Anda di halaman 1dari 18

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Concurso Pblico para provimento de cargo efetivo de

Procurador do Ministrio Pblico

____________________________________________________ Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 001 0000000000000000 00001001001

N de Inscrio MODELO

PROVA Conhecimentos Especficos I

INSTRUES
Verifique se este caderno contm 100 questes numeradas de 1 a 100. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. Para cada questo existe apenas UMAresposta certa. Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. Essa resposta deve ser marcada na FOLHADE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE: - procurar, na FOLHADE RESPOSTAS, o nmero da questo objetiva que voc est respondendo. - verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - marcar essa letra na FOLHADE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A C D E

ATENO
Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. Responda a todas as questes. No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. Voc ter 4 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. Ao trmino da prova, entregue este caderno ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas. Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

FUNDAO CARLOS CHAGAS Abril/2007

MODELO Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS I DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Para defender a supremacia constitucional contra a inconstitucionalidade, a prpria Constituio estabelece tcnica especial, que a teoria do Direito Constitucional denomina de controle de constitucionalidade das leis. Nesse caso, encontram-se os sistemas de controle da constitucionalidade. Diante disso, analise: 3. Considere as seguintes aes:

I. Ao de competncia do Supremo Tribunal Federal


destinada a obter a decretao de inconstitucionalidade, em tese, de lei federal ou estadual, sem outro objetivo, seno o de expurgar da ordem jurdica a incompatibilidade vertical. Visa, exclusivamente, a defesa do princpio da supremacia constitucional.

II. Ao, que pode ser federal, por proposta exclusiva


do Procurador-Geral da Repblica, e de competncia do Supremo Tribunal Federal, destinada a promover a interveno federal em Estado da federao.

I. Quando a Constituio submete certas categorias


de leis ao controle poltico e outras ao controle jurisdicional, em que as leis federais ficam sob o controle do Congresso Nacional, e as leis locais sob o controle dos Tribunais Superiores, como ocorre na Suia, caracteriza-se o controle como poltico, por ser este o predominante.

III. Ao cujo pressuposto a controvrsia a respeito


da constitucionalidade da lei, tendo como finalidade imediata a rpida soluo dessas pendncias, e como objeto a verificao da constitucionalidade de um ato normativo federal impugnado em processos concretos. Essas situaes dizem respeito, respectivamente, s aes (A) direta de inconstitucionalidade genrica, direta de inconstitucionalidade interventiva, e direta de inconstitucionalidade especfica. direta de inconstitucionalidade no-interventiva, direta de inconstitucionalidade especfica, e direta de inconstitucionalidade genrica. declaratria de constitucionalidade, inconstitucionalidade interventiva, e inconstitucionalidade genrica. direta direta de de

II. O judicial review, como sendo a faculdade que as


Constituies outorgam ao Poder Judicirio de declarar a inconstitucionalidade de lei e de outros atos do Poder Pblico que contrariem, formal ou materialmente, preceitos ou princpios constitucionais, como ocorre nos Estados Unidos da Amrica do Norte, caracteriza o controle como jurisdicional.

III. A combinao dos critrios difuso e concentrado,


este de competncia do Supremo Tribunal Federal, sendo o controle exercido por via de exceo e por ao direta, declarando a inconstitucionalidade como ocorre no Brasil, e adotado pela Constituio Federal vigente, configura o controle misto. Diante disso, est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 2. (B)

(C)

I. II. III. I e II. II e III.


4.

(D)

declaratria de constitucionalidade, direta inconstitucionalidade genrica, e direta inconstitucionalidade no-interventiva.

de de

(E)

direta de inconstitucionalidade genrica, direta de inconstitucionalidade interventiva, e declaratria de constitucionalidade.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

No que diz respeito s inconstitucionalidades, a Constituio Federal vigente prev as espcies denominadas por ao e por omisso. A inconstitucionalidade por (A) ao e a por omisso tm como objeto comum tanto os atos legislativos, como os atos administrativos, respectivamente, produzidos ou omitidos com inobservncia Constituio. ao ocorre com a produo de atos legislativos ou normativos, excludos os administrativos, que contrariem a compatibilidade vertical e horizontal. omisso verifica-se nos casos em que no sejam praticados atos administrativos, excludos os atos legislativos ou normativos, para tornar plenamente aplicveis as normas constitucionais.

Considerando a evoluo histrica, NO podem ser considerados como elementos que influram na formao do constitucionalismo, dentre outros episdios, (A) quando, em um sculo de transio, como foi o sculo XVII, as Cortes judicirias inglesas proclamaram a superioridade das leis fundamentais sobre as do Parlamento. a doutrina do pactum subjectionis e a invocao das leis fundamentais do reino, referentes sucesso e indisponibilidade do domnio real. os contratos de colonizao, a exemplo do Compact, em 1620, as Fundamental Orders of Connecticut, de 1639, e, ainda, a Declaration of Rigths do Estado de Virginia, de 1776. o movimento dos hebreus, gregos e romanos, sustentando a desnecessidade do princpio da primazia da lei e que o poder poltico no exigiria ser legalmente limitado, face a existncia de profetas como representantes populares. quando os Estados passaram a adotar leis fundamentais, tambm sobre a organizao poltica, na transio da monarquia absoluta para o Estado Liberal de Direito, no final do sculo XVIII. TCEMG-Procurador-CE I

(B)

(B)

(C)

(C)

(D) (D) omisso se apresenta nas hipteses em que no sejam praticados atos legislativos ou normativos, excludos os administrativos, para tornar efetivamente aplicveis as normas constitucionais. ao tem cabimento nas hipteses da edio de atos administrativos, excludos determinados atos legislativos, como os de natureza municipal, que violem a compatibilidade vertical. (E)

(E)

MODELO Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 001


5. No sentido de alcanar-se um ponto de equilbrio entre as concepes extradas do constitucionalismo moderno e os excessos do constitucionalismo contemporneo, considere: 8. No que se refere classificao das constituies, certo que as (A) sintticas se formam do produto sempre escrito e flexvel, sistematizado por um rgo governamental, a partir de idias da teoria poltica e do direito dominante. dogmticas so frutos da lenta e contnua sntese das tradies e usos de um determinado povo, podendo apresentar-se de forma escrita ou no-escrita. formais consistem no conjunto de regras materialmente constitucionais, editadas com legitimidade, estejam ou no codificadas em um nico documento. promulgadas se apresentam por meio de imposies do poder de determinada poca, sem a participao popular, tendo natureza imutvel. analticas ou dirigentes, examinam e regulamentam todos os assuntos que entendam relevantes formao, destinao e funcionamento do Estado.

I. Solidariedade. II. Participao. III. Descontinuidade. IV. Integrao. V. Normas programticas. VI. Universalizao. VII. Consenso.
Segundo Dromi, dever marcar o constitucionalismo do futuro APENAS os valores indicados em (A) (B) (C) (D) (E) 6. (D) (C) (B)

I, II, IV, VI e VII. I, II, III, VI e VII. I, IV, V, VI e VII. II, III, IV, V e VI. II, IV, V, VI e VII.

(E)

_________________________________________________________

9.

Em relao atividades do Tribunal de Contas da Unio, certo que, (A) nas hipteses de irregularidades ou abusos, dever ajuizar a ao cabvel, seja de natureza penal ou civil. em casos excepcionais, poder aplicar sanes previstas em lei, multa e priso do administrador por at 10 dias. no exerccio de suas atribuies, poder apreciar a constitucionalidade das leis e dos atos do Poder Pblico. na sua atuao constitucional, e por crimes comuns, seus membros no esto sujeitos a processo e julgamento do Superior Tribunal de Justia. na execuo de inspees de natureza contbil, que deva ser realizada nas unidades administrativas do Poder Judicirio, no poder faz-las por iniciativa prpria.

_________________________________________________________

(B)

No que diz respeito ao Poder constituinte, correto afirmar que (A) o Movimento Revolucionrio no considerado uma das formas bsicas de expresso desse Poder. as Assemblias Constituintes titularizam esse Poder, enquanto o povo ou a nao seu exercente. o titular desse Poder o povo, e seu exercente aquele que, em nome do povo, cria o Estado, editando a nova Constituio. as Assemblias Constituintes confundem-se com o processo de outorga que estabelece a Constituio, por declarao bilateral. a titularidade e o exercente desse Poder so sempre o Legislativo e o Executivo, auxiliados pelo Judicirio. (C)

(B)

(D)

(C)

(E)

(D)

_________________________________________________________

10. (E)

_________________________________________________________

7.

O Poder Constituinte originrio e o derivado tm, respectivamente, como caracterstica, dentre outras, ser (A) (B) (C) (D) (E) condicionado e incondicionado. autnomo e subordinado. ilimitado e inicial. subordinado e condicionado. limitado e autnomo.

Em conformidade com a doutrina que rege a matria, correto afirmar que a generalidade das constituies revela em sua estrutura normativa vrios elementos. Assim, aqueles que se manifestam nas normas que consubstanciam o elenco dos direitos e garantias fundamentais: direitos individuais e suas garantias, direitos de nacionalidade e direitos polticos e democrticos, dizem respeito aos elementos (A) (B) (C) (D) (E) formais de aplicabilidade. orgnicos. de estabilizao constitucional. limitativos. scio-ideolgicos. 3

TCEMG-Procurador-CE I

MODELO Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 001


11. Tendo em vista a aplicabilidade constitucionais, considere: das normas 13. A decretao da interveno da Unio em Estado da Federao para assegurar a observncia ao princpio constitucional que prev a aplicao do mnimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino e nas aes e servios pblicos de sade, depender de (A) provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representao do Procurador-Geral da Repblica. requisio do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justia ou do respectivo Tribunal de Justia. provimento, pelo Superior Tribunal de Justia, de representao do Tribunal de Contas da Unio. provimento, pelo Superior Tribunal de Justia, de representao do Procurador-Geral da Repblica. homologao pelo Supremo Tribunal Federal, de representao do Tribunal de Contas da Unio.

I. Doutrinadores adotam as normas constitucionais de


eficcia redutvel ou restringvel, como sendo de aplicabilidade imediata ou plena, embora sua eficcia possa ser reduzida ou restringida nos casos e na forma que a lei estabelecer.

II. A doutrina reconhece as normas constitucionais de


eficcia absoluta como sendo as intangveis; contra elas nem mesmo h o poder de emendar, a exemplo da tripartio de Poderes . (B)

III. Certos doutrinadores afirmam que as normas de


eficcia plena so de execuo diferida, e no de aplicao ou execuo imediata; mais do que comandos-regras, explicitam comandos-valores, a exemplo de que a ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social.

(C) (D) (E)

_________________________________________________________

IV. Os doutrinadores reconhecem as normas programticas como sendo aquelas que apresentam aplicabilidade direta, imediata, reduzida ou no, somente incidindo totalmente sobre interesses, com a normatividade ulterior que lhe desenvolva a aplicabilidade. Est correto o que se afirma APENAS em

14.

De acordo com a Constituio Federal vigente da competncia exclusiva do Congresso Nacional, dentre outras, (A) aprovar, por maioria absoluta e por voto secreto, a exonerao, de ofcio, do Procurador-Geral da Repblica antes do trmino de seu mandato. processar e julgar os membros do Conselho Nacional de Justia e do Conselho Nacional do Ministrio Pblico, nos crimes de responsabilidade. aprovar previamente, por voto secreto, aps argio pblica, a escolha de Ministros do Tribunal de Contas da Unio indicados pelo Presidente da Repblica. aprovar previamente, por voto secreto, aps argio em sesso secreta, a escolha dos chefes de misso diplomtica de carter permanente. julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da Repblica e apreciar os relatrios sobre a execuo dos planos de governo.

(B) (A)

I e II. I, II e III. I, III e IV.


(D) (C)

(B)

(C)

(D)

II e III.
(E)

(E) 12.

II e IV.
15.

__________________________________________________________________________________________________________________

No entendimento de doutrinadores, NO considerado, dentre outros, como princpio e regra interpretativa das normas constitucionais, (A) a unidade da constituio interpretao de maneira a evitar contradies entre as normas constitucionais. o efeito integrador primazia aos critrios favorecedores da integrao poltica e social.

Com relao s Emendas Constitucionais correto afirmar: (A) Matria constante de proposta de emenda constitucional rejeitada dever ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa. No h vedao constitucional que impea a Constituio Federal de ser emendada na vigncia de interveno federal. A Constituio Federal poder ser emendada, tambm, mediante proposta de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal. Matria constante de proposta de emenda constitucional havida por prejudicada dever ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa. A Constituio Federal poder ser emendada, tambm, mediante proposta de dois teros das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria absoluta de seus membros. TCEMG-Procurador-CE I

(B) (B)

(C) (C) a concordncia prtica ou a harmonizao coordenao e combinao dos bens jurdicos em conflito. (D) (D) a fora normativa da constituio adoo de interpretao que garanta maior eficcia e permanncia das normas constitucionais. a adoo da contradio dos princpios os preceitos exigem uma interpretao explcita, excluindo-se a implcita.

(E)

(E)

MODELO Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 001


16. A expedio de instrues para a execuo das leis, dos decretos e dos regulamentos se insere dentre as atribuies (A) (B) (C) (D) (E) 17. do Presidente da Repblica. dos Ministros de Estado. do Vice-Presidente da Repblica. do Conselho da Repblica. do Conselho de Defesa Nacional. (E) 20. membros dos Tribunais Regionais Federais.
_________________________________________________________

19.

Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar originariamente, nas infraes penais comuns, dentre outros, os (A) (B) (C) (D) Governadores de Estado. membros do Congresso Nacional. membros dos Tribunais de Contas dos Estados. membros do Ministrio Pblico da Unio que oficiem perante tribunais.

_________________________________________________________

So rgos do Poder Judicirio, dentre outros, (A) a Advocacia Geral da Unio e o Conselho Nacional do Ministrio Pblico. os Ministrios Pblicos e os Tribunais Superiores. os Tribunais de Contas e o Conselho Nacional de Justia. o Conselho Nacional de Justia e os Tribunais e Juzes Militares. as Defensorias Pblicas e os Tribunais e Juzes do Trabalho.

A perda do cargo de juiz de Direito ocorre (A) somente por sentena judicial transitada em julgado, seja qual for o tempo de exerccio na respectiva carreira. por deliberao do Corregedor Geral da Justia a que estiver vinculado, durante o primeiro ano de exerccio no primeiro grau da respectiva carreira. por deliberao do Conselho Superior da Magistratura a que estiver vinculado, durante o primeiro ano de exerccio no primeiro grau da respectiva carreira. por deliberao do tribunal a que estiver vinculado, durante os cinco primeiros anos de exerccio no primeiro grau da respectiva carreira. por deliberao do tribunal a que estiver vinculado, durante os dois primeiros anos de exerccio no primeiro grau da respectiva carreira.

(B) (C)

(B)

(D)

(C)

(E)

_________________________________________________________

(D)

18.

Considere as seguintes afirmativas a respeito do Supremo Tribunal Federal:

I. composto de nove Ministros, escolhidos dentre


cidados com mais de trinta e cinco e menos de sessenta anos de idade, de notvel saber jurdico e reputao ilibada.

(E)

_________________________________________________________

21.

II. Possui competncia para processar e julgar,


originariamente, as causas e os conflitos entre a Unio e os Estados, a Unio e o Distrito Federal, ou entre uns e outros.

De acordo com a Constituio Federal, o Ministrio Pblico da Unio tem por chefe o Procurador-Geral da Repblica, nomeado, dentre integrantes da carreira maiores de trinta e cinco anos, pelo (A) Conselho Nacional do Ministrio Pblico, aps a aprovao de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de trs anos, permitida a reconduo. Presidente da Repblica, aps a aprovao de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, para mandato de dois anos, permitida a reconduo. Supremo Tribunal Federal, aps a aprovao de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, para mandato de dois anos, permitida a reconduo. Presidente da Repblica, aps a aprovao de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a reconduo. Presidente da Repblica, aps a aprovao de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, para mandato de trs anos, permitida a reconduo. 5

III. Seus Ministros sero nomeados pelo Presidente da


Repblica, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal. (B)

IV. Possui competncia para processar e julgar,


originariamente, nos crimes comuns, os membros dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal. De acordo com a Constituio Federal, est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) (C)

I e II. I, III e IV. II e III. II, III e IV. III e IV.


(E) (D)

TCEMG-Procurador-CE I

MODELO Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 001


22. A anulao de ato lesivo ao meio ambiente pode ser pleiteada por meio de (A) (B) (C) ao popular, ficando o autor, salvo m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia. habeas data, ficando o autor isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia. mandado de injuno, ficando o autor, salvo m-f, isento de custas judiciais, mas no do nus de sucumbncia. mandado de segurana, respondendo o autor pelas custas judiciais e pelo nus da sucumbncia. provimento do Ministrio Pblico, ficando o autor isento de custos administrativos, mas no de custas judiciais e do nus da sucumbncia. dos trabalhadores 25. O Estado de Stio poder ser (A) (B) (C) (D) (E) suspenso pelo Conselho de Defesa Nacional. decretado pelo Congresso Nacional. suspenso pelo Congresso Nacional. decretado pelo Conselho de Defesa Nacional. suspenso pelo Conselho da Repblica. DIREITO ADMINISTRATIVO 26. A suspenso emergencial de atividades lesivas ao meio ambiente localizadas no territrio de Minas Gerais, em caso de grave e iminente risco para vidas humanas ou recursos econmicos, (A) 23. So assegurados categoria domsticos o direito, dentre outros, (A) (B) (C) (D) (E) no dispensa o prvio contraditrio e a ampla defesa, por se tratar de sano aplicvel aps regular processo administrativo. depende de prvia manifestao judicial, consistindo em exceo auto-executoriedade dos atos administrativos. medida incompatvel com a liberdade de iniciativa econmica, restando portanto proibida. depende de prvia autorizao da Assemblia Legislativa. manifestao do poder de polcia administrativa e dever se pautar pela observncia da proporcionalidade, dentro dos limites legais.

_________________________________________________________

(D) (E)

_________________________________________________________

proteo do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos especficos, nos termos da lei. licena-paternidade, nos termos fixados em lei. remunerao do servio extraordinrio, superior, no mnimo a cinqenta por cento do normal. ao salrio-famlia, pago em razo do dependente do trabalhador de baixa renda, nos termos da lei. ao reconhecimento das convenes e acordos coletivos de trabalho.

(B)

(C)

(D)

(E)

__________________________________________________________________________________________________________________

24.

Considere as seguintes assertivas a respeito do Estado de Defesa:

27.

A modalidade de licitao do prego utilizada para a aquisio de bens e servios comuns, assim definidos aqueles (A) que podem ser substitudos por outros da mesma espcie, qualidade e quantidade. que so livremente comercializados no mercado. cujos padres de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos no edital. objeto de padronizao de acordo com normas tcnicas regulamentadas pelo mercado. de pequeno valor e destinados ao consumo do ente licitante.

I. O sigilo de correspondncia e o sigilo de


comunicao telegrfica e telefnica so direitos constitucionais que no podem sofrer restries no Estado de Defesa.

(B)

II. O tempo de durao do Estado de Defesa no ser


superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual perodo, se persistirem as razes que justificaram a sua decretao. (C)

(D)

III. Decretado o Estado de Defesa, o Presidente da


Repblica, dentro de vinte e quatro horas, submeter o ato com a respectiva justificao ao Senado Federal. (E)

_________________________________________________________

IV. Na vigncia do Estado de Defesa a priso ou


deteno de qualquer pessoa no poder ser superior a dez dias, salvo quando autorizada pelo Poder Judicirio. De acordo com a Constituio Federal, est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 6

28.

Os consrcios pblicos sujeitam-se fiscalizao contbil, operacional e patrimonial do Tribunal de Contas (A) apenas se ostentarem a qualidade de associaes pblicas. apenas quando houver aporte de recursos por meio de contratos de rateio. que for eleito para tal funo, por meio do protocolo de intenes. que for competente para a representante legal do consrcio. fiscalizao do

(B)

I e II. I, II e III. I e IV. II e IV. III e IV.

(C)

(D)

(E)

da Unio, quando o consrcio for formado por Estados ou por Estados e Municpios. TCEMG-Procurador-CE I

MODELO Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 001


29. De acordo com as regras gerais aplicveis aos processos no mbito da Administrao Pblica Estadual de Minas Gerais, se um processo no for decidido em 60 dias do encerramento da instruo, (A) poder haver prorrogao de prazo para deciso, por mais 15 dias, aps o que, no sendo decidido, o pedido do particular ser automaticamente deferido. poder haver prorrogao de prazo para deciso, por mais 60 dias, aps o que, no sendo decidido, a unidade administrativa ficar impedida de concluir os outros processos em tramitao. dever ser imediatamente decidido, no estado em que se encontrar, suspendendo-se a tramitao dos demais processos na unidade administrativa. poder haver prorrogao de prazo para deciso, por mais 15 dias, aps o que, no sendo decidido, o processo ser automaticamente extinto. poder haver prorrogao de prazo para deciso, por mais 60 dias, aps o que, no sendo decidido, o pedido do particular ser automaticamente deferido. 32. NO configura hiptese de dispensa de licitao a (A) celebrao de contratos com organizaes sociais, para realizao de atividades compreendidas no respectivo contrato de gesto. compra de imvel destinado s atividades prprias do ente licitante, cuja localizao justifique a escolha e em condies compatveis com o valor de mercado. celebrao de contrato de prestao de servios com organizao da sociedade civil de interesse pblico qualificada no mbito da respectiva esfera de governo. contratao de servios de engenharia em montante inferior a R$ 150.000,00 (cento e cinqenta mil reais). contratao de fornecedores de bens e servios em caso de guerra ou grave perturbao da ordem.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D) (E)

(D)

_________________________________________________________

33. (E)

Ressalvadas as hipteses de dispensa e inexigibilidade, NO obrigatria a licitao pela modalidade de concorrncia em caso de (A) (B) alienao de bens imveis. contratao de servios de engenharia no valor superior a R$ 1.500.000,00 (um milho e quinhentos mil reais). contratao de servios quaisquer no valor superior a R$ 1.500.000,00 (um milho e quinhentos mil reais). outorga de concesso de direito real de uso. licitao internacional.

_________________________________________________________

30.

Suponha que o Estado de Minas Gerais adquira aes suficientes para lhe garantir a maioria do capital votante de sociedade annima privada. O restante do capital, incluindo aes preferenciais sem direito de voto, est nas mos de particulares. No houve lei especfica, nem autorizao legislativa, tendo por objeto a aquisio dessas aes. Essa sociedade annima, aps a aquisio de suas aes, (A) (B) (C) no integrar a Administrao estadual. integrar a Administrao direta estadual. integrar a Administrao indireta estadual, enquadrando-se na definio legal de sociedade de economia mista. integrar a Administrao indireta estadual, na qualidade de entidade sob controle direto do Estado. no integrar a Administrao estadual, mas poder vir a integr-la, se ato do Poder Legislativo a transformar em sociedade de economia mista.

(C) (D) (E) 34.

_________________________________________________________

(D)

Servidor do Estado de Minas Gerais, com menos de 55 anos, aposentado por motivo de doena. Posteriormente, verifica-se que o seu estado de sade no justifica a medida de aposentadoria, tendo em vista que o servidor tem condies de continuar exercendo as atividades anteriormente exercidas, sem perda de capacidade funcional. Nessa hiptese, o servidor poder reassumir seu cargo, por fora de (A) (B) (C) (D) (E) reverso. reintegrao. readaptao. readmisso. aproveitamento.

(E)

_________________________________________________________

31.

As licitaes para a contratao de parceria pblicoprivada podero adotar, caso conste do respectivo edital, (A) critrio de julgamento do menor valor da contraprestao a ser paga pela Administrao Pblica. procedimento simplificado com eliminao da fase de habilitao, que pode ser substituda pelo prvio cadastro no rgo pblico competente.

_________________________________________________________

35.

De acordo com a Constituio Federal, o limite remuneratrio mensal dos servidores pblicos civis dos Poderes Executivos dos Estados-membros corresponder (A) a 90,25% do subsdio de Ministro do Supremo Tribunal Federal, se assim dispuser a Constituio Estadual. ao subsdio do Governador do Estado, limitado este ao subsdio de Ministro do Supremo Tribunal Federal. a 90,25% do subsdio do Governador do Estado. ao subsdio do Governador do Estado, limitado este a 90,25% do subsdio do Presidente da Repblica. ao subsdio de Desembargador do Tribunal de Justia, limitado este a 90,25% do subsdio de Ministro do Supremo Tribunal Federal, se assim dispuser a Constituio Estadual. 7

(B)

(B) (C) a modalidade da tomada de preos ou convite, se a contratao se enquadrar nas respectivas faixas de valor. a inverso das fases de habilitao e de julgamento, com dispensa de verificao das condies de habilitao da proposta vencedora. critrio de julgamento baseado exclusivamente no valor dos investimentos a serem efetuados pelo parceiro privado.

(C) (D) (E)

(D)

(E)

TCEMG-Procurador-CE I

MODELO Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 001


36. A propositura de ao regressiva contra o agente pblico do Estado de Minas Gerais que causar, por dolo ou culpa, dano a terceiro, (A) (B) (C) (D) (E) obrigatria, aps o trnsito em julgado da deciso que condenar a Fazenda estadual. facultativa, aps o trnsito em julgado da deciso que condenar a Fazenda estadual. obrigatria, ainda durante o trmite da ao movida contra a Fazenda estadual. facultativa, ainda durante o trmite da ao movida contra a Fazenda estadual. poder ser obrigatria ou facultativa dependendo das circunstncias do caso concreto, que determinaro tambm o momento de propositura da ao. 40. Considere as seguintes afirmaes:

I. De acordo com a legislao aplicvel espcie, os


atos de improbidade administrativa podem estar caracterizados mesmo se no houver enriquecimento sem causa do agente.

II. Ao afirmar o princpio da moralidade administrativa,


a Constituio afasta a Administrao da observncia da estrita legalidade, por privilegiar a moral em detrimento da lei.

III. De acordo com a legislao aplicvel espcie, os


atos de improbidade administrativa podem estar caracterizados mesmo se no houver prejuzo aos cofres pblicos. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

37.

Sempre que a propriedade imobiliria urbana no cumprir sua funo social, nas hipteses definidas em lei, o Municpio poder, respeitados os requisitos legais, efetuar a sua desapropriao com pagamento em ttulos da dvida pblica, (A) (B) (C) (D) (E) cuja emisso independer de prvia aprovao do Senado Federal. que refletiro o valor real de indenizao, sem computar lucros cessantes nem juros compensatrios. com remunerao inferior aos juros legais de 6% ao ano. com prazo de at 20 anos. que podero ser utilizados para pagamento de tributos municipais.

_________________________________________________________

I. I e II. I e III. II e III. III.

41.

Em determinada licitao para a concesso de servio pblico de distribuio de gs canalizado, oferecida proposta por empresa integrante da Administrao indireta de outra unidade da federao, que ali explora o mesmo servio. A tarifa proposta por esta empresa mais vantajosa, em termos financeiros, porque beneficiria de determinadas isenes fiscais concedidas pelo ente pblico controlador. Por isso a proposta condicionada manuteno dessas isenes, devendo ser a tarifa revista em caso de seu cancelamento. Neste caso, a (A) (B) (C) (D) (E) proposta pode ser aceita pelo poder concedente, nos termos em que formulada. empresa licitante poder apresentar nova proposta, incondicionada. empresa licitante dever ser declarada inabilitada. proposta dever ser desclassificada. proposta pode ser aceita pelo poder concedente, reputando-se no-escritas as condies a que submetida. As questes de nmeros 42 e 43 contm cada qual duas afirmaes. Em cada uma delas, assinale se as duas afirmaes esto corretas e a segunda justifica a primeira. se as duas afirmaes esto corretas e a segunda no justifica a primeira. se a primeira afirmao est correta e a segunda incorreta. se a primeira afirmao est incorreta e a segunda correta. se as duas afirmaes esto incorretas.

_________________________________________________________

38.

As servides administrativas tm como caracterstica (A) a incidncia genrica sobre imveis indeterminados, retirando do proprietrio determinadas prerrogativas inerentes ao direito de propriedade. o desapossamento administrativo, na medida em que a instituio da servido implica o compartilhamento da posse do imvel com o particular proprietrio. a precariedade, pois apenas podem ser institudas em casos de urgncia ou necessidade pblica, com posterior indenizao ao proprietrio. a possibilidade de sua instituio diretamente por lei, prescindindo de ato administrativo para essa finalidade. a desnecessidade de pagamento de indenizao ao proprietrio, que sempre tem o nus de suportar o gravame institudo em favor do interesse pblico.

(B)

_________________________________________________________

(C)

Ateno: (A) (B) (C) (D) (E) 42.

(D)

(E)

_________________________________________________________

39.

Durante a execuo de servios de limpeza para rgo da Administrao, empresa particular contratada nos termos da Lei no 8.666/93 causa culposamente dano a terceiros. As vtimas podero exigir indenizao (A) (B) (C) (D) da empresa, de acordo com as regras prprias da responsabilidade subjetiva. do Estado ou da empresa, invocando responsabilidade objetiva de ambos na prestao do servio. da empresa, apenas, invocando sua responsabilidade objetiva na prestao do servio. da empresa, invocando sua responsabilidade objetiva na prestao do servio, ou do Estado, se houver negligncia na fiscalizao. do Estado, invocando sua responsabilidade objetiva na prestao do servio pblico.

permitida, excepcionalmente, a convalidao de atos administrativos viciados


(A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

PORQUE os atos administrativos gozam de presuno de legalidade e de veracidade.

43.

A recomposio do equilbrio econmico-financeiro dos contratos de concesso de servio pblico deve ser efetuada quando eventos imprevisveis e extracontratuais diminuam a possibilidade de remunerao auferida pelo concessionrio
(A) (B) (C) (D) (E)

PORQUE regra geral aplicvel aos contratos administrativos a possibilidade de sua alterao pelo mtuo consentimento entre as partes, inexistindo limites legais para tanto. TCEMG-Procurador-CE I

(E)

MODELO Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 001


44. O servidor pblico do Estado de Minas Gerais que acumule cargos na Administrao estadual ilegalmente (A) (B) (C) (D) (E) 45. sofrer necessariamente pena de demisso a bem do servio pblico. sofrer necessariamente pena de demisso. sofrer necessariamente pena de suspenso. poder optar por um dos cargos, em qualquer hiptese. poder optar por um dos cargos, se estiver de boa-f. (D) (B) 48. So receitas derivadas (A) as multas em geral, o imposto sobre a renda, a taxa e a contribuio de melhoria. as tarifas, as contribuies em geral, os depsitos e os emprstimos pblicos. os preos pblicos, os emprstimos compulsrios e as contribuies especiais e de melhoria. os depsitos, os emprstimos pblicos em geral e os preos pblicos. as reparaes de guerra, as multas penais e administrativas, os tributos em geral, os preos pblicos e as tarifas.

(C)

_________________________________________________________

No curso de processo administrativo disciplinar instaurado para a apurao de falta funcional de servidor pblico do Estado de Minas Gerais, a suspenso preventiva do servidor (A) poder ser decretada por 30 dias, sem prejuzo da contagem do tempo de servio enquanto durar a suspenso. poder ser decretada por 30 dias, contando-se o tempo de servio correspondente apenas se o servidor for absolvido ou punido com advertncia, multa ou repreenso. poder ser decretada por tempo indeterminado, sem prejuzo da contagem do tempo de servio enquanto durar a suspenso. poder ser decretada por tempo indeterminado, contando-se o tempo de servio correspondente apenas se o servidor for absolvido ou punido com advertncia, multa ou repreenso. no poder ser efetuada, por ser incompatvel com os princpios do contraditrio e da ampla defesa. DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTRIO

(E)

_________________________________________________________

49.

(B)

Ao fixar limites para despesas dos entes da Federao, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) determina que a despesa total com o pessoal da Unio, em cada perodo de apurao, no poder exceder a percentual da receita lquida corrente correspondente a (A) 60%, sendo 2,5% para o Legislativo, 6% para o Judicirio, 50,9% para o Executivo e 0,6% para o Ministrio Pblico da Unio. 50%, sendo 2,5% para o Legislativo, 6% para o Judicirio, 40,9% para o Executivo e 0,6% para o Ministrio Pblico da Unio. 40%, sendo 12,5% para o Legislativo, 16% para o Judicirio, 10% para o Executivo e 1,5% para o Ministrio Pblico da Unio. 30%, sendo 2,5% para o Legislativo, 6% para o Judicirio, 20,9% para o Executivo e 0,6% para o Ministrio Pblico da Unio. 20%, sendo 2,5% para o Legislativo, 0,6% para o Judicirio, 10,9% para o Executivo e 6% para o Ministrio Pblico da Unio.

(C)

(B)

(D)

(C)

(E)

_________________________________________________________

(D)

46.

Sobre finanas pblicas, dispe a Constituio Federal que (A) (B) (C) (D) (E) a lei ordinria dispor sobre finanas pblicas. o Banco Central conceder emprstimos ao Tesouro Nacional. a competncia da Unio para emitir moeda ser exercida pelo Banco do Brasil. as disponibilidades de caixa da Unio sero depositadas no Banco Central. vedado ao Banco Central comprar ou vender ttulos de emisso do Tesouro Nacional, no importando o objetivo.

(E)

_________________________________________________________

50.

A despesa corrente derivada de lei, medida provisria ou ato administrativo normativo que fixe para o ente a obrigao legal de sua execuo por um perodo superior a dois exerccios a definio legal de despesa (A) (B) (C) (D) (E) corrente de carter social. continuada de carter voluntrio. de transferncia de carter permanente. voluntria de carter imediato. obrigatria de carter continuado.

_________________________________________________________

47.

Sobre despesa pblica, considere:

I. O pagamento da despesa s ser efetuado quando


ordenado aps sua regular liquidao.

II. vedada a realizao de despesa sem prvio


empenho, podendo, em casos especiais previstos na legislao especfica, ser dispensada a emisso da nota de empenho. 51.

_________________________________________________________

III. permitido adiantamento a servidor em alcance.


Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

Obedece ao princpio da anterioridade anual, mas no obedece ao princpio da anterioridade nonagesimal (noventena) o imposto sobre (A) (B) (C) (D) (E) a renda (IR). produtos industrializados (IPI). importao (II). servio de qualquer natureza (ISS). exportao (IE). 9

I. II. I e II. I e III. II e III.

TCEMG-Procurador-CE I

MODELO Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 001


52. A imunidade recproca DIREITO PENAL (A) (B) refere-se a todos os tributos. abrange os impostos sobre o patrimnio, renda, servio, circulao de mercadorias, produtos industrializados e operaes financeiras. refere-se a todos os entes polticos e entidades da Administrao indireta, inclusive empresas pblicas e sociedades de economia mista. aplica-se tambm ao patrimnio, renda e aos servios relacionados com explorao de atividades econmicas regidas pelas normas aplicveis a empreendimentos privados. refere-se Unio, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municpios, s autarquias e s fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico. 56. A relao de causalidade (A) no fica excluda pela supervenincia de causa relativamente independente que, por si s, produz o resultado. imprescindvel nos crimes formais. normativa nos crimes omissivos imprprios ou comissivos por omisso. no est regulada, em nosso sistema, pela teoria da equivalncia dos antecedentes causais. dispensvel nos crimes materiais.

(C)

(B) (C) (D) (E) 57.

(D)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Excluem a culpabilidade e a ilicitude, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) o erro inevitvel sobre a ilicitude do fato e a desistncia voluntria. o arrependimento necessidade. posterior do e o estado legal e de o

53.

A contribuio de interveno no domnio econmico CIDE relativa s atividades de importao ou comercializao de petrleo e seus derivados, gs natural e seus derivados, e lcool combustvel (A) (B) (C) (D) (E) incide sobre as receitas decorrentes de exportao. poder ter sua alquota diferenciada por produto ou uso. no poder ter vinculao de receita. no poder ter sua alquota reduzida por ato do Poder Executivo. obedece, sem exceo, ao princpio da anterioridade. 58.

o estrito cumprimento arrependimento eficaz.

dever

a legtima defesa e a obedincia hierrquica. a coao irresistvel e o exerccio regular de direito.

_________________________________________________________

NO admitem a tentativa (A) (B) (C) (D) (E) as contravenes penais e os crimes materiais. os crimes culposos e as contravenes penais. os crimes materiais e os crimes comissivos. os crimes materiais e os crimes culposos. as contravenes penais e os crimes comissivos.

_________________________________________________________

54.

Os lanamentos do imposto sobre produtos industrializados (IPI) e do imposto sobre propriedade predial e territorial urbana (IPTU) so lanamentos (A) (B) (C) (D) (E) por declarao ou misto, ambos. de ofcio ou direto, ambos. por homologao e de ofcio, respectivamente. por declarao e de ofcio, respectivamente. por homologao, ambos.

_________________________________________________________

59.

No dolo eventual, (A) (B) (C) (D) (E) o agente, conscientemente, admite e aceita o risco de produzir o resultado. a vontade do agente visa a um ou a outro resultado. o agente no prev o resultado, embora este seja previsvel. o agente quer determinado resultado e tem a inteno de provoc-lo. o agente prev o resultado, mas espera que este no acontea. e

_________________________________________________________

55.

Sobre excluso do crdito tributrio, considere:

I. A lei no pode, a qualquer tempo, revogar ou


modificar a iseno concedida por prazo certo e em funo de determinadas condies.

II. A anistia no se aplica aos atos qualificados em lei


como crimes ou contravenes.

_________________________________________________________

60.

III. O despacho da autoridade competente que


concede iseno ou anistia em carter individual gera direito adquirido ao beneficiado. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 10

Constituem efeitos genricos da condenao independem de declarao na sentena a (A) (B) (C)

incapacidade para o exerccio do ptrio poder e a perda em favor da Unio do produto do crime. perda de funo pblica e a obrigao de indenizar o dano causado. perda de mandato eletivo e a perda do produto do crime em favor do respectivo Estado. obrigao de indenizar o dano causado e a perda em favor da Unio dos instrumentos do crime, se o porte destes constituir fato ilcito. perda de cargo e de mandato eletivo. TCEMG-Procurador-CE I

III. II e III. II. I e II. I.


(E) (D)

MODELO Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 001


61. No crime de falsidade ideolgica, (A) (B) se a falsificao de assentamento de registro civil a pena deve ser aumentada. prescindvel o fim de prejudicar direito, criar obrigao ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante. a circunstncia de ser o documento pblico ou particular no interfere na pena. a insero de declarao falsa deve ocorrer em documento pblico. ser o agente funcionrio pblico causa de aumento da pena, ainda que no se tenha prevalecido do cargo. 66. DIREITO PROCESSUAL CIVIL Sobre competncia correto afirmar:

I. Poder, de ofcio, o juiz declarar a nulidade de


clusula de eleio, em contrato de adeso, declinando da competncia para o juzo do domiclio do ru.

(C) (D) (E)

II. Em razo do valor e do territrio, a competncia


poder modificar-se pela conexo ou continncia.

III. Se absoluta a incompetncia ter de ser argida


por exceo, mas o juiz poder declar-la de ofcio, extinguindo o processo sem resoluo do mrito.

IV. Correndo em separado aes conexas perante


juzos que tm a mesma competncia territorial, considera-se prevento aquele onde primeiramente se deu a citao.

_________________________________________________________

62.

Para efeitos penais, considera-se funcionrio pblico quem exerce (A) (B) (C) (D) (E) cargo ou emprego pblico, mas no funo pblica transitria. emprego ou funo pblica, mas no cargo pblico remunerado. cargo, emprego ou funo pblica, ainda que sem remunerao. cargo ou funo pblica, mas no emprego pblico transitrio. emprego ou funo pblica, mas no cargo pblico transitrio.
o

V. A ao acessria ser proposta perante o juiz


competente para a ao principal, mas a competncia poder ser modificada pela propositura de reconveno ou de ao declaratria incidental. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

I e II. I e III. II e IV. II e V. III e IV.

_________________________________________________________

67.

Ao apreciar a prova, o juiz (A) conferir maior importncia percia do que aos documentos e a estes em confronto com a prova testemunhal. apenas levar em conta aquelas especificadas na lei, no podendo valer-se de outras, ainda que hbeis para demonstrar os fatos em que se funda o pedido ou a defesa. aplicar as regras de experincia comum subministradas pela observao do que ordinariamente acontece e ainda as regras da experincia tcnica, ressalvado, quanto a esta, o exame pericial, em falta de normas jurdicas particulares. somente poder considerar fatos notrios, se tiverem sido confirmados durante a audincia. no poder atribuir qualquer valor ao depoimento de testemunhas impedidas ou suspeitas.

63.

A pena de multa, nos crimes tipificados na Lei n 8.666/93, que instituiu normas de licitaes e contratos administrativos, (A) (B) (C) (D) (E) sempre alternativa. deve ser calculada em ndices percentuais. pode ser convertida em deteno, caso no recolhida. deve ser fixada em at trezentos e sessenta diasmulta. reverter apenas para a Fazenda Federal.

(B)

(C)

_________________________________________________________

64.

Constitui crime executar ato que acarrete aumento de despesa total com pessoal no seguinte perodo anterior ao final do mandato ou da legislatura: (A) (B) (C) (D) (E) sessenta dias. noventa dias. cento e vinte dias. cento e oitenta dias. trezentos e sessenta dias. 68.

(D) (E)

_________________________________________________________

Tendo em conta os princpios que regem o processo, INCORRETO afirmar que, (A) ao pronunciar a nulidade, o juiz declarar que atos so atingidos, ordenando as providncias necessrias, a fim de que sejam repetidos, ou retificados. quando a lei prescrever determinada forma, sem cominao de nulidade, o juiz considerar vlido o ato se, realizado de outro modo, alcanar-lhe a finalidade. anulado o ato, reputam-se de nenhum efeito todos os subseqentes que dele dependam; todavia, a nulidade de uma parte do ato no prejudicar as outras, que dela sejam independentes. sob pena de precluso as nulidades dos atos processuais devem ser alegadas na primeira oportunidade em que couber parte falar nos autos, mesmo que seja daquelas que o Juiz deve decretar de ofcio. a fim de se observarem, quanto possvel, as prescries legais, o erro de forma do processo acarreta unicamente a anulao dos atos que no possam ser aproveitados, devendo praticar-se os que forem necessrios. 11

_________________________________________________________

(B)

65.

Dentre os crimes ambientais, NO admite a modalidade culposa o de (A) conceder a funcionrio pblico licena em desacordo com as normas ambientais para obra cuja realizao dependa de ato autorizativo do Poder Pblico. causar poluio de qualquer natureza em nveis tais que possam resultar em danos sade humana. deixar, aquele que tiver o dever contratual de fazlo, de cumprir obrigao de relevante interesse ambiental. destruir bem especialmente protegido por lei. fazer o funcionrio pblico afirmao falsa em procedimento de autorizao ou de licenciamento ambiental. (C)

(B) (C)

(D)

(D) (E)

(E)

TCEMG-Procurador-CE I

MODELO Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 001


69. Na execuo por quantia certa contra devedor solvente, fundada em ttulo extrajudicial, (A) (B) o executado ser citado para pagar, no prazo de vinte e quatro horas, ou nomear bens penhora. o executado, independentemente de penhora, depsito ou cauo, poder opor-se execuo por meio de embargos. o juiz no poder fixar, de plano, os honorrios de advogado a serem pagos pelo executado, s podendo arbitr-los por ocasio do julgamento dos embargos. penhorado bem indivisvel, a meao do cnjuge alheio execuo recair sobre o prprio bem, tornando-se, com a arrematao, condmino do arrematante. os embargos do devedor sero oferecidos no prazo de dez dias, contados da intimao da penhora e recebidos com efeito suspensivo, mas a apelao da sentena que os rejeitar ser recebida apenas no efeito devolutivo. (B) 72. Cada parte interpor o recurso independentemente, no prazo e observadas as exigncias legais, mas, (A) no agravo por instrumento, na apelao e nos embargos infringentes, admite-se o recurso adesivo, ao qual se aplicam as mesmas regras do recurso independente quanto s condies de admissibilidade, preparo e julgamento no tribunal superior. na apelao, nos embargos infringentes, no recurso especial e no recurso extraordinrio, admite-se o recurso adesivo, ao qual se aplicam as mesmas regras do recurso independente quanto s condies de admissibilidade, preparo e julgamento no tribunal superior. nos embargos de declarao, no agravo por instrumento e na apelao, admite-se o recurso adesivo, ao qual, porm, no se aplicam as mesmas regras do recurso independente quanto ao preparo. no recurso especial e no recurso extraordinrio, admite-se o recurso adesivo, que, entretanto, independe de preparo e de pagamento de porte de remessa e de retorno e ser conhecido sempre que o recurso independente for conhecido. na apelao e no agravo por instrumento, admite-se o recurso adesivo, o qual, porm, no ser cabvel nos embargos infringentes, e sempre ser dispensado do preparo, desde que esteja preparado o recurso independente.

(C)

(D)

(C)

(E)

(D)

_________________________________________________________

70.

Considera-se inepta a petio inicial e ser indeferida quando:

I. da narrao dos fatos no decorrer logicamente a


concluso.

(E)

II. o juiz, de plano, verificar ter ocorrido a decadncia. III. o autor no mencionou o fundamento legal de sua
pretenso.

_________________________________________________________

IV. o pedido for juridicamente impossvel. V. o autor, em procedimento sumrio, requerer prova
pericial. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 71.

73.

Na execuo fiscal, a garantia (A) somente poder ser oferecida por terceiro no interessado, quando o devedor no possuir bens passveis de penhora, com a concordncia da Fazenda Pblica e, sendo fidejussria, se a execuo no for embargada ou se os embargos forem julgados improcedentes, ser o terceiro intimado a pagar a dvida, sob pena de penhora de seus bens. pode ser oferecida com bens de terceiros e aceitos pela Fazenda Pblica e, no sendo embargada ou rejeitados os embargos, o terceiro ser intimado a substituir o bem por outro do devedor, sob pena de contra aquele prosseguir a execuo nos mesmos autos. no pode ser oferecida por terceiro, exceto mediante depsito em dinheiro, cujo levantamento ser determinado se a execuo no for embargada ou se os embargos forem julgados improcedentes. s pode ser oferecida por terceiro interessado e, sendo real, ser intimado a remir o bem, no prazo de trinta dias, se a execuo no for embargada ou se os embargos forem julgados improcedentes, sob pena de contra ele prosseguir a execuo nos mesmos autos. pode ser oferecida por fiana bancria e, no sendo embargada ou rejeitados os embargos, o fiador ser intimado, sob pena de contra ele prosseguir a execuo nos prprios autos, a pagar o valor da dvida, juros e multa de mora e demais encargos indicados na Certido de Dvida Ativa. TCEMG-Procurador-CE I

I e IV. II e III. II e V. III e IV. IV e V.


(B)

_________________________________________________________

A resoluo de questo prejudicial far coisa julgada (A) sempre que, mediante ao declaratria incidental, a parte o requerer e constituir pressuposto necessrio de julgamento da lide, e se o juiz for competente em razo do valor. se o juiz for competente em razo da matria e constituir pressuposto necessrio para o julgamento da lide, independentemente de requerimento da parte. apenas se o ru o requerer mediante reconveno e o juiz for competente em razo da matria. apenas nas aes de estado, para garantia da segurana das relaes jurdicas, independentemente do requerimento das partes. se a parte o requerer, o juiz for competente em razo da matria e constituir pressuposto necessrio para o julgamento da lide. (E) (C)

(B)

(D)

(C) (D)

(E)

12

MODELO Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 001


74. A, tendo ingressado em escola particular de ensino superior, discordou da exigncia quanto obrigatoriedade de uso de traje reputado adequado para assistir s aulas e, por isto, est sendo impedido de freqent-las. Neste caso, (A) no poder impetrar Mandado de Segurana, porque a escola particular, mas poder ajuizar ao de procedimento comum, com pedido de tutela antecipada, em ao declaratria de seu direito de freqentar as aulas. somente poder valer-se de ao declaratria de seu direito de freqentar as aulas, mas no cabe antecipao de tutela. apenas poder solicitar ao Ministrio Pblico o ajuizamento da ao civil pblica para garantir-lhe o direito de freqentar as aulas. poder impetrar Mandado de Segurana contra ato do dirigente da escola, perante a Justia Federal. s poder valer-se de eventual sentena favorvel em ao civil pblica promovida por entidade de classe criada para defesa dos alunos, porque a restrio abrange a todos na mesma situao. 77. A credor de R$ 1.000,00 (mil reais) correspondente a emprstimo feito a B, vencido h um ano e no pago e, por isto, moveu contra o devedor ao de cobrana. Em sua contestao e porque admitido no procedimento, B alegou que a dvida achava-se extinta e que era, na verdade, credor de A, em razo de negcios anteriores, ocorridos h cinco anos, nos quais A obtivera ganhos que caracterizam enriquecimento sem causa, no importe de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e, assim, pediu ao Juiz que condenasse o autor ao pagamento da diferena de R$ 1.000,00 (mil reais). Antes da prolao da sentena, mas depois de escoado o prazo para a rplica, A suscitou que o crdito de B era inexigvel, em virtude da prescrio, que se dera no prazo de trs anos e que nenhuma causa houve de suspenso ou interrupo. Neste caso, as alegaes de A sobre a prescrio devem ser (A) desacolhidas, embora a prescrio efetivamente se tenha consumado, porque a prescrio necessariamente deve ser argida na primeira oportunidade que tem a parte para falar nos autos. acolhidas, somente para afastar a cobrana da diferena, mas no a compensao. desacolhidas integralmente, porque o negcio jurdico em que se funda a alegao de B se deu antes da entrada em vigor do Cdigo Civil de 2002. acolhidas, somente para afastar a compensao, mas no a cobrana da diferena. integralmente acolhidas.

(B)

(C)

(D) (E)

_________________________________________________________

75.

A pessoa jurdica de direito pblico ou de direito privado, cujo ato seja objeto de impugnao, em ao popular (A) est impedida de atuar ao lado do autor, porque os atos administrativos gozam de presuno de validade, que s no prevalecer contra a sentena transitada em julgado. no poder abster-se de contestar o pedido, porque a revelia, por si, j lhe trar prejuzos. poder atuar ao lado do autor, desde que isto seja considerado til ao interesse pblico, a juzo do respectivo representante legal ou dirigente. no ser citada na ao popular e, por isto, o processo correr apenas entre o autor e as autoridades ou funcionrios que praticaram o ato impugnado. ser apenas cientificada da ao popular e, tendo interesse, poder intervir no processo como assistente de qualquer das partes, segundo o que lhe afigurar til ao interesse pblico. DIREITO CIVIL

(B)

(C)

(B) (C)

(D)

(E) 78.

(D)

_________________________________________________________

Sobre a responsabilidade civil, correto afirmar:

(E)

I. O incapaz no responde pelos prejuzos que


causar, porque somente as pessoas por ele responsveis tero de arcar com a indenizao.

_________________________________________________________

II. A obrigao de reparar o dano independe de culpa,


salvo nos casos em que a lei estabelece exclusivamente a responsabilidade subjetiva.

76.

Considere as seguintes afirmaes:

III. O direito de exigir reparao e a obrigao de I. Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar
em todo o pas quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada. prest-la transmitem-se com a herana.

IV. A responsabilidade do empregador subsidiria


pelos atos ilcitos praticados por seus empregados.

II. A contagem do prazo para entrada em vigor das


leis que estabeleam perodo de vacncia far-se- com a incluso da data da publicao e do ltimo dia do prazo, entrando em vigor no dia subseqente sua consumao integral. (A) (B) (C) (D) (E) As afirmaes I e II so corretas. Somente a afirmao I correta. Somente a afirmao II correta. As afirmaes I e II so incorretas. As afirmaes I e II so colidentes entre si e nenhuma delas corresponde a regra jurdica em vigor.

V. Aquele que ressarciu o dano causado por seu


descendente absoluta ou relativamente incapaz, deste no poder reaver o que pagou vitima. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I e II. II e III. III e IV. III e V. IV e V.


13

TCEMG-Procurador-CE I

MODELO Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 001


79. Quatro mdicos resolveram criar uma sociedade por aes para a prestao de servios hospitalares. Esta sociedade ser (A) (B) (C) (D) (E) personificada e simples. no personificada e empresria. personificada e empresria. no personificada e simples. personificada, podendo, porm, ser simples ou empresria, conforme o rgo em que vier a ser registrada. 82. Em relao s aposentadorias e penses dos servidores pblicos, correto afirmar:

(A)

A aposentadoria voluntria ser devida aos servidores que ingressaram aps a Emenda Constitucional no 47/05 e completarem 60 ou 55 anos de idade e 35 ou 30 anos de contribuio, conforme se trate de homem ou mulher, respectivamente, 10 anos de efetivo exerccio no servio pblico e 5 anos no cargo em que se der a aposentadoria.

(B)

_________________________________________________________

80.

A respeito da quitao, correto afirmar que (A) (B) sempre poder ser verbal, desde que presentes duas testemunhas. sempre poder ser dada por instrumento particular, ainda que a dvida tenha se originado de negcio celebrado por escritura pblica, com garantia hipotecria. ter de ser dada por instrumento pblico, se o negcio a que se referir for celebrado por instrumento pblico. (D) (D) designar o valor e a espcie da dvida quitada, o nome do devedor, ou quem por este pagou, o tempo e o lugar do pagamento, com a assinatura do credor, ou do seu representante, no podendo esses requisitos serem supridos, ainda que dos termos do documento ou das circunstncias resultem haver sido paga a dvida. sendo o pagamento em quotas peridicas, a quitao da ltima estabelece presuno absoluta de estarem solvidas as anteriores. DIREITO PREVIDENCIRIO (C)

A aposentadoria proporcional aos vinte e cinco anos de servio, se mulher, e 30 anos, se homem, ser calculada para os servidores que ingressaram aps a Emenda Constitucional no 47/05 segundo as regras de clculo dos benefcios concedidos pelo Regime Geral de Previdncia Social.

(C)

Os aposentados e pensionistas devem contribuir para o sistema previdencirio, com a mesma alquota dos servidores ativos, sobre a totalidade dos proventos ou penses conforme estabelece a Emenda Constitucional no 47/05.

Para os servidores que ingressaram at a edio da Emenda Constitucional no 20/98 foram assegurados proventos integrais e a paridade com os servidores da ativa, se completados 25 ou 30 anos de contribuio, conforme se trate de homem ou mulher, respectivamente, 25 anos de efetivo exerccio no servio pblico; 15 anos de carreira e cinco anos no cargo em que se der a aposentadoria.

(E)

(E)

_________________________________________________________

As regras das aposentadorias conforme estabelece a Emenda Constitucional no 47/2005 no se aplicam aos militares e servidores de fundaes pblicas. dos

_________________________________________________________

81.

No clculo da aposentadoria especial do RGPS Regime Geral de Previdncia Social, observados, em todas as hipteses, os limites mnimos e mximos do valor dos benefcios previdencirios, inclui a mdia aritmtica simples dos maiores salrios de contribuio atualizados correspondentes a (A) 80% de todo o perodo contributivo para os segurados que se filiaram Previdncia Social anteriormente a 28 de novembro de 1999. 100% de todo o perodo contributivo para os segurados que se filiaram Previdncia Social posteriormente a 28 de novembro de 1999. 80% de todo o perodo contributivo para os segurados que se filiaram Previdncia Social posteriormente a 28 de novembro de 1999. 100% de todo o perodo contributivo para os segurados que se filiaram Previdncia Social anteriormente a 28 de novembro de 1999. mdia aritmtica simples dos maiores salrios de contribuio atualizados correspondentes a 80% de todo o perodo contributivo, sendo irrelevante a data de filiao Previdncia Social.

83.

Considerando as regras do Regime Prprio Servidores de Minas Gerais, correto afirmar:

(A)

O FUNPEG Fundo de Previdncia do Estado de Minas Gerais poder aplicar seus ativos financeiros em todos os ttulos da dvida pblica.

(B)

A penso por morte devida aos dependentes do exservidor devida desde a entrada do requerimento.

(B)

(C)

(C)

Incidir a alquota de 11% sobre a remunerao de contribuio sobre os vencimentos do servidor, includas dirias, desde que no excedam 50% da remunerao.

(D)

(D)

A aposentadoria por invalidez ser precedida de licena para tratamento de sade por perodo no excedente a 36 meses.

(E)

(E)

Ocorre a perda da qualidade de dependente para o companheiro com a formao de novo vnculo familiar. TCEMG-Procurador-CE I

14

MODELO Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 001


84. Em relao contagem recproca contribuio correto afirmar que: do tempo de CONTROLE EXTERNO 86. (A) o tempo de servio exercido por servidor pblico no meio rural ser averbado para fins de contagem recproca independentemente do recolhimento de contribuies. Faz parte do rol de competncias do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, nos termos da Constituio Estadual e da Constituio Federal,

(A) (B) o valor mensal devido a ttulo de compensao financeira para fins de contagem recproca corresponde ao percentual do tempo de contribuio no mbito do regime de origem multiplicado pela renda mensal do benefcio, observado o teto mximo.

examinar a legalidade dos procedimentos licitatrios, em especial, dos editais, das atas de julgamento e dos contratos celebrados.

(B)

apreciar, para o fim de registro, a legalidade dos atos de concesso de aposentadoria, reforma, penso e melhorias posteriores que no tenham alterado o fundamento legal do ato concessrio.

(C)

a contagem de tempo de servio exercido em atividades concomitantes para fins de contagem recproca permitida, desde que se trate de atividade pblica e de atividade privada.

(C)

(D)

o tempo de servio exercido em atividades insalubres no Regime Geral de Previdncia Social por atual servidor pblico ser computado sem a converso prevista em lei para fins de contagem recproca, conforme entende o Tribunal de Contas de Minas Gerais.

acompanhar e fiscalizar a aplicao das disponibilidades de caixa do Tesouro Estadual no mercado financeiro nacional de ttulos pblicos e privados, de renda fixa e mvel, e sobre ela emitir deciso final, submetendo-a para ratificao da Assemblia Legislativa.

(D)

(E)

o tempo de servio que superar 25 anos, se mulher, e 30 anos, se homem, no ser considerado para fins de contagem recproca. (E)

prestar informaes solicitadas pela Assemblia Legislativa, no mnimo por dois teros de seus membros, sobre assunto de fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, e sobre os resultados de auditoria e inspeo realizadas em rgo de qualquer dos Poderes ou entidade da administrao indireta.

_________________________________________________________

85.

Em relao ao financiamento do Regime Geral da Previdncia Social, correto afirmar que

registrar os atos de admisso de pessoal das administraes direta e indireta, inclusive as nomeaes para cargo de provimento em comisso ou para funo de confiana.

(A)

as receitas lquidas provenientes de concursos de prognsticos, excludo o valor do prmio, destinamse integralmente Seguridade Social.

_________________________________________________________

87.

Considere as seguintes assertivas:

(B)

as contribuies incidentes sobre o lucro esto vinculadas ao pagamento de benefcios previdencirios.

I. O Tribunal deliberar por instrues quando


dispuser sobre matria regimental ou de sua competncia privativa.

II. As decises em processos sujeitos ao julgamento


(C) as contribuies previdencirias incidentes sobre a folha de salrios tm natureza tributria e incluem-se entre as contribuies de interveno sobre o domnio econmico. do Tribunal definitivas. so preliminares, orientativas e

III. A deciso do Tribunal de que resulte imputao de


dbito ter eficcia de ttulo executivo.

(D)

ao segurado facultativo incidir alquota de 11%, sobre o limite mnimo do salrio de contribuio a ttulo de contribuio previdenciria, caso opte por no receber aposentadoria por tempo de contribuio.

Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B)

I e II. II e III. I. II. III.


15

(E)

as contribuies para o financiamento de acidente do trabalho devem ser institudas por lei complementar e as alquotas podero ser reduzidas em at 50% ou aumentadas em at 100%, em razo do desempenho da empresa em relao sua respectiva atividade, aferido pelo Fator Acidentrio de Preveno FAP.

(C) (D) (E)

TCEMG-Procurador-CE I

MODELO Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 001


88. Sobre o Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Contas de Minas Gerais, correto afirmar: (A) So aplicveis a seus membros os princpios institucionais da unidade, da indivisibilidade e da inamovibilidade. As adoes de medidas legais no mbito de sua competncia devem ser esgotadas, impedido o acionamento do Ministrio Pblico Estadual. Em julgados de deciso do Tribunal de que resulte imputao de dbito ou multa, aps o trnsito em julgado, dever encaminhar ao jurisdicionado a respectiva certido de dbito para fins de notificao. Dever promover a defesa da ordem jurdica e, se for o caso, adotar de ofcio, as medidas de interesse da justia, da Administrao e do errio. Dever emitir parecer conclusivo em todos os processos pertinentes ao controle interno e em outros, por solicitao do Presidente ou do Relator. 91. LEGISLAO ESPECIAL O rgo designado pelas normas de regncia para julgar os Auditores do Tribunal de Contas do Estado nos crimes de responsabilidade (A) (B) (C) (D) (E) a Assemblia Legislativa do Estado. o Superior Tribunal de Justia. o Supremo Tribunal Federal. o Tribunal de Justia do Estado. o Senado Federal.

(B)

(C)

_________________________________________________________

92.

(D)

A deciso proferida pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais em tomada ou prestao de contas pode ser preliminar, definitiva ou terminativa. Nessa ltima hiptese, o Tribunal (A) determinar a realizao de diligncias para complemento de instruo do processo, sustando a assinatura ou execuo de outros atos enquanto no cumpridas as medidas de instruo. determinar o trancamento das contas que forem consideradas iliquidveis, arquivando-se o processo quando, por motivo de fora maior ou caso fortuito, tornar-se materialmente impossvel o julgamento de mrito. julgar regulares, regulares com ressalvas ou irregulares as contas, fixando a responsabilidade individual ou solidria pelo ato de gesto impugnado, quando for o caso, e determinando a adoo de medidas necessrias correo de eventuais irregularidades. julgar extinto o processo, determinando o recolhimento do valor do dbito apurado previamente, devidamente atualizado, acrescido de juros de mora, sem prejuzo da aplicao de outras sanes previstas em sua Lei Orgnica. determinar a correo de inexatides materiais devidas a lapso manifesto ou a erros evidentes de escrita ou de clculos, dentro do perodo de 4 anos, contados da publicao no rgo oficial do Estado, da deciso de mrito.

(E)

_________________________________________________________

89.

No julgamento das contas anuais dos administradores sujeitos jurisdio do Tribunal de Contas de Minas Gerais, dentre outros aspectos, verificar-se- (A) se a despesa efetivamente fixada, foi comprovada com as autorizaes oramentrias e o detalhamento das aes governamentais. os saldos de exerccios anteriores e os transferidos para o exerccio seguinte. se os processos de tomada ou prestao de contas foram apresentados ao Tribunal, no prazo mximo de 90 dias, contados da data do encerramento do correspondente exerccio financeiro. se as contas julgadas regulares no implicaro necessariamente em quitao do responsvel. se, no caso de contas julgadas irregulares por motivo de grave infrao norma legal de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional ou patrimonial, o Tribunal aplicou multa no responsvel.

(B)

(C)

(B)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

93.

90.

Considere as seguintes assertivas:

I. Compete ao Tribunal de Contas do Estado de


Minas Gerais apreciar as contas recebidas anualmente pelos Prefeitos e sobre elas emitir parecer prvio em 60 dias, contados do seu recebimento.

Quanto denncia de irregularidades ou ilegalidade de atos praticados por agentes pblicos sujeitos fiscalizao do Tribunal de Contas de Minas Gerais, a respectiva Lei Orgnica (A) admite a apresentao de denncia por parte de qualquer cidado, partido poltico, associao legalmente constituda ou Sindicato, no podendo, porm, ser annima. determina que a apurao da denncia se d com observncia, desde o primeiro momento, do carter pblico inerente gesto estatal, vedando o tratamento sigiloso dos fatos denunciados. restringe o direito de requerer ao Tribunal certido dos despachos e dos fatos apurados ao denunciado, desde que o processo de apurao tenha sido concludo ou arquivado. determina que a denncia s poder ser arquivada mediante deciso da Cmara a que tiver sido distribuda, por proposta do relator, aps efetuadas diligncias precedidas de publicidade. determina que as denncias formuladas tenham sempre tratamento sigiloso, mesmo aps deciso definitiva sobre a matria, no resguardo dos direitos e garantias individuais. TCEMG-Procurador-CE I

II. As contas sero consideradas iliquidveis quando,


por motivo de fora maior ou caso fortuito, tornar-se materialmente impossvel o julgamento de mrito, determinando-se o arquivamento do processo. (B)

III. Compete ao Tribunal de Contas apreciar, para o fim


de registro, a legalidade dos atos de concesso de aposentadoria, penso e reforma, ressalvadas as melhorias posteriores que no tenham alterado o fundamento legal do ato concessrio. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 16

(C)

(D)

I. II. I e III. II e III. III.

(E)

MODELO Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 001


94. A deliberao do Tribunal de Contas de Minas Gerais, quando a deciso se referir economia interna, se d por (A) (B) (C) (D) (E) 95. acrdo. instrues. resoluo. parecer. provimento. (B) normas gerais relativas ao planejamento e execuo de funes pblicas de interesse comum, a cargo da regio metropolitana, aglomerao urbana e microrregio. (A) plano plurianual, oramentos anuais. diretrizes oramentrias e 97. Dentre as matrias de competncia da Assemblia Legislativa, a Constituio do Estado de Minas Gerais no exige a sano do Governador para que a Assemblia disponha sobre

_________________________________________________________

De acordo com a Lei Orgnica do Tribunal de Contas de Minas Gerais, o parecer emitido em resposta a consulta formulada por entidade associativa de municpios do Estado sobre matria que tenha repercusso financeira, contbil, oramentria, operacional ou patrimonial, (A) tem carter opinativo, no vinculando o futuro julgador em eventual tomada de contas especfica. deve ser veiculado sob a forma de resoluo, pois se trata de ato de competncia privativa do Tribunal, embora de carter opinativo. tem carter normativo, e constitui prejulgamento da tese, mas no do fato ou caso concreto. constitui prejulgamento da tese, bem como do fato concreto, no tendo, porm, carter normativo. no obrigatrio, pois s h obrigao de resposta se a consulta for encaminhada por autoridade competente.

(C)

aquisio onerosa e alienao de bem imvel do Estado.

(D)

(B)

criao de cargo, emprego e funo pblicos na administrao direta, autrquica e fundacional, desde que observados os parmetros da Lei de Diretrizes Oramentrias.

(C)

(E)

limites e condies para a concesso de garantia do Estado em operaes de crdito.

_________________________________________________________

(D)

98.

(E)

_________________________________________________________

96.

Nos termos da Constituio do Estado de Minas Gerais, a Assemblia Legislativa (A) reunir-se-, em sesso ordinria, independentemente de convocao, de quinze de fevereiro a trinta de junho e de primeiro de agosto a quinze de dezembro de cada ano. realizar, no incio de cada legislatura, reunies preparatrias, em que eleger a respectiva Mesa, para mandato de dois anos, permitida uma nica reconduo para o mesmo cargo na eleio subseqente, na mesma legislatura ou na seguinte. poder ser convocada para sesses extraordinrias, pelo Governador do Estado, quando ocorrer interveno em Municpio. poder encaminhar pedido escrito de informao ao Secretrio de Estado, a dirigente de entidade da administrao indireta e ao Comandante-Geral da Polcia Militar, sob pena de cometimento de crime de responsabilidade, se no a prestarem no prazo de 30 dias. tomar as deliberaes, em Plenrio ou em suas comisses, pela maioria simples de votos, desde que presentes dois teros de seus membros, salvo disposio constitucional em contrrio.

Projeto de lei ordinria estadual, de iniciativa da Mesa da Assemblia Legislativa, visando criao de cargos e funes pblicas no mbito de sua Secretaria e do Tribunal de Contas do Estado, aprovado pela maioria dos Deputados Estaduais e, na seqncia, sancionado e promulgado pelo Governador do Estado. Considerada a disciplina do processo legislativo na Constituio do Estado de Minas Gerais, o procedimento ora descrito

(A)

compatvel com as regras atinentes elaborao de leis contidas na Constituio estadual.

(B) (B)

viola o princpio da separao de Poderes, ao submeter a matria sano governamental, uma vez que a criao de cargos e funes pblicas deve dar-se por ato do prprio Poder interessado, sem a interferncia dos demais.

(C)

(C)

padece de vcio, relativamente criao de cargos e funes no mbito do Tribunal de Contas, por se tratar de matria de iniciativa exclusiva do Tribunal, que deve exerc-la por seu Presidente.

(D)

(D)

formalmente incompatvel com a exigncia expressa de lei complementar, aprovada por dois teros dos membros da Assemblia Legislativa, para a finalidade pretendida.

(E)

(E)

deveria ter sido desencadeado por projeto de iniciativa do Governador do Estado, falha esta, contudo, sanada pela expressa sano governamental, ao final. 17

TCEMG-Procurador-CE I

MODELO Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 001


99. Nos termos do Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, compete ao Auditor participar da elaborao e promover a instruo dos processos sujeitos emisso de parecer coletivo,

(A)

exigido em relao a contratos, convnios, ajustes e instrumentos congneres, considerando-se, nessa hiptese, como valor de alada o limite mximo fixado pela lei federal para a realizao de licitao na modalidade tomada de preos.

(B)

que conter relatrio, fundamentao e concluso, e ser emitido por pelo menos dois Auditores, em reunio dirigida pelo mais antigo na funo em cada assentada.

(C)

podendo o Relator determinar, em carter excepcional e liminar, a suspenso da prtica do ato sob anlise, dependendo de submisso prvia ao Colegiado da Auditoria a adoo de outras medidas que visem a assegurar a eficcia final da deciso.

(D)

o qual poder ser revisto pelo Tribunal Pleno de ofcio, quando contrariar smula editada pelo Tribunal, ou mediante recurso dos responsveis pelos atos impugnados, entre outras hipteses.

(E)

que se dar em sesses cujas pautas sero publicadas no rgo Oficial do Estado, com 48 horas de antecedncia, no valendo a publicao, contudo, como intimao dos interessados e seus procuradores, o que deve ser feito pessoalmente, observado o mesmo prazo.

_________________________________________________________

100. Considerada a disciplina regimental do incidente de uniformizao de jurisprudncia no mbito do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, INCORRETO afirmar que,

(A)

reconhecida a divergncia, o Tribunal Pleno fixar a exegese acolhida, por cinco votos, no mnimo, de seus membros efetivos, excludo o Presidente.

(B)

para suscit-lo, esto habilitados Conselheiro, Auditor, representante do Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Contas ou quem detiver legtimo interesse, uma vez verificada a existncia de decises divergentes do Tribunal em casos anlogos.

(C) quando a discordncia referir-se a deciso proferida


pelo Tribunal, esta ter efeito suspensivo at que se solucione a controvrsia.

(D)

salvo por deliberao de cinco de seus membros efetivos, a deciso do Tribunal Pleno sobre a divergncia constituir norma imodificvel.

(E)

sanada a divergncia, o julgamento ser objeto de Smula e constituir precedente na uniformizao de jurisprudncia. TCEMG-Procurador-CE I

18

Anda mungkin juga menyukai