual se poderiam aumentar consideravelmente os rendimentos por recruta atravs da diminuio do comprimento de primeira captura e de um esforo mais dirigido a esta espcie; Krug e Silva (1988) apontam para as evidncias de sobre-explorao dos juvenis de goraz,

com um grande valor de mortalidade de pesca, alertando que esta captura intensiva dos juvenis tornar-se- um problema sem soluo se os barcos de atum continuarem a pescar estes juvenis como isco vivo; Em 1989 (Krug e Silva, 1988) apresentaram os resultados de uma avaliao, em resultado

da aplicao de um modelo de Anlise de Populaes Virtuais (Virtual Population Analysis VPA). O alerta foi novamente dirigido s capturas de carapau como isco vivo para a pesca do atum e o possvel impacto negativo das mesmas no processo de recrutamento da espcie. Estimou-se ento, com base em inquritos dirigidos aos pescadores de atum, um aumento das capturas de goraz na idade zero de 200 kg em 1985 para 1300 kg em 1988; Novo VPA apresentado por Krug (1991) veio confirmar os resultados anteriores: a

espcie, embora no estivesse a ser sobre-explorada, assistia a um aumento acentuado do esforo de pesca, que poderia a curto prazo provocar uma reduo das capturas, como resultado da entrada em fase de sobre-explorao; Os resultados dos estudos anteriores foram novamente confirmados na Reunio da Semana

das Pescas dos Aores (Silva e Krug, 1994). O problema que ento se ps foi o da inexistncia de ndices de esforo para calibrao daquela anlise e de outras anteriores; - 33 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

Os resultados do estudo de Krug (1994) indicam uma reduo da biomassa de goraz nos

Aores de cerca de 3850 T em 1982 para 2250 T em 1992, sendo os reprodutores aqueles que viram a sua biomassa reduzida de forma mais acentuada, em cerca de um tero do total. Esta reduo poder ter efeitos negativos, comprometendo o recrutamento do stock. Tudo indica, no entanto, que pelo menos at 1989 o recrutamento de goraz tenha sido governado por mecanismos determinsticos, ao contrrio de outras espcies dos Aores (e.g. chicharro e cavala) cujo recrutamento parece apresentar um muito mais elevado grau de estocasticidade, porventura correlacionando-se com as variaes oceanogrficas que se verifiquem na rea durante os estdios larvar e pr-juvenil. possvel que a reduo mais drstica na biomassa de reprodutores se deva incidncia mais acentuada da pesca no estdio pr-juvenil, no chegando estes a juntar-se ao manancial reprodutor. Os resultados continuam a indicar de maneira consistente que o goraz entrou em fase de sobre-explorao, sendo a taxa de mortalidade por pesca muito mais elevada (3 a 4 vezes) do que a taxa de mortalidade ptima (Fmax ou F0,13). As capturas de goraz registaram um aumento de 415 T em 1980 para 110 T em 1992, tendo depois descido em 1993. Repartindo as capturas de goraz por carapau (juvenil; idades 0-2), peixo (pr-adulto: idades 3-5) e goraz (adulto; idades > 5) verifica-se que o maior aumento de capturas incidiu sobre o peixo que entre 1980 e 1992 aumentou de 51 para 431 T. As capturas de carapau e goraz aumentaram de 22 e 342 T para, respectivamente, 58 e 611 T. Krug (1994) concluiu que o stock de goraz corre srios riscos ser sobre-explorado se no forem tomadas medidas de gesto rapidamente, propondo um TAC de goraz nos Aores de 730 T, bem como a proibio da captura de goraz juvenil (carapau) de comprimento furca inferior a 15 cm. Os resultados da anlise efectuada por Krug (1994) sugerem ainda a existncia de dependncia do crescimento da populao em relao densidade, representada pela biomassa total
3

Fmax corresponde ao rendimento mximo por recruta e F0,1 designa o ponto onde o aumento do rendimento por recruta produzido por uma unidade de esforo adicional corresponde dcima parte do aumento do rendimento por recruta logo que o stock esteja a ser ligeiramente explorado. A explorao ao nvel do F0,1 pode corresponder a um nvel prudente de um ponto de vista de conservao do stock (Krug, 1994).

- 34 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

do stock em cada ano (1983-1993) e que o goraz nos Aores est a tender para um crescimento mais rpido, resultado da diminuio da biomassa do stock. Este o primeiro estudo que sugere a existncia de crescimento dependente da densidade numa populao de Espardeos, neste caso do goraz. A sensibilidade dos recursos demersais deve-se por um lado sua reduzida rea de distribuio potencial e por outro, s caractersticas biolgicas de algumas dessas espcies (e.g. hermafroditismo protndrico do goraz, viviparidade do boca-negra, cntaro e elasmobrnqueos). Para alm disso, trata-se na sua grande parte de recursos locais, ao contrrio dos tundeos que apresentam uma distribuio geogrfica alargada a outras reas do Atlntico. Finalmente, esta pescaria apresenta ainda vrias especificidades como sejam multi-especificidade e elevado nmero de artes empregues na pesca e a natureza rochosa dos fundos, esta ltima impondo limitaes no tipo de artes empregues no s na pesca como tambm nos cruzeiros de prospeco, que tm que ser efectuados com artes muito mais selectivas do que o arrasto (Krug, 1994).

4.4. Modelao de sistemas


Em termos econmicos, um recurso natural fornece os maiores lucros sociedade quando gerido de modo a maximizar os retornos lquidos ou rendas do recurso (Vincent et al., 1997). Existem duas grandes vertentes de avaliao e gesto das pescas: os modelos biolgicos e os modelos bio-econmicos. Os primeiros focam apenas os aspectos biolgicos das populaes exploradas comercialmente. Os ltimos assentam sobre uma base de conhecimento biolgico, mas procuram incorporar na anlise os aspectos scio-econmicos passveis de afectar a taxa de explorao do recurso. Tradicionalmente, os parmetros destes mtodos tem sido estimados usando tcnicas de regresso linear simples, assumindo condies de equilbrio. Abordagens mais recentes tendem a evitar esta restrio, usando modelos lineares gerais ou modelos no lineares para o ajustamento e - 35 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

estimativa de parmetros, sendo em geral reconhecidos como modelos de produo em no equilbrio (e.g. Walters e Hillborn, 1976; Schnute, 1977; Cramer e Prager, 1992; Hilborn e Walters, 1992; Prager, 1992 a, b; Yoshimoto e Clarke, 1993). A avaliao frequentemente dirigida a uma nica espcie, no tendo em conta as espcies com as quais ela interaja (e.g. atravs das suas relaes trficas e ecolgicas). Este facto resulta por um lado, da falta de conhecimento sobre essas interaces e por outro, da complexidade das anlises quando se tm em conta essas interaces. Assim, a dinmica de muitas populaes pesqueiras tm sido modeladas assumindo-se que essas interaces podem ser ignoradas ou mantidas constantes atravs do tempo (Krug, 1994). Mas esta situao tem vindo a alterar-se em resultado dos inmeros erros que tm sido cometidos na gesto de diversas espcies e do desenvolvimento de novos mtodos de avaliao, mais poderosos, e ainda de enorme quantidade de informao que entretanto se reuniu relativamente a diversas espcies, incluindo populaes de menores dimenses (Krug, 1994). Isidro (1996) cita dois dos principais problemas dos modelos de pescas: um, relacionado com o uso de modelos de produo surplus, que a biomassa e a mortalidade por pesca no so em geral estimadas directamente, mas atravs do uso de ndices que podem ser extrados dos dados estatsticos das pescas: capturas por unidade de esforo (CPUE) e esforo, respectivamente. Isto significa que o esforo tem de ser medido em unidades apropriadas e quando so encontradas diferenas entre artes, barcos e tempo, o esforo de pesca (chamado nominal) deve ser padronizado (chamado efectivo, ver Robson, 1966; Food and Agriculture Organization, 1976; Gulland, 1983); outro problema introduzido com as pescarias multi-especficas e com o conceito de esforo dirigido. Como a pescaria no depende de apenas uma espcie, o esforo deveria ser separado de acordo com as espcies alvo, sendo este contudo, amalgamado nas estatsticas das pescarias. A separao destes parmetros problemtica e no parece ter sido resolvida at agora, embora algumas sugestes sobre como lidar com ela podem ser encontradas em Food and Agriculture Organization (1976) e Caddy

- 36 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

(1980). A nica soluo, actualmente parece ser estimar a relao entre espcies alvo e capturas observadas.

4.4.1. Os modelos biolgicos de pesca Os efeitos da explorao dos recursos pesqueiros so analisados a partir de modelos matemticos. Dois tipos alternativos tm sido considerados na avaliao dos recursos pesqueiros: (a) os modelos estruturais e (b) os chamados modelos de produo geral. Os primeiros tratam a estrutura etria dos stocks, permitindo uma descrio completa da reaco dos mananciais explorao e so aqueles que se procuram utilizar, sempre que possvel. No entanto, este tipo de modelos requer o conhecimento de informao biolgica detalhada (recrutamento, crescimento, mortalidades, etc.), obrigando a um programa de investigao especialmente dirigido, de difcil e dispendiosa execuo (planeamento de amostragens biolgicas nos portos, cruzeiros cientficos, etc.). Para alguns recursos pesqueiros, esta informao no est disponvel, pois muitas vezes apenas existem dados histricos de captura e esforo de pesca. Nestes casos possvel relacionar a captura com o esforo de pesca e determinar a forma como o esforo afecta a captura. Esta aproximao deu origem ao desenvolvimento de uma famlia de modelos denominados modelos de produo geral (Pinho, 1995).

a) Modelos Estruturados Os modelos de estrutura etria tm um longo registo histrico e a sua origem pode ser traada at aos anos 204. O aspecto multi-especfico da pescaria demersal aoreana, a pequena evidncia de grandes interaces biolgicas entre as espcies mais exploradas, principalmente interaces predador-presa (e.g. Dekker, 1982; Lleonart et al., 1983, 1985; Gislason e Helgason, 1985; Daan, 1987; Daan e Sissenwine, 1991; relatrios recentes do ICES, do Grupo de Trabalho de Avaliao Multi-espcies) sugere que a abordagem ideal seria atravs de um modelo que inclusse as
4

Ver Megrey (1989) para uma reviso.

- 37 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

interaces tecnolgicas. Contudo, uma tal abordagem requereria muita mais informao do que a que est disponvel (Isidro, 1996). Alguns exemplos so os modelos de: Darby e Flatman (1994), Laurec e Sherperd (1982), Pope e Shepherd (1982), Stevens (1984), Gulland (1965) e o modelo de captura por recruta (Beverton e Holt, 1957)5. Na abordagem de Beverton-Holt so feitas tentativas de estimar os parmetros individuais no contexto de um modelo de tempo discreto. Contudo, parte-se geralmente da premissa simplificante de que o recrutamento constante de perodo para perodo, examinando-se ento o comportamento de cada coorte (Bjrndal e Munro, 1998). O modelo de Beverton-Holt fornece uma excelente base biolgica na economia da aquacultura (Bjrndal, 1990), no sendo to adequado, porque ao contrrio da aquacultura raramente pode capturar-se apenas uma coorte. A economia da pesca multi-coorte torna-se, assim, muito complexa (Clark, 1990). A anlise virtual da populao (VPA) (Gulland, 1965) uma tcnica bem estabelecida para obter informao sobre os tamanhos da populao dos stocks explorados em estado de equilbrio, seguindo cada coorte atravs das pescarias (Krug e Silva, 1988).

b) Modelos de Produo Geral Pinho (1995) resume a aproximao geral dos modelos de pesca, considerando que o crescimento anual da biomassa de um dado stock no explorado funo do recrutamento (R), crescimento natural (P), mortalidade (M) e emigrao (E) de acordo com a relao x1 x0 = R + P M - E onde x1 e x0 so as biomassas no incio e no fim do ano, respectivamente. (4.1)

Estes modelos so utilizados nas estimativas efectuadas pelo Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Aores por Krug (1994), Pinho et al. (1999).

- 38 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

Cada termo da equao afectado pelas condies ambientais que prevalecem durante o ano e pelo tamanho e estrutura etria do stock. Derivando esta relao obtm-se a taxa de crescimento da biomassa. Pinho (1995) divide os modelos de produo geral em trs tipos: a) Modelo de Schaefer (1957), que supe numa primeira aproximao que a taxa instantnea relativa de crescimento natural da biomassa uma funo linear da biomassa, definida por F(x) = r [1 x/K] (4.2)

Em equilbrio F(x) zero, porque de ano para ano o recrutamento e crescimento igualam a mortalidade e emigrao. Introduzindo as capturas interessa quantificar o esforo de pesca E, que pode ser considerado um ndice da mortalidade devida pesca e o coeficiente de capturabilidade (q). A relao entre capturas (y) e nvel de biomassa , ento dada por y/E = q . x (4.3)

Da equao anterior depreende-se que o indicador capturas por unidade de esforo (CPUE) uma medida da biomassa. Krug (1994) salienta que a mortalidade pesqueira do goraz nos Aores ultrapassa largamente a mortalidade natural, tornando-a desprezvel; b) Modelo de Fox (1970), que prope uma relao exponencial entre F(x) e x, caracterizada pela relao F(x) = r . ln(K/x) (4.4)

Seguindo a mesma lgica da alnea a) as capturas em equilbrio so dadas por y = x . r . ln(K/x) (4.5)

c) Modelo de Pella-Tomlinson (1969), que prope uma relao mais generalizada entre F(x) e x, introduzindo um novo parmetro p de forma a permitir maior flexibilidade no ajuste de uma curva aos dados observados, sintetizada pela relao F(x) = r/p [1 - (x/K)p] As capturas em equilbrio so dadas por (4.6)

- 39 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

y = r/p . x [1 (x/K)p]

(4.7)

Pinho et al. (1999) referem que os modelos de produo geral podem ser determinsticos, i.e., baseados em valores de biomassa instantneos (Butterworth e Andrews, 1984), ou modelos integrados, que utilizam valores mdios anuais, e.g. Schaefer (1957) e Fox (1970). Os modelos descritos foram formulados supondo equilbrio, que s se verifica quando o esforo mantido constante. Quando o esforo de pesca anual varia, as condies de equilbrio no se aplicam porque o stock no se situa instantaneamente na nova posio de equilbrio correspondente ao novo esforo de pesca. Neste caso h necessariamente um perodo de retardamento dependente do ciclo de vida do recurso. Do ponto de vista da gesto desejvel estudar a explorao dos recursos em condies de no equilbrio, descrevendo a variao da biomassa total durante os perodos de transio e desenvolver estratgias que definam o nvel de stock desejado (Pinho, 1995). Pinho (1995) salienta que actualmente os modelos de produo geral podem assumir vrias formas e que a literatura recente tem referido progressos significativos na extenso e generalizao dos mesmos devido introduo de novas tcnicas nos procedimentos de estimao dos parmetros e anlise de variabilidade dos mesmo, possibilitada pelo fcil acesso aos meio informticos. Anlises quantitativas, por tcnicas de simulao dos mtodos de estimao tm sugerido o abandono das tcnicas tradicionais, que assumem condies de equilbrio com processos de estimao simples, geralmente lineares, pelos novos mtodos de no equilbrio, considerados dinmicos, e que usam procedimentos mais complexos, geralmente no lineares (Pinho, 1995). Estes modelos destinam-se sobretudo a estimar a biomassa total de uma dada espcie, sendo a gesto posterior das capturas, na maioria das vezes feita atravs dos dois pontos biolgicos de referncia, o Fmax e o F0,1, que so os indicadores dos nveis adequados de mortalidade por pesca com o padro relativo em uso. Estes pontos biolgicos de referncia pretendem evitar esforos exagerados que no resultariam em capturas maiores e poderiam provocar uma reduo significativa na biomassa disponvel. Alm dos pontos de referncia biolgicos, importa tambm considerar que nveis

- 40 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

inferiores de biomassa desovante podem produzir nveis de recrutamento futuros tambm baixos. Esta situao, que varia de stock para stock, pode derivar de um nvel de intensidade de mortalidade por pesca elevado em relao ao tamanho da biomassa desovante capaz de produzir recrutamentos aceitveis (Krug, 1994).

4.4.2. Modelos bio-econmicos Os modelos econmicos tericos das pescarias tendem a apoiar-se fortemente em modelos biolgicos de produo geral ou do tipo de Schaefer, nos quais no h qualquer tentativa de distino entre os parmetros de crescimento da populao (natalidade, mortalidade e migraes), sendo estes agregados numa nica taxa de crescimento r. O modelo de Schaefer a base do modelo bio-econmico de Gordon-Schaefer (1954 e 1957) referncia obrigatria na literatura sobre economia e gesto das pescas. Este modelo refere-se apenas a uma espcie e ignora a estrutura etria da populao, sendo particularmente til quando a biologia da espcie no est bem estudada. O modelo assume que o crescimento de uma populao ou stock de peixe (F(x)) ao longo do tempo uma funo logstica ou curva sigmide do tipo: F(x) = dx/dt = r(x-x2/K) onde K a capacidade de carga do meio (figura 6). (4.8)

Figura 6. Nvel sustentvel de capturas em funo do stock de biomassa (adaptado de Romero, 1994)

- 41 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

O crescimento pequeno quando o stock pequeno porque a populao a reproduzir-se pequena. Tambm pequeno quando o stock grande, porque capacidade de carga do meio (K) limitada e ocorre competio intra-especfica. O crescimento atinge o mximo num tamanho de stock intermdio. Romero (1994) sintetiza as propriedades desta curva (na ausncia de explorao): a) F(x) > 0, quando 0 < x < K, i.e., o crescimento da biomassa positivo sempre que o nvel de biomassa no ultrapassa o correspondente ao equilbrio natural; b) F(0) = F(K) = 0, i.e., o crescimento da biomassa, tanto para um stock nulo como para o stock em equilbrio natural, zero; c) F(x) 0, i.e., o crescimento marginal da biomassa decrescente. O rendimento y de uma pescaria consiste nas capturas realizadas num dado perodo de tempo. Normalmente assume-se que o rendimento y uma funo do nvel de biomassa x e do esforo de pesca E. O esforo de pesca na realidade um ndice que agrega todos os inputs que se utilizam na operao de pesca (e.g., recursos humanos, barcos, artes). Assim, o rendimento y ou quantidade de capturas de uma pescaria pode expressar-se pela seguinte funo: y = H(x, E) (4.9)

A taxa de variao da populao, dx/dt agora dada pela diferena entre a taxa natural de crescimento F(x) e a quantidade de capturas: dx/dt = F(x) H(x, E) (4.10)

As capturas anuais podem ser sustentveis, se mantidas em equilbrio, i.e., o stock no se altera de um perodo para o seguinte (dx/dt = 0), o que ocorre quando as capturas igualam o crescimento do stock. F(x) = H(x, E) (4.11)

Existe uma srie de pontos de crescimento determinados pelo tamanho do stock, pelo que tambm existe uma srie de nveis de capturas potencialmente sustentveis. O nvel de capturas mximo sustentvel (MS) ocorre quando o crescimento mximo (Romero, 1994). Assim, na figura 6

- 42 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

o nvel de capturas y2 sempre insustentvel e leva rapidamente ao colapso do stock, yM o nvel de capturas mximo sustentvel e y1 um nvel de capturas intermdio que pode ser originado em dois pontos se ocorrer esquerda do mximo sustentvel, como x1, um equilbrio instvel pois qualquer flutuao na taxa de crescimento levar ou ao colapso no stock (se diminuir) ou a um novo equilbrio, mais prximo do mximo sustentvel (se aumentar); se ocorrer direita do mximo sustentvel, como x2, um equilbrio estvel. Apresentando o stock de biomassa x em funo do esforo de pesca E, obtm-se x = G(E) (4.12)

Para expressar o nvel de capturas sustentvel como uma funo do esforo de pesca basta substituir 4.12 em 4.9, obtendo-se y = H[G(E), E] = (E) (4.13)

Na figura 7 est representada a curva capturas sustentveis vs. esforo de pesca (E) dada pela equao 4.13.

Figura 7. Capturas em funo do esforo (adaptado de Vincent et al., 1997) Se o preo do pescado for igual unidade e no for afectado pelo nvel de capturas, ento a curva exactamente igual curva das receitas totais. A funo de custo das capturas C ser igual a C = a.E (4.14)

onde a o custo de uma unidade de esforo e E o esforo de pesca. O equilbrio ou ponto de lucro mximo dar-se- quando o valor marginal de pescas (i.e. a receita marginal) coincidir com o custo marginal de pesca. Graficamente, este equilbrio ocorre no

- 43 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

ponto de tangncia da curva de receitas, representada na figura 8, i.e. o lucro mximo obtm-se aplicando um esforo de pesca E2, ao qual corresponde um lucro ptimo e sustentvel y. fcil mostrar que o ptimo econmico da pesca (mximo econmico ME) situa-se esquerda de MS, excepto se o custo marginal for zero, onde coincidem (Romero, 1994).

Figura 8. Curva da receita total (adaptado de Vincent et al., 1997)

Para determinar analiticamente o mximo econmico estabelece-se o lucro inerente explorao da pescaria que igual a: Derivando em ordem a E obtemos dL/dE = p. (E) a = 0 , (4.16) L = p.(E) a.E (4.15)

pelo que o equilbrio econmico d-se quando p.(E) = a, i.e. quando a receita marginal igual ao custo marginal da pesca a, ou ainda, quando a renda marginal (E) iguala o preo relativo da unidade de esforo de pesca a/p. Vincent et al. (1997) resume assim: em equilbrio, o stock determina o crescimento, o crescimento igual s capturas e o esforo de pesca determina as capturas. Assim, pode utilizar-se a relao entre capturas e esforo como equivalente relao entre stock e crescimento . As capturas elevam-se at ao mximo sustentvel e decrescem a partir da, medida que o efeito de reduo do stock ultrapassa o efeito do aumento do esforo. Se a relao capturas - esforo conhecida numa dada pescaria, pode ser utilizada para predizer o nvel de capturas sustentvel que

- 44 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

resultar de um dado nvel de esforo de pesca. A pescaria diz-se sobre-explorada se o esforo exceder o MS, porque a mesma quantidade de peixe pode ser capturada com menos esforo. As CPUE so dadas pelo declive da recta que passa na origem e intercepta a funo capturas esforo. foroso que as CPUE diminuam medida que o esforo aumenta, o que no significa necessariamente que ocorre sobre-explorao; isto tambm acontece esquerda do mximo sustentvel. Para l do mximo sustentvel as CPUE decrescem rapidamente sinal de sobre explorao (Vincent et al., 1997). Pode observar-se na figura 7 que em E2 as CPUE so menores que em E1. Vincent et al. (1997) concluem que, embora a maximizao das capturas possa parecer um objectivo sensato para a gesto das pescas, no faz sentido economicamente, pois ignora os custos do esforo de pesca e as receitas da venda. O objectivo econmico maximizar a renda do recurso: a diferena entre a receita total e o custo total que o lucro da pescaria. A curva da receita total exibida na figura 8. Se for assumido que o custo de uma unidade de esforo de pesca no afectado pelo nvel do esforo de pesca, ento o custo de pesca varivel proporcional ao esforo e pode ser representado por uma linha que passa na origem. O declive desta linha equivale ao custo da unidade de esforo. A renda maximizada ao nvel de esforo onde a distncia vertical entre a receita total e o custo total maior, i.e., o mximo econmico (ME) ocorre esquerda do mximo sustentvel. Se a pescaria pertencesse apenas a um proprietrio, este no aumentaria o esforo para alm do ME porque isso diminuiria os seus lucros. O ME o ptimo social e privado quando o valor social do ltimo peixe capturado, a receita marginal (declive da linha de receita total), iguala o custo social de produo, o custo marginal (declive da linha de custos totais).

4.4.3. Acesso livre O modelo de Gordon-Schaefer assenta no pressuposto de que a pesca propriedade de um nico agente pblico ou privado. Na prtica as pescarias raramente pertencem apenas a um

- 45 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

proprietrio e so, tipicamente, recursos de acesso livre, embora regulamentados. Esta regulao ou poltica de interveno pode ser de natureza muito diversa. Quando o acesso livre, o equilbrio modifica-se, pois a existncia de lucro atrai novos pescadores, dissipando o lucro medida que surgem novos pescadores em busca do lucro remanescente. O novo equilbrio ocorre quando o lucro for zero, portanto o esforo de pesca correspondente a um caso de livre acesso no regulamentado ser dado pela interseco da curva de receitas com a recta dos custos, i.e., o livre acesso aumenta o esforo de pesca. O problema de acesso livre descrito pode referir-se forma clssica esforo de pesca excessivo conducente sobre-explorao do recurso, ou a uma segunda manifestao do problema, a sobre-capitalizao, que surge quando os gestores do recurso (i.e. o governo) intervm impondo limites de capturas, mas no exercem controle efectivo sobre o tamanho da frota, tornando-se inteiramente racional para os indivduos competir pela sua parte do recurso. O resultado uma frota que em termo de capacidade de captura exceder bastante o necessrio (Bjrndal e Munro, 1998).

4.4.4. Incerteza nas pescas A incerteza invade a gesto das pescas e fornece um incentivo comportamental poderoso. A incerteza factual resulta da falta de conhecimento acerca do funcionamento dos sistemas ecolgicos, econmicos e sociais, das suas variveis chave, das suas restries e das suas interaces. Por exemplo, o estado biolgico actual das pescarias mundiais reflecte grandes incertezas acerca da dinmica das populaes e ecossistemas. A incerteza sobre a posse resulta de direitos de propriedade no especificados ou em alteraes no mbito da gesto que minam a certeza quanto ao acesso ao recurso. As questes actuais sobre segurana alimentar e sobre-capitalizao so resultados directos da incerteza sobre a posse (Hanna, 1999). O modelo de Gordon-Schaefer um modelo determinstico, mas uma pescaria um sistema sujeito a um grande grau de incerteza pela sua natureza intrnseca e pela falta de conhecimento

- 46 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

cientfico. Walters e Hilborn (1978) classificam as fontes de incerteza (biolgica ou factual) numa pescaria em trs grupos: a) Efeitos aleatrios, cuja futura frequncia de ocorrncia pode ser determinada a partir da experincia passada; b) Incerteza nos parmetros que pode ser reduzida atravs de investigao e aquisio de informao a partir de experincia futura; c) Ignorncia acerca das variveis apropriadas a considerar e a forma apropriada do modelo. Bjrndal e Munro (1998) referem que o trabalho realizado em economia das pescas para alargar os modelos dinmicos de modo a incorporar a incerteza limitou-se, quase, primeira classe de incerteza. A abordagem comea com um modelo dinmico determinstico e torna-o estocstico. O objectivo da gesto do recurso , ento, maximizar o valor actual dos retornos esperados da pescaria. As regras de deciso de investimentos geralmente levam a uma atitude mais conservadora do que num mundo determinstico. Ento deseja-se, no um nvel de capturas sustentveis, mas sim, uma probabilidade de distribuio dos nveis de capturas invarivel ao longo do tempo. Esta abordagem no adequada, pois ignora o terceiro tipo de incerteza, a incerteza verdadeira, na qual existe um nvel irredutvel de incerteza e no possvel construir distribuies de probabilidade objectivas (Bjrndal e Munro, 1998). Esta forma de incerteza pode ser gerida atravs da diversificao da explorao das pescarias. Uma segunda abordagem, apenas recentemente discutida, consiste em estabelecer grandes reservas marinhas nas quais so interditas capturas. Os problemas do acesso livre so exacerbados em condies de incerteza. O facto dos retornos dos investimentos no recurso serem incertos intensifica a tendncia para explorar agora ao invs de conservar. Onde a sobre-capitalizao um problema, os proprietrios de embarcaes cronicamente insatisfeitos vo pressionar os gestores do recurso para estabelecerem nveis de capturas

- 47 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

liberais, em situaes em que estes so forados a admitir a incerteza quanto s estimativas (Bjrndal e Munro, 1998). A sobre-capitalizao exacerba seriamente o problema da conservao dos recursos para as autoridades porque (i) intensifica o problema da monitorizao, controle e vigilncia e (ii) coloca presso poltica sobre as autoridades para implementar nveis de capturas demasiado liberais (Dupont, 1996).

4.4.5. Modelos polticos de gesto A regulao das pescas, tal como est construda actualmente, projectada de modo incompleto para sistemas de pesca com diversos componentes variveis. Ao invs de contabilizar a multiplicidade de bens e servios dos ecossistemas, foca apenas a produo de mercadorias por uma nica espcie. Tipicamente falha na produo de informao de modo inovador ou eficiente em termos de custo, e frequentemente inadequado tarefa de gerir comportamentos oportunistas. Ao invs de definir interaces entre os homens , frequentemente, definido por estas. Os custos das transaces so muitas vezes extremamente altos. Isto resulta dos atributos da sua estrutura e mbito (Hanna, 1999). Os gestores adoptam essencialmente as seguintes abordagens para lidar com o problema do acesso livre: a) Comando e controle, que tenta reduzir o capital investido na frota, normalmente atravs de limitao s capturas totais e programas de licenas limitadas. Esta abordagem no tem sido eficaz, pois mesmo restringindo o nmero de embarcaes numa dada pescaria, no fcil reduzir o investimento; b) Controle dos outputs: i. Taxas sobre o esforo de pesca ou sobre as capturas ii. Quotas individuais transferveis (Individual Transferable Quotas - ITQ).

- 48 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

O uso de taxas objectvel pois os custos polticos tornam-no muito pouco atraente, alm de que a aplicao difcil e que as taxas ptimas variam com o tipo de barco e condies econmicas e biolgicas e como tal difcil determin-las e variaro ao longo do tempo (Bjrndal e Munro, 1998). As ITQ representam um direito sobre as capturas (no sobre o prprio recurso) em reas designadas durante um perodo de tempo. determinado um nvel de capturas total, que depois dividido em quotas atribudas aos pescadores individuais ou companhias. Em muitos casos existe um valor sobre as quotas. Deste modo, teoricamente, os pescadores no tm incentivo para competirem com os outros e a tendncia para a sobre-capitalizao desaparece. Como tal, as ITQ so primariamente um instrumento para promover a eficincia econmica ao invs da conservao do stock (Hannesson, 1996). Os economistas tendem a favorecer as QIT que so: (i) atribudas a longo prazo tornando-se quase equivalentes a direitos de propriedade e (ii) so expressas como percentagem das capturas permitidas, i.e. do TAC, ao invs de quantidades fixas por pescador (Bjrndal e Munro, 1998). Um modelo poltico de gesto de recursos pesqueiros que est a gerar entusiasmo a j referida criao de reservas marinhas, nas quais so interditas capturas, funcionando por conseguinte como fonte de biomassa paras as reas adjacentes por migrao de indivduos adultos ou juvenis, alm de contriburem para a proteco de habitats, reduzindo a presso turstica e piscatria, e proteger as populaes em fase de reproduo. Este tipo de gesto requer obviamente uma boa fiscalizao para funcionar correctamente, alm de que a delimitao dos limites destas reservas pode revelar-se problemtica, j que as zonas mais interessantes do ponto de vista conservacionista so, frequentemente, tambm aquelas cuja produtividade atrai os pescadores.

4.4.6. Modelos dinmicos O modelo de Gordon-Schaefer um modelo esttico, que no comporta a influncia do tempo e da taxa de desconto sobre o recurso. Obviamente, a evoluo da biomassa um processo - 49 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

dinmico e Gordon tinha conscincia disso, mas na altura (1954) no era possvel proceder ao tratamento matemtico complexo que este tipo de anlise requer. Alguns autores envolvidos no desenvolvimento das verses dinmicas do modelo de Gordon-Schaefer so Clark e Munro (1975), Dasgupta e Heal (1975, cap. 5) e Wilen (1985). Clark (1999) apresenta a seguinte verso resumida da optimizao da estratgia de capturas a partir do modelo esttico de Gordon-Schaefer: Se r for a taxa de desconto anual, a capturabilidade do peixe e considerando o valor actual das rendas econmicas futuras. PV = e-rt(pqx - a)Edt
0

(4.17) (4.18)

sujeito a

dx/dt = F(x) qxE,

x 0, E 0

O esforo ptimo e a estratgia de capturas podem ser determinados por um clculo bsico (Clark, 1990, p. 50). Primeiro existe uma biomassa em equilbrio ptima x = x*, determinada pela equao F(x*) [a(x*)F(x*)] / p a(x*) = r, A estratgia ptima ento dada por Emax se x > x* E = E*(x) = F(x*)/q x* 0 se x* = x* se x < x* (4.20) onde a(x) = a/(qx) (4.19)

Romero (1994) resume as estratgias a adoptar do seguinte modo: a) Sempre que o valor do activo pesqueiro cresa mais depressa que a taxa de desconto no convm capturar e vice-versa; b) Quando o preo e o custo das capturas no variam ao longo do tempo interessa capturar quando a produtividade marginal do recurso no supera a taxa de desconto e vice-versa; c) Se o stock inicial inferior ao stock ptimo, deve investir-se no recurso, deixando que o este cresa e vice-versa.

- 50 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

Os programas de gesto de espcies so em geral orientados para uma nica espcie. A abordagem de ecossistema, cada vez mais popular, insiste no reconhecimento da interaco entre espcies, pois muito raro que uma espcie aja isolada (May et al., 1979).

4.5. Modelos de redes neuronais


Dado o grau de incerteza que acompanha a modelao das pescas este trabalho propem-se a explorar as novas tecnologias de tratamento da informao onde se incluem as redes neuronais, para obter novas formas de conhecer, relacionar e predizer condies biofsicas com a rentabilidade de uma pescaria. As redes neuronais ao invs dos modelos referidos at ento, no so pr-programadas; utilizam, sim, uma arquitectura semelhante estrutura do crebro, aliada a um ambiente de aprendizagem Tal como a abordagem tradicional, as redes neuronais requerem a especificao e caracterizao dos factores que influenciam o crescimento das espcies, embora os mtodos utilizados para determinar e quantificar a interaco entre esses factores sejam diferentes. As redes neuronais so modelos do tipo caixa-negra que, em funo das alteraes no nvel dos factores empregues, reflectem apenas a variao do produto final, no requerendo quaisquer conhecimentos quanto ao modo como os diversos factores interagem. Estas interaces (normalmente no lineares) so estabelecidas atravs de processos de anlise estatstica, pelo que a utilizao de redes neuronais justifica-se particularmente em situaes muito complexas ou para as quais o conhecimento ainda limitado. Uma outra vantagem das redes neuronais a sua capacidade para processarem dados de diferentes tipos (qualitativos ou quantitativos) sem que isso constitua qualquer violao dos princpios do modelo (Jrgensen, 1994; De la Rosa et al., 1999; Schultz et al., 1997).

- 51 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

A desvantagem da aplicao destes modelos advm, fundamentalmente, do facto da sua aplicao se encontrar limitada a ecossistemas similares e, da impossibilidade de considerar alteraes no sistema (Jrgensen, 1994). Para alm disso, uma vez que se trata de uma metodologia assente exclusivamente na anlise de dados, necessita de um grande volume de informao para poder operar com normalidade. Finalmente e, por comparao com outras metodologias de modelao, torna-se bastante mais difcil extrair novos conhecimentos a partir deste mtodo (Schultz et al., 1997). Em termos conceptuais, uma rede neuronal constituda por elementos de processamento simples, chamados unidades ou ns, interligados de modo a formarem uma rede (figura 9). A sua estrutura compreende trs nveis: um nvel de base (ou nvel de inputs) com os respectivos ns de entrada (k); um ou vrios nveis intermdios, com um nmero varivel de ns (j), onde se efectua a maior parte do processamento; e, por fim, um nvel de sada (ou nvel de outputs) que poder possuir um s ou mais ns (i). As ligaes wjk relacionam os ns de entrada com os intermdios e as wij estes ltimos com os ns de sada. Output Oi wij Vj wjk Input 1 2 3 4 5 k Ns Inputs Ligaes

Figura 9. Estrutura de uma rede neuronal com duas camadas (adaptado de Hertz et al., 1991) Hertz et al. (1991) salientam que nas redes neuronais com vrios nveis em cadeia, cada um dos ns de entrada est associado a sries de dados binrios (0/1 ou 1), ou de valores contnuos,

- 52 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

contidos num nmero p de amostras ( = 1, 2, ..., p). Para uma dada amostra , cada um dos ns intermdios (j) acaba por receber uma informao de entrada (hj) hj = kwjkk gerando um output Vj. Vj = g(hj) = g(kwjkk) Cada n i do nvel seguinte recebe, assim, uma informao hi hi = jwijVj = jwij g(kwjkk) e produz um output final Oj. Oi = g(hi) = g(kwjkVj) = g(jwijg(kwjkk)) (4.24) (4.23) (4.22) (4.21)

Sendo g(h) expressa normalmente atravs de uma funo logstica, com um dado parmetro g(h) = 1 / (1 + exp (-2h)) (4.25)

Esta metodologia baseia-se no confronto entre sries de pares de dados repetidas sucessivamente. A estrutura em rede reflecte as interdependncias geradas entre cada um dos ns e a sua, que tornam possvel o ajustamento do valor das ponderaes para as diversas ligaes, de modo a minimizar o erro das respostas geradas pelo modelo. O algoritmo de aprendizagem por retro propagao (Back propagation learning algorithm) fulcral a muito do trabalho actual sobre a aprendizagem em redes neuronais. Hertz et al. (1991) descrevem os vrios passos deste algoritmo considerando uma rede com M nveis (m = 1, 2, ..., M), com Vim outputs correspondentes a cada uma das unidades i do nvel m e com wijm ligaes de vjm-1 para vim: a) Iniciar as ponderaes com pequenos valores aleatrios, comeando o processamento

individual de cada amostra (); b) (m = 0) Escolher um conjunto de dados k de uma dada amostra e aplic-lo ao nvel de entrada Vim = k ,

para todos os k.

(4.26)

- 53 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

c)

Propagar este sinal em cadeia na rede utilizando Vim = g(him) = g(jwijmVjm-1) (4.27)

d)

Calcular uma medida do erro ( iM) para a camada do output final, fazendo a diferena

entre este (Vim) e o respectivo valor real do dado (i ) na amostra considerada. iM = g(hiM)[ i - ViM]

(4.28)

sendo g(hi) a derivada da funo g(hi) que, no caso da funo logstica, ser igual a 2g(1-g); e) Calcular a medida do erro ( im-1) para as camadas precedentes, retro propagando os

erros segundo a frmula im-1 = g(him-1) jwijm jm f) (4.29)

Ajustar todas as ponderaes (wijm) para um momento t+1 de acordo com a expresso: t+1 wijm = t wijm + im Vjm-1 (4.30)

g)

Regresso ao passo b) para repetio do processo com um novo conjunto de dados.

As redes neuronais so aplicadas na resoluo de problemas em diversos reas, nomeadamente os associados anlise de sries temporais ou ao reconhecimento de padres e, em especial, em ambientes sujeitos a variabilidade e incerteza, pelo que a sua aplicao modelao de sistemas de pesca adequada, embora actualmente seja pouco explorada. A utilizao das redes neuronais espalhou-se a diversos campos, e.g. predio de sinal, optimizao, reconhecimento de imagem ajustamento de funes de curvas (Dentinho e Reis, 2001). O nico trabalho com redes neuronais relacionado com pescas encontrado foi o reconhecimento de espcies de peixes utilizando viso de computador e uma rede neuronal, de Storbeck e Daan (2001).

4.5.1. Metodologia O conhecimento biolgico da dinmica do stock de demersais, em conjunto com os dados

- 54 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

sobre as capturas e esforo de pesca relega a incerteza das pescas dinmica scio-econmica da comunidade piscatrias, nomeadamente a dinmica da frota e da tecnologia e a relao do custo do esforo de pesca com a receita esperada e obtida. Por outro lado, sabe-se que a quantidade de pescado depende no s do esforo de pesca em cada sada, corno tambm do esforo anterior, i.e., do stock restante, e ainda do esforo de pesca despendido por estranhos. A medida ideal do esforo seria um ndice agregado de diversos factores como o nmero e tamanho de anzis, capacidade e alcance do barco e dias de pesca, mas na ausncia dos primeiros, usamos apenas o nmero de sadas de pesca, j que a frota relativamente uniforme. Isidro (1996) considera que nas pescarias artesanais cada viagem em geral representa um dia de pesca e por cada viagem existe uma captura correspondente, pelo que possvel usar cada captura como medida do esforo. Pela importncia que a pesca de juvenis assume na dinmica das populaes e porque para os pescadores efectivamente uma espcie distinta, optou-se por conservar as capturas de peixo separadas das capturas de goraz. Assume-se tambm que as fugas lota so desprezveis face ao volume pescado. O quadro 8 lista as variveis explicativas (inputs) e as variveis independentes (outputs) adoptadas no modelo de uma forma genrica.

- 55 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

Quadro 8. Variveis do modelo Inputs


Capturas anteriores, representam a depleo a que o stock esteve sujeito, logo influenciam as capturas presentes.

Outputs

Capturas de peixo. Sendo o peixo os juvenis de goraz (0 a 2 anos) presume-se que as capturas prvias de peixo tero influencia nas capturas presentes de goraz pois diminuem o reabastecimento do stock.

Capturas, em massa (kg). O ideal seria em nmero de indivduos, j que o nome comum goraz abrange diversas idades em que o peso dos indivduos pode variar consideravelmente, bem como a sua aptido para a reproduo. Capturas por unidade de esforo (CPUE) do goraz, que normalizam as capturas relativamente ao esforo de pesca, medido em nmero de sadas para goraz.

Capturas de outros peixes, incluindo o peixo, representando o esforo de pesca que no foi utilizado no goraz porque os anzis foram ocupados com outras espcies.

Dummies para reflectir as flutuaes ambientais sazonais dentro de um mesmo ano (Janeiro, Fevereiro, ... Dezembro).

Capturas marginais, i.e., razo entre a variao


das mdias mveis das capturas e a variao das mdias mveis do esforo (C/E), entre os mesmos meses de anos consecutivos. As capturas marginais so importantes pois inflectem antes das CPUE mdias, mostrando assim a parte negativa da curva no modelo antes que tal suceda com a CPUE mdia.

Dummies para reflectir as condies ambientais em cada um dos diferentes anos (Ano 1, Ano 2, ... Ano 11, que correspondem a 2000, 1999, ..., 1988)

Esforo (nmero de sadas), pois esta varivel fundamental para o clculo dos outputs.

Para a modelao da rede neuronal utilizou-se o programa PathFinder Neural Network System
(TM)

, verso 1.5, Copyright

(C)

de Z Solutions, LLC 1998-1999, licenciado para Tomaz


(R)

Dentinho. Os dados foram introduzidos numa folha de clculo Microsoft para Plo de Angra do Herosmo, Universidade dos Aores.

Excel 2000, licenciada

Antes da introduo dos dados no programa procedeu-se sua aleatorizao de modo a que a ordem temporal crescente pela qual estavam inicialmente dispostos no enviesasse os resultados. Os dados utilizados no escalonamento foram os mximos e os mnimos de varivel, - 56 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

correspondendo a uns e zeros, excepto nas colunas das capturas de goraz e CPUE de goraz, em que foram 0,8 e 0,2. Permitiu-se sempre que o programa efectuasse extrapolao de dados. No quadro 9 esto os valores dos parmetros do modelo, que so aqueles que surgem por defeito, excepto o nmero de ns, que como se ver foi alterado. Quadro 9. Parmetros do modelo e de aprendizagem Parmetros do modelo N. de ns de output 1 Tamanho da poca* 12 Intervalo de pesos inicial 6 0,2 Mximo de pocas 65000 pocas entre testes 200 Tentativas 30 Parmetros de aprendizagem Valor inicial 0,2 Acrscimo 0,095 Decrscimo 0,1 Mximo 1,0 Momento Valor inicial 0,2 Acrscimo 0,05 Decrscimo 0,1 Mximo 0,9
* Refere-se ao nmero de dados do conjunto de treino apresentados rede antes das actualizaes dos pesos serem feitas (Z Solutions, 1998)

A estratgia geral foi afinar o modelo atravs de diversas tentativas com diferente nmero de ns e de dados para validao, aps o que se seguiram simulaes. A variao do nmero de ns prende-se com a aprendizagem e calibrao do programa, enquanto que o nmero de dados para validao importante porque diminui o nmero de dados disponveis para o teste e treino do programa. J que normalmente os modelo no ganham em coerncia interna aumentando muito o nmero de ns, no se experimentaram nmeros elevados. Na primeira fase optou-se por escolher o melhor modelo do ponto de vista estatstico e apenas depois testar a sua consistncia terica. Na segunda fase optou-se por uma abordagem diferente, sendo a avaliao da qualidade dos modelos e a seleco do melhor deles foi efectuada a

- 57 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Modelao da Pesca

trs nveis: (1) qualidade estatstica (seleco dos melhores coeficientes de correlao e erros); (2) consistncia terica (a curva de capturas deve aproximar-se do zero e as curvas das CPUE e capturas marginais devem ter inclinaes negativas); e (3) consistncia interna (cada modelo deve gerar curvas para os restantes coerentes com as estimativas dos respectivos modelos). Aps a seleco do modelo passou-se fase das simulaes onde se variou o esforo anterior, aumentando ou diminuindo as capturas anteriores e testando os diferentes trimestres e os meses mximo e mnimo. Os dados obtidos nestas simulaes no s reforam a confiana no modelo mas tambm permitem calcular a receita e o lucro em diferentes situaes e simular a introduo de diferentes mtodos de gesto.

- 58 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Anlise e Tratamento de Dados

5. ANLISE E TRATAMENTO DE DADOS

5.1. Capturas e receita6


Da anlise preliminar dos dados surgiu o grfico da figura 10, que analisa as propores do pescado por espcie. Como se pode observar, as capturas de goraz no Corvo so vastamente superiores s das restantes espcies. De facto, estas representam 54% da biomassa capturada, sendo a segunda maior captura o pargo, com 15 % das capturas totais. Todas as outras capturas so muito inferiores s destas duas espcies. Na figura 10 esto representadas individualmente as principais capturas, estando agregadas sob o ttulo outras todas as espcies cuja peso individual representa menos de 3%.

Mero Congro 3% 4% Cherne 6%

Outros 11%

Bonito 7% Pargo 15%

Goraz 54%

Figura 10. Proporo das capturas por espcie entre 1984 e 2000 (%)

Como se pode observar na figura 11, referente receita, o goraz continua a liderar, com 64% das receitas, seguido pelo pargo com 19% e pelo cherne com 10%.
No ordenamento e posterior tratamento de dados, a espcie safio foi considerada como sendo congro. S existiam quatro entradas para esta espcie, nos dias 6 de Junho de 1989, 1 de Setembro de 1989, 23 de Junho de 1999 e 4 de Janeiro de 2000, s quais no correspondiam quaisquer entradas de congro. A espcie parguete mantevese apesar de ser sinnima de pargo, pois no mesmo dia e para a mesma embarcao surgiam capturas com os dois nomes, o que leva a crer que no Corvo designam espcies diferentes. No existem dados para 1992, 1994 e todos os anos anteriores a 1984, pois no se registaram desembarques.
6

- 59 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Anlise e Tratamento de Dados

Os atuns bonito e albacora, embora estejam em 3. e 8. lugar respectivamente em quantidade de capturas, j em receita produzida descem para o 6. e 11. lugares, com 0,78% e 0,27% do valor da receita, o que pode ser visto em parte como uma consequncia da crise na indstria conserveira. Na figura 11 esto agrupadas na categoria Outras todas as espcies que contriburam individualmente para a receita com menos de 1% do valor total.

Figura 11. Proporo da receita por espcie entre 1984 e 2000 (%)
Congro 1% Outras 4%

Cherne Mero 2% 10%

Pargo 19%

Goraz 64%

Quanto ao nmero de espcies capturadas (figura 12), nota-se uma diminuio, o que provavelmente se deve evoluo da frota e dos mercados que estimulam uma pesca mais especializada, dirigida s espcies mais rentveis e a um abandono das espcies de pouco interesse econmico.

- 60 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Anlise e Tratamento de Dados

30 25 N. de espcies 20 15 10 5 0 1982

1984

1986

1988

1990

1992 Anos

1994

1996

1998

2000

2002

Figura 12. Nmero de espcies capturadas por ano (1984-2000)

A figura 13 mostra evoluo das capturas das espcies mais relevantes. Observam-se diversos picos de capturas de goraz, que predominam e alguns menores de pargo, espcie cujas capturas esto intimamente associadas captura de goraz. Observam-se tambm no fim da dcada de 80 picos elevados de bonito e alguns picos menores de mero.
7000 6000 5000 4000 3000 2000 1000 0 Jan-00 Jan-85 Jan-94 Jan-84 Jan-86 Jan-87 Jan-88 Jan-89 Jan-90 Jan-91 Jan-92 Jan-93 Jan-95 Jan-96 Jan-97 Jan-98 Jan-99 Cherne Imperador Mero Iriu Bonito Goraz Pargo Bicuda Peixo Albacora

Peso (kg)

Figura 13. Evoluo das capturas das espcies mais relevantes no Corvo

- 61 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Anlise e Tratamento de Dados

O grfico da figura 14 representa a evoluo do esforo de pesca em nmero de sadas, que como se observa tem vindo a crescer, embora com grandes oscilaes, que se devem em grande parte

350 300 250 N. de sadas 200 150 100 50 0 1982

1984

1986

1988

1990

1992 Anos

1994

1996

1998

2000

2002

s condies atmosfricas e martimas. Figura 14. Evoluo do esforo de pesca entre 1984 e 2000

5.2. Anlise de clusters


A anlise de clusters foi efectuada no programa CAP - Community Analisys Package, Verso 1.41, licenciado Universidade dos Aores. Utilizaram-se diversos mtodos agregativos e o mtodo separativo TWINSPAN (TWo Way INdicator SPecies ANalisys), elaborado por Hill (1973) para a anlise de vegetao, mas muito adequado a comunidades de animais (Pisces Conservation, 2000). Utilizaram-se as capturas de 1999 e 2000 por pescador e por dia, transformados em log(x+1) para evitar distores devidas grande disperso dos dados e ao elevado nmero de zeros. Como se pode observar na figura 15, o goraz, que j vimos ser a espcie mais relevante para as pescas do Corvo, encontra-se agrupado com o pargo. Todas as espcies restantes esto situadas no

- 62 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Anlise e Tratamento de Dados

outro grande cluster. Foram utilizados todos os mtodos variantes de anlise de clusters aglomerativos disponveis no programa e o mtodo separativo TWINSPAN. Os resultados mostram variaes nas distncias entre agrupamentos, mas os agrupamentos em si no se alteram. As seguintes espcies no surgem na anlise de clusters porque no foram capturadas neste perodo: chicharro, choupa, encharu, moreia, diversos, cao, anchova, raia, bonito, escolar, cavala, albacora, serra, dourado e atum.

Figura 15. Dendograma da anlise de clusters, mtodo de Ward. A anlise de clusters mostra que o goraz e o pargo separam-se das restantes espcies, i.e., o esforo de pesca dirigido para estas espcies distingue-se daquele dirigido para as restantes. No entanto, sabemos que o goraz capturado em quantidades muito superiores s do pargo e que atinge valores de mercado tambm mais elevados, o que leva a concluir que o pargo uma espcie acessria, que compete com o goraz na ocupao de anzis, pelo que includo na varivel capturas de - 63 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Anlise e Tratamento de Dados

outros peixes. Devido predominncia das capturas de goraz foram eliminadas as sadas em que este no foi capturado, que representam 28,5% das sadas.

5.3. Outliers
A grande disperso dos dados disponveis levou a que se efectuasse uma anlise de caixa e bigodes sobre os dados agregados por ms e por trimestre, para verificar se deveriam ser retirados algumas das entradas por serem outliers com o potencial de distorcer a agregao. Em ambos os casos os resultados foram enviesados pelo grande nmero de zeros, criando um limite inferior muito baixo e excluindo os valores mais elevados, que so fundamentais para o modelo (quadro 10). Assim, no se adoptam os resultados desta anlise e conservaram-se todos os dados. Quadro 10. Resultados da anlise caixa e bigodes Parmetros Dados por ms Dados por trimestre FLower 96,25 525,75 FUpper 1049,75 3225,25 FL 1,5 DF -1334 -3523,50 FU + 1,5 DF 2480 7274,50 Mediana 427 1346 Distncia (DF) 953,5 2699,50 Nmero de entradas a eliminar 11 4

5.4. Sazonalidade
Para determinar se existe relao entre a sazonalidade e as capturas efectuaram-se duas regresses lineares: em ambas a varivel independente era as CPUE, sendo a varivel explicativa de uma o seno do nmero do ms e noutra o coseno (os meses foram numerados de 1 a 12 ciclicamente). Em ambos os casos a relao encontrada era muito baixa, indicando que a sazonalidade no se reflectia de forma regular numa funo sinusoidal das CPUE (quadro 11). Em ambos os casos a distribuio dos dados no era normal, pelo que no se adoptou qualquer tratamento especfico para este caso.

- 64 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Anlise e Tratamento de Dados

Quadro 11. Estatsticas de regresso Seno Coseno R mltiplo 0,07509 0,002771184 Quadrado de R 0,005638 7,679460 x 10-6 -5 Quadrado de R ajustado 5,22 x 10 -0,005610255 Erro-padro 47,74788 47,88288486 Observaes 180 180

- 65 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Calibrao do Modelo

6. CALIBRAO DO MODELO

6.1. Primeira fase da modelao


As variveis utilizadas no modelo foram: Onze variveis dummy para reflectir as condies ambientais anuais; Doze variveis dummy para reflectir as flutuaes ambientais mensais; Trs variveis para as capturas acumuladas de peixo, com desfasamento de um, dois e trs anos; Uma varivel para as capturas de outros peixes; Doze variveis que representam respectivamente as capturas do ms anterior, de dois meses antes, de trs meses antes... at doze meses antes; Quatro variveis para as capturas do ano anterior, de dois anos antes, trs anos antes e quatro anos antes; Esforo.

Os outputs foram: As CPUE; As capturas de goraz.

Embora estivessem disponveis dados em bruto desde 1984, s foram utilizados os dados de 1988 e anos seguintes, de modo a remover os conjuntos de dados (linhas) para os quais no existem dados devido ao desfasamento das variveis para capturas anteriores (restaram 132 conjuntos de dados). A abordagem geral modelao nesta fase foi utilizar todas as variveis disponveis na primeira corrida e de seguida, por tentativa e erro afinar o modelo, agregando ou eliminando variveis menos significativas para o modelo, de modo a que o coeficiente de correlao entre as variveis - 66 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Calibrao do Modelo

fosse sempre igual ou superior ou anterior. Quando as alteraes no forneceram resultados conformes com este critrio, foram eliminadas, restaurando-se as variveis utilizadas na melhor corrida anterior. Testou-se o modelo com 6, 12, 18, 24 e 30 ns, respectivamente A, B, C, D e E para cada uma das alternativas, que eram a utilizao de um diferente nmero de dados para validao (a primeira consistiu na utilizao de 112 linhas para os dados de treino e teste e as ltimas 20 para dados de validao, a segunda com 30 dados para validao e 102 de teste e treino, e a terceira com 40 dados de validao e 92 de teste e treino). Os resultados das diversas tentativas de afinao do programa esto documentados no quadro do Anexo I, onde esto assinaladas a negrito o melhor coeficientes de correlao para o modelo das capturas (30 dados de validao e 12 ns) e o modelo das CPUE (18 ns e 40 dados de validao). Os parmetros destes modelos foram mantidos nas tentativas seguintes. Na quarta tentativa foram agregadas em pares as dummies da sazonalidade. Na quinta tentativa foram agregadas em pares as dummies que representam a variao anual das condies ambientais. Na sexta tentativa fez-se a agregao das capturas do ltimo ms com as do penltimo, as do antepenltimo com as do quarto ms anterior, etc. Note-se que estas variveis no eram dummy, pelo que se somaram os valores. Em todas estas tentativas os resultados no superaram os modelos originais pelo que se optou por restituir as variveis sua forma original. Aps a seleco dos modelos procedeu-se s simulaes, nas quais se utilizaram os mesmos dados de teste e de treino que anteriormente, variando apenas os dados a validar. A primeira simulao que pretendia avaliar a consistncia terica do modelo, utilizou para os dados para validao as mdias de todas as variveis, excepto o esforo, que foi feito variar de 0 a 290 no modelo das capturas e de 0 a 390 no modelo das CPUE, sendo que o valor mximo de esforo registado foi 59 sadas, e as variveis dummy, para as quais considerou-se arbitrariamente que este ms mdio era Maro de 2000. A escolha deste ms baseia-se no facto de em geral nele ocorrem as maiores capturas,

- 67 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Calibrao do Modelo

relacionadas com a fragilidade dos indivduos aps a reproduo, e porque 2000 o ano mais recente. Os resultados das simulaes efectuadas indicam que o sistema est na primeira fase da curva das capturas em que estas aumentam com o esforo, mas estas estimativas no so muito fiveis, pois o modelo no se aproxima do zero nas capturas. As estimativas correspondem em parte s curvas tericas, divergindo aps a zona aproximada em que o esforo conhecido pelo modelo (59 sadas). As capturas previstas correspondem apenas primeira fase da curva de capturas terica, j que no existem dados que permitam calcular a segunda (parte descendente). A curva das CPUE est de acordo com a teoria apenas se considerarmos que este sistema ainda est pouco explorado. Como se pode observar na figura 16 b) as CPUE previstas pelo modelo so muito diferentes das calculadas a partir das capturas. Figura 16. a) Capturas previstas pelo modelo e calculada a partir das CPUE; b) CPUE previstas pelo modelo e calculadas a partir das capturas.
60000

200 180

50000

160 140 CPUE (kg/sada) 120 100 80 60 40 20 CPUE do ms mdio CPUE calculadas a partir das capturas

40000

Capturas (kg)

30000

20000

10000

Capturas do ms mdio Capturas calculadas a partir das CPUE

0 0 100 200 Esforo 300 400 0 100 200 Esforo 300 400

As simulaes efectuadas pretendem averiguar o que aconteceria se o stock fosse maior, reduzindo-se as capturas anteriores em 10% e 20%, e tambm se o stock fosse menor, adicionando-se 25% aos valores do ms mdio para reproduzir o efeito das frotas estrangeiras. Os resultados destas simulaes concordam com as previses, sendo nos dois primeiros casos (menos 10 e 20%) as

- 68 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Calibrao do Modelo

capturas previstas maiores, e terceiro caso menores.

6.2. Segunda fase da modelao


Muitas das decises metodolgicas dependem dos resultados. Assim, na segunda fase da modelao, face aos resultados pouco interessantes da primeira, optou-se por reduzir o nmero de variveis, para evitar o sobre-ajustamento, por adoptar as mdias mveis de trs meses para o esforo, para as capturas de goraz e de outros peixes, para as capturas marginais e CPUE, de modo a suavizar as grandes variaes, e por agregar as variveis dummy relativas sazonalidade por trimestres. Devido deficiente aproximao ao zero do modelo na fase anterior, foram integrados nas sries de dados os anos em que no se registaram capturas (1992 e 1994), criando dois tipos de modelos a investigar com e sem zeros. Foram realizados ensaios com 30 e 40 dados de validao e 12, 18 e 24 ns, para cada tipo de modelo. Foi necessrio no tratar as observaes at Janeiro de 1987 para evitar os anos em que no possvel calcular as capturas anteriores acumuladas. Alm destes foi ainda necessrio eliminar diversos dados devido impossibilidade de calcul-los: Modelos com zeros: eliminaram-se trs conjuntos de dados devido s

capturas marginais (Abril 90, Maro 97, Setembro 00). Nestes modelos as CPUE e capturas marginais cujo esforo era zero foram consideradas zero tambm. Restaram 165 conjuntos de dados. Modelos sem zeros: eliminam-se 25 conjuntos devido s CPUE (Janeiro

87, Dezembro 90, Janeiro 91, Fevereiro 91, Janeiro 92 a Novembro 92, Fevereiro 94 a Novembro 94), mas ainda restam valores muito aproximados de zero neste modelo. Restaram 140 conjuntos de dados. A utilizao das mdias mveis baixou o valor mximo do esforo de 59 para 35 unidades e o valor mximo das capturas de 6666 kg para 3809 kg, o que naturalmente influenciou a assimptota s - 69 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Calibrao do Modelo

curvas. As variveis utilizadas foram ento: Capturas de peixo (12 meses anteriores e 12 meses anteriores a estes); Mdia mvel das capturas outros peixes; Quatro dummies para a sazonalidade (1., 2., 3. e 4. trimestre); Catorze dummies para a variao ambiental anual; Seis variveis para as capturas acumuladas nos seguintes perodos: quatro trimestres anteriores sucessivos e dois anos anteriores sucessivos; Mdia mvel do esforo.

Os outputs foram: Capturas marginais; CPUE de goraz calculadas com as mdias mveis do esforo e capturas; Mdia mvel das capturas de goraz.

6.2.1. Qualidade estatstica Quanto aos parmetros estatsticos, podem observar-se assinalados a negrito no quadro 12 os coeficientes de correlao mais elevados dos vrios modelos para cada um dos outputs, bem como os menores erros (calculados pelo programa atravs de quatro indicadores, RMSE, MAPE, MAE e % acima do real para uma breve descrio destes ver Anexo II), num total de cinco parmetros de avaliao.

Quadro 12. Resultados da segunda fase


Nmero de ns Coeficiente de RMSE MAPE correlao 1. Modelo (30 dados para validao, com zeros) Capturas 0,8562 0,1181 196,30 CPUE 0,6603 0,1952 43,67 Capturas marginais -0,1577 0,1621 199,80 Output MAE 279,08 25,90 136,34 % acima do real 46,67 40,00 46,67

A 12 ns

- 70 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Calibrao do Modelo Capturas CPUE Capturas marginais Capturas CPUE Capturas marginais Capturas CPUE Capturas marginais Capturas CPUE Capturas marginais Capturas CPUE Capturas marginais Capturas CPUE Capturas marginais Capturas CPUE Capturas marginais Capturas CPUE Capturas marginais Capturas CPUE Capturas marginais Capturas CPUE Capturas marginais Capturas CPUE Capturas marginais 0,8380 0,1239 177,30 0,7430 0,1737 35,93 -0,0153 0,1677 208,00 0,8882 0,0997 161,40 0,6774 0,2072 48,74 -0,0234 0,1708 236,90 2. Modelo (40 dados para validao, com zeros) 0,8332 0,1201 103,40 0,7223 0,1840 45,14 0,1443 0,1739 222,00 0,8431 0,1124 110,00 0,5058 0,2336 48,77 0,2502 0,1585 222,70 0,8563 0,1134 109,80 0,6870 0,1849 44,06 0,1755 0,1720 233,00 3. Modelo (30 dados para validao, sem zeros) 0,8622 0,0633 344,70 0,6848 0,1255 71,24 0,0879 0,1656 230,70 0,8832 0,0578 262,70 0,5055 0,1333 89,48 0,1802 0,1669 238,00 0,8644 0,0641 537,00 0,5267 0,1278 91,58 0,0927 0,1772 268,50 4. Modelo (40 dados para validao, sem zeros) 0,7992 0,0736 506,40 0,6717 0,1011 67,79 0,1605 0,2084 328,40 0,8472 0,0646 331,00 0,6762 0,1053 67,63 0,1964 0,1880 276,30 0,8254 0,0686 165,60 0,6947 0,1259 78,62 0,1115 0,2247 352,20 290,42 21,66 130,18 241,20 25,72 146,61 254,90 23,86 155,05 253,34 28,38 150,23 259,02 23,98 152,79 277,52 27,16 151,43 244,43 30,40 162,98 280,08 30,18 171,78 271,28 23,46 200,06 270,37 23,19 178,42 272,57 28,11 210,70 50,00 60,00 43,33 56,67 56,67 50,00 55,00 55,00 62,50 57,50 45,00 50,00 55,00 55,00 55,00 53,33 43,33 43,33 53,33 46,67 46,67 46,67 56,67 46,67 42,50 50,00 60,00 60,00 42,50 55,00 47,50 52,50 57,50

B 18 ns

C 24 ns

A 12 ns

B 18 ns

C 24 ns

A 12 ns

B 18 ns

C 24 ns

A 12 ns

B 18 ns

C 24 ns

Em geral os erros esto muito dispersos pelos diferentes modelos, o que dificulta a seleco de um modelo.

- 71 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Calibrao do Modelo

Capturas: Os melhores MAE e coeficiente de correlao so os do 1. modelo C. O 3. modelo B tem o melhor RMSE, o 2. modelo A tem o melhor MAPE e 4. modelo A tem o melhor % acima do real. A figura 17 mostra os pontos observados e os pontos estimados pelo 1. modelo C.
4500 4000 3500 3000 Capturas (kg) 2500 2000 1500 1000 500 0 -500 0 20 40 60 Esforo (sadas) 80 100 120 Mdia mvel das capturas de goraz Capturas estimadas pelo modelo

Nota-se que apesar de ter uma boa qualidade estatstica, o modelo faz algum sobre-ajustamento que se agrava a partir das dez unidades de esforo (j o indicador % acima do real apontava para os 56,67% de estimativas superiores s observaes). Figura 17. Pontos observados e pontos estimados pelo 1. modelo C

CPUE: O 1. modelo B tem o melhor coeficiente de correlao, MAPE e MAE. O 4. modelo A tem o melhor RMSE e 1. modelo A tem o melhor % acima do real. Capturas marginais: Os melhores coeficiente de correlao e RMSE so os do 2. modelo B. O 1. modelo B tem os melhores MAE e % acima do real e o 1. modelo A tem o melhor MAPE, mas os seus coeficientes de correlao so muito baixos.

6.2.2. Consistncia terica Foram realizadas simulaes para cada um dos modelos expostos acima com o ms mdio e as dummies do primeiro trimestre de 2000 e o esforo a variar de 1 a 10 e depois com intervalos de cinco unidades. - 72 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Calibrao do Modelo

Capturas: das estimativas para as capturas destacam-se as dos modelos 2. B, 3. B e 4. A por se aproximarem mais do zero. As curva de capturas dos 3. modelo A, B e C surpreendentemente formam plataformas intermdias, alm de no parecerem ter uma assmptota com as curvas dos restantes modelos. CPUE: a maioria das curvas obtidas tem inclinao negativa, embora algumas apresentem um pequena zona crescente para valores de esforo muito baixos, o que natural (e.g., 1. B e C). Os modelos 1. A, 2. A e B, 3. C e 4. B e C, so excludos por terem curvas com inclinao positiva. Capturas marginais: as curvas esto em geral de acordo com a teoria, embora as curvas dos 3. modelos A, B e C, 4. modelo A e 1. e 2. modelos C no se tornem negativas, o que as torna menos convenientes para a restante modelao. O 1. modelo A excludo por ter a curva com inclinao positiva. Observa-se que as capturas marginais do ms mdio anulam-se entre as trinta e trinta e cinco unidades de esforo. Este ponto corresponde ao ponto ptimo. Foram efectuadas mais simulaes, desta vez representando: (1) um stock anterior maior (diminuiu-se ao ms mdio 10, 20 e 30%); (2) um stock anterior menor (aumentou-se ao ms mdio 10, 20 e 30%); (3) o comportamento dos meses mximo (Maio de 1988) e mnimo (Setembro de 1998); (4) o comportamento de cada trimestre (fizeram-se as mdias de todos os primeiros trimestres, segundos, etc.); (5) o comportamento do modelo com esforos anteriores muito elevados (aumentouse as capturas anteriores de 40, 50, ..., 100, 200, ... 1700%); (6) importncia das dummies relativas sazonalidade anual (averiguou-se o comportamento do ms mdio com dummies dos diferentes trimestres); e (7) importncia das dummies relativas sazonalidade interanual (averiguou-se o comportamento do ms mdio com dummies dos diferentes anos). Os grficos correspondentes a estas simulaes podem observar-se no Anexo III. Os resultados foram ento os seguintes: (1) Stock anterior maior: h uma grande sobreposio das funes das capturas e das capturas marginais, embora se note que redues no esforo anterior maiores correspondem a capturas

- 73 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Calibrao do Modelo

presentes maiores. H uma ntida separao das CPUE, sendo estas curiosamente maiores quando o stock anterior menor; (2) Stock anterior menor: h uma grande sobreposio das funes das capturas e das capturas marginais, embora se note que aumentos no esforo anterior maiores correspondem a capturas presentes menores. H uma ntida separao das CPUE, sendo estas curiosamente menores quando o stock anterior maior; (3) Comportamento dos meses mximo e mnimo: naturalmente as funes de capturas e de capturas marginais do ms mximo so superiores s do ms mnimo. O mesmo j no acontece quando o ms mximo comparado com o ms mdio, j que os valores mdios das capturas anteriores so maiores que os valores do ms mximo, o que esperado (capturas anteriores menores correspondem a um stock maior). At s sete unidades de esforo as CPUE do ms mximo so superiores s do ms mnimo, sendo ambas inferiores s do ms mdio. A partir das nove unidade de esforo as CPUE do ms mnimo tornam-se superiores s do ms mdio, o que natural, j que quer no ms mdio, quer no ms mximo as capturas iniciais elevadas reduzem o stock posterior; (4) Comportamento de cada trimestre: aps as dez unidades de esforo as capturas so maiores para o primeiro trimestre, enquanto que antes so maiores para o segundo, sendo ambas maiores que as capturas do terceiro e quarto trimestres. J para as CPUE, o terceiro trimestre apresenta valores mais elevados que os restantes (excepto num pequeno intervalo de zero at s quatro unidade de esforo, para o quarto trimestre), enquanto que o primeiro trimestre at s vinte unidades de esforo superior ao quarto e ao segundo (excepto num pequeno intervalo de zero at s sete unidade de esforo, para o quarto trimestre), as do primeiro trimestre so maiores que as do segundo, sendo ambas maiores que as CPUE do terceiro e quarto trimestres. Este comportamento de inverso repete-se para as capturas do terceiro e quarto trimestres, mas no para as CPUE. Quanto s capturas marginais, as do terceiro trimestre so as maiores at s quarenta unidades de esforo, aps o que decaem rapidamente, acompanhadas de perto pelas restantes.

- 74 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Calibrao do Modelo

(5) O modelo rapidamente aproxima as capturas ao zero para esforos at s sessenta e cinco unidades, aps o que surgem algumas capturas, mas sempre pequenas. As CPUE deixam . As capturas marginais so sempre negativas aps um aumento de 300% nas capturas anteriores. (6) Aps as trinta unidades de esforo as capturas so maiores para o segundo trimestre, enquanto que antes so maiores para o primeiro, sendo ambas maiores que as capturas do terceiro e quarto trimestres. J para as CPUE, at s 15 unidades de esforo o quarto trimestre apresenta os maiores valores, aps o que substitudo pelo terceiro trimestre. Quanto s capturas marginais, as do terceiro trimestre so as maiores at s trinta e cinco unidades de esforo, aps o que decaem rapidamente, acompanhadas de perto pelas restantes. (7) Existe grande variao entre as curvas dos diferentes anos, para todos os modelos, o que sugere que o modelo bastante sensvel s condies anuais. Os trs primeiros pontos obedecem ao comportamento previsto pela teoria. O quarto ponto explica-se lembrando que as maiores capturas ocorrem no primeiro trimestre quando a populao se encontra fragilizada pela reproduo. Assim embora nas primeiras sadas as capturas sejam muito elevadas, rapidamente o stock diminui, tendo por consequncia menores capturas por cada sada (CPUE).

6.2.3. Consistncia interna Foram calculadas as CPUE mdias e capturas marginais para todos os modelos a partir das estimativas dos modelos das capturas. Foram tambm calculadas as capturas a partir das estimativas do modelo para a CPUE e para as capturas marginais. Foi efectuada uma medio do erro entre as estimativas do modelo e os respectivos clculos, cujos resultados podem observar-se nos quadros 13 e 14. Estas estimativas foram realizadas apenas com os valores correspondentes a esforo conhecido pelo modelo, i.e., at s 35 unidades de esforo (correspondentes a 15 estimativas), porque o objectivo nesta fase era averiguar a consistncia interna dos modelos dentro do intervalo conhecido,

- 75 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Calibrao do Modelo

no as extrapolaes. Quadro 13. Erro entre as estimativas do modelo para as CPUE mdias e capturas e os clculos efectuados a partir das estimativas do modelo
CPUE CPUE calculadas a partir das Capturas Capturas calculadas a partir das capturas CPUE RMSE MAPE MAE RMSE MAPE MAE 1. Modelo (30 dados para validao, com zeros) 70 50 55 421 29 362 287 44 188 840 47 790 91 174 75 700 46 593 2. Modelo (40 dados para validao, com zeros) 32 20 24 770 25 394 58 67 52 718 69 480 144 61 102 604 38 557 3. Modelo (30 dados para validao, sem zeros) 134 74 85 829 52 600 119 346 117 1908 330 1341 261 124 163 1104 57 914 4. Modelo (40 dados para validao, sem zeros) 80 44 80 1127 80 862 171 32 105 456 36 440 73 30 51 1100 33 639

A 12 ns B 18 ns C 24 ns A 12 ns B 18 ns C 24 ns A 12 ns B 18 ns C 24 ns A 12 ns B 18 ns C 24 ns

Analisando o quadro 13 verifica-se que da comparao entre as estimativas do modelo para as CPUE e as CPUE calculadas a partir das capturas, o melhor modelo o 2. modelo A. Quanto comparao entre as capturas com as capturas calculadas a partir das CPUE, o melhor modelo o 1. modelo A, que curiosamente foi excludo na anlise de consistncia terica. As alternativas com erros ligeiramente superiores tambm foram excludas por no serem consistentes teoricamente. Quanto comparao entre as capturas marginais e as capturas marginais calculadas a partir das capturas (quadro 14) o melhor o 1. modelo B. Finalmente, para as capturas com as capturas calculadas a partir das capturas marginais, o melhor o 2. modelo C.

Quadro 14. Erro entre as estimativas do modelo para as capturas marginais e as capturas e os clculos efectuados a partir das estimativas do modelo
Capturas marginais Capturas marginais calculadas a partir das capturas Capturas Capturas calculadas a partir das capturas marginais

- 76 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Calibrao do Modelo RMSE 12 ns 18 ns 24 ns 12 ns 18 ns 24 ns 12 ns 18 ns 24 ns 12 ns 18 ns 24 ns 75 16 72 108 101 39 103 83 164 148 56 93 MAPE MAE RMSE 1. Modelo (30 dados para validao, com zeros) 106 66 526 40 13 632 52 58 438 2. Modelo (40 dados para validao, com zeros) 172 85 1382 50 83 864 23 29 443 3. Modelo (30 dados para validao, sem zeros) 274 100 505 57 79 891 70 163 866 4. Modelo (40 dados para validao, sem zeros) 138 131 1768 192 45 1058 37 79 955 MAPE 33 32 20 123 151 8 34 522 40 220 34 61 MAE 455 629 338 1208 805 248 434 864 736 1658 764 874

6.2.4. Seleco do modelo Da anlise anterior torna-se claro que os modelos do primeiro grupo (com zeros e 30 dados para validao) so em geral os melhores do ponto de vista estatstico, destacando-se o modelo de capturas 1. C, que tambm tem uma boa aproximao ao zero, embora no a melhor. As capturas marginais geradas por este modelo no apresentam os erros menores, mas os valores tambm no lhes so muito superiores. O melhor modelo neste aspecto seria o 1. modelo B, que tem uma aproximao ao zero semelhante, mas estatisticamente no muito impressionante. O modelo das CPUE pouco robusto, quer do ponto de vista estatstico, quer do ponto de vista de coerncia terica e interna, pelo que ser abandonado. Dadas as consideraes foi seleccionado o 1. modelo C (com trinta dados para validao, 24 ns e com zeros).

- 77 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Discusso

7. DISCUSSO

7.1. Simulaes econmicas


O passo seguinte foi calcular a receita, e o lucro para as simulaes anteriores. Os custos fixos e variveis utilizados foram estimados por Dentinho, 1998 (ver quadro 4), mas apenas para os pescadores a tempo inteiro com 20 descargas (correspondente a cerca de 1100 para custos fixos), i.e., o pior caso possvel. Quanto aos custos variveis, estes correspondem a 296 por descarga. As simulaes efectuadas foram sobre o modelo de capturas calculadas a partir das capturas marginais, pois este permite calcular o ponto ptimo. O modelo escolhido tem um coeficiente de correlao entre as variveis baixo, mas os seus erros RMSE, MAPE e MAE so tambm relativamente baixos e mostra grande consistncia terica e interna. As simulaes foram ento sobre as receitas, custos e lucros do ms mdio e do ms mdio com custo fixo menor. Observou-se que para o ms mdio o custo aumenta medida que aumentam as capturas. O lucro cresce rapidamente at s vinte unidades de esforo (o ptimo econmico, neste caso), aps o que comea a diminuir. Quando o custo fixo reduzido para metade nota-se um incremento no lucro, embora no muito elevado. O ptimo econmico permanece nas vinte sadas (ver figura 18). Calcularam-se tambm a receita, o custo e o lucro para o ms mdio. A receita marginal equivale curva da procura do esforo e o seu mximo o ponto ptimo de pesca. Como pode observar-se, o esforo de pesca mdio no Corvo situa-se muito aqum desse ponto, o que leva a concluir mais uma vez que estas esto pouco exploradas.

- 78 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Discusso

Figura 18. a) Simulao dos custos e lucros para o ms mdio nas condies actuais e com o custo
35000 30000 25000 20000 15000 Euros 10000 5000 0 -5000 -10000 -15000 Esforo (sadas) 0 20 40 60 80 100 120 Receita Custo total Lucro Custo total com custo fixo menor Lucro com custo fixo menor 35000 30000 25000 20000 15000 Euros 10000 5000 0 -5000 -10000 -15000 Esforo (sadas) 0 20 40 60 80 100 120 Custo total Lucro Receita mdia

fixo reduzido em metade; b) Lucro, receita e custo total para o ms mdio

7.2. Simulaes em termos polticos


Foram simuladas trs polticas de gesto: (1) a introduo de taxas (5, 10, 20 e 30%) sobre o esforo e sobre a quantidade de pescado; (2) Capturas Totais Admitidas (TAC) sendo realizadas iteraes com os valores das capturas anteriores as derivarem da ltima iterao at estabilizarem; e (3) direitos de propriedade sobre a pescaria atravs de Quotas Individuais Transferveis (ITQ) incidente sobre as capturas por pescador ou a de licenas de pescas incidente sobre o nmero de sadas por pescador. (1) A introduo de taxas tem trs impactes distintos que incidem sobre os cofres do Estado,
25000 20000 15000 10000 Euros 5000 0 0 -5000 -10000 -15000 -20000 Esforo (sadas) 20 40 60 80 Receita -5% Receita -10% Receita -20% Receita -30% Lucro (-5%) Lucro (-10%) 100 120 Lucro (-20%) Lucro (-30%) -10000 20000 Euros 10000 0 0 20 40 60 80 100 120 50000 40000 30000 Custo total (+5%) Custo total (+10%) Custo total (+20%) Custo total (+30%) Lucro (+5%) Lucro (+10%) Lucro (+20%) Lucro (+30%)

- 79 -

-20000 -30000 Esforo (sadas)

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Discusso

sobre as capturas e sobre as finanas dos pescadores. Neste trabalho o objectivo apenas criar uma taxa que incentive os pescadores ao esforo ptimo. Todas as simulaes realizada, quer com a taxa a incidir sobre o esforo, quer sobre as capturas, conduziram ao esforo ptimo, diferindo apenas no lucro dos pescadores, j que num caso diminuda a receita e noutro aumentado o custo (figura 19, a) e b)). Figura 19. Aplicao de taxas. a) Taxa sobre as capturas e b) Taxa sobre o esforo

(2) Os valores de TAC obtidos crescem quando se passa das cinquenta para as cem sadas mensais, mas decrescem quando das cem sadas se passa para as duzentas, o que se explica por a explorao pesqueira estar num ponto em que ainda possvel aumentar o esforo, o que alis j era sugerido pela anlise da consistncia terica. As iteraes e os grficos resultantes, apresentados na figura 20 a), referem-se a apenas um ms mdio de pescas, pelo que fcil estimar um TAC anual multiplicando o valor do TAC mensal por doze meses, o que resulta em 39746 kg, 42885 kg e 42365 kg para 50, 100 e 200 sadas mensais, respectivamente. Recorda-se que actualmente ocorrem em mdia dezoito sadas por ms e cerca de duzentas por ano.

- 80 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Discusso

Figura 20. Iteraes para obter o TAC, para 50, 100 e 200 unidades de esforo mensais. a) TAC mensal e b) Curva de capturas mensais sustentveis a longo prazo.
4000 3700 3650 3800 3600 3600 Capturas (kg) Capturas (kg) 3550 3500 TAC 3450 3400 3350 3300 3250 0 2 4

3400

3200

3000

Capturas (50 sadas) Capturas (100 sadas) Capturas (200 sadas)

2800

Iteraes

10

12

50

100 150 Esforo (sadas)

200

250

A figura 20 b) representa a curva das capturas mensais sustentveis, obtida a partir dos valores de TAC para 50, 100 e 200 unidades de esforo mensais. A obteno de mais pontos para criar maior confiana na curva fcil, dentro dos limites do esforo conhecido e at um pouco mais alm, mas tal no foi realizado neste trabalho por falta de tempo. Tal como est as o mximo biolgico de capturas sugerido no digno de grande confiana, mas no era objectivo deste trabalho esmiuar este ponto, apenas demonstrar as possibilidades do modelo.

(3) A distribuio do esforo de pesca por licenas para os pescadores efectuada com base no conceito de produtividade marginal do esforo (Receita/Esforo), que equivale curva da procura de esforo. A intercepo desta funo com o custo marginal determina o esforo de pesca ptimo, que neste caso seria de 25 unidades por ms por pescador. Na intercepo da curva da produtividade mdia com o custo marginal do esforo (o custo varivel de uma unidade de esforo) o lucro anula-se, logo a pesca deixa de ser interessante para o pescador, excepto em regime de livre acesso, no qual continua a ser

- 81 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Discusso

praticada embora no para alm deste ponto. Torna-se bvio da anlise da figura 21 a) que o regime de livre acesso no ocorre no Corvo. Figura 21. Direitos de propriedade sobre o recurso. a) Licenas de sadas (com a curva da procura de esforo); b) Quotas de capturas (com a curva da oferta de pescado)
1800 1600 1400 1200 Euros 1000 800 600 400 200 0 0 20 40 60 80 Esforo (sadas) 100 120 Custo marginal do esforo Produtividade marginal do esforo Produtividade mdia 10 9 8 7 6 Euros 5 4 3 2 1 0 0 1000 2000 Capturas (kg) 3000 4000 Custo marginal das capturas Preo mdio em 2000 Custo mdio

No caso da criao de quotas de pesca individuais o conceito dominante o custo marginal das capturas (Custo Total/Capturas). No ponto onde esta funo intercepta o preo mdio do goraz encontra-se o nvel de capturas ptimo, que neste caso seria de cerca de 3500 kg de goraz por ms (figura 21 b)). A diferena entre o custo marginal e o custo mdio no ponto de intercepo com o preo mdio equivale ao lucro do pescador, neste caso cerca de 4.

- 82 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Concluses

8. CONCLUSES
Sendo indubitavelmente mais conveniente do ponto de vista social e poltico analisar e gerir as pescarias para todo o arquiplago e no casuisticamente, alm de que o goraz, embora demersal apresenta mobilidade e no se limita zona do Corvo, este estudo porventura seria mais til se no se limitasse s pescas do Corvo, mas limitaes de tempo e meios impediram um maior desenvolvimento. Alm disso, os objectivos no eram apenas a modelao de uma pescaria, mas sobretudo a reflexo sobre a scio-economia local e sobre as possibilidades de desenvolvimento sustentvel. Considerando os resultados obtidos, pode concluir-se que o stock pesqueiro do Corvo ainda est pouco explorado, o que se poder explicar por duas hipteses: (1) o pequeno tamanho da comunidade piscatria conduz preservao dos recursos porque os pescadores sentem-se como se na realidade tivessem direitos de propriedade em maior ou menor grau sobre estes; (2) os pescadores exerceriam a actividade em regime de livre acesso, mas os custos de oportunidade so muito elevados. Quanto anlise dos meios de gesto polticos, ressalta que a aplicao de taxas nas condies presentes ter um impacto nulo sobre a conservao do recurso, resultando apenas em perda de lucro para os pescadores e em custos polticos para a entidades que as implementar. J os TAC sugeridos por este estudo (apenas para as regies de pesca do Corvo, naturalmente), so mais interessantes como instrumentos de gesto, e podem ser utilizados para promover o emprego na pesca no Corvo pois so bastante superiores s capturas actuais, i.e., permitem uma maior explorao dos recursos. O mesmo se passa com as licenas de pesca que sugerem haver lugar a um incremento no esforo. Uma diminuio do custo fixo certamente incrementar a explorao dos recursos pesqueiros pois aumentar o lucro. Duas possveis solues para o maneio dos recursos pesqueiros no Corvo seriam ento a - 83 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Concluses

diminuio do custo de oportunidade ou o aumento do esforo (local ou importado). qualquer uma destas alternativas pode levar a acesso aberto se no houver regulao adequada (e implementao in situ) ou ao ponto de explorao ptimo se houver.

- 84 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Referncias Bibliogrficas

9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Beverton, R. J. H. e J. S. Holt (1957) On the dynamics of exploited fish populations. Fish. Invest. Minist. Agric. Fish. Food (G.-B.) (2 Sea Fish) 19:533 Bjrndal, T. (1990) The economics of salmon Aquaculture. Blackwell Scientific Publications, Oxford Bjrndal, T. e G. Munro (1998) The economics of fisheries management: a survey. In Tietenberg, T. e H. Folmer eds. The International Yearbook of Environmental and Resource Economics 1998/1999. Edward Elgar Publishing, pp. 153-188 Butterworth D. S. e P. A. Andrews (1984) Dynamic catch-efford models for hake stocks in ICSEAF divisions 1.3 to 2.2. Colln Scient. Pap. Int. Commn. S.E. Atl. Fish. 11(1): 29-58 Caddy, J. F (1980) Catch, effort and fishing power. In: CIDA/FAO/CECAF seminar on Fishery Resource Evaluation, FAO, Canada Funds-in-Trust, FAO/TF/INT 180 Suppl.:5-14 Cambraia Duarte, P. (2000) Pabog_m0.jpg. www.fishbase.com, acedido em 28/01/2002 Clark, C. W (1990) Mathemathical bioeconomics. Wiley and Sons, New York Clark, C. W. (1999) Renewable resources: fisheries. In van der Bergh, J. C. J. M. ed. Handbook of Environmental and Resource Economics. Edward Elgar Publishing Clark C. W. e G. R. Munro (1975) Economics of fishing and modern capital theory: a simplified approach. Journal of Environmental Economics and Management 2:92-106 Cramer, J. e M. H. Prager (1992) Exploratory surplus-production analyses of blue and white marlin fisheries in the North Atlantic. ICCAT Working Document SCRS/92/69 pp.10 Daan, N. (1987) Multispecies versus single-species assessment of North Sea fish stocks. Canadian Journal of Fisheries and Aquatic Sciences 44(Suppl. 2):360-370

- 85 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Referncias Bibliogrficas

Daan, N. e M. P. Sissenwine (1991) Multispecies models relevant to management of living resources. ICES Marine Science Symposia, pp. 193-358 Darby, C. D. e S. Flatman (1994) Virtual population analysis: Version 3.1 (Windows/DOS) user guide. MAFF Directorate of Fisheries Research, Lowesoft Dasgupta P. S. e G. M. Heal (1975) Economic Theory and Exhaustible Resources. Cambridge Economic Handbooks, Cambridge Departamento de Cincias Agrrias (1992) Plano Director Municipal do Corvo. Cmara Municipal do Corvo Dekker, W. (1982) Theoretical aspects of the multispecies virtual population analysis. ICES C.M. 1982/G :32 Dentinho, T. P. e J. C. Reis (2001) Grass black box: A neural network approach to a dairy farm production system. In Monjardino, P., A da Cmara Machado e V. Carnide eds. Proceedings of the 23rd meeting of the fodder crops and amenity grasses section of EUCARPIA, Departamento de Cincias Agrrias Universidade dos Aores Dentinho, T. (1998) Projecto LIFE98NAT/P/5275) Gesto Integrada de Zonas marinhas e Costeiras nos Aores: Avaliao Scio-Econmica, Relatrio do Corvo. Departamento de Oceanografia e Pescas Universidade dos Aores De la Rosa, F. D. Mayol, J. A. Moreno, T. Bonsn, S. Lozano (1999) An Expert System/Neural Network Model (ImpelERO) for Evaluating Agricultural Soil Erosion in Andalucia Region, Southern Spain. Agriculture, Ecosystems and Environment 73:211-226 Direco Geral das Pescas e Aquicultura (2000) DATAPESCAS. Direco Geral das Pescas e Aquicultura Direco de Pescarias (1965) Estatstica das Pescas Martimas (anual). Direco de Pescarias Ministrio da Marinha

- 86 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Referncias Bibliogrficas

Dupont, D. (1996) Limited entry fishing programmes: theory and Canadian practice. In Gordon, D.V. e G.R. Munro, eds. Fisheries and Uncertainty: A Precautionary Approach to Resource Management. University of Calgary Press, Calgary, pp. 107-128 Epp, D. e N. C. Smoot (1989) Distribution of seamounts in the North Atlantic. Nature 337:254-257 Food and Agriculture Organization (1976) ACMRR Working party on fishing efford and monitoring of fish stock abundance: the use of catch and effort data. FAO Fisheries Technical Paper, 155, pp. 101 Fernandes (1984) Artes de pesca artesanal nos Aores. Secretaria Regional da Agricultura e Pescas da Regio Autnoma dos Aores Fox W. W. Jr. (1970) An exponential surplus-yield model for optimizing exploited fish populations. Trans. Am. Fish. Soc. 99:80-88 Gislason, H. e T. Helgason (1985) Species interaction in assessment of fish stocks with special application to the North Sea. Dana 5:1-44 Gordon, H. S. (1954) The economic theory of a common property resource: the fishery. Journal of Political Economy 62:124-142 Gulland, J. A. (1965) Estimation of mortality rates. Annex to Arctic Fisheries Working Group Report, ICES, C. M. Gadoid Fish, Commun. 3:9 Gulland, J. A. (1983) Fish stock assessment: a manual of basic methods. John Wiley & Sons, New York 1:223 Hanna, S. S. (1999) Strengthening governance of ocean fishery resources. Ecological Economics 31:275-286 Hartwick, J., J. Vincent e T. Panayotou (1997) Resource Depletion and Sustainability in Small Open Economies. Journal of Environmental Economics and Management 33:274-286 Hannesson, R. (1996) On ITQs. Reviews in Fish Biology and Fisheries (Sp. Iss.) 6:91-96

- 87 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Referncias Bibliogrficas

Hertz, John, Anders Krogh e Richard Palmer (1991) Introduction to the Theory of Neural Computation. Addison-Wesley, California Hill, M. O. (1973) Diversity and evenness: a unifying notation and its consequences. Ecology 54:427-432 Hilborn, R. e C. J. Walters (1992) Quantitative fisheries stock assessment: choice, dynamics and uncertainty. Chapman and Hall, London Instituto Hidrogrfico (1981) Roteiro do Arquiplago dos Aores. Instituto Hidrogrfico, Lisboa Instituto Nacional de Estatstica (1990) Estatstica da Pesca. Instituto Nacional de Estatstica, Lisboa Isidro, E. J. (1996) Biology and population dynamics of selected demersal fish species of the Azores archipelago. Dissertao de doutoramento, Universidade dos Aores Isidro, E. J. e J. C. Pereira (1998) A pesca nos Aores, breve descrio. In Associao Internacional de Urbanistas eds. Bem vindo Edio especial: 34. Congresso Internacional de Urbanistas, Aores, pp. 51-61 Isidro, H. A. (1990) Age and growth of Trachurrus pictoratus (Boowdich, 1825) (Teleostei: Carangidae) from the Azores. Arquiplago, Life and Earth Sciences 8:45-54 Jrgensen, S. E. (1994) Fundamentals of Ecological Modelling: Developments in Environmental Modelling. 2. ed. Elsevier, Amsterdam Krug, H. M. (1987) Anlise das Capturas de Goraz e de Abrtea no mar dos Aores. In Secretaria Regional do Agricultura e Pescas dos Aores ed. Relatrio da 7 Semana das Pescas dos Aores, Horta, Aores Krug, H. M. (1990) The Azorean blackspot seabream, Pagellus bogaraveo (Brnnich 1768) (Teleostei: Sparidae): Reproductive cycle, hermaphrodism, maturity and fecundity. Cybium, 14(2):151-159

- 88 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Referncias Bibliogrficas

Krug, H. M. (1991) Estado de explorao do stock aoriano de goraz. Poster apresentado na 11. Semana das Pescas dos Aores. Krug, H. M. (1994) Biologia e Avaliao do Stock Aoreano de Goraz, Pagellus bogaraveo. Dissertao de doutoramento, Universidade dos Aores Krug, H. M. e H. M. da Silva (1988) Virtual Population Analysis of Pagellus bogaraveo (Brunnich, 1768) from the Azores. International Council for the Exploration of the Sea, C.M. 1988/G:19 Laurec, A. e J.G. Sherperd (1982) On the analysis of catch and efford data. ICES, Doc CM/1982/G:8 Lima, Pierre de S. (1997) www.virtualazores.com Lleonart, J., J. Salt e E. MacPherson (1983) Cannibalism effect on the population of Merluccius capensis in the division 1.5. ICSEAF Collection of Scientific Papers 10:111-128 Lleonart, J., J. Salt e E. MacPherson (1985) CVPA, an expanded VPA with cannibalism: Application to a hake population. Fisheries research 3:61-79 Lotaor (1994) Pescado descarregado nos portos da Regio Autnoma dos Aores em 19801993 (Elementos Estatsticos). Servio Aoreano de Lotas, Aores Martins, H. R. (1982) Biological studies of the exploited stock of Loligo forbesi (Molusca: Cephalopoda) in the Azores. Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom 62:799-808 Martins, J. A. e R. S. Santos (1991) Breves consideraes sobre a implementao de reservas marinhas nos Aores. In 1.as Jornadas Atlnticas de Proteco do Meio Ambiente, Angra do Herosmo pp. 318-333 May, R.M., J.R. Beddington, C. W. Clark, Sidney J. Holt e Richard M. Laws (1979) Management of multispecies fisheries. Science 205:267-277

- 89 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Referncias Bibliogrficas

Megrey, B. A. (1989) Review and comparison of age strutured stock assessment models from theoretical and applied points of view. American Fisheries Society Symposium 6:8-48 Meneses, G. M, M. R. Pinho, H. Krug e J. G. Pereira (1998) Sugestes para a gesto da pesca demersal nos Aores. In Secretaria Regional do Agricultura e Pescas dos Aores ed. 17. Semana das Pescas dos Aores, Horta, Aores Morton B., J. C. Britton e A. M. de Frias Martins (1998) Ecologia Costeira dos Aores. Sociedade Afonso Chaves, Ponta Delgada pp. 249 Neto, A. I. e H. P. Baldwin (1990) Algas marinhas das ilhas do Corvo e das Flores. Relatrios e Comunicaes do Departamento de Biologia, Universidade dos Aores, Ponta Delgada 18:19-25 Pella J. J. e Tomlinson P. K. (1969) A generalized stock production model. Inter-Am. Trop. Tuna Comm. Bull. 13:421-496 Pereira, J. G. (1986) A pesca do patudo nos Aores. In: Secretaria Regional da Agricultura e Pescas dos Aores ed. Relatrio da 6. Semana das Pescas dos Aores, Horta, Aores pp. 83-95 Pereira, J. G. (1995) A pesca do Atum nos Aores e o atum Patudo (Thunnus obesus Lowe 1839) do Atlntico. Arquivos do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Aores Srie estudos 1/95 Pinho, M. R. (1995) Modelos de Produo Geral, Tese APCC equivalente a tese de mestrado, Universidade dos Aores Pinho, M. R., G. Menezes e H. Krug (1999) Estado de explorao dos recursos demersais dos Aores proposta de gesto. Universidade dos Aores Pisces Conservation (2000) Community Analisys Package, A program to search for structure in ecological community data, Version 1.3. Pisces Conservation, London

- 90 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Referncias Bibliogrficas

Pitta, M., F. Cardigos, e F. Tempera (2002) Ilha do Corvo: A conservao marinha como opo de desenvolvimento, www.horta.uac.pt/Projectos/NotMar/200103/Corvo.htm, acedido em 23/09/2002 Pope, J. G. e J. G. Shepherd (1982) A simple method for consistent interpretation of catchat-age data. J. Cons. Int. Explor. Mer. 40:176-184 Prager, M. H. (1992)a ASPIC A surplus production model incorporating variables. ICCAT, Collective Volume of Scientific Papers 36:218-229. Prager, M. H. (1992)b Recent developments in extending the ASPIC production model. ICCAT Working Document SCRS/92/127 Robson, D. S. (1966) Estimation of relative fishing power of individual ships. ICNAF Research Bulletin 3:5-14 Romero, Carlos (1994) Economa de los recursos ambientales y naturales. Alianza Editorial, Madrid Saldanha, Luiz (1991) A proteco e a conservao do meio marinho nos Aores e na Madeira. In 1.as Jornadas Atlnticas de Proteco do Meio Ambiente, Angra do Herosmo pp. 315317 Santos, R. S., S. J. Hawkins, L. R. Monteiro, M. Alves e E. J. Isidro (1995) Marine research, reserves and conservation in the Azores. Aquatic Conservation: Marine and Freshwater Ecosystems (case studies and reviews). John Wiley & Sons, Chischester 5:311-354 Schaefer, M. B. (1957) A study of dynamics of the fishery for yellowfin tuna in eastern tropical pacific ocean. Inter-Am. Trop. Tuna Comm. Bull. 2:247-268 Schnute, J. (1977) Improved estimates from Schaefer production model: theoretical considerations. J. Fih. Res. Board. Can. 34:583-603 Schultz, A., R. Wieland e G. Lutze (1997) Neural Networks in Agroecological Modelling Stylish Application or Helpful Tool? Computers and Electronics in Agriculture 29:73-97

- 91 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Referncias Bibliogrficas

Silva, H. M. (1987)a An assessment of the azorean stock of kitefish shak, Dalatias licha (Bonn, 1788). ICES C.M. 1987/G:66 Silva, H. M. (1987)b Estado dos stocks de goraz e abrtea. In Secretaria Regional da Agricultura e Pescas dos Aores ed. Relatrio da 7. Semana das Pescas dos Aores, Horta, Aores pp. 197-199 Silva, H. M. e H. M. Krug (1994) Estado de explorao do goraz nos Aores. In Secretaria Regional da Agricultura e Pescas dos Aores ed. Relatrio da 13. Semana das Pescas dos Aores, Horta, Aores Silva, H. M., H. M. Krug e G. M. Meneses (1994) Bases para a regulamentao da pesca de demersais nos Aores. Arquivos do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Aores. Srie estudos, 41 pp. SIPNAT (2000) http://darwin.icn.pt/sipnat/ (acedido em 30/10/2000). Instituto de Conservao da Natureza Sjgren, E. (1993) Bryophyte flora and vegetation on the island of Corvo (Azores). Arquiplago. Life and Marine Sciences 11A:17-48 Servio Regional de Estatstica dos Aores (2000) Stevens, S. M. (1984) A method for weighting residuals in separable VPA. ICES CM 1984/D:4 Storbeck, F. e B. Daan (2001) Fish species recognition using computer vision and a neural network. Fisheries Research 51:11-15 Vincent, J. R., R. M. Ali et al. (1997) Environment and development in a resource-rich economy: Malaysia under the New Economic Policy. Harvard Institute for International Development Institute for Strategic and International Studies, Malaysia Walters, C. J. e R. Hillborn (1976) Adaptive control of fishing systems. Journal of the Fisheries Research Board of Canada 33:145-159

- 92 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Referncias Bibliogrficas

Walters C. J. e R. Hilborn (1978) Ecological optimization and adaptative management. Annual Review of Ecological Systems 9:157-88 www.diracores.pt (2001), acedido em 23/12/2001 Wilen, J.E. (1985) Bioeconomics of renewable resource use. In: Kneese A.V. e J.L. Sweeney, eds. Handbook of Natural Resource and Energy Economics, vol. 1, Amsterdam, N. Holland Yoshimoto, S. S. e R. P. Clarke (1993) Comparing dynamic versions of the Schaefer and Fox production models and their application to Lobster fisheries. Can. J. Fish. Aquat. Sci. 50:181-189 Z Solutions (1998) Pathfinder Neural Network System Tutorial. Z Solutions

- 93 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Anexo I

ANEXO I
Resultados da primeira fase
Nmero de ns Output Capturas CPUE goraz Capturas CPUE goraz Capturas CPUE goraz Capturas CPUE goraz Capturas CPUE goraz Capturas CPUE goraz Capturas CPUE goraz Capturas CPUE goraz Capturas CPUE goraz Capturas CPUE goraz Capturas CPUE goraz Capturas CPUE goraz Capturas CPUE goraz Capturas CPUE goraz Capturas CPUE goraz Capturas CPUE goraz Capturas CPUE goraz Coeficiente de RMSE MAPE correlao 1. Tentativa (20 dados para validao) 0,7372 0,0615 406,90 -0,1127 0,1849 520,60 0,6804 0,0719 859,70 0,0035 0,1570 371,30 0,7242 0,0634 864,80 0,2328 0,1440 287,50 0,7837 0,0562 510,40 0,3545 0,1375 197,20 0,6516 0,0756 241,60 0,2498 0,1424 271,90 2. Tentativa (30 dados para validao) 0,8687 0,0628 981,00 0,4049 0,1334 166,50 0,9298 0,0481 458,20 0,3291 0,1313 246,60 0,9249 0,0483 477,20 0,3006 0,1335 214,60 0,9263 0,0509 196,80 0,3662 0,1243 246,40 0,9108 0,0550 143,00 0,3245 0,1311 274,30 3. Tentativa (40 dados para validao) 0,8016 0,0973 798,60 0,3254 0,1371 309,50 0,8834 0,0615 377,10 0,2499 0,1351 335,80 0,8916 0,0550 431,30 0,4632 0,1140 202,60 0,8754 0,0612 451,10 0,3796 0,1219 251,50 0,8285 0,0818 476,00 0,3121 0,1265 256,20 4. Tentativa 0,8569 0,0670 266,70 0,0814 0,1902 260,60 5. Tentativa 0,8859 0,0586 573,40 0,2776 0,1336 290,60 6. Tentativa 0,8677 0,0630 351,40 0,2564 0,1383 235,20 MAE 510,97 57,49 555,06 47,25 532,29 44,50 443,09 38,94 590,44 40,28 469,66 45,32 400,20 42,36 381,19 40,88 379,91 39,40 428,62 40,28 595,27 43,45 424,76 42,43 388,15 35,94 427,87 37,59 544,09 38,57 543,23 62,39 445,71 43,20 490,62 42,23 % acima do real 65,00 40,00 70,00 50,00 65,00 65,00 65,00 55,00 75,00 60,00 56,67 56,67 56,67 46,67 60,00 50,00 50,00 50,00 53,33 46,67 52,50 45,00 67,50 50,00 60,00 52,50 60,00 55,00 60,00 60,00 63,33 55,00 56,67 52,50 46,67 62,50

A 6 ns B 12 ns C 18 ns D 24 ns E 30 ns

A 6 ns B 12 ns C 18 ns D 24 ns E 30 ns

A 6 ns B 12 ns C 18 ns D 24 ns E 30 ns 12 ns; 30 DV* 18 ns; 40 DV 12 ns; 30 DV* 18 ns; 40 DV

12 ns; 30 DV* Capturas 18 ns; 40 DV CPUE goraz * DV Dados de validao

- 94 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Anexo II

ANEXO II
Definio dos parmetros de medio de erro

COEFICIENTE DE CORRELAO: a correlao de Pearson entre os valores previstos e os observados.

CoefCorr =

( p p )(o o )
n

( p p ) (o o )
2 n n

(p = valores previstos; o = valores observados (reais); n = nmero de observaes) RMSE (Root Mean Squared Error): Esta medida do erro calculada pela raiz do somatrio dos quadrados dos erros dividido pelo nmero de observaes. RMSE =

( p o) 2
n

MAPE (Mean Absolute Percent Error): a percentagem mdia em que os outputs previstos diferem dos valores reais. MAPE = 1 po o 100 n n

MAE (Mean Absolute Error): simplesmente o desvio mdio entre os valores previstos e os reais sem considerar a direco do erro. expresso nas unidades das variveis. MAE = 1 po n n

% ACIMA DO REAL: a percentagem de valores previstos superiores aos valores observados.

- 95 -

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza ndices

NDICE
1. INTRODUAO........................................................................................................................ 2. CARACTERIZAO............................................................................................................. 2.1. Ecologia............................................................................................................................ 2.1.1. Geografia.................................................................................................................. 2.1.2. Ecologia.................................................................................................................... 2.2. Scio-Economia................................................................................................................ 2.3. Regulamentao................................................................................................................ 2.3.1. Territrio................................................................................................................... 2.3.2. Pescas........................................................................................................................ 2.4. Pescas............................................................................................................................... 2.4.1. Cadeia de valor......................................................................................................... 2.4.2. Evoluo da pesca no profissional no Corvo.......................................................... 2.4.3. Evoluo das pescas nos Aores............................................................................... 2.4.4. Frota pesqueira.......................................................................................................... 2.4.5. Esforo de pesca....................................................................................................... 3. PROBLEMAS / OBJECTIVOS / ESTRTEGIAS.............................................................. 3.1. Problemas......................................................................................................................... 3.2. Objectivos......................................................................................................................... 3.3. Estratgias......................................................................................................................... 4. MODELAO DA PESCA.................................................................................................... 4.1. Introduo......................................................................................................................... 4.2. Sistemas de pesca............................................................................................................. 4.3. A pesca de demersais nos Aores..................................................................................... 4.4. Modelao de sistemas..................................................................................................... 4.4.1. Os modelos biolgicos de pesca............................................................................... 4.4.2. Modelos bio-econmicos.......................................................................................... 4.4.3. Acesso livre.............................................................................................................. 4.4.4. Incerteza nas pescas.................................................................................................. 4.4.5. Modelos polticos de gesto...................................................................................... 4.4.6. Modelos dinmicos................................................................................................... 4.5. Modelos de redes neuronais.............................................................................................. 4.5.1. Metodologia.............................................................................................................. 5. ANLISE E TRATAMENTO DE DADOS.......................................................................... 5.1. Capturas e receita.............................................................................................................. 5.2. Anlise de clusters............................................................................................................ 5.3. Outliers............................................................................................................................. 5.4. Sazonalidade..................................................................................................................... 6. CALIBRAO DO MODELO.............................................................................................. 6.1. Primeira fase da modelao.............................................................................................. 6.2. Segunda fase da modelao.............................................................................................. 6.2.1. Qualidade estatstica................................................................................................. 6.2.2. Consistncia terica.................................................................................................. 6.2.3. Consistncia interna.................................................................................................. 6.2.4. Seleco do modelo.................................................................................................. 7. DISCUSSO............................................................................................................................ 7.1. Simulaes econmicas.................................................................................................... 7.2. Simulaes polticas......................................................................................................... 1 3 3 3 5 7 10 10 11 12 18 19 20 22 23 26 26 28 29 30 30 30 31 35 37 41 46 47 49 50 52 57 60 60 63 65 65 67 67 70 71 73 76 78 79 79 80

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza ndices

8. CONCLUSES........................................................................................................................ 9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS................................................................................... Anexo I. Resultados da primeira fase............................................................................................ Anexo II. Definio dos parmetros de medio de erro.............................................................. Anexo III. Representao grfica das simulaes........................................................................

84 86 95 96 97

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza ndices

NDICE DE QUADROS
Quadro 1. Populao residente no Corvo 1900 a 1999................................................................. Quadro 2. ndice de poder de compra do Corvo, comparado com a Regio e o pas (%)............. Quadro 3. Distribuio das actividades econmicas do Corvo..................................................... Quadro 4. Espcies com importncia comercial nos Aores......................................................... Quadro 5. Estimativas de desembarques na RAA dos Aores...................................................... Quadro 6. Estimativa do custo por descarga no Corvo................................................................. Quadro 7. rea total e relativa das zonas de pesca potenciais dos Aores................................... Quadro 8. Variveis do modelo..................................................................................................... Quadro 9. Parmetros do modelo e de aprendizagem................................................................... Quadro 10. Resultados da anlise caixa e bigodes..................................................................... Quadro 11. Estatsticas de regresso............................................................................................. Quadro 12. Resultados da segunda fase........................................................................................ Quadro 13. Erro entre as estimativas do modelo para as CPUE mdias e capturas e os clculos 8 9 10 13 22 25 31 57 58 65 66 72

efectuados a partir das estimativas do modelo.............................................................................. 77 Quadro 14. Erro entre as estimativas do modelo para as capturas marginais e as capturas e os clculos efectuados a partir das estimativas do modelo................................................................ 78

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza ndices

NDICE DE FIGURAS
Figura 1. Localizao da Ilha do Corvo......................................................................................... Figura 2. Mapa da Ilha do Corvo................................................................................................... Figura 3. Goraz Pagellus bogaraveo............................................................................................. Figura 4. Estrutura da cadeia de valor do pescado no Corvo........................................................ Figura 5. rvore de Problemas...................................................................................................... Figura 6. Nvel sustentvel de capturas em funo do stock de biomassa.................................... Figura 7. Capturas em funo do esforo...................................................................................... Figura 8. Curva da receita total...................................................................................................... Figura 9. Estrutura de uma rede neuronal com duas camadas....................................................... Figura 10. Proporo das capturas por espcie entre 1984 e 2000 (%)......................................... Figura 11. Proporo da receita por espcie entre 1984 e 2000 (%)............................................ Figura 12. Nmero de espcies capturadas por ano (1984-2000)................................................. Figura 13. Evoluo das capturas das espcies mais relevantes no Corvo.................................... Figura 14. Evoluo do esforo de pesca entre 1984 e 2000......................................................... Figura 15. Dendograma da anlise de clusters.............................................................................. Figura 16. a) Capturas previstas pelo modelo e calculada a partir das CPUE; b) CPUE previstas 4 7 14 18 27 42 44 44 53 60 61 62 62 63 64

pelo modelo e calculadas a partir das capturas............................................................... 69 Figura 17. Pontos observados e pontos estimados pelo 1. modelo C 73 Figura 18. Simulao dos custos e lucros para o ms mdio nas condies actuais e com o custo fixo reduzido em metade...................................................................................................... Figura 21. Aplicao de taxas. a) Taxa sobre as capturas e b) Taxa sobre o esforo.................... Figura 22. Iteraes para obter o TAC, para 50, 100 e 200 unidades de esforo mensais............ Figura 23. Licenas de sadas........................................................................................................ 80 81 82 84

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Agradecimentos

AGRADECIMENTOS

Agradeo s seguintes pessoas que contriburam directa e indirectamente para a realizao deste trabalho: Ao Professor Tomaz Dentinho pela sua incansvel orientao, pacincia, amizade e pelo muito que me ensinou. Ao Professor Paulo Borges por todo o auxlio prestado sempre com a maior boa vontade e pela amizade demonstrada. Ao Exmo. Sr. Secretrio Regional do Ambiente pelo apoio financeiro para a elaborao da dissertao. Ao Sr. Pedro Bacalhau e Sra. D. Graciomilde Melo pelo auxlio prestado to generosamente. minha famlia e amigos por estarem presentes na minha vida. minha me, Maria Joo Sabino por tudo.

Mestrado em Gesto e Conservao da Natureza Resumo

RESUMO

Este trabalho sugere alternativas de gesto das pescas de goraz na ilha do Corvo. Para tal, foi criado e calibrado um modelo de redes neuronais, aps o que se simularam neste modelo diversas alteraes ao sistema actual de modo a encontrar o nvel de capturas sustentvel e o ptimo econmico. Simularam-se ainda alteraes actual poltica de gesto e outros meios de gesto para determinar qual o mais adequado s condies locais. Concluiu-se que actualmente o recurso est sub-explorado, o que pode dever-se ao custo de oportunidade para a pesca ser bastante elevado, o que protege o recurso, ou percepo que os pescadores tm do recursos como propriedade sua. Para que se fomente uma melhor utilizao do recurso, com maior renda para a populao pode aumentar-se o esforo de pesca, desde que se implementem em simultneo medidas de incentivo conservao.

Universidade dos Aores


Departamento de Cincias Agrrias

Aplicao de uma Rede Neuronal s Pescas na Ilha do Corvo

Angra do Herosmo, 2002 Fabola Sabino Gil

Fotografia da capa www.geocities.com/TheTropics/2140/c_landsp-html (acedido em 23/12/2001)

Anda mungkin juga menyukai