Anda di halaman 1dari 9

Turbinas Hidrulicas Operando Com Rotao Varivel

INTRODUO Tradicionalmente, as centrais hidreltricas operam suas turbinas hidrulicas com rotao constante em funo do nmero de pares de plos e da freqncia do gerador, que devem ser constantes. Todavia, em virtude das novas tecnologias que tm sido desenvolvidas nos ltimos anos, a faixa de operao das turbinas hidrulicas tem sido aumentada, mesmo conhecidos os limites de operao das turbinas. Hoje, a tcnica de operao de turbinas hidrulicas, reside no conhecimento sobre o sistema regulador de velocidade em funo da vazo e de novas tecnologias que controlam a freqncia nos geradores, conhecida como HVDC (Alta Voltagem DC ou "Conexo-unitria Geradora Conversora") e os Cicloconversores, que desvinculam a freqncia do gerador da freqncia da rede eltrica. Nas figuras 1 e 2, so mostrados dois esquemas simples destas novas tecnologias. Os Cicloconversores so dispositivos que so formados por conversores de energia CACA unidos ao rotor do gerador por anis coletores, cuja tenso possui freqncia equivalente diferena entre a rotao do eixo da turbina e a rotao sncrona do gerador, enquanto o HVDC um dispositivo eletrnico formado por bases de inversores de freqncia que unem os terminais CA-CC rede eltrica (Campos Barros, 1996).

Figura 1 - Esquema bsico do sistema HVDC usando uma turbina (T), um gerador (G), dois transformadores de corrente (TC), dois conversores de corrente (C) e um fusvel (F) (Saidel, 1997)

Figura 2 Esquema dos Cicloconversores (Saidel, 1997)

Por outro lado, as centrais hidreltricas convencionais que operam turbinas hidrulicas com rotao constante (ex,: turbinas tipo Francis ou Kaplan), so caracterizadas pelo ajuste da rotao conforme a vazo, cujo valor controlado pelos reguladores de velocidade. O regulador um dos mais importantes dispositivos ao lado dos grupos turbina-geradores. O regulador tem a finalidade de manter a rotao da turbina constante, porque se a turbina trabalhasse fora de suas condies de projeto, quanto a vazo, altura de queda e rotao, sua potncia seria menor e poderia estar sujeita determinados tipos de perdas de carga, dependendo do tipo de turbina. Analisando as curvas da eficincia em relao vazo ou da eficincia em relao altura de queda, pode-se avaliar o comportamento da eficincia de acordo com a variao da vazo unitria Q / Qo e da rotao unitria n / no , em relao vazo nominal Qo correspondente ao ponto de mxima eficincia da turbina, como so mostrados nas figuras 3 e 4, respectivamente.

Andr Luis Lenz

SENAI SP NAI CFP 106

Figuras 3 Curvas de eficincia (referentes a alguns tipos de turbinas) em funo da vazo, para rotao constante: Hlice -1, Francis Rpida -2, Francis Lenta -3, Kaplan-4, Pelton-5. (Souza,1995)

Figuras 4 Curvas de eficincia (t/tmx) em funo da altura de queda (H/H0) para alguns tipos de turbinas : Hlice - 1, Francis rpida - 2, Pelton - 3 e Francis lenta - 4. (Vivier ,1966).

Das figuras 3 e 4, observa-se que as turbinas tipo Kaplan ou Hlice so as mais favorecidas para operar com vazo varivel, porque h pouca variao da eficincia, aproximadamente 10%, enquanto que as turbinas tipo Francis so as mais favorecidas para operar com rotao varivel, porque h pouca variao da eficincia, aproximadamente 10%. Contudo, quando estas turbinas operam fora de suas condies de vazo e rotao nominais, as turbinas tipo Francis esto sujeitas a problemas relacionados formao de vrtice no ncleo do rotor, ou mesmo, a formao da trana no tubo de suco, como mostrado na figura 5, para a turbina que opera com sobre carga de vazo Q em relao vazo nominal Qo.

Andr Luis Lenz

SENAI SP NAI CFP 106

Figura 5 Turbina Francis operando fora da regio de projeto com sobrecarga (Ulith.,1976)

A formao da trana representa uma dificuldade para a estabilidade do grupo e, tambm, pode contribuir para a vibrao mecnica. Outro problema experimental que pode ser observado, a cavitao na sada do rotor, por causa da diminuio da presso da gua em relao presso de vapor da gua na temperatura de operao. Na foto 1, mostrado um exemplo do efeito destrutivo da cavitao em um rotor tipo Francis. Nesta condio, as perdas de carga podem aumentar. Se as perdas fossem aumentadas, a rotao da turbina tenderia a diminuir e o regulador tentaria abrir mais o anel de Fick ou a vlvula reguladora de vazo, para aumentar a vazo e a rotao da turbina, tambm. No entanto, se a vazo fosse menor que a vazo nominal, sendo esta limitada pela quantidade de gua armazenada no reservatrio, a eficincia da turbina seria menor. Outro problema caracterstico, desta condio de operao, a diminuio da potncia hidrulica, uma vez que depende da vazo e da altura de queda. Segundo Saidel (1997), os problemas relacionados diminuio da eficincia poderiam ser minimizados com a turbina operando com rotao varivel. Dispondo de tecnologia que efetivasse este tipo de operao, tal como o sistema HVDC ou Ciclo-conversor, a turbina teria um grau de liberdade a mais para ajustar sua rotao s condies de operao e, conseqentemente, conseguir uma rotao que melhor contribusse para aumentar sua eficincia. Todavia, com base nos resultados obtidos em laboratrio, este tipo de operao somente seria aplicvel s centrais que se caracterizam pela variao da altura de queda. Estas centrais, normalmente, apresentam reservatrios em forma de canyon. A primeira razo reside no fato que a variao da altura de queda acarreta variao da presso na entrada da turbina. Essa presso

Andr Luis Lenz

SENAI SP NAI CFP 106

necessria para girar o rotor da mesma. A segunda razo, a vazo que conduzida pelos condutos forados na central hidreltrica, quase sempre mantida constante, conforme a abertura da vlvula localizada na entrada da turbina.

Foto 1 Um exemplo de turbina Francis com cavitao (EFEI, 1999)

EXPERINCIA Para conhecer o comportamento das turbinas que trabalham com rotao varivel, foi elaborado um programa computacional em FORTRAN 90, usando as principais equaes caractersticas do comportamento das turbinas hidrulicas. Os resultados foram comparados com resultados dos testes realizados no Laboratrio Hidromecnico para Pequenas Centrais Hidreltricas em Itajub, Minas Gerais, Brasil, para uma turbina cujas condies de projeto so : vazo Qo = 0,28 m3/s, altura de queda Ho = 12.64 m e rotao n0 = 1150 rpm, como mostrado na foto 2. Na figura 6, mostrado o diagrama de colina do modelo terico computacional da turbina Francis ensaiada , de acordo com as normas ABNT - NB 6412 / 80 e ABNT - NB 9581 / 86. Na figura 7, mostrado o sistema de aquisio de dados por computador do laboratrio, caracterizado por transdutores de vazo, presso, rotao e potncia mecnica.

Foto 2 Laboratrio de testes da turbina Francis com vazo Qo = 0,28 m3 /s , altura de queda Ho = 12.64 [m], rotao n0 = 1150 [rpm] ( EFEI,1999 )

Andr Luis Lenz

SENAI SP NAI CFP 106

Q(m3/s)

N [rpm] Figura 7 Diagrama terico da turbina Francis com vazo Qo = 0,28 m3 /s , altura de queda Ho = 12.64m, rotao n0 = 1150 rpm, operando com rotao varivel para altura de queda constante de um modelo computacional entre os pontos Pf e Pa (EFEI,1999).

N [rpm]

Figura 7 Sistema de aquisio de dados (SAD) da turbina Francis no Laboratrio Hidromecnico para Pequenas Centrais Hidreltricas (EFEI,1999).

Andr Luis Lenz

SENAI SP NAI CFP 106

Da figura 6, h dois pontos diferentes, Pf e Pa. O ponto Pf um ponto de subcarga (a vazo de operao menor do que a vazo de projeto) e, o ponto Pa, um ponto de subcarga, mas a rotao de operao menor que a rotao de projeto, que obtida pelo uso da ConexoUnitria. Observa-se que para a operao de turbinas hidrulicas tipo Francis com rotao varivel para altura de queda constante, h uma compensao das perdas de energia entre a turbina e o gerador, mesmo que a turbina opere fora do seu ponto de projeto. Haver um ganho de energia entre Pf e Pa, porque o escoamento no interior do rotor menos turbulento. Segundo Farell (1987), nos testes tericos e experimentais realizados em turbinas axiais do tipo Kaplan ou Hlice e BFTs (Bombas que trabalham como turbinas) operando com rotao constante e varivel, as curvas de eficincia para o caso das BFTs, comportam-se como mostrado na figura 8. As curvas de eficincia esto em funo da vazo Q/Qo em relao vazo de eficincia mxima, operando com rotao fixa (linha cheia) ou com rotao varivel (linha tracejada).

Figura 8 Caractersticas da BFT (Bomba trabalhando como turbina) operando com rotao fixa e varivel (Farell,1987)

Da figura 8, observa-se que para a vazo Q/Qo = 0,60, existem dois pontos de eficincia da turbina. Para a rotao fixa, a eficincia igual a 0,75. Para a rotao varivel, a eficincia igual a 0,80. Neste caso, houve um aumento de aproximadamente 5% na eficincia. Este acrscimo de 5 % na eficincia possvel, desde que seja admitida a possibilidade da variao da altura de queda de um determinado valor, que no artigo de Farell (1987), no foi mencionada. Em testes realizados em laboratrio, um acrscimo entre 2% e 3%, mais confivel para turbinas tipo Francis. Segundo Guilherme (1997), o acrscimo da eficincia tambm de 3%, embora no mencione para quais condies de vazo, rotao e altura de queda, esse acrscimo ocorre. Conseqentemente, da anlise terica do modelo computacional da turbina Francis ensaiada em laboratrio, pode-se obter um diagrama que relacione a eficincia em relao vazo percentual Q / Qo, a qual pode ser comparada ao resultado obtido por Farell (1987) para turbina tipo Francis, como mostrado na figura 9.

Andr Luis Lenz

SENAI SP NAI CFP 106

Figura 9 Caractersticas do modelo computacional da turbina Francis do Laboratrio Hidromecnico para Pequenas Centrais Hidreltricas.(EFEI,1999) Da figura 9, o ponto A representa a eficincia da turbina operando com vazo Q / Qo = 0,85 para a rotao fixa n / nO = 1, enquanto o ponto B representa a eficincia da turbina operando na mesma vazo Q / Qo = 0,85 para a rotao varivel n / n0 = 0,80. Observa-se que a eficincia no ponto B maior do que a eficincia no ponto A, porque o escoamento no rotor menos turbulenta. Houve um acrscimo de aproximadamente 2% na eficincia, significando menor possibilidade para o efeito da cavitao. Conseqentemente, possvel aumentar a vida til da mquina e diminuir os custos de manuteno (Campos,1996). Seguindo o exemplo dado por Saidel (1997) para expressar a magnitude da operao com rotao varivel em turbinas hidrulicas, se uma das turbinas da central hidreltrica de Itaipu, cuja potncia eltrica instalada igual a 700 MW, operasse com rotao varivel e obtivesse um ganho de eficincia equivalente a 2%, significaria um ganho de potncia da ordem de 14 MW ! Este ganho de 2% bastante significativo no que tange ao comportamento das turbinas hidrulicas e , portanto, deve ser levado em considerao no momento do projeto e instalao das duas tecnologias (HVDC ou Ciclo-conversor) em funo da potncia eltrica gerada e da complexidade da rede eltrica, por razes de custo. Segundo Campos Barros (1996), a instalao dos cicloconversores, por exemplo, acarretaria um aumento entre 30% e 60% dos custos.

CONCLUSO A partir dos ensaios realizados em laboratrio e dos resultados obtidos do modelo computacional da turbina Francis, possvel obter ganhos de energia para condies diferentes das condies de projeto, quanto vazo, altura de queda e rotao. Este ganho de energia mais significativo nos casos em que a central hidreltrica for caracterizada pela variao da altura de queda, em funo do formato de canyon que seu reservatrio apresentar e, tambm, quanto ao tipo de turbina. Neste caso, turbinas tipo Francis mais favorecidas para operar com rotao varivel.

Andr Luis Lenz

SENAI SP NAI CFP 106

Outras conseqncias indiretamente possveis de serem obtidas, necessitando de trabalhos especficos para comprovao, so : o aumento da vida til da mquina, decrscimo dos custos de manuteno, minimizao dos efeitos da cavitao e maior estabilidade mecnica do grupo turbina gerador. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS - Campos, M. C. , "Anlise das Incertezas das Medidas nos Ensaios de Turbinas Hidrulicas no LHEP Mestrado" , EFEI, Fevereiro 1993. - Campos Barros J.G. Saidel M. A ., Ingran L., Westphalen M. ,Adjustable Speed Operation of Hydro Eletric Turbine Generators, Electra, No. 167, Agosto 1996 - Farell C. e J. S. Gulliver, Hydro mechanics of Variable Speed Turbines, Journal of Energy Engineering, Volume 113, No. 1, pp 1 -13, 1987 - Guilherme A . G. Lima, Moraes R. M., Olivert J. A .,Velocidade Ajustavel : Maior Eficincia da Gerao com Menor Impacto Ambiental, EM, Abril 1997 - Green, Daniel A ., Generation More Efficiently with Adjustable Speed Machines, Hydro Review, Volume 13, No. 2, pp 18 27, , Abril 1994 - La Houille Blanche , Comportement dynamique des turbomachines hydrauliques , nmero 1/ 2 , 1980 - Norma ABNT NB 6412 / 80 Recepo em modelos de turbinas hidrulicas ensaios procedimentos - Norma ABNT NB 9581 / 86 Turbinas hidrulicas Testes de verificao da eroso por cavitao - Saidel, M., A., dos Reis, L., B., Hydro Eletric Generation in Speed Adjustable: Increasing of Power Efficiency and Environment Integration of Using, Anais do IV Congresso Latino-Americano de Fluido-Mecnica, EFEI - Itajub - MG - Brasil, pp. 152157, 7 a 10 de Abril de 1997 - Souza H. A, Nelson A. C. V. , Anlise Preliminar de Turbinas Hidrulicas para Operar com Rotao Varivel , Anais do Third Congress of Generation and Tramsmission of Electric Power, Campos de Jordo, So Paulo, Brasil, Novembro de 1997. - Souza, Z. , Apostila : Comportamento de Mquinas de Fluxo , EFEI, 1995. - Vivier, L., Turbines Hydrauliques et Leur Rgulations, ditions Albin Michel, Paris, 1966 - Ulith, P., Comportamento no Servio das Turbinas Francis, Anales del I Seminario de Ingeniera Hidromecanica, VOITH , 1976

Andr Luis Lenz

SENAI SP NAI CFP 106

Anda mungkin juga menyukai